13 de março de 2014

ARNALDO MELO DIZ QUE É A BOLA DA VEZ : ROSEANA SARNEY SINALIZA QUE É NA DIREÇÃO DA CAÇAPA

O impasse na renúncia sucessão atingiu seu clímax. Arnaldo Melo diz que é a bola da vez. Roseana Sarney sinaliza que é na direção da caçapa- morte no jogo de sinuca.


A Sarney mantém a fórmula da conciliação, que "fatia" a reforma do secretariado com indicações de Arnaldo Melo. Na contrapartida, Melo tiraria licença da ALEMA por 30 dias.

Quanto a sugestão de "Mãe Nagiba"- "acordo de cavaleiros, entre homens honrados" a resposta de Roseana Sarney para o "mano-arnaldista", Fernando Sarney foi na própria Mirante :

Além da questão de seus filhos e netos, tem também meus outros filhos que são as estradas, os hospitais que não são apenas 72, mas mais de 80, as escolas e várias obra que estou fazendo em todos os municípios do maranhão. E eu quero entregar essas obras pessoalmente ao povo do maranhão – explica Roseana.

FERNANDO SARNEY ESCALA JOAQUIM HAICKEL PARA SENTAR ARNALDO MELO NO GOVERNO

O empresário Fernando Sarney escalou Joaquim Haickel para fazer proselitismo para Arnaldo Melo na blogosfera. O objetivo é acabar com a resistência de Roseana Sarney, que é contra a possibilidade de Arnaldo Melo ficar absoluto no governo por 1, 10,100 ou 300 dias.

Haickel, o "Mãe Nagiba" na babação pró-Arnaldo Melo chega ao dramático:"ou os honrados cavalheiros acordam, ou ficam sem mel e sem a cabaça". Na verdade a estratégia da banda podre do sarneísmo é posar de principal avalista de Melo, para apresentar as faturas no 1º, 10º, 100º e 300° dias.  

Roseana Sarney ainda tem na "retina" da memória Nagibe Haickel, bradando como um cão raivoso pela eleição de Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, em 1985. Nagibão contrariava a tese de José Sarney a favor de Mário Andreza, que foi avalista de todas as grandes obras no estado, no período de 1965 à 1985. 


"MÃE NAGIBA" : "FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE MEU PAI FEZ"

O ex-deputado Joaquim Haickel alerta em artigo : "Está na hora de vaca não conhecer bezerro". Haickel como bezerro politicamente desmamado esqueceu as práticas políticas do pai, Nagibe Haickel.

Haikcel prega "acordo de cavalheiros, entre pessoas honradas", como solução para o impasse entre o Executivo/Legislativo na renúncia/sucessão da Roseana Sarney/Arnaldo Melo/Luís Fernando.

Haickel é conhecido pelas suas lógicas previsões no campo político. A prática lhe rendeu o carinhoso apelido de Mãe Nagiba. Ocorre que Haickel não se lembrou das eleições no Colégio Eleitoral(1985).

Naquela ocasião o seu pai, Nagibe Haickel "sequestrou" e manteve em "cárcere eleitoral", um considerável número de deputados estaduais que votaram em Paulo Maluf, derrotando Mário Andreaza.

Pelo acordo de "cavalheiro, entre pessoa honradas", o candidato do Maranhão era Mário Andreaza. O ex-Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Nagibe Haickel, o Nagibão rompeu o acordo. 

Acordo em política com o fio do bigode? Arnaldo Melo não tem "bigode" para isso. Roseana Sarney quando quer, usa uma fita no meio da cabeça. Com licença, a solução é a licença da ALEMA.  

TOMOU DORIL : CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA SUMIU RAPIDAMENTE COM ANÚNCIOS DAS CANDIDATURAS GOVERNISTAS

A simples formalização das candidaturas governistas ao Senado- Gastão Vieira(PMDB), Edinho Lobão)PMDB) e Pedro Fernandes(PTB) fizeram desaparecer do noticiário local a candidatura de Roberto Rocha.

A saudável disputa dentro do governo pela vaga de senador, é decorrência da possibilidade da governadora Roseana Sarney não disputar o Senado. Imagina se a Sarney partir para a disputa. Roberto Rocha rola como pedra ladeira abaixo.

