21 de março de 2016

OS AMERICANOS CONSEGUIRAM : PREJUÍZO BILIONÁRIO FAZ AÇÕES DA PETROBRAS DESPENCAREM EM NOVA YORK

Só louco poderia negar o longo processo de corrupção implantado no Brasil/ executado na últimas décadas na Petrobras.

Da mesma forma só os tolos poderiam negar a estratégia americana de afundar a Petróleo Brasileira S.A/ fundada em 1953.

As investigações da Lava-Jato começaram com uma inocente denúncia de um empresário - Hermes Magno - em Curitiba.

Magno acusa Alberto Yousself de tentar lavar dinheiro na sua empresa. As investigações da PF chegam a direção da Petrobras.  

Daí em diante as investigações policiais/ judiciais produziram a crise política brasileira que culminou com o pedido de impeachment. 

Na segunda feira(21), o prejuízo bilionário da Petrobras - 35 bilhões - "surpreendeu" os americanos e as ações despencaram em Nova York.

Os ianques conseguiram mais uma vez. O prejuízo é nosso/ a crise política/ econômica/ financeira/ institucional é nossa. Eles comemoram em Cuba. 



A BATALHA DO IMPEACHMENT E AS REDES SOCIAIS : OPOSIÇÃO TEM CUNHA/GLOBO E O GOVERNO/ LULA/ BLOGUEIROS/ INTERNAUTAS PARA CONVENCEREM A OPINIÃO PÚBLICA/ DEPUTADOS/ SENADORES

O Supremo Tribunal Federal(STF) está fechado na teoria/ prática - o ministro Teori Zavascki por decisão monocrática não pode anular a decisão prática de Gilmar Mendes/ que proíbe a posse de Lula no Governo.

Oposição/ Governo devem estabelecer novas estratégias para contagiar os Plenários - Câmara dos Deputados/ STF - nos próximos decisivos 15 dias. A correlação de força tem novos/decisivos atores em impeachment.

A oposição conta com Cunha/ Globo. O governo de Dilma tem Lula tem centenas de milhares de novos atores nas redes sociais/ participando/ opinando pela primeira vez sobre impeachment em todo o Brasil. Quem vencerá?

A vitória de Dilma/Lula/ Redes Sociais implica na derrota da Rede Globo/ da elite conservadora/ golpista/ paulista/ mineira/ curitibana/ de Cunha/ Aécio Neves/ Geraldo Alckmin e de membros desequilibrados do Judiciário.

A sorte está lançada. O compromisso de cada blogueiro/ internauta contra o golpe/ a favor da democracia deve nos colocar na trincheira dia/noite/ pugnando pela vitória da democracia. O Brasil é dos brasileiros/ não é da Rede Globo  

20 de março de 2016

O PREÇO DA COERÊNCIA( POR NEY BELLO)

 Resultado de imagem para NEY BELLO FILHO
O sistema social da política – com suas regras autoreferentes e sua lógica endógena – possui uma moralidade própria que às vezes se choca com outros saberes. Maquiavel ao analisar César Bórgia descreve o discurso do poder político muito bem: os fins justificam os meios; faça sempre o mal de uma só vez; é melhor ser temido do que amado… e segue o mestre de Florença.

Resultado de imagem para MAQUIAVEL OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS


Em terras tupiniquins e de Upaon-açu Vitorino já dizia que o feio em política é perder. Pensar em eleições e em votos permite ao político ser fisiológico e oportunista. Permite virar a folha, mudar de camisa e se proteger na margem mais segura. Esta não é uma análise de como deveria ser, mas um retrato da vida como ela é, e que me perdoe Nelson Rodrigues.

Resultado de imagem para VITORINO FREIREResultado de imagem para A VIDA COMO ELA É C NELSON RODRIGUES CHARGE


Sob aplausos de 80% da sociedade as esquerdas foram crucificadas – não sem culpa, sua máxima culpa – e avizinhou-se um cataclisma.

Resultado de imagem para O EVANGELHO MORREU NA CRUZResultado de imagem para GRAMPOS CLANDESTINOS CHARGE


Muitos políticos aproximaram-se de Judas. Outros se omitiram. Ladrões de sempre mostraram-se revoltados com o furto novo. Os manobristas das garagens dos bordéis ficaram indignados com a manobra do poder. E pior, quebrou-se o ovo da serpente e de lá saíram racismos, sexismos, homofobismos, fascismos e outras intolerâncias.

Resultado de imagem para O OVO DA SERPENTE CHARGEResultado de imagem para O OVO DA SERPENTE CHARGE


A política permaneceu na sua lógica e na sua moral peculiar. As instituições de Justiça é que em algum momento correram o risco de se apoiarem na moralidade política, e virarem apenso. O Judiciário deve permanecer prestando um relevante serviço ao país: aplicando a lei sem contornos ideológicos.

