28 de dezembro de 2014

PERSPECTIVA DO GRUPO SARNEY 2015/2016/2017/2018 : DERRUBAR HOLANDA NA CAPITAL(2016) PARA VOLTAR AO GOVERNO DO ESTADO(2018)

O tuxaua José Sarney está velho para as delícias das atividades físicas. Todavia é um menino travesso, quando importa pensar política com progressão para as eleições de 2016/2018.


Não é a toa a sistemática campanha que induz a erros a população sobre a gestão do prefeito da Capital, Holanda Junior. Sarney teme a chegada da "Primavera" em todo o Maranhão.


As próximas eleições nos 217 municípios do Maranhão é enterro definitivo o grupo Sarney? Sarney quer derrubar Holanda Junior na Capital em 2016, para tentar voltar ao governo em 2018.


Edvaldo Holanda Junior tem trabalhado como "filho de déus"- com honestidade, sem alarde eleitoreiro, demagogia próprias de campanha. Holanda desceu do palanque há tempo.


Encontrei Holanda Junior e sua equipe no Bairro do São Cristóvão, precisamente na Rua 2 em rotina de trabalho. Vi/ouvi a população em diálogo com o prefeito. Muitos pediam para fotografar.

Aonde está está rejeição 71%? É fabricada com base na velha tese : "repetir a mentira mil vezes para virar verdade". Holanda tem que repetir mil vezes a verdade para desmascarar a mentira e os mentirosos.    

                                          Holanda Junior, o popular "Casão" e Chaguinha.

27 de dezembro de 2014

BREVE RETROSPECTIVA/PERSPECTIVA DOS GRUPOS POLÍTICOS NO MARANHÃO

O forasteiro Vitorino Freire comandou por 24 anos o Maranhão. Contudo foi diuturnamente contestado, conseguindo por tráfico de influência no Palácio do Catete- Presidência - acabar com a briga pelo bastão do poder "jogado pra muro", por Benedito Leite, que liderou inconteste por 12 anos. 


O ilustre jornalista morreu em Eyres-Mocube, uma pequena/pacata comuna francesa sem deixar herdeiros políticos no Maranhão. Urbano Santos chega ao governo(1918), em seguida elege governador o genro Magalhães de Almeida(1926), atiçando a briga pelo bastão do poder jogado por Benedito Leite.


Paulo Ramos ensaiou ainda que como interventor, ser a autêntica liderança no início dos anos 40. Clodomir Cardoso, Clodomir Milet, Henrique La Roque tiveram papel histórico. Mas foi o jovem José Sarney que enxotou Vitorino Freire do poder.


Instalado no poder Sarney repetiu a progressão geométrica(em dobro sucessivamente) de mando: Benedito Leite 12 anos; Vitorino Freire 24 anos e Sarney 48 anos. Qual a perspectiva de Dino?


Benedito Leite chegou ao poder pelas "mãos de gente",Vitorino Freire por culpa de "uma enchente". José Sarney foi escolhido por uma geração- a dos poetas - como o jabuti para ficar no alto das frondosas árvores do Palácio dos Leões. 


Dino é fruto do hercúleo esforço de várias gerações- a esquecida na poeira do tempo do beneditismo, a surrada em praça pública pelo vitorinismo, a tolhida na alcova do poder pelo sarneísmo. 


Dino tem um grupo de jovens/promissores políticos que pode reversar o bastão do poder nos próximos 100 anos- é a tendência justificada pela histórica progressão geométrica. Entenda-se o reversamento como prática de alternância originada/estimulada pelo dinismo.

Nas postagens seguintes analiso o potencial de cada um destes jovens atores políticos. Todos devem se reversar no comando do Governo, Senado, Prefeitura e na Câmara dos Deputados/Assembleia Legislativa.

A engrenagem é nova/competente/ficha limpa e vai transformar o Maranhão no Estado mais desenvolvido da República Federativa Brasileira. Começo pelo mais promissor dos coadjuvantes do grupo de Flávio Dino: Edvaldo Holanda Junior.

26 de dezembro de 2014

MORDENDO ÁGUA E EMPURRANDO BÊBADO EM LADEIRA : VEREADORES DE CURURUPU QUEREM TRABALHAR UMA VEZ POR SEMANA E AOS SÁBADOS

Os vereadores de Cururupu dão a receita para a mudança nos parlamentos municipais. Encabeçados por "Luca Maluco", Kátima Belém, a "Katita", Antônio Filho, o "Moleza" e Ascaridil, o "Remédio Prá Verme" os edis decidiram que as sessões na Câmara de Vereadores só acontecerá aos sábados.


Qual o motivo? Luca Maluco, Kátima Katita, Antônio Moleza e Ascaridil são funcionários públicos lotados nas secretarias de Educação/ Saúde e Tribunal de Justiça. Todos se seguram com os pés(nos cargos públicos) e mordem com os bicos(exercícios da vereança). A lei impõe licença sem vencimentos dos cargos públicos para o exercício da vereança, quando os horários são incompatíveis.

Ocorre que Luca Maluco, Kátima Katita, Antônio Moleza e Ascaridil não querem perder as respectivas remunerações/estabilidades funcionais. As sessões nos sábados evita a possibilidade de choque nos horários.

Todos os vereadores epigrafados sangram em 4 mil reais/mês os cofres do Município de Cururupu e ainda recebem pelo Estado. Os outros vereadores votaram favorável pelo tradicional espírito corporativo, que move os parlamentos brasileiros.


Fontes "bem amadas" informam que na negociata, o vereador Luca Maluco interrompeu a "ordem do dia", tomou a pauta do Secretário da Mesa Diretora e adiou todas votações até a aprovação da imoralidade- sessão uma vez por semana e aos sábados". Os Carvalhos(Wilson/Eric) tocam fogo de longe, para ver o mar pegar fogo e eles comerem peixe frito.

Luca Maluco é o mentor intelectual da sinecura. Segundo fontes policiais, Luca Maluca foi alcunhado de doidão por causa de uns tubos de "lança-perfume". Coisas do passado que afloram em momentos de exposição. Contudo nada ficou provado contra Luca Maluco. Seria bom que o Ministério Público tomasse as providências legais. Afinal uma Lei Municipal não pode de sobrepor a Constituição Federal. 


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...