1 de maio de 2014

ELI$IANE GRANA A NOVA VERSÃO DE CONCEIÇÃO ANDRADE : OPOSIÇÃO TOTALITÁRIA ENSAIA DISTÂNCIA DE HOLANDA

Ao deslocar-me durante está manhã(1), deparei-me com Flávio Dino/Elisiane Gama na porta do Hotel Holiday. Desci do carro cumprimentei ambos, questionando Dino se o projeto de oposição marcha para o totalitarismo- ausência do contraditório no campo da esquerda/centro?

Dino foi lacônico  na sua resposta : "vamos ganhar a eleição no primeiro turno". Indaguei sobre o PDT na chapa de governo, Dino respondeu como um pastor evangélico : "vai dar tudo certo". Certeza? Receio?

Flávio Dino teme mais a candidatura de Hilton Gonçalo, do que a de Edinho Lobão. Porque? Pela possibilidade de crescimento avassaladora. Por isso a resposta "vamos ganhar no primeiro turno". Isso depende do PDT.

Gonçalo é salutar ao processo de alternância política presente/futura no Maranhão. A candidatura de Gonçalo está fora do balcão de negócios, não se sujeita ao humores dos títeres que se apresentam para plantão de mais 50 anos.

Eli$iane Grana é só uma versão remixada de Conceição Andrade. A oposição totalitária usou no ato de adesão de Grana à Dino, a disposição dela concorrer a Prefeitura de São Luís, para ensaiar afastamento de Holanda.

Holanda dá "beijinho no ombro".

Elisiane Gama ainda de cabelo duro, sem chapinha. Eli$iane Grana de cabelo alisado/alourado, dentadura nova de porcelana, silicone no bustos/glúteos e muuuuito dinheiro no bolso. 

"Bom mesmo é ser socialista de carrão, viajar só de avião e enganar o povão".


PROJETO DA OPOSIÇÃO MARANHENSE É TOTALITÁRIO ? O OBJETIVO É NÃO TER QUEM FAÇA OPOSIÇÃO DURANTE 50 ANOS?

O projeto político da oposição maranhense tem características totalitárias- neste regime o controle político de facção não reconhece limites, regula a ideologia, partidos políticos e não admite novas lideranças.

O culto a Flávio Dino é personalíssimo, disseminando provável uso das práticas totalitárias no governo. O cheiro prematuro do "poder total"(totalitarismo), pode ser percebido na forma de atuação do establishment- ordem ideológica.

Castrar/sufocar novas lideranças, evitando o "bom combate" é temeroso. Elisiane Gama fracassou por medo/interesses financeiros/pessoais. Hilton Gonçalo é a resposta partidária(PDT) contra o totalitarismo que se avizinha? 

Existe a preocupação, de existir oposição pelos próximos 50 anos? É desanimador para quem assistiu este mesmo filme durante meio século. Fico pensando no futuro do meu filho, Augusto Bello sobre a "égide" totalitária. 

Vou lhe ensinar a reagir, tendo como base o fundamento foucoultiano de que "onde existe poder, tem resistência", para que as novas gerações não sejam emasculadas no cocho da subserviência.

No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo tem o poder(Charles Chaplin)


30 de abril de 2014

EM NOME DA ALTERNÂNCIA ? ELI$IANE GRANA PASSA DE MALA$ E BÍBLIA$ PARA FLÁVIO DINO

Eli$iane Grana convida para o anunciar o posicionamento do PPS nas eleições de 2014. "Grana" faz o convite de "rostinho" colado com  Dino. Tem quem acredite na inocência da irmazinha? Então fica no cu ltorando.

eliziane

"Grana" diz que retirou a candidatura em nome da alternância. Contradição é pouco. Desde quando retirar candidatura favorece alternância? Aprendi com Foucoult que "onde existe poder, tem resistência". 

Exigir de Eli$iane Grana leitura neste nível é demais. Talvez seja facílimo para "Grana", entender que Dedé Macedo é alternância. Difícil compreender estes novos(as) líderes, pautados na "força da grana que ergue e destrói coisas belas".

Esse dedo em sinal de cifrão define esta moça.  Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece. Eita Maranhão de povo besta. Eli$iane Grana vai pedir o financiamento da campanha de deputada federal?



Toma Igor Lago. Eu te avisei. Acreditar em crente "Raimunda"- aquela que mostra a carinha de anjo e pensa de maneira imunda, dá nisso. E agora como é que tu fica nessa alternância? Bem que essa esperta merecia resposta do eleitorado.

 


MADEIRA DECLARA : "NÃO FIZ OPÇÃO POR NENHUM DOS CANDIDATOS, VOU CONVERSAR COM AÉCIO NEVES"

Conversei as 11: 30, via celular com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, tão cobiçado com virgem em lupanar(cabaré). Madeira "puta velha na política"  afirmou não ter ainda compromisso, com nenhum dos candidatos envolvidos na disputa.

madeira

"A foto ao lado de Márcio Jerry é uma coincidência. Ele viajou no mesmo avião, com destino a mesma cidade. Mas isso não significa qualquer compromisso político com Flávio Dino", disse-me Madeira que justifica qualquer apoio pelo desenvolvimento de Imperatriz.

cfef47284018afddc9313d3b5f579e4d


"Não são verdadeiras as barganha anunciadas- minha candidatura à senador em 2018, Hildemar Gonçalves de vice-governador na chapa de Flávio Dino. O compromisso com qualquer candidato tem como justificativa o desenvolvimento de Imperatriz", disse Madeira.

