16 de maio de 2014

O QUE REALMENTE PENSA O POVO DE IMPERATRIZ SOBRE EDINHO LOBÃO?

Percebe-se a "olhos nus" a tentativa de turbinar Edinho em visita a Imperatriz. O velho truque de aumentar o comprimento das fotos, para "fazer povo" é utilizado pelos blogueiros do poder.

lobaolobao3

O que realmente pensa o povo de Imperatriz sobre Edinho Lobão? Creio o mesmo que São Luís pensa sobre Zequinha Sarney. Mandatos eleitorais de "mãos beijadas". Em troca de inercia/comodidades.

O natural desgaste histórico dos Lobão em Imperatriz contradiz as teses de aclamação. Os índices aceitação 23%/ rejeição 38% não deixam dúvidas para análise isenta de paixões/interesses.

A remota possibilidade de crescimento da candidatura de Edinho Lobão, além do vegetativo depende da disposição da Presidente Dilma Rousself. Fora desta hipótese é cumprir tabela.

PELA PLURALIDADE DE PROPOSTAS : HILTON GONÇALO SERIA A RECEITA CONTRA O PERSONALISMO DE FLÁVIO DINO?

O Maranhão tem como adjetivo político o atraso secular- todos os avanços/lutas sociais demoram 100 anos para efetivarem-se. 

A abolição da escravatura/a Velha República ainda tem grilhões no inconsciente coletivo, que nos prendem ao passado imperial de mando.

Lutamos contra privilégios, plena liberdade de expressão como os republicanos em 1889. A política ainda é de governadores.

O messianismo povoa o inconsciente geral. A necessidade de um novo "messias-faraó", que liberte/prende retornará ao surrado mandonismo.

Precisamos vencer o personalismo desde já. A pluralidade de propostas produziria alternativas ao novo mando, personificado em Flávio Dino.

O debate político pautado em resultados precisa ser inaugurado. Hilton Gonçalo(PDT) seria a receita contra o personalismo de Flávio Dino?

"Passam-se os anos e como muda o que eu sinto. A tudo dizes que sim/ A nada digo que não/Para poder construir/ esta tremenda harmonia".




15 de maio de 2014

DIAGNÓSTICO ELEITORAL DE BRASÍLIA : CONTROLE DO GOVERNO É QUE EVITA DEBANDADA GERAL

A fraca comitiva de prefeitos maranhenses presentes na Marcha de Brasília acendeu a luz vermelha do governo : o controle dos "Leões" é que ainda evita a debandada geral.

A Sarney estava certa quando resolveu permanecer no Palácio dos Leões. A esta altura Arnaldo Melo já teria capitulado, com ele a maioria dos prefeitos estaria hipotecando apoio à Dino.

Edinho esperava ontem(14) ser aclamado ao governo por 170 prefeitos, em Brasília. Cerca de 11 compareceram ao ato de piedade política. "Foi decepcionante" disse um dos presentes.

prefeitos

"Agora só resta administrar a previsível derrota em 2014. O grupo vai tentar se manter no histórico de 40% dos votos válidos. O problema é o peso do candidato", declara a fonte.  

Dilma monitorava tudo. A presença de 11 "gatos pingados", a ausência de 206 prefeitos escaldados afasta qualquer possibilidade de Dilma vir ao Maranhão, em apoio a Edinho. 

Arruma as malas.



PAUTA DOS CANDIDATOS/RESULTADOS : EDINHO QUALIFICA APOIOS/ DINO ESPERA ACOMODAÇÃO NAS ALIANÇAS

O candidato Edinho Lobão priorizou a qualificação de apoios durante esta semana. Presença/discurso na abertura do Agro-Balsas rende votos/doações de campanha.

Edinho foi à Brasília, pousou ao lado de diminuto grupo de prefeitos. A mídia/blogueiros aliados falavam em comitiva de 170 alcaides "de pires na mão", no Distrito Federal.

A pauta é positiva. Nesta quinta(15), Edinho participa da inauguração do escritório da  Superintendência da Pesca em Imperatriz, ocasião que que reunir-se-a com os prefeitos da região.

Edinho voltou a "cuspir no microfone" na segunda-feira(12), quando novamente proferiu acusações sem provas contra Flávio Dino. Edinho acusou Dino de ligações com agiotas.

Dino diminuiu o galope. Vencedor na semana anterior, computou fortes apoios a nível estadual/federal- Castelo/Elisiane/Aécio Neves, Dino preferiu esperar as acomodações das alianças partidárias.

