10 de janeiro de 2015

QUESTÕES PAROQUIAIS : VITORINO FREIRE SAIU DA BOCA DO LEÃO E CAIU NA DO JACARÉ

José Leandro Maciel, o "Jacaré" desbancou "Seu Riba" em Vitorino Freire. Mas Vitorino Freire como muitos municípios do Maranhão saem da boca dos leões para caírem nas bocas dos "jacarés".

"O que fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar"?(Padre Vieira). "Passar o sal"- acabar - com o sistema de alas implantado em todos os municípios do Maranhão.

Pelo  sistema de alas o governo usava a surrada/maquiavélica tática do dividir- em alas - para reinar. A estratégia foi usada tendo os filhos de Sarney como porta-bandeiras.

Em regra Roseana ficava com a mais forte(prefeito). Fernando com a emergente(novas lideranças). Zequinha com a desgastada(ex-prefeito). Sarney/João Alberto/ Lobão com a tradicional.

As medidas tem que ser "erga omnes"- para todos. Fomentar lideranças éticas sintonizadas com os anseios/realidades de cada cidade/ bairro/ povoado é essencial para a mudança da mentalidade política do estado.

Articular esse processo é a chave do sucesso do governo de Flávio Dino. São 217 municípios com questões paroquias ainda pautadas no clientelismo/fisiológico/patrimonialista.

Dino diz que os "leões não vão se alimentar da fome do povo". E os "jacarés" ? Eles ainda estão comendo e bebendo da miséria do povo. 

Marcos Maciel, o Comendador filho de José Leandro Maciel, o "Jacaré", prefeito de Vitorino Freire come/ bebe/ compra do bom/melhor/ mais caro.

Tudo pago em dólar no hotel mais chic da América Latina. Postar fotos da esbórnia nas redes sociais é deboche/provocação.

IMG-20150106-WA0021 - Cópia

BLOGUEIRO DO JIHARDMURAD VOLTA PARA O RIO DE JANEIRO : OS CARIDOSOS REPENSAM A ESTRATÉGIA DE FAZER DA BLOGOSFERA CHATÔ

Um blogueiro do Jihardmurad - fundamentalistas midiáticos ligados a Ricardo Murad - sentiu o rebenque do novo momento na blogosfera do Maranhão.

Caio Hostílio percebeu que não rende hostilizar - tratar de forma muito agressiva - o governo de Flávio Dino. Hostílio cuja principal característica está no nome, a agressividade, caiu na real.

Hostílio esta de volta a terra natal, o Rio de Janeiro. Sem ambiente o fundamentalista do jihardmurad começou a "meter o bedelho" no governo da Cidade Maravilhosa.

Os "Caridosos" já repensam a estratégia de transformar a blogosfera em "Chatô", "Cabaré". Pablo bate, Yuri chupa, Neto assopra, Cardoso cobra.

Acabou a barganha de Chatô/Cabaré  "dinheiro na mão, calcinha no chão. Dinheiro não viu, calcinha subiu".  "Blogueiro comprado, blog amordaçado". "Blogueiro lascado, governo esculhambado".

Acabou o strip-tease/ acabou a prostituição midiática.




CONTRADIÇÃO : ARNALDO DIZ NÃO TINHA DINHEIRO PARA REPOR AS CONSIGNAÇÕES DESCONTADAS EM FOLHA, MAS TINHA PARA MANDAR PAGAR OS HOSPITAIS DA IRMÃ/MULHER E FILHA

Quanto mais o ex-governador Arnaldo Melo se mexe, mais ele fede. Melo se melou ainda mais com as últimas declarações.

Arnaldo Melo disse ao EMA, que não destinou aos bancos a consignação descontada na folha de pagamento por falta de recurso.

Ora se os empréstimos foram debitados do pagamento servidores, o dinheiro  descontado deveria ser destinado aos bancos credores.

Cadê o dinheiro que foi descontado dos servidores- 82 milhões ? O desvio deve ser apurado e pode resultar no pedido de prisão de Melo.

