10 de abril de 2014

EM 2016/2018 ELES COBRAM A FATURA : ROSEANA SARNEY LIVRE, LEVE SOLTA LANÇA INTERNET DE GRAÇA NA LUIZÃO

Quem diria um dia, Roseana Sarney lançando programa de governo, garantindo acesso gratuito a internet. O fato mostra a governadora sem receio das críticas. De graça? Logo a internet de tantas campanhas "Fora Sarney".

Os Sarney fora do processo eleitoral 2014, começam a dar bons resultados para o Maranhão. Eles devem cobrar a fatura em 2016/2018. Tudo leva a crer que o "melhor governo" acontecerá nestes 8 meses. Tomara. 

O Projeto de Modernização/ Ampliação dos Serviços de Tecnologia da Informação é financiado com recursos do BNDES- aqueles sobres os quais a oposição discursava infantilmente contrária. Fica a lição para reflexões futuras.

Iniciativas como esta merecem aplausos, independente de quem as promova. Roseana Sarney tem a sensibilidade de promover a inclusão digital no estado, fugindo das analogias entre o grupo Sarney e as ditaduras árabes.

Blog, sites tem que aprimorarem seus conteúdos. Teremos a responsabilidade de opinar para um número maior dos "do povo". Faremos a nossa parte, dando continuidade ao processo de conscientização/conhecimento dos mais jovens.


Um número maior de pessoas poderá conhecer o real perfil dos políticos que lhe pedirão votos. Donos dos canais de rádios, televisões sentirão maior impacto das redes sociais, no processo de comunicação(informação/opinião).

Te segura Edinho Lobão. Te corrige Caridoso, senão tu perde o trem da história.

"ZÉ BANDALHA" JOGA AZEITE NA ARTICULAÇÃO DA OPOSIÇÃO : VICE DE FLÁVIO PODE SER DO PT

A política maranhense virou loteria. Todos apostam em tudo, mas ninguém tem certeza de nada. Tem "chute" para todos os lados. Parece que a ausência do "caixão de pancadas"- José Sarney desnorteou os raciocínios sobre política.

Não é a toa que José Sarney era na juventude chamado de "Zé Bandalha". Ele esbandalha até dando os últimos suspiros. A cada vinda de "Bandalha" ao Maranhão, a hipótese de uma conspiração. A última dá conta do PT vice do PC do B.

Imagina se para acabar com a "brigalhada"-PDT/PSB/PPS/PSDB Sarney consegue jogar o PT de vice no colo de Flávio Dino? Esse azeite era capaz de ferver as articulação nas oposições. Tem vacina para fuxico? Não. Repetir a mentira é pratica no Maranhão.  


A DANÇA DAS CADEIRAS NA OPOSIÇÃO : O RACHA DOS ROCHAS(VICE/SENADO)

Agora o"fuzué"- confusão no linguajar maranhense, é na oposição. O PDT dormiu de toca e pode perder a vaga de vice-governador na chapa de Dino. Os "maragatos" ou maragatunos não souberam articular um nome dentro do "prazo político".

Com a desistência de Luís Fernando a candidatura de Dino foi "para acima de ariba". Roberto Rocha exímio articulador vislumbrou a queda do governista. Rocha rápido consegui declaração de Dino como o candidato ao Senado. 

Roberto Rocha mexe nas esferas do poder, olhando para frente. Neste sentido estimulou PPS/PSDB a comporem com Flávio Dino. Rocha queria derrubar a indicação do vice(Honaiser), prometida por Flávio Dino ao PDT, em 2012.

O indicado por "decreto" no PDT é Márcio Honaiser, que de afogadilho recebeu título de Cidadão Maranhense nesta quinta(10). Durante a solenidade, Marcelo Tavares do PSB de Roberto Rocha foi "esquecido", retirando-se em protesto.

Weverton Rocha aceita o PPS/PSDB na chapa desde que : se pare tudo e recomece a discussão, inclusive do senador, porque a gente precisa montar uma equação em que ganhem as oposições". Weverton Rocha quer transformar Roberto Rocha em hipotenusa- contrário.

Rocha versus Rocha. 


