18 de março de 2014

CÉREBRO DE LEITOA : OPOSIÇÃO CONTRA TERCEIRIZAÇÃO DA CAEMA

Engana-se Chico Leitoa quando diz : "nessa eleição a oposição só pode perder para ela mesma". Pelo óbvio "fuçante" da "novidade", Chico merece o sobrenome de "Leitoa", senão vejamos :

Na maioria das eleições da última década a oposição perdeu para si mesma- exceção 2006(governo), 2012(prefeitura). Faltou trabalho, propostas, resultados e invariavelmente culparam o Judiciário.

O que a oposição não quer entender, é que o resultado final das eleições, vem sempre anunciado pelas posições retrógradas, demagógicas, populistas que antecedem os pleitos majoritários.

Tome-se por exemplo, a recente posição dos próceres da oposição contra a terceirização da CAEMA. Os discursos estão na contramão da vontade popular. Os cérebro de leitoa entendem em contrário.

Ingrediente de Chico Leitoa a pururuca :

-acredite na vitória de Flávio Dino como um mantra;
-faça uma farofa com argumentos para ter na aliança a mobília corrupta de Jackson Lago/José Reinaldo ;
-pode misturar também com tudo que não presta, oriundos do sarneísmo, dando-lhe o nome de dissidentes;
- o resultado é "sal".

http://www.netoferreira.com.br/wp-content/uploads/2013/05/chico-leitoa2.jpg 

    

GASTÃO VIEIRA É CANDITADO DE DILMA AO SENADO: EDSON LOBÃO ACATA PEDIDO DA PRESIDENTE

A oposição preguiçosa/escocesa tentou em vão dividir o governo em uma improvável eleição indireta. O governo percebeu a manobra e respondeu com a permanência de Roseana Sarney.

Roseana Sarney quer fazer em 8 meses, o que supostamente a oposição não faria em 8 anos. Os deputados estaduais/federais devem buscar nestes resultados o discurso para eleição/reeleição.

A "nova bandeira" dos oposicionistas é a escolha do candidato governista ao Senado. A estratégia é jogar Gastão Vieira contra Edinho Lobão, na esperança de ter 30%  da raiva de "Edinho".

A manobra oposicionista nasce morta. O Ministro Edson Lobão comunicou no sábado(15) a  Roseana Sarney, que acatou pedido da Presidente da República. Dilma quer Gastão no Senado. É o fraco.

ELES PARECEM PROPAGANDA DE MASSA DE TOMATE : UM ELEFANTE INCOMODA, DOIS SÃO DEMAIS, TRÊS É AGIOTAGEM

Fmília Macedo: empresário Dedé, pré-candidato Fábio e o prefeito de Dom Pedro, Hernando

Novas oligarquias corruptas se formam a sombra da expectativa da eleição de Flávio Dino para governar o Maranhão, que cala/consente/protege. Eis a família Macêdo : Dedé, "Fabinho" e "Nando".

Aguenta Maranhão Velho de Peia. Isso é que chamam de mudança? Mas parece o "futuro, repetindo o passado/ um museu de grandes novidades". Tá gravado, Bira do Pindaré declarou que essas alianças são programáticas.

Juntos os Macedos parecem propaganda de massa de tomate. Um elefante incomoda, dois são demais, três é agiotagem. Política no Maranhão parece coisa do Velho Oeste, para o lado que se vira tem bandido. 

Cuidado Flávio Dino para teu filme não virar o "Dólar Furado".


TOMA IGOR LAGO : ELI$IANE GRANA QUER SER VICE OU SENADORA NO CONSÓRCIO DE DINO

A deputada Eli$iane Grana mostrou que a "carinha de anjo" esconde uma "diabinha de chifres". No fim de semana a "irma$inha" pousou ao lado de Flávio Dino.

O fato e a foto aconteceram por ocasião da comemoração da maioridade política de Rubens Junior- Flávio Dino garantiu a Junior de presente um mandato de deputado federal.

Eli$iane Grana aproveitou a disposição de Dino em presentear jovens políticos. Eli$iane Grana pediu de aniver$ário a Vice-Governadoria ou a vaga de senadora pela oposição.

Roberto Rocha suposto candidato a senador das oposições recebeu o primeiro mandato(deputado estadual) aos 21 anos, quando o pai, Luís Rocha governava o Maranhão(1984/1988).

Pelo visto, a função de pai-político de Flávio Dino se volta para premiar os filhos das oligarquias. Sai daí Eli$iane da Grana, tu não tem avô/pai/tio governador/prefeito. Te toca "santoca".