Melo não depositou nos bancos credores, mas pagou 50 milhões para hospitais da irmã, esposa, filha em convênios na área de saúde.

Arnaldo Melo é caso para Polícia Federal investigar nos próximos dias. Roseana Sarney fica na alçada do FBI, em caso de extradição.

9 de janeiro de 2015

O BURACO É MAIS EM CIMA : O ROMBO É DE UM BILHÃO E DUZENTOS MILHÕES NAS CONTAS DO GOVERNO DO MARANHÃO

O rombo nas contas do governo do estado do Maranhão é na realidade o dobro do estimado/divulgado- 1,2 bilhão.

O governo deixou de pagar suas obrigações em dezembro, totalizando 600 milhões. Para saldar tem que pagar as prestações vencidas/vincendas.

Deixaram de depositar nas contas dos bancos consignantes/previdência os valores  descontados na folha dos funcionários públicos em dezembro.

As parcelas dos empréstimos 1,5(Banco Americano) e 4,5(BNDES) deveria sem antecipadas para evitar a mora- juros pela demora.

O governo tem de pagar para os bancos os juros e a mora. A soma das parcelas vencidas/vincendas serão honradas para evitar a conhecida "bola de neve".

Tem mistério para entender? Não. Dino já garantiu que pagará os funcionários até o fim de janeiro. O ajuste será no custeio e ordens de pagamentos capciosas.

Dados importante para entender o momento financeiro do governo : a receita para janeiro é de 811 milhões; as despesas de 893. Portanto o défict é de 82 milhões só em janeiro.

Cadê os 2 bilhões que Roseana Sarney e seu xerimbabo, Arnaldo Melo trombetearam? Uma vez um cabra safado me perguntou : César é "quede" ou cadê?

Respondi cadê. O safado pegou na manjuba e disse "tá aqui abestado". Será que Roseana Sarney e seu xerimbabo, Arnaldo Melo pensam que somos otários. 

JEFERSON FECHA A PORTEIRA PARA BANDIDAGEM EM UMA SEMANA : POLICIA "SENTA O DEDO" ACERTA MAIS UM E A POPULAÇÃO APLAUDE

A presença/motivação/eficiência da Polícia Militar do Maranhão tem sido elogiada/aplaudida. A Segurança Pública tem sido rigorosa/atenta na ação contra a bandidagem.

A PM "sentou o dedo"- atirou/acertou - mais um bandido em nova tentativa de assalto a banco. Agora a "saidinha" foi no Banco do Brasil, no Renascença próximo ao Shopping Tropical.

O Choque chegou de forma precisa, firme, impedindo o assalto/fuga derrubando um dos bandidos, que foi transportado na viatura policial para o hospital e posteriormente para cadeia.

A população foi para "a porta da rua", sem cadeira, mas aplaudiu o rigor da ação policial. Jeferson Portela "fechou a porteira"- evitou a fuga - para a bandidagem em uma semana.   

MIOU ? ELISIANE PERDE O PIQUE, LIBERA CANDIDATURA DE WELLINGTON DO CURSO E O CABO CAMPOS DIZ QUE NÃO VOLTA PARA O CANGOTE DE GAMA

A deputada federal Elisiane Gama perdeu o pique eleitoral que tinha como reta de chegada a Prefeitura de São Luís.

Miou a candidatura? Pela cara não resta dúvida. Mas como todas as vezes Gama deve reafirmar veementemente ser candidata.





Elisiane Gama teria analisado uma gama de vetores- reta orientadora - para desistir da candidatura a prefeita da Capital em 2016.

Gama arrefeceu os ânimos após a conversa com o governador Flávio Dino. O que Dino disse para Gama ? Tem espaço para todos?

Dino é régua e compasso de um grupo de promissores políticos. Os dinistas unidos tem perspectiva longa de controle da política local. 

Tolerância/ paciência/ coerência aliados a proposta de alternância são as palavras chaves. Tudo indica o alinhamento de Elisiane Gama.

