21 de novembro de 2014

O PREFEITO/O POVO E A CLASSE POLÍTICA : EDNALDO NEVES NA CHEFIA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

A saída de Rodrigo Marques da Chefia de Governo da Prefeitura de São Luís sinaliza maior dinamismo/entrosamento entre o prefeito, o povo e a classe política.

Para o cargo desponta Ednaldo Neves . Neves teve papel fundamental na articulação de grupos e liderança nos Diálogos pelo Maranhão. Trata-se de exímio articulador.

Ednaldo Neves pela habilidade política/habilitação como gestor/experiências administrativas lembra o saudoso/brilhante/deputado estadual/federal /articulador José Burnet. 

Burnet fazia a diferença no desempenho da função política/administrativa. Graças as articulações de Burnet,  João Castelo consegui fazer Gardênia Gonçalves Prefeita de São Luís em 1984.

Castelo lutava contra a impiedosa mídia sarney, que há 34 anos destrói reputações políticas/ físicas/ jurídicas/ administrativas. Burnet neutralizou ataques/ imprimiu vitoriosa ofensiva.

Ednaldo Neves tem exatamente todas estas qualidades inenarráveis- aquelas que não podem ser narradas, somente avaliadas. Mas é preciso cargo com estatura para medir sua desenvoltura.

Aposto no cabra. O cabra é bom.


 

20 de novembro de 2014

O MITO DA COMPETÊNCIA/FORMAÇÃO : A DIFERENÇA ENTRE O GOVERNO QUE SAI E O QUE ENTRA

O título de "cibabão maranhense"- cidadão(ã) que aufere a honraria por puxar saco - serviu para mostrar as fundamentais diferenças entre o governo que sai(Sarney) e o que entra(Dino).

Olga Simão era a homenageada. No currículo/justificativa o fato de ter ocupado várias Secretarias do governo que sai- Casa Civil/ Educação/ Ciência e Tecnologia/Cultura.

Olga Simão formada recentemente em Administração Pública(Uniceuma) tem apenas especialização na área. Foi chamada de doutora sem nunca ter frequentado curso de doutorado.

O "mito da competência" serve apenas para esconder o principal atributo- fidelidade canina/ subserviência/laços sanguíneos/afinidade. Ricardo Murad só tem o 2º grau, mas  é "competente".

Ana Graziela Neiva é outro "mito da competência". Conversei com a "dondoca" e confirmei o que pensava- é outro "mito de competência. Ela só é Secretaria porque é Neiva.

Hoje(20) durante a solenidade epigrafada comentava-se a diferença abissal- enorme - entre os escolhidos nas gestões Sarney/Dino. Tomemos por exemplo a Cultura(Dino) a Casa Civil(Sarney).

A Secretária de Cultura(Dino),  Ester Marques- tem doutorado/ conclui mestrado em Comunicação pela UNB . A Chefe da Casa Civil(Sarney)Ana Graziela é apenas formada em Direito pelo Uniceuma. 

O laço "preta-porter"- pronto para enforcar - de Ana Graziella Neiva é um acessório descabido. Mas oriunda da aristocracia rural- os Neiva - ela ainda não percebeu a realidade do Maranhão.

Ester Marques vestia blusa de bandeirolas à São João e jeans riscado. O "chiq-casual" de Ester- conjugação da blusa dia-a dia e jeams escuro- estava bem mais adequadas para a Cultura.

Téo do Império perde feio. Botei. "A gravata de espelhos/a garota com olhos de caleidoscópio" de Lucy In The Sky With Diamonds(No céu com Diamantes).

IMG_0090

SESSÃO QUE CONCEDE TÍTULO DE "CIBABÃO" MARANHENSE A OLGA SIMÃO REÚNE O MAIOR NÚMERO DE PUXA-SACOS DA FAMÍLIA SARNEY POR METRO QUADRADO

Aconteceu nesta manhã(20) na Assembleia Legislativa do Maranhão(ALEMA), sessão solene que concedeu título de "cibabã"- para aqueles que babam - maranhense a forasteira Olga Lenza Simão.

Olga Lenza Simão foi importada da "Nova República"- trabalhou no gabinete da Presidência da República(1985) e até hoje assessora de forma canina a governadora Roseana. 

Simão pulou de Secretaria em Secretaria- Gabinete Civil\ Educação\ Cultura\Ciência e Tecnologia sem habilitação\ competência para qualquer uma. Mas é "amiga do peito" de Roseana Sarney.

