22 de fevereiro de 2014

ELEITOR "CABELO DE FREIRA"(SÓ SE OLHA A PONTINHA NA TESTA) E A ELITIZADA/AVERMELHADA PLATEIA-SÉQUITO DE FLÁVIO DINO

Existe uma diferença abissal entre os números das pesquisas e a presença dos supostos eleitores de Flávio Dino nos "Diálogos pelo Maranhão. Das duas uma, ou nenhuma : 

Os eleitores tem medo de identificar-se, frequentando as reuniões, ou são como "cabelo de freira"- quando se tem a certeza de existir, mas só se vê a pontinha na testa.

O que se tem observado é uma elitizada platéia-séquito com camisas vermelhas da Lacoste. Na Santa Quitéria  não deu outra. Mulheres bonitas, cheirando a Chanel nº 5, os cuecas de Lacoste e Azzarro.

Assim fica difícil. Dino essa turma não tem cara, cheiro de povo nem pela internet. Melhora senão piora, ou ora que melhora. É aquela velha reclamação da falta de profissionalismo.

Isso é eleição para governador do Maranhão. Se fosse para Presidente da UMES, DCE estava no nível. Julliano Coberlinne aonde é que tu anda cabra? Curtindo a garôa de Sampa?  

FALTA QUADROS NO JORNALISMO POLÍTICO : CARIDOSOS QUEIMAM UMA DEBUTANTE

O decadente blog de "Pablito Caridoso", o "Cazumbá" contratou uma debutante para escrever sobre política. É a promissora estudante de jornalismo Isadora Barbosa Alves.

Isadora Barbosa Alves tem 16 anos, quiça brilhante carreira no jornalismo político. Mas é preciso orientação, acima de tudo estudar sobre a história política do Maranhão.

A contratada não escolheu boa escola de jornalismo político. Mas existem aqueles que apesar de tudo, conseguem superar os vícios do ambiente, das companhias. Desejamos boa sorte a Isadora Alves.

Que deus te ajude. Texto, conhecimento, raciocínio lógico nem por proteção divina advém das mentes dos caridosos. "Pablito Caridoso" ruim de texto, ensinando estudante de jornalismo?

Aguenta jornalismo velho de péia!

Jornalista Isadora Barbosa

BOMBA DA MADRUGADA : "SEM CONSENSO NÃO HAVERÁ RENÚNCIA(ROSEANA SARNEY)

Uma crise vem sendo abortada desde o começo da madrugada deste sábado sarnabático(22). A ainda governadora Roseana Sarney resolveu participar "discretamente" da escolha do provável sucessor , à ser escolhido por eleição indireta na ALEMA.

Os deputados revoltosos estão divididos em três frentes : 1º- os quase sem mandatos ; 2º- os quase ficha sujas ; 3º - os quase lisos. Eles culpam a postura correta/transparente/proba de Luís Fernando a frente da Casa Civil/Sinfra pela "misera" política.

"Luís Fernando no governo só serve para aumentar a nossa "misera" política". Com Arnaldo Melo governador durante a eleição, o$ apoio$ vem no balde", confessa um deputado "Bandideça". 

Os "deputados Bandideça" estão "acampado$" na Mirante. Eles querem a indicação de um mastodonte(pré-histórico) eleitoral para vice-governador. "Tatá Milhomem" capitaliza o apoio de Lobão para Arnaldo", diz o próprio Bandideça. 

Na madrugada Roseana Sarney mandou o aviso, lembrando a frase do pai : "Sem Parlamento não há democracia", da mesma forma que "Sem Luís Fernando não há sucessão". A "Branca" disse que só vai intervir se necessário. 

Desculpem o atraso. Estão "raqueando" os textos, ou sou eu que estou deletando ? Tomei a providencia de editar, publicar sem a necessária "pré-visualização", que talvez esteja permitindo a ação dos vândalos. Desculpem os erros.

21 de fevereiro de 2014

DE COMO OS BLOGUEIROS DO SISTEMA TENTAM ENFRAQUECER O CANDIDATO GOVERNISTA PARA MANUTENÇÃO DE ARNALDO MELO

As postagens dos miranteanos do "Sistema" com estratégia mafiosa tem as digitais de Fernando Sarney, ou são os interesses individuais dos blogueiros que se escondem na orquestração?

Acontece da seguinte forma : quando Marcos Deça posta "Luís Fernando faz sua parte", Jorge Aragão "contra-posta" com "A situação confortável de Arnaldo....". Olha a intimidade- Arnaldo.

Na outra "algibeira" da orquestra, Gilberto Léda tenta assustar o deputado Max Barros com "Assembleia pode ter nova eleição para presidente". Luís Fernando está arnaldo, desculpem arrumado.   

É só fazer o mapeamento dos "Três Mosqueteiros" e ver a regra : "um por todos e todos por um". Esse um é Arnaldo Melo. Luís Fernando é chuchu porque?

