20 de dezembro de 2014

DINO SOBRE A PENSÃO VITALÍCIA PARA EX-GOVERNADORA ROSEANA SARNEY : "NÃO SEI, ACHO QUE NÃO CONTINUA, VAMOS ANALISAR"

O governador Flávio Dino foi diplomado na noite de sexta-feira(19). A diplomação tinha o carimbo do TRE-MA, contudo as formalidades legais/pompa comum as Cortes, circunstâncias judiciais foram ofuscadas pela presença maciça da classe política.

O Cerimonial do TRE-MA cometeu um gafe imposta pelo protocolo. Dino foi o primeiro a falar- discurso sereno/ firme/ com improvisos bem articulados. Em seguida o desembargador Sobrinho falou para uma plateia de costas, com vistosas gravatas vermelhas.


Perguntei ao governador : "a pensão da ex-governadora Roseana Sarney requerida/deferida em 48 horas vai continuar? Dino respondeu : "Não sei, acho que não, vamos analisar". A resposta obedece a formação jurídica- não atropelar os procedimentos/ instâncias/decisões.

Aposto como Dino detona. Depois de tomar as medidas legais para revogar a pensão imoral/ilegal, Dino deverá aguardar a decisão dos Tribunais Superiores e eliminar a prebenda- aquilo que o Estado paga aos particulares pelos serviços prestados.   

19 de dezembro de 2014

PENSÃO E PETROLÃO : ROSEANA SARNEY MAIS SUJA DO QUE PAU DE GALINHEIRO

A ex-governadora Roseana Sarney termina o ano de bolso cheio/aposentada/família arrumada/viagem marcada para Flórida. Mas diante da opinião pública ela está mais suja do que "pau de galinheiro".


A Sarney recebeu críticas por requerer, ver deferido pedido de pensão de ex-governadora em 48 horas. Para completar foi nominalmente citada como beneficiada no "Petrolão" pelo delator Paulo Roberto Costa.

Como diz a música "pelo curto tempo que você sumiu/ nota-se que aparentemente que você subiu/de que adianta está no mais alto degrau da fama com a moral enterrada na lama"

NA FAMÍLIA SARNEY QUEM NÃO FOI APOSENTADO ESTÁ EMPREGADO OU ARRUMADO, MAS NENHUM É CONCURSADO

Sarney se despediu da vida pública, deixando toda imensa família aposentada/empregada/estabilizada nos negócios . Não tem nenhum concursado ou com progresso justificado, todos estão arrumados por influência do velho morubixaba.

Roseana Sarney admite que o benefício da pensão de ex-governadora está questionado na Justiça. Ainda assim ela requereu aposentadoria, deferida em tempo recorde- 48 horas. Era o medo de Flávio Dino negar a prebenda- aposentadoria.

Qual é a taxa de desemprego no Maranhão? Entre 2013/2014 esteve acima de 10%, enquanto a nacional era de 6%. Os reais dados são do IBGE. Basta uma simples pesquisa para constatar a população desempregada e a família Sarney arrumada.

18 de dezembro de 2014

AGUENTA MARANHÃO VELHO DE PEIA : APOSENTADORIAS DOS MEMBROS DA FAMÍLIA SARNEY SANGRAM OS COFRES PÚBLICOS EM MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS- A RELAÇÃO DOS SARNEYS APOSENTADOS/ FONTES/VALOR APROXIMADO DOS PROVENTOS

-José Sarney- 65.000.00(TJ-MA/Governo/Senado)
-Roseana Sarney- 61.000.00(Governo/Senado)
-Evandro Sarney- 25.000.00 Tribunal de Contas do Estado
-Ronald Furtado Sarney-25.000.00(Tribunal de Contas dos Municípios)
-Ivan Celso Furtado Sarney- 25.000.00 Procurador Federal
-Murilo Sarney- 25.000.00 Auditor Fiscal do Estado
-Ernane Furtado Sarney- 15.00.00 Funcionário Público
-Roberto de Pádua Maceira- 25.000.00(Tribunal de Contas dos Municípios)
-Albérico de França Ferreira- 25.000.00(TCE)
-Álvaro de França Ferreira- 25.000.00(TCE-ativa)
-Albérico de França Ferreira- 12.000.00(Alema/Câmara dos Deputados)
-Anselmo de França Ferreira- 8.000.00 (Alema)
-Sarney Neto- 12.000.00(Alema)
irmãs(os)/tios(as)/sobrinhos(as)/primos(as)/cunhadas(os)/genros/noras totalizam mais de meio milhão de reais. 

