26 de março de 2014

ANÁLISES POLITICAS ENTRE LABAREDAS E LAVAREDA : A DAMA DE VERMELHO CAINDO DO SALTO

Muita besteira tem recebido o nome de análise política nos blogs/jornais. Na sua maioria movidas por interesses que variam entre o financeiro/político/pessoal. Tem para todos os gostos.

Reinaldo é o analista mais medroso. Os índices de intenção de votos de Luís Fernando(20%), são bem maiores que os de Reinaldo então candidato governista em 2002(1,8%). E toma "já ganhou".

Zé Reinaldo faz um desfavor a oposição. A análise que dá como "favas contadas" a vitória de Flávio Dino, desmobiliza a preguiçosa/festiva engrenagem oposicionista. Uma pena.

Soma-se ao ufanismo de Zé Reinaldo, o "Zé de Ré" a pressa de Márcio Jerry, que estabeleceu no Facebook calendário regressivo, contando os dias para Flávio Dino chegar ao Palácio dos Leões.

A pressa/preguiça da oposição é tamanha, que querem Arnaldo Melo no governo para passar a faixa para Flávio Dino. Pressa, preguiça, ufanismo, interesses individuais são inimigos da vitória. 

WO não dá certo. Mirem-se no exemplo do governo. A eleição ainda não começou. Guardem os sapatos de salto. Eles não servem para subir, nem para descer as escadas do Palácio dos Leões.


RENÚNCIA/SUCESSÃO(DA PRORROGAÇÃO PARA OS PÊNALTIS) : TUDO COMO ONTEM, NOS LEÕES DE ANTEONTEM

Não existe qualquer mudança no jogo eleitoral- Governo/Senado/2014.O governo trabalhou tranquilo com apoio total da base aliada até o afastamento do vice-governador, Washington Luis Oliveira. O que eles queriam depois?

O jogo virou quando os deputados estaduais passaram a decidir o segundo tempo- a renúncia/sucessão. Governistas(14) sem muita chance de reeleição uniram-se aos oposicionista(11), formando o bloco sarno-dinista(25). Complicou.

Roseana Sarney reagirá na prorrogação, vai rugir sem fazer zoada. Os sarno-dinista sob sua "jurisdição" vão receber o "bafo" dos "leões", durante as eleições . À Cesar o que é do pires- só a xícara. À Cafeteira o que é não é do bule-a borra.

O grupo dominante tem diversas alas em conflito nos municípios. O apoio do Palácio dos Leões pode ser velado/decisivo. Desta forma a vingança como "café frio" deveria ser evitada. Mas o jogo eleitoral já está na prorrogação. Não tem retorno.

O governo chegará cansado nos pênaltis. Goleira- a governadora, cobradores- candidatos ao Governo/Senado/Câmara/Assembleia, pontaria- marketing, determinação- estrutura/logística, ainda podem virar o jogo nos pênaltis.

Notem como nos pênaltis é importante quebrar o ritmo dos adversários.





IMPASSE NA SUCESSÃO EMPERRA : O QUE FOR DADO PARA CHICO, TEM DE SER DADO PARA FRANCISCO

O deputado Arnaldo Melo saiu do jantar na noite de ontem(25)mais mudo do que entrou. Melo disse a interlocutores privilegiados que vai ouvir os colegas governistas para depois se posicionar. E os oposicionistas(11) que lhe dão incondicional sustentação?

Será resolvido em 7 dias, o impasse criado há 4 meses? Desde o fim da 17ª Legislatura(2013), que a eleição indiretas é o principal assunto na Assembleia Legislativa. O governo quer Luís Fernando eleito governador nos próximos 37 dias, mas encontra dificuldades.

As articulações emperraram com a disposição de Melo em governar até dezembro de 2014. Melo foi estimulado por 11 oposicionistas e 14 governistas rebelados. A oposição teme Luís Fernando no governo, os governistas pensam na própria eleição de deputados.

A solução desta equação política- apenas 4 votos entre os 14 deputados governistas rebelados, posto que a maioria simples é de 22 deputados entre 42 parlamentares, resolveria o dilema de Roseana Sarney- ser ou não ser senadora. Qual a dificuldade? 

O que for dado para Chico, tem que dado para Francisco. O governo tem que dar tratamento igualitário para toda a base aliada. Do contrário, Arnaldo Melo continuará se sustentando no pêndulo dos 14 governistas e principalmente entre os 11 oposicionista. 