Luís Fernando não faria em momento algum, o que 10 meses de Arnaldo pode render para os  3 Mosqueteiros. Será que é pela postura rígida de Luís Fernando, que os podres do Sarney querem alijá-lo?

RELAÇÃO DOS COTADOS COM RESPECTIVAS SECRETARIAS

Penitenciária- Warlinson de tal, o Au, au indicação do Bonde dos 40;
Comunicação- Franklin Matos, o Miau, miau indicação PSB(40);
Segurança- Wemetério Weba, o "Metério" indicação da "Casa";
Educação- José Cirilo, o "Charlie Brow" indicação dos mortos;
Cultura- Magno Bacelar, o Nota de Dez indicação do PV;
Esporte- Emanoel" o "Ligeirinho" indicação  da Folha Gafanhoto;
Saúde- Iglésios Moisés, o "Moisa" indicação do "Coisa";
Infraestrutura- José Reinaldo, o "Algema" indicação Tavares;
Meio Ambiente- Pirata da Litorânea indicação Fábio Câmara;
Mulher- Monica Moreira Lima, a "Para mais de 20 Centímetros" indicação o risco que "corre o pau, corre o Machado";
Pesca- Luiz Bayma o doido da Beira-Mar indicação do Laborarte;
Agricultura- Nelson Diambinha indicação da "Macaúba";
Planejamento- Vera Baldez, a "No Balde" indicação do Complexo de Pedrinhas;
Fazenda- Marcos o "Bandideça" indicação Aragão/Leda/Mirante;
Turismo- Carlos Filho indicação da firma Dias&Dias Parado;
Minas e Energia- A "Loira do Pré-Sal" indicação Jânio Arlei;
Direitos Humanos- Luís Moura e Ilce gabina indicação de Junior de Mojó;
Casa Civil- João Bráulio, o "Braúlio" indicação de Melo;
Cerimonial- Ernane, o "Me dá um dinheiro aí" indicação dos blogueiros;
Gabinete Militar- Fábio Capita indicação Gláucio Miranda;
Comissão Permanente de Licitação- Eri Castro, o "Casto" indicação da "Resistência Petista";
Complexo Timbira- Alvaro Luís, o Reporte Feliz" ;
Fotografo- Diniz, o "Facada News";
Produção- Gazo Produções e Eventos

COMEÇA A TRANSIÇÃO E A CONFUSÃO : NOVOS SECRETÁRIOS VÃO SER NOMEADOS PELO GOVERNADOR DE PLANTÃO?

Uma briga de "foice no escuro" ameaça o "Acordo de Curupu"- aquele do qual falei em postagem há 3 meses. Trata-se das nomeações dos futuros Secretários dos Governos ou de Governo. 

Com a renúncia da governadora Roseana Sarney marcada para 6 de março, iniciou-se uma guerra com foco nas  Secretárias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança Pública entre outras.

Os titulares querem deixar o cargo para concorrerem a mandatos, com a segurança de continuidade do trabalho. O governador que assume interinamente tem o direito de nomear seus secretários.

Arnaldo Melo daria a primeira facada ao exigir as nomeações de todos os Secretários de Governo por tempo tão exíguo(30 dias)? Melo aceitaria por quanto tempo o pacote de Secretários dos Sarney?

Arnaldo Melo daria a primeira demonstração de fidelidade ao grupo Sarney, aceitando as indicações de Luís Fernando Silva para a composição do secretariado de governo pelo prazo de 8 meses.

Isso tudo será discutido na Ilha de Curupu no fim de semana. Vou de canoa. Entrarei na fortaleza vestido de jacaré, para ouvir o que Sarney diz, enquanto embala a rede da filha, Roseana Sarney. 

É CARNAVAL : ROSEANA DE FOFÃO E ARNALDO COMO GOVERNADOR NA PROVETA

Roseana Sarney bateu o martelo : "Não abro mão de comandar o carnaval como governadora. Depois do dia 6 de março vou renunciar".

Pela decisão dissipam-se as dúvidas não só em relação ao seu futuro político. Acaba a novela "Renuncia/Sucessão" e começa a série "Traição".

Roseana Sarney resolveu apostar todas as fichas na postura de Arnaldo Melo. José Sarney é o avalista e croupier- aquele que dá as cartas na renúncia.

Os Tavares apostam que conseguem "mudar a cabeça" de Arnaldo Melo em 30 dias. Melo tem 26 anos de mandatos e passa para o alto clero da política local.

Arnaldo Melo queixa-se dos situacionistas desconfiados, em especial de Ricardo Murad derrotado por ele,  na última eleição para presidir a ALEMA. 

Arnaldo Melo não deve passar o carnaval em São Luís, para evitar assédio e a fantasia de governador de proveta. Roseana Sarney de fofão não será novidade.

20 de fevereiro de 2014

A OPOSIÇÃO ESTÁ BLEFANDO QUANDO PEDE PARA ROSEANA SARNEY FICAR NO GOVERNO

O blefe é uma manobra pela qual o jogador tenta passar falsa ideia sobre as cartas na mão. Está em curso uma espiral de insinuações e blefes da oposição, para minar a candidatura de Luís Fernando Silva.