Se a simples formalização das candidaturas governistas promoveram o "doril" em Roberto Rocha, imagina a oficialização de uma delas. Isso sem se falar na candidatura da "Branca". O que comprova que o governo "dentro dos Leões, unido não é fácil de ser vencido".

Desculpem o corte nas postagens. Há suspeitas de que estejam "raqueando" as matérias. O conteúdo independente, genuinamente opinativo desta coluna eletrônica triplicou os acesos. O momento é importante para os leitores concluírem quem sabe pensar. 

12 de março de 2014

CONTRADIÇÃO: OPOSIÇÃO QUER ROSEANA SARNEY ATÉ O FIM DO MANDATO NOS LEÕES E SONHA COM IMPEACHMENT

Uma publicação para lá de inusitada foi atravessada no prestigiado Blog do Ed Wilson, dando conta do "progresso" do impeachment contra Roseana Sarney- o desembargador Raimundo Barros notificou para que ela se pronuncie sobre as frágeis acusações.

Qualquer estudante de direito sabe que o procedimento adotado é norma processual. Não existe, nem poderia existir qualquer manifestação do magistrado, sem que a parte acusada se manifestasse sobre os fatos. Portanto, a informação é deformação. 

O mais interessante é a contradição da oposição. Os deputados que incentivam o impeachment da governadora, são os mesmo que sobem a tribuna todos os dias, pedindo que Roseana Sarney fique até o fim do governo. Qual o objetivo na masturbação eleitoreira?

O povo fica sem entender nada. Mas eu explico : a oposição venceu nestes 50 anos, apenas uma eleição do grupo de José/Roseana Sarney. A vitória só foi possível com o empenho de José Reinaldo(2006), assinado convênios de dentro do Palácio dos Leões.

A oposição quer vencer as eleições de dentro do "Léo Amigo"- trata-se de uma referência ao tempo de Zé Reinaldo no Palácio dos Leões, quando as banheiras viviam cheias de champanhe/vinhos/espumantes para as constantes festas da Grande.    

Era assim nos tempos de "Zé de Ré". As banheiras do Palácio dos Leões serviam para "guarnecer" bebida para as festas da Grande. A oposição preguiçosa, festiva, escocesa que perder as mordomias ? Trabalhar é tarefa árdua/desgastante, que na oposição  fica para bem poucos .

ENQUANTO ROSEANA NÃO VEM : EDINHO LOBÃO PASSEIA COMO CANDIDATO AO SENADO

A eleição para o Senado sempre andou a reboque das campanhas dos governadores(oras).  A inversão- Edinho Lobão puxando Roseana Sarney é análi$e "carido$a",  das retorcidas/grandes orelhas de "Luís Obtuso", que ultimamente não diz lé com credo nas suas duvido$a$ opiniões.

No sábado(8) de lava-pratos "Caridoso" acusava Edinho Lobinho de preparar o caminho para a traição. A  justificativa para Edinho "dinar", seria a negação da candidatura ao Senado . Agora "Caridoso" tem $eis mil motivos para mudar a venal opinião.

Em verdade eu vós digo : Roseana Sarney estimulou a mudança de pauta(Senado-Governo) para ganhar tempo, convencer Arnaldo Melo a licenciar-se(30 dias), para em seguida proceder as eleições indiretas na ALEMA. O "segredo do cofre" é como isso vai ocorrer?

Quem pensa que Roseana Sarney vai pendurar a "caneta" está enganado. Não se espantem se Chapeuzinho Vermelho proteger o "vovozinha"(Arnaldo Melo) e comer os Lobos- o bom e o mau.

  

AGORA VAI : ARNALDO MELO PODERÁ INDICAR NOVOS SECRETÁRIOS

Está esclarecida a preocupação de "Zé de Ré"- Zé Reinaldo. A "reforma na sucessão" pode estar imbricada com a "reforma administrativa" do Secretariado do Governo do Estado, que deve acontecer até o dia 4 de abril.

No menu do 2º almoço : a SINFRA, a Saúde entre outras pequenas "iguarias opíparas" para Arnaldo Melo apreciar. Para evitar problema de "má digestão", uma licença de 30 dias da Presidência da ALEMA permitiria a "boa digestão".