Dá um tempo para organizar os "bagrinhos".

EU TE APOSENTO/ QUEM ME APOSENTA ?

O mais polêmico dos benefícios previdenciários no estado é a "pensão cabaço"(moças inuptas- Lei 4.468/90), concedida as filhas dos ex-governadores/desembargadores que não contraíram nupcias.


A Lei 4.468/90 foi concebida para beneficiar a filha do ex-governador Cafeteira. Janaina Cafeteira recebia 100 salários mínimos para não casar. A aberração foi alvo de críticas em todo o território nacional  

Roseana casou duas vezes com Jorge, mas não se tornou Murad. Talvez por isso Arnaldo Melo em 5 dias de governo tenha resolvido conceder outra pensão à Sarney. Ela recebe 21 mil no Senado e 25 pelo estado. É mole?


Leiam o parecer da Procuradoria Geral do Estado que fundamentou a sinecura. Não esqueçam que a Procuradora Geral, Helena Haickel é casada com um dos mais destacados parceiros de baralho da aposentada :


"A pensão vitalícia(governadora) é um benefício de natureza adjutória pelos relevantes serviços prestados, que não se confunde com os benefícios recebidos pelos serviço públicos(Senado), razão pela qual a referida pensão não se submete a Constituição Federal".

Eu te aposento/ quem me aposenta? Detona essa pensão imoral Dino.

Desculpem o atraso. Retirei o cisto sebáceo que me incomodava. Tudo transcorreu dentro da normalidade. O único problema foi o cheiro de "chifre queimado" que saiu da minha cabeça. Estou muuuuito bem. 


17 de dezembro de 2014

AINDA NÃO SERÁ O NATAL PARA O POVO SENTIR AS MUNDANÇAS

Roseana Sarney está na "Batcaverna" no Calhau, devendo deslocar-se para Flórida somente depois do Natal/Ano Novo.


A estratégia é para evitar a especulação, de que a Sarney teria fugido das investigações da "Operação Lava-Jato".

Papai Noel tem cabelos brancos, Arnaldo Melo também. Ele mandará as "renas" levarem sacos de presentes para os Sarney?


No Natal de 2015 tem água potável na casa dos pobres? As habitações poderão ser consideradas dignas na sua maioria ?

Acredito ser este o foco inicial/primordial da gestão de Flávio Dino. Gerar condições mínimas de existência para os maranhenses.   

FLÁVIO DINO : COMO DESARMAR UMA BOMBA NO ESCURO, SEM PAVIO E COM A METADE DA POLÍCIA QUERENDO MORAR NA FLÓRIDA?

O governador eleito Flávio Dino tem a dificílima tarefa de desarmar uma bomba, no escuro, sem pavio e com metade dos coronéis de Polícia, querendo morar na Flórida. 

Foram 50 anos de engrenagens políticas/administrativas meticulosamente armadas nos poderes, malha institucional/social/escambau. Vai estourar no colo de Dino.

O governador de plantão, Arnaldo Melo, o "Faz Um 21"- liga pra pagar - disse que não sabe quanto tem no caixa, quanto vai pagar e o que vai sobrar para futura gestão.

Mas contraditoriamente Melo afirma que vai cumprir todos os compromissos do governo. Como afirmar que vai pagar sem saber detalhadamente sobre as finanças do estado?

Como desarmar uma bomba no escuro, sem pavio e com a metade da Polícia Militar, querendo morar na Flórida? O primeiro passo como "Comandante Maior" é por ordem na tropa da Polícia Militar.