25 de março de 2014

REGA-BOFE ENTRE ROSEANA SARNEY/ARNALDO MELO VIRA SARAPATEL POLÍTICO E ANEDOTA

Os blogs bufarinheiros servem-se ao papel de ambulantes, anunciam mais um rega-bofe entre Roseana Sarney e Arnaldo Melo. O principal convidado é Gilberto Kassab, Presidente do PSD que deve fechar aliança com o candidato governista, Luís Fernando(PMDB).

No cardápio extraoficial o prato principal é a renúncia/sucessão. De tão cortado- do jeito que cada grupo quer, virou sarapatel. A calma de Arnaldo Melo incomoda tartaruga, o olfato espanta cachorro e o paladar é tido como um dos mais refinados entre os políticos .

Arnaldo Melo ainda estudante de medicina foi chamado para falir um restaurante que anunciava : "Se acertar a comida pelo cheiro do garfo, come de graça". Melo dono de paladar, olfato privilegiado pediu o garfo no primeiro dia, cheirou e gritou :

_ Sarapatel com azeite de dendê.

O dono do restaurante ficou impressionado com a precisão do olfato do então estudante de medicina Arnaldo Melo. Um dia após, Melo volta ao mesmo restaurante para participar novamente da promoção : "Se acertar pelo cheiro do garfo, come de graça" e grita :

- Camarão no alho e óleo.

O proprietário do restaurante foi ao desespero. No terceiro dia chamou a cozinheira, que atendia por Creusa e ordenou : "Creusa na hora que o estudante chegar, passa o garfo nas tuas partes íntimas e me entrega imediatamente Creusa". Arnaldo chegou, pediu o garfo e perguntou :

_ Eu não acredito, Creusa tá trabalhando aqui? 



Será que ainda tem jeito, ou desandou de vez? Diz o ditado popular "panela em que muitos mexem, ou sai insosso, ou sai salgado". Na hora em que os dois mexerem para um só lado, será possível saber do paladar. 

DECISÃO DE ROSEANA SARNEY GERA CLIMA DE FUNERAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A decisão da governadora Roseana Sarney- permanecer no governo até o fim do mandato, criou clima de funeral dentro na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Governistas/oposicionistas(deputados/blogueiros) torcem para o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo assumir e ficar no governo até dezembro de 2014.  

A Sarney no governo implica em alinhamento político voluntário dos deputados. Obras e autorização de serviços serão as "moedas" do governo nos redutos eleitorais.

Os deputados querem "algo mais". Só chamando Edinho/Paulinha Lobão e o produtor dinossauro Chibé. Detalhe : Chibé é o que veste calça do Magazine Pontes e camisa loja Da Lua.



O MOMENTO POLÍTICO NO MARANHÃO : TRADUZIR UMA PARTE NA OUTRA PARTE, UMA QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

O processo político estadual obedecerá nova ordem após a real definição da governadora Roseana Sarney, em 4 de abril. A oposição tem usado  Arnaldo Melo, como trava na movimentação governista.

O grupo situacionista quer colocar Luís Fernando no governo. O objetivo é mantê-lo na ribalta, com  participações em inaugurações de obras e serviços. Mas é preciso certeza no processo renúncia/sucessão.

Arnaldo Melo já é considerado "balaio/barrica"- oposicionista vestido de governista. Melo no governo, em razão da renúncia da Sarney "tomaria poder", melando as eleições para os governistas(Senado/Governo).

Luís Fernando fora do governo perde espaço. Flávio Dino sem a Embratur ganha folego eleitoral. Dino não tem resultados administrativos para mostrar. Luís Fernando tem ótima performance como gestor.

Essa eleição é associação entre os que estão "nascendo"- Dino/Luís Fernando, os que estão "morrendo"- José Sarney/Zé Reinaldo, e os que ainda estão "por nascer"- Hilton Gonçalo/Eliziane Gama".

"Uma parte de mim é todo mundo/outra parte ninguém fundo sem fundo/uma parte de  de mim almoça e janta/a outra se espanta/ traduzir uma parte na outra parte é uma questão de vida ou de morte. Será arte?"

24 de março de 2014

A CELULOSE SAIU DO PAPEL GOVERNADORA(CESAR BELLO)?"A SUZANO E AS ESTRADAS. O TEMPO AINDA VAI RESPONDER SOBRE MEU GOVERNO"(ROSEANA SARNEY)

No fim da manha desta segunda-feira(24) fui surpreendido com um engarrafamento próximo ao Bar Beira-Rio(Maioba). Pensei tratar-se de mais um acidente com vítima fatal.

