O mecenato público(patrocínio das artes/cultura) surgiu da eficaz tentativa do roseanismo em superar o sarneismo na Capital. Como a Ilha dita "Rebelde" rendeu-se ao "olhar de esmeralda" de Roseana Sarney? Na última eleição, ela teve 55% dos votos em São Luís.
Roseana Sarney opera com sucesso na Cultura Popular, desde o 1° governo(1994). Jorge Murad teve fundamental importância. Murad buscou na Casa dos Médici- aquela que originou "O Príncipe", de Maquiavel o exemplo do mecenato com retorno político.
Luís Bulcão foi inegável gerente de operações. "Mestre Buka" fundou a República da Madre Deus. "Buka" cadastrou, mapeou, orientou, doutrinou lideranças, grupos da velha a novíssima guarda da Cultura Popular em todo o Maranhão.
Quatro governos(1994/1998/2009/2010) serviram para transformar a Cultura popular em "Indústria de Votos". Antes de Roseana Sarney tinha um mantra negativo que dizia que : "Bumba-Meu- Boi, Escola de Samba e Time de Futebol não dá votos". Agora!
A Roseana o que é de Roseana, a Dino o que é de Dino. A superação da deficiência oposicionista na Cultura Popular deveria ser tratada de forma estratégica, com antecedência. Não vale a cantilena de "libertar a Cultura Popular do jugo da oligarquia".
Qual a proposta? Devolver a capacidade de protesto? Incentivar as diferentes nuances culturais- influência das novas miscigenações(Balsas/Imperatriz) existentes no Maranhão? A Cultura Popular, auxiliando na luta contra drogas e a violência?
"Penso, logo existo". Como explicar a preguiça mental dos nossos oposicionistas? Qual a explicação para as omissões nos períodos de efervescência da Cultura Popular no Maranhão(Carnaval e São João)?
A oposição isolada assistiu o Oscar, o povo livre brinca o Carnaval.
A oposição isolada assistiu o Oscar, o povo livre brinca o Carnaval.