7 de junho de 2015

HOLANDA ACABA COM A POLÊMICA/FACTOIDE : A "MEIA PASSAGEM É UM DIREITO DE TODOS OS ESTUDANTES/UM DEVER DA PREFEITURA"

edivaldoface

CHORA/CHORA : PAPETE HÁ 50 ANOS MORANDO NA BAHIA GANHAVA NO SÃO JOÃO DO MARANHÃO O QUE LHE GARANTIA O ANO

O cantor/ compositor/ arranjador Papete mora há 50 anos na Bahia. Papete ganhava cachê milionário todos os anos no São João do Maranhão, depois voltava para curti na Bahia.

Papete chegou no Maranhão/voltou para Bahia sem uma libra esterlina. Papete mandou "Toinho Piaçaba" perguntar o valor do  cachê, antecipado todos os anos por ordem da Branca- não tinha.

O compositor maranhense Macarrão, radicado há 60 anos em São Luís acusa até hoje Papete de tê-lo ludibriado-  apropriação dos direitos autorais das letras do LP Bandeira de Aço. Enfim  a justiça.

Chora/chora.....não tem mais aquela boneca de anil que paga mil/milhões.

GOVERNO DO MARANHÃO/PREFEITURA DE SÃO LUÍS : JUNTOS NO SÃO JOÃO DE TODOS

TROCANDO O "PATROCÍNIO" DA BRANCA PELA GARANTIA DA LEI : RUBENS JUNIOR DÁ PARECER QUE LIBERTA A CULTURA DO MARANHÃO

O deputado federal Rubens Junior foi destaque por dois mandatos na Assembleia Legislativa. Equilibrado/estudioso participou das grandes discussões dentro da Alema, posicionando-se a favor do Maranhão.

Rubens Junior começa construir bem seu primeiro mandato de deputado federal. Rubens Junior elaborou parecer, destinando 2% dos tributos arrecadados pelo governo federal para a cultura nos estados/municípios. 

O fortalecimento da cultura nacional tem endereço- Maranhão/São Luís. No espaço de 2 anos será possível contar com estes valiosos recursos. É desta forma- objetiva/legal - que se faz política com "P" maiúsculo.

A PEC da Cultura beneficia maiobeiros/pindobeiros, todos envolvidos nestas maravilhosas manifestações do nosso povo, que começa a libertar-se do mercenato- patrocínio - pela garantia constitucional do acessoa cultura.


"SENÃO BOI NÃO DANÇA/A MAIOBA NÃO ENTRA/ A PINDOBA NÃO SAI" : DEPOIS DA SEGURANÇA QUEREM VITIMIZAR A CULTURA

Sarney escreve mais um artigo com cheiro de enxofre neste domingo(7) no EMA : "Divagações sobre a paciência" - ele pede paciência aos correligionários. A mensagem subliminar é "esperem nos vamos voltar ao governo". 

Os jornal dos Sarney tricota na coluna política sobre o São João, escondendo que Roseana Sarney foi a "Casa Barrica", aonde se encontra homiziado o "Boi Barrica", na pretensão apresentar-se como vítima da mudança/ da nova política cultural.

Acostumados a dizer : "é tanto, senão boi não dança", velhos(as) boieiro$ do $etore$ da cultura ameaçaram aumentar o adágio popular : " Senão a Maioba não entra e a Pindoba não sai". E$$e resfolegar acabou. Agora existem critérios democráticos. 

Depois da Saúde- factoides de mortes por falta de oxigênio/ falta de assistência; Segurança Pública- índice de violência como consequência recente - o São João serve de pano de fundo para atacar a profícua/promissora/honesta gestão de Dino.

A estratégia é mais antiga do que a posição que Sarney senta no vaso há 80 anus- denegrir diuturnamente/ano a ano as administrações, de acordo com calendário de obras/festejos, concluindo o serviço nos anos eleitorais(2016/18).

Paciência Sarney ? Uso a mesma frase de Cícero para  Catilina : "Até quando tu vais abusar de nossa paciência?" Sarney tal e qual ou "talqualmente" Catilina, que tramava contra Roma fora da cidade e apresentava-se como defensor no Senado Romano. 

6 de junho de 2015

SÃO JOÃO DE TODOS/ SÃO JOÃO DE POUCOS : POVO/GOVERNO NA VILA PALMEIRA/ BARRICA/SARNEY NO PRIVADO

A democratização da cultura maranhense implica no fim dos privilégios de uma casta de artistas/come/dorme apaniguados/apadrinhados

A oligarquia defunta dos Sarney copiou o modelo medieval da Casa dos Médici(Itália), o mercenato - patrocínio da arte - como trampolim eleitoral.

