9 de janeiro de 2015

O BURACO É MAIS EM CIMA : O ROMBO É DE UM BILHÃO E DUZENTOS MILHÕES NAS CONTAS DO GOVERNO DO MARANHÃO

O rombo nas contas do governo do estado do Maranhão é na realidade o dobro do estimado/divulgado- 1,2 bilhão.

O governo deixou de pagar suas obrigações em dezembro, totalizando 600 milhões. Para saldar tem que pagar as prestações vencidas/vincendas.

Deixaram de depositar nas contas dos bancos consignantes/previdência os valores  descontados na folha dos funcionários públicos em dezembro.

As parcelas dos empréstimos 1,5(Banco Americano) e 4,5(BNDES) deveria sem antecipadas para evitar a mora- juros pela demora.

O governo tem de pagar para os bancos os juros e a mora. A soma das parcelas vencidas/vincendas serão honradas para evitar a conhecida "bola de neve".

Tem mistério para entender? Não. Dino já garantiu que pagará os funcionários até o fim de janeiro. O ajuste será no custeio e ordens de pagamentos capciosas.

Dados importante para entender o momento financeiro do governo : a receita para janeiro é de 811 milhões; as despesas de 893. Portanto o défict é de 82 milhões só em janeiro.

Cadê os 2 bilhões que Roseana Sarney e seu xerimbabo, Arnaldo Melo trombetearam? Uma vez um cabra safado me perguntou : César é "quede" ou cadê?

Respondi cadê. O safado pegou na manjuba e disse "tá aqui abestado". Será que Roseana Sarney e seu xerimbabo, Arnaldo Melo pensam que somos otários. 

JEFERSON FECHA A PORTEIRA PARA BANDIDAGEM EM UMA SEMANA : POLICIA "SENTA O DEDO" ACERTA MAIS UM E A POPULAÇÃO APLAUDE

A presença/motivação/eficiência da Polícia Militar do Maranhão tem sido elogiada/aplaudida. A Segurança Pública tem sido rigorosa/atenta na ação contra a bandidagem.

A PM "sentou o dedo"- atirou/acertou - mais um bandido em nova tentativa de assalto a banco. Agora a "saidinha" foi no Banco do Brasil, no Renascença próximo ao Shopping Tropical.

O Choque chegou de forma precisa, firme, impedindo o assalto/fuga derrubando um dos bandidos, que foi transportado na viatura policial para o hospital e posteriormente para cadeia.

A população foi para "a porta da rua", sem cadeira, mas aplaudiu o rigor da ação policial. Jeferson Portela "fechou a porteira"- evitou a fuga - para a bandidagem em uma semana.   

MIOU ? ELISIANE PERDE O PIQUE, LIBERA CANDIDATURA DE WELLINGTON DO CURSO E O CABO CAMPOS DIZ QUE NÃO VOLTA PARA O CANGOTE DE GAMA

A deputada federal Elisiane Gama perdeu o pique eleitoral que tinha como reta de chegada a Prefeitura de São Luís.

Miou a candidatura? Pela cara não resta dúvida. Mas como todas as vezes Gama deve reafirmar veementemente ser candidata.





Elisiane Gama teria analisado uma gama de vetores- reta orientadora - para desistir da candidatura a prefeita da Capital em 2016.

Gama arrefeceu os ânimos após a conversa com o governador Flávio Dino. O que Dino disse para Gama ? Tem espaço para todos?

Dino é régua e compasso de um grupo de promissores políticos. Os dinistas unidos tem perspectiva longa de controle da política local. 

Tolerância/ paciência/ coerência aliados a proposta de alternância são as palavras chaves. Tudo indica o alinhamento de Elisiane Gama.

Qual a senha da desistência? Gama depois de conversar com Dino, estimulou  Wellington do Curso tentar viabilizar-se prefeito da Capital pelo PPS. Missão impossível.



Outro que deixou o cangote(pescoço) de Elisiane Gama foi o Cabo Campos. Campos diz que jamais volta a posição de vice de Elisiane Gama.

Creio que tenha sido a decisão mais acertada de Elisiane Gama. No grupo de Dino tem vaga para todos. Todos são jovens e com futuro promissor.


ENQUANTO DINO REBOLA PARA SALDAR A INADIMPLÊNCIA DO GOVERNO, ROSEANA PIRA NAS BOITES DE MIAMI COM OS DINHEIRO DOS MARANHENSES

Os paparazzi estão de plantão nas casas noturnas/diversões latinas em Miami. Informantes com fontes nos "istaites" revelam que a ex-governadora Roseana Sarney estaria pirando nas boites de Miami.