"Vou conversar com o Aécio Neves, para posicionar-me sobre a atuação conjuntura política estadual. Tem de ser considerado os interesses do partido, do município que administro, da região em que tenho interesse político", alerta Madeira.

CONTRA A MESMICE : CANDIDATURA DE HILTON GONÇALO GANHA FORÇA NA CÚPULA DO PDT E SIMPATIA POPULAR

Afirmei em diversas postagens que a candidatura de Eli$iane Grana era "caça-níquel". Acertei como de costume. Reafirmo que a candidatura de Hilton Gonçalo é a única novidade eleitoral no pleito de 2014.

Hilton Gonçalo é o único com perfil genuinamente municipalista- foi excelente prefeito de Santa Rita. Gonçalo é entre os candidatos Dino/Edinho/Pedrosa/Arcangeli o que tem resultados administrativos pra mostrar. 

A candidatura própria do PDT poderá ainda fortalecer o partido na disputa proporcional- deputados estaduais/federais. Tudo vai depender da inteligência da "engenharia nativa" agregar vereadores/lideranças.

O PDT tem nomes de peso eleitoral como : Edson Vidigal, Deoclides/Valeria Macedo, Weverton Rocha, Julião Amim, Carlinhos Amorim Chico Leitoa, Ivaldo Rodrigues, Padre Fábio entre outros bons de votos.

A candidatura de Hilton Gonçalo deve surpreender a classe política, podendo levar a eleição para o segundo turno, com Gonçalo dentro da disputa. O caráter plebiscitário Dino/Edinho se esgotou com o discurso mudança X renovação.

Tem quem ainda suporte estes discursos azinabrados, com cheiro de enxofre e gosto de salitre ? Não é hora de permitir outro fator político, que promova mudanças de fato na oposição, renovação de práticas na situação. Porque sim ou não?



MADEIRA VAI INDICAR PRESIDENTE DA CÂMARA DE IMPERATRIZ PARA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO

Em curso uma bem urdida articulação para jogar de cabeça/corpo/alma e municípios, Madeira/Imperatriz na campanha de Edinho Lobão. A estratégia é colocar o Presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda de Andrade na Secretaria de Infra-estrutura do governo de Roseana Sarney.

Hamilton Miranda é "madeira-roxo", no governo estadual seria a senha do apoio a Edinho. A proposta tem como objetivo trabalhar o simbólico/geopolítico/municipalista, colocando a frente da Infra-estrutura um Presidente de Câmara de Vereadores representando os municípios- Madeira/Imperatriz/Vereadores do Maranhão. 

Madeira teria discurso para "dar e vender" com a proposta epigrafada. Mas o maior problema é a governadora Roseana Sarney, que resiste a ideia de lotear o governo em função da candidatura de Edinho Lobão. Um grupo de pesos-pesados da política local insiste/não desiste em convencer a Sarney a ceder. 

29 de abril de 2014

MADEIRA ENTRE O PREGO E A ESTACA

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira(PSDB) deixa a estratégica função de "cabo-de-guerra" de Luís Fernando- aquele que puxa para seu espaço político, ficando crucifixado entre o prego e a estaca(Flávio Dino/Edinho Lobão).

Madeira tem reminiscência passadas/recentes com Edinho/Dino nos tempos respectivos. Mas a política tem o condão de apagar os tempos/sentimentos-"ontem já era", "hoje está sendo" e "amanhã nem poderá mais ser".

Madeira daria folego a candidatura de Edinho e sopro para a eleição de Dino. O "cristo" deve avaliar : o prego, ou a estaca. Com Lobão á questão é paroquial, com Dino é a "igrejinha" que comunalmente cerca os ungidos. 

Madeira diz que precisa analisar os dois anos que ficará sem mandatos. Quem sabe uma Secretaria de Infra-Estrutura com foco nos municípios não empolgue Madeira? O que não vai faltar é convite/proposta de "ambos os lados".

Na casa de madeira a estaca é de "lobos"- Imperatriz vai entender Madeira/Edinho? Bastaria ter desenvolvimento. Madeira vai dar prego sem colocar a estopa com Flávio Dino? É só tirar a mão da direção da foice e do martelo.

Madeeeeeeira!


ESBANJANDO SAÚDE SARNEY SOBE E DESCE AS ESCADAS NA ASSEMBLEIA : EDINHO LOBÃO RECEBE PREFEITOS QUE RECLAMAM DE MURAD

Esbanjando saúde, José Sarney subiu e desceu as escadas do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa. Otimista, Sarney acredita na vitória de Edinho Lobão, mas não tem certeza da sua própria reeleição no Amapá.

Conversei rapidamente com Sarney, que afável me abraçou a distância como manda a liturgia. Marcamos "sine die"- sem dia certo, para conversamos sobre os acontecimentos políticos dos últimos 50 anos. Vamos aguardar.

Edinho Lobão reuniu-se prefeitos da Floresta dos Guarás- Apicu-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano do Maranhão. Eles aproveitaram para meter a ripa em Ricardo Murad.

