13 de novembro de 2014

DEPOIS VEM AS ALGEMAS : JUÍZA CASSA TERESA/RICARDO MURAD

A conspícua(distinta) juíza de Coroatá cassou o mandato de Tereza Murad e Neuza Muniz(vice). Motivo? Abuso de poder econômico- Ricardo Murad mandou construir 13 poços artesianos, em pontos estratégicos no município durante a campanha eleitoral de 2012.

A magistrada constatou que as obras eram eleitoreiras. Passada a eleição as obras foram abandonadas pelo casal Teresa/Ricardo Murad. O abandono corroborou para a decisão da ilustre magistrada, que cassou o mandato da dupla de rapinosos-Teresa/Ricardo Murad- por oito anos. 

Depois vem as algemas. Teresa Murad se internou em São Paulo quando soube que também poderá usar as pulseiras metalizadas ou tornozeleiras eletrônicas. É só o começo, tem muito mais.

Ricardo Murad ao lado da esposa Teresa Murad 
Esse de peruca e óculos é o blogueiro Pablito Caridoso?

ARRIÉGUA ARNALDO MELO NÃO LARGA ROSEANA SARNEY : DE DOMINGO À SÃO DOMINGOS

10799572_578961975549293_686778120_n

GOVERNADOR PAPAGAIO DE PIRATA : ARNALDO MELO NÃO LARGA AS ANÁGUAS DE ROSEANA SARNEY

O deputado Arnaldo Melo não larga as "anáguas" de Roseana Sarney. Nos bastidores políticos Arnaldo Melo foi apelidado de "governador papagaio de pirata"- aqueles que sempre aparecem nas fotos com as celebridades.

De Jatobá, passando pela ponta do Espigão e até Nova Iorque- interior do Maranhão - Arnaldo colado/ do lado/ atracado/ enroscado no pescoço/ nas anáguas daquela que lhe promete o governo.  

roseana 

EXCELENTE : MÁRCIO JARDIM INTRODUZ A HISTÓRIA RECENTE DA POLÍTICA MARANHENSE EM SUAS AULAS

O professor Márcio Jardim já merece mandato eletivo- sua história de luta é a resistência dentro do PT contra domínio de Sarney.

Criativo, culto e espirituoso Jardim tem plantado ao longo de sua trajetória política passagens que aliam conteúdo/ prática e boa retórica.

Fico feliz de saber que Jardim voltou a sala de aula, introduzindo dados da história recente da política maranhense no conteúdo ensinado.

Ele é ótimo professor/ ator político. Está na hora de aproveitarem o potencial deste homem, que tira/reproduz do dia a dia as maiores lições.

Tem calma cabra, tua hora é agora. Imagina Márcio Jardim como Secretário de Educação. Aí seria mais do que revolução burguesa/francesa.

Eu apostaria todas minhas fichas no sucesso de Márcio Jardim. Tenho absoluta certeza que professores e alunos pensam da mesma forma.

Márcio Jardim na SEDUC.

767d95a0e6e826c64dac7b2525da2a68 (1)
3c575759c315f1c8ad2d5c0ceaf2cb7a

"CONTRARA" AO DIÁLOGO : ROSEANA SARNEY "DISCULHAMBA" ZEQUINHA POR ELE TER PARTICIPADO DA REUNIÃO DA BANCADA FEDERAL COM DINO

Segundo fontes "leoninas" a governadora Roseana Sarney "disculhambou" o irmão Zequinha Sarney. Motivo ? Zequinha participou com toda a bancada de deputados federais- atuais/eleitos - de reunião com o governador Flávio Dino.


"Eu articulo emendas/projetos/ renúncia/ eleição de Arnaldo Melo para travar na Assembleia Legislativa(deputados estaduais) e tu libera/ participa de reunião da bancada federal para ajudar Dino?"


"Rapaz tu não tem jeito. Essa tua amizade com Zé Reinaldo só tem uma explicação : tu até hoje guarda rancor pelo fato de eu ter sido governadora", teria desabafado de São Luís ao telefone Roseana Sarney.

Roseana Sarney responsabiliza Zé Reinaldo pela aproximação de Sarney Filho com Flávio Dino. Zequinha ainda é o líder da bancada dos deputados federais maranhenses  e participou da reunião como determina sua função. Nada mais.


