31 de agosto de 2014

EDINHO EM BAIXA NA BAIXADA : DIFERENÇA ENTRE ACENAR DE RIBA DO CARRO E A AUDIÊNCIA DE "PÉS NO CHÃO"

CARREATA_LOBO

MARINA/MARANHÃO : VELHA/ NOVA POLÍTICA/ MUDANÇA/ ALTERNÂNCIA

Marina Silva é um fato novo que varre o Brasil. Qual a consequência eleitoral no Maranhão? Fortalece a convicção da necessidade imediata de mudança.

Ocorre que na briga com os "marineiros" de primeira viagem tem os "bolsista" de Dilma. Os "bolsista" representam 49% do eleitorado no Maranhão.

É esse contingente- nos grotões que decidirá a eleição. Mas a "classe pensante" que habita as grandes cidades tem forte influência sobre este eleitorado.

O momento exige o discurso além da mudança.Os brasileiros marineiros estão contagiados pela promessa de alternância- Marina é contra a reeleição. 

Qual a consequência do compromisso com a alternância- contra a reeleição para o governo do Maranhão ? A certeza de que não apenas substituiríamos o "coronel".

Velha e nova política é apenas recurso retórico dos marineiros. No entanto a alternância é uma tese real de mudança profunda, na maneira de fazer política.

Marineiro marineiro quem te ensinou a nadar? Foi o tombo do navio ou foi o balanço do mar? Entrei de gaiato no navio/ Entrei entrei por engano/ Entrei pelo cano.

SENADO E A VOLTA AO PASSADO : PORQUE HAROLDO SABOIA FUNCIONARÁ COMO LARANJA DE ROBERTO ROCHA?

Haroldo Saboia foi eleito deputado federal pela primeira vez pelo PMDB, em 1986 com ajuda do governo Luís Rocha. Rocha devia favores eleitorais ao pai de Haroldo Saboia, o ex-deputado federal Pires de Saboia, o "Zé Bobó".

Roberto Rocha aos 25 anos, como a maioria  dos filhos dos ex-governadores maranhenses recebeu do papai na época(1990), ainda poderoso, um mandato eletivo- deputado estadual, de presente pela maioridade civil.  

Em 1994 foi a vez de Haroldo Saboia, o "Bobó Junior"(filho do ex-deputado federal Pires de Saboia, o "Zé Bobó") retribuir o "Loia"- o ex-governador Luís Rocha. Haroldo Saboia abriu espaços no PMDB para eleição de Roberto Rocha à deputado federal.

Haroldo Saboia, o "Bobó Junior" reelegeu-se a deputado federal pela terceira vez(1994) pelo PT- a segunda foi pelo PDT(1990). Portanto  a candidatura de Roberto Rocha pelo PMDB(1994) não tirava espaços de Haroldo Saboia no PT.

A última reeleição dos Saboia foi em 1994 no PT. Com três mandatos de deputado federal, "Bobó Junior" tem direito a gorda aposentadoria, que se junta a outra maior como ex-funcionário da Caesb(Companhia de Abastecimento/Água) no Distrito Federal. 

Haroldo Saboia, o "Bobó Junior" reaparece  de "tripa cheia"- duas aposentadorias(como deputado federal e funcionário da Caesb-DF) em todas as eleições no Maranhão. É a famosa tradição de di$putar.

Haroldo Saboia, o "Bobó Junior" e Roberto Rocha, o "Bob Esponja" sonhavam com o bastão de Sarney. Mas Zé Reinaldo inventou Flávio Dino. Saboia perdeu "o bonde", Rocha que disse : "política tem fila", ficou no rabo.

Eis que novamente os clãs Saboia e Rocha se unem secretamente, visando a eleição no Senado em 2014. Saboia funcionará como laranja de Roberto Rocha. Saboia foi escalado para "meter o bicho" em Gastão Vieira.

Saboia usou horário na propaganda eleitoral, para imputar a Gastão Vieira  erros na implantação do Telensino em 2000. A informação é falsa. Gastão Vieira não era mais Secretário de Educação do Estado desde 1998.

A briga pelo Senado tem muito com o passado dos postulantes. Haroldo Saboia&Roberto Rocha são faces da mesma moeda, que servia na troca de favores da velha política. Basta olhar o "vesgo pelo retrovisor". 


roberto rocha

30 de agosto de 2014

SEMANA DAS PESQUISAS : NA DATA M DINO DISPARA COM 57;8%/ EDINHO CAI PARA 23,1

Os números da Data M revelam a média da tendência das pesquisas, que marcarão o início da reta final de campanha : Flávio Dino dispara com 57,8%/ Edinho Lobão cai para 23, 1%. Dino percorre as ruas em carreatas. Edinho lacrimeja em Curupu. 