Murad teria redirecionado recursos da Floresta dos Guarás para Coroatá, que recebe da atual gestão da saúde mais de 3 milhões de reais . Cururupu que recebia 500 mil, ficou com apenas 190 mil, para atender uma população de 200 mil habitantes.

Cardiologistas, ortopedistas, anestesistas cobram em média 60 mil/mês. "O governo não vence eleição desse jeito, nem mesmo como o otimismo de Sarney, ou a disposição de Lobão Filho", declarou um prefeito que pediu para não ser identificado.

28 de abril de 2014

CANDIDATURA DE EDINHO LOBÃO : O REAL, O IMAGINÁRIO E O SIMBÓLICO

A candidatura de Edinho Lobão oscila entre o real, o imaginário e simbólico:

1- O real parte da imagem do candidato, aos números do adversário(Flávio Dino 62%);

2- O imaginário são todas expectativas em torno da candidatura- este é o pior aspecto até então gerado;

3- O simbólico e a melhor parte- vem da transferência do pai, Edson Lobão, com imediatos 12% de intenções de votos. 

O marketing/articulação/estrategistas ainda não conseguiram alinhar as órbitas da campanha. Existe muita contradição entre as falas e o que escrevem sobre o candidato. Exemplos:

Edinho Lobão em discurso lido, fala artificialmente que peregrina há 30 anos pelo estado acompanhando o pai, Edson Lobão. O jornal  "Estado do Maranhão"-EMA, diz que "agora ele vai conhecer as realidades e demandas dos municípios maranhenses". Pode?



Edinho Lobão diz que o pastor Bel deverá assumir o Senado. O EMA desta segunda-feira(28), na Coluna Estado Maior diz : "Lobão Filho vai compatibilizar seus compromissos de pré-candidato com suas obrigações de Senador da República".

Fica a ideia de que a candidatura, ainda não se consolidou no íntimo do governo. A agenda do candidato que priorizaria os municípios, já anuncia refresco nos gabinetes confortáveis de Brasília.

O "passe" no pastor Bel, subtende que nem Edinho Lobão acredita na sua candidatura. Como ele pode ser candidato ao governo, visitar os municípios, conhecer a realidade, as demandas com um pé no jato e outro na Senado? 

De tudo o mais significativo é a notícia da audiência com Dilma. Isto mexe com a estrutura eleitoral em todo o Maranhão. Bolsa Família, Minha Casa, Meu Gás, Meu Cigarro, Minha Bebida, Minha Comida, Minha Dilma. 

GREVE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS É TÃO INTEMPESTIVA QUANTO FOI A DA POLÍCIA MILITAR


Um indicativo de greve de professores promete interromper, mais uma vez, o calendário escolar da rede municipal de São Luís e comprometer as melhorias feitas até agora, que garantiram, entre outras boas novas, a regularização do calendário escolar, reformas em escolas e seletivo para professores.
A paralisação intempestiva- fora de tempo, foi decidida pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério Municipal de São Luís no dia 11 de abril. No ano passado, o mesmo Sindicato chegou a destacar como uma “conquista histórica para a categoria” o reajuste de 9,5% e os benefícios concedidos à época.

De lá para cá, o Sindeducação se reuniu, pelo que se tem notícia, pelo menos três vezes com a Semed, sendo informada de que a Prefeitura de São Luís não tem Orçamento para atender a reivindicação de aumento que agora é de 20%. A dotação possível chega a 3%, tornando difícil as negociações categoria/gestão.
Após os dois dias de advertência, que no dicionário também pode ser sinônimo de ameaça, caso não haja acordo, a greve pode acabar sendo por tempo indeterminado. Saúde na Escola, Mais Educação, Merenda Escolar, calendário escolar regularizado, programas de formação continuada para professores são apenas alguns dos benefícios que podem, em maior ou menor grau, ficar comprometidos pelos braços cruzados dos educadores.
A educação de São Luís atravessa um período de relativa organização no que se refere ao calendário escolar. A reforma de escolas está em curso. O secretário Geraldo Castro, acostumado às salas de aula, conhece a realidade dos professores. Muito o Município já fez, nos últimos meses, pela Educação e pelos educadores. A esses últimos, resta-nos recomendar bom trato nas negociações, tolerância, sensibilidade e paciência.

A greve da educação no município é tão intempestiva quanto a da polícia militar. Os Sindicatos não parecem dispor de assessoria políticas isentas, capazes de avaliar os justos movimentos em momentos adequados. Diálogo é quando um fala, o outro escuta e chega-se a um entendimento, naquele ou outro momento.

CASTELO NA CHAPA DE DINO É O XEQUE-MATE : ROBERTO ROCHA É JOGO DE DAMA, GANHA QUEM COMER MAIS

No jogo de xadrez ganha quem derruba o rei- xeque mate. O xadrez político exige mais do que a queda do rei. É preciso varrer o reinado do rei derrubado. O jogo não termina rápido, basta uma má administração que o rei levanta.

O xadrez político por vaidade poderá virar jogo de dama- ganha quem comer mais, no Maranhão. A oposição comete erro ao desperdiçar o xeque-mate. João Castelo candidato ao Senado é tão forte quanto Flávio Dino para o governo. 