Dino não deixa acusações sem respostas. A Mirante temerosa de processos judiciais publicou o direito de resposta do comunista. Escreveu não leu, pau comeu. Escreveu bobiou, pau rolou:

“Sempre estive ao lado da Lei, tenho ficha limpa, e muito me orgulho disso. Sou um cidadão que sempre pagou seus impostos e cumpriu suas obrigações. Sou casado, sou pai de três filhos. Meu pai e minha mãe nunca me deram nada da mão beijada, emprego, dinheiro, nada. Me deram educação e valores, e foi com eles que eu conquistei minha carreira de professor, de juiz, e de parlamentar,” disse Flávio Dino – e completou: “Eu amo a minha família e ela me ama, e eu não vou deixar que ninguém faça mal a ela por ambição política”.

Dino falou ainda que não aceitará agressões contra si e contra sua família e anunciou que deu entrada em ação no Supremo Tribunal Federal por calúnia e injúria cometidas por Lobão Filho, que disparou acusações sem provas contra o comunista.

14 de maio de 2014

BOI VAI VIRAR LOBO


ELEITORES DE RIBAMAR REVOLTADOS COM A "RENÚNCIA" DE LUÍS FERNANDO DÃO O TROCO : 43% NÃO VOTAM EM EDINHO POR DINHEIRO NENHUM DO MUNDO

Engana-se quem pensa que o povo não está ligado nas "jogadas políticas". O eleitorado de São José de Ribamar deu a resposta a trairagem, que detonou a candidatura de Luís Fernando.

A revolta é muita. 43, 3% dos eleitores entrevistados disseram a Data M, que não votariam por dinheiro nenhum em Edinho Lobão. Apenas 11% disseram que não votariam em Flávio Dino.

Na espontânea Luís Fernando Silva aparece com 26,7%, mesmo não sendo candidato. Votar de qualquer jeito em Luís Fernando, foi  protestar contra o boicote, que sofreu o estimado ex-prefeito.

Não foi a toa que apareceram em São José de Ribamar, uns pés de maracujá cujuba. O povo não é bobo. Diz a lenda que uma bela moça botava os seios para fora e dizia para os transeuntes :

-Ninguém te mexe, ninguém te bole, porque diabo que tu é mole.

Um esperto propositadamente passou debaixo da janela da moça despeitada. Quando ela versejou bole com mole, ele tirou um destes maracujás cujubas do meio da calças e devolveu em "redondilha maior":

- Não toca viola, não toca rabeca, porque diabo que tu é careca. 

Mexeram com um "filho de Ribamar". O santo ficou zangado. Capaz de nascer maracujá "mandando dedo". O pé de maracujá cujuba morreu. Agora vem o maracujá "vai tomar no c", como resposta do povo.

SENADO 2014 :" MORTES" E DERRAPADAS

A luta por única vaga de senador já provocou "mortes"/derrapadas. Pesquisa(Exata)/a postura de Pilatos de Aécio Neves(PSDB) abriram covas para Arnaldo Melo/Roberto Rocha respectivamente. 

Melo prova do próprio veneno- a pesquisa que o indica com relés 4%, trava qualquer possibilidade de pressão em conjunto com os 25 deputados traíras, que aprisionaram Roseana Sarney no governo.

Rocha sente o gostinho de ser prejudicado na "carreira solo". As declarações de Gardeninha, assegurando a candidatura de Castelo independente do PC do B derrapa Rocha da pole "poseichon".

A tendência é o crescimento de Gastão Vieira. Prestígio com Dilma/trabalho como deputado federal por sucessivos mandatos/ Secretário de Educação/ Ministro do Turismo são as credenciais.

Dino que já não fica a vontade na companhia de Rocha, com o inevitável avanço de Gastão Vieira terá justificativa eleitoral, para colocar Roberto no fim da fila- Rocha disse "política tem fila".

ELEIÇÕES 2014 : A NECESSIDADE DE OUTRAS ALTERNATIVAS POLÍTICAS

O debate eleitoral presente/futuro está comprometido. As alternativas políticas(candidaturas ao governo) pautadas em resultados, foram quase banidas do processo político.

O governista Luís Fernando Silva/ o oposicionista Hilton Gonçalo representavam/representam a pauta de bons resultados administrativos em prefeituras municipais maranhenses.

A renúncia de Silva é decorrência das "forças retrógradas" do sarneismo. O cerceamento da candidatura de Gonçalo(PDT) é resultado da postura totalitária das hostes oposicionistas.

O empobrecimento do debate político ficará entre denúncias/dinheiro/apelo popular/propostas revolucionárias. Mas o que o povo quer são resultados passados/presente/futuros.

Não será nesta eleição o debate sobre quem fez. Ficaremos no "vou fazer/registar em cartório", ou coisas do gênero. Meio século de retórica de praça pública. 50 anos de "disse-me-disse".

