19 de junho de 2015

DONATO OU NONATO ? BANDIDEÇA TU QUER TOMAR NO KI OU QUER TOMAR NO C

Ávido para ver o governador Flávio Dino de calção de banho, o blogueiro Bandideça perde manhãs/tardes de domingo na Praia do Meio, portando câmara fotográfica de longo alcance.

Bandideça trocou a "tesão" fotográfica não correspondida pela correção ortográfica. Nonato no lugar de Donato- erro na homenagem no arraial do IPEM -seria esquizofrenia cultural e coisa e tal.

A placa homeageando "Nonato" no lugar de "Donato". O vazio do terreiro é uma outra história...

Bandideça metido chegou no restaurante e pediu o "meni". O garçom indagou : não seria "menu". Bandideça não passou recibo/pediu um "peri". O garçom perguntou :o senhor quer um peru moço?

Esterlina vestida de "Barrica" foi confundida com Godão na entrada do Arraial do IPEM. Chateada resolveu participar do pedido de Bandideça, orientando o garçom : "Espicha pergunta se Bandideça quer tomar no ki ou quer tomar no cu".

Resultado de imagem para ester marques no são joãoResultado de imagem para zé pereira godão barrica 

BACURI RACHOU: VENCEU O PRAZO DE AFASTAMENTO DE BALDUÍNO / NIXON SAIU DA CADEIA PARA CADEIRA DE PREFEITO ?


O município de Bacuri rachou literalmente. A disputa pela Prefeitura Municipal tem lances que se "assemelham de longe" ao escândalo do Watergate nos EUA- invasão de escritórios/ grampos telefônicos/ chantagem política.

O americano Richard Nixon renunciou a Presidência da República/ pediu perdão a Nação. O ex-vice-prefeito de Bacuri, Richard Nixon dos Santos preso por envolvimento com agiotas saiu da cadeia direto para a cadeira de prefeito.

O prefeito democraticamente eleito pelo povo de Bacuri, José Balduíno foi afastado do cargo em 14 de dezembro de 2014, por 180 dias- 6 meses - embora o prazo tenha expirado há 5 dias, José Balduíno continua afastado até que a Justiça faça Justiça.

Nos EUA o escândalo Watergate termina em 1972, com o povo desconfiado/ a imprensa mais atenta/ a política americana mais ágil/ prática nos processos para apurar irregularidades do governo. Em Bacuri o Richard Nixon saiu da cadeia para a cadeira de prefeito. 

É algo teratológico/ surrealista? 

ADRIANO SARNEY, O "FORÇA NACIONAL : PORQUE O NETO DE SARNEY NÃO TEM PROPOSTA PARA SEGURANÇA PÚBLICA?

O deputado Adriano Sarney já é chamado de "Força Nacional". É consequência da ideia fixa da requisição da Força Nacional de Segurança Pública.

Adriano Sarney, o "Força Nacional" objetiva com a pretensão/obsessão igualar em termos de Segurança Pública, a de gestão Flávio Dino a de Roseana Sarney.

Adriano Sarney foi gestado politicamente na proveta do "mito da competência". Porque o Sarney não apresenta proposta/ analisa as variáveis da criminalidade?

Porque a crise da Segurança Pública foi patrocinada pelo descaso político/interesse financeiro principalmente das gestões de sua tia, a ex-governadora Roseana Sarney.

A ex-governadora Roseana Sarney priorizava a compra/investimento em viaturas/ armamentos/ alimentos/ fardamentos/ equipamentos  nas empresas dos sócios/ amigos ocultos.

Neutralizar o crime pela seletividade- lugar/ circunstâncias propícias/controle como fenômeno social/ comunitário - foram teses distantes de um governo preocupado com o lucro da criminalidade. 

18 de junho de 2015

IMAGEM DA NOITE : ESCOLINHA DA PROFESSORA RAIMUNDA

Roseana conversa com líderes do PMDB de São Luís e dos 19 maiores municípios

O SUCATEAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MARANHÃO : AS SUPERADAS TESES/ESTRATÉGIAS DE 1965 A 2015

A Segurança Pública no Maranhão sempre foi marcada/executada pelos improvisos dos coronéis de polícia ou do Exército/advogados controlados/delegados de carreira.

