16 de janeiro de 2015

DINO BOTA FAMÍLIA ITAPARY PARA TRABALHAR

Joaquim Itapary, Benedito Buzar e as respectivas famílias sempre tiveram/ mantiveram no período de mando/desmando de Sarney as melhores sinecuras no quadro funcional do estado. Qual o motivo dos privilégios?

Itapary/Buzar eram os principais vassalos de José Sarney. Quando Sarney rompia com os governadores Itapary gestava artigos, Buzar fazia o fuxico, defenestrando os adversários do morubixaba.


Itapary, o "Tamanduá" pariu a crônica "Quando as Flores Começam a Murchar" e Sarney assinou. Era uma critica ao então governador Pedro Neiva de Santana, que rompera com o senador José Sarney em 1972.


O ex-governador Pedro Neiva já estava velho, enrugado, careca, caquético e seu filho, Jaime Santana, o "Jaiminho" que aposentou-se pela Caema, era quem de fato governava o Maranhão.

Itapary usou o título do livro "A Dança dos Chimpanzés" do jornalista Dino Segre,  conhecido pelo pseudônimo Pitigrili para provocar o governador Nunes Freire, que  também rompeu com Sarney em 1976.


Nunes Freire era negro. Freire passou todo o governo sendo subliminarmente alcunhado de "macaco" pelo jornal da família Sarney "O Estado do Maranhão". Até hoje Marcelo Itapary, filho de Joaquim é o advogado do EMA.

A Dança dos Chimpanzés

Itapary voltou a produção bissexta- de quatro em quatro anos - com o artigo "João Caramuru o Governador Incendiário", quando Sarney rompeu com João Castelo em 1982. Castelo havia sido gerente de uma Agência do Basa que incendiou.

Resultado de imagem para joão castelo

Itapary parou em 1986, quando Luís Rocha também rompeu com Sarney. Rocha foi alcunhado em artigo "Lóia, Régua e Compasso da Paranoia". Rocha dizia com a língua no palato "Sarney é minha régua e meu compasso".


Itapary voltou a parir artigos contra governadores depois dos 15 anos de governo de Roseana Sarney. Motivo? Sua filha, Márcia Itapary que autodenominou de "festeira", distribuindo vários outdoors em São Luís também foi demitida da EMAP.


Márcia Itapary, a "festeira" estava há 15 anos na EMAP sem trabalhar/ com gordo salário. A dondoca armou vários barracos na disputa pelo amor do cantor de Axé, Pepê Junior. Do outro lado a filha de um apresentador de televisão. Tudo Ka bi de.

O Maranhão despertou com Dino. Dino não vai murchar. Acabou o fuxico, a difamação, o baronato dos Itapary. Para as previsões de Buzar e o aborto verbal de Itapary, Vladimir Maiakóvki :

DESPERTAR É PRECISO

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.

Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.


20 comentários:

  1. Excelente explanação. Foi um tapa de luvas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:26

    Obrigado rafa. essa é a história da política maranhense que eles querem apagar. Vitorino freire consegui apagar os rastros das negociatas e malfeitos, mas o jornalista Erasmo Dias não se calou. Eras dias e Noites de

    ResponderExcluir
  3. Muito boa! O Maranhão mudou! Adeus Sarneysada!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:06

    César,belo comentário,não sei se a filha festeira também era da EMAP mas, pelo artigo,ele se referia à Sra.Renata,do departamento financeiro,casada com um filho do "culto"J.Itapary.Nesse Maranhão,já teve muita putaria;o irmão dele(não lembro o nome);Cafeteira o colocou DOIS DIAS como Secretário da Fazenda,somente para o mesmo se aposentar como Secretário.Na época a lei permitia.Ah!Trata-se de Renata Casal Itapary(EMAP),filha de Fernando Casal que,os postos de gasolina, SEMPRE foram credenciados por órgãos do governo estadual.Se eu estiver errado,por favor corrija-me!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:06

    Junto a Itaparizada Abusada. Esses Joaquins tem uma coisa em comum: são imortais e morrem por Sarney. Manda Itapary para quem o pariu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:00

      Por que você não vai pra puta que o pariu? ��

      Excluir
  6. Anônimo18:23

    Vc está certo. É a Renata. Mas fontes irfoam que a festeira também tinha boquinha na EMAP.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19:17

    Espetacular! isto é pra quem conhece a verdadeira história do Maranhão.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19:21

    Tem mais. Eles pensam que vão repetir o que fizeram com todos ex-governadores que não rezaram na sua cartilha. Dino está certo em usar diariamente as redes sociais para esclarecer, desmentir. Dino e sua equipe tem disposição, dinamismo. Não ficará nenhuma insinuação sem resposta.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo22:43

    PARABÉNS... ESSA É A VERDADEIRA HISTÓRIA. CÉSAR BELO. SINTO ORGULHO DE SER SEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo00:20

    Eu me sinto orgulhoso em mostrar o passado destas figuras, que durante meio século desgraçaram o Maranhão e a vida daqueles que ousaram ser contrários ao mando/quero/faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esa é verdadeira história da política dos sarneys e suas aves de rapina no Maranhão

      Excluir
    2. esa é verdadeira história da política dos sarneys e suas aves de rapina no Maranhão

      Excluir
    3. esa é verdadeira história da política dos sarneys e suas aves de rapina no Maranhão

      Excluir
  11. Gerson08:55

    lucidez,conhecimento e perspicácia .Bellissimo seu conhecimento sobre as entranhas carcomidas do nosso estado.O crororô dos donatários do antigo feudo;estão apavorados.itaparis,murads,dualibes,ferreiras,vieiras,buzar,abreus,e tantos outros bichos preguiça.

    ResponderExcluir
  12. Eduardo Wood09:01

    Bello, não adianta tirar uns para colocar os "seus". Dino tem que dá um passo adiante e determinar a abertura de concurso para a Emap. Coisa que, diga-se, nem o Jackson Lago fez. Caso contrário, mantêm-se os mesmos privilégios com outros "eleitos".

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:26

    Eduardo creio que está estrutura feudal da EMAP seja totalmente modificada. Vamos aguardar, fiscalizar para ver os resultados. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:29

    Acorda Governador!

    A família Duailibe continua com os cargos comissionados.

    Por exemplo, GILVANA DUAILIBE FERREIRA está lotada na Secretaria de Gestão e Previdência, porém é ficha suja e jamais poderia continuar no cargo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21:24

    Caríssima Lígia,
    Muito bom seu texto: literária e politicamente. Sendo de Caxias, porém, devo dizer para você que os que votaram e nutrem esperanças em Dino (não me incluo!) precisam estar bem atentos pois gente como os Temas (Tuntum), os Macedos (D. Pedro), os Pereiras (Matões), os Coutinhos (Caxias)etc -- garantidores de Dino --, serão os próximos a ocuparem esses privilégios.Francinaldo Morais, professor de História.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:27

    Caríssimo César Bello,
    Muito bom seu texto: literária e politicamente. Sendo de Caxias, porém, devo dizer para você que os que votaram e nutrem esperanças em Dino (não me incluo!) precisam estar bem atentos pois gente como os Temas (Tuntum), os Macedos (D. Pedro), os Pereiras (Matões), os Coutinhos (Caxias)etc -- garantidores de Dino --, serão os próximos a ocuparem esses privilégios. Francinaldo Morais, professor de História. [peço que desconsidere o anterior]

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...