O eleitor maranhense como a maioria dos brasileiros, vota, torce e não quer perder o voto. Flávio Dino cristalizou a vitória no patamar superior a 50%, podendo chegar a 60% dos votos válidos de um total de 4. 159, 572 eleitores.

O preocupante é que 1.965, 211(49%) são analfabetos ou sabem apenas ler/escrever. Basta uma "mudança de humor" na classe pensante para o desequilíbrio. Na atual conjuntura  a utilidade do voto dá garantia para eleição de Flávio Dino. 

Edinho Lobão tentará o golpe dos 40. O índice histórico da votação governista é de 40% dos votos válidos. A coordenação de marketing deve apelar "para a insegurança(inexperiência/ falta de equipe) que representa a eleição de Flávio Dino".

Ainda tem como reverter ? Edinho 30 cai para 20, ou sobe para 40% ? Tem muitas variantes/ condicionantes no marketing político capazes de mudar ou manter o atual quadro. O segredo é o conhecimento do comportamento do eleitorado.

DEPARTAMENTO DE MALDADES DE EDINHO FALHA : COORDENAÇÃO DE DINO MONITORA AÇÕES COM EFICIÊNCIA PREVENTIVA

A campanha para o governo entrou no estágio de definição para a reta final. Edinho errou bem mais que podia/devia. Dino acertou mais do que previa.
O Departamento de Maldades de Edinho abriu a caixa antes do prazo. A coordenação de Dino monitorou  tudo de forma preventiva/eficiente.



As fundas(suposta briga com o pai)/flechas( o fato de ser comunista o tornava ateu) foram interceptadas logo no primeiro programa do Horário Eleitoral.



Edinho errou "mais uma vez de novo" ao esgrimar no "Zap Zap". Dino "deu uma meia lua inteira" no flagrante no apresentador da Mirante e parceiros.



Edinho tem um drama eleitoral. Eis a questão : bater ou não bater em Dino. Se bater perde a eleição e o espaço político "majoritário" para 2018.

Se não bater, toma o lugar de Roseana Sarney.

"Será maior nobreza da alma sofrer a fundas e as flechas da riqueza ultrajante, ou pegar em armas contra um mar de infortúnios, opondo-lhes um fim?"
É tempo de aprender.



O BOATO MUDOU DE FORMA : "EU NÃO FALO MAIS COM TALARICO, ELE ROUBOU MINHA MULHER"

Todas as campanhas eleitorais guardam surpresas- Tiririca é bem diferente de Enéas, da mesma forma a imaginação criativa da mentira maldosa.

As redes sociais são a "novidade" destas eleições no Maranhão. Em qualquer atividade humana/política tem bons/maus e caridosos operadores.  

O suposto flagrante  envolvendo o Superintendente de Direitos Humanos- não seria melhor Romanos?Adailton Borba faz o boato mudar de cor/forma.

foto

Borba com cara de "bom moço" é ex-apresentador da Mirante. O fato comprova o que repito  há 3 décadas. A mentira nasce/ cresce na Mirante.

Só que agora apodreceu na Mirante. No bojo das denúncias "marrom" contra Borba será possível apurar as perversões de todo o grupo ? Vamos ver.

Tem mais sobre o gajo. Por enquanto vamos ouvir o pagode do ladrão de mulher, que diz : "Eu não falo mais com Talarico, ele roubou minha mulher".

29 de agosto de 2014

SÃO LUÍS DECIDE ? COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DE EDINHO ERRA MAIS UMA VEZ

Após sucessivos erros a coordenação de campanha de Edinho Lobão foi alcunhada de "Mãe Joana". Todos dão palpites, ninguém decide nada, quando decidem é sempre pela opção errada. Agora é Duda Mendonça o mentor da última cartada.



Duda Mendonça/coordenadores/marqueteiros pensam que São Luís é quem decidirá as eleições de 2014 a exemplo do ocorrido em 2010, quando Roseana Sarney obteve 45% dos votos. Vão perder em todos os sentidos- eleitoral/estratégico.



O eleitorado da Capital encolheu 20% com a biometria,139 mil eleitores deixaram de existir. O índice progressivo- 2006(18,99%), 2010(24,5%) de abstenção deve ultrapassar 30%, constitui outro fator a considerar-se no "investimento/eleitoral".

Flávio Dino inverteu a estratégia. Bate forte no cravo e na ferradura, martelando nos grotões, pequeno, médios e grandes municípios sem esquecer de São Luís/ Imperatriz/ Caxias/ Timon/ Bacabal/ Santa Inês.



A verdade é que Duda Mendonça- aquele que achava que quem bate perde, agora recomenda "centrar fogo" nas cidades administradas pela Coligação Todos pelo Maranhão. São Luís passa a ser o principal alvo.



Aguenta Holanda Junior.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...