Assim- por laços familiares, fidelidade canina ou subserviência servil - ascenderam a maioria dos Secretários do Governo de Roseana Sarney :

Olga Simão, Aluísio Mendes, Ricardo Murad foram os responsáveis pelas principai$ pasta na última gestão de Roseana Sarney- Educação\ Segurança\Saúde.

A falta de critérios da gestão de Roseana Sarney- laços familiares, fidelidade canina, subserviência servil são diametralmente opostas as adotadas por Flávio Dino.

A sessão solene reuniu o maior número de puxa-sacos da família Sarney por metro quadrado. Presentes  : 

Bulcão Babão, Godão Babão, Brandão Babão, Lobatão Babão, Buzarzão Babão, Herbeth Morais Babão, Eleotério Nanzão Babão, Arnaldão Eu quero ser Governador Babão. 

VINGANÇA MALIGNA : ROSEANA SARNEY COZINHA ARNALDO MELO E DIZ QUE SÓ VAI RENUNCIAR DIA 12 E ASSIM SUCESSIVAMENTE

A governadora Roseana Sarney ao que tudo indica está se vingando do Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Arnaldo Melo.

Arnaldo Melo é o responsável pela permanência de Roseana Sarney no governo até o fim do mandato. Melo melou as articulações. 

Roseana Sarney queria renunciar para candidatar-se ao Senado. Mas queria deixar Luís Fernando Silva no governo. O que era preciso ?

Afastar o vice-governador- aconteceu - e a Assembleia Legislativa marcar eleições indiretas em 30 dias. Roseana queria que Melo renunciasse. Porque?

Melo estava muito próximo do então candidato Flávio Dino. Melo não era confiável. Roseana queria Max Barros na condução das indiretas. 

Melo dizia que não abriria mão do governo e  da condução do processo. Por outro lado a maioria da base aliada ao governo mostrava-se perfilada a Arnaldo.

Sem garantias de eleger Luís Fernando, Roseana Sarney ficou na berlinda- governo. O resultado foi a perda de uma cadeira garantida no Senado.

Melo anda a tiracolo com a governadora Roseana para todo lado, sendo apelidado de "governador papagaio de pirata"- aquele que vive no ombro.

Roseana tal qual Melo diz no privado que vai renunciar, mas no público promete entregar as obras em construção no fim do combalido governo.

Roseana teria prometido a Melo renunciar dia 5 de dezembro, todavia adiou para o dia 12. Perto do dia 12, Roseana deve adiar a renuncia para o Natal.

19 de novembro de 2014

SOBRE INTERVENÇÕES E PETIÇÕES : O TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO É PARTIDO POLÍTICO

O vereador sarnomurista- aquele ligado a Sarney via Murad atualmente  em "riba" do muro - ensaiou inflamado discurso na Câmara de Vereadores de São Luís, sugerindo novas intervenções- ele comemorava a intervenção na SMTT - nos setores da Saúde/Educação na Capital.

Fábio Câmara queria "murad" a Prefeitura de São Luís. Mas a decisão do desembargador Ricardo Duaillibe, reformando a sentença que ordenara interventor no processo de licitação das linhas de transporte da Capital,  desmanchou o sonho de uma noite de intervenção/licitação/usurpação.

O desembargador Ricardo Dualllibe atendeu o petitório da Procuradoria do Município, que em liminar arguiu inconstitucionalidade- usurpação de competência do TJ/PGE - na decisão do juiz de base- da 4ª Vara da Fazenda Pública que autorizou a intervenção na SMTT.

A histórica sentença do desembargador Ricardo Duallibe soou forte/ harmoniosa como o repicar dos sinos, alertando para a separação/ independência entre os poderes. Dualibe pautou sua vida na independência/ honestidade/ transparência como advogado e corretor.  

Segundo fontes "leoninas", Ricardo Murad teria invadido o gabinete de Roseana Sarney, reclamando da histórica sentença de Ricardo Dualibe : "Eu não disse que Ricardo Duallibe não obedeceria ninguém. Se lá tivesse o meu irmão Samir, a intervenção na SMTT estava mantida".

Ricardo Duallibe foi escolhido desembargador por Roseana Sarney, em renhida disputa, cuja lista tríplice vetou o nome do cunhado da governadora, o advogado Samir Murad. Hoje(19) o Tribunal de Justiça escolhe mais 2 desembargadores com autonomia. 

A histórica sentença de Ricardo Dualibe pode ser resumida na seguinte frase : "O Tribunal de Justiça não é partido político". São decisões como esta que fazem entender o TJ-Ma como um dos poderes e não um poder na faixa dos três t- tolhido/ tutelado e tolerado. 