DESELEGÂNCIA : NA FESTA DOS ARIANOS(TÍTULO À MÁRCIO HONAISER) DEIXARAM MARCELO TAVARES, MÁRCIO JERRY NO SERENO

A Assembleia Legislativa do Maranhão parecia a Câmara Municipal de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Brancos, louros(as) com lenços vermelhos no pescoço perfilados nos primeiros assentos, esperavam o Título de Cidadão a Márcio Honaiser.

No sereno do corredor esquerdo  do Plenário mofavam Marcelo Tavares(PSB) e Márcio Jerry(PC do B). Ambos só foram convidados para tomarem assento na Mesa depois da gafe alertada. Marcelo Tavares se retirou e não voltou ao ambiente ariano. 

Ao cantar o Hino do Maranhão, Márcio Honaiser balbuciava alguns trechos decorados, mas engasgou no refrão "a liberdade é o sol que nos dá vida", dizendo para si : "este título é o sol que que me dá sobrevida. Para finalizar Márcio Honaiser mandou um recado:

"Só entro na vida dos outros para fazer o bem, do contrário sou perfeitamente dispensável". Segura essa Flávio Dino. 



CANDIDATURA DO PLAYBOY EDINHO LOBÃO DESPERTA REVOLTA CONTRA DESMANDOS DE 50 ANOS

A candidatura de Edinho Lobão despertou a revolta contra 50 anos de desmandos no Maranhão. A ousadia da classe dominante em lançar Edinho candidato a governador teve resposta imediata.

Edinho Lobão é o símbolo deste processo em que os filhos substituem os pais na arte de roubar/corromper/malversar/desviar em todo Maranhão. Esnobe, prepotente, arrogante ele "se acha".

Empresário alpinista que subiu na vida as custas do tráfico de influência, notadamente no governo do pai(1880/1994. Pelo "modos operandi" foi batizado pelos empresários de Edinho 30%. 

A que ponto chegou a política do Maranhão. Edinho 30% que ser "roubernador"- aquele que roubaria na cadeira  governador. Felizmente a esmagadora maioria repudia o nome deste playboy. 

EDINHO 30% : TRINTA ANOS DEPOIS DE JAIMINHO FORÇA TOTAL

A candidatura de Edinho Lobão, o 30% repete a mesma imposição de trinta anos atrás. Em 1984 o deputado Jaime Santana, filho do ex-governador Pedro Neiva era lançado candidato a prefeito da Capital.

Jaiminho tinha o apoio do então Presidente da República, José Sarney, do governador do Maranhão, Luís Rocha, do prefeito da Capital, da maioria dos deputados e vereadores. Jaiminho o "Força Total" perdeu.

Edinho é candidato a governador com o mesmo discurso- da força dos coronéis, chamados de políticos profissionais . Era pimenta que faltava para o povo vestir  vermelho. Dino derrotará a todos nesta eleição.

Sarney ensaiou renovação. A melhor candidatura governista dos últimos 45 anos- Luís Fernando foi derrotada pela força dos interesses familiares. Resolveram "raspar o tacho", negociar a derrota por cima como fez Vitorino Freire.

Sarney  tenta o "golpe dos vinte"- meter a bola sete por 3 vezes e virar o jogo. Edinho(governo) é a primeira, Arnaldo Melo(senado) é a segunda. Qual será a terceira? O Supremo.  

Aguenta Maranhão Velho de peia. "Eu não nasci para coronel".


9 de abril de 2014

ARNALDO CANDIDATO A SENADOR ? PORQUE NÃO A GOVERNADOR?

O nome de Arnaldo Melo agrega a classe política. Melo candidato nas majoritárias(governador/senador) tornou-se uma cobrança de parlamentares, prefeitos, vereadores, lideranças.

Não seria mais competitivo o nome de Arnaldo Melo para o governo? Quem tiver mais de dois neurônios não tem duvida. Arnaldo Melo tem o apoio espontâneo da classe política.

Porque o governo não quer um candidato competitivo na disputa com Flávio Dino? A explicação é o que tenho dito e repetido. O "Acordo de Brasília" tem como clausula pétrea facilitar para Dino.

O "Acordo de Brasília" não implica que Dilma/Sarney/Dino tenha sentado/conversado para a avença. Foram as esferas de poder que se movimentaram, criando a intersecção favorável a Dino.