Durante os governos de Roseana Sarney, a "Branca" entregou a Cultura para Luís Bulcão, alcunhado pelo primeiro-damo Jorge Murad de "Mestre Buca".

Carnaval/São João Luís Bucão, o "Mestre Buca" fazia a lista dos artista/cachê por aproximação e levava para Roseana Sarney , a "Branca aprovar/retificar".

Alcione/Godão/Bucão/Babão constavam em todas as listas das brincadeiras de São João. Cachê milionário para o Barrica/"pica" para os derradeiros. 

Agora mudou os critérios são técnicos, considerando a brincadeira/número de brincantes. Os critérios democráticos/probidade incomodam.

O povo gostou de saber que o São João voltou para Vila Palmeira. A elite  privatizou o Barrica- o "boizinho" não sairá da República da Madre Deus. 

Chora/chora...

Volto com a do blogueiro "deça turma" que vibrou quando viu a "Maioba" entrar e a "Pindoba" sair, na fundação da "Praia de Panaco tira/Panaco tira.

Percebam a apropriação de forma subliminar- a logomarca do governo - no vídeo que mistura o Hino do Maranhão as batida das matracas. Precisava ferrar o boi/hino ? 

Isso acabou, não vão mais tirar o couro do povo no couro do boi. "Surgia do direito a luz dourada/a liberdade é um sol que nos dá vida/ Maranhão berço de heróis.   



FORÇA NACIONAL/GOLPE ELEITORAL : SARNEY FILHO PATROCINA ENQUETE NO BLOG DE CARIDOSO

O grupo Sarney ainda não digeriu a acachapante derrota imposta pelo povo/Flávio Dino(65% dos votos).

Após os 100 dias do início da gestão ocorre a "má-digestão/ o refluxo eleitoral/ o gosto azedo fora do poder".

Sarney tem experiência passageira ausente do poder desde 1972. Os  intervalos - nunca passaram de 2 anos, exceção ao período 2006/2010 :

Pedro Neiva de 1972 à 1974; Nunes Freire a partir de 1976/78; João Castelo de 1982/84; Luís Rocha em 1986/88; José Reinaldo depois de 2006/10. 

Percebam senhores leitores que os rompimentos políticos ocorreram estrategicamente depois dos dois primeiros anos, excetuando o fim do governo José Reinaldo e dois anos com Jackson Lago. 

Sarney forrava os alforges nos dois primeiros anos, forçava o máximo a obtenção dos interesses financeiros, depois rompia/retornava/sugava outro governador por mais dois anos e assim sucessivamente.

Por meio desta estratégia que o jornalista do Globo Carlos Castelo Branco chamou de sístole/diástoles- fechar/abrir o coração do poder - que Sarney mandou 50 anos, ausentando-se e retornado ao poder de acordo com os interesses/oportunidades.

Com Flávio Dino não existe a possibilidade de parcerias temporárias- midiáticas/políticas - tão pouco acertos financeiros que resultem de desvios/improbidades.

É por isso que após os 100 primeiros dias da gestão Dino surgem a toda hora campanhas/enquetes sobre a Segurança Pública.

Neste fim de semana é "Caridoso", que depois de uma sexta-cheira enfumaçada com Zequinha Sarney lança enquete sobre a necessidade da Força Nacional. 



SEGURANÇA PÚBLICA : É PRECISO RECOMEÇAR OS DIÁLOGOS/MOSTRAR QUE É DEVER DO ESTADO/INTERESSA A TODOS

O governo precisa recomeçar imediatamente por via institucional os diálogos com as comunidades sobre a Segurança Pública, em paralelo a ação efetiva/nomeação/trabalho nas ruas/bairros dos 2.500 convocados/concursados aprovados nos testes de aptidão e formados na Academia de Polícia.

É preciso mostrar como ensinam Pablos de Molina/Luís Flávio Gomes em Criminologia 4ª edição, página 398 : "a criminalidade não é um corpo estranho, alheio a sociedade, senão um problema comunitário". Portanto combater a violência/criminalidade e dever do estado e do interesse de todos.