16 de dezembro de 2014

COM MAIS DE MIL HOMICÍDIOS : CEL. ZAROLHO ACHA NORMAL 50% DOS CORONÉIS FAZEREM CURSO DE 2 ANOS FORA DO MARANHÃO

O Cel. Zanôni deveria ser chamado de Zarolho. A autoridade diz que é normal 50%(24) dos coronéis fazerem curso de 2 anos fora do estado, com as estatísticas rompendo mais de mil homicídios em 12 meses(2014). 

Quantos no retorno destes 24 coronéis entenderão como conduta criminosa a disfuncionalidade- ausência no combate ao crime- da Polícia Militar ? Qual o resultado prático do aprendizado do Cel. Zanôni?

Enquanto persistir as condutas das minorias privilegiadas/ dominadoras/ controladoras- o curso em tela é exemplo - em detrimento dos dominados, não tem aprendizado no FBI/KGB para resolver a criminalidade no Maranhão ? 

Será que o Cel. Zanôni/Zarolho entende o que eu estou falando ? É de 100% a probabilidade do desconhecimento. Mas isso é Criminologia Crítica, módulo obrigatório na formação dos oficiais militares, em qualquer lugar.

No popular : "um militar não pode abandonar seu posto". O momento é de guerra- combate a criminalidade. O posto de coronel é de orientação/ação. Quem aprende repassa- na teoria e na prática. 

Desfalcar neste momento a PM de metade dos seus coronéis é erro irreparável. O edital precisa ser observado em todos aspectos. A data da publicação, estudos que justifiquem o desfalque de 50% das cabeças pensantes da PM.   

De onde partiu a maldade ? Da cabeça do Padre Vieira? "Mas o que se há de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar"(Vieira no Sermão de Santo Antônio Aos Peixes).


APARÍCIO É MUITA BANDEIRA : A JIRIPOCA VAI CANTAR NA SINFRA

A mudança no comando da Secretaria de Infraestrutura(Sinfra) foi considerado nos bastidores políticos/administrativos como o "canto da jiripoca"- agora é pra valer.

Aparício Bandeira em substituição a José Raimundo Frazão é muita bandeira. Bandeira era o responsável pela medição das obras. Agora comprimento é cumprimento.

Até um famoso colunista social com "duas letras", amigo dos Bandeiras mandou chamar "Coca-Cola de Quatro Litraço". "De Quatro Litraço" tem o pênis tatuado com centímetros.

É muita esculhambação meu preto.

PAGAMENTO DOS CONVÊNIOS/CONTRATOS E A VOLTA DOS AROSOS : MANIN CABEÇA DE TOUCINHO É A SENHA DOS PREFEITOS E IKE AROSO DOS EMPREITEIROS?

Recebo a informação de que o pagamento dos convênios/contratos tem o subcomando de Manin Cabeça de Toucinho(Prefeito de Alto Alegre) e Ike Aroso. Serão verdadeiros estes comentários?

Manin Cabeça de Toucinho(Emanuel Aroso) e Ike Aroso- genro de Arnaldo - seriam irmãos, descendentes dos Arosos famosos pelas gestões escalafobéticas em Paço do Lumiar e Alto Alegre.

Eu não acredito que o governador 21 tenha perdido o controle dos pagamentos dos contratos/convênios. Mas com Aparício Bandeira na Sinfra é muita bandeira. Aguenta mais 15 dias Maranhão Velho de Peia.  

Contribua voluntariamente com o Blog do Cesar Bello. Repito voluntariamente : Conta 24.457-0/ Agência 1611-X/Banco do Brasil.

PARDAIS/PAVÃO E A LICITAÇÃO : CONSELHEIRO COMPLICA E COLOCA DOBRADIÇA EM ASA DE BORBOLETA

A empresa com o sugestivo nome de Trama Construções entrou com representação no TCE, pedindo em liminar a suspensão do processo licitatório da fiscalização eletrônica das ruas e avenidas da Capital- os pardais.

O Presidente do TCE, Edmar Cutrim negou a liminar e encaminhou a representação ao Conselheiro Pavão. Entre as bizarrices do parecer de Pavão a justificação da proibição de empresas consorciadas na licitação dos pardais.  

Pavão lê o noticiário  sobre "mensalão"/"petrolão". A corrupção foi originada nos consórcios das licitações. Pavão quer colocar dobradiça em asa de borboleta? Precisa de justificativa para proibir consórcios em licitações?