Até quando? O Diretório Nacional do PDT poderá oportunizar aos maranhenses o bom debate. Caberá a Lupi decidir fora da ambiente lupanar- prostituído pelos interesses menores/paroquias.


13 de maio de 2014

NUVENS NEGRAS


ANJO E LOBO ? RELAÇÃO CONVIVÊNCIA PRÓXIMA/ LONGO TEMPO/ EDINHO/ DINO

Não existe "santo" na atividade política. Mas todos se apresentam como castos- puros, virtuosos. Alguns até no nome sugere virtude- Flávio Dino de Castro e Costa. Outros a relação de convivência próxima/longo tempo incitou batismos por atavismos- Edinho 30%.

Flávio é o anjo/ Edinho o lobo? É preciso evitar beatificar ou demonizar. Ambos são falíveis, tem seus erros/virtude e "acertos". Dino foi blindado como anjo pelo mundo fechado da magistratura. Edinho exposto como lobo  pela ação particular e pública do pai, Lobão.

Nos últimos 20 anos, Dino ficou protegido no hermético mundo jurídico. Edinho recebeu a pecha de 30%, no fim do governo(1994) do pai, Edson Lobão. Portanto, o desgaste de Edinho/a blindagem de Dino são frutos da relação natural entre o tempo e a convivência. 
     
O tempo passou, Dino largou a batina- a magistratura, vestiu o dominó errado da política. Na lapela o broche corrupto de Jackson Lago - Weverton Rocha. As abotoaduras são heranças das algemas de José Reinaldo. Edinho aumentou o conceito em 30% do que era.

E "nóis" ?

Tabacaria, poema de Fernando Pessoa. 

Fiz de mim o que não soube 
E o que podia fazer de mim não o fiz. 
O dominó que vesti era errado. 
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. 
Quando quis tirar a máscara, 
Estava pegada à cara. 
Quando a tirei e me vi ao espelho, 
Já tinha envelhecido. 


12 de maio de 2014

FÁBIO CÂMARA VIRA FÁBIO TYSON E DIZ PARA MARQUINHOS DA LUIZÃO : "VEM PORRA/VEM PORRA"

DIA DAS MÃES FORA DE ÉPOCA : MÃE NAGIBA ARRUMOU EMPREGO DE VIDENTE

Demitido da Secretaria de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel, o Mãe Nagiba dedica-se a fazer prognósticos eleitorais. Mãe Nagiba associou-se a Bandideça, encarregado de divulgar a vidência.

Trata-se de nova tentativa de influenciar o eleitorado maranhense, a partir da "vidência" nas eleições proporcionais(deputados estaduais/federais). O TRE-MA tomará as prévias/devidas providências?

A estratégia é "dar como eleitos", um maior número de aliados de Edinho Lobão. O critério da "vidência" é a experiência eleitoral. Como? Mãe Nagiba não se elege desde a morte do pai Nagibão.

"É importante pautar as eleições dos deputados federais/estaduais. Assim influenciaremos na base, as eleições para o governo", disse maquiavélico Bandideça, ao blogueiro traquinas Luís Caridoso.

Caridoso não se conforma com a exclusividade de Mãe Nagiba à Bandideça. "Vou contratar Pai Dudu para essa festa do Pacu. Nos entramos com o pau e eles com o c", disse revoltado Caridoso.

Antes mesmo da eleição vai acontecer de tudo. Não se espantem se no São João "boi virar lobo". Edinho Lobão não gostou da "Toada Polaryzda" que diz mais ou menos assim :

"Polary que só quer comer da língua de Paula".





NOVENTA POR CENTO DOS EMPRESÁRIOS TEM MEDO DE EDINHO 30% NO GOVERNO

Em uma reunião informal de empresários maranhenses foi feito a seguinte pergunta : você teme pagar propina em um eventual governo de Edinho Lobão ? 

Noventa por cento responderam sim. O alto índice mostra o empresariado assustado, ainda que remota a possibilidade de Edinho chegar ao governo.

A dimensão do medo não atinge o empresário Marcos Regadas, da Franere. "Edinho no governo a Franere vai vender apartamento na lua" diz um temeroso empresário.

"Flávio Dino é a certeza de que o empresariado não sofrerá extorsão. Votarei em Flávio Dino por amor ao Maranhão, farei doação sem interesse de retorno".  


11 de maio de 2014

SÓ A ARCA DE NOÉ : BLOGUEIRO RESPONSABILIZA O PREFEITO EDVALDO HOLANDA PELO DILÚVIO EM SÃO LUÍS

Chove copiosamente na Ilha de São Luís. O blogueiro Marcos Deça quer responsabilizar o prefeito de São Luís, Holanda Junior pelo "dilúvio".  