Parei e fui ver do que se tratava. Era a autorização da ordem de serviço para triplicar aquele perigoso trecho, que já ceifou dezenas de vidas de forma prematura.

Uma placa mostrava 110 milhões à serem investidos. A conclusão da obra em 24 meses- pronta em 2016, portanto não se pode denunciar obra no sentido eleitoreiro.

Ouvi os pronunciamentos de Luís Fernando e Roseana Sarney. Não percebi tom de discurso eleitoral. As palavras saiam como conversa, diálogo sobre resultados e compromissos.

Luís Fernando em objetiva explanação mostrou que entende da problemática/perspectivas presentes/passada da malha viária de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís.

Roseana Sarney demonstrava muita vitalidade, mas acima de tudo serenidade na sua fala, transparecendo estar muito a vontade para concluir o seu governo até o fim do mandato.

Arnaldo Melo não compareceu, selando o "deu prá Chico". Tentei provocar a governadora ao final, questionando : governadora a celulose saiu do papel? A Sarney me calou :

"A Suzano e as estradas. O tempo ainda vai responder sobre o meu governo".

É dessa forma que se quer a campanha eleitoral para o governo em 2014 : quem estiver governo mostrando resultados e projetos futuros, quem almeja governar discutindo propostas.

Basta de agressões, difamações, jogo sujo, mentiras, sacanagem. Queremos acompanhar todos candidatos nas suas manifestações públicas. Vamos informar as propostas/resultados de todos.

NAZISMO NA BLOGOSFERA RECEBE ACOLHIDA DOS BLOGS FACISTAS

Na dúvida, a polícia está certa e bandido sempre errado…

Do blog de Linhares JúniorLinhares
Hitler deixou os cabelos e o cavanhaque crescerem e mudou o brocardo jurídico "in dubio pro réu"-na dúvida a favor do réu. Ele atende pelo nome de Linhares Hitler Junior, tendo como seguidores os que reproduziram a matéria.

Maxuel Rocha da Costa, de 17 anos, era um criminoso conhecido na área do Jaracati.
Ontem (21 de março) ele foi morto por policiais que trabalhavam no local. Quando se trata de bandidos conhecidos, a versão da PM sempre está certa e eles estão sempre errados.
Pelo menos até que se prove o contrário.
Maxuel Rocha Costa morreu algemado Linhares Hitler Junior. A foto prova em contrário aos teus argumentos macabros, que autorizam as forças a matarem. Qual o a justificativa para algemar um cadáver?Pergunta do Blog do Cesar Bello).
Acontece que moradores do bairro promoveram uma manifestação contra a polícia momentos depois e interditaram a ponte Bandeira Tribuzzi.
Coisa de gente que não tem o que fazer! Coisa de gente que deveria prezar muito pelo trabalho da PM ao invés de ir pra rua lamentar a morte de bandido!
SIM, ERA BANDIDO MESMO! Só pela mão da PM já tinha passado inúmeras vezes.
É assim como porco-morto-carregado pelas mãos da PM que tu achas que se resolverá o problema da violência? Aonde guardastes todos os ensinamentos que pregas em teu blog?
Está virando moda no Brasil este tipo de papelão.
O policial, aquele sujeito que ganha uma miséria para defender as tais “comunidades” sendo alvo da ira de pessoas que lamentam e choram a morte de bandidos conhecidos.
Se fosse um cidadão de bem? Estariam certos!
Se fosse uma mãe de família? Estariam certos!
Se fosse um estudante inocente? Estariam certos!
Se fosse qualquer um que não fosse um bandido conhecido? ESTARIAM TOTALMENTE CERTOS!Continue lendo aqui…

TOMA JOAQUIM HAICKEL : PEDRO FERNANDES QUER SABER PORQUE A CANDIDATURA DE MANOEL RIBEIRO AO SENADO É UMA MENTIRA

Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" escreveu o que quis, agora está ouvindo o que não quer. Haickel em burilado artigo tentou esconder a intenção de pautar o sócio, Edinho Lobão como o melhor candidato dos governistas ao Senado.

Haickel quer ser o suplente de Edinho Lobão em sua "provável candidatura". Para tanto emparelhou Edinho Lobão com Gastão Vieira, arquitetando estimular que ambos tenham candidaturas no atual terreno político- Senado/Câmara.

Pela conjuntura nagibiana o sócio, Edinho Lobão seria o "candidato nato" do governo ao Senado, pelo exercício da suplência e nesta o desempenho na Comissão de Orçamento. Gastão Vieira voltaria a Câmara Federal, agora compondo o alto clero. 

Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" não mediu as palavras no gramatical artigo publicado domingo no EMA. Disse que as candidaturas de Hélio Soares/Manoel Ribeiro eram mentiras fedorentas, posto que "frágeis como pétalas sem o  agradável odor".

O Secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes quer saber qual a razão de Haickel desqualificar de forma ofensiva o deputado Manoel Ribeiro. O próprio Manoel Ribeiro deve se pronunciar sobre o assunto, usando o estilo que lhe é peculiar.

Aguenta "Mãe Nagiba".

23 de março de 2014

SAUDADES DA REPÚBLICA DO JAGUAREMA : O EU NA TEORIA POLÍTICA DE JOAQUIM HAICKEL

Joaquim Haickel é colaborador do jornal "Estado do Maranhão", o EMA. É natural que ao escrever seus artigos dominicais, tente influenciar nas decisões presentes/futuras.

Haickel como muitos abusa do artificial para esconder o real interesse. Neste domingo(23) Haickel esconde seus objetivos, usando "pronomes e tempos verbais da política".

Haickel após exaustivos contorcionismos confunde tempos verbais com egoismo, pronome com sobrenome. Tudo para defender de forma velada a candidatura do sócio, Edinho Lobão ao Senado.

Para Joaquim Haickel as candidaturas de Edinho Lobão/Gastão Vieira são verdadeiras. As de Hélio Soares/Manoel Ribeiro são "jogo de cena da pior qualidade". Porque? Seria a falta do sobrenome.

Joaquim Haickel sente saudades dos tempos em que tudo era decidido no Clube Jaguarema. Meia dúzia se reuniam após o jogo de tênis e decidiam sobre candidaturas/secretários de governos.

Foi assim até a candidatura a prefeito de São Luís, em 1984. José Reinaldo/Mauro Fecury/Joaquim Haickel/Fernando&Zequinha Sarney/ Ricardo Murad  decidiram lançar Jaime Santana.

A taca foi feia. Gardênia Gonçalves ganhou apoio popular e venceu. A partir daí a República do Jaguarema enfraqueceu, mas a "elite pensante" ainda quer influenciar com contorcionismos verbais. 

Haickel pensa em ser o suplente do atual suplente, Edinho Lobão. Edinho Lobão quer concorrer ao Senado na cadeira de Senador? É mole? Melhor só morder água, ou empurrar bêbado em ladeira.

Este é o eu na teoria política de Joaquim Haickel. Ele sente saudades da República do Jaguarema, dos tempos em que a Praia do Olho D'Água era dividida ao meio entre ricos/pobres.

Mas ainda tem a Praia do Meio, onde mora Joaquim Haickel. Do inconsciente ninguém se livra, mesmo usando pronomes e tempos verbais. Haickel este tempo já passou, restam as concessões.

Hélio Soares/Manoel Ribeiro tem o direito de ver suas candidaturas ao Senado discutidas pelas bases, tanto quanto Gastão Vieira/Edinho Lobão. O problema é a forma elitizada de entender o processo.

Atentem para os sofismas, os silogismos que concluem de forma escondida- "os prováveis candidatos ao senado deste grupo". É uma construção verbal sofisticada, que visa pautar Edinho para o Senado.