Arnaldo Melo educado, nem cheirou as "iguarias". Mas é certo o interesse pela proposta. Melo retornaria em maio à Presidência da ALEMA, com tudo nos conforme.

Os 3º/4º almoços marcados para quinta(13), sábado(15) são decisivos. "Zé de Ré", Marcelinho Pão e Vinho Tavares" estão apavoradas com a possibilidade de Arnaldo Melo dizer sim.

Os almoços entre Roseana Sarney/Arnal Melo lembram aquele colunista esnobe, que acompanhava um prefeito matuto, porém endinheirado em um jantar na Cabana do Sol. 

O prefeito em voz alta gritou :

- Garção me trás o menu.

O "culunista" em tom aphfrescalhado recomendou :

- Diga garçom o meni, por favor.

O prefeito seguiu a recomendação. Na hora de escolher a comida ele pediu um "peri". O "culunista" voltou a intervir novamente com tom reprovador :

- Peru prefeito, não peri.

O prefeito já sem paciência respondeu :

- Duas Letras tu quer tomar no qui ou no ku. 

É nisso que dá querer esnobar demais. Quem não é careca, que coloque a cabeleira branca de molho. Mas como dizem as bibas "devagar com cuspe e com jeito, a gente engole o sujeito".

ALMOÇO ROSEANA/ARNALDO GERA ALVOROÇO NA OPOSIÇÃO : ZÉ REINALDO SAIU "DA MOITA" E PLANTOU ODIO/CONTRADIÇÃO

O almoço em "petit comité", no Palácio dos Leões na tarde de terça-feira(11), entre Roseana Sarney/Arnaldo Melo é uma série de encontros intitulados "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", bem ao gosto do grupo Sarney.

O almoço "quebra-gelo" ocorreu no sábado(8), devendo repetir-se na próxima quinta(13) e sábado(15). A cada almoço um alvoroço na oposição. O ex-governador e "janeleiro", Zé Reinaldo saiu da moita, plantou ódio e contradição.

Em artigo pensado por ele, escrito por Flávia Regina/Machadinho e revisado pelo professor Botão, Reinaldo diz desejoso que : até "os leões de pedra sabem que Roseana Sarney sai dia 4 de abril". O que incomoda "Zé de Ré" é como se procederá a sucessão.

"Zé de Ré" com saudades do passado, repete a ladainha do :"imenso poder de Sarney nas esferas estadual/federal, chegando inclusive a Presidência da República". "´Zé de Ré" não esquece os bons tempos como Secretário, Ministro e Governador.

O longo artigo exala ódio e contradição. "Zé de Ré" diz que não existe "o grupo Sarney", mas diz que "Arnaldo Melo é um honrado homem de grupo". Qual grupo? "Zé de Ré" chama a sucessão de  "não assunto", no entanto tem opinião sobre o assunto:

"Arnaldo será governador, não tem como evitar isso. Se Roseana não sair, Lobão tomará conta do espólio". O medo de "Zé de Ré" é que Arnaldo Melo volte atrás, acorde com Roseana Sarney a transição pacífica(eleição indireta) do governo para Luís Fernando.

Da "bílis" sobrou até para o "pupilo" Flávio Dino. "Zé de Ré" critica a falta de planejamento no turismo, volta novamente ao passado, lembrando do progresso do turismo no tempo do "Leão Amigo"- aquela boite dentro do Palácio dos Leões para a "Grande" não fugir.

Uma reunião incomodou muita gente, duas reuniões incomodaram muito mais. Três reuniões incomodarão muita gente, quatro reuniões incomodarão  muito mais. Será que "Zé de Ré" está querendo transformar a candidatura de Flávio Dino em  "Elefante Vermelho".

11 de março de 2014

ARNALDO MELO NO PALÁCIO DOS LEÕES : ALMOÇO PODE MUDAR O CURSO DAS ELEIÇÕES 2014

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo almoça nesta terça(11), com a governadora Roseana Sarney no Palácio dos Leões. No cardápio as eleições de 2014.

Todas as "iguarias" serão colocadas no bufet, que devem ser degustado apenas por Roseana Sarney/Arnaldo Melo. O almoço pode mudar o curso das eleições majoritárias(governo/senado).