Marcelo Tavares/Bira do Pindaré querem Roseana Sarney no governo até dezembro de 2014?  E as ações de Zé Reinaldo na Justiça para ejetá-la do cargo? O adoidado impeachment recente? 

Tem lógica? Não. Mas o blefe é justamente o inusitado pedido de permanência da Sarney. A oposição joga a cartada para que ela pense de forma lógica :

Quando Tavares/Pindaré discursam pela sua permanência no governo, o natural seria analisar o histórico, concluindo em contrário- eles querem que Roseana Sarney deixe o cargo.

A oposição quer imobilizá-la no governo para que Luís Fernando não assuma ? O blefe seria provocar sua saída e arriscar com Arnaldo Melo? Eu ainda continuo apostando no blefe da oposição.

Vamos esperar o resultado do jogo jogado. A oposição pode também está blefando no blefe- querer que ela pense que eles estão blefando, quando no fundo temem sua permanência no governo.

Vou ler "O Jogador de "Dostô", Dostoiévski. É vap, vupt. 

Royal Flush do governo :
 
Royal Flush da oposição:

A NOVELA RENÚNCIA/SUCESSÃO : AGORA O POMBO CORREIO É JORGE ARAGÃO

A suposta renúncia da governadora Roseana Sarney virou novela tipo folhetim - sequenciada, narrativa ágil, com profusão de eventos e ganchos para prender a atenção dos leitores.

Como o estilo é feuilleton(folha de livro) não existe a pretensão de registrar verdades, mas apenas de ser verossímil(aparentar ser verdade, sem entrar em contradições). Aí começa o problema.

Pela manhã Léda  enumera os sinais. A tarde Aragão fala das condições. Na imagem da noite, Deça posta o que se impõe. Arnaldo Melo usou os blogueiros para pedir que Roseana Sarney sinalizasse?

O sinal- início do mês de março da suposta renúncia, parece impor a votação da Resolução das Indiretas na próxima semana. Entre as condições vespertinas apresentadas pelo blogueiro Jorge Aragão :

"A única possibilidade da governadora Roseana Sarney ficar no Palácio dos Leões e não disputar o Senado, seria a falta de consenso ou a grande dificuldade de eleger Luís Fernando".

Aragão é o PMDB quem questiona as falsas dificuldades apresentadas em pesquisa pela Data M. Aragão consenso no "dicionário político maranhense" é a vontade do governo. O que se passa?

Aí a novela entra em contradição. Falta boa vontade a quem? Acreditar que Marcelo Tavares, estaria dizendo a verdade/vontade quando pede que Roseana Sarney fique no governo até o fim? Felix virou machão!

Tavares quer que ela sai. Esta é a única maneira de mudar a cabeça de Arnaldo Melo. Os Tavares mamaram 40 anos na turma de José Sarney e pretendem mamar 80 com a suposta vitória de Dino.


Quem viver verá e vai chorar.

Olha "Zeca Diabo, recebendo encomenda".

O PROFANO E O SAGRADO : A CABECINHA SEM OMBRO E O DESERTO DO PODER

Arnaldo Melo governador por trinta dias é como a velha/manjada/repetida cantada que diz : "só vou meter a cabecinha". O problema é que essa "cabecinha não tem ombro". 

Melo vai ser pressionado na suposta interinidade. A legião de demônios o perseguirá por trinta dias e trinta noites no "deserto do poder". O demônio tem 42 legiões dentro da ALEMA.

Melo faz sermão do bispo mentiroso- aquele que amararam um barbante nos testículos puxado a cada mentira. O bispo mentia exageradamente, dando dimensões irreais a "Arca de Noé".

De repente, não mais que de repente  um rato se enrola no barbante. O bispo de joelhos diz para os fiéis : a "Arca de Noé" é do tamanho de "um grão de areia". Ninguém acreditava mais em nada.

Noé soltou um corvo primeiro. Significado? Agouro, adoração  a Belzebu. O corvo não voltou. Depois foi a pomba que representava o "Espírito Santo". Ela voltou com o galho na boca.

Aqui tudo se faz em nome do pai(Sarney), da filha(Roseana) e do Espírito Santo(?) Eliziane Gama?


SINAL VERDE : ARNALDO MELO DEIXA O SORRISO AMARELO

A governadora negocia com Arnaldo Melo de forma pública/cifrada a eleição indireta para governador na ALEMA. Os blogueiros do Palácio dos Leões emitiram nesta chuvosa manhã as condições :

1º- Sinal vermelho- Qualquer aproximação com José Reinaldo e seus Carneiros Tavares ;

2 º- Sinal amarelo- Arnaldo tem de cumprir os prazos de elaborar a Resolução das Indiretas no início de março;

3 º- Sinal Verde- Toda e qualquer manifestação favorável ao candidato do grupo Sarney, Luís Fernando Silva.