Por Joaquim Haickel
Semanas atrás publiquei aqui um texto no qual falava sobre a verdade na política. Nele discorria, por um lado, sobre a importância da verdade e por outro sobre a necessidade que alguns políticos têm denegá-la.
O tema verdade será uma constante quando se falar de filosofia, religião ou política, pois a verdade é propriedade do sujeito que a constrói com ação ou com palavras. Ela pertence a ele. Toda vez que ele a profere, a todos ela deve contaminar.
Sendo a verdade objeto de quem detém o discurso, como fazer para descobrirmos qual verdade é a real?
Acredito que haja três possibilidades de analisarmos isso:
1) Quando acreditamos na tese de alguém. Quando temos um discurso como verdadeiro, ele passa a ser nosso e aquilo vira uma verdade para nós.
2) Quando discordamos de uma tese, de um discurso ele passa a ser falso e quase sempre nosso cérebro nos dá uma alternativa para aqueles posicionamentos.
3) Em matéria de política, quando se analisa com profundidade a tese contida num discurso, quando se observa as circunstâncias nas quais ele é proferido, analisam-se suas intenções, seus objetivos, e ponderam-se suas consequências, se chega à conclusão de que quase tudo é possível. Só não deveria ser possível o que fosse moral e eticamente incorretos, mas até nesse ponto, quanto à qualidade moral e ética da verdade, também será uma questão de opinião, mesmo que haja um padrão para isso.
Feito esse preâmbulo, entremos no assunto específico de hoje.
Parece que a maioria dos personagens da atual cena política maranhense só sabe conjugar os verbos na primeira pessoa do singular.
Nem eu, mesmo não sendo personagem principal, posso me excluir dessa lista. Muitas vezes me pego pensando nas ações, nas palavras que as exprimem, nos verbos, a partir da conjugação verbal na primeira pessoa do singular. Luto muito contra isso, mas a natureza humana é mais forte e nem sempre consigo me libertar, não consigo conjugar os verbos na segunda ou na terceira pessoas do singular, ou mesmo do plural. Quando muito o faço na primeira pessoa do plural, o que é menos pior (atenção patrulheiros, usei menos pior porque quis. Não quis usar “melhor” para enfatizar o fato de ser pior, porém menos).
Vamos aos fatos concretos. Quase todos os políticos estão pensando unicamente em si. No seu eu. Até aqueles que não estão pensando unicamente em si estão pensando em si de forma indireta. Mas como já disse essa é uma condição humana e não pode ser incluída na lista de nossos pecados ou defeitos mais graves.
Em minha opinião, Roseana, por incrível que pareça, é um dos pouquíssimos personagens da cena política atual que não está pensando exclusivamente em si. Eu não sou idiota, muito menos puxa-saco para não reconhecer que ela está em última análise pensando em si, mas como ela está prestes a permanecer no governo até o final de seu mandato, coisa que nove entre dez consultados jamais faria, isso significa que ela pensa em si de uma maneira diferente dos demais. O eu pra ela, neste caso, é quase um nós, é a tentativa de garantir a eleição de Luís Fernando ao governo, mesmo que para isso tenha que abrir mão de uma eleição certa para o Senado.
Arnaldo pensa em si quando coloca como meta ser governador por nove meses acima dos interesses verbais conjugados na primeira pessoa do plural, nós, arriscando-se a acabar por conjugar os verbos na terceira pessoa do plural, eles.
Aqueles que cercam Roseana querem que ela permaneça no governo até dezembro. Isso é melhor para estes. Eles pensam individualmente conjugando o eu, e em um grupo muito restrito, o nós. Eles.
Alguns do que rodeiam Arnaldo querem que ele não contemporize, pois se Arnaldo assumir o governo pelo prazo de uma gestação, a vida, a reeleição deles fica mais fácil. Eles, por seu lado, pensam individualmente conjugando o seu eu e em um grupo também restrito, o nós deles.
Sarney e algumas pessoas muito ligadas a ele sabem que não sendo mais candidato ao Senado pelo Amapá, precisam ter uma voz que os represente na câmara alta do Congresso Nacional. Querem que Roseana deixe o governo até 4 de abril. Pensam em si. Este é o seu eu.
Os possíveis candidatos ao Senado deste grupo, Gastão Vieira e Edson Lobão Filho, pensando em si, querem que Roseana permaneça no governo até o fim de seu mandato, só assim podem sonhar em uma candidatura.
Para o adversário de Luís Fernando, Flavio Dino, poderia ser indiferente. Ele deve estar preparado para competir contra qualquer um, sob qualquer circunstância, mas com toda certeza ele tem sua preferência. É lógico que ele não é diferente dos outros. Ele pensa em si antes de qualquer coisa. No que é melhor para ele, no eu dele.
Os adversários ao Senado querem que Roseana fique no governo, pois sabem que vencer dela é mais difícil que de outros. Pensarão em si e em ninguém mais.
Existem até alguns políticos, Manoel Ribeiro e Hélio Soares, que reivindicam a candidatura ao Senado. Essa espécie de verdade é a mais fácil de desmistificar. É mentira. Jogo de cena da pior qualidade. Frágil como uma pétala de rosa e nem tem seu agradável perfume.
Qual dos três caminhos indicados acima você trilhará para descobrir qual é a verdade que há nas palavras, nas ideias contidas neste discurso político dos tempos correntes?
Qual é a verdade de tudo isso?
A minha é a seguinte. Estamos indo por um caminho difícil. As alternativas de um lado e de outro, não dão margem para manobra e quem conhece um pouco de política e de baliza sabe que não dá para colocar um Dodge Dart ou um Galaxie na vaga de um fusca ou de um Gol. É preciso espaço.
Não é hora para apontar os culpados por estarmos nessa situação. É hora de decidirmos o que fazer, e o que for decidido, que seja feito à risca.