A sentença histórica de Ricardo Dualibe é o repicar dos sinos da democracia, anunciando a mudança de comportamento entre os poderes- harmonia/ independência. Ricardo Duallibe não decepciona todos aqueles que acreditam na sua independência/ transparência/ honestidade.

18 de novembro de 2014

TAC A : TRIBUNAL DE JUSTIÇA SUSPENDE INTERVENÇÃO NA SMTT

O Tribunal de Justiça do Maranhão suspendeu a intervenção na SMTT. O TJ-MA reformou a sentença do ilustre juiz Cícero Dias, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública.

A polêmica sentença que determinou a intervenção na SMTT, tinha em tese o escopo de promover licitação para a concessão das linhas de transportes coletivos na Capital.

O pedido de intervenção foi da titular da Promotoria de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante Cavalcante. O fundamento é a demora em cumprir Termo de Ajustamento de Conduta(TAC).

Ocorre que a SMTT tomava as medidas preliminares necessárias à licitação, quando o titular da 4ª Vara da Fazenda Pública sentenciou, indicando o enrolado advogado Anthony Bode.

Bode estaria sendo processado- supostamente por desvios de milhões dos cofres da Capital, como liquidante da Coliseu - na mesma jurisdição que lhe indicou. A indicação de Bode cheirou mal. 

Seria colocar raposa tomando conta do galinheiro? Não se sabe o teor da sentença que reformou a decisão do juiz de base. Mas com certeza evitou piorar o que estava ruim e multiplicar o que é feio e lamentável.

O titular do blog do Cesar Bello pediu : "Senhores das togas revejam esta decisão polêmica. É o interesse coletivo que está em jogo". Sábia, equilibrada, oportuna a decisão do TJ-MA. 

QUEREM JUDICIALIZAR A CAPITAL : SARMOMURAD QUER A JUSTIÇA NA FRENTE DOS SETORES DE TRANSPORTES/ SAÚDE/ EDUCAÇÃO

O vereador sarnomurista Fábio Câmara(PMDB) defende a intervenção judicial nos setores de transporte/ saúde/ educação na Capital.

Câmara diz que a intervenção na SMTT é só o começo. "Interventores nas Secretarias de Saúde/Educação seriam bem-vindos".

Câmara não quer botar a desembargadora Nelma Sarney como prefeita até a eleição de 2016? Como diria Cícero : "Até quando vais abusar"?

"Quo usque tandem abutere Catilia patientia nostra". A tradução seria + ou - assim : "Até quando Catilina abusaras de nossa paciência?" 

Esta é a primeira frase dos discursos de Cícero acusando Catilina. De Roma para São Luís tem diferenças. Mas a mentalidade parece igual.

O cônsul romano Catilina pretendia derrubar o governo republicano, apoderar-se do poder, das riquezas, juntamente com alguns apaniguados.

Será que querem transformar São Luís na Roma de Cícero e Catilina ? Com a resposta Mano Borges- castas/párias o Nordeste ainda é Índia.


INTERVENÇÃO NA SMTT TEM CHEIRO DE BOSTA ? BOSTEN É MAIS ENROLADO DO QUE PAPEL HIGIÊNICO ?

Recebo em comentário a informação de que o advogado- Antonio Bosten - indicado para coordenar o processo licitatório das linhas de transporte da Capital - é mais enrolado do que papel higiênico.

O advogado Bosten foi indicado de inopino(de forma não esperada) pela Justiça- 4ª Vara da Fazenda Pública como interventor na SMTT. O pedido é do Ministério Público- Promotoria do Consumidor. 

Contraditoriamente e inconstitucionalisimamente Bosten responderia na própria Justiça que o indicou como interventor- pasmem - por desvio de milhões dos cofres da Capital na função de liquidante da Coliseu.

Pode? Não. Que nada é Maranhão. O errado é quem está certo. Segundo comentário na postagem anterior sobre a intervenção, Bosten também é acusado de vender um posto de gasolina da AABB. Bosten é ex-funcionário do Banco do Brasil.

Bosten é um craque quando o assunto é quebradeira. Coliseu/Associação do Banco do Brasil. A SMTT será a próxima vítima das gestões de Bosten? Bosten é ligado a quem no Judiciário do Maranhão ?

A intervenção na SMTT tem cheiro de bosta? Bosten é mais enrolado do que papel higiênico? Quer dizer que quanto pior para Holanda, melhor para os Sarney ? Eu não acredito na utilização da Justiça como instrumento político.

