27 de maio de 2014

SE TU VAI ME JANTAR, EU TE ALMOÇO : DILMA JANTA COM EDINHO/ DINO ALMOÇOU DILMA COM AÉCIO NEVES ?

A revista Época do inicio de maio(5) informa em manchete : "Dilma vai à guerra". A Veja desta semana(28/05), mostra a estratégia(páginas 62/63)- almoços/jantares fora do "cardápio republicano".

Dilma foi a mesa do PTB na semana passada. O almoço foi patrocinado por Collor de Melo. Nesta terça é Dilma quem recebe para jantar. O convidado é Edinho Lobão, candidato ao governo do Maranhão.

Segundo o Ibope/Veja/Época o pragmatismo eleitoral- apoio público de/a "políticos tradicionais", revela que Dilma não só parou de cair como cresceu de 37% para 40% nas intenções de votos. 

Ibope/Época/Veja não destacam que Dilma cresce/para de cair, mas não impede a ascensão de Aécio Neves/Eduardo Campos 20% e 11%, respectivamente. Portanto a disputa vai ser acirrada.
  
Depois do pragmático jantar/aliança Dilma/Edinho como fica a situação de Dino? Os estrategista dinistas preferiram almoçar Dilma com Aécio Neves. O erro de avaliação pode custar a eleição? 


26 de maio de 2014

CANDIDATURA DE EDINHO NO CARDÁPIO : DILMA VAI APRESENTAR JOÃO ALBERTO COMO PRATO PRINCIPAL

Um rega-bofe no planalto foi marcado para terça-feira(27). Sarney/Lobão/Edinho/Roseana devem provar do cardápio especialmente preparado por Dilma : "Carcará no Espeto".

Dilma é sabedora dos baixos índices de Edinho (23%). Rousself quer um candidato competitivo para cumprir a tabela no primeiro turno. João Alberto é o cara e o carcará.

Dilma foi convencida de que independente de Copa do Mundo, o eleitor é torcedor no Maranhão. Eleitor-torcedor maranhense vota  de presidente à governador em um "time" sem reservas.

No segundo turno das eleições presidenciais, Flávio Dino volta a posição de meio-campo no time de Dilma com a faixa de governador? Só aguardando o desenrolar dos acontecimentos.

Edinho disse que vai convencer Dilma, de que não levará a "maior taca de todos os governos Sarney". Ele até pode convencer Dilma, mas o principal problema de "Dinho"são os eleitores do Maranhão.

E AGORA EDINHO ? A SOLUÇÃO SERIA IMPLODIR PEDRINHAS?

O que faria Edinho Lobão, governando o Maranhão diante da crise instalada neste final de semana em Pedrinhas ? Os familiares dos presos recusam-se a deixar o presídio, como protesto as péssimas condições carcerárias.

Edinho disse que o primeiro ato como governador seria mandar implodir Pedrinhas. Em que lugar o "governador" colocaria os detentos ? A declaração demonstra desconhecimento da realidade do Sistema Penitenciário do Maranhão.

Governar não é simplesmente desejo. Governar é ato de  extrema responsabilidade. Governar não é presente de papai no aniversário de 50 anos. Governar é devolver ao povo a cidadania usurpada durante os últimos 50 anos.

Perguntem à Flávio Dino sobre o sistema carcerário. Tenho certeza de resposta elaborada na vivência proba de advogado/juiz/professor. O problema são as mobílias dos últimos governos.

Essa é a principal razão do índice de intenção de votos em Flávio Dino- o preparo, a vida pregressa, muito embora o compromisso com futuro possa estar comprometido desde já. 


PARCEIROS DO MAL : BLOGUEIROS GOVERNISTAS TENTAM CONFUNDIR POLÍTICA PARTIDÁRIA COM PARCERIA INSTITUCIONAL

Os blogueiros governistas foram orientados a confundir a opinião pública. Eles tentam misturar política partidária com parceria institucional- Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

As prefeitas(os)Gardênia Gonçalves/Jackson Lago/ Conceição Andrade/Tadeu Palácio/João Castelo foram vítimas da perseguição midiática, como forma de pressão/adesão ao grupo dominante.