Resultado de imagem para O PODER EXECUTIVO E O JUDICIÁRIO CHARGE


O Governador Flávio Dino fez o movimento inverso. Ele não abraçou a lógica dos políticos. Não se valeu da moralidade do sistema ao qual agora pertence. Não se abraçou ao fácil trair de suas próprias convicções e ao gosto do eleitorado.

Resultado de imagem para FLÁVIO DINO


Agiu como juiz, no momento em que alguns juízes agem como políticos. Flávio  reafirmou seu passado de magistrado e não festejou a ilegalidade sob a justificativa do politicamente correto e da moralidade superior. Não fez coro à histeria de seus próprios eleitores.

Resultado de imagem para FLÁVIO DINO


Não o vi defendendo crimes. Mas o vi condenando um ato que ele próprio entendeu ilegal. A  transformação de magistrado em ator político – com inserção ideológica – ao revés de se manter como árbitro de um jogo no qual ele não pode ter um time do coração é, de fato, condenável. Os bons resultados dependem da imparcialidade do magistrado, não de suas paixões.


Hoje invadem ilegalmente  um partido. Amanhã destroem absurdamente o partido opositor. Depois entrarão em seu condomínio e pisarão nas suas flores. Hoje divulgam gravações de uma presidente e um ex-presidente, registradas após o fim das escutas legalizadas.

Resultado de imagem para GRAMPOS CLANDESTINOS CHARGE


Amanhã gravarão você! Sua esposa. Seus filhos. Sua família.




A Casa Tomada, de Julio Cortázar bem demonstra o risco. Bertholt  Brecht também lembra dos jardins invadidos. Não é à toa que a Suprema Corte americana proibiu a quebra do sigilo dos i-phones até mesmo para obtenção de informações sobre atentados: “Cría cuervos y te sacarán los ojos”.


Flávio não seria o mesmo que eu conheci em 1980, se houvesse aplaudido ato que considera uma ilegalidade – ainda que cometida por um juiz com a melhor das intenções. Não seria quem é se tivesse negado seu fundamento de esquerda, e seu desejo de honestidade e igualdade, para abraçar qualquer causa, que entendesse baseada numa ilegalidade, apenas por que é popular. Se houvesse esquecido do seu modo de pensar, desprotegendo a legalidade e negando a constituição, não seria ele. Não me daria qualquer sentimento de pertinência se tivesse entoado coro aos seus próprios eleitores, contrariando o que acha justo e correto.


Óbvio que há custo político. Natural que lhe cobrem o momentâneo custo da definição. Mas a história saberá julgar os coerentes e os insanos…. E os oportunistas.

A ÚLTIMA CEIA ? QUEM É O TRAÍRA ?

Flávio Dino convidou o prefeito de São Luís Holanda Junior para inauguração de mais um Restaurante Popular.

Foi possível perceber afinidade até no corte de cabelo - Holanda/ Dino. Mas durante a "última ceia" tinha o "Judas" - o traíra.

edivaldo_neto

"Judas" não gostou de ver Holanda/Dino com tanta afinidade na mesa/vida. "Judas" ficou ruído/ comeu pouco/ deixou o local reclamando.

A JUSTIÇA ESTÁ OBSTRUINDO O GOVERNO : AÇÕES CONTRA POSSE DE LULA SERÃO JULGADAS INDIVIDUALMENTE

As últimas decisões judiciais(STF/STJ) sobre a posse de Lula na Esplanada dos Ministérios indicam conflito aberto entre parte do Judiciário e o Executivo/ gerando obstrução do governo.


Resultado de imagem para conflito judiciário executivo chargeResultado de imagem para conflito judiciário executivo charge

A cartesiana decisão da Ministra Diva Malerbi, do Superior Tribunal de Justiça(STJ) é que cada ação contra posse de Lula na Casa Civil deve ser julgada individualmente. Ao final Lula assumiria em 2017.


Resultado de imagem para obstruçãoResultado de imagem para obstrução judicial

Diva em sua contraditória decisão reconhece que a reunião das ações em um único processo respaldaria a segurança jurídica/ mas optou pela obstrução. A solução virá com a súmula vinculante pós Páscoa.

Resultado de imagem para ministra diva malerbi stjResultado de imagem para ministra diva malerbi stj

Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.



PESQUISA DATAFOLHA : ESTRATÉGIA PARA CALAR AS MANIFESTAÇÕES CONTRA O GOLPE/ A FAVOR DA DEMOCRACIA

Os golpistas cercaram-se de equipe multidisciplinar. Agora foi a vez dos marqueteiros lançarem pesquisa para calar as manifestações contra o golpe/ a favor da democracia/ que mostrou significativa parcelas dos brasileiros em apoio a Dilma/Lula.