"VIXE MARIA" : BIRA DIZ QUE FLÁVIO NO GOVERNO VAI CENTRALIZAR O COMANDO

Bira do Pindaré em entrevista a Rádio Capital informa que : "Flávio Dino governador vai centralizar o comando. As alianças com os dissidentes das oligarquias são apenas no campo programático".

A informação é decorrência de um questionamento do titular desta coluna eletrônica. Perguntei ao nobre deputado que falava de alianças espúrias do PT :

Como o senhor interpreta as alianças de Flávio Dino com as mobílias corruptas dos governos de Jackson Lago e Zé Reinaldo Tavares? A resposta resume os interesses eleitoreiros.

Para finalizar Bira do Pindaré afirma que Roseana Sarney vai renunciar pela necessidade de imunidade parlamentar. E Zé Reinaldo  que foge das algemas?

Tem explicação que parece negação. Tem afirmação que remete ao que fica guardado no inconsciente.  "Centralizar comando, aliança só no programático"? "Vixe Maria".

CULTURA POLÍTICA : AS AVES DE RAPINA QUE AQUI CHANTAGIAM, SABOTAM COM AS DE LÁ

A presidente Dilma teria em telefonema se queixado a governadora Roseana Sarney. A queixa versava sobre a sabotagem praticada pelos deputados contra o seu governo. 

Roseana Sarney teve empatia- a capacidade de se colocar no mesmo lugar da queixosa, consolando Dilma com os versos do poeta maranhense Gonçalves de Dias e de Noites:

"As aves que aqui chantagiam, sabotam como as de lá". Roseana Sarney disse a Dilma :  " No Maranhão é mais grave. A sabotagem(impedir) virou chantagem(ameaça)".

Os erros das duas são quase os mesmos : empáfia no trato político, articulação política deficiente, distância da base aliada, descumprimento dos compromissos assumidos.

O "modus operandi" dos deputados pautados no clientelismo-fisiológico é parte da cultura política nacional. A outra parte é o patrimonialismo dos governantes.

Já passou da hora de mudar a cultura política nacional/estadual/municipal. Dando que se recebe só em oração. "Onde houver treva que eu leve a luz".

17 de março de 2014

A PERMANÊNCIA DE ROSEANA SARNEY NO GOVERNO PREOCUPA OS TAVARES

Conversei no início desta noite(17), com alguns deputados da oposição. Queria sentir o pulso político de cada um, quanto a permanência de Roseana Sarney no Palácio dos Leões.

Marcelo Tavares disse "a solução para Roseana Sarney é se entender com Arnaldo Melo". Na verdade essa solução resolveria o problema do próprio Tavares  e outros oposicionistas preguiçosos.

Os Tavares(Marcelo/ José Reinaldo) tem descendência/vinculação política com as oligarquias rurais da Baixada Maranhense, representada por Denizard Almeida, pai de Marcelo Tavares. 

Almeida governou Cajapió por 25 anos- foi prefeito até a morte, em 2005. Cajapió não virou Cajamelhor. Marcelo Tavares reclama todos os dias dos históricos índices dos municípios maranhenses.

Marcelo fala de uma forma, mas pensa de outra. Tavares diz que a solução para Roseana Sarney é Arnaldo Melo. Mas ele pensa : "com Arnaldo no governo vem sopa do Melo, desculpem mel". 

Roseana Sarney no governo preocupa os Tavares. José Reinaldo sabe que onde ele pedir voto para deputado federal, Roseana Sarney também terá candidato forte. Aderson Lago até hoje tem pesadelos.

O CREPÚSCULO DAS BESTAS : ERRO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE O SARNEÍSMO

Pecam os articulistas  quando interpretam pelo fim do sarneísmo. O engano ocorre por ignorarem a história política universal/nacional/estadual/municipal.

O modelo político do sarneismo é pautado na Casa dos Médici- aquele que originou a obra, O Príncipe de Maquiavel. Este modelo admite as pausas no poder como instrumento de manutenção.

Sarney mantem-se no poder por quase 50 anos. A relação com o Planalto tem sido decisiva na perenidade do seu grupo e não deve esgotar-se com o resultado das eleições de 2014.  

O convite da Presidente Dilma para Roseana Sarney compor o futuro Ministério  é real. Roseana Sarney ficará no governo para garantir a vitória do seu candidato, Luís Fernando.