Arnaldo Melo trabalhou o "relógio político", privilegiando o pêndulo à esquerda- os 11 deputados de oposição. Melo não soube fazer o movimento completo direto à direita- até Roseana Sarney.

Arnaldo Melo buscou intermediários, evitando a conversa franca/aberta com Roseana Sarney. Melo argumenta a distância da Sarney, em respeito ao pleno exercício do mandato governamental.

Roseana Sarney tomou a iniciativa de recuperar "o tempo perdido". Como na obra de Marcel Proust , a memória tem um papel central no desenrolar da trama. No caso vertente- a dinâmica politica.

Na retrospectiva dos impasses/cisão Executivo/Legislativo observa-se os seguintes resultados, ao longo da história recente da política maranhense- o período compreende os últimos 32 anos:

- em 1982 o Presidente da Assembleia Legislativa, Albérico Ferreira, tio de José Sarney renúncia o cargo. O governador João Castelo exigia a renúncia para garantia do mandato ao Senado.

-  em 1986 o governador Luís Rocha foi para o sacrifício. Rocha ficou  no governo até o final, facilitando a vitória do ex-oposicionista Epitácio Cafeteira(governo) e o 1° mandato de Lobão(senado).

- em 1990/1994/1998/2002 não ocorreu impasse/cisão entre Executivo/Legislativo. Os grupos Sarney/Lobão se reversaram entre o governo/senado sob os auspícios de José Reinaldo, na época Carneiro Tavares.

-  em 2006 José Reinaldo rompe com Sarney, fica nos Leões, elege Jackson governador, Sarney elege Cafeteira para o Senado, comprovando a força do governo nas eleições majoritárias.

-  em 2010 Roseana Sarney de dentro do Palácio dos Leões faz barba, cabelo, bigode, pé, mão, engraxa sapatos(governo, senado, câmara dos deputados, deputados estaduais).

- 2014 é um incógnita.

INSTALADO TRAIRÔMETRO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA : O PRIMEIRO BIP VEM DA PULSEIRA DE ROGÉRIO CAFETEIRA

Foi instalado na manhã desta terça-feira(11) um "trairômetro" na Assembleia Legislativa. O aparelho tipo "pulseira eletrônica" funciona pelo olhar panóptico- aquele que está presente em todos os lugares.

O primeiro "bip" vem da pulseira de Rogério Cafeteira. O deputado herdeiro do espólio de "Cafifa" prega a candidatura de Arnaldo Melo ao Senado, com a provável permanência de Roseana Sarney no governo.

Porque deputado Rogério Cafeteira(PSC) não luta pelo mandato para o seu partido de Cafeteira(PTB)? Afinal, Arnaldo Melo é considerado um parlamentar "sarno-dinista". Se a Sarney fica, Arnaldo acompanha, se ela sai, Melo trai.


O EFEITO DOMINÓ NA POLÍTICA DO MARANHÃO

O jogo político ficou estagnado, do jeito que que a oposição quer. Roseana Sarney imobilizada na cadeira de governadora, impossibilita sentar Luís Fernando no Palácio dos Leões. 

O mentor desta situação foi o "janeleiro" José Reinaldo Tavares. Ele ficou 40 anos, olhando por dentro como os Sarney fazem as movimentações. Tavares conhece como poucos o "efeito dominó".

No "efeito dominó" uma peça é acionada de longe, comunica-se com as mais próximas, para atingir a última da fileira. Portanto, para tirar Arnaldo Melo da ALEMA muitas peças ainda serão acionadas.

José Reinaldo aconselha Arnaldo Melo à domicílio- eles moram no mesmo prédio vizinho a antiga Cabana do Sol. Na última "terapia" no apartamento de Melo, Tavares aconselhou a Melo permanecer parado.

Tavares quer com a imobilidade de Melo, identificar as peças mais próximas. No dominó é preciso igualdade para continuar a partida. Já o "efeito dominó" tem objetivo de apenas derrubar as peças.  

José Reinaldo Tavares quer impedir Luís Fernando, de tomar assento como governador. Tavares sabe por experiência própria, que desta forma Luís Fernando empata o jogo com Flávio Dino.  