A Datafolha inverte os números da Voxpopuli/ superestima resultados. Enquanto a Voxpopuli divulgou que 65% não apoia a medida coercitiva/ a Datafolha superestima/ falseia/ inverte os resultados informando 82% a favor da medida de força.   

A pesquisa Datafolha é estratégia para contrapor a expressiva manifestação contra o golpe/ a favor da democracia. Os marqueteiros do golpe sentiram o termômetro das ruas - Lula ainda pulsa forte. Só tem duas formas de derrubar Lula - prender/matar.

Prender não pode/ posto que faltam fundamentos legais para que seja procedida ordem judicial. Matar Lula nem por meio de pesquisas eles conseguiram. Pela Dataesfola 47% dos brasileiros(as) apoiam Lula de forma incondicional.

19 de março de 2016

JUDICIÁRIO COMO UM DOS TRÊS PODERES E NÃO NA FAIXA DOS TRÊS "T" : TOLHENDO/ TUTELANDO/ TOLERANDO




EM 15/ 30 DIAS : PLENÁRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ESTABILIZARÁ ORDEM JURÍDICA/ POLÍTICA DO BRASIL/ O PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PODE REJEITAR/ ACATAR O IMPEACHMENT

A estabilidade jurídica/ política do Brasil está nas mãos do plenário do Supremo Tribunal Federal. As decisões monocráticas/ preliminares do juiz Sérgio Moro/ do ministro Gilmar Mendes foram em sentido contrário/incendiário. 

Sérgio Moro incendiou o país/ usurpando as prerrogativas do STF/ expondo a Presidente/ os Ministros Lula/ Jacques Wagner. Gilmar Mendes continuou a pirotecnia/ usurpando a prerrogativa de Dilma nomear seus assessores- Lula Ministro.

Qualquer estudante de 2º grau sabe de um princípio elaborado por Montesquieu, no livro "Espírito das Leis : " os poderes são independentes/ harmônicos entre si". Portanto, Dilma tem a prerrogativa de nomear seus assessores- Lula Ministro.

A tese de que a nomeação de Lula é para lhe dar foro privilegiado não deve prosperar entre a maioria dos 11 ministros. O Ministro Marco Aurélio de Melo já rejeitou os argumentos de que a nomeação de Lula seja obstrução à Justiça.

Não se pode julgar por presunção - a ida de Lula para a Esplanada dos Ministérios seja acobertamento. Ainda que por presunção existisse essa possibilidade/ seria preciso primeiro provar que Lula cometeu os crimes que lhe imputam.

O plenário do STF só volta a reunir depois de 30 de março/ quando colocará na pauta o julgamento da permanência de Lula na Casa Civil. O prazo poderá antecipar-se(15 dias) as sessões necessárias para rejeição/ aceitação do impeachment(30 dias).

A oposição política/jurídica não quer Lula na Casa Civil/ despachando/ articulando oficialmente com deputados/ senadores/ governadores. Mas depois das manifestações - sexta-feira(18) em apoio a democracia/ contra o golpe/ Lula não precisa ser mais ministro para articular. Então só prendendo. 

GOLPISTAS REAGEM AO APOIO POPULAR A DILMA/ LULA : LÍDER DA OPOSIÇÃO NO STF/ "DESTRUIDOR DA CREDIBILIDADE DO JUDICIÁRIO" ANULA POSSE E DEVOLVE PROCESSO DE LULA PARA MORO

Os golpistas surpreenderam-se com o expressivo apoio popular a Dilma/Lula durante as manifestações contra o golpe/pela democracia nesta sexta-feira(18)/ em várias cidades do Brasil.

A reação foi imediata. O líder da oposição no STF/ o "destruidor da credibilidade do Judiciário", o ministro  Gilmar Mendes anulou a posse/ devolveu processo de Lula para o juiz  Sérgio Moro.

Resultado de imagem para gilmar mendes

Quem é Gilmar Mendes? Advogado  indicado para compor o STF pelo ex-presidente FHC. Mendes foi o Advogado Geral da União nos governos tucanos. Ministro do STF foi acusado de piruetas jurídicas.

Resultado de imagem para gilmar mendes

No rumoroso caso Satiagahara/ Mendes    por duas vezes consecutivas  liberou da cadeia o banqueiro Daniel Dantas/ que ameaçava dizer como corrompeu a justiça/ comprou a imprensa.

Mendes em decisões controvertidas foi enfaticamente acusado pelo Ministro Joaquim Barbosa no Plenário do Supremo Tribunal Federal de "destruir a credibilidade do Judiciário".

Resultado de imagem para gilmar mendes

"Barbárie da barbárie" foi como Gilmar Mendes posicionou-se sobre a Lei da Ficha Limpa. Mendes atucanado com a derrota lamentou : "O povo não é soberano nas democracias constitucionais".  

Resultado de imagem para gilmar mendes

Dá para entender a decisão de Gilmar Mendes ?






 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...