A partir da presença de Roseana na Esplanada dos Ministérios  o sarneísmo se enterra pelas mãos da Sarney, nascendo viçoso o roseanismo. Assim fizeram os Médici na Itália durante 150 anos.

Sarney praticou os ensinamentos dos Médici- pausa no poder, nos governos de Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, José Reinaldo. Eram 2 anos perto, dois anos longe.

Anunciar o fim do carcomido sarneísmo é ignora o nascimento do roseanismo vigoroso, que no caso de vitória de Flávio Dino passaria de vidraça à pedra. Portanto, o crepúsculo é de besta. 

DECISÃO DE ROSEANA SARNEY : 20 DIAS QUE PODEM VIRAR 20 ANOS

A governadora Roseana Sarney tem exatos 20 dias para renunciar ou não. Dessa decisão advém o futuro do seu grupo político. Se vencer consolida o "roseanismo" e enterra pelas próprias mãos o sarneísmo.

Qual a diferença entre o roseanismo e o sarneísmo? Tudo pode parecer o mesmo, mas não é. O roseanismo avançou nas práticas político-administrativas, deixando o modelo clientelista-fisiológico-patrimonial.

Inegável a evolução da mentalidade epigrafada para uma proposta moderna. A transição também atinge a oposição, com idêntica praxe no "toma lá, dá cá", na ideia de que o público é propriedade privada.

A prática política-administrativa da situação/oposição traduz a busca de resultados. Neste parâmetro outro empate. As pesquisas mostram: governo/oposição não tem a aprovação dos eleitores/população.    

A decisão da Sarney nestes 20 dias, tem efeito para 20 anos. A tendencia de não querer arriscar com Arnaldo Melo, o convite para o futuro Ministério de Dilma terá efeitos nas próximas décadas na política maranhense. 

16 de março de 2014

DEPOIS DE "MAIS UMA OUTRA" REUNIÃO : "SÓ TEM ACORDO COM LUÍS FERNANDO NO GOVERNO"(ROSEANA SARNEY)

Os governistas realizaram mais uma reunião na noite de sábado(15). Na pauta a prioridade de sempre- renúncia sucessão. Roseana Sarney bem a seu estilo "ponderou" : "só tem acordo com Luís Fernando no governo".

A proposta conciliatória envolve a modificação/composição do Secretariado de Governo a ser reformado em 4 de abril. Roseana Sarney quer técnicos indicados pelas partes, mas sem o perfil de "algemados" a partidos políticos.

A esta altura do momento político é folclore falar-se em "porteiras abertas ou fechadas" para os futuros titulares das pastas governamentais. Da mesma forma é ingenuidade acreditar que a "máquina" não vai influenciar nas eleições de 2014.

Se ficar no governo até o fim do mandato, Roseana Sarney quer influenciar pelos resultados administrativos do último ano de governo. Segundo membros do PSOL, Roseana Sarney tem cadeira garantida na Esplanada dos Ministérios, caso a Presidente Dilma se reeleja.

Será que depois de mortos e feridos, todos vão se salvar? Tem alguma coisa errada nesta equação "psolista". Pelas declarações : "só tem acordo com Luís Fernando no governo", Roseana Sarney não vai trair Luís Fernando, para beneficiar Flávio Dino, ou vai? 

BIGODE/BARBA/CABELO : PSOL DENUNCIA ACORDÃO SARNEY/DINO/DILMA

Membros do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL denunciam um acordão entre Sarney/Dino/Dilma para fazer bigode/barba/cabelo. Pela avença caberia um ministério a Roseana Sarney(bigode), o governo para Flávio Dino(barba) e ambos lutariam pela reeleição de Dilma(cabelo) no Maranhão.

A esquerda preguiçosa/escocesa comemora a permanência de Roseana Sarney até o fim do governo. Com a renúncia da Sarney/eleição de Luís Fernando pela ALEMA, a sucessão tende a empatar os índices de intenção de votos. A oposição temerosa usa Arnaldo Melo como trava contra Luís Fernando. 

A esquerda da esquerda- o PSOL denúncia tudo como um acordão entre Sarney(bigode)/Dino(barba)/Dilma(cabelo), com Roseana Sarney Ministra de Dilma, Dino "governador-denorex" dos Sarney e Dilma Presidente de Sarney/Dino. O Senado será jogado "prá murro" entre as oligarquias rurais(Rocha/Lobão).