Pavão é um sarneista histórico que deve ser eleito amanhã para Presidência do TCE. Ruim por ruim era melhor Cutrim. Pelo menos era certeza de que as contas não teriam o carimbo Sarney. 

Odorico Paraguaçu ainda é sucesso e Sarney manda no TCE. Pavão misterioso/ pássaro formoso/ tudo é mistério neste teu voar/ se eu corresse assim muita história tinha para contar.

15 de dezembro de 2014

CONTRATOS E CONVÊNIOS : QUEM SÃO OS OPERADORES DE ARNALDO MELO?

Circula em vários blogs comentários mentirosos, dando conta da existência de "operadores" de Arnaldo Melo- pessoas que pela capacidade de influência agilizariam os pagamentos de contratos de empreiteiras/ convênios de prefeituras.

Melo em entrevista ao "O Imparcial" afirmou que pagaria os convênios/ contratos pendentes. Até hoje não foi bem explicado a demora dos pagamentos epigrafados. Roseana Sarney falou em um tal PP- pronto para pagamento.

Nos bastidores políticos falam que o genro de Arnaldo, Eike Aroso é a senha nestes 21 dias. Aroso tem "pedigree" é sobrinho de "Bia"- aquela corretíssima ex-prefeita de Paço do Lumiar, que até hoje anda com algemas eletrônicas da PF.

Prefiro acreditar que essa história de operadores/mulas sacos de dinheiro sejam próprias para o "Petrolão". Imagina se isso pode acontecer no "Governo Tampão"?

"Das sombras surgia Bia/Foi bom ter tua mão na minha". Quando a gente menos espera ressurgem os fantasmas que assustam/assaltam o povo faminto/pobre do Maranhão. Vitor Hugo(Os Miseráveis) vive.

Contribua voluntariamente com o Blog do Cesar Bello. Repito voluntariamente : Conta Corrente 24.457-0/ Agência 1611-X/Banco do Brasil.

  

FALTA GRUPO POLÍTICO : ELISIANE GAMA COMEÇA MURCHAR

A política tem dinâmica inexorável- não pode ser evitada. Campeões de votos surgem a cada eleição. Líderes são mais difíceis. Porque ? É preciso o campeão(ã) sair do casulo que o(a) originou ganhar estrutura, expandir-se em outro meio, formar grupo dentro do município/ estado/ nação.

Aristóteles ensina em Política que "há uma razão prática e outra teórica. Aqueles que participam de um governo  se alternam. Porquanto igualdade significa igualdade de posições para pessoas equivalentes. É preciso ocupar os espaços em alternância"  

Pinto da Itamaraty e Elisiane Gama servem de exemplo para os ensinamentos de Aristóteles. Campeões de votos expandiram-se em outras eleições, mas ficaram enclausurados nos segmentos que os originou- regue/religião.

Faltou grupo. Pinto encolheu, foi parar debaixo dos ovos de Roberto Rocha. Rocha tem prazo para esfarelar. Eliziane Gama começa a murchar sem grupo para projeção.Tudo por falta de razão teórica- leitura. Ainda tem jeito para Cinderela?

OS VENTOS DA MUDANÇA : ARNALDO MELO E FLÁVIO DINO ANTECIPAM A TRANSIÇÃO

Depois de incessantes críticas do titular desta coluna eletrônica o governador em exercício, Arnaldo Melo manteve o primeiro encontro com o eleito Flávio Dino. 

Melo foi bem aconselhado a promover uma série de encontros com Flávio Dino. Prolongado os entendimentos e antecipada a transição, ganha o povo do Maranhão. 

O encontro Dino/Melo  prova de que doravante as relações institucionais serão reais/objetivas. Enquanto Roseana Sarney esteve nos Leões tudo era artificial/ficcional.

Espera-se o reflexo positivo em todas as áreas políticas/administrativas do estado. Começam os ventos da mudança. O povo tem direito a atmosfera saudável da democracia.

Foto 5 - Governador Arnaldo Melo recebe Flávio Dino  foto_ Handson Chagas