Brincadeira!

ROSEANA MAMÃE NOEL ? PACOTE DE MALDADES DISFARÇADAS EM BONDADES NO FIM DO GOVERNO MORIBUNDO PREJUDICARÁ O MARANHÃO

Roseana Sarney transformou-se em "Mamãe Noel" no fim do seu governo? O pacote de "bondades"- concurso 3 mil professores/ aumento de 30% na educação - são apenas o começo da maldade traçada para travar o início da gestão de Flávio Dino.


A estratégia é usar o Orçamento para impor as digitais dos Sarney no primeiro ano do governo de Dino. Os deputados sarneistas, principalmente que não foram eleitos esperam algum presente até o fim do governo e vão fazer tudo que manda "Mamãe Noel". 


O deputado Manoel Ribeiro é o primeiro da fila que espera bondades no fim do mandato de Roseana Sarney- o presente é a SECOM empenhar/pagar todas as verbas de comunicação em atraso com a sua televisão, a TV Praia Grande.

 

Ribeiro é o autor de Projeto de Lei que pede para aumentar as verbas da educação(25 para 30%) no apagar das luzes do governo da Sarney. O objetivo- aumento de verbas - é bom, mas a intenção- deslocar verbas do orçamento sem planejamento - é maldosa.


É desse jeito : com um pacote de maldades disfarçados em bondades, que  o grupo Sarney por intermédio dos deputados marionetes, ou por ação própria no governo moribundo pretende emperrar o primeiro ano do governo democrático de Flávio Dino.   

Roseana vai quebrar a cara. Ela espera que o governo de Flávio  "broche". Dino conta com o fulgor da juventude que o cerca e da experiência de outras gerações alijadas do processo político. 

12 de novembro de 2014

DELÍRIOS&EJACULAÇÕES : JOSÉ SARNEY/ GARCIA MARQUEZ/ CARLOS ZÉFIRO E CHARLES BUKOWKI

Certa vez José Sarney criticou Gabriel Garcia Marquez por ter ter escrito o livro Memória de Minhas Putas Pobres(Record/2005/Tradução de Eri Nepomuceno).

A história é a narrativa de um cronista que pretende aos noventa anos ter uma noite louca de amor com uma virgem. Todos desejam a libido- energia sexual - de forma eterna.  

Sarney diz em suas memórias que não viveu a plenitude da mocidade/maturidade. Depois dos 80 afloram seus desejos mais ocultos em lugar público.

Santo Agostinho dizia que existiam três tipos de desejos : o do conhecimento/ o sexual/ e o de dominar. Muitas vezes esquecemos de uns em detrimento dos outros.

Depois vem a vontade e o arrependimento. Sem tesão o desenho é a forma de sublimar- canalizar de forma positiva - a lubricidade senil.  

image
O cartunista erótico Calos Zéfiro.


O escritor pornográfico Charles Bukowski. 

então queres ser um escritor?Charles Bukowski

se não sai de ti a explodir
apesar de tudo,
não o faças.
a menos que saia sem perguntar do teu
coração, da tua cabeça, da tua boca
das tuas entranhas,
não o faças.
se tens que estar horas sentado
a olhar para um ecrã de computador
ou curvado sobre a tua
máquina de escrever
procurando as palavras,
não o faças.
se o fazes por dinheiro ou
fama,
não o faças.
se o fazes para teres
mulheres na tua cama,
não o faças.
se tens que te sentar e
reescrever uma e outra vez,
não o faças.
se dá trabalho só pensar em fazê-lo,
não o faças.
se tentas escrever como outros escreveram,
não o faças.
se tens que esperar para que saia de ti
a gritar,
então espera pacientemente.
se nunca sair de ti a gritar,
faz outra coisa.
se tens que o ler primeiro à tua mulher
ou namorada ou namorado
ou pais ou a quem quer que seja,
não estás preparado.
não sejas como muitos escritores,
não sejas como milhares de
pessoas que se consideram escritores,
não sejas chato nem aborrecido e
pedante, não te consumas com auto-
— devoção.
as bibliotecas de todo o mundo têm
bocejado até
adormecer
com os da tua espécie.
não sejas mais um.
não o faças.
a menos que saia da
tua alma como um míssil,
a menos que o estar parado
te leve à loucura ou
ao suicídio ou homicídio,
não o faças.
a menos que o sol dentro de ti
te queime as tripas,
não o faças.
quando chegar mesmo a altura,
e se foste escolhido,
vai acontecer
por si só e continuará a acontecer
até que tu morras ou morra em ti.
não há outra alternativa.
e nunca houve.