As superadas teses/estratégias- prevenção/repressão - desenvolvidas priorizaram combater o crime/satisfação da sociedade civil apavorada. 

Os coronéis formatados na ditadura- Freitas/Paiva/Aires/Seabra/ Santana/Silva Junior/ Ventura/Seixas/Xexéu utilizaram o "bato/prendo/arrebento", excetuando o equilibrado Carlos Alberto Salim Duailibe.


Os bacharéis- Raimundo Marques/ Agostinho Noleto/Sipaúba da Rocha/ Pedro Emano /Jorge Rachid/ Eurídice Vidigal permitiram comando paralelo da Polícia Militar. Os Secretários(a) de Segurança não tinham controle da PM. 

Os delegados de Leofredo Ramos e em especial Raimundo Cutrim conseguiram exercer o Comando Geral das Forças de Segurança Pública. Mas faltou planejamento- estudo da prevenção da criminalidade - que permitisse ações futuras.



Fundamental no momento investir em todos os setores da Segurança Pública sucateada- aumento do contingente/preparo físico/emocional/ boa remuneração do efetivo/ armamentos/ equipamentos/ viaturas.

Denunciar por denunciar não faz sentido. É preciso enxergar o problema como de interesse de todos. Portanto seria inteligente estudo/ proposta. Politizar Segurança/ Saúde/ Educação é criar cobra venenosa dentro de casa/ bairro/ Capital/Estado. 

DOIDO/INGRATO : EX-MORADOR DO BAIRRO/ BANDIDEÇA DISTORCE AÇÃO POLICIAL NO COROADINHO

Porque o perigoso blogueiro conhecido pela alcunha de "Bandideça", nascido/ criado no bairro do Coroadinho distorce a "Operação Coroadinho em Paz"? Para prejudicar a imagem do governo de Flávio Dino.



A Operação Coroadinho em Paz tem incomodado todos os tipos de bandidos- dos que usam facas/revólveres e traficam, aos que usam teclados de computadores/câmaras fotográficas para deturpar a ação policial no bairro.

A Operação Coroadinho em Paz tem o apoio da comunidade, presença do Batalhão de Choque/ Companhia de Operações Especiais/equipes do 1°/6°/8°9° Batalhões da PM e dos militares que já atuam na Unidade de Segurança do Coroadinho.

Só doido/ingrato como  "Bandideça" para não aceitar os benefícios da Operação Coroadinho em Paz. O cabra nasceu/ cresceu/ seus familiares ainda moram no Coroadinho. "Bandideça"  mudou e mora agora em uma mansão no Calhau.

A Receita Federal está fazendo levantamento aerofotográfico destas mansões/ carrões/ milhões em nome de pessoas como Bandideça, sem renda compatível para ostentar tanto luxo em moradias luxosas/ protegidas por cercas elétricas/seguranças privadas.


Resultado de imagem para mansão no calhau

Imagina se esse ingrato tem de voltar a morar no Coroadinho? Ele não pensa na própria família constituída por honestos/trabalhadores que vivem no Coroadinho? Bandideça deveria apoiar a Operação Coroadinho em Paz, mas o ódio o deixa cego. É bom que a comunidade saiba disto.

Resultado de imagem para coroadinho

SEGURANÇA PÚBLICA OBEDECE ESTRATÉGIAS E NÃO A PRESSÕES MIDIÁTICAS/ POLÍTICAS

Está correta a estratégia do governo de dar proteção a saída de 100 famílias de uma área- na periferia do bairro do Coroadinho, na Capital - demarcada por conflitos entre traficantes.

Pelo número de famílias- 100 - multiplica-se por 10 o número de vidas protegidas, mesmo que em qualquer lugar do mundo para onde se deslocarem terão a violência como vizinha.