Membros que empunham largas "bandeiras do PSOL", pediram para publicar o raciocínio que tem 50% de lógica. Mas como ficaria a situação de Luís Fernando? Será que Roseana Sarney teria coragem de abandoná-lo?  Não creio nesta hipótese. Acho que a Sarney vai se empenhar 100% para eleger Luís Fernando. 

15 de março de 2014

FUTURO POLÍTICO : ROSEANA SARNEY RECEBE CONVITE PARA COMPOR FUTURO MINISTÉRIO DE DILMA

Está explicada a tranquilidade de Roseana Sarney em permanecer no governo até dezembro de 2014. A Sarney não se aposentará da política, pelo contrário, Roseana deverá ser Ministra de Estado no caso da reeleição da Presidente Dilma.

O convite foi formulado a cerca de seis meses, momento em que Roseana comunicou a possibilidade de permanência no governo do estado até o final do mandato. A Presidente Dilma reconhece a experiência na articulação de Roseana Sarney. 

O Palácio do Planalto fez manifestações reais neste sentido. A liberação dos recurso do PAC/Mobilidade- quase 300 milhões foi determinação direta da Presidente Dilma. Roseana Sarney receberá apoio 100%, para concluir o governo em alta.

Quem pensou que Sarney estava morto, é porque não é vivo. Eu particularmente nunca acreditei nesta "aposentadoria". A minha curiosidade é saber qual o Ministério? Aposto em uma destas áreas que envolve a cidadania, direitos da mulher. 

POR CARIDADE : BASTA DE PICARETAGEM

Agora quem passou dos limites foi Luís Pablo, filho de Luís Cardoso. Luís Pablo, o "Bunda de Cazumbá" publica que Flávio Dino teria sido exonerado por ato de improbidade- superfaturamento de despesas na Embratur.

Ocorre que Luís Pablo ao publicar o Decreto de Exoneração, não observou na criação da patranha(mentira), que o ato de exoneração de Flávio Dino foi a pedido. Até quando vamos conviver com este tipo de procedimento. Por caridade, basta de picaretagem.

De pai para filho o mau exemplo contamina uma cidade, um país e o mundo. A internet permite voluntariamente ou não, que se firme posições, emita opiniões e corrija as distorções. Como estas postagens são orientadas em família? Por "caridade" mostrem a verdade.

a

ARNALDO MELO O PERIQUITO : ELE QUER SE SEGURAR COM O PÉ NA ASSEMBLEIA E GANHAR O GOVERNO NO BICO

O Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Arnaldo Melo tem apresentado comportamento político esquizofrênico- ora ele ama o grupo Sarney, ora ele deixa.

A doênça se instalou a partir da influência do meio- Melo é vizinho tipo porta com porta do ex-governador José Reinaldo, o Zé de Ré, desafeto figadal do grupo Sarney.

Reinaldo foi discípulo da "Casa dos Sarney" por 40 anos- era o filho homem que Sarney queria ter. O amor por uma bela/grande mulher mudou a ideologia de Zé Reinaldo.

Reinaldo aprendeu toda a movimentação do "reino", em particular o "efeito dominó"- atingir de longe os adversários, por intermédio de terceiros, e agora aplica contra Sarney.

Melo segue as orientações de Zé Reinaldo, mas pensa em "livrar-se solto" no caso de vitória de Luís Fernando ou Flávio Dino. Para tanto ele copia o modelo-político-periquito : 

Melo quer se segurar com o pé na Assembleia e ganhar o governo com o bico. Depois é só deixar correr o processo eleitoral na manha, ora com Luís Fernando, ora com Dino.

14 de março de 2014

NÃO BASTA SAIR DO BALAIO, É PRECISO DEIXAR LUÍS FERNANDO GOVERNAR : ARNALDO DECLARA APOIO À LUIS FERNANDO EM PASSAGEM FRANCA

O contraditório Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo declarou apoio à Luís Fernando em Passagem Franca, sua principal base eleitoral : "Luís Fernando será governador, porque será o meu candidato a governador".

lfaRNALDO

O discurso cíclico, ufanista, imodesto em que Arnaldo Melo jacta-se de ter o condão de eleger, lembrou a velha retórica bufarinheira do sarneísmo: "Sarney é Sarney, porque se Sarney não fosse Sarney, Sarney não seria Sarney".