Quando reconhecida em Miami, Roseana acena e diz com sotaque maroamericano  me ame, me ame. Em Miami ele pode até dizer me ame, mas no Maranhão o sentimento é diferente.

Enquanto ela pira nas boites de Miami, Dino rebola para cobrir o rombo nas contas públicas superior a mais de meio bilhão. Me ame Miami. Essa é a imagem da esbórnia/ irresponsabilidade.  



GOVERNO VAI MOSTRAR COMO RECEBEU O COFRE : APENAS 24 MILHÕES E INADIMPLÊNCIA EM DEZEMBRO ESTIMADA EM MEIO BILHÃO

Roseana Sarney e o seu xerimbabo, Arnaldo Melo antes de deixarem o governo inadimplente em seus compromissos mensais - a dívida estimada referente ao mês de dezembro é de meio bilhão - trombeteou pela mídia que lhe fazia corte/ devia obrigações/ favores comercias que deixavam no caixa 2 bilhões de reais.

Tanto Roseana Sarney quanto o seu xerimbabo, Arnaldo Melo negaram-se a fornecer durante a transição os números negativos sobre as contas públicas. A atitude da dupla de safados indicava a intenção de criar dificuldades à gestão de Flávio Dino. Mas a surpresa foi bem maior do que todos esperavam.

Abertas as contas o Orçamento Público tem apenas 24 milhões de reserva e inadimplência de meio bilhão distribuídas da seguinte forma-  160 milhões relativos ao pagamento de empréstimos descontados em folha/ não repassados as instituições bancárias; 180 milhões recolhidos dos funcionários/ não repassado ao INSS.

O governo não antecipou como é regra a parcela de empréstimo de 1,5 bilhão, no valor de 139 milhões que vence sábado(10). Tem ainda a parcela do empréstimo de 4 bilhões do BNDES estimada em 260 milhões. É conveniente ressaltar que 340 milhões são de dívidas relativas a inadimplência- previdência/consignação - do mês de dezembro.

O governo estadual marcou coletiva para manhã desta sexta-feira(9), no Palácio Henrique de La Roque, onde/quando deverá explicitar os valores encontrados- 24 milhões - e a dívida estimada em mais de meio bilhão. A iniciativa desmascara a farsa de que os cofres públicos estavam abarrotados em 2 bilhões de reais.

POLICIAMENTO OSTENSIVO INIBE AÇÃO DE ARROMBADORES NO CENTRO DA CAPITAL

Acabo de constatar a motivação da Polícia Militar. Telefonei para o 190, informando de mais uma tentativa de arrobamento na minha residência, localizada na Rua do Sol.


A Rotam e mais quatro viaturas da PM cercaram todo o quarteirão em menos de 10 minutos após a chamada. Uma suspeita foi detida e liberada depois dos levantamentos indicarem sua inocência.

O principal problema do Centro da Capital são os "moradores de rua", na sua maioria usuários de crack, que não aceitam hospedagem/alimentação disponibilizada pela Prefeitura de São Luís.

Sem cadastro, procedência/ notícia da vida pregressa os moradores de rua escondem-se no anonimato durante o dia, passam as noites perambulando pelas ruas e telhados dos sobradões.

É importante os levantamentos epigrafados por morador de rua. A ação preventiva poderá tirar das ruas criminosos procurados pela justiça de outros estados, que escolheram "esconderem-se" nas ruas de São Luís.

O GTA poderia "dar umas incertas", principalmente nos fins de semana/ feriados, momento preferido os "poetas amigos do alheio" em "passeios" pelos telhados e quintais dos sobradões.  


Tenho consciência de problemas mais graves na escalada de violência no Maranhão, mas como morador antigo do Centro da Capital apelo por mais ações preventivas/ repressivas nesta área de habitação familiar/ comercial.

8 de janeiro de 2015

SEGURANÇA DE PRONTIDÃO : POLÍCIA CRIVA DE BALA QUATRO ASSALTANTES

Acusados de tentativa de assalto ao Banco Itau(Rua da Paz) tiveram os corpos crivados de bala no confronto com a Polícia Militar.

Os quatro assaltantes tentaram assaltar a Agencia do Banco Itau, na Rua da Paz. Os facínoras fugiram do Centro em duas potentes motos.

Os meliantes pensaram que despistariam os militares e passaram para bordo de um Fiat Línea Placa NWV9263. A PM foi mais inteligente.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar entrou em ação, passou a monitorar os bandidos, que morreram na troca de tiros com os militares.