"Teus sinais me confundem da cabeça aos pés/ mas por dentro eu te devoro?Teu olhar não me exatamente quem tu és/ mas se que saber se eu quero outra vida? Não, não".(Djavam)




ELEIÇÃO/SUCESSÃO 2014 : ROSEANA BONDADE/ROSEANA MALDADE

Roseana Sarney em contato com a imprensa sofre da "Síndrome de Magda"- é melhor ficar calada. Em entrevista "corretiva" com a imprensa, a Sarney passou a impressão de que teria dado 100% de aumento para os servidores públicos estaduais.

A "gafe" não faz parelha a entrevista para todo o mundo, justificando o aumento da violência no estado. Afinal o "barnabé"- aquele que recebe menos e constitui a grande maioria, sai de R$ 800 reais para R$1.300 pilas retroativo a fevereiro.

O ganho dos "barnabé" bate real nos 60%. Como em março(500) retroage a fevereiro(500) as cinzas do carnaval  vão se amontoar em 1 mil reais- melhor só a Mega-Sena. Essa é Roseana Bondade , que sabe que tem de ficar no governo até o fim do mandato.

A Roseana Maldade é aquela que destila veneno pelo subliminar olhar de esmeralda e voz doce : "para cumprir em 100% o Plano de Cargos, Carreiras e Salários vou cortar 30% de investimentos. Quero compreensão de todos os Poderes, Judiciário e Legislativo".

O Presidente do Poder Legislativo, o deputado Arnaldo Melo sabe que sem "orçamento" ele perde a força com os deputados. Roseana Sarney ainda mandou recado : "não me assusto com pesquisa, só vou definir sobre minha candidatura ao Senado em março".

Agora como ela vai cortar investimentos/ orçamentos sem ser a governadora? "Cogito ergo sum"- penso logo existo(René Descartes). Acorda/articula com essa Arnaldo Melo. Sem resolução não tem solução. A resolução é aquela que trata das "indiretas já".

Isso é um grande retrocesso, que deporá mais uma vez contra o Maranhão. Seremos novamente alvo das chacotas do país inteiro. Roseana Sarney disse que vai pedir o sacrifício de todos. E o sacrifício dela? "O que dá para Francisca não dá para Chica"?

Olhem a dinâmica/retrocesso da política/ as diferenças entre a consistência/objetivos dos movimentos populares de 1984 e o que hoje se observa nas ruas/parlamentos. O Brasil gritava há 30 anos "Diretas Já". O Maranhão ainda bate cabeça com as "Indiretas Já".

19 de fevereiro de 2014

A RESPOSTA : PESQUISA DATA M ANUNCIA FLÁVIO DINO COM 50% DOS VOTOS, ROSEANA SARNEY CUMPRE 100% DO AUMENTO PREVISTO NO PLANO DE CARGOS, CAREIRAS E SALÁRIOS

A oposição trabalhou como vitória antecipada os números da pesquisa Data M, dando 50% de intenções de votos para Dino. O governo respondeu com o cumprimento de 100% do previsto no Plano de Cargos, Careiras e Salários do Servidor Público Estadual.

O resultado das pesquisas Data M ou a canetada do governo influenciarão mais nas intenções de votos? A resposta é óbvia. Para cada ação inconsistente da oposição, uma reação eficaz da situação com efeitos concretos na eleição de 2014. 

São 87 mil servidores públicos estaduais(61 mil ativos/26 inativos) que multiplicados por 10(dependentes/vinculados/beneficiados) ultrapassam 800 mil pessoas. O reajuste tem repercussão em todos os níveis- familiares dependentes ou não, comerciantes, empresários, empregados, profissionais liberais, autônomos.

Caso a campanha governista se desenvolva no nível cartesiano(trabalho por partes, do menos complexo para o mais complexo) e a oposição continue infantil/preguiçosa o barco vira. 

Roseana Sarney tem sido convencida de continuar no governo para este fim. A oposição esperta/malandra tenta assustá-la com números redondinhos como uma rocha. 

A Sarney será eternamente responsável pela continuidade ou fim do seu grupo polítco.

"CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA" : BLOGUEIROS DA MIRANTE DEFENDEM ARNALDO MELO NO GOVERNO ATÉ DEZEMBRO DE 2014

Os blogueiros do poder não conseguem imaginar-se longe da luz dos executivos. Como mariposas buscam a lu$, na certeza de passar chuva de 10 meses,  sugando o suposto governo de Arnaldo Melo.


Estes insetos sem luz própria apontam os dedos e o nariz para quem lhes ofereça "casa, comida e roupa lavada". Eles defendem Arnaldo Melo "permanentemente" no governo até dezembro de 2014.


"É mais fácil Bandideça terminar as obras de sua mansão, localizada no Calhau em "10 meses de Arnaldo Melo" , do que com Luís Fernando eleito para governar 4 anos", diz um "flanelinha" do oportunista.

"A quitação do apartamento da Girafa no último andar foi entabulada.  Jorge, o "Pagodeiro" - aquele que morde na Holanda e nos Leões, foi chamado para fazer a corrente pró Arnaldo", cagueta o flanela.