Melo deveria rever a propaganda do gelol : "Não basta ser pai, tem que participar". Trocando o trocadilho : "não basta sair do balaio, é preciso deixar Luís Fernando governar". Porque Melo não deixa Luís Fernando sentar na nº 1?

lf2

E se Luís Fernando deixar de ser o candidato de Arnaldo Melo? Pelo acontecido novas rodadas de negociação devem acontecer neste fim de semana. Tem alguma coisa estranha nas feições desta foto acima? Ninguém ainda parece a vontade.

E AGORA? ARNALDO BALAIO, ROSEANA NO BAÚ DO GOVERNO?

A oposição festiva/preguiçosa/escocesa voltou a embriagar-se com a quebra dos "cristais políticos" entre Roseana Sarney/Arnaldo Melo. Não será surpresa um bem urdido contra-golpe na ressaca.

Arnaldo voltou a "balaio", Roseana fica no fundo do baú do governo? Nunca. Roseana Sarney deve administrar 8 meses para repercutir em 8 anos. Se tiver disposição quem ganha é o Maranhão.

A Sarney vai querer marcar época, independente do resultado das urnas. Mas com certeza a repercussão do seu trabalho poderá leva-la a vitória no governo/senado. Quem pensa em contrário é tolo.

O anúncio de internet de graça na Capital mostra uma Roseana Sarney sem medo das redes sociais, consequentemente sem temor dos "mais do que certos" movimentos de rua. Qual será o resultado?

Roseana Sarney vai fazer, pagar para ver quem pode fazer melhor. Ela espera transforar o "tambor do Maranhão"- a Capital, no maior cabo eleitoral. Se juntar a mídia tradicional com a informal é sal.

A oposição tem que sair dos "diálogos", apresentar resultados. Existe o que mostrar nas grandes/médias/pequenas cidades administradas pela oposição. São Luís, Caxias, Matões, Dom Pedro.

Nesta fase a oposição deve abdicar do culto a Flávio Dino. Luís Fernando tem tarefa inversa- a campanha deve mostra a sua escolha como instrumento da transformação das práticas no grupo Sarney.

Tenho dito.    

ARNALDO MELO JÁ É CONSIDERADO BALAIO

Arnaldo Melo já é considerado balaio- aqueles que foram socados no cesto dos seguidores de "Zé de Ré", Azi$, Ader$on Lago, Renato Dioni$io e outros "Pirilampo$", que armaram resistência no Palácio dos Leões quando Jackson Lago de lá foi ejetado, em abril de 2009.

Melo é vizinho- porta com porta de Zé Reinaldo, o "Zé de Ré", foi orientado pelo mesmo a levar "uma mobília de deputados" para o almoço "em Palácio". "Zé de Ré" sabia como "janeleiro"- ficou na "Casa dos Sarney" durante 40 anos, que a Sarney não aceitaria.

Arnaldo Melo foi informado por privilegiados interlocutores que não seria recebido por Roseana Sarney, mas por João Abreu- aquele que leu a mensagem da governadora na abertura da 18ª Legislatura, avisando que o Orçamento dos Poderes seria reduzido em 30%. 

Melo resolveu dar o troco, não comparecendo na quinta(15), as inaugurações/ordens de serviços promovidas por Luís Fernando em área de sua influência eleitoral. Apesar do "incêndio" o pré-candidato governista, Luís Fernando teria procurado Arnaldo Melo.

A oposição preguiçosa vibra com a possibilidade de WO- ganhar o governo/senado sem fazer força. O governo prepara um pacote de "bondades" para o "balaio" Arnaldo Melo e os "cestinhos"(deputados governistas que seguem o Presidente da ALEMA).

Tá ficando interessante. No que vai dá? Roseana Sarney faz cabelo(governo- Luís Fernando) e buço(senado-Gastão Vieira). A oposição ganha de WO com Flávio Dino(governo) e Roberto Rocha(senado)? Está definida a renúncia/sucessão? Creio que não.  


A CATINGA DE SARNEY EM DINO : A CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA AO SENADO ALIANÇA FLÁVIO COM AS VELHAS ESTRUTURAS

Flávio Dino bem que tentou impedir a candidatura de Roberto Rocha ao Senado. Venceram as estruturas podres do dinismo, representadas pelas oligarquias rurais e as mobílias corruptas herdadas dos governos de José Reinaldo/Jackson Lago.

Durante os últimos 8 meses, Roberto Rocha aboletado na Vice-Prefeitura de São Luís cobrava de Dino "declaração de aceito". Dino pouco a vontade, com ares de "pai da noiva caça-dotes", declarou-se em um hotel de luxo, na Capital,  no início noite de quinta(13).

rocha

Nota-se a apatia de Flávio Dino, os braços cruzados do combativo deputado federal Domingos Dutra, a indiferença de Luciano Leitoa, a vergonha dos "cabeças-baixas" Waldir Maranhão/Weverton Rocha, o olhar desconfiado de Simplício Araújo/Rubem Pereira.