Conceição Andrade/Tadeu Palácio cederam as pressões, enterrando o futuro político. Jackson Lago/João Castelo resistiram, vencendo a saliva dos "leões/leoas" dispostos a matá-los nos dentes. 

Holanda Junior  busca ajuda na "cova dos leões". Junior pode até dialogar com o "cativeiro", mas como evangélico praticante não se converterá aos costumes babilônicos. Déus não deixa.

Junior fala a língua dos anjos. "Só o amor conhece o que é verdade/o amor não sente inveja/não se envaidece/é servir a quem vence o vencedor/a lealdade tão contrária si/ é o mesmo amor/agora vejo em parte/mas veremos face a face".


25 de maio de 2014

"EDINHO NÃO AJUDA"(ROSEANA SOBRE AS DECLARAÇÕES DE LOBÃO FILHO EM RELAÇÃO A PARCERIA GOVERNO/PREFEITURA DA CAPITAL

Roseana Sarney entre garfadas/colheradas de uma suculenta peixada, lamentou para poucos dos convivas no almoço dominical em Palácio(Leões) : "Edinho não ajuda".

A Sarney fazia referências as recentes/infelizes declarações de Edinho Lobão, nos blogs catarros- "os do peito", sobre a parceria Governo do Estado/Prefeitura da Capital :

"O grupo que pregou a mudança em São Luís, não consegui avançar e hoje busca apoio no grupo Sarney. É bom que o Edvaldo Holanda procure apoio de quem o sabe o faz". 

A declaração  não podia ser mais infeliz/desarticuladora. Governo/Prefeitura da Capital que costuravam parcerias institucionais devem desacelerar o processo.

"Edinho calado é um poeta", disse Fernando, parodiando Romário. Zé Sarney relativizou : "é questão de hermenêutica- a arte de interpretar de "Hermes", segundo o finado Nagibão.   

WEVERTON ROCHA VICE-LÍDER DE DILMA ? MAIS UMA DE SARNEY PELO EFEITO DOMINÓ

Weverton Rocha assumiu a vice-liderança dos deputados maranhenses junto ao Planalto. Trata-se de mais uma jogada do velho morubixaba Sarney, usando o efeito dominó- por meio de terceiros.

O objetivo é vincular Rocha à Dilma/Edinho no Maranhão. A estratégia urdida na cúpula é rejeitada na base. O pacote- Edinho, e o conteúdo- 2ª suplência/senado não interessam ao PDT.

A capacidade/habilitação dos políticos maranhenses está reduzida a rapinagem/coragem. Quadros valorosos não faltam ao PDT, mas o comando esta prostituído. Até quando?

Rocha disse "quem decide é Lupi"! Eles(Weverton Rocha/Lupi) em passado recente "dividiam lençóis". Então fora das "quadro paredes" tudo pode acontecer? 

"É como um caramelo chegando ao fim/na boca vermelha de uma dama-louca/ quanto vale um homem para amar /minha profissão é suja e vulgar/ quero pagamento para me deitar/ paga meu dinheiro e vista sua roupa"(Belcheior)


COLETIVAS E CAÇAMBAS BLINDADAS

Quero pedir escusa à baixa produção. O número de postagens reduzidos é decorrência do tempo exíguo- minha genitora apresentou tremores na face, exigindo consultas, exames e atenção redobrada.

Compulsando os últimos movimentos da política, constato o velho problema das "coletivas blindadas"-são convocados jornalistas/blogueiros do "peito", para evitar questionamentos fora do pré-determinado.

Não sendo blogueiro "catarro"- do peito, resta criticar as "coletivas blindadas" pela "seletividade". Perguntas fora do "script-jornalístico" desnudam os conteúdos velados- aqueles previamente evitados.

Edinho blindado em coletiva no sábado(24) diz "ser o contraponto do discurso do ódio, do rancor, da raiva". Nenhum dos presentes fez o contraponto : Para que discutir relações afetivas em eleição?

Patrícia Viera, a "patricinha" filha de Zé Vieira blindada por caçambas afirma como Edinho: "meu discurso é da esperança e do carinho". Alguém questionou como sepultar o passado do pai?

Ainda bem que não tive tempo .

24 de maio de 2014

IBOPE BRASIL/MARANHÃO : DILMA TEM 40%, AÉCIO 20%, CAMPOS 11%, ENTÃO FLÁVIO DINO TEM 71% ?