   

Flávio Dino não fez força, mas penhoradamente agradece. Sarney não tinha outra saída. Fez o mesmo que Vitorino Freire : se não dá para vencer o adversário, melhor tirar proveito da derrota.

Desta vez o jabuti em "riba" da palmeira é fruto da enchente. O povo/políticos estão de saco cheio. Edinho Lobão é como aquela propaganda da Sadia : "nem a pau Juvenal".


HUM!!!ROBERTO ROCHA ABRE ESPAÇO PARA EDINHO LOBÃO NA CAPITAL

Um inusitado gesto de civilidade foi interpretado como recado. Roberto Rocha abriu espaço na Rádio Capital para Edinho Lobão falar de sua pretensão de governar o Maranhão.

O endereço do recado é Flávio Dino. Rocha não está satisfeito com o tratamento que tem recebido de Dino, que chegou a se retirar do palanque em que  Rocha discursava para juventude em Imperatriz.

A entrevista  foi articulada pelo quase-finado Tony Duarte. Edinho respondia por telefone de Brasília. O despreparado Luís Cardoso perguntava do estúdio da Capital. A estreia não podia ser pior.

O povo detonou o faz que pergunto/faz que responde. Edinho ainda não aprendeu que é feio jactar-se(elogiar-se). Cardoso já é chamado de "herniador oficial", de tanto puxar o saco de Edinho Lobão.

Daqui a pouco eu boto a íntegra do besteirol.

MORDENDO AGUA E COMENDO SUPREMO : A DIFERENÇA ENTRE EDINHO CUJUBA E O EDSON TAMANCO

Edinho Lobão é o candidato do grupo Sarney ao governo? Não existe nome melhor para facilitar a eleição de Dino. Sarney escolheu a dedo, agradando a Dilma e de olho na vaga para o Senado.

Sarney jogou o Senado "pra murro"? O melhor para o grupo é Sarney. Como? As demandas jurídicas chegarão ao Supremo. Supremo para eles é comida boa- "supremo de frango", "supremo de filé"....

A diferença entre os Lobão permite chegar ao filho pelo pai. Chegando alteram-se conteúdo e forma. O pai é um diplomata- Roseana Sarney não consegui brigar. Com Edinho é coisa de mimados.

Edinho operou duas hérnias : uma escrotal(nos testículos) e a outra próximo do gogó. O que sobra no "gogó" de Edinho, é rouquidão no de Lobão. O que sobra nos testículos de Edinho, é menor  do que o "apêndice" de Lobão.

Lobão é conhecido como "Magro Velho" e "Tamanco- couro e pau. Portanto a diferença vai do "gogó" às "cujubas", das posturas ao histórico. O que sobra nas "cabeças" faz falta nos testículos. Eis a diferença.

DOMINGÃO DO EDINHO : CARLOS FILHO TE VIRA NOS 30

A candidatura de Edinho Lobão criou um quadro na Assembleia Legislativa. Vários deputados tem que se virar nos 30% de Edinho Lobão.

Carlos Filho apareceu, recorrendo as articulações de Marcos Caldas para entrar nos 30%. Rogério Cafeteira quer "Algo Mais". Stênio Resende diz que basta a re$enha.

Edinho Lobão aumenta em 30% as chances dos deputados sarno-dinistas- aqueles que traíram Roseana Sarney na intenção de fazer Luís Fernando governador indireto na ALEMA. 

Roseana Sarney diz que "Edinho Lobão é candidato forte/de peso". As declarações lembram a candidatura de Jaime Santana, batizado de "Força Total" nas eleições de prefeito(São Luís), em 1984.



SANATÓRIO GERAL : PERMANÊNCIA DE ROSEANA SARNEY/DESISTÊNCIA DE LUÍS FERNANDO PIRA POLÍTICOS/ARTICULISTAS

A permanência de Roseana Sarney a frente do Executivo, a desistência de Luís Fernando em candidatar-se ao cargo de governador "fundiu a cuca" dos políticos/articulistas da taba.

Tem especulação até para "Napoleão de Manicômio". Certeza só a eleição de Flávio Dino. Parece que o "Acordão de Brasília" vai dar certo. Dino governador, Roseana Ministra, mas o Senado ?

Qual o relevante motivo que fez Roseana Sarney permanecer no governo? Dinheiro? Não parece razoável pensar apenas por este prisma. O Senado é a chave da liberação dos recursos para os estados.