A candidatura de Rocha pela oposição aliança definitivamente Dino com as velhas estruturas políticas do Maranhão. Na mesa das decisões Milton Calado(de  pernas cruzadas c/óculos na camisa) Secretário de Administração do governo corrupto de Luís Rocha. 

A foto lembra o quadro "Lições de Anatomia de Dr. Trump" do pintor Rembrant. Ao centro um cadáver dissecado, o expositor com mímica de manipulador, no entorno os doutores-curiosos, cada qual com um sentido no olhar. "Zé de Ré"- Zé Reinaldo faz da mão um triangulo.


O governo corrupto de Luís Rocha foi chamado de Triângulo das Bermudas- uma alusão a área de fenômenos/desaparecimentos inexplicáveis. O dinheiro do Maranhão no governo de Rocha teria desaparecido entre São Luís(área da Rádio Capital/Shopping Monumental/Colégio Dom Bosco), Balsas e Minas Gerais.      

13 de março de 2014

ARNALDO MELO DIZ QUE É A BOLA DA VEZ : ROSEANA SARNEY SINALIZA QUE É NA DIREÇÃO DA CAÇAPA

O impasse na renúncia sucessão atingiu seu clímax. Arnaldo Melo diz que é a bola da vez. Roseana Sarney sinaliza que é na direção da caçapa- morte no jogo de sinuca.


A Sarney mantém a fórmula da conciliação, que "fatia" a reforma do secretariado com indicações de Arnaldo Melo. Na contrapartida, Melo tiraria licença da ALEMA por 30 dias.

Quanto a sugestão de "Mãe Nagiba"- "acordo de cavaleiros, entre homens honrados" a resposta de Roseana Sarney para o "mano-arnaldista", Fernando Sarney foi na própria Mirante :

Além da questão de seus filhos e netos, tem também meus outros filhos que são as estradas, os hospitais que não são apenas 72, mas mais de 80, as escolas e várias obra que estou fazendo em todos os municípios do maranhão. E eu quero entregar essas obras pessoalmente ao povo do maranhão – explica Roseana.

FERNANDO SARNEY ESCALA JOAQUIM HAICKEL PARA SENTAR ARNALDO MELO NO GOVERNO

O empresário Fernando Sarney escalou Joaquim Haickel para fazer proselitismo para Arnaldo Melo na blogosfera. O objetivo é acabar com a resistência de Roseana Sarney, que é contra a possibilidade de Arnaldo Melo ficar absoluto no governo por 1, 10,100 ou 300 dias.

Haickel, o "Mãe Nagiba" na babação pró-Arnaldo Melo chega ao dramático:"ou os honrados cavalheiros acordam, ou ficam sem mel e sem a cabaça". Na verdade a estratégia da banda podre do sarneísmo é posar de principal avalista de Melo, para apresentar as faturas no 1º, 10º, 100º e 300° dias.  

Roseana Sarney ainda tem na "retina" da memória Nagibe Haickel, bradando como um cão raivoso pela eleição de Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, em 1985. Nagibão contrariava a tese de José Sarney a favor de Mário Andreza, que foi avalista de todas as grandes obras no estado, no período de 1965 à 1985. 


"MÃE NAGIBA" : "FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE MEU PAI FEZ"

O ex-deputado Joaquim Haickel alerta em artigo : "Está na hora de vaca não conhecer bezerro". Haickel como bezerro politicamente desmamado esqueceu as práticas políticas do pai, Nagibe Haickel.

Haikcel prega "acordo de cavalheiros, entre pessoas honradas", como solução para o impasse entre o Executivo/Legislativo na renúncia/sucessão da Roseana Sarney/Arnaldo Melo/Luís Fernando.

Haickel é conhecido pelas suas lógicas previsões no campo político. A prática lhe rendeu o carinhoso apelido de Mãe Nagiba. Ocorre que Haickel não se lembrou das eleições no Colégio Eleitoral(1985).

Naquela ocasião o seu pai, Nagibe Haickel "sequestrou" e manteve em "cárcere eleitoral", um considerável número de deputados estaduais que votaram em Paulo Maluf, derrotando Mário Andreaza.

