3 de dezembro de 2014

VAI TIMBORA CARNIÇA : ROSEANA SARNEY NÃO CONSEGUE REUNIR DEZ DEPUTADOS ELEITOS EM ALMOÇO DE DESPEDIDA

roseana

Roseana Sarney sai do governo "mais embaixo do que cu de cobra". A Sarney ofereceu almoço de despedida para os deputados da base aliada.

"Foi decepcionante, entre os eleitos não compareceram dez" desabafa um palaciano copa/cozinha. Bem diferente do almoço de 2010.

Vai "timbora carniça".


ABRIRAM A CAIXA PRETA DA SEMA/IBAMA : RATOS BRANCOS/ MACAXEIRAS SARNOPETISTA E VERDES PODRES ( ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NO MEIO E NO AMBIENTE)

Finalmente abriram a "caixa preta" da SEMA/IBAMA no Maranhão. As falcatruas/desvios/improbidades envolvem reincidentes sarnopetista/verdes/ podres ligados a famigerada família Sarney.

Roseana inaugura área ambiental, faz de conta que a família não levou nada. Sarney Filho/Adriano são padrinhos de dois dos envolvidos na Operação Ferro e Fogo- Eduardo Sá e Muniz Ribeiro.

 
Porque Roseana mandou esconder Adriano Sarney na inauguração do Parque Itapiracó?

Vitor Mendes que chefiava a SEMA no auge da crise diz que não viu/ouviu/assistiu/assinou/ordenou nada e que o se Adjunto preso Na "Ferro/Fogo", Cesar Nascimento é um homem honestou.

Volto com os pormenores dos "Escândalos da SEMA/IBAMA". Peço desculpa pela produção. Minha mãe está hospitalizada desde  segunda(1), fazendo reposição da taxa de potássio. 

2 de dezembro de 2014

FINAL DE GOVERNO : ROSEANA SARNEY NÃO PERDE BATIZADO

O fim do governo de Roseana tem a marca Sarney- os improvisos no acabamento/ inaugurações precipitadas das obras públicas para demarcar espaços políticos; politicagem( satisfação de interesses eleitorais futuros)/ politiquice(manobra irrelevantes com renúncia no fim da gestão)/ politicalha(satisfação de interesses financeiros de grupos).

Os improvisos/ precipitações/ falta de planejamento adequado na construção( entre os anos 1998/2002/2006) das alças/ vias escoando o trânsito para os bairros transformaram os viadutos(Alcione Nazaré/ Newton Bello/Cohama/ Ivar Saldanha) em obras obsoletas que em pouco tempo perderam o objetivo- dar rapidez ao trânsito da Capital.

A história pode voltar a repetir-se com a Via Depressa/IV Centenário concluídas "a toque de caixa". Roseana Sarney pensa em voltar ao governo em 2018. Ela e todo seu grupo carcomido torcem contra a nova geração que chega ao poder, adjetivados pela probidade nas suas condutas de vidas e transparência nas ações futuras. A Sarney deve encontrar -se com os Lobão no fim do ano nos EUA.

Bando de fdp.

IMG_0066  

30 de novembro de 2014

PROJETO/MOMENTO/MOVIMENTOS/ POLÍTICOS PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS NO MARANHÃO

Flávio Dino vive os melhores momentos da sua trajetória política -  entre a data que foi proclamado eleito governador e o dia da posse. 

Com 65% dos votos válidos, Dino poderia nomear os secretários sem consultas. Inteligente pediu sugestões, escolheu com critérios republicanos.

Dino foge da unanimidade. Pede fiscalização da gestão que se avizinha. No momento conveniente o exercício da crítica/oposição deverá acontecer.

Alguns movimentos apresentam-se precipitados. Rocha(governo)/Gama(prefeitura). Ambos desejam apenas marcar espaços na seara política.

Rocha é manipulador. Para chegar ao governo  se unirá novamente a Sarney. "Eu sou um jogador", declarou Rocha em campanha para o Senado.

Gama não equaciona bem liderança/estrutura/grupo.Não diferencia grupo igreja/político. Quando aprender se elegerá senadora/prefeita/governadora.   

Dino/Holanda/Gama/Jerry/Gonçalo/Rubens Junior são as principais peças do novo ciclo político. Gama precisa saber se posicionar no grupo. Se como Rocha olhar/escutar Sarney vira estátua de sal.

WEVERTON ROCHA DESPEDAÇA O PDT : ELEIÇÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL SEM VEREADORES ?

O deputado federal Weverton Rocha(Partido Democrático Trabalhista) surpreendeu mais uma vez históricos/geográficos/topográficos do PDT.

Em uma manobra inesperada/bem arquitetada Weverton Rocha reconduziu-se a Presidência do Diretório Municipal do PDT em plena sexta-feira.

Nenhum vereador do PDT foi convocado para participar da "Convenção Fora de Época", consequentemente do Diretório da Capital.

A chiadeira é grande entre os vereadores do PDT de São Luís. Históricos/ geográficos/ topográficos reclamam em uma só voz, dizendo alternados :  

Ivaldo Rodrigues:cansei de "ficar de quatro" para Rocha "subir". Barbosa Lajes:"laje só no nome". Alencar Gomes:"não sou gomo da laranja de Pavão".

Só o vereador Pavão Filho compõe o Diretório da Capital. Outros nomes de peso do PDT não estavam presentes a "Convenção Fora de Época" do PDT.