Sarney cedeu o governo na certeza de que ficaria com a chave do cofre de Brasília. Flávio Dino pelo que se viu nos Diálogos com a Juventude-Imperatriz, vai cruzar os braços para candidatura de Roberto Rocha.

A atual composição do Senado é quase toda sarneista. João Alberto é sarneista inoxidável- não enferruja/não se corrompe. Edson Lobão é meio-sarneista, nada que Humberto Coutinho não modifique.

A "briga cega de foice do mesmo lado"-Sarney/Lobão é pela definição da bancada maranhense no Senado. Lobão e João Alberto ficam até 2018. A vaga de Cafeteira é decisiva na balança do poder no Maranhão e em Brasília.

Sarney sutilmente estimula o ego de Edinho Lobão com uma candidatura Denorex ao governo- parece, mas não é, sabendo que Edinho tem mais de 30% para se queimar. Queimado perde governo/Senado.

Sarney contaria com foro eleitoral privilegiado, mandato de senador, sendo candidato a reeleição no Senado, não se torna inelegível em razão da filha ser governadora do Maranhão. Tem muita especulação a respeito deste raciocínio.

Sarney supersticioso sairá pela porta que entrou no poder em Brasília- o Senado. 

"Dormia a nossa pátria tão distraída/sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações". Acorda Maranhão. Como diria Ubiratan : "te alevanta boi malandro sacode os colhões e vem, se a dona da casa fode, a filha fode também". 


8 de abril de 2014

E AGORA FLÁVIO DINO? PSDB/PPS QUEREM VAGA DE VICE NA COMPOSIÇÃO DA CHAPA MAJORITÁRIA

Parte da oposição acordou tarde para Dino, eles perceberam que o grupo dominante acertou com Dilma, não criar problemas para a candidatura de Flávio Dino.

Em nota conjunta PSDB/PPS defendem a unidade das oposições, alertando para a necessidade urgente de realinhamento das alianças para a disputa eleitoral de 2014.

Diz ainda a intempestiva missiva da "necessidade de convergência dos partidos de oposição em torno de uma única candidatura oposicionista ao governo e ao senado".

A está altura do jogo político PPS/PSDB querem aliança com o PC do B? A cabeça da chapa é Flávio Dino, o senado está apalavrado para Roberto Rocha. O que resta? A vaga de vice.

Pela linguagem - "convergência" entre outros termos, a nota do PSDB/PPS tem o dedo de Roberto Rocha. Ele quer tirar Marcos Honaiser(PDT) da vaga de vice, na chapa de Dino.

Marcos Honaiser é inimigo figadal do prefeito de Balsas, Luís Rocha Filho, o Rochinha. Honaiser  vice de Dino, faz estrago nas bases de Roberto Rocha no Sul do Maranhão.

Roberto Rocha quer almoçar Marcos Honaiser, antes que ele lhe jante. Não foi difícil convencer o velho amigo(João Castelo) e a nova amiga(Elisiane Gama) a pressionar Flávio Dino.

Elisiane Gama e João Castelo querem garantir vagas de deputado(a) federal. Roberto Rocha meteu na cabeça deles, que a vaga de vice-governador seria adequada para a aliança com o PC do B.

Flávio Dino esperto afastou-se do Maranhão. Dino vive aquela fase maravilhosa de esperar o dia da posse- todos o paparicam e ele diz : "ajudem-me só posso fazer alguma coisa no governo".

O PDT foi avisado da tramoia de Roberto Rocha. Reunidos na segunda(07) decidiram por "decreto", que Marcos Honaiser é o dono da vaga de vice-governador na chapa de Flávio Dino.

Como diria o finado : "quem pode pode, quem não pode pões no blog". 


MARANHÃO MINHA TERRA, MINHA PAIXÃO : SARNEY É O CANDIDATO AO SENADO

Está explicada a desistência de Roseana Sarney em concorrer ao Senado, bem como o empenho de José Sarney pela candidatura de Edinho Lobão ao governo do Maranhão.

José Sarney é o candidato do grupo dominante ao Senado. Como ex-Presidente da Republica ele teria foro eleitoral privilegiado. Portanto, pode ser candidato ao Senado pelo Maranhão.