Deça de forma irresponsável descontextualiza as imagens entre os bairros do Renascença- próximo ao Curso Wellington e uma praça no Coroadinho.

Só a Arca de Noé. 

coroado
          Curso Wellington do Renascença como praça do Coroado

BAILES DA VIDA/ FOI ASSIM, ASSIM SERÁ? CARGO/FUNÇÃO/APARTAMENTÃO/MANSÃO?

Pergentino Holanda/Joaquim Haickel/Marcos Deça ensaiam o desespero das viúvas da família Sarney. PH anuncia euforia de inquilinos maranhenses, com alta de aluguéis de apartamentos no Rio de Janeiro.

Maranhenses que possuem apartamentos no Rio de Janeiro, estão rindo com os alugueis. Os lucros estão dolarizados. Gringos que não conseguiram vagas nos hotéis cariocas, são os principais inquilinos temporários. 

Entre os locadores muitos ex/atuais detentores de cargos/funções públicas. É muito comum durante o exercício funcional, a aquisição de imóveis no Sul/Sudeste. A estratégia é manter longe dos olhos os sinais de riquezas injustificáveis.

Mãe Nagiba, Joaquim Haickel jogou a toalha- em artigo neste domingo(11), no EMA, Mãe Nagiba se torce, contorce-se para reconhecer que "acabou a festa". Os mimos eram adqueridos dessa forma. Deça chegou muito atrasado.

Foi assim, assim será? Cargos/função/apartamentão/mansão? Acabarão os "bailes da vida" na gestão de Flávio Dino? Só o tempo  e as eleições para dizerem em favor/contrário, ao enriquecimento sem causa da burguesia maranhense.


PARA MÃE NAGIBA

A queda da produção é consequência de dedicação ao "Dia das Mães". Nas últimas 72 horas tomei como tarefa quase exclusiva, fazer minha mãe feliz. Vê-la alegre, disposta "é tudo".

Penso nas "Mães do Maranhão" com a determinação do personagem ficcional Pelágia, de "A Mãe", do autor Máximo Gorki- preso o filho, Pelágia toma seu lugar na luta revolucionária.

Quantas "Pelágias", quebrando coco para dar "o de sustento"? Quantas "Pelágias", dormindo sob o risco de desabamento? Felizmente posso ter a minha "Pelágia", dormindo tranquila. 

Mas não posso ser burro como "Mãe Nagiba". Nagiba demissionário, faz contorcionismo verbais neste segundo domingo de maio(11), para reconhecer o fim da era Sarney. Acabou Joaquim Haickel. 

Para todas as "Mães do Maranhão" e para "Mãe Nagiba".

10 de maio de 2014

ELEIÇÃO POLARIZADA OU POLARYZADA?

Bandideça criou uma tal eleição polarizada. Edinho Lobão não gostou do termo que lhe trás amargas lembranças. Explico : Edinho Lobão há tempos passados, teria "quebrado no pau" o DJ Claudinho Polary, que andava querendo "Algo Mais" na Difusora.

"Evita o termo polarizada para não chamar a confusão com Polary", recomendou Edinho, coçando a testa. Edinho faixa preta de karatê- qualquer lembrança com Collor é mera semelhança, teria aplicado uma surra em Polary no Aeroporto Cunha Machado. 

Polary ganhou fama de "pé de pluma"- aquele que é mais leve do que o "pé de pano". Edinho Lobão tem fama de "pé de pano"- garanhão desabrido(violento). A história está nas bocas de quase todos funcionários do Sistema Difusora/Mirante/Vieira da Silva.

Eleição polarizada ou polaryzada? Dizem que Bandideça faz só de mal. Esta eleição pode acabar muitos casamentos. Para evitar é só não polaryzar. Do contrário vem a tona muitas histórias de traições, trocas de casais, transações homossexuais ali pelo São Cristóvão.

De aquieta doido.

CASTELO MINEIRO À MARANHENSE : COME FALANDO

João Castelo mostrou-se mineiro no estilo maranhense. Castelo resolveu "comer falando". "Sobre o Senado quem vai decidir é o povo", disse Castelo que aposta na desistência de Roberto Rocha.

Castelo pretende continuar na disputa, correndo por fora da raia oficial/eleitoral. O crescimento do provável candidato governista, Gastão Vieira deve forçar a substituição de Rocha por Castelo.

Roberto Rocha não tem estrutura/grupo/liderança que lhe permitam enfrentar o candidato governista. João Castelo experiente sabe que Rocha não aguenta dois meses de pré-campanha(maio/junho).

Em junho acontecem as convenções partidárias para as escolhas oficiais dos candidatos- governador/senador/deputados. Na ocasião o nome de Castelo voltará oficialmente a concorrer ao Senado.

Vamos aguardar.

PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO