27 de agosto de 2014

COZINHANDO OS NÚMEROS(IBOPE/ ESCUTEC) : EQUÍVOCO DE INFORMAÇÃO/ CONFUSÃO DE PESQUISAS?

Os blogueiros miranteanos trombetearam de forma  alarmante/ ameaçadora a divulgação das pesquisas Ibope para este domingo(31).


No mesmo diapasão midiático(sintonia articulada) o adiamento da pesquisa Escutec, marcada/prevista para 6 de setembro.


Quem informou a divulgação-domingo(31) Ibope/adiamento-sábado(6) Escutce foi o blogueiro Marcos Deça- Editor de Política do EMA.


Deça argumenta que o duplo adiamento foi em atendimento a legislação eleitoral- o registro tem de anteceder a publicação no mínimo em 5 dias.

Qual a razão da divulgação simultânea Ibope/Escutec ? O dono da Escutec, Fernando Junior, o Sopa  teria dito à Montenegro :

"Independência ou morte", em referência ao 6 ou 7 de setembro. A Escutec quer publicar independente do Ibope. Porque? Os números não se aproximam?


O apelido de Fernando Junior da Escutec é "Sopa de Osso. Será que ele resiste a "altas temperaturas do bafo do lobo"? Estão cozinhando números?  

ENQUANTO SEU LOBO NÃO VENCE A BARREIRA DOS 30% : IBOPE/ESCUTEC ADIAM DIVULGAÇÃO DOS NÚMEROS DA PESQUISA


O núcleo duro- Edson Lobão/ José Sarney/ João Alberto/ Ricardo Murad decidiram pelo adiamento da divulgação dos números das pesquisas Escutec/Ibope.


Além do desencontro dos índices das pesquisas epigrafadas, Edinho Lobão não teria ultrapassado a "malsinada" casa dos 30%, em nenhuma das pesquisas contratadas.


Estariam "cozinhando" os números da pesquisa? Cozinhar em política é amolecer em prazo dilatado. Enquanto seu lobo(Edinho) não vence os 30%, não tem divulgação. 


Essas pesquisas- Escutec/ Ibope parecem "que já vem malhadas antes de nascer". O que de fato motivou o adiamento da divulgação?



Anunciaram divulgação de uma(Ibope), adiamento de outra(Escutec). Agora adiaram a divulgação das duas, sob o pretexto legal do registro.

Será que o profissionalismo/ experiência dos dois institutos(Ibope/Escutec) permitiria um erro tão primário ? Duvido. Vazou sem registro?


O que se sabe é que Edinho Lobão ainda não seria 30%. Lobão/Sarney ordenaram aumentar volume na Capital e coisa e tal- caminhada na Rua Grande para dar fermento nos números de Edinho.


DESENCONTRO NOS NÚMEROS DAS PESQUISAS(IBOPE/ESCUTEC) ADIA A MENOS FAVORÁVEL A EDINHO LOBÃO

Os governistas encomendaram pesquisas(Escutec/Ibope). A Escutec concluiu primeiro do que o Ibope.


Ocorre que os números da Escutec são menos favoráveis a Edinho Lobão, forçando o adiamento da Escutec- de agosto para setembro.


A estratégia é apresentar primeiro, neste fim de semana os números do Ibope, que são mais favoráveis ao governista Edinho Lobão.


O instituto maranhense de pesquisas Escutec- nas eleições 2002/2006/2010/, teve índices de acerto bem maiores do que o Ibope.


O Ibope previa vitória de Roseana Sarney no primeiro turno, em 2006. Jackson Lago venceu no segundo turno com 54% dos votos.


A tendência é Flávio Dino vencer as eleições(2014) no primeiro turno, acima de 50% votos válidos, segundo todas as pesquisas.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...