Qual a senha da desistência? Gama depois de conversar com Dino, estimulou  Wellington do Curso tentar viabilizar-se prefeito da Capital pelo PPS. Missão impossível.



Outro que deixou o cangote(pescoço) de Elisiane Gama foi o Cabo Campos. Campos diz que jamais volta a posição de vice de Elisiane Gama.

Creio que tenha sido a decisão mais acertada de Elisiane Gama. No grupo de Dino tem vaga para todos. Todos são jovens e com futuro promissor.


ENQUANTO DINO REBOLA PARA SALDAR A INADIMPLÊNCIA DO GOVERNO, ROSEANA PIRA NAS BOITES DE MIAMI COM OS DINHEIRO DOS MARANHENSES

Os paparazzi estão de plantão nas casas noturnas/diversões latinas em Miami. Informantes com fontes nos "istaites" revelam que a ex-governadora Roseana Sarney estaria pirando nas boites de Miami.



Quando reconhecida em Miami, Roseana acena e diz com sotaque maroamericano  me ame, me ame. Em Miami ele pode até dizer me ame, mas no Maranhão o sentimento é diferente.

Enquanto ela pira nas boites de Miami, Dino rebola para cobrir o rombo nas contas públicas superior a mais de meio bilhão. Me ame Miami. Essa é a imagem da esbórnia/ irresponsabilidade.  



GOVERNO VAI MOSTRAR COMO RECEBEU O COFRE : APENAS 24 MILHÕES E INADIMPLÊNCIA EM DEZEMBRO ESTIMADA EM MEIO BILHÃO

Roseana Sarney e o seu xerimbabo, Arnaldo Melo antes de deixarem o governo inadimplente em seus compromissos mensais - a dívida estimada referente ao mês de dezembro é de meio bilhão - trombeteou pela mídia que lhe fazia corte/ devia obrigações/ favores comercias que deixavam no caixa 2 bilhões de reais.

Tanto Roseana Sarney quanto o seu xerimbabo, Arnaldo Melo negaram-se a fornecer durante a transição os números negativos sobre as contas públicas. A atitude da dupla de safados indicava a intenção de criar dificuldades à gestão de Flávio Dino. Mas a surpresa foi bem maior do que todos esperavam.

Abertas as contas o Orçamento Público tem apenas 24 milhões de reserva e inadimplência de meio bilhão distribuídas da seguinte forma-  160 milhões relativos ao pagamento de empréstimos descontados em folha/ não repassados as instituições bancárias; 180 milhões recolhidos dos funcionários/ não repassado ao INSS.

O governo não antecipou como é regra a parcela de empréstimo de 1,5 bilhão, no valor de 139 milhões que vence sábado(10). Tem ainda a parcela do empréstimo de 4 bilhões do BNDES estimada em 260 milhões. É conveniente ressaltar que 340 milhões são de dívidas relativas a inadimplência- previdência/consignação - do mês de dezembro.

O governo estadual marcou coletiva para manhã desta sexta-feira(9), no Palácio Henrique de La Roque, onde/quando deverá explicitar os valores encontrados- 24 milhões - e a dívida estimada em mais de meio bilhão. A iniciativa desmascara a farsa de que os cofres públicos estavam abarrotados em 2 bilhões de reais.

POLICIAMENTO OSTENSIVO INIBE AÇÃO DE ARROMBADORES NO CENTRO DA CAPITAL

Acabo de constatar a motivação da Polícia Militar. Telefonei para o 190, informando de mais uma tentativa de arrobamento na minha residência, localizada na Rua do Sol.


A Rotam e mais quatro viaturas da PM cercaram todo o quarteirão em menos de 10 minutos após a chamada. Uma suspeita foi detida e liberada depois dos levantamentos indicarem sua inocência.

O principal problema do Centro da Capital são os "moradores de rua", na sua maioria usuários de crack, que não aceitam hospedagem/alimentação disponibilizada pela Prefeitura de São Luís.

Sem cadastro, procedência/ notícia da vida pregressa os moradores de rua escondem-se no anonimato durante o dia, passam as noites perambulando pelas ruas e telhados dos sobradões.

É importante os levantamentos epigrafados por morador de rua. A ação preventiva poderá tirar das ruas criminosos procurados pela justiça de outros estados, que escolheram "esconderem-se" nas ruas de São Luís.

O GTA poderia "dar umas incertas", principalmente nos fins de semana/ feriados, momento preferido os "poetas amigos do alheio" em "passeios" pelos telhados e quintais dos sobradões.  


Tenho consciência de problemas mais graves na escalada de violência no Maranhão, mas como morador antigo do Centro da Capital apelo por mais ações preventivas/ repressivas nesta área de habitação familiar/ comercial.

8 de janeiro de 2015

SEGURANÇA DE PRONTIDÃO : POLÍCIA CRIVA DE BALA QUATRO ASSALTANTES

Acusados de tentativa de assalto ao Banco Itau(Rua da Paz) tiveram os corpos crivados de bala no confronto com a Polícia Militar.

Os quatro assaltantes tentaram assaltar a Agencia do Banco Itau, na Rua da Paz. Os facínoras fugiram do Centro em duas potentes motos.

Os meliantes pensaram que despistariam os militares e passaram para bordo de um Fiat Línea Placa NWV9263. A PM foi mais inteligente.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar entrou em ação, passou a monitorar os bandidos, que morreram na troca de tiros com os militares.

Este é o primeiro reflexo- prontidão/ eficiência - da relação da PM com o governo de Flávio Dino, que aumentou o efetivo/atenção com a PM. 


  

EDUCAÇÃO/SOLUÇÃO : SELETIVO/CONCURSO

Os primeiros dias do governo Dino provam que o dinamismo/trabalho sério produzem/ produzirão resultados imediatos, a médio e longo prazo.



Pelo andar da carruagem secretário-maracujá- os amarelo/verde por fora e cheio de caroços por dentro- devem penar. Ações/metas programadas tem data para resultados.






Dino quer mudar o vergonhoso nível educacional maranhense. Na primeira semana autorizou seletivo para a contratação imediata de mil professores. 



O concurso- 6 mil vagas - está previsto para agosto/2015. Seletivo/concurso são ações que objetivam a melhora dos índices da Educação no Maranhão. 



A eleição para diretores/adjuntos das escolas já tem regras/ requisitos/prazos. A medida liberta a educação das seculares algemas políticas, que vitimizava o desempenho de alunos/professores.



É assim : se estiver certo, divulgo, aplaudo, estando errado denunciou, critico. É desta forma que faremos a mudança nos meios mediáticos maranhenses. Dois pesos, mas sem extorsão.   


DINO EDUCAÇÃO : SEM VIOLÃO, MAS AFINADO COM A REALIDADE/ANSEIOS

O governador Flávio Dino visitou o CEM- Centro Ensino Médio Marcelino Champgnat - onde funcionava o Colégio Maristas.

Foto - Governador visita escola de tempo integral que deverá ter mais vagas (4)

Dino apesar da emoção- ele estudou "toda a vida" nos Maristas - de voltar ao local das fundamentais aprendizagens afinou com a razão.

Dino quer garantir que na volta as aulas, os alunos das escolas públicas tenham o necessário convívio com todos professores/ de todas disciplinas.

"A meta é a realização de concursos para eliminar o deficit de professores na rede publica estadual de ensino", disse o governador Flávio Dino 

Sem violão, afinado com a realidade/anseios, Dino ensina : tem tempo para tudo, tempo para trabalhar, dia para trabalhar, mês para trabalhar, ano para trabalhar, mandato para trabalhar.(Capítulo I, Versículo da Primeira Semana, do Livro de Trabalho).  

Qual a diferença entre a gatinha manhosa e o dinamismo de Dino? A gatinha manhosa acordava depois das 12, despachava após as 18 horas e jogava até o amanhecer. Dino é dinamismo. "Simples assim".