Pelo acordo de "cavalheiro, entre pessoa honradas", o candidato do Maranhão era Mário Andreaza. O ex-Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Nagibe Haickel, o Nagibão rompeu o acordo. 

Acordo em política com o fio do bigode? Arnaldo Melo não tem "bigode" para isso. Roseana Sarney quando quer, usa uma fita no meio da cabeça. Com licença, a solução é a licença da ALEMA.  

TOMOU DORIL : CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA SUMIU RAPIDAMENTE COM ANÚNCIOS DAS CANDIDATURAS GOVERNISTAS

A simples formalização das candidaturas governistas ao Senado- Gastão Vieira(PMDB), Edinho Lobão)PMDB) e Pedro Fernandes(PTB) fizeram desaparecer do noticiário local a candidatura de Roberto Rocha.

A saudável disputa dentro do governo pela vaga de senador, é decorrência da possibilidade da governadora Roseana Sarney não disputar o Senado. Imagina se a Sarney partir para a disputa. Roberto Rocha rola como pedra ladeira abaixo.

Se a simples formalização das candidaturas governistas promoveram o "doril" em Roberto Rocha, imagina a oficialização de uma delas. Isso sem se falar na candidatura da "Branca". O que comprova que o governo "dentro dos Leões, unido não é fácil de ser vencido".

Desculpem o corte nas postagens. Há suspeitas de que estejam "raqueando" as matérias. O conteúdo independente, genuinamente opinativo desta coluna eletrônica triplicou os acesos. O momento é importante para os leitores concluírem quem sabe pensar. 

12 de março de 2014

CONTRADIÇÃO: OPOSIÇÃO QUER ROSEANA SARNEY ATÉ O FIM DO MANDATO NOS LEÕES E SONHA COM IMPEACHMENT

Uma publicação para lá de inusitada foi atravessada no prestigiado Blog do Ed Wilson, dando conta do "progresso" do impeachment contra Roseana Sarney- o desembargador Raimundo Barros notificou para que ela se pronuncie sobre as frágeis acusações.

Qualquer estudante de direito sabe que o procedimento adotado é norma processual. Não existe, nem poderia existir qualquer manifestação do magistrado, sem que a parte acusada se manifestasse sobre os fatos. Portanto, a informação é deformação. 

O mais interessante é a contradição da oposição. Os deputados que incentivam o impeachment da governadora, são os mesmo que sobem a tribuna todos os dias, pedindo que Roseana Sarney fique até o fim do governo. Qual o objetivo na masturbação eleitoreira?

O povo fica sem entender nada. Mas eu explico : a oposição venceu nestes 50 anos, apenas uma eleição do grupo de José/Roseana Sarney. A vitória só foi possível com o empenho de José Reinaldo(2006), assinado convênios de dentro do Palácio dos Leões.

A oposição quer vencer as eleições de dentro do "Léo Amigo"- trata-se de uma referência ao tempo de Zé Reinaldo no Palácio dos Leões, quando as banheiras viviam cheias de champanhe/vinhos/espumantes para as constantes festas da Grande.    

Era assim nos tempos de "Zé de Ré". As banheiras do Palácio dos Leões serviam para "guarnecer" bebida para as festas da Grande. A oposição preguiçosa, festiva, escocesa que perder as mordomias ? Trabalhar é tarefa árdua/desgastante, que na oposição  fica para bem poucos .

ENQUANTO ROSEANA NÃO VEM : EDINHO LOBÃO PASSEIA COMO CANDIDATO AO SENADO

A eleição para o Senado sempre andou a reboque das campanhas dos governadores(oras).  A inversão- Edinho Lobão puxando Roseana Sarney é análi$e "carido$a",  das retorcidas/grandes orelhas de "Luís Obtuso", que ultimamente não diz lé com credo nas suas duvido$a$ opiniões.

No sábado(8) de lava-pratos "Caridoso" acusava Edinho Lobinho de preparar o caminho para a traição. A  justificativa para Edinho "dinar", seria a negação da candidatura ao Senado . Agora "Caridoso" tem $eis mil motivos para mudar a venal opinião.

Em verdade eu vós digo : Roseana Sarney estimulou a mudança de pauta(Senado-Governo) para ganhar tempo, convencer Arnaldo Melo a licenciar-se(30 dias), para em seguida proceder as eleições indiretas na ALEMA. O "segredo do cofre" é como isso vai ocorrer?