"Eles tentam convencer Fernando Sarney que é melhor 10 meses com Arnaldo Melo na mão, do que arriscar com Luís Fernando perto dos olhos e longe dos cofres", entrega o "entrosado". 

De fato, basta observar que as postagens dos miranteanos obedecem esta lógica . Mas vale um "Arnaldo na mão por 10 meses, do que arriscar Luís Fernando ou Flávio Dino por quatro anos".

Ele não gosta de mim. Mas a filha do gazo-sarará lê e gosta.

INDIRETAS JÁ : CRIADA CENTRAL DE MENTIRAS NA ALEMA

Tem um mantra situacionista totalmente sem sentido que repete : "Sarney é Sarney, porque se Sarney não fosse Sarney, Sarney não seria Sarney". O pior é que sempre dá certo.

As eleições indiretas de governador à serem promovidas na ALEMA, coloca a prova novamente o mantra(Sarney é Sarney) quase cinquentenário(são 47 anos de vitórias eleitorais).

Se o objetivo cartesiano do sarneismo era instalar a dúvida(Roseana Sarney fica ou não fica no governo), este objetivo foi alcançado. Ninguém tem certeza de nada, todos sabem de tudo.

Uma central de mentiras foi instalada na ALEMA. O deputado J. Pinto chamado para dar sua opinião sobre o drama roseânico(fica ou não fica, eis a questão) disse aos blogueiros ávidos por fuxico :

_ "Não posso falar nada agora, meu passarinho fugiu com gaiola e tudo".

Outro parlamentar confessou em uma roda de fuxiqueiros,  que esteve com Arnaldo Melo na Casa de Veraneio do Governo, na Praia de São Marcos. Ele deixou a calda da mentira por conta da maré:

_"Para agradar o homem escrevi na areia : Arnaldo Governador. Ele olhou, riu e subimos para falar com a "Branca". Na volta para a nossa surpresa, o Arnaldo Governador boiava sobre as ondas.

César de Pires na mão pela reeleição é o mais mentiroso. Depois da derrota na Comissão de Justiça, Cesar declarou : "Voto em Arnaldo Melo". Pires líder do governo na ALEMA é capaz de cair e segurar-se pelo próprio fundilho.

SÓ DE FAMA : FLAVIO DINO E O BOI DE LAURENTINO

Flávio Dino corre o risco de ficar como o "Boi de Laurentino"- só na fama. Não se escuta/lê nenhuma movimenta/articulação com efeito concreto sobre as eleições para o governo, em 2014.

Todo discurso/argumento se pauta nas pesquisas com larga vantagem para Flávio Dino. Será que essa vantagem é real? De repente Flávio Dino sobe na Capital 50%(de 28% para 18%).

A pesquisa da Data M é feita no "machado". Luís Fernando encolheu 60%(de 22% caiu para 9%). O efeito Bonde dos 40 deu para tanto nos últimos 15 dias? Acredito que não.

Sarney é quem gosta da atitude preguiçosa da oposição- gogó e pesquisa. Os deputados da oposição apresentaram hoje(19) no Plenário da ALEMA as pesquisas como vitória na proveta.

Vamos trabalhar.  Depois não adianta chorar e culpar a Justiça. A que se resumiu o glorioso "Boi de Laurentino"- só fama. Faltou trabalho, adaptar-se as modernas coreografias e vestuário.


"POLÍTICA NÃO É FESTA" : NA FALTA DE TRABALHO/INVESTIMENTO TOMA PESQUISA

A oposição encontrou na divulgação das pesquisas favoráveis a fórmula para a vitória. A "movimentação política" se repetiu ao longo dos últimos 8 meses, dando larga vantagem a  Flávio Dino.

A recente pesquisa dá surpreendente vitória na Capital para o desconhecido Roberto Rocha(32%) sobre Roseana Sarney(16%). A estratégia objetiva assustar a Sarney do governo e "sentar" Arnaldo Melo.

A oposição preguiçosa não gosta de trabalhar/gastar. As pesquisas dão comodidade aos oposicionistas, que aboletados em refrigerados gabinetes  discutem a composição do futuro governo/Dino.

Não se escuta/lê nenhuma movimentação da oposição apartada dos "Diálogos". Tudo gira em torno de Dino, que passa a ser o "Sol" da oposição. Na falta de trabalho/investimento toma pesquisa. 

Sarney cartesiano(instala a dúvida, depois resolve o problema por partes) responde de forma objetiva/fatal. A vitória de Monteiro(PT) no PED-MA na terça(18) tem efeito mais prático que as pesquisas.

O velho morubixaba(Sarney) é tão matreiro, que consegui com a presidente Dilma, expor Dino na Embratur por mais uma semana feito Cristo Redentor- no alto, frio e sem fechar os braços.

São estas diferentes movimentações que se acumulam, dando no final de cada eleição a vitória para Sarney. Depois perguntam porque Sarney sempre vence? "Política não é festa".