O  governo não pode ceder um milímetro as pressões midiáticas/ políticas que contabiliza/vibram a cada homicídio/ furto/ estupros e com o vertiginoso aumento do tráfico de drogas.

17 de junho de 2015

MUDANÇA DE FATO E DE DIREITO : LICITAÇÃO SEM CARTAS MARCADAS/ NOITADAS DE TRABALHO SEM BARALHO

O resultado da licitação para gerir a propaganda do governo estadual orçada em 37 milhões, teve resultado inusitado.

As classificadas- Clara/Ab/Mallmam - seriam historicamente ligadas por laços de trabalho a oligarquia derrotada.

O desfecho do certame da propaganda estadual é o símbolo do governo Dino- licitação limpa/ sem cartas marcadas/ sem cartel. 

Este governo é honesto. Diferentemente de outros as noitadas são de trabalho/sem baralho, onde se decidiam antecipadamente licitações.

16 de junho de 2015

FONTENELE DISSE O QUE QUIS : A DIFÍCIL MISSÃO DO COMENTARISTA

Em meio as justas homenagens prestadas ao inigulável cronista/analista/comentarista esportivo Herbeth Fontenele esqueceram a verdade- ele disse o que quis.

Fontenele boliviano rivalizava com o motense Rui Dourado nos anos 70. Fontenele analista esquadrinhava esquemas. Dourado irônico esculhambava táticas.

Dourado fazia rir com o futebol de meia-tiela. Fontenele fazia chorar com suas críticas ácidas/ pertinentes/ fundamentadas. Ambos são exemplos de talento/vida.

Fontenele ao morrer vira fonte, onde outros vão beber do seu talento/ inteligência/ verve. Dourado continua dourando nossas manhãs com seus comentários inteligentes.

A difícil missão de ser comentarista onde não existe lógica- futebol/política - é marcada por paixões/ ódios/ risos. Tem dois caminhos : o do cofre que aprisiona ou do saber que liberta.

ARAKEN NÃO ESPERA O ANO QUE VEM E INSTITUI REGIME DE PREVIDÊNCIA QUE BENEFICIA OS SERVIDORES MUNICIPAIS

Professor aposentado, Jonas Pereira recebe benefício do vice-prefeito Pastor Pedro e do Prefeito ArakensO Prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT), assinou decreto que dispõe sobre a concessão de aposentadorias aos primeiros servidores públicos municipais beneficiados pelo Alcântara Previdência, um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. Prestigiada por vereadores, secretários municipais, servidores e familiares dos novos aposentados a recente solenidade aconteceu no Cine Culturarte.
A mesa dos trabalhos foi formada pelo Prefeito Domingos Araken, o vice-prefeito Pastor Pedro, os secretários municipais Valdivino Costa (Administração) e Lucia Moraes (Finanças), presidenta do Fundo Previdenciário, e o vereador João Ricardo, representando todos os vereadores presentes. Segundo Araken, com este novo regime público de previdência, a Prefeitura de Alcântara inova na gestão e valorização dos servidores.
Araken destacou ainda que Alcântara tinha débitos antigos com o tesouro nacional. “Agora o município está em dia com as obrigações e certidões do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC)”, disse Araken. O fundo previdenciário é de todos os servidores públicos municipais de Alcântara. O prefeito não pode sacar nem movimentar. Esse é mais um importante benefício ao povo alcantarense.
“O Alcântara Previdência é uma grande conquista para o servidor público de Alcântara. O salário-base não vai cair com a aposentadoria. O servidor vai receber o seu salário integral”, disse o prefeito. Alcântara paga hoje, em média, quase R$ 2 mil reais para o professor. Esse salário vai ser mantido na aposentadoria. Alcântara é um dos primeiros municípios do Maranhão a implantar um inovador regime de previdência própria.
Os primeiros servidores aposentados pelo novo regime foram Matilde Lemos, Neide Beckman Moraes, José Ângelo Gusmão Alves, Manoel de Jesus Costa, Manoel Reginaldo Costa, Maria do Carmo Silva Ferreira, Maria José Araújo Filha, Olerino Coelho Pereira, Maria Raimunda Mota Ferreira, Jonas dos Santos Coelho Pereira, Luiz Diniz, Maria do Carmo Pinheiro Lemos, Maria da Conceição Pinho Diniz e Ângela Maria Diniz.
Entenda o Alcântara Previdência. Sancionada e aprovada pelo Prefeito Araken, a Lei Municipal nº 418/2013, de autoria do executivo municipal, teve seu projeto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Alcântara. A lei instituiu um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. São beneficiários os servidores públicos municipais efetivos, ativos e inativos e seus dependentes.
Com a Lei também foi criado o Fundo Previdenciário do Município de Alcântara, órgão gestor da previdência social dos servidores públicos efetivos do município. O Alcântara Previdência dará cobertura aos riscos que estão sujeitos os beneficiários e compreende um conjunto de benefícios que garantam meios de subsistências nos casos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte.
Pela Lei, o município de Alcântara deverá garantir integralmente, por meio do tesouro municipal, o pagamento dos benefícios pagos atualmente aos servidores. Vale lembrar que o prefeito, vice-prefeito e vereadores não são considerados segurados pelo Alcântara Previdência, salvo os que sejam servidores efetivos dos entes estatais do município. O Prefeito também não terá nenhuma gerência sobre o Fundo Previdenciário.