Quem pensa que Roseana Sarney vai pendurar a "caneta" está enganado. Não se espantem se Chapeuzinho Vermelho proteger o "vovozinha"(Arnaldo Melo) e comer os Lobos- o bom e o mau.

  

AGORA VAI : ARNALDO MELO PODERÁ INDICAR NOVOS SECRETÁRIOS

Está esclarecida a preocupação de "Zé de Ré"- Zé Reinaldo. A "reforma na sucessão" pode estar imbricada com a "reforma administrativa" do Secretariado do Governo do Estado, que deve acontecer até o dia 4 de abril.

No menu do 2º almoço : a SINFRA, a Saúde entre outras pequenas "iguarias opíparas" para Arnaldo Melo apreciar. Para evitar problema de "má digestão", uma licença de 30 dias da Presidência da ALEMA permitiria a "boa digestão".

Arnaldo Melo educado, nem cheirou as "iguarias". Mas é certo o interesse pela proposta. Melo retornaria em maio à Presidência da ALEMA, com tudo nos conforme.

Os 3º/4º almoços marcados para quinta(13), sábado(15) são decisivos. "Zé de Ré", Marcelinho Pão e Vinho Tavares" estão apavoradas com a possibilidade de Arnaldo Melo dizer sim.

Os almoços entre Roseana Sarney/Arnal Melo lembram aquele colunista esnobe, que acompanhava um prefeito matuto, porém endinheirado em um jantar na Cabana do Sol. 

O prefeito em voz alta gritou :

- Garção me trás o menu.

O "culunista" em tom aphfrescalhado recomendou :

- Diga garçom o meni, por favor.

O prefeito seguiu a recomendação. Na hora de escolher a comida ele pediu um "peri". O "culunista" voltou a intervir novamente com tom reprovador :

- Peru prefeito, não peri.

O prefeito já sem paciência respondeu :

- Duas Letras tu quer tomar no qui ou no ku. 

É nisso que dá querer esnobar demais. Quem não é careca, que coloque a cabeleira branca de molho. Mas como dizem as bibas "devagar com cuspe e com jeito, a gente engole o sujeito".

ALMOÇO ROSEANA/ARNALDO GERA ALVOROÇO NA OPOSIÇÃO : ZÉ REINALDO SAIU "DA MOITA" E PLANTOU ODIO/CONTRADIÇÃO

O almoço em "petit comité", no Palácio dos Leões na tarde de terça-feira(11), entre Roseana Sarney/Arnaldo Melo é uma série de encontros intitulados "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", bem ao gosto do grupo Sarney.

O almoço "quebra-gelo" ocorreu no sábado(8), devendo repetir-se na próxima quinta(13) e sábado(15). A cada almoço um alvoroço na oposição. O ex-governador e "janeleiro", Zé Reinaldo saiu da moita, plantou ódio e contradição.

Em artigo pensado por ele, escrito por Flávia Regina/Machadinho e revisado pelo professor Botão, Reinaldo diz desejoso que : até "os leões de pedra sabem que Roseana Sarney sai dia 4 de abril". O que incomoda "Zé de Ré" é como se procederá a sucessão.

"Zé de Ré" com saudades do passado, repete a ladainha do :"imenso poder de Sarney nas esferas estadual/federal, chegando inclusive a Presidência da República". "´Zé de Ré" não esquece os bons tempos como Secretário, Ministro e Governador.

O longo artigo exala ódio e contradição. "Zé de Ré" diz que não existe "o grupo Sarney", mas diz que "Arnaldo Melo é um honrado homem de grupo". Qual grupo? "Zé de Ré" chama a sucessão de  "não assunto", no entanto tem opinião sobre o assunto:

"Arnaldo será governador, não tem como evitar isso. Se Roseana não sair, Lobão tomará conta do espólio". O medo de "Zé de Ré" é que Arnaldo Melo volte atrás, acorde com Roseana Sarney a transição pacífica(eleição indireta) do governo para Luís Fernando.

Da "bílis" sobrou até para o "pupilo" Flávio Dino. "Zé de Ré" critica a falta de planejamento no turismo, volta novamente ao passado, lembrando do progresso do turismo no tempo do "Leão Amigo"- aquela boite dentro do Palácio dos Leões para a "Grande" não fugir.

Uma reunião incomodou muita gente, duas reuniões incomodaram muito mais. Três reuniões incomodarão muita gente, quatro reuniões incomodarão  muito mais. Será que "Zé de Ré" está querendo transformar a candidatura de Flávio Dino em  "Elefante Vermelho".

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...