ELEIÇÃO 2014 : O MAIS TOLO CONSERTA RELÓGIO COM LUVAS DE BOXE

Não existe inocentes em campanhas eleitorais. Quanto mais próximo do poder, maior o número dos grupos de pressão. O grupo Sarney pela longevidade- 46 anos, tem no seu bojo todo os tipos. O grupo Dino pela atualidade- 8 anos, coleciona "mobílias" a direita e a esquerda.

São estes grupos de pressão que formam/decidem os governos na sua titularidade ou pretensão de ser. Roseana Sarney para sobrevivência tenta imprimir nova mentalidade ao sarneísmo. Flávio Dino por pragmatismo absorve tudo/todos, inclusive os dissidentes do sarneísmo. 

A equação grupos/estruturas/lideranças continuam a decidir todos os tipos de eleições em países, estados, municípios, instituições. Fugir da soma destes parâmetros é analisar por "achismos"- eu acho isso, eu acho aquilo. Quando acho, devolvo ao dono do raciocínio de bar ou de Academia.

Volto em instantes, discordando do pensamento elitista de Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" a respeito de pronomes, nomes, sobrenomes na política local. Joaquim confunde verdade/mentira, tendo como parâmetro apenas sobrenomes. Ele acha mentira a candidatura de Hélio ao Senado, pela ausência de "pedigree".
  

22 de março de 2014

PRAGMATISMO : FLÁVIO DINO UM COLECIONADOR DE MOBÍLIAS ANTIGAS CORRUPTAS/CORROMPIDAS

Flávio Dino tem méritos pessoais para governar o Maranhão. Vida honrada, histórico profissional sem máculas e conduta pessoal ilibada. O Flávio Dino político-partidário é diferente da primeira(2006) até a futura(2014) votação.

Dino recebeu integral apoio do governo de José Reinaldo nas eleições de 2006. Dino teve expressiva votação para deputado federal graças ao empenho de Reinaldo- foram 120 mil votos na disputa do 1º mandato pelo inexpressivo PC do B.

Dino deputado federal destacou-se como um dos melhores parlamentares por 4 anos consecutivos.  Neste período afastou-se da sombra do governo de José Reinaldo. Era este o momento para livrar-se desta "primeira mobília corrupta".

Dino candidatou-s a prefeito de São Luís em 2008, sendo derrotado no 2º turno por João Castelo(PSDB). Dino reclamou da falta de apoio efetivo do governo de Jackson Lago. Era este o momento para livrar-se desta "segunda mobília corrompida".

Dino candidatou-se a governador em 2010, sendo derrotado no 1º turno por Roseana Sarney. Dino reclamou da indefinição de Lula, que apoiava Sarney/Dino. Era este o momento para livrar-se desta "terceira mobília corrupta/corrompida".

Dino é candidato ao governo em 2014, tendo invejável nível de intenção de votos. Não tem do que reclamar. Este era o momento para livrar-se de "todas mobílias". Mas o que fez Flávio Dino ? Acolheu a "quarta"  representada pelos dissidentes do sarneísmo.

Chamam isso de pragmatismo- o sentido está na utilidade, ou efeito prático. Flávio Dino coleciona "mobílias antigas corruptas/corrompidas" desde a primeira votação, e pretende chegar ao governo na companhia das quatro destacadas. É perigoso.

GRUPO SARNEY : A NOVA E A VELHA MENTALIDADE POLÍTICA

A Suzano Papel e Celulose de Imperatriz entra na contabilidade política da nova mentalidade dos Sarney. O investimento produziu 3.500 empregos fixos, que mantidos aumentarão nos próximos anos a renda per capita dos maranhenses.

O que os maranhenses precisam é deste tipo de postura dos seus gestores- atração de investimentos, colaboração dos governos sem barganhas/ interesses pessoais. O resultado é o regular desenvolvimento do estado.

O fato revela que o principal problema do grupo dominante não são obras, investimentos do governo/grupos privados. O que atrapalha é um punhado de membros, que pensam de forma patrimonialista- não distinguem publico do privado.

Na atual conjuntura política é possível observar a nova mentalidade sarneísta, conseguindo espaços de decisão no grupo governista. Parte da velha mentalidade migrou para as fileiras de Flávio Dino, sendo calorosamente recebidos como "dissidentes". 

Apesar da vitória com a Suzano Papel e Celulose, a nova mentalidade política do grupo dominante, enfrenta forte resistência da velha mentalidade, que em coluio com os "dissidentes sarno-dinistas" impedem a ascensão ao governo de Luís Fernando. 