A questão é acomodar os Lobão. A candidatura de Edinho Lobão serviria para "rolar" a sacolinha entre as multinacionais.  Edinho é como as meninas da Rosana que conferem de Zero a Um : 

"dinheiro na mão,calcinha(candidatura) no chão, dinheiro não viu candidatura(calcinha) subiu".

A informação é de fonte "fecuryana". "Eu não sou o candidato Cesar Bello,o candidato ao Senado é o homem". Qual? "José Sarney, meu caro Cesar Bello".

Maranhão minha terra, cadê o meu facão? O problema é Roseana no governo? Sarney tem mandato, é candidato a reeleição, prerrogativas que lhe garante o direito de concorrer por exceção da regra.  


CANDIDATO DO PMDB : EDINHO SANGRA, ARNALDA REJEITA E JOÃO ALBERTO ESPERA

A exposição do "ex-quase-futuro" pré-candidato Edinho Lobão produz gangrena- perda do abastecimento de sangue, na sua candidatura ao Governo e ao Senado.

Edinho sangra pelos ataques que vem sofrendo na mídia nacional/estadual. Roseana Sarney lucra com o sagramento, podendo matar Edinho duas vezes- Governo/Senado. 

Arnaldo Melo não aceitou a proposta de ser candidato ao governo como o candidato da classe política. O Senador João Alberto espera o momento adequado para o lançamento da candidatura.

Clóvis Fecury engoma o terno para assumir a suplência de João Alberto. Clóvis não ficará só na suplência. Fecury é o candidato ao Senado do grupo Sarney. Agora é só esperar Edinho sangrar.

CANINDÉ NA SMMT É PROPAGANDA DA GABRIELA : SEMPRE

A falta de quadros técnicos é uma realidade no Maranhão. O resultado é a repetição, que gera o "mito da competência. Canindé Barros é um destes tradicionais exemplos.

Francisco de Canindé não é santo milagreiro, no entanto uma procissão de blogueiros/jornalistas/radialistas/apresentadores de televisão tratam-no como tal. Porque?



Canindé Barros é habitué de rádios/jornais/televisões e blogs, conseguindo dar respostas imediatas para pequenos problemas do trânsito e tráfego. O preço compensa os resultados.

Deixemos de lado messiânico das gestões na SMTT. Partamos para a realidade objetiva das administrações. São Luís precisa mais do que São Francisco, seja de Canindé, seja de Barro.

É necessário entender gestão pública a partir do conceito de equipe. Que a administração de Canindé se liberte do personalismo, das pretensões políticas, para que a SMTT não sirva de trampolim.

Canindé na SMTT lembra a propaganda das Lojas Gabriela, que dizia "Sempre Gabriela". Na SMTT sempre Canindé.


canindé2canindé 

O BICHO TÁ PEGANDO : ROSEANA SARNEY PODE RENUNCIAR PARA ARNALDO MELO DISPUTAR O GOVERNO SENTADO NA Nº 1

O nome de Arnaldo Melo como candidato ao governo suplantou o de Edinho Lobão. Deputados estaduais/federais/prefeitos/vereadores mostram-se dispostos a brigar pelo nome de Melo, contrariando os caciques(Sarney/Lobão),  que desejam Edinho para facilitar a vitória de Dino.

Segundo pesquisas qualitativas/quantitativas o nome de Arnaldo Melo dá competitividade ao governo. Melo pela postura independente retira o nome da família Sarney das eleições 2014. Melo é uma escolha da classe política como um todo e não um capricho das famílias Lobão/Sarney.

Enquanto Edinho Lobão aparece como um desejo das duas famílias mais poderosas do Maranhão- Sarney/Lobão, Arnaldo Melo aparece como cobrança da classe política que se sentiu desrespeitada durante todo o governo de Roseana Sarney. Melo aceita ser candidato sem o governo?

Falam até na possibilidade de Roseana Sarney renunciar o governo, para que Arnaldo Melo assumindo seja candidato sentado na cadeira número 1. Particularmente vejo a possibilidade  como caminho, mas é preciso que a cobrança da classe política seja maior que a vontades dos caciques.

Vale aguardar. Tudo está acontecendo no Maranhão. "Renunciar seria a solução/ e que não a quem ama não seja negado o direito de ser amado"(Waldick Soriano).

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...