Sem um senador de oposição, o xadrez político continuará governista na Câmara Alta- o inoxidável João Alberto, um suplente do Ministro Lobão, Gastão ou Arnaldo Melo. Essa composição dificultará a liberação de recursos. 

Sem recursos o rei levanta em quatro anos. Pelo sorisso sem dentes- o olhar diz em contrário, Dino e Zé Reinaldo não estão a vontades na foto abaixo. Seria o desodorante de Roberto Rocha, que provocou indisfarçáveis narizes torcidos?

Desodorante bom, sempre cabe mais um. Mas quando o cabra usa minâcora, leite de rosas a catinga de Sarney ainda é forte. A sovaqueira de Roberto Rocha não está combinando com as axilas de Flávio Dino e Zé Reinaldo.

Roberto Rocha não disse que o mais importante é a vitória da oposição? Rocha é vice-prefeito, perdendo não fica desempregado. Contudo é o povo do Maranhão sofrerá pela vaidade de Roberto Rocha. Depois "nóis" conversa mais sobre o assunto. 

BmPoZZOIQAA4BXh


EDINHO LOBÃO E A FALTA DE REVISÃO : OS ERROS SÃO PROPOSITADOS/ESTIMULADOS?

A candidatura de Edinho Lobão é fruto da implosão do candidato Luís Fernando. Edinho foi deslocado para São Paulo, sob a justificativa de duas cirurgias de hérnia. Na realidade era estratégia inicial para o preparar o candidato Lobão Filho.

Edinho tem muito tempo de televisão(13 ms), pouco de rua(6 meses). Os marqueteiros o preferem "on line", ou na televisão. O "mano a mano" tem sido um desastre. "Implosão de Penitenciária, palanque puro sangue" foram as pérolas iniciais.

Edinho ainda não chegou a Lobão Filho por culpa da língua, que solta o reduz a Edinho. Ontem(27) em entrevista ao Imparcial a pior declaração em letras garrafais : "São 32 anos, mostrando o que a genética e a família Lobão fez pelo Maranhão".

A matéria vai assassinada por Diego Emir- aquele que colocou Edinho na capa de revista, com a cara de Átila, o rei dos hunos. Domingo foram os articulistas do EMA- "Edinho quer conhecer de perto a realidade e as demandas dos municípios". 

Os erros aconteceram por falta de revisão dos jornais governistas, ou dos marqueteiros? Foram propositadas as falhas na construção da imagem do candidato? Simples revisão perceberia que : genética não é fator político/ político tem de conhecer fatores/demandas

27 de abril de 2014

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO : MARKETING DE EDINHO NÃO ESTÁ SABENDO SEPARAR O CONTEÚDO DA EMBALAGEM

Edinho Lobão tem tempo de sobra na televisão- cerca de 15 minutos. Bons marqueteiros conseguem milagres. Em 1990, Edson Lobão candidato ao governo tinha a cara de "maracujá guardado em gaveta", fama de jornalista "dedo-duro".

Meteram botox na "feice", Lobão ficou com cara de "bunda de criança". De "cagueta" para o alto clero, Lobão deve a maquiagem a Sarney. Conduta equilibrada, habilidoso nas articulações o qualificaram no quadro político nacional/estadual.

Lobão perdeu no primeiro turno, vencendo de virada no segundo. A vitória deu sobrevida ao sarneísmo. O adversário era Castelo, que derrotara Sarney em 1984, nas eleições para a prefeitura da Capital. Castelo novamente no governo(1990) esmagaria Sarney.


Edinho enfrenta o mesmo problema dos pai, Edson Lobão- tempo de campanha na rua. Em 1990, Edson  substituí o farrista Zequinha Sarney meses antes da eleição. Edinho Lobão substituí a Luís Fernando. É diferente embalagem e conteúdo.

Edinho tem traços de galã. O conteúdo mal-afamado deverá ser trabalhado diariamente. Como? Para cada suposta denúncia, a explicação jurídica/política para o fato como factoide. Quem defende-se vira vítima. O povo adora as vítimas.

Edinho tem agenda nesta semana marcada para Região Tocantina e Sul do Maranhão. Uma visita a Presidente Dilma era a pancada na ferradura, calçando o "cavalo eleitoral". Será que o marketing dele consegue bater no cravo e ferradura.

Na apresentação do "quadripé de propostas"(Segurança, Educação, Saúde, Desenvolvimento), Edinho pecou ao não entrelaçar as intersecções- evasão escolar com criminalidade/estradas com desenvolvimento/upas com atendimento. 

Edinho está em "busca do tempo perdido"? Quem parece perdido é o marketing do candidato, ao deixar noticiarem na Coluna Estado Maior-EMA sob o título "Conversando", que "ele(Edinho) quer conhecer de perto a realidade e as demandas dos municípios". 


AGENDA DOS CANDIDATOS : DINO CONSOLIDA PALANQUE MÚLTIPLO(CAMPOS/AÉCIO) E DILMA?

Flávio Dino deu o primeiro passo no sentido de consolidar o palanque múltiplo(Campos/Aécio/Dilma?). Eduardo Campos foi a Timon no sábado(26) participar de Encontro do PSB, tendo Flávio Dino(PC do B) como principal convidado.