O combate/prevenção do crime tem que ser a conjugação da ação do estado/sistema legal c/a mobilização das comunidades. É desta forma que espantaremos os urubus que vivem dependurados nos microfones/torres do Sistema Mirante a espera de mais um crime para tripudiar sobre o governo.

Ação/reação não são novidades.

Resultado de imagem para urubu na carniça charge

5 de junho de 2015

SAI "DEÇA" : ELE AINDA ACREDITA NO MANTO PROTETOR DE SARNEY

IMG_0808 (1)
IMG_0809

OUTRA "DEÇA" ELE VAI PRESO : BLOGUEIRO "PISA NAS CALCINHAS" E DESRESPEITA OFICIAL DE JUSTIÇA DENTRO DA MIRANTE

O blog do Cesar Bello teve acesso a documentos da Central de Execução do Tribunal de Justiça do Maranhão em que um Oficial de Justiça relata o destempero de um blogueiro "Deça Turma da Mirante".

O Oficial de Justiça cumprindo seu múnus- função - foi desacatado quando tentava intimar o blogueiro "Deça Turma". "Dentro da TV Mirante ele parecia estar em outro país, o Mirantil", relata o servidor da Justiça.

O funcionário pede que "Deça Turma" seja processado por desacato a autoridade e que a ação seja movida pelo TJ. "Deça Turma" mais enrolado do que papel higiênico, sem necessidade arrumou mais um processo nas ventas.

Tudo porque o Oficial marcou data/hora para intimar "Deça Turma". O blogueiro dava gritinho, batia o pé no chão, querendo saber "como alguém poderia dizer-lhe que a tantas horas deveria estar na TV Mirante? É a lei "Deça Turma".

Para comprovar o Oficial de Justiça pede que o Sistema Mirante disponibilize as gravações do sistema interno da emissora dos Sarney. Esse matou a cobra e mostrou o pau. Será que o "piti de sarará" foi por isso? Mééu Deus!!

Canta "Deça Turma" :"ta ruim para mim/ não sei se oro na igreja ou bato cabeça na macumba......



NEM BRANCA/NEM PRETA/GESTÃO BOA É NEUTRA : SÃO JOÃO DE TODOS ACABA COM PRIVILÉGIOS/APADRINHAMENTOS

O peso da Secretária de Cultura é avaliado em "libras esterlinas". Ester Marques foi indicada por Eli$iane Grana, contudo no cargo não admitiu a "sacolinha", o "dízimo" no que agradou ao governador.

Ester Marques não "marca" e pode virar um marco na Cultura. Marques segue a "Cartilha Dino" - decisões pautadas na Lei de Incentivo a Cultura/sem apadrinhamento/mecenato/privilégios e personalismo.

A orientação do governo/postura da gestora liberta a cultura maranhense  da "Branca"- alcunha dada a Roseana Sarney por Bucão/Godão/Babão. Chega das toadas com refrão "Ana Jansen sem lei/viva Roseana Sarney".

A Cultura não é gado para ser mantida em curral. 



4 de junho de 2015

"MIRANTE TOCA O TERROR/METE O BICHO" : MAS AS ESTATÍSTICAS MOSTRAM OUTRA REALIDADE


O Sistema Mirante "toca terror"/ "mete pânico"/"mete o bicho", tentando enclausurar o povo maranhense. As estatísticas mostram outra realidade longe do ideal, mas que atestam a diminuição da violência no Maranhão.

O número de homicídios dolosos - aquele que o cabra tem intenção de matar - caiu 13% no mês de maio, quando comparado ao mesmo período no ano de 2014. O comparativo mostra maior margem de acerto da atual gestão.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais(CVLI)- os que abrangem todas as mortes violentas provocadas por intenção do autor do fato criminoso - teve redução de 8% no mês de maio de 2015, em relação a maio de 2014.

Os números espelham curva descendente nas estatísticas da violência ainda distantes do que o governo almeja , mas atestam que a estratégia/ação nestes 120 dias da gestão Dino/Portela diminuiu o índice da criminalidade. 

A Mirante anuncia cada morte com estardalhaço, como um fato à ser comemorado entre matraca/pandeirões. "Morreu mais um/amarra o outro para matar amanhã". Assaltos/homicídios/ recebem chancela política.  


2 de junho de 2015

CACHORRO DE CARIDOSO PUBLICA IMAGEM DE VIATURA DE ESCOLTA PRIVADA COMO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Prolifera na blogosfera o número de blogs sob o comando/trabalho sujo de "Luís Caridoso". Na família de "Caridoso" só faltava cachorro/gato donos de Blogs.