Ninguém sabe até quando vai dar certo essa história de palanque presidenciável múltiplo pró-Dino- Dilma/Aécio Neves/ Eduardo Campos.

O Ibope diz que o segundo turno é inevitável. Depois da Copa as intenções de votos em Dilma devem cair. Dino vai esperar para ver como fica?

Dilma/Aécio vão para o segundo turno com aproximadamente 35%, 30%  respectivamente. Dino vai continuar esperando para ver como fica ? 

Dilma vai esperar a real opção de Dino, depois das manifestações durante a Copa do Mundo? Nunca. Lula deu a senha ao recepcionar Edinho e Lobão.

Aécio  Neves ficará como corno de biqueira? Nunca. Neves veio ao Maranhão selar acordo com Dino. Aí acabou o tal palanque múltiplo pró-Dino. 

Será que os dinista somam da seguinte forma : Dilma tem 40%, Aécio 20%, Campos 11%, então Flávio Dino tem 71%. Tem doido para tudo e algo mais.

23 de maio de 2014

CONVENÇÕES/ELEIÇÕES : DINO/EDINHO NA SEMANA

Na penúltima semana de maio preparam-se as engrenagens das convenções partidárias- escolhas dos candidatos(governador/senador/deputados), entre 20 e 30 de junho. 

Em política atenção a cronologia é fundamental. "A política não socorre a quem dorme". Por esta razão os candidatos começam a preparar "os papeis e a papelada".

Os papeis dos principais candidatos é amarrar partidos/políticos/lideranças no arco de alianças. As flechas são direcionadas neste momento os inimigos internos- o fogo amigo.

Como ficam as estratégias para o Senado : Gastão Vieira X Arnaldo Melo/ João Castelo X Roberto Rocha. Os governistas informa buscar o consenso. Os oposicionistas publicam o dissenso.

Flávio Dino com o perfume do "poder amadeirado" atraiu Rocha/Castelo para a mesma mesa. Ambos gostam do agradável odor de Dino. Apenas um será o candidato? É aguardar as convenções.

Edinho passou a semana descansando em Brasília. Ele nunca tinha trabalhado tanto. Mas valeu a pena. Uma decisão do TSE o aproximou da Bolsa Dilma. Agora é aguardar a Copa e as eleições.

O candidato governista para o Senado? É assunto para João Alberto/José Sarney/Edson Lobão. Esse perigoso trio Maomé "levou Edinho para Dilma", quando viu que ela não sairia da montanha.




22 de maio de 2014

EXPLODE MARANHÃO : CHUVA/PROTESTO/ELEIÇÃO/COPA DO MUNDO

A onda de protestos mistura-se as chuvas. Não fossem os alagamentos/desabamentos, com a proximidade da Copa, o clima seria de pré-carnaval.

As férias escolares serão antecipadas para coincidirem com as datas das disputas do futebol. No rol das coincidências porvir  protestos/eleições. 

O prefeito da Capital do Maranhão, Holanda Junior é quem sofre no primeiro tempo. No segundo os chutes vão na direção de Dilma/Roseana Sarney. 

Aí Edinho vira goleiro- vai ser tanto chute, que não tem "bolsa" para segurar as cujubas. Anotem : a Dilma que serve para ri, servirá para chorar.

LÓGICA DO MURICI : ROCHA ACHA DEMOCRÁTICO O PSDB PODE TOMAR A VAGA DO PDT, MAS QUANDO É A SUA CANDIDATURA AO SENADO VIRA QUEBRA DE COMPROMISSO

Roberto Rocha raciocina pela "lógica do murici"- aquela que só é boa para si. "Bob" acha democrático o PSDB tomar a vaga do PDT(vice-governador), mas quando é sua candidatura ao Senado vira quebra de compromisso.

Pela lógica/ética o a conjunto de partidos que fazem o arco de apoio a Flávio Dino, decidiriam sobre a troca PDT/PSDB na vice-governança, mas não foi isso que aconteceu. O PDT foi retirado da chapa majoritária sem qualquer discussão. 

A decisão não foi democrática, posto que os partidos do arco e flecha de Dino não discutiram/votaram a substituição PDT/PSDB. O PDT e demais partidos receberam a decisão em forma de sentença- dê ciência e cumpra-se.