Roberto Rocha não aparece na foto publicada por Bandideça. Será que é para criar divisão nas fileiras de Flávio Dino? Eduardo Campos não foi à Balsas para o lançamento de Rocha ao Senado. Roberto Rocha foi a Timon acertar palanque para Campos?

fc3c44ee642a92ec86c7f470a7ad889e 


O segundo passo de Dino acontecerá no dia 6 de maio. Aécio Neves, presidenciável do PSDB vem ao Maranhão. Na agenda o motivo oficial da visita diverge do real. Aécio Neves vem como Eduardo Campos preparar o palanque, com a vaga de vice ou senador.



Imagina o estrago que o marketing de Edinho faria, com a presença de Dilma em qualquer evento no Maranhão, ao lado do candidato governista? São estas ações próprias para Sarney, intermediadas por Lula que podem mudar o cenário político local. Será que rola?


O terceiro passo de Dino é encontro no RJ, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na segunda-feira(28). Dino vai tentar convencer Lupi(PDT), a esperar as compensações com secretarias no governo em 2015. Qual será o quarto passo?

Dilma?

26 de abril de 2014

ATESTADO IDEOLÓGICO ? ELISIANE GAMA E ARNALDO MELO

Elisiane Gama é conhecida como deputada "cabeça de bagre"- quando se pensa que a cabeça está de um lado, ela pula para o outro. Ninguém confia na palavra da "irmãzinha".

Arnaldo Melo é chamado nos Leões de "presidente-agulha"- aonde ele costura, deixa furo. Usado por Fernando Sarney, Melo é um dos responsáveis indiretos pelo naufrágio da candidatura de Luís Fernando.

Ambos buscam espaços nas eleições majoritárias. Gama, Melo devem terminar no Plenário da Assembleia Legislativa. Pedir atestado ideológico para a dupla é insulto. Tem quem acredite?

"Cada é eternamente responsável por aquilo que cativa"(Exupéry). Kant mais exigente : "age de forma que tua conduta se transforme em lei universal". Semearam ventos, agora é tempestade.

EDINHO LOBÃO TEM 35% DE REJEIÇÃO : A MÁ FAMA TEM FUNDAMENTO OU É ETIQUETA SEM SENTIDO? COM A PALAVRA O FINADO WALTER RODRIGUES

Edinho Lobão nunca se preocupou com o a opinião pública. Mal-afamado durante o governo do pai, Edson Lobão(1991/1995), Edinho teria sido alcunhado de "Edinho 30%", por Fernando Sarney, segundo o falecido blogueiro Walter Rodrigues.

O finado Walter Rodrigues vítima das "pedras azuis"- o Viagra, foi implacável nas denúncias contra Edinho. Rodrigues no seu Colunão duvidava da permanência de Edinho no Senado. Errou, Edinho ficou e transformou-se em Presidente da Comissão de Orçamento.

WR montou em 2008, longo dossiê contra Edinho Lobão. WR tinha o objetivo de impedir a posse de Edinho Lobão no Senado. A atuação do blogueiro/pioneiro recebeu o aplau$o de Ricardo Murad, mas não vingou. Edinho ficou e é candidato a governador.

Murad fez declaração em versos para Edinho. Hipocrisia declamada. Edinho tem 6 meses, para livrar-se da fama acumulada em 24 anos. A situação lembra aqueles que param de beber- provar é recaída, negar é perda de tempo. O melhor é ter serenidade a cada provocação.

Com a palavra o finado Walter Rodrigues :



"Edinho Lobão na conjuntura
É impossível discordar de Edison Lobão Filho, o Edinho, quando ele afirma que o bombardeio que lhe fazem na “mídia nacional”, com munição de episódios transcorridos há mais de 10 anos, tem a ver com a nomeação do pai dele para o poderoso Ministério das Minas e Energia. 

Primeiro por ser natural que a imprensa saia em busca do passado dos ministros tão logo são cogitados ou anunciados. Segundo porque nunca falta, nessas horas, quem desencave denúncias e faça chover documentos, quase sempre porque deseja substituir o ministro por outro que mais lhe convenha ou pelo menos constrangê-lo a comportar-se dessa ou daquela maneira. 

Contra o ministro Edison Lobão praticamente não há nada. Quando governador (1991-94), como sucede a todos, foi criticado por isso e por aquilo, esquemas com empreiteiras e fornecedores, miudezas tradicionais. Nenhum grande escândalo, ao contrário do que ocorreu a Roseana Sarney, José Reinaldo Tavares e ao recém-chegado Jackson Lago. 

Acrescente-se que Lobão, ao contrário dos sucessores, interferiu muito pouco na autonomia da Assembléia Legislativa, permitindo a instalação de CPIs que devassaram os setores de Obras e Saúde e até o Judiciário estadual. Nenhum governo maranhense dos últimos 40 anos foi tão tolerante com a oposição.

O mais perto que Lobão chegou dos sucessores, se considerada a repercussão política, foi quando permitiu que o filho adquirisse o controle da Rádio e Televisão Difusora, um negócio até hoje obscuro.