Este é o primeiro reflexo- prontidão/ eficiência - da relação da PM com o governo de Flávio Dino, que aumentou o efetivo/atenção com a PM. 


  

EDUCAÇÃO/SOLUÇÃO : SELETIVO/CONCURSO

Os primeiros dias do governo Dino provam que o dinamismo/trabalho sério produzem/ produzirão resultados imediatos, a médio e longo prazo.



Pelo andar da carruagem secretário-maracujá- os amarelo/verde por fora e cheio de caroços por dentro- devem penar. Ações/metas programadas tem data para resultados.






Dino quer mudar o vergonhoso nível educacional maranhense. Na primeira semana autorizou seletivo para a contratação imediata de mil professores. 



O concurso- 6 mil vagas - está previsto para agosto/2015. Seletivo/concurso são ações que objetivam a melhora dos índices da Educação no Maranhão. 



A eleição para diretores/adjuntos das escolas já tem regras/ requisitos/prazos. A medida liberta a educação das seculares algemas políticas, que vitimizava o desempenho de alunos/professores.



É assim : se estiver certo, divulgo, aplaudo, estando errado denunciou, critico. É desta forma que faremos a mudança nos meios mediáticos maranhenses. Dois pesos, mas sem extorsão.   


DINO EDUCAÇÃO : SEM VIOLÃO, MAS AFINADO COM A REALIDADE/ANSEIOS

O governador Flávio Dino visitou o CEM- Centro Ensino Médio Marcelino Champgnat - onde funcionava o Colégio Maristas.

Foto - Governador visita escola de tempo integral que deverá ter mais vagas (4)

Dino apesar da emoção- ele estudou "toda a vida" nos Maristas - de voltar ao local das fundamentais aprendizagens afinou com a razão.

Dino quer garantir que na volta as aulas, os alunos das escolas públicas tenham o necessário convívio com todos professores/ de todas disciplinas.

"A meta é a realização de concursos para eliminar o deficit de professores na rede publica estadual de ensino", disse o governador Flávio Dino 

Sem violão, afinado com a realidade/anseios, Dino ensina : tem tempo para tudo, tempo para trabalhar, dia para trabalhar, mês para trabalhar, ano para trabalhar, mandato para trabalhar.(Capítulo I, Versículo da Primeira Semana, do Livro de Trabalho).  

Qual a diferença entre a gatinha manhosa e o dinamismo de Dino? A gatinha manhosa acordava depois das 12, despachava após as 18 horas e jogava até o amanhecer. Dino é dinamismo. "Simples assim".

Vale a pena ver de novo ? Não. Todavia é preciso mostrar a diferença entre o trabalho sério e o "faz de conta". Governo não é ribalta. Governo é local de trabalho. Era isso que faltava : trabalho.

DINO ESPANTA OS URUBUS E AS GRALHAS : DINAMISMO/AÇÕES MARCAS DA PRIMEIRA SEMANA

Flávio Dino repete desde a campanha que o Maranhão tem pressa- precisa superar urgentemente os péssimos indicadores em todas as áreas.

Dino acorda as 6, dorme depois da 22 horas. Dino não vara as madrugadas jogando baralho. Dino tem a motivação e não a corrupção como foco.

A primeira semana do governo Dino tem como marcas o dinamismo/ ações  voltadas para os municípios com menores índices de desenvolvimento.

As principais ações afirmativas são a entrega de kits agricultura que não cabem em uma sacola- trator/grade/aradora/carreta- para 20 municípios maranhenses.

O governador Flávio Dino não pensa como Carcará- pega/mata/come. Dino tem certeza de que o "povo do Maranhão não gosta de morar em casa de joão de barro- palha/barro".


Dino assinou contrato com a CEF que prevê até março, o início da construção de 100 casas, nos 3 municípios com menor IDH. Outros 27 serão beneficiados até o final de 2015.

As ações voltadas para os municípios incluem Termo de Cooperação Parceria com o Programa Nacional de Habitação Rural, beneficiando 30 municípios com o menor IDH do estado.

A evidente motivação do governador estende-se por toda sua equipe de governo. Dino sempre que usa as redes sociais diz " o nosso governo ". Portanto todos podem opinar/divergir/dar sugestões.

A velocidade no primeiro voo do "Falcão Peregrino" espanta urubus e gralhas que apostam na inércia/ mesmice/ corrupção/ incompetência dos governos anteriores.

Da-lhe Dino.