15 de junho de 2015

JORNAL DO CESAR BELLO : AÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA FRUSTA EXPECTATIVA DOS URUBUS DA MIRANTE


A ADVOGADA APARECEU/ A FAMÍLIA AGRADECEU A DINO : QUEM NÃO APARECEU PARA TRABALHAR FORAM AS MADAMES "COERÊNCIA"

"Os cães ladram e a caravana passa"- não ligue vá em frente- é um ditado popular ajustado ao atual momento político no Maranhão.

Sarney inverteu os sintomas do Alzheimer- a memória dos cinco últimos meses supera o que ele deixou de fazer durante 50 anos.

Os cachorros(as) da oligarquia por fidelidade canina espalham a raiva/o medo/ a infâmia. Vibram a cada latrocínio/homicídio.

Toda a mídia sarnenta esperava pelo desfecho macabro/ mórbido/ no caso do desaparecimento da advogada Priscila Guimarães da Silva.

Felizmente a causídica apareceu viva/saudável. A família agradeceu o empenho  dos membros da Segurança Pública e  ao governador Flávio Dino.

Mas os abutres/desalmados polemizam sobre as razões do desaparecimento, desgastando o futuro da jovem advogada Priscila Guimarães da Silva. 

Quem ainda não apareceu para trabalhar na Assembleia Legislativa foram as esposas dos blogueiros Marcos Deça/ Jorge Aragão/ Gilberto Léda.

Eles não desmentem porque? Porque é verdade a imoral/ilegal situação das esposas dos três incoerentes blogueiros, acusadas de acumularem cargos sem trabalhar.

14 de junho de 2015

MUDANÇA/LAMBANÇA : DINO DECRETA FIM DAS ESCOLAS "JOÃO DE BARRO"/SARNEY QUER REINAUGURAR FÁBRICA DE TIQUIRA

Jean Paul Sartre recusou o Nobel de Literatura. Ato continuo escreveu a autobiografia "As palavras"- "ninguém merece a glória dos seus vivos". O que Sartre queria com a recusa? Manter-se independente das instituições de controle.

Nauro Machado não aceitou a imortalidade na Academia Maranhense de Letras. Todavia participou da reinauguração de  praça com seu nome. Nauro que vi tremular bandeira, gritando Brizola sai do isolamento e volta as ruas.

Sarney mais rancoroso de que Lúcifer escreve com a "asa quebrada" - "O Maranhão está triste sem Roseana". Sarney caiu do céu político, sem a glória literária esperada, mas eternamente esperançoso do poder pela volta da filha/neto.