18 de fevereiro de 2014

"VAMOS POR PARTES"(SARNEY) : PT CONFIRMA "MUNTEIRO", QUE CONFIRMARÁ ALIANÇA COM O PMDB NO MARANHÃO

Circula nos blogs alinhados e caridosos ao roseanismo que a direção nacional do PT reconheceu Monteiro como vencedor do Processo de Eleição Direta-PED no Maranhão.

A decisão ocorreu em reunião exclusiva da direção nacional para deliberar sobre o PED-MA. Lula esteve com Sarney ontem(17) no Hospital Sírio Libanês, acompanhando cirurgia de D. Marly 

Sarney pediu alguma coisa para Lula? Cartesiano, Sarney instala a dúvida para depois resolver os problemas por partes. Após o casamento com o PT vem o noivado com Arnaldo Melo.

Sarney tem lábia que derruba até avião. Melo se desmancha para qualquer pedido de José Sarney ? Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, José Reinaldo provam que não.

Esse "PED" é mais complicado. A história mostra que a grande maioria dos ex-governadores do estado romperam com Sarney, exatamente depois de 2 anos de mandato. Trinta dias dá tempo?

"Cada caso é um caso". Melo é novo- na faixa de 60 anos e tem postura conciliatória parecida com a do Senador Edson Lobão. Dependendo do seu comportamento ganha espaço incomensurável.

ARNALDO MELO JOGOU A TOALHA OU O SABONETE NO MEIO DO PLENÁRIO ? "SOU UM HOMEM DE GRUPO", MAS QUAL?

Os articulistas do jornal "O Estado Os do Maranhão"(EMA) parecem ter recebido promessa de "casa, comida e roupa lavada". Arnaldo Melo ganha 1/4 em 2 páginas do EMA, para tentar justificar o "embargo de gaveta" na Resolução das Indiretas.

Arnaldo Melo argumenta que não edita a Resolução das Indiretas, em razão de não poder estabelecer pontos específicos do pleito- data e hora. Independente de Resolução, Melo não sabe que a eleição de 2014 é em 4 de outubro, a partir das 8 horas? 

Arnaldo Melo sabe que a lei no tempo e espaço tem seus efeitos para frente(a partir da publicação)? Melo sabe das normas para vigência de uma Resolução Legislativa ? Melo sabe que as leis não retroagem, senão para beneficiar quem dela se socorre? 

O que fez Melo durante 24 anos de atividade parlamentar para desconhecer princípios elementares do Processo Legislativo? As declarações servem para compreender, o quanto nossos parlamentares estão desinformados  na própria atividade.

Melo faz que joga a toalha e diz ao lado de Marcelo Tavares e Elisiane Gama: "Sou um homem de grupo", mas qual? Melo foi Secretário nos governos de José Reinaldo e Jackson Lago. "Quem é de grupo não pode tomar decisões sozinho" diz Melo.

Isso é jogar a toalha ou sabonete no meio do Plenário? Escorrega Rose, que tu vai "cair de costa e quebrar tua venta". Essas justificativas judiciais de Arnaldo Melo são como bolinhas de sabão- espocam em contato com o ar da democracia.

"Eu vi um garotinho sentado na calçada de canudo e canequinha/ eu vim um garotinho fazendo bolinha de sabão/ Agora eu vou fazer bolinha de ilusão/ Foi ai que eu vi como era bom brincar com bolinhas de sabão". Catarse, ingenuidade ou maldade? 

17 de fevereiro de 2014

A PENA NÃO É PERPÉTUA : JOSÉ GERARDO JÁ PAGOU A SUA

A falta de bom senso é fruto da ignorância ou preconceito? Tripudiar sobre a imagem do ex-deputado José Gerardo é praticar o direto penal do terror, posto que não existe pena perpétua no Brasil.

Gerardo já pagou sua pena em um inferno chamado Pedrinhas. Portanto não deve nada a Justiça. Dentro da cadeia converteu-se em crente praticante. Fora de lá tem tido comportamento exemplar.

Descabidas as críticas dos jornalistas diplomados, Marcos Deça/Gilberto Léda endereçadas a ALEMA/José Gerardo. As posturas de ambos provam que diploma não comprova nada.

Kant disse que a pena é um imperativo categórico. Ao mal do crime deve se impor o mal da pena, e só. Para Hegel a pena anula o crime por uma reparação de natureza jurídica estabelecida pela Justiça.

Para Marcos Deça/Gilberto Léda a pena há de ser perpétua. Para que serve o direito ? A pena cumprida como retribuição ao delito praticado? Voltemos a Idade Média pelo pensamento medieval dos epigrafados.

A palavra pena vem de penitência e não dá "presidência" de qualquer órgão. As penas podem ser estabelecidas por um colegiado ou por um único juiz. Mas jamais por dois insensíveis jornalistas.

OPOSIÇÃO DE MOTO-TAXI : ARNADO MELO REÚNE APENAS 7 DEPUTADOS EM INAGURAÇÃO NA ALEMA

A oposição maranhense comete mais um erro ao apoiar publicamente o governista Arnaldo Melo, comprometendo a eleição de sua fragilizada bancada de deputados estaduais.
 