TV dos governadores

O Grupo Difusora pertencera à família do deputado Magno Bacellar, cujos negócios levaram a breca quando tentou eleger-se senador em 1986 (perdeu para Edison Lobão). Endividado, Bacellar transferiu seu patrimônio para o deputado Chico Coelho, testa-de-ferro do governador Luiz Rocha (1983-86), e para os empresários William Nagem e Fernando Sarney, este último sócio oculto. Da transação participaram a construtora Constran — empreiteira da avenida Litorânea, em São Luís, no governo Rocha — e o Banco Itamaraty, ambos pertencentes ao empresário Olacy de Moraes, na época o “rei da soja” e das parcerias público-privadas.

Rocha diria mais tarde que Chico Coelho o “traiu” ao vender as emissoras ao governador Epitácio Cafeteira (1987-90). Cafeteira não mostrou a cara, com deixando que William Nagem e um filho continuassem como donos ostensivos. 

Com Lobão assumindo o governo em 1991, Edinho entrou na parada e adquiriu as emissoras, com William Nagem e tudo. Negócio financiado pelo Banco Real, da seguinte maneira: “A TV Difusora foi adquirida através de um empréstimo, em que foi dado como garantia a própria Difusora”, declarou Edinho numa entrevista em 28/8/92. Simples assim.



Fatos e versões


Quando o pai era governador, Edinho foi chamado pelos detratores de “Edinho 30”, numa sugestão de que cobrava comissão de empreiteiros e fornecedores do Estado. Ninguém sabe quem lhe pôs o apelido, mas até Fernando Sarney figura entre os suspeitos, segundo o desconfiável Jornal Pequeno. Na época (o recente 2006),o JP estava tomado de amores pelo dono da Difusora. 

O próprio Edinho mencionou a alcunha numa entrevista à Difusora 26/2/94: “Esses políticos medíocres vão chamar de ladrão, vão dizer que eu sou o Edinho 30. Podem chamar à vontade”. Força de expressão, está claro. Ele detesta essa maledicência, alias jamais comprovada.

Provado mesmo é o tom ao mesmo tempo arrogante e confuso com que rebate as acusações que periodicamente lhe são feitas. 

É o caso das atuais suspeitas (na verdade requentadas de 1998, com acréscimos documentais relevantes) de que teria usado laranjas para enganar a Receita estadual. Ele nega com veemência, mas sua pretensão de encerrar o assunto sapecando meia dúzia de palavras não resiste ao exame menos rigoroso.

Sirva de exemplo a estranha entrevista publicada hoje no Estado do Maranhão , com manchete de primeira página: “Edinho refuta denúncia e vai assumir Senado”. É pouco mais uma fraude. 

Começa que não foi concedida ao Estado, e sim à Folha de S.Paulo, e é sempre muito estranho que uma coisa assim vire manchete, quando o jornal tem acesso direto e fácil ao personagem. Termina que é uma estrevista bem fraquinha, com perguntas mal situadas e respostas atravessadas. Que acabam reforçando as suspeitas.

O Estado nada esclarece, mas o que há contra Edinho (até mesmo em denúncia do Ministério Público) pode ser resumido assim:

1) Nos anos 90 ele tornou-se parceiro comercial dos irmãos Marco Antônio e Marco Aurélio Pires Costa, donos da Itumar, distribuidora da cerveja Schincariol em São Luís. O próprio Edinho informa que a Itumar era “propriedade” dos irmãos, embora estivesse formalmente “em nome da mãe deles”. O Ministério Público suspeita que Edinho tornou-se sócio oculto da empresa também.

2) Edinho e os irmãos Costa fundaram uma empresa chamada Bemar, que compartilharia o endereço da Itumar, para “distribuidor cerveja no interior do Maranhão”. Edinho sócio ostensivo, com 50% das cotas. A outra metade ficou em nome da mulher de Marco Antônio, Maria Luiza Almeida, e da sogra de Marco Aurélio, que obviamente “representavam” os dois irmãos. Rompida com o marido, de quem cobra indenização milionária na Justiça, Maria Luiza afirma que a Bemar era apenas um biombo para ocultar ações ilegais da Itumar, especialmente sonegação de impostos.

3) Em 1998 (governo Roseana), a Polícia Civil e a Auditoria Geral do Estado descobriram um esquema de fraude nos computadores da Receita estadual, com cerca de 200 empresas beneficiárias. A Itumar “de Edinho Lobão”, segundo era voz corrente, encabeçava a lista. Mil boatos e recolhimentos depois, o processo foi a 

4) Pouco depois, Edinho saiu da sociedade Bemar, transferindo suas cotas para a sogra de Marco Aurélio e para uma empregada de Maria Luiza, mulher de Marco Antônio. Segundo Edinho, em carta eletrônica ao jornalista, foi Marco Antônio quem lhe indicou Maria Lúcia Martins, a empregada, como laranja, sem que Edinho soubesse de quem se tratava. Segundo o advogado de Marco Antônio, José Antônio Almeida, Maria Lúcia entrou como laranja de Maria Luiza, já na época em litígio matrimonial com Marco Antônio. Segundo Maria Luiza, tudo foi combinado às claras entre Marco Antônio e Edinho. Marco Antônio assume a responsabilidade e isenta Edinho.

4) A versão de José Antônio Almeida parece a mais insustentável de todas. A prova de que Maria Lúcia era laranja de Marco Antônio (ou pelo menos também de Marco Antônio) é que ele e o irmão continuaram operando a empresa, mediante procurações. Marco Aurélio, com procuração da sogra. Marco Antônio, de Maria Lúcia.