É triste . O novo ciclo pedetista não agrada na Capital e no interior. Weverton Rocha despedaça o que restou do PDT de Jackson Lago/Leonel Brizola.

Porque tanta pressa? Na nova safra do PDT, Aziz Junior- filho de Abdala Aziz entre outros ascendentes/descendentes. Eleição de Diretório Municipal sem vereadores?   

Olha a direção Weverton Rocha (Presidente); Raimundo Penha(Vice-presidente); Julio França(Secretário) Aziz Junior(Tesoureiro). É só menino bom de garfo.

Convenção M. PDT

29 de novembro de 2014

CAFETEIRA E O CAFEZINHO : O PASTOR E OS CORDEIRINHOS

Alguns deputados estaduais/federais foram ao almoço Flávio Dino/Humberto Coutinho para sondar como "vai ser o amanhã"- as relações entre os parlamentares e o governo estadual.

Rogério Cafeteira teme as relações pastor e os cordeirinhos. Para Cafeteira, Humberto Coutinho seria o pastor com "superpoderes". Cafeteira não quer só "cafezinho"- conversa políticas.  

Rogério Cafeteira com menos de 40 anos, faz política pelo modelo anacrônico(fora do tempo) do "tio-cunhado-avô", Epitácio Cafeteira. 

O patrimonialismo(confundir público com privado) está derrotado, mas o fisiologismo(toma lá, dá cá) ainda está impregnado na Alema.

Rogério Cafeteira é fruto da nova geração de políticos, mas com mentalidade pautada no patrimonialismo/clientelista/fisiológico.

Tem jeito?Sim. A adaptação/ assimilação virá pelo tratamento igualitário/democrático do futuro governo. É preciso tempo/habilidade e prática.  



28 de novembro de 2014

FLÁVIO DINO : GOVERNARÁ COM A CLASSE POLÍTICA SEM PRIORIZAR PARTIDOS

Depois de meio século de sarneísmo soaram estranhas as palavras de Flávio Dino para classe política- deputados e prefeitos:

"Vamos separar a ação política da administrativa. Vamos permanentemente conversar. Será um governo baseado no diálogo".

Acostumados ao mando/ quero/ faço/ murros na mesa e até tabefe de Roseana Sarney, prefeitos/ deputados ainda não assimilaram o modo Dino.

Como não ser aliado e ser recebido pelo governador para diálogos ? Como ser aliado e poder dialogar constantemente ?

Alguns deputados não entenderam que os diálogos sobre as emendas envolverá apenas o governo/ o parlamentar e os interesses do povo.

Sobre as emendas parlamentares deputado deve dialogar sem interlocução das empreiteiras. Empreiteira deve participar sem cartel que fantasie licitações.

A Presidência da Assembleia Legislativa será o primeiro capítulo de um ciclo que ensinará eleições sem o tradicional fisiologismo- o famoso toma lá da cá.

Isso é o início das mudança. Quando começa certo a probabilidade de acertar é bem maior. Mas tudo isso é um longo aprendizado. Avante Maranhão.    

27 de novembro de 2014

O MODELO DA OLIGARQUIA SARNEY É O MESMO DA DINASTIA DOS MÉDICI : MECENAS E ATORES DA ARTE/ CULTURA POPULAR

A oligarquia Sarney usou o mesmo modelo da dinastia dos Médici- o patrocínio/ participação da arte/ cultura popular como instrumento de cooptação.

Carnaval/ São João devem ficar livres das rimas/ toadas dos babas tipo- "sou filha de Chiquita bacana/ aquela que canta com Roseana". Ninguém merece.

  

ASSIMILAÇÃO/ ADAPTAÇÃO : SITUAÇÃO/ OPOSIÇÃO

Durante 48 anos de mando/ desmandos da família Sarney, seus filhos(Roseana/Fernando/Zequinha) destroçaram todos os setores da atividade pública/privada no Maranhão- tudo ficou viciado/ corrompido.

A lei Sarney no resumo era : Sarney é Sarney. A interpretação tinha seus rígidos/caninos/fieis postulados, ou "riscado" como preferiam os do meio político, sempre em obediência aos preceitos do sarneísmo:

Artigo 1º- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido ;

Artigo  2º- Está lei entrará em vigor nas repetidas datas de eleições no Maranhão;

Artigo   3º-  Revoga-se todas eleições em contrário.

Sarney repetiu em dobro(48) o que Vitorino fez em 24 anos de politicagem/politicalha. A malha institucional que mantém o controle social, mesmo com a recente eleição de Flávio Dino ainda obedece Sarney.

A oligarquia Sarney tem os mesmos objetivos/métodos/modelos da dinastia dos Médici, que em intercalados 150 anos mandou no Sul da Itália.  Sarney pensa voltar ao poder para ficar por mais 100 anos.

O deputado estadual Adriano Sarney já apresenta-se como oposição do futuro. Adriano durante 25 anos tinha como nome de batismo Sarney Neto. Razões etílicas/políticas/ familiares fizeram-no mudar de nome.  

Eu tinha um cachorro pitbull com pedigree. O nome dele era "Rompe Ferro". Meus amigos achavam feio um pitbull com o nome de "Rompe Ferro". Mudei o nome para "Ralf". O bicho não assimilou/adaptou.

José Cirilo e o pedigree cultural. É muito besteirol em 4 minutos de entrevista. Depois de encolher os ombros e a cabeça como jabuti, Sarney Neto ou Adriano Sarney Filho explica porque entrou na política.



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...