Sarney embriagado pela senilidade/decrepitude/ rancor/ ódio/ vontade de poder orquestra o caos na Segurança/Educação enxergando em 5 meses o que não viu em 50 anos. Por fim  quer recriar um projeto do seu governo- uma fábrica de tiquira. 

Ribamar Corrêa, o Repórter do Tempo, ex-Mirante começou o serviço- Corrêa tenta criar clima de "desnecessária polêmica entre Flávio Dino/Adriano Sarney". Dino diante do cheiro de cachaça anuncia o fim das escolas João de Barro.

Essa cachaça é da "péssima".

"Minha rotina começa pela leitura diária, cedo, de O Estado do Maranhão, que eu e Bandeira Tribuzi fundamos para dar ao Maranhão um bom jornal, que fosse um informativo moderno, no mesmo nível dos melhores jornais do país, em contraste com os pasquins que desserviram a cultura e os costumes locais. Estes se entregavam à mentira, à difamação, ao mexerico, e, a título de serem populares, nada mais foram do que vulgares, ladeando a imprensa marrom.
O Estado, hoje, com mais de 50 anos, é o maior jornal do Maranhão, com alto nível técnico, e detém o apoio de mais de 70 por cento de leitores de jornais no estado. Está cada vez melhor e, ligado às tecnologias digitais, integrado ao Grupo Mirante, é pauta para toda a comunicação do Maranhão. Para isso, dispõe de uma equipe altamente qualificada e responsável, dando mais de 700 empregos a famílias que trabalham e recebem alto respeito profissional e humano.
Isso desperta inveja e agora perseguição, daquelas que existiam há um século e que julgávamos que jamais voltariam. Todos sentem que o Maranhão engatou marcha a ré e o mês de junho, mês da alegria em que os sons do bumba meu boi enchiam os dias, as noites e as madrugadas, está com um ar de tristeza, a começar com a morte de Mestre Apolônio. As notícias são de que a segurança degringolou de vez: 61 homicídios, no mês passado, só em São Luís; a Penitenciária, que se anunciava como um exemplo de respeito aos direitos humanos, continua com seus problemas insolúveis; 24 bancos foram explodidos; e o medo assola as famílias do estado inteiro. O governo está mandando buscar os poucos policiais dos municípios do interior para a capital para ver se diminui os índices de medo e de aumento de grades de ferro para proteger as casas, única indústria que prospera.
Aliás, corrijo, prospera a indústria do ódio e da perseguição, com cada vez mais – milhares e milhares – de pessoas demitidas por razões politicas, levando a fome às famílias. Também os aviões voltam a ser contratados, engolindo as críticas e promessas feitas de que iam acabar com isso, naturalmente sonhando andar a pé ou de ferry-boat.
Um fenômeno que está sendo nacional é que os candidatos que enganaram o povo, prometendo o que não fariam e vendendo sonhos e promessas impossíveis, autores de um estelionato eleitoral, estão na desgraça da impopularidade. Em vez de falar a verdade, unir, evitar o ódio, partiram para tentar justificar o fracasso atirando pedras nos seus antecessores.
Mas nem tudo é má noticia. Leio que o professor Francisco Albuquerque, da UFMA, conseguiu melhorar a tiquira, essa bebida tão maranhense, que eu servia na minha casa, quando cheguei como deputado ao Rio de Janeiro, com um sucesso danado. Carlos Lacerda, num jantar no meu apartamento na Rua Bolívar, tomou meia garrafa e eu recomendei: nem passe debaixo de chuveiro – havia a crença de que quem bebesse tiquira e tomasse banho ficaria num pileque alucinado.
Fico satisfeito com o trabalho do professor Francisco e recordo que, quando fui eleito governador, com o entusiasmo de Joaquim Itapary, sonhamos transformar a tiquira numa bebida mundial, com aquele odor mágico, aquela cor azulada e aquele gosto de maniva civilizada. Seria a tequila brasileira. A primeira coisa do nosso plano foi mandá-la para análise do Instituto Agronômico de Campinas, para dar-lhe padrão internacional. Qual não foi nossa decepção quando voltou o resultado: um liquido branco, sem cheiro, totalmente sem charme. Dizia o laudo: “O azul, o cheiro e gosto são toxinas”. Retirados estes, a tiquira era álcool puro.
Em São Bento, nossa casa era perto de uma fábrica de tiquira, com aqueles tanques grandes de madeira, bolor fermentado do beiju e o cheiro bom espalhando-se pela rua inteira. O bolor, para aumentar a magia da tiquira, é cor de rosa. Servia para cicatrizar feridas deixadas pelas cangalhas nas costas dos burros.
Eita mundo que muda. Tudo isso morreu. E agora minhas crenças na tiquira renascem com as pesquisas do professor Francisco. Talvez possamos fazer voltar a cor, o cheiro, o gosto e matar nossas saudades.
Enquanto isso não chega, tome cuidado, a violência matou a tiquira e criou o crack"(artigo de José Sarney escrito neste domingo no Ema).