5) Complicador: a Polícia Federal verificou que é falsa a assinatura de Maria Lúcia tanto no contrato de transferência das cotas (de Edinho), quanto na procuração passada a Marco Antônio. 
Mais: o laudo aponta como falsificador Neuton Barjona Lobão, tio de Edinho. Mais ainda: Neuton encarregou-se era uma espécie de “gerente financeiro” tanto da Itumar quanto da Bemar, empresas, segundo Edinho, que nada tinham a ver uma com a outra.

6) Edinho considera-se protegido por uma declaração escrita — guardada no cofre da Difusora — em que Marco Antônio “assume todo o passivo fiscal, trabalhista, criminal, civil, em relação à Bemar”, segundo disse à Folha. Grifei criminal para ressaltar o absurdo. Ninguém pode livrar-se da lei penal transferindo seu crime a outrem, ainda que um amigo esteja disposto a “assumi-lo”.



Risco de insolação 

Aconselhado a desistir do Senado — até para não prejudicar a acomodação do pai num ministério cobiçado por tantos e alvo do rancor dos ex-correligionários de Lobão no DEM —, Edinho reage garantindo que assume, sim, e, segundo algumas fontes, que permanece no exercício do mandato para o que der e vier. 

A hipótese mais provável, entretanto, é que ele assuma apenas para garantir a vaga e em seguida peça alguns meses de licença para melhor dedicar-se à demonstração de sua inocência. O segundo suplente, Remi Ribeiro (PMDB), também tem problemas, mas nada de muito grave: apenas uma denúncia de peculato que já prescreveu e outra de “estupro presumido”, jamais comprovada e aparentemente sem base. Dá para agüentar.

Resta saber se uma simples licença fará cessar a artilharia inimiga ou se a vida empresarial do 1o suplente continuará sob exame constante e implacável. A despeito de sua ousadia e das reservas de melanina que possa ter, Edinho pode acabar concluindo que a exposição excessiva à luz do sol não lhe faz bem".

   

DINO CONTRA O PARQUE DOS DINOSSAUROS : HILTON GONÇALO EVITARIA MIGRAÇÃO PARA EDINHO, OU DIVIDIRIA A BASE DE DINO?

Flávio Dino tem a seu favor os fortíssimos ventos da mudança. O Brasil/Maranhão torcem pela sua vitória. Do outro lado o "Parque dos Dinossauros" da política brasileira/maranhense, grupo coeso que mudou o candidato ao governo, como quem muda de camisa.

Dino vai enfrentar políticos acostumado dar "viradas". Edson Lobão foi candidato ao governo(Ma) em 1990. Lobão perdeu no primeiro turno para João Castelo, com diferença de 150 mil votos. Virou no segundo, ganhando com diferença de 100 mil votos.

Pautados em articulações políticas/jurídicas/estatísticas, Sarney/Lobão tem o incansável senador João Alberto como renomado estrategista. Alberto é quem desce a base para sentir o pulso e sobe a cúpula para trazer a solução quase sempre certa.

Dino conta com a  visão de dentro da "janela do poder" de José Reinaldo, com o talento de Humberto Coutinho, Rubens Pereira nas articulações. Eles/Dino devem desenrolar nos próximos meses as questões que envolvem PDT/PSDB/PPS. Vamos por partes:

A candidatura de Hilton Gonçalo pelo PDT é palatável. Gonçalo serviria com dique para conter perda de votos por resultados. As estatísticas mostram que 11%, não votariam em Dino/Edinho de jeito nenhum, 10% não responderam aos questionários da pesquisa.

Pela leitura da pesquisa Data M, existe um espaço eleitoral(11%) que rejeita simultaneamente Dino/Edinho, bem como 10% que não quiseram se manifestar durante a pesquisa. Esse espaço de rejeição recíproca Edinho/Dino vai migrar para onde? Gonçalo nele.

Dino não pode esquecer que as "viradas" sempre aconteceram com graúdas cédulas de onças/peixes. Dino pauta a articulação na mudança da mentalidade política. Portanto nada mais inteligente do que abrir espaços, principalmente aonde não vai penetrar.

Por enquanto é a receita para o momento. Na próxima segunda-feira(28), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi receberá Flávio Dino para chegar ao um entendimento sobre o imbróglio vice ou candidatura ao governo. Hilton Gonçalo é dique não é divisor. 


ELEIÇÕES 2014 : TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS

Duas pergunta martelam a cabeça dos articulistas/analistas políticos. A primeira é qual a razão que desmotivou o apoio político do grupo Sarney à Luís Fernando? A segunda, qual o motivo da apoteótica forma do mesmo grupo apoiar Edinho Lobão?

Um deputado estadual governista declarou em "off", respondendo as duas perguntas com uma objetiva observação : "Luís Fernando não é filho de Ministro, não tem dinheiro do próprio bolso para gastar em uma eleição de governador. Dinheiro chama mandato".

Portanto, a tendência é que o apoio aumente no curso da campanha eleitoral. A estratégia governista é manter o eleitorado no clima de torcida. Edinho Lobão em galope ascendente nas pesquisas, imporia medo aos possíveis dissidentes/remanescentes do sarnolobismo.