  

7 de janeiro de 2015

NOVO COMANDO : "O GRUPO SARNEY ACABOU, MAS FAÇO PARTE DE UM NÚCLEO LIDERADO PELO DEPUTADO SARNEY FILHO"(ADRIANO SARNEY)

Acostumado a deambular pela Riviera Francesa onde passou 12 anos, o deputado estadual de proveta Adriano Sarney deu umas bandas pela redação do Estado do Maranhão, o EMA.


Adriano Sarney disse no Ema :  "com o fim do mandato de Roseana Sarney e aposentadoria do senador Sarney o grupo Sarney acabou". O herdeiro natural diz que o "império caiu do céu de brigadeiro"?


Só os bobos acreditam/ aceitam a versão dos que se fingem de mortos para enrabar os coveiros. Adriano Sarney orientado pelo pai, Sarney Filho aposenta a irmã : "com o fim do mandato de Roseana Sarney acabou o alinhamento".

                            Sarney em série.
Zequinha nas entrelinhas pronunciadas por Adriano, assume o comando do neosarneísmo. Adriano arremata forte e faz o chamamento : "faço parte de um núcleo que tem como liderança natural o deputado Sarney Filho.


Zequinha Sarney nunca digeriu a derrota dentro da família. Sarney deu o cetro a Roseana em 1994. Pesquisas na época indicavam a péssima reputação do deputado federal Sarney Filho- playboy/ beberrão/ irresponsável/ faltoso.

Adriano Sarney soa falso até no nome- o playboy internacional foi batizado como José Sarney Neto - mudou para não assimilar sua imagem ao do primo beberão Sarney Neto.


O que restou do sarneísmo : um bêbado e um equilibrista. Se botar chapéu/bigode em Adriano(Sarney Neto) lembra Carlito. Zequinha tirou o bigode, todavia é a imagem do "bêbado com chapéu gordo".

"A esperança é equilibrista e sabe que o show de todo artista tem de continuar". Isso não é só jogo de cena. Zequinha Sarney até hoje articula bem com Zé Reinaldo.

Leiam, guardem e depois me cobrem ou paguem.


DINO DESMONTA FACTOIDE MIRANTEANO/CARIDOSO SOBRE COMPRA DE ALIMENTOS PARA RESIDENCIAS OFICIAIS

O governador Flávio Dino em consonância com a coerência que lhe é própria respondeu, desmontando factoide miranteano/caridoso, que atribuía a atual gestão escolha/pregão/licitação/ fartura de gêneros alimentícios para as residências oficiais- governador/vice.

Um dos filhos de Luís Caridoso, Yuri Almeida dono do Blog Atual7 orquestrou a patranha(mentira). O pai, Luís Caridoso de forma cretina omitiu a data da escolha dos itens/ pregão/ licitação/ gestão- 2 de dezembro de 2014. Portanto ainda no governo de Roseana Sarney.  

"Caridosos&Miranteanos" estão insatisfeito com Dino, que não  lhes dá espaço/ permite/ patrocina/ colabora/ relaciona/ submete o governo, ou seus membros à práticas extorsivas/ achaques/ pressão/ barganhas que os alimentou em luxos/ luxúria/ e muito dinheiro por vários anos.

O blogueiro Marcos D'eça participa da "orquestração gastronômica caridosa" e diz que o atual Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares foi quem supervisionou o fantasioso "cardápio opíparo", durante o período que chefiou a transição. Mas como supervisionar sem ser membro do governo da Sarney?

Deça editor de política do EMA noticiou  no fim de semana, que Dino/Brandão continuavam a frequentar os mesmos restaurantes para manter o contato/evidência. No sábado era demagogia, agora é repetição dos mesmos erros? Percebe-se a contradição entre a matéria no EMA e a postagem no blog.

O Blog do Cesar Bello fez a postagem na noite de terça(6), com número(66)/ ano do pregão(2014)/ gestão(Roseana Sarney)/ nome de quem assina(Ronaldo Rego), sugerindo ao governador acabar com a mordomia absurda, que afronta de 2 milhões de maranhenses em petição de miséria.

Dino afirmou que não vai homologar nos termos atuais a compra dos gêneros alimentícios. Ótimo, mas penso que seria exemplar o governador Flávio Dino continuar custear a alimentação familiar, deixando previsão orçamentária suficiente para as relações institucionais/ festivas do governo. 

A fome do povo é muita. Não dá para comer um grão de arroz sem pensar na fome/ miséria de 2 milhões de maranhenses. Não esqueço a  reportagem do Fantástico onde uma criança maranhense diz sorrindo, com orgulho : " eu aguento fome".