   

10 de março de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM CLIMA ROSEÂNICO : ARNALDO MELO NEM SENTOU NA CADEIRA DE PRESIDENTE

A Assembleia Legislativa viveu um pós-carnaval roseânico-  todos os discursos nesta segunda(10), exaltaram as qualidades político-administrativa de Roseana Sarney.

Foi possível ouvir "arnaldistas arrependidos" rasgarem elogios à "Branca". Na fila dos confetes Edilásio Junior/Cesar Pires. O cordão deve aumentar com o passar dos dias.

A disposição de Roseana Sarney permanecer no governo desmotivou o número 1 da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo ,que em momento algum sentou na cadeira de Presidente.

O rebenque atingiu os membros da oposição. Marcelo Tavares puxava Stênio Resende pela gravata. Resende sentou ao lado de Tavares, mas aplaudia os discursos dos "arnaldistas arrependidos".

Após a Sessão Plenária na tarde desta segunda(10), o gabinete de Arnaldo Melo antes entupido, ficou completamente vazio. Melo deixou a porta aberta, esperando "a procissão de deputados".

Um ranger de porta deixou Arnaldo Melo em prontidão. Melo perguntou para o ajudante de ordens : "quem é"? O ajudante de ordens respondeu : "é apenas uma rajada de vento na tarde chuvosa".



POR CARIDADE : ISSO NÃO É CRÍTICA, MAS PURA AGRESSÃO

O Blog do Luís Cardoso publicou postagem com inegável sentido pejorativo. A agressão moral não tem o mínimo de decência. A forma desrespeitosa para com o cidadão, pai de família Flávio Dino acontece em nível inaceitável.

A chula publicação usa o termo pornográfico boquete relacionado indiretamente a Dino, faz insinuações homossexuais, elegendo diretamente Dino a madrinha de Parada Gay na Litorânea, entre outras imoralidades direcionadas a um pai de família.

Cardoso diz textualmente "não existem regras. Tudo é aceitável, desde de que renda votos". Mas vejam as regras do aceitável para Luís Cardoso, em postagem que envergonharia até frade de pedra :


"Em época de eleição nada mais natural do que de cócoras com o eleitor sapo. Tudo é possível. Chorar em velório, frequentar cabaré, rezar nas missas, bailar no tambor, fazer boquete e até liberar o possível e imaginável.
Não existem regras. Tudo é aceitável, desde que renda votos. Foi rídicula a cena do pré-candidato Flávio Dino pegar na madeira com gosto de quem vive e revive o São João.
Patética e, sobretudo, oportunista a cena de Dino esfregando entre as mãos duas madeiras duras. Pegava nas matracas sem a menor intimidade, mas com a volúpia de quem deseja brincar o boi.
E agora vem o São João, em junho. Flavio Dino nunca foi visto em nenhuma brincadeira do período. Mas tudo pelo voto, ele estará nos terreiros, vestido de Mãe Catirina, de Cazumbá e, quem sabe, até debaixo0 do Boi de Maracanã, com a madeira subindo e descendo a cada apresentação.
E não se assustem se o comunista se apresentar com uma peruca de rastafári, bem ao estilo dos regueiros natos, para mostrar que sempre foi fã de Bob Marley.
E, pasmem os senhores, se em junho ele decidir assumir a causa de uma minoria sofrida e aceitar o papel de madrinha da Passeata Gay, na Litorânea"(do blog do Luís Cardoso)

"LAVA-CAIXÃO" NA SEMED : COOPERADOS/FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIA COBRAM REGULARIDADE DOS PAGAMENTOS

Um dos graves problemas das administrações oposicionistas é a irregularidade dos pagamentos. A reclamação procedente atinge todos os níveis, gerando desconfiança, a busca de opções seguras, quando não os protestos desgastantes para as imagens dos gestores. 

Com certeza um inegável esforço ocorre na atual gestão em São Luís. O prefeito Edvaldo Holanda tem se "empenhado pessoalmente na busca dos recursos para o pagamento em atraso dos cooperados/ terceirizados", segundo o Secretário da SEMED, Geraldo Castro.

Mas depois do "lava-pratos" os cooperados/funcionários das escolas comunitárias promoveram na manhã desta segunda(10), o "lava-caixão" na porta da SEMED, localizada na rua 7 de Setembro,Centro. O trânsito foi interrompido pelos manifestantes.