Flávio Dino na dianteira tem saldo positivo na articulação estratégica. O foco no palanque eletrônico trás a tendência de aumentar o tempo de televisão em 3,5 minutos, com o PSDB indicando vice-governador e o PPS apontando o 1° suplente para o Senado.   

Dino/Edinho tem perspectivas sombrias à serem trabalhadas. As nuvens negras de Dino vem dos números das pesquisas, que apontam 50% de eleitores indecisos. Os raios/trovões que ensurdecem e rasgam a candidatura de Edinho é a rejeição de 35%.

Dino tem 62% dos votos, contra 12% de Edinho. As estatísticas mostram o governo, arrancando tradicionalmente mais de 40% dos votos válidos, nas eleições majoritárias. Como Dino evitaria a tradição governista/evasão de votos com índice de 50% de indecisos?

Como Edinho Lobão poderia diminuir o índice de rejeição, que poderá bater as portas dos 40% no decorrer da campanha? Como mudar a postura que mescla arrogância com petulância? Como se tornar palatável, segundo as recomendações de Arnaldo Melo? 

Vejam o que penso na próxima postagem.

25 de abril de 2014

ELEIÇÃO, TORCIDAS E A COPA DO MUNDO

O marketing de Edinho continuará agressivo?Sem respostas de Dino às recentes provocações, a tendência de Edinho é trabalhar o nível de torcidas- essa prática é comum nos municípios maranhenses. 36 não pode frequentar o mesmo local do 15 e vice-versa. 

O eleitor dos municípios é  um torcedor. "Se for votar para perder, prefiro anular o voto". É bem aqui que trabalha o marketing de Edinho, estimulando a torcida com uma arquitetada virada nas pesquisas. Com 50% de indecisos, o clima de Copa vai ser usado?

Dos misteriosos 12% a "golpes de machado", Edinho passará à 19% nas pesquisas em que se escutará estalar "sopa de osso". O galope das pesquisas serve para amedrontar a classe política, que ainda não viu a cor do "doido"- dinheiro que muda o juízo.


TEM ALGO MAIS ? DINO MANTÉM POSTURA DE CANDIDATO AO GOVERNO E NÃO RESPONDE AS BAIXARIAS DE EDINHO



Sem título (2)
A campanha eleitoral para o governo começa exatamente como prevíamos. O candidato governista, Edinho Lobão provocando de forma agressiva o candidato oposicionista, Flávio Dino.

Dino dista 50 pontos percentuais de Edinho Lobão. Flávio dino tem 62% das intenções de votos, Edinho Lobão misteriosos 12%. A diferença não aconselha Dino a responder as agressões de Edinho.

Família, profissão, espaços públicos, privados serão o palco de baixarias que tentarão puxar a campanha para o nível rasteiro. Edinho com telhado de vidro diz que não quer, querendo baixaria.

Imagina o povo tomar conhecimento de como começou a "vida a dois" de Edson Lobão/ Nice na Casa da Luz Vermelha? E aquela foto de Paulinha na bicicleta, deixando as amígdalas de fora?

Tudo isso e "algo mais" pode vir a tona pelas bocas dos DJ's, dos ex-seguranças supostamente envolvidos emocionalmente. Boca de lobo! Jacarandá! Dá! E se não der? Eu entro. Cala-te Boca! 

ESCUTEM ESSA QUE ESTÁ NA PROVETA DE UM INSTITUTO : NA PESQUISA SOPA DE OSSO, EDINHO 30% CHEGARÁ A 19%

Depois da divulgação das pesquisas do Instituto Data M, onde Edinho aparece com misteriosos 12%- dizem que 5 dígitos foram feitos "a golpes de machado" pela bagatela de 50 pilas, vem aí a pesquisa do "sopa de osso".

Escutem e depois confiram : Edinho 30% aparecera com 19%. Essa é a razão de Bandideça arrotar que Edinho 30% cresce 1% ao dia. Deça forma Edinho termina a eleição com 160%. Imagina o governo em termos percentuais?

A campanha de Edinho 30% vem com os ingredientes previsto por esta coluna eletrônica- provocações infantis, jogo rasteiro, denunciadas infundadas, cooptação pelo amor, ou pela dor. O mesmo do mesmo de 30 anos passados.

Edinho repete a campanha de Jaiminho de 1984. Até os personagens principais são os mesmos : Fernando Sarney por trás, captando dinheiro, Joaquim Haickel na frente, fazendo que gasta e Antonio Carlos Lima, o "Pipoca", organizando a agenda.

A sorte de Flávio Dino é que eles repetem o erro histórico. Criar falsas expectativas financeiras, como receita para atrair a quase todos. Do real para a fantasia tem um poço, que mata todas as candidaturas pautadas na fórmula "arco-íris".

Dizem que no final do arco-íris, tem um pote cheio de ouro. Enquanto está no céu brilhando o arco-íris é perfeito. Quando a alegria das cores somem, a ilusão vai junto. Portanto "golpes de machado", "sopa de osso" são ilusões perceptíveis. 

O Maranhão virou Roma. Querem mamar nas tetas dos lobos. O lançamento de Edinho tirou do túmulo as múmias da política maranhense. A mensagem de mudanças/Dino multiplicará, como reação a entrada destes carcomidos personagens.




FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...