17 de junho de 2015

MUDANÇA DE FATO E DE DIREITO : LICITAÇÃO SEM CARTAS MARCADAS/ NOITADAS DE TRABALHO SEM BARALHO

O resultado da licitação para gerir a propaganda do governo estadual orçada em 37 milhões, teve resultado inusitado.

As classificadas- Clara/Ab/Mallmam - seriam historicamente ligadas por laços de trabalho a oligarquia derrotada.

O desfecho do certame da propaganda estadual é o símbolo do governo Dino- licitação limpa/ sem cartas marcadas/ sem cartel. 

Este governo é honesto. Diferentemente de outros as noitadas são de trabalho/sem baralho, onde se decidiam antecipadamente licitações.

16 de junho de 2015

FONTENELE DISSE O QUE QUIS : A DIFÍCIL MISSÃO DO COMENTARISTA

Em meio as justas homenagens prestadas ao inigulável cronista/analista/comentarista esportivo Herbeth Fontenele esqueceram a verdade- ele disse o que quis.

Fontenele boliviano rivalizava com o motense Rui Dourado nos anos 70. Fontenele analista esquadrinhava esquemas. Dourado irônico esculhambava táticas.

Dourado fazia rir com o futebol de meia-tiela. Fontenele fazia chorar com suas críticas ácidas/ pertinentes/ fundamentadas. Ambos são exemplos de talento/vida.

Fontenele ao morrer vira fonte, onde outros vão beber do seu talento/ inteligência/ verve. Dourado continua dourando nossas manhãs com seus comentários inteligentes.

A difícil missão de ser comentarista onde não existe lógica- futebol/política - é marcada por paixões/ ódios/ risos. Tem dois caminhos : o do cofre que aprisiona ou do saber que liberta.

ARAKEN NÃO ESPERA O ANO QUE VEM E INSTITUI REGIME DE PREVIDÊNCIA QUE BENEFICIA OS SERVIDORES MUNICIPAIS

Professor aposentado, Jonas Pereira recebe benefício do vice-prefeito Pastor Pedro e do Prefeito ArakensO Prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT), assinou decreto que dispõe sobre a concessão de aposentadorias aos primeiros servidores públicos municipais beneficiados pelo Alcântara Previdência, um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. Prestigiada por vereadores, secretários municipais, servidores e familiares dos novos aposentados a recente solenidade aconteceu no Cine Culturarte.
A mesa dos trabalhos foi formada pelo Prefeito Domingos Araken, o vice-prefeito Pastor Pedro, os secretários municipais Valdivino Costa (Administração) e Lucia Moraes (Finanças), presidenta do Fundo Previdenciário, e o vereador João Ricardo, representando todos os vereadores presentes. Segundo Araken, com este novo regime público de previdência, a Prefeitura de Alcântara inova na gestão e valorização dos servidores.
Araken destacou ainda que Alcântara tinha débitos antigos com o tesouro nacional. “Agora o município está em dia com as obrigações e certidões do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC)”, disse Araken. O fundo previdenciário é de todos os servidores públicos municipais de Alcântara. O prefeito não pode sacar nem movimentar. Esse é mais um importante benefício ao povo alcantarense.
“O Alcântara Previdência é uma grande conquista para o servidor público de Alcântara. O salário-base não vai cair com a aposentadoria. O servidor vai receber o seu salário integral”, disse o prefeito. Alcântara paga hoje, em média, quase R$ 2 mil reais para o professor. Esse salário vai ser mantido na aposentadoria. Alcântara é um dos primeiros municípios do Maranhão a implantar um inovador regime de previdência própria.
Os primeiros servidores aposentados pelo novo regime foram Matilde Lemos, Neide Beckman Moraes, José Ângelo Gusmão Alves, Manoel de Jesus Costa, Manoel Reginaldo Costa, Maria do Carmo Silva Ferreira, Maria José Araújo Filha, Olerino Coelho Pereira, Maria Raimunda Mota Ferreira, Jonas dos Santos Coelho Pereira, Luiz Diniz, Maria do Carmo Pinheiro Lemos, Maria da Conceição Pinho Diniz e Ângela Maria Diniz.
Entenda o Alcântara Previdência. Sancionada e aprovada pelo Prefeito Araken, a Lei Municipal nº 418/2013, de autoria do executivo municipal, teve seu projeto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Alcântara. A lei instituiu um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. São beneficiários os servidores públicos municipais efetivos, ativos e inativos e seus dependentes.
Com a Lei também foi criado o Fundo Previdenciário do Município de Alcântara, órgão gestor da previdência social dos servidores públicos efetivos do município. O Alcântara Previdência dará cobertura aos riscos que estão sujeitos os beneficiários e compreende um conjunto de benefícios que garantam meios de subsistências nos casos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte.
Pela Lei, o município de Alcântara deverá garantir integralmente, por meio do tesouro municipal, o pagamento dos benefícios pagos atualmente aos servidores. Vale lembrar que o prefeito, vice-prefeito e vereadores não são considerados segurados pelo Alcântara Previdência, salvo os que sejam servidores efetivos dos entes estatais do município. O Prefeito também não terá nenhuma gerência sobre o Fundo Previdenciário.

15 de junho de 2015

JORNAL DO CESAR BELLO : AÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA FRUSTA EXPECTATIVA DOS URUBUS DA MIRANTE


A ADVOGADA APARECEU/ A FAMÍLIA AGRADECEU A DINO : QUEM NÃO APARECEU PARA TRABALHAR FORAM AS MADAMES "COERÊNCIA"

"Os cães ladram e a caravana passa"- não ligue vá em frente- é um ditado popular ajustado ao atual momento político no Maranhão.

Sarney inverteu os sintomas do Alzheimer- a memória dos cinco últimos meses supera o que ele deixou de fazer durante 50 anos.

Os cachorros(as) da oligarquia por fidelidade canina espalham a raiva/o medo/ a infâmia. Vibram a cada latrocínio/homicídio.

Toda a mídia sarnenta esperava pelo desfecho macabro/ mórbido/ no caso do desaparecimento da advogada Priscila Guimarães da Silva.

Felizmente a causídica apareceu viva/saudável. A família agradeceu o empenho  dos membros da Segurança Pública e  ao governador Flávio Dino.

Mas os abutres/desalmados polemizam sobre as razões do desaparecimento, desgastando o futuro da jovem advogada Priscila Guimarães da Silva. 

Quem ainda não apareceu para trabalhar na Assembleia Legislativa foram as esposas dos blogueiros Marcos Deça/ Jorge Aragão/ Gilberto Léda.

Eles não desmentem porque? Porque é verdade a imoral/ilegal situação das esposas dos três incoerentes blogueiros, acusadas de acumularem cargos sem trabalhar.

14 de junho de 2015

MUDANÇA/LAMBANÇA : DINO DECRETA FIM DAS ESCOLAS "JOÃO DE BARRO"/SARNEY QUER REINAUGURAR FÁBRICA DE TIQUIRA

Jean Paul Sartre recusou o Nobel de Literatura. Ato continuo escreveu a autobiografia "As palavras"- "ninguém merece a glória dos seus vivos". O que Sartre queria com a recusa? Manter-se independente das instituições de controle.

Nauro Machado não aceitou a imortalidade na Academia Maranhense de Letras. Todavia participou da reinauguração de  praça com seu nome. Nauro que vi tremular bandeira, gritando Brizola sai do isolamento e volta as ruas.

Sarney mais rancoroso de que Lúcifer escreve com a "asa quebrada" - "O Maranhão está triste sem Roseana". Sarney caiu do céu político, sem a glória literária esperada, mas eternamente esperançoso do poder pela volta da filha/neto.

Sarney embriagado pela senilidade/decrepitude/ rancor/ ódio/ vontade de poder orquestra o caos na Segurança/Educação enxergando em 5 meses o que não viu em 50 anos. Por fim  quer recriar um projeto do seu governo- uma fábrica de tiquira. 

Ribamar Corrêa, o Repórter do Tempo, ex-Mirante começou o serviço- Corrêa tenta criar clima de "desnecessária polêmica entre Flávio Dino/Adriano Sarney". Dino diante do cheiro de cachaça anuncia o fim das escolas João de Barro.

Essa cachaça é da "péssima".

"Minha rotina começa pela leitura diária, cedo, de O Estado do Maranhão, que eu e Bandeira Tribuzi fundamos para dar ao Maranhão um bom jornal, que fosse um informativo moderno, no mesmo nível dos melhores jornais do país, em contraste com os pasquins que desserviram a cultura e os costumes locais. Estes se entregavam à mentira, à difamação, ao mexerico, e, a título de serem populares, nada mais foram do que vulgares, ladeando a imprensa marrom.
O Estado, hoje, com mais de 50 anos, é o maior jornal do Maranhão, com alto nível técnico, e detém o apoio de mais de 70 por cento de leitores de jornais no estado. Está cada vez melhor e, ligado às tecnologias digitais, integrado ao Grupo Mirante, é pauta para toda a comunicação do Maranhão. Para isso, dispõe de uma equipe altamente qualificada e responsável, dando mais de 700 empregos a famílias que trabalham e recebem alto respeito profissional e humano.
Isso desperta inveja e agora perseguição, daquelas que existiam há um século e que julgávamos que jamais voltariam. Todos sentem que o Maranhão engatou marcha a ré e o mês de junho, mês da alegria em que os sons do bumba meu boi enchiam os dias, as noites e as madrugadas, está com um ar de tristeza, a começar com a morte de Mestre Apolônio. As notícias são de que a segurança degringolou de vez: 61 homicídios, no mês passado, só em São Luís; a Penitenciária, que se anunciava como um exemplo de respeito aos direitos humanos, continua com seus problemas insolúveis; 24 bancos foram explodidos; e o medo assola as famílias do estado inteiro. O governo está mandando buscar os poucos policiais dos municípios do interior para a capital para ver se diminui os índices de medo e de aumento de grades de ferro para proteger as casas, única indústria que prospera.
Aliás, corrijo, prospera a indústria do ódio e da perseguição, com cada vez mais – milhares e milhares – de pessoas demitidas por razões politicas, levando a fome às famílias. Também os aviões voltam a ser contratados, engolindo as críticas e promessas feitas de que iam acabar com isso, naturalmente sonhando andar a pé ou de ferry-boat.
Um fenômeno que está sendo nacional é que os candidatos que enganaram o povo, prometendo o que não fariam e vendendo sonhos e promessas impossíveis, autores de um estelionato eleitoral, estão na desgraça da impopularidade. Em vez de falar a verdade, unir, evitar o ódio, partiram para tentar justificar o fracasso atirando pedras nos seus antecessores.
Mas nem tudo é má noticia. Leio que o professor Francisco Albuquerque, da UFMA, conseguiu melhorar a tiquira, essa bebida tão maranhense, que eu servia na minha casa, quando cheguei como deputado ao Rio de Janeiro, com um sucesso danado. Carlos Lacerda, num jantar no meu apartamento na Rua Bolívar, tomou meia garrafa e eu recomendei: nem passe debaixo de chuveiro – havia a crença de que quem bebesse tiquira e tomasse banho ficaria num pileque alucinado.
Fico satisfeito com o trabalho do professor Francisco e recordo que, quando fui eleito governador, com o entusiasmo de Joaquim Itapary, sonhamos transformar a tiquira numa bebida mundial, com aquele odor mágico, aquela cor azulada e aquele gosto de maniva civilizada. Seria a tequila brasileira. A primeira coisa do nosso plano foi mandá-la para análise do Instituto Agronômico de Campinas, para dar-lhe padrão internacional. Qual não foi nossa decepção quando voltou o resultado: um liquido branco, sem cheiro, totalmente sem charme. Dizia o laudo: “O azul, o cheiro e gosto são toxinas”. Retirados estes, a tiquira era álcool puro.
Em São Bento, nossa casa era perto de uma fábrica de tiquira, com aqueles tanques grandes de madeira, bolor fermentado do beiju e o cheiro bom espalhando-se pela rua inteira. O bolor, para aumentar a magia da tiquira, é cor de rosa. Servia para cicatrizar feridas deixadas pelas cangalhas nas costas dos burros.
Eita mundo que muda. Tudo isso morreu. E agora minhas crenças na tiquira renascem com as pesquisas do professor Francisco. Talvez possamos fazer voltar a cor, o cheiro, o gosto e matar nossas saudades.
Enquanto isso não chega, tome cuidado, a violência matou a tiquira e criou o crack"(artigo de José Sarney escrito neste domingo no Ema).

MEDALHA PEIXE-PODRE : FÁBIO CÂMARA/ROSE SALES RECEBEBEM MEDALHA AO LADO DE EMPRESÁRIO ENVOLVIDO NO DESVIO DO PROGRAMA BOM-PEIXE

Esse Maranhão tem coisas que nem Cabral descobriu. São Luís de becos/mistérios acorda neste domingo, "coincidentemente o quinto depois da quaresma", lembrando  o Sermão da Quinta Domingueira da Quaresma.

São tantas mentiras/farsas/conluios da oposição neste "domingo das mentiras", que o longo Sermão do Padre Vieira se torna curto - "a mentira nasce/cresce/é filha da imaginação/da suspeita do que fala/escreve a oposição".

Não é que imaginaram/ premiaram Fábio Câmara/ Rose Sales pelas suspeitas/imaginação. E quem patrocinou as "medalhas peixe-podre" ? Luís Moraes- aquele empresário envolvido no desvio do programa "Bom-Peixe".

O Padre Vieira não "viveu para ver". As fotos não mentem. O Instituto Tiradentes que patrocinou as "medalhas peixe podre" é ligada ao empresário Luís Moraes. Mas ainda tem como Vieira, quem tem coragem de falar/postar.

fabio

13 de junho de 2015

QUEM SÃO AS MADAMES COERÊNCIA ? FUNCIONÁRIAS FANTASMAS/ ESPOSAS DE JORNALISTAS DA MIRANTE QUE COBRAM DO GOVERNO E RECEBEM 12 MIL NA ALEMA

Invariavelmente todos os dias da semana os blogueiros do Sistema Mirante/Sarney- Marcos Deça/Jorge Aragão/Gilberto Léda - de forma injustificada cobram coerência do governador Flávio Dino.

Contudo nem o ultra moderado pensador francês Étiene de la Boétie - fundador da política de tolerância - explicaria a falta de coerência dos mascarados/blogueiros/jornalistas epigrafados.

Os três emplacaram simultaneamente na Assembleia Legislativa as esposas em cargos cujos salários/gratificações chegam a ultrapassar 12 mil reais- Gracileide Lima dos Santos/Cinara Regis Aragão/Lisiane Sousa da Silva.

Apesar dos contracheques "arriba" dos dez mil madame Deça/Aragão/Léda nunca foram vistas na Assembleia Legislativa. São fantasmas, mas as gratificações/horas extras são superiores aos salários.

Os jornalistas/blogueiros bem ao estilo dos mafiosos usam as esposam para sigilosamente aumentarem a renda doméstica. Todavia cobram na maior "cara de pau" coerência de um governo correto/honesto.

Será que ainda eles ainda vão ter coragem de cobrar coerência, diante desta incoerência indecente/imoral/ilegal. Volto com os diários das nomeações/gratificações/fotos de festas com o dinheiro do povo.

Tem mulher que ganha honestamente, cantando com o povo seus valores/agruras. "Mutatis Mutandis"(mudar o que deve ser mudado). Vai mudar/está mudando.


12 de junho de 2015

CONTRADIÇÃO MILIONÁRIA : BLOGUEIROS MIRANTEANOS USAM AS ESPOSAS COMO FUNCIONÁRIAS FANTASMAS NO RANGEDOR

Tês descarados blogueiros miranteanos, mascarados de jornalistas sérios/éticos cobram coerência do governador Flávio Dino.

Dino responde com histórico de vida/ações no presente que exterminaram tráfico de influência/desvios/pedidos de propina.

A credibilidade pode ser auferida antes de 6 meses : 500 milhões em Logística Porto Itaqui/ Licença para licitar exploração de Gás Natural. 

Enquanto isso os 3 blogueiros miranteanos emplacaram as 3 esposas na Assembleia Legislativa. As 3 madames nunca foram vistas no Rangedor. 

Vou publicar o Diário com as nomeações, gratificações das madames dos blogueiros, que somadas- salário/gratificação ultrapassam a 36 mil reais.

Como é que estes cabras se arvoram cobrar coerência, usando as esposas como fonte renda. Todas 3 são fantasmas- cada uma ganha 12 mil sem trabalhar.

Além do diário vou postar fotos das festas nababescas com o dinheiro do povo, que os 3 blogueiros miranteanos promovem nas suas viagens pelo exterior.

Tem outro que por "caridade" colocou até uma amante no Rangedor. Os leitores vão entender a saudade que eles- os miranteanos/caridosos - tem de Roseana Sarney.

Era mais de 60 mil por mês- para cada blogueiro miranteano/caridosos. Dá para entender a razão de tanto pedido de coerência ? Não / Então aguardem nomeações/gratificações/contracheques. 

SEM DESVIOS/SEM PROPINAS : GOVERNO AUTORIZA CONSELHO NACIONAL DE PETRÓLEO ABRIR LICITAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE GÁS NO MARANHÃO

A credibilidade/seriedade/probidade do governo Dino- não existem desvios/ pedidos de propina para pagamentos atrasados/ investimentos futuros - promoveu nestes 5 primeiros meses perspectivas reais de desenvolvimento do Maranhão.

Não é "fábrica para japonês/ nem refinaria para inglês vê". São 500 milhões de investimentos na logística até 2018, tirando o Maranhão do isolamento comercial nacional/internacional.

Dino é a certeza de que os investimentos públicos/privados não serão desviados/propinados. O governo federal acredita no retorno dos investimentos/ a iniciativa privado nos lucros.

A Agencia Nacional de Política Energética autorizou licitar a exploração de gás em solo maranhense. Qual a diferença para o que passou? Não tem pedido de propina/financiamento de 2 milhões para campanha.

O Maranhão vai dar certo.

11 de junho de 2015

FIM DO ABUSO COM JATINHOS/HELICÓPTEROS/AVIÕES : GOVERNO VAI PAGAR APENAS PELO QUE USAR

A sarneizada especula/ viaja/chuta sobre a licitação que contrata aluguel de jatinhos/helicópteros/bimotor para o atual governo.

A diferença entre a atual licitação e as dos governos de Roseana Sarney é o fim do abuso. O governo só vai pagar pelo tráfego oficial  que usar.

Ainda assim os valores contratados são menores. Eles não tinham decência. Os Sarney usavam o helicóptero do governo para fins pessoais.

Olhem a diferença. 

PROPOSTA : DELEGACIA ESPECIALIZADA EM ROUBO DE CARGAS/ASSALTOS A BANCOS

Os assaltos a bancos começaram acontecer no Maranhão há 20 anos, em 1995 no primeiro dos quatro desgovernos de Roseana Sarney. 

O então secretário de Segurança Pública Jair Xexéu tinha a explicação literal  na ponta da língua, de dentro da boca- "é o efeito pasta de dente".

O Coronel  Xexéu achava que, apertando as ações da Segurança Pública em baixo - no Sul/Sudeste - a bandidagem subia/ agia no Norte/Nordeste.

Ele não estava errado quanto a origem dos "caixeiros"- os que explodem caixas eletrônicos. Mas as devidas providências não foram tomadas.   

Muito se falou sobre ações contra os "caixeiros". É chegada a hora de criar Delegacia Especializada em Combater Roubo de Cargas/Assaltos a Bancos.

O armazenamento de explosivos os torna mais "visíveis". Contudo a característica "nômade" exige  o trabalho de um grupamento especializado.

A VERDADE DE PLANTÃO CONTRA AS MENTIRAS DA MIRANTE

O Sistema Mirante de Comunicações usa jornais/blogs/rádios/televisão/repetidoras/seguidores espalhadas por todo o Maranhão contra o governo de Flávio Dino.

A estratégia- repetir a mentira diuturnamente por todos os meios  para transformá-la em verdade - sempre foi usada por Sarney contra os adversários, quando alijado do governo.

A diferença no momento é o grau de consciência da população e a legitimidade/credibilidade de Dino. Este fator o governo deve explorar, mostrando a verdade por todos os meios.

O governador tem neutralizado os mais fortes ataques - por exemplo a suposta causa de mortes de pacientes por falta de oxigênio em Coroatá - pela via judicial, repondo a verdade.

Mas é preciso colocar a verdade de plantão, convocar/mobilizar todos para combater dia/noite as mentiras do Sistema Mirante. Flávio Dino tem credibilidade/legitimidade para isso.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...