Rapaz que perseguição. Imagina Nelma Sarney na Presidência do TJ em 2016. Prefiro acreditar na isenção/imparcialidade da Justiça Maranhense. Senhores das togas revejam esta decisão. É o interesse coletivo que está em jogo.

17 de novembro de 2014

CHORUME : JUSTIÇA INDICA ADVOGADO QUE "LIQUIDOU" COM A COLISEU

Ainda existem decisões no Maranhão, que fariam ruborizar até frade de pedra. A Justiça indicou advogado- Antonio Bosten - que literalmente teria liquidado a Coliseu, para presidir/coordenar todo o processo licitatório das concessões de linhas de transportes urbanos da Capital

Tem cheiro de chorume a indicação do advogado Antonio Bosten. Bosten não tem apenas o nome sugestivo. Bosten é "cheira" de João Castelo e foi indicado por Castelo para ser o liquidante da Coliseu- Companhia de Limpeza Serviços Urbanos.

Uma auditoria teria constatado desvio de milhões dos cofres municipais na Coliseu. Bosten foi o liquidante da empresa de Limpeza e Serviços Urbanos de São Luís. O cheiro da sua gestão seria néctar de chorume - líquido putrefato que emana do lixo.

De acordo com a suposta auditoria, Bosten sacava cheques administrativo para depósitos do INSS e pagamentos patronais. Mas segundo as fontes, Bosten não pagava as despesas. Haveria também indícios de fraudes de Guias da Previdência não reconhecida pela Receita Federal. 

O "curriculum" de Bosten o credencia a coordenar todo o processo licitatório para a concessão das linhas de transportes urbanos na Capital? Como diz o ditado: "pelo ronco das informações sobre o interventor  a licitação poderá virar fedor". 

Será que os estudos técnicos em fase de conclusão pela atual administração, incomodaram "meio mundo e um pedaço da lua"? Vamos investigar detalhadamente a questão. Mas uma coisa é certa : a indicação de Bosten tem um cheirinho estranho.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS : GRUPO SARNEY A PEQUENO/ MÉDIO E LONGO PRAZO

O grupo Sarney sofreu acachapante derrota nas eleições majoritárias de 2014- Flávio Dino consegui 65% dos votos válidos- com Roseana Sarney dentro do Palácio dos Leões/ Edson Lobão no Ministério das Minas e Energias. A surra deve banir do cenário político as principais forças retrógradas do Maranhão.


Flávio Dino derrotou as duas oligarquias- José Sarney(Roseana)/ Edson Lobão(Edinho)- que segundo o candidato governista(Lobinho) representavam "uma só família". E agora ? Edinho Lobão diz que não quer se aventurar, mas promete apoiar outras candidaturas de um grupo unido desde 1990. 


E a família Sarney? A pequeno prazo vai tentar o controle do Poder Legislativo. A manobra- Projeto de Lei que transforma a renúncia de Roseana Sarney em sucessão partidária - é a primeira tentativa. Mas parece fadada a derrota. A eleição definitiva ocorrerá com Flávio Dino no governo. Aí é sal.


O grupo Sarney tentará a médio prazo- no biênio 2016/2018 quando Nelma Sarney tomar posse na Presidência do TJ- exercer influência nas eleições municipais(2016) e governo em(2018)? Todavia são mínimas as possibilidades de decisões judiciais, que possam modificar o quadro político estadual. Os tempos/ costumes/ posturas são outras.


A pequeno/longo prazo estudam a possibilidade de ungir Roseana Sarney Conselheira do TCE- ela ganharia foro privilegiado a pequeno prazo para safar-se das investigações da Operação "Lava Jato" e a longo prazo poderia transformar-se em Edmar Cutrim sem os finos bigodes.

O controle das contas dos prefeitos é atualmente visto como ótimo instrumento para mudar vontades políticas. "É só juntar medo- da "Lava Jato" agora - com vontade de poder- Presidência do TCE no biênio 2015/ 2016 e reeleição 2016/2018.


No assunto: A sede do Tribunal de Contas do Estado(TCE)- na Avenida Carlos Cunha - era chamado Palácio Roseana Sarney.  O nome foi retirado recentemente. A própria Roseana Sarney poderá se instalar na Presidência do TCE. Contudo é preciso saber se ainda existe prazo, conforme preceitua o Regimento Interno da ALEMA.

Em instantes(Óleo de Peroba na cara dela : Depois de usar/abusar das prebendas/sinecuras/ nepotismo trançado/cruzado por 50 anos, Roseana Sarney diz que vai enxugar a máquina).