MEDALHA PEIXE-PODRE : FÁBIO CÂMARA/ROSE SALES RECEBEBEM MEDALHA AO LADO DE EMPRESÁRIO ENVOLVIDO NO DESVIO DO PROGRAMA BOM-PEIXE

Esse Maranhão tem coisas que nem Cabral descobriu. São Luís de becos/mistérios acorda neste domingo, "coincidentemente o quinto depois da quaresma", lembrando  o Sermão da Quinta Domingueira da Quaresma.

São tantas mentiras/farsas/conluios da oposição neste "domingo das mentiras", que o longo Sermão do Padre Vieira se torna curto - "a mentira nasce/cresce/é filha da imaginação/da suspeita do que fala/escreve a oposição".

Não é que imaginaram/ premiaram Fábio Câmara/ Rose Sales pelas suspeitas/imaginação. E quem patrocinou as "medalhas peixe-podre" ? Luís Moraes- aquele empresário envolvido no desvio do programa "Bom-Peixe".

O Padre Vieira não "viveu para ver". As fotos não mentem. O Instituto Tiradentes que patrocinou as "medalhas peixe podre" é ligada ao empresário Luís Moraes. Mas ainda tem como Vieira, quem tem coragem de falar/postar.

fabio

13 de junho de 2015

QUEM SÃO AS MADAMES COERÊNCIA ? FUNCIONÁRIAS FANTASMAS/ ESPOSAS DE JORNALISTAS DA MIRANTE QUE COBRAM DO GOVERNO E RECEBEM 12 MIL NA ALEMA

Invariavelmente todos os dias da semana os blogueiros do Sistema Mirante/Sarney- Marcos Deça/Jorge Aragão/Gilberto Léda - de forma injustificada cobram coerência do governador Flávio Dino.

Contudo nem o ultra moderado pensador francês Étiene de la Boétie - fundador da política de tolerância - explicaria a falta de coerência dos mascarados/blogueiros/jornalistas epigrafados.

Os três emplacaram simultaneamente na Assembleia Legislativa as esposas em cargos cujos salários/gratificações chegam a ultrapassar 12 mil reais- Gracileide Lima dos Santos/Cinara Regis Aragão/Lisiane Sousa da Silva.

Apesar dos contracheques "arriba" dos dez mil madame Deça/Aragão/Léda nunca foram vistas na Assembleia Legislativa. São fantasmas, mas as gratificações/horas extras são superiores aos salários.

Os jornalistas/blogueiros bem ao estilo dos mafiosos usam as esposam para sigilosamente aumentarem a renda doméstica. Todavia cobram na maior "cara de pau" coerência de um governo correto/honesto.

Será que ainda eles ainda vão ter coragem de cobrar coerência, diante desta incoerência indecente/imoral/ilegal. Volto com os diários das nomeações/gratificações/fotos de festas com o dinheiro do povo.

Tem mulher que ganha honestamente, cantando com o povo seus valores/agruras. "Mutatis Mutandis"(mudar o que deve ser mudado). Vai mudar/está mudando.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...