Qual a reação do eleitorado maranhense diante das declarações públicas de apoio da oposição ao governista Arnaldo Melo? Decepção ao perceber o mínimo de capacidade de articulação.
 
Afinal a "mudança" se instalada nos Leões, pensa em estalar o dedo e fazer a maioria, a exemplo do que hoje ocorre? No salve-se quem puder quem volta para a Assembleia Legislativa? 
 
Marcelo Tavares- não tá;
Bira do Pindaré- deu ré;
Othelino Neto- tá sujo;
Elisiane Gama- é governadora/senadora da Grana;
Neto Evangelista- está mais para periquito(segura com o pé na oposição e come no bico do governo em Lago da Pedra) do que para tucano;
Carlinhos Amorim- tá ruim;
Valéria Macedo- vai mais cedo;
Raimundo Cutrim- também tá ruim;
Rubens Junior- pula para federal;
Gardênia Gonçalves- rogo a deus que tu te salves.
 
Urgente- Arnaldo Melo acaba de passar em frente ao Comitê Imprensa da Assembleia acompanhado de apenas de 7 deputados.(Raimundo Louro, Rigo Teles, Magno Bacelar, Othelino Neto, Neto Evangelista, Marcos Caldas e Jota Pinto). Parece conta de mentiroso.
 
 A anunciada presença de Sarney era factoide? He-Man enfraqueceu ou está guardando forças? Muito estranho a falta de deputados nas inaugurações da Assembleia Legislativa. 
 

A GARANTIA DO PALÁCIO DOS LEÕES SERIA A INDICAÇÃO DO PARTIDO(PMDB) NA ELEIÇÃO INDIRETA PARA O FUTURO GOVERNADOR

Continua o "arranca-rabo" entre Ricardo Murad/Arnaldo Melo. Na última "cana de braço"(eleição na ALEMA), Melo derrotou Murad. Murad funciona como "cabo de guerra" de Roseana Sarney e tenciona pela votação imediata das regras para eleição indireta.

Arnaldo Melo faz o pêndulo(balança) entre os 11 deputados da oposição e os 30 do governo.   A oposição(11) vota com Melo, mas quer a Resolução das Indiretas votada após a renúncia da Sarney. Os governistas parecem divididos entre "uma balada e outra".

A única garantia do Palácio dos Leões seria a votação das regras para eleição indireta, considerando condição "sinequanon"(sem a qual não pode ser) que a indicação dos candidatos é dos partidos. Neste caso o PMDB indicaria Luís Fernando Silva.

 Melo engole essa no seco e com areia?

A Constituição Federal diz que não existem candidaturas avulsas. E se nos 30 dias de Arnaldo Melo governador a caneta rugisse,fazendo ser votada uma nova Resolução Legislativa, permitindo a indicação pelas bancadas dos deputados representando o povo na ALEMA?

Passa a tarde com essa Roseana Sarney.

TUDO POR DINO ? ROBERTO ROCHA ABRIRIA MÃO DA VAGA DE SENADOR PARA ELIZIANE GAMA?

O vice-prefeito de São Luís, o ex-deputado Roberto Rocha articula em entrevista a "União das Oposições" em prol da eleição de Flávio Dino ao governo do estado. E a prática? 

Rocha prioriza em entrevista a candidatura de Dino ao governo do estado. A aritmética eleitoral é  : "Roseana depende muito mais da divisão da oposição, do que do governo para ganhar a eleição".

Rocha trata política equacionando de forma lógica. Quando o assunto é a eleição para o Senado, Rocha inverte a ordem e adota a "teoria das convergências"(partidos) em torno do seu nome.

O pai de Roberto Rocha, o ex-governador Luís Rocha tinha raciocínio geométrico- "Sarney é minha régua e meu compasso". Roberto estrategicamente foi para hipotenusa da política(lado contrário).

Hipotenusa é um termo que significa "contrário a". É o lado mais longo de um triângulo retângulo, contrário ao ângulo reto. Em política a soma dos catetos(Rocha/Gama) é igual a hipotenusa(eleição de Dino)?

Roberto Rocha, o "Hipotenusa" abriria mão da sua candidatura ao Senado para Elisiane Gama, possibilitando o decisivo crescimento eleitoral de Flávio Dino na Capital? Duvidê-ô-dô.

O discurso de Roberto Rocha soma(une) ao contrário. Quem quiser matar saudade de Luís Rocha é só escutar Luís Gonzaga : "uma pra mim, outra pra mim, uma pra tu, uma pra mim, outra pra mim, só uma pra tu". 



16 de fevereiro de 2014

PORQUÊ A OPOSIÇÃO DIZ ABERTAMENTE QUE VOTA EM ARNALDO MELO?

Porquê a oposição diz abertamente que votará em Arnaldo Melo, no caso da renúncia da governadora Roseana Sarney? Sem o Palácio dos Leões nenhuma candidatura governista vingou/vinga/vingará durante os últimos 47/50 anos.