A ELEIÇÃO DO FUTURO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEVE PRIMAR PELA HARMONIA ENTRE OS PODERES E NÃO PELA HEGEMONIA DO GRUPO SARNEY

A passagem do Estado Absolutista para o Estado Liberal caracteriza-se pela separação dos poderes. Ao elaborar a Teoria da Separação dos Poderes- "os poderes são independentes e harmônicos entre si" - Montesquieu não priorizou a independência sobre a harmonia.


Mas no Maranhão o grupo Sarney prega a desarmonia futura entre o Legislativo e o Executivo. Roseana Sarney usa a renúncia como instrumento para fortalecer seu grupo na disputa pela presidência da Assembleia em fevereiro de 2015.


A eleição do futuro Presidente da Assembleia Legislativa deve primar pela harmonia e não pela hegemonia- supremacia - do grupo Sarney. O fato mostra o apego ao poder, concebido dentro da mentalidade patrimonialista- Roseana entrega o governo como uma propriedade privada para fins eleitoreiros.


Para Sarney a divisão dos poderes acontecia dentro do enunciado fossilizado há 50 anos :"todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos- Roseana/Fernando/Zequinha - será exercido". Todavia eles e seus suseranos/vassalos não se conformam.


A "Teoria dos Poderes Sarney" morreu com a passagem do ciclo oligárquico(Sarney) para o democrático(Dino). Dino prega a alternância desde a campanha eleitoral. As diferenças estão nos procedimentos/posturas/comportamentos.


11 de novembro de 2014

EU DUVIDO QUE DÊ CERTO : "ROSEANA SARNEY VAI RENUNCIAR PARA GARANTIR A ELEIÇÃO DO FUTURO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA"

Um sarneista "empedernido de quatro costados" disse que a governadora Roseana Sarney vai renunciar para garantir a eleição do futuro Presidente da Assembleia Legislativa.

A estratégia denunciada anteriormente pelo titular desta coluna eletrônica, consiste em fortalecer o grupo Sarney com o governo do estado(Arnaldo Melo)/presidência da Assembleia(?).

O problema é que ninguém do grupo Sarney quer ser o Presidente "boi-de-piranha"- aquele que vai se sacrificar perante Humberto Coutinho, para tentar eleger algum sarneista em fevereiro de 2015.

Edilázio(PV) foi sondado e até deixou a barba crescer para botar de molho- Nelma Sarney será a Presidente do Tribunal no biênio 2016/2018 - Junior não quer queimar a Presidência da sogra e provável reeleição.

"É melhor ficar do lado de Dino", disse um assessor do sarneista Edilázio. A situação de Junior- eleição(2014)/reeleição(2018) é idêntica a maioria dos outros parlamentares.

"Qual a razão de comprar briga com um governo que nem começou"? O questionamento é de um parlamentar "sarneista denorex"- aqueles que atualmente parecem, mas não são. 

Dino deve manifestar-se pela independência e harmonia entre os poderes. A tarefa da articulação ficará com Márcio Jerry, que pela desenvoltura na eleição de governador tem credencias suficientes.

O jogo político é bruto, não respeita os que dormem. Os deputados estaduais estão embalados pela última eleição na Casa de Manoel Beckmam- o governo foi derrotado - mas eu aposto na vitória dos futuros governista.

A acachapante vitória de Flávio Dino com 65% dos votos terá forte reflexo na Assembleia Legislativa. A dificuldade é que a boa parte dos parlamentares ainda age/pensa  com base clientelismo/fisiológico/patrimonialista.

Nada que a maioria não resolva pelo diálogo, que acontece com a desenvoltura que a movimentação merece. Afinal de contas o que Flávio Dino ganharia com a eleição de um "boi-de-piranha"? Aquele que fica até a eleição de Humberto Coutinho.

Será que ele está dizendo béééllo?

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...