Vale a pena ver de novo ? Não. Todavia é preciso mostrar a diferença entre o trabalho sério e o "faz de conta". Governo não é ribalta. Governo é local de trabalho. Era isso que faltava : trabalho.

DINO ESPANTA OS URUBUS E AS GRALHAS : DINAMISMO/AÇÕES MARCAS DA PRIMEIRA SEMANA

Flávio Dino repete desde a campanha que o Maranhão tem pressa- precisa superar urgentemente os péssimos indicadores em todas as áreas.

Dino acorda as 6, dorme depois da 22 horas. Dino não vara as madrugadas jogando baralho. Dino tem a motivação e não a corrupção como foco.

A primeira semana do governo Dino tem como marcas o dinamismo/ ações  voltadas para os municípios com menores índices de desenvolvimento.

As principais ações afirmativas são a entrega de kits agricultura que não cabem em uma sacola- trator/grade/aradora/carreta- para 20 municípios maranhenses.

O governador Flávio Dino não pensa como Carcará- pega/mata/come. Dino tem certeza de que o "povo do Maranhão não gosta de morar em casa de joão de barro- palha/barro".


Dino assinou contrato com a CEF que prevê até março, o início da construção de 100 casas, nos 3 municípios com menor IDH. Outros 27 serão beneficiados até o final de 2015.

As ações voltadas para os municípios incluem Termo de Cooperação Parceria com o Programa Nacional de Habitação Rural, beneficiando 30 municípios com o menor IDH do estado.

A evidente motivação do governador estende-se por toda sua equipe de governo. Dino sempre que usa as redes sociais diz " o nosso governo ". Portanto todos podem opinar/divergir/dar sugestões.

A velocidade no primeiro voo do "Falcão Peregrino" espanta urubus e gralhas que apostam na inércia/ mesmice/ corrupção/ incompetência dos governos anteriores.

Da-lhe Dino.


  

7 de janeiro de 2015

NOVO COMANDO : "O GRUPO SARNEY ACABOU, MAS FAÇO PARTE DE UM NÚCLEO LIDERADO PELO DEPUTADO SARNEY FILHO"(ADRIANO SARNEY)

Acostumado a deambular pela Riviera Francesa onde passou 12 anos, o deputado estadual de proveta Adriano Sarney deu umas bandas pela redação do Estado do Maranhão, o EMA.


Adriano Sarney disse no Ema :  "com o fim do mandato de Roseana Sarney e aposentadoria do senador Sarney o grupo Sarney acabou". O herdeiro natural diz que o "império caiu do céu de brigadeiro"?


Só os bobos acreditam/ aceitam a versão dos que se fingem de mortos para enrabar os coveiros. Adriano Sarney orientado pelo pai, Sarney Filho aposenta a irmã : "com o fim do mandato de Roseana Sarney acabou o alinhamento".

                            Sarney em série.
Zequinha nas entrelinhas pronunciadas por Adriano, assume o comando do neosarneísmo. Adriano arremata forte e faz o chamamento : "faço parte de um núcleo que tem como liderança natural o deputado Sarney Filho.


Zequinha Sarney nunca digeriu a derrota dentro da família. Sarney deu o cetro a Roseana em 1994. Pesquisas na época indicavam a péssima reputação do deputado federal Sarney Filho- playboy/ beberrão/ irresponsável/ faltoso.

Adriano Sarney soa falso até no nome- o playboy internacional foi batizado como José Sarney Neto - mudou para não assimilar sua imagem ao do primo beberão Sarney Neto.


O que restou do sarneísmo : um bêbado e um equilibrista. Se botar chapéu/bigode em Adriano(Sarney Neto) lembra Carlito. Zequinha tirou o bigode, todavia é a imagem do "bêbado com chapéu gordo".

"A esperança é equilibrista e sabe que o show de todo artista tem de continuar". Isso não é só jogo de cena. Zequinha Sarney até hoje articula bem com Zé Reinaldo.

Leiam, guardem e depois me cobrem ou paguem.