Mas agora apareceu um com nome de cachorro quando apanha. Kiel Martins ou caim/ caim/caim é a onomatopeia- figura de linguagem que imita o som de animais.

O cabra nublou- prejudicou o foco da imagem - de um vídeo em que o dono de uma escolta privada conduz a esposa, publicando como viatura da Segurança Pública.

Só aparece desses na turma dos "Caridosos". Notem que ele intencionalmente prejudica a visão a esquerda do vídeo, justamente na logomarca da viatura da Escolta Armada.

É muita cachorrada siô.

PORQUE OS GOVERNISTAS QUEREM TRANSFORMAR JEFERSON PORTELA EM HARRY PORTTER?

Uma ardilosa/mal intencionada manobra dos bruxos governistas pretende transformar o delegado Jeferson Portela em Harry Portter-  imagem de garoto imaturo/infantil/sonhador.

A quem interessa a falsa imagem do experiente/honesto Portela? Aqueles que há 100 anos usam a Segurança Publica como instrumento de intimidação política/enriquecimento ilícito.

Portela investiga a agiotagem nas Prefeituras Municipais sem olhar cara- adversários/aliados e desvio de empréstimo de 300 milhões- liberados/não aplicados - para Segurança Pública.

Resultado de imagem para jeferson portela
Resultado de imagem para harry potter

SURGE NOS ANOS 70/80/90 A "CÚPULA DA INSEGURANÇA PÚBLICA" : A VIOLÊNCIA SAIU DOS PORÕES DA DITADURA PARA AS FAMÍLIAS/COMUNIDADES/ESTADO/MUNICÍPIOS

Vivenciei na infância/juventude o triste período em que era proibido pensar/falar sobre política. Contudo foi possível ver/observar o fluxo da violência- dos porões da ditadura para  dentro das famílias/comunidades/bairros/Capital/Estado.

A inversão- porões para comunidades/estado - leva os oportunistas a outro refrão : "bota o exército nas ruas". Até hoje essa mentalidade está impregnada nas cabeças ocas das terceiras gerações de políticos intencionadas em retornar.

O rito da passagem ditadura/flexibilização/transição/"demo cracia" no Maranhão, não mudou o comando da Segurança Pública- eram sempre coronéis da PM/Exército pautados no binômio : "efetivo na rua/bandido bom é bandido morto".

A Operação Tigre na Capital da Violência- Imperatriz - promoveu Luís Moura à Xerife. A época dos Secretários Delegados começa com Leofredo Ramos. Doença/morte de Ramos fazem nascer a perigosa  "Cúpula da Insegurança Pública":

Luis Moura/Ilce Gabina/Delegados Propina/Escrivães Carabina". A Segurança Pública transforma-se em um covil de malfeitores. A Polícia Militar é autorizada a matar. O delegado Stênio Mendonça insurge-se conta a "Cúpula da Insegurança" e morre.

Volto com o "Patrocínio do Medo" e os ditados populares "Quem Tem C Tem Medo". "Quem tem o delegado Cutrim tem o que?" Roseana Sarney fez e desfez Cutrim. Aluísio Mendes peidou a Segurança Pública. Quem paga por 50 anos sem planejamento?



1 de junho de 2015

PORTELA ABRE O VERBO : QUEREM ME DERRUBAR COM MEDO DO QUE VOU APURAR"

Depois de uma tarde/noite de domingo com familiares, onde diferenças/interesses afloram entre garfadas/falas saio do mundo real para o virtual.

Acordo 6 horas da manhã com a Mirante anunciando o início do período junino e o medo. A fórmula é antiga- terror ao som de "bumba-meus-bobos".

O Secretário de Segurança Jeferson Portela considerado um dos melhores nos 100 primeiros dias abre o verbo e diz com convicção:

"Querem me derrubar com medo do curso das investigações"- agiotagem nas prefeituras municipais/ desvios de 300 milhões para SEGUP.

Tem gente graúda que esteve/está na  Segurança Pública e teme a apuração do destino dos 300 milhões liberados pelo BNDES, mas não aplicados.  

Tem ex-Secretário de Segurança no eixo Brasília-Rio que até muda letra samba quando sabe que Portela vai apurar a aplicação dos 300 milhões :

"Portela quando eu vi você chegar/senti meu coração apertado/ todo meu corpo tremer/ minha careca voltar". Te segura Aluizinho/ vai para riba de ti.



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...