Eles reclamam do atraso- 60 dias, no pagamento das parcelas do acordo judicial promovido pela Justiça do Trabalho, envolvendo a SEMED/Multicooper. "O pagamento foi regular até o mês de janeiro de 2014. Depois não foi cumprido nada", reclama uma cooperada.

Tentei sem resposta, contato via celular com o Secretário de Educação do Município de São Luís, Geraldo Castro. Informações extra-oficiais dão conta de que Geraldo Castro estaria na Cidade Olímpica, resolvendo outras demandas da educação municipal. 

PARA OS COVEIROS DA SUCESSÃO : ROSEANA SARNEY VAI "ABRIR A CAIXA DE FERRAMENTAS"

Era grande a expectativa dos políticos que frequentam regularmente o entorno do Palácio dos Leões. Roseana Sarney reunira-se com os senadores Edson Lobão e João Alberto, mas nada foi comunicado oficialmente.

Extraoficialmente "vazou" pela fisionomia da governadora, que ela vai "abrir a caixa de ferramentas". "Vamos dar a Cesar o que é de Cesar, quem tiver com pires na xícara de Arnaldo, por lá fique", disse a fonte dos Leões.

Roseana Sarney  começará a passar o "pente fino" na sua bancada na Assembleia Legislativa. A "Articulação Figurativa" deve mudar com a desincompatibilização de Ricardinho Archer/ Hildo Rocha e outras pedras "do caminho".

O governo cobrará resultados positivos das equações políticas que se desenvolvem dentro da ALEMA. Nos municípios será priorizado o fortalecimento das lideranças comprometidas com o projeto político de Roseana Sarney.

"É pelo andar da carroça que se ajeitam as melancias", disse a fonte palaciana, que não esconde o descontentamento da governadora Roseana Sarney com os deputados estaduais, a quem chama de "coveiros da sucessão".

9 de março de 2014

SUCESSÃO/SENADO : INVERSÃO DA PAUTA(SENADO/SUCESSÃO) FORÇA ARNALDO MELO SAIR DA MOITA

O governo em inteligente estratégia inverteu a pauta- tirou o foco da sucessão no governo, priorizando a eleição do Senado. Qual o objetivo? Tirar Arnaldo Melo "da moita".

Arnaldo Melo recebe orientações do ex-governador Zé Reinaldo, o " na moita". Reinaldo esteve durante 40 anos, olhando pela parte de dentro da janela do grupo político de José/Roseana Sarney.

Roseana Sarney ao ter certeza que Melo seguia os conselhos- "fica na moita", de Zé Reinaldo mudou a estratégia. A Sarney passou a se fingir de morta. Ela quer comer o fígado com "c" dos coveiros da sucessão.

A inversão da pauta política- da sucessão para o Senado, força Arnaldo Melo sair "da moita". Arnaldo Melo "na moita"- parado, ficará isolado/liso na Presidência da Assembleia Legislativa até o fim do mandato.

Na recente abertura da 18ª Legislatura(trabalhos legislativos/2014), a governadora avisou através de mensagem lida pelo Chefe da Casa Civil, João Abreu, a intenção de cortar 30% dos Orçamentos dos Poderes. 

Arnaldo Melo sem Orçamento na ALEMA perde a "munição" da pistola de água. A Sarney obrigada a continuar governadora, dispensará para cada deputado aliado, o tratamento merecido de acordo com o acontecido.

Governista não se reelege sem apoio da máquina. Imagina se a "Branca" botar outros aliados nas bases dos deputados-traíras. Os Sarney trabalham com várias alas nos municípios. Roseana vai rodar a baiana? 

Segurem o veneno, pois o aborrecimento da "Branca" é muito. A mudança da pauta política, reorganização na base parlamentar/aliados nos municípios dará novo desenho as eleições de 2014? 

E se o governo fizer do limão a limonada? A oposição não faz nada? Se esperar como "jacaré parado", vira "bolsa da madame". Alguém com mais de 2 neurônios tem ideia diferente dos fatos?