16 de novembro de 2014

"ARNALDO DIGA AO POVO QUE FICO" : MEDO DO APROFUNDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES DA OPERAÇÃO "LAVA JATO" FAZ ROSEANA SARNEY RECUAR DA PROPOSTA DE RENÚNCIA

A prisão do empreiteiro Ricardo Pessoa- o dono da Constran aquela empresa que recebeu 33 milhões de precatórios pagos por Roseana Sarney em agosto de 2014 - teria mudado os planos de renúncia da governadora do Maranhão.

O doleiro Alberto Youssel, reincidente  em crimes corrupção ativa/lavagem de dinheiro foi o intermediador do acordo extrajudicial. Estranho né? Preso na "Operação Lava Jato", Yousself confessou ter dado propina à governadora Roseana Sarney.

Interrogada a contadora do doleiro Alberto Yousself, Meire Poza disse que após o pagamento de propina no valor de 6 milhões, 33 milhões foram pagos à Constran pelo  governo do Maranhão.

Outro que afirma a propina para a governadora é o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto da Costa. Todos dizem ter "pago" propina à Roseana Sarney. Ela diz que é uma indignidade e vai processar "Deus e o mundo".

Imagina se por delação premiada o dono da Constran, o empreiteiro Ricardo Pessoa também afirmar que pagou os 6 milhões em propina para a governadora Roseana Sarney? Um pedido de prisão temporária seria inevitável.

O doleiro Alberto Yousself afirma ter pago propina à Roseana Sarney. A contadora Meire Poza diz que o valor foi de 6 milhões. E Ricardo Pessoa?  Sem foro privilegiado Roseana Sarney não passaria do Estreito dos Mosquitos. 

15 de novembro de 2014

SERÁ QUE VÃO LEVAR ATÉ AS LOUÇAS DO PALÁCIO DOS LEÕES? A ORDEM SERIA SANGRAR OS COFRES PÚBLICOS ATÉ A ULTIMA GOTA PARA INVIABILIZAR O 1º ANO DE GOVERNO DE FLÁVIO DINO

Roseana Sarney deixará o governo sob forte acusação de ser propineira- aqueles que recebem comissões para facilitar pagamentos com verbas públicas. Comentam nos corredores das Secretarias Estaduais que a ordem seria sangrar os cofres públicos até a ultima gota, para inviabilizar o 1º ano do governo de Flávio Dino.


O juiz parananense Sérgio Moro- aquele que preside a as investigações da "Operação Lava Jato" e diz que não vê rosto nem bolso - acha estranho que a empreiteira Constran tenha utilizado os serviços de Alberto Yousself, especialista em lavagem de dinheiro, para negociar precatórios com o governo do Maranhão. 


Mais estranho são as negociações com diárias para funcionários/ pagamentos de empreiteiros  que supostamente estariam acontecendo nos órgãos públicos do Maranhão. Somente depois da posse de Flávio Dino, com a auditagem nos estratos de todos pagamentos/diárias será possível avaliar o tamanho dos buracos nas contas públicas.  

Será que estes vão levar até as louças do Palácio dos Leões?

COROATÁ : QUAL O TAMANHO DO EQUIVOCO DA JUÍZA E QUAL SERÁ A POSTURA DO JUDICIÁRIO ?

A expectativa de tempos republicanos antes da posse do governador eleito Flávio Dino, faz crer na possibilidade de mudanças do Poder Judiciário.

De Poder erroneamente concebido na faixa dos três "tés"- tolhido/ tutelado e tolerado - a poder independente dentro da convivência harmônica. 

Algumas desta mudanças- no Poder Judiciário - podem ser percebidas antes mesmo da "passagem da faixa"  no Poder Executivo. Senão vejamos :

Em Coroatá a juíza cassou a prefeita Teresa Murad e suspendeu por 8 anos os direitos políticos do marido da alcaide, o fanfarrão Ricardo Murad .

Teresa Murad apavorada se internou no Hospital Sírio Libanês com medo das algemas e tornozeleiras. Ricardo diz que tudo é um grande equívoco.

Qual é o tamanho do equivoco ? A construção com fins eleitoreiros/abandono posterior a eleição de 13 poços artesianos durante  o pleito de 2012.

No rol das provas vídeo/áudio dos discursos : "Teresa vai resolver em definitivo o problema da água em Coroatá", bem ao estilo "Trator". 

Qual será a postura do Poder Judiciário ? O Maranhão aguarda com muita expectativa o desenrolar desta questão pública.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...