O DIREITO ACHADO NAS RUAS : "A VERDADEIRA MUDANÇA VEM DE DENTRO DE CADA CIDADÃO"

Suzane Sanches parou o trânsito de São Luís na manhã de sexta-feira(21). Sanches cansou de durante meses, repetir uma rotina em que tinha desrespeitado seu direito como usuária de transportes coletivos.

Sanches foi para meio da Avenida Beira-Mar, exerceu seu direito de protestar, abriu os braços e gritou "gente vamos parar a rua". Os outros "do povo" repetiram o mesmo gesto. O direito estava colocado nas ruas.

Para os "juízes" que pensam em "comandar de forma centralizada", lavrando sentenças políticas com base no "dê ciência, publique-se, cumpra-se", fica a mensagem com endereço para oposição :

"A verdadeira mudança vem de dentro de cada cidadão"- a frase vem das ruas, de um cidadão que clamava pela regularidade estabelecida em lei para o tempo de transporte coletivo. O direito nasce das ruas. 

Durante o protesto a  Secretaria Municipal de Trânsito/Transporte-SMTT não pronunciou. O "Secretário-Estepe" Carlos Rogério não tem condição de continuar no cargo. Tem bons quadros para a substituição.   

Galhos de árvores foram utilizados para bloquear as duas vias da Avenida Beira-Mar (Gilson Teixeira/O Imp/D.A Press)

21 de março de 2014

PORQUE ? GOVERNISTAS ACATAM ROSEANA SARNEY NO GOVERNO, A OPOSIÇÃO ESTRILA

Ao "varrer"(ler) os blog governistas/oposicionistas percebesse posições opostas : os governistas acatam a permanência de Roseana Sarney no governo, os oposicionistas estrilam . Porque?

Os atuais partidos de oposição não tem disposição/história de lutas, excetuando-se o PDT. Alguns deputados oposicionistas são oriundos do sarneismo- Raimundo Cutrim/Marcelo Tavares são exemplos.

A presença de Roseana no governo ameaça o projeto da oposição em 2014. A ausência da Sarney dos Leões facilitaria a vitória de Flávio Dino e de toda antiga mobília corrupta que está nessa expectativa.

A orquestração nos blogs tem o sentido de afastar a Sarney do governo, permitir que a disputa indireta na sua sucessão, favoreça a eleição de Flávio Dino. Roseana Sarney tem a exata noção do pretendido.   

Pesquisas guardadas a 7 chaves revelam a capacidade da Sarney influenciar decisivamente nas eleições de 2014. Calendário de ações, sincronizado a programa de obras será fatal para oposição.

ROCHA X ROCHA : DE COMO WEVERTON ROCHA DETONOU A IDEIA DE CONSÓRCIO PARA VICE-GOVERNADOR NA CHAPA DE DINO

Em política há que se fazer diferença entre manipulador/articulador. A diferença básica está no "modus operandi"- na maneira de agir. O articulador usa suas habilidades, o manipulador usa a dos/e outros.

Quem articula junta para o coletivo em que está inserido. Quem manipula mistura por interesses próprios, ou a mando de terceiros. A tênue diferença fica clara pela ação do articulador/manipulador.

Roberto Rocha é conhecido na seara política como habilidoso manipulador. Foi ele quem derrubou Elisiane Gama da condição de candidata a prefeita de São Luís pela coligação de Dino, em 2012.

Roberto Rocha usou o argumento de chamar todos para um consórcio de candidatos. Elisiane Gama, Tadeu Palácio, Edvaldo Holanda e Roberto Rocha  constituíam o referido consórcio.

Reunidos em consórcio, Rocha inventa uma tal de pesquisa qualitativa- as "quali" como ficaram conhecidas. Elisiane Gama tinha vantagem nas pesquisas quantitativas, mas perdeu nas "qualitativas".

Isso na linguagem dos manipuladores se denomina "chamar para perto, abafar, para não fazer zoada quando a vítima gritar". A estratégia foi articulada por Dino e manipulada/operacionalizada por Rocha.

Na disputa para o governo em 2014, Rocha encontrou a Rocha do seu "sapato". Weverton Rocha foi avisado que Roberto Rocha queria "armar consórcio", para decidir a vaga de vice de Dino. 

Weverton Rocha outro renomado manipulador usou o efeito dominó para detonar o "consórcio armado". Weverton Rocha acionou pedras próximas a Igor Lago. O resultado pode ser lido por todos.

"Remédio de doido é doido e meio". Remédio de manipulador são dois. "Pode até chover pedra, rocha, mas a vaga de vice-governador na chapa de Flávio Dino é do PDT", disse Weverton Rocha.   