8 de março de 2014

SENADO : MANDATO EM DISPUTA É FRUTO DE ALIANÇA COM O PTB, A CANDIDATURA GOVERNSTA DEVERIA SER TRABALHISTA

Os pathy- aqueles que se ocupam de escrever sobre política, não cansam de identificar os governos paternalistas/despóticos com a relação entre pais/filhos/senhor/escravo. O caráter relacional está baseado na dependência.

A política maranhense passa por um momento saudável. Governistas buscam espaço de atuação pautados nas demandas do eleitorado. Oposicionistas mudam da retórica das carpideiras para experiências com resultados comprovados.

A salutar dinâmica mostra bons quadros nas disputas proporcionais(deputados estaduais/federais) e majoritária(Governo/Senado). As articulações é que ainda seguem raciocínio paternalista/despótico.

A sucessão da Sarney não acontece, em razão da esperada conduta de Arnaldo Melo. No Senado é admitida a relação pai(PMDB)/filho(PMDB), quando o mandato em disputa é fruto de uma aliança anterior com o PTB.        

Porque não manter a aliança senatorial com o PTB. Pedro Fernandes(PTB) é o que há de mais eficiente no grupo Sarney. Histórico, densidade, desempenho(Cidades/SEDUC) o credenciam a vitória.

LIBERADAS AS PRIMEIRA CENAS DE "EDINHO TRINTA" : VANTAGENS/DESVANTAGENS DE LOBINHO COMO CANDIDATO A SENADOR

A candidatura de Edinho Lobão tem letras de recado, ares de balão de ensaio, mas que soprados com a força midiática-financeira dos grupos Sarney/Lobão podem alçar voo na direção do Senado. 

Afora a proposta política para formação de alcateia- pai/filho no Senado, a candidatura tem na prática os elementos para garantir a eleição- estrutura, grupo e liderança- a de Edson Lobão(o pai).

Roseana Sarney com sua genética vitorinista(rancorosa) "engoliria" Edinho Lobão? A "guerra de egos" entre os herdeiros políticos dos clãs Sarney/Lobão permite obra política dessa envergadura?

Lacan  no "O Seminário"(Livro 2) diz da importância decisiva da função do pai na teoria analítica. No Maranhão, mais decisiva são as funções dos pais na prática política. Lacan aconselha ler Proudhon:

"Era um espírito firme, tenaz, que refletindo sobre a condição humana, sobre a fidelidade acabava por chegar a seguinte pergunta : o que será que pode motivar a fidelidade, afora a palavra dada?"

Arnaldo Melo tem até o fim de semana para responder à Proudhon- aquele que disse ser a propriedade um roubo. Depois é aguentar o corte de 30% no Orçamento dos Poderes e o filme "Edinho 30".

RECADO DA CHAPEUZINHO(GOVERNADORA) PARA O VOVOZINHA(ARNALDO MELO) : ROSEANA REÚNE COM LOBÃO PARA VIABILIZAR LOBINHO NO SENADO

O jornal "Estado do Maranhão"- EMA, publica com destaque, em letras garrafais, reunião da governadora Roseana Sarney com o Ministro Edson Lobão. Na pauta a vaga em disputa para o Senado/2014.

Trata-se de recado da "chapeuzinho"(Roseana Sarney) para o "vovozinha"(Arnaldo Melo) : "se tu não quer cagar desocupa a moita". No bojo da matéria em epígrafe informam reunião da Sarney com Melo.

Roseana Sarney não esconde de ninguém sua insatisfação com Arnaldo Melo. Ela o acusa de esconder-se "atrás da moita"- José Reinaldo. Neste fim de semana a moita vai se mexer? Para que lado?



7 de março de 2014

A HIERARQUIA DAS RENÚNCIAS : QUEM DEVE RENUNCIAR PRIMEIRO? ARNALDO MELO OU ROSEANA SARNEY?

A renúncia está quase sempre vinculada a ascensão ao poder. Foucault ensina que poder : "é uma relação, que não está situada em um lugar privilegiado ou exclusivo. Ele está sempre presente e se exerce com como uma multiplicidade de relações de forças".

As dificuldades na renúncia/sucessão são exemplos desta relação de forças. De um lado o Poder Executivo com uma rede de dispositivos/mecanismos do qual "nada ou ninguém escapa". Do outro o Poder Legislativo com eficientes "pontos móveis/ transitórios".