Quanto a disputa ao Senado é bem diferente. São dois partidos distintos nas suas ideologias, a legislação eleitoral permite a ambos candidaturas apartadas, mesmo   no mesmo arco flecha que dão apoio a Dino. Quem é o arco, quem é a flecha?

21 de maio de 2014

O ALVO : EDINHO ATIROU EM AÉCIO NEVES PARA ACERTAR EM FLÁVIO DINO

Edinho Lobão tentou em infrutíferas ocasiões polarizar com Flávio Dino. Na dianteira das intenções de voto Dino não aceitou "bate-boca".

Sarney conhecedor das manhas de campanhas entrou em cena, orientando Edinho "a desconfiar que Aécio Neves acabaria o Bolsa Família". 

O velho morubixaba, José Sarney sabe "bater acima do pescoço para fraturar abaixo do joelho". Edinho atirou em Aécio Neves para acertar Flávio Dino.

Qual a reação de Dino/do eleitorado dependente da Bolsa Família? A estratégia tem as digitais de Sarney, mestre em "tirar do sério os adversários".

PDT QUEM TE VIU, QUEM DE VÊ : EDINHO OFERECE APENAS A SUPLÊNCIA DE SENADOR

Fracassou a articulação governista que tentava aliançar o PDT/PMDB. Ofereceram apenas a suplência de senador, que deverá ter o PMDB como cabeça de chapa(Gastão?Arnaldo?).

O Presidente Nacional do PDT, o experiente Carlos Lupi fez o pêndulo- aceitou conversar com o Ministro Edson Lobão, para forçar Dino a idêntica posição na chapa de oposição.



Roberto Rocha(PSB) é por enquanto cabeça de chapa da oposição para o Senado. Rocha não quer ceder a suplência para o PDT, posto que compromissou a vaga para Paulo Neto do PPS.

O PDT rola entre os partidos "hora" como "corno de biqueira", "hora" como "Geni"- aquela da música de Chico Buarque, que todos jogam pedra e é boa para cuspir. PDT quem te viu, quem te vê.


EDINHO FUÇOU E O LOBO VIROU BOLSA : TSE VINCULA EDINHO/BOLSA/DILMA

O Diretório Nacional do PSDB vacilou ao ingressar no TSE, com pedido de liminar contra Edinho Lobão. O TSE negou o pleito, vinculando Edinho/Dilma/Bolsa Família.

O PSDB/Nacional acusa Edinho Lobão de "propaganda antecipada negativa". A representação tem como base um vídeo em que Edinho diz : "Aécio é contra o Bolsa Família".


A decisão do TSE tem repercussão no Maranhão. Edinho que posicionara-se contra a Bolsa Família como empresário, passa a ferrenho defensor como candidato ao governo do Maranhão.

Se o marketing de Edinho Lobão martelar bem a decisão do TSE, o limão vira limonada. Em política as nuvens transformam-se bem mais rápido que na atmosfera celeste. O "lobo fuçou e virou bolsa".

Edinho/Dilma e Bolsa Família quem diria!

PDT COMO CORNO DE BIQUEIRA?

O PDT é um partido com privilegiado legado na história recente da política maranhense. Trata-se da agremiação partidária que teve maior destaque nos últimos 20 anos.

O PDT tem o maior número de filiados no Maranhão- são 40 mil ativista filiados, que de forma aguerrida levaram o partido a Prefeitura da Capital e ao Governo do Estado.

Ocorre que de forma pouco ortodoxa, membros históricos transformaram-se em geográficos- aqueles que buscam espaços individuais em detrimento da história do partido.

O PDT foi traído publica/vergonhosamente pelo PC do B, que lhes prometera a vaga de vice-governador com 2 anos de antecedência, despachando-lhe em 2 dias sem a menor decência.

O PDT até o momento comporta-se como "corno de biqueira"- aquele que fica na chuva debaixo da biqueira, enquanto o "urso" monta na sua mulher. O PDT vai continuar nessa vergonhosa posição?

Os ossos do finado Jackson Lago devem estar se revirando. O aguerrido guerreiro diria neste momento com a voz rouca e pausada : "Amigo, amiga o nosso compromisso é com o povo".  

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...