20 de março de 2014

OPOSIÇÃO MEXE ERRADO, IGOR LAGO VETA E ELISIANE GAMA VOLTA ATRÁS

O que pode resultar de uma manobra política articulada por um manipulador e uma oportunista? A  resposta tem que ser dada com estratégia diferenciada, onde a ética deve superar a esperteza.

Roberto Rocha é um manipulador nato. Elisiane Gama uma política oportunista. Unidos são nitroglicerina estocada. Eles resolveram articular o desembarque do PPS na candidatura de Flávio Dino.

Flagrados em ambiente requintado/reservado na Cabana do Sol, Roberto Rocha/Elisiane Gama negaram qualquer articulação política, unindo o PPS ao PSB/PC do B nas eleições de 2014.

O médico Igor Lago, verdadeiro herdeiro ético do espólio político de Jackson Lago filiou-se recentemente ao PPS, nutrindo a esperança de construir via política independente do sarno-dinismo.

Lago tomou conhecimento do "arrasta-sai" de Gama na direção de Dino. Lago procurou Gama, entregou a ficha de filiação do PPS, condicionando continuar no partido após a decisão coletiva.

A direção estadual reuniu-se na noite de quarta-feira(19), decidindo em contrário a tudo que vinha sendo articulado por Elisiane Gama(PPS)/Paulo/Batista Matos(PPS)/Roberto Rocha(PSB).

O veto ético de Igor Lago, desarticulou a manipulação de Roberto Rocha e o oportunismo de Elisiane Gama. Gama ainda tentou justificar a presença na reunião como cooptante e não cooptada.

Como Elisiane Gama poderia cooptar Roberto Rocha para o arco das suas alianças? Na semana anterior Dino bateu o martelo, indicando Rocha como candidato a senador da oposição dinista.

Não é mais lógico entender que Roberto Rocha manipulava para ungir Elisiane Gama à vice-governadora? Roberto Rocha recebeu orientação para livrar  Dino da pressão do PDT(Márcio Honaiser).

Não deu certo. O PDT não passou recibo da quebra de confiança. Mas vai cobrar explicação desta reunião entre Roberto Rocha/Elisiane Gama para fechar a chapa majoritária de Dino.

  

ELISIANE DA GRANA DE CINDERELA PARA BRUXA : LIDERANÇA METEÓRICA E O RELÓGIO POLÍTICO

Elisiane Gama é mais uma destas lideranças meteóricas- aquela que se caracteriza por rápida ascensão, mas que se acaba na mesma proporção em que surgiram.

Tudo por falta de profissionais competentes no seu entorno. Gama é assessorada por familiares e amigos da igreja. O resultado é o mais puro fisiologismo/clientelista.

Elisiane Gama perdeu o tempo do relógio político. Badalou para direita, badalou para a esquerda, esqueceu o próprio centro. Atitudes/posturas transformaram Cinderela em bruxa.

Nas cavernas luxuosas, cercada de vinhos e manipuladores a boa imagem desta moça vai se esvaindo a cada eleição. É uma pena, não tem quem tenha coragem para lhe dizer a verdade.

Era só isso 
Que eu queria da vida 
Uma cerveja 
Uma ilusão atrevida 
Que me dissesse 
Uma verdade chinesa 
Com uma intenção 
De um beijo doce na boca... 



cabana (1)
cabana

MADEIRA : PRESENÇA DE DILMA EM IMPERATRIZ PODE CONFIRMAR ROSEANA SARNEY NO FUTURO MINISTÉRIO

Tentei liberar-me das tarefas familiares, para estar em Imperatriz na manhã desta quinta-feira(20). Não foi possível. Gostaria de em uma eventual coletiva, confirmar o convite da presidente Dilma para Roseana Sarney compor o futuro Ministério, em caso de reeleição.

A fonte que informou desta possibilidade é de grande credibilidade. Após a publicação da postagem neste sentido, muitos passaram a entender a tranquilidade da Sarney, em permanecer no governo até o dezembro de 2014.   Quem duvidar vai conferir o dito.

Dilma desce direto em Imperatriz. A ausência de escala em São Luís atesta a maior proximidade com os Sarney. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira é o principal responsável pela exclusividade da presença da presidente Dilma em Imperatriz.

Esta é a segunda intervenção positiva/fundamental do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira na campanha do governista Luís Fernando Silva. Dilma confirmando Roseana Sarney no futuro Ministério, tem discurso para o resto da campanha de 2014.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...