Roseana Sarney exercita o poder como máquina político-administrativa, que deve ser azeitada nos próximos 29 dias. Arnaldo Melo esgrima na microesfera, com os periféricos/moleculares que ainda não foram absorvidos nesta relação de poder entre os poderes.

O jogo exige dos observadores o entendimento de que poder "é algo que se exerce/funciona". Mas nesta disputa não tem quem tenha poder total. Portanto, a tendência é a distensão com a volta da hierarquia das renúncias. Quem primeiro deve renunciar? Roseana ou Arnaldo?

A única experiência neste nível de tensão, na recente história política maranhense tem 32 anos. Albérico de França Ferreira, tio de José Sarney renunciou a Presidência do Legislativo, para garantia da eleição ao Senado do então governador João Castelo. 

Por enquanto Arnaldo Melo diz que "não abre". Roseana Sarney sinaliza "que fica". A situação é muito parecida ao ocorrido em 1982. Com o passar dos dias será possível ver o "suor frio", descendo pela face dos contendores. Quem desistirá primeiro? A Sarney ou Melo?

CASAMENTO DE RAPOSA(CHUVA C/SOL) LAVA PRATOS E ESCADARIAS DOS LEÕES : FANTASIADO DE ESCORPIÃO ARNALDO MELO REÚNE COM ROSEANA SARNEY

O dia(7) tem intercalado chuva/sol ou chuva com sol- dizem que é casamento de raposa. O historiador maranhense Wagner Cabral ao analisar o livro de memórias "Laje da Raposa"(Vitorino Freire), revela a enchente- desunião, a mão de gente- do próprio Vitorino, ajudando erguer José Sarney a governador.

A discórdia entre Newton Bello e Vitorino Freire foi alimentada pelos deputados estaduais, que tinham interesse na "mudança". Vitorino Freire declara na "Laje" : "o meu candidato, Renato Archer não venceria as eleições, mas atrapalharia o candidato de Newton Bello, Costa Rodrigues, dando vitória à Sarney".  

Após 50 anos, a história pode se repetir na forma da citação de Karl Marx- como farsa. O "Vitorino" que mela, atrapalha os planos do governo não é lento/imóvel/sem asas como um jabuti. Arnaldo Melo que pela manhã conversou com José Reinaldo- eles moram no mesmo prédio, reúne nesta tarde com Roseana Sarney.

Melo fantasiado de escorpião se prepara para  o "lava pratos eleitoral". Para lavar as escadarias  dos Leões tem veneno na forma de spray. Um deputado-traíra espera o momento de votar no "Melo", sorrir para as câmaras e dizer "cavalo não sobe escadas".


ISCA E VENENO DE FLÁVIO DINO

O candidato da oposição ao governo do estado, Flávio Dino dá sobejas demonstrações de que tem uma boa equipe de marketing. Os blogueiros do Palácio dos Leões morderam a isca e engoliram o veneno.

Os marqueteiros de Dino trabalharam eficientemente o PPP- presença/ projeção/ proposta na inteligente forma subliminar. Tudo com a ajuda da mídia burra, que deu repercussão a bem montada aparição.

Dino escolheu como local para destaque durante o Carnaval a Passarela do Samba. A opção levou em conta ser o espaço físico genuinamente patrocinado/ organizado/ dominado pelo aliado, Holanda Junior.

O marketing supriu a ausência do prefeito de São Luís, Holanda Junior. Dino recebeu o cetro e entregou as chaves da cidade no último dia de carnaval. A inversão deu resultado, projetando-se para o São João.

Dino em outra bem bolada ação de marketing(projeção) aparece com o chapéu do Boi da Maioba. O "chapéu" foi planejar a presença de Dino na Passarela do Samba. Bandideça "caiu matando" e morreu de besta.

A proposta- Dino foi orientado a vestir azul. Além de afastar o "medo vermelho", é a mais destacada cor da bandeira do Maranhão. Coberlline, cabeça pensante de Dino arquitetou com maestria a isca/veneno.

Democraticamente lado à lado, cada qual no seu quadrado.



(Foto: Mauricio Alexandre)roseana

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...