Sarney ganhou o governo em 1965 pela divisão da situação. Newton Belo governador lançou o ex-prefeito de São Luís, Costa Rodrigues. O senador Vitorino Freire impôs Renato Archer. Sarney furou a cidadela situacionista e derrotou o "vitorinismo" que brigava com o "newtismo".

A oposição sabe que sem a Sarney ou Luís Fernando sentada(o)na cadeira de governador, é confeccionar antecipadamente a faixa com o nome "Governador Flávio Dino/2015". Não adianta outra equação política, senão a epigrafada. 

Portanto é preciso tirar a Sarney e não deixar Luís Fernando sentar. Aí que entra o discurso público pró-Arnaldo, as notícias plantadas na Isto É, dando conta da queda de Roseana Sarney para o Senado. A tática é para assustar(assusta que ela sai) ou para apressar(apressa senão ela fica)?

Se for para assustar a oposição sonha fazer o Governo(Flávio Dino), o Senado(Dutra, Roberto Rocha, Eliziane Gama) e depois chamar deputados estaduais/federais para os "almoços em Palácio" que dobram as bancadas há mais de 70 anos.

Se for para apressar é porque a oposição sabe que com Roseana Sarney no governo a história pode se inverter- o Palácio dos Leões pode eleger o governador, o senador e chamar a oposição para jantar depois de almoçar com a base aliada como faz há 100 anos.

A "Leoa"(Roseana Sarney) nos "Leões"(Palácio) assusta mais a oposição do que candidata ao Senado. E o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo como fica nessa história? Fica como "boi de piranha"? De quem? Flávio Dino ou Luís Fernando?

Tem jeito não. Essa equação é como lençol de pobre. Se Arnaldo Melo cobrir a cabeça(Luís Fernando-Governo/Roseana Sarney-Senado) descobre os pés(Flávio Dino-Governo/ Dutra/Rocha ou Gama para o Senado). Arnaldo Melo no governo arriscaria? 

E não me venham com essa idiotice de Arnaldo Melo no governo como "tertius", magistrado. Imparcial no Maranhão nem jornal. Tenho dito e não dito, mas repito que ou calça de veludo(governo) ou bunda do lado de fora(nem o governo, nem o Senado). 

TRAIÇÃO EM PLENA LUA DE MEL ? "ZÉ REINALDO É QUEM ORIENTA ARNALDO MELO PARA O GOLPE FATAL"

Depois da ofensiva de Ricardo Murad no Facebook, sem resposta de Arnaldo Melo um roseanista de "dentro da copa/cozinha/alcova" atira mais forte e acusa : "Zé Reinaldo é quem orienta Arnaldo Melo para o golpe fatal".

A declaração foi prestada/ouvida sem reservas na entrada do templo gastronômico dos políticos- a "Cabana do Sol", na manhã deste domingo(16) chuvoso e movimentado na seara política. Pelo volume/tom da voz era recado.

"T- r- a- i ç- ã- o são cinco letras que perseguem os nascidos Sarney. Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, Zé Reinaldo chegaram aos Leões por enchente das mãos da gente", disse em duas letras.

Etió! Vai trair a "marida" em plena lua de mel?

ARNALDO SE MELOU ?"O MARANHÃO NÃO PODE TER UM GOVERNADOR SOB SUSPEITA"(DE RICARDO MURAD SOBRE ARNALDO MELO)

Ricardo Murad- leia-se o Palácio dos Leões, Roseana Sarney/Jorge Murad, disparou artilharia pesada contra o ex-quase-futuro governador Arnaldo Melo.

Murad considerou sem sentido a declaração de Arnaldo Melo, condicionando a elaboração/votação de Resolução Legislativa em caso de vacância do cargo de governador a renúncia da Sarney.

Murad torna pública o temor do roseanismo, tendo Arnaldo Melo no comando do executivo estadual. Murad declara com todas as letras  da desconfiança, argumentando contra "absurda condicionante" : 

"É um absurdo, Arnaldo querer condicionar a Resolução que promoverá eleição indireta a renúncia da governadora Roseana Sarney. Ele tem alguma surpresa em mente?".

Por fim Ricardo, Murad bate mais forte : "O Maranhão não pode ter um governador sob o signo da desconfiança dos seus aliados". Depois dessa declaração, Roseana Sarney vai renunciar?

Roseana Sarney já desapeou Ricardo Murad da Presidência da Assembleia, mas seria capaz de se enforcar com as próprias mãos, assinando o ato de renúncia? 

Arnaldo Melo se melou? A Resolução Legislativa depois da renúncia é um convite para a festa do "Pacu"? O "arnaldismo" entra com o P. e  o "roseanismo" entra com o C?


AQUI A PRIORIDADE É OPINAR SOBRE POLÍTICA : DO CAVALDO SELADO AO CHUMBO TROCADO

Está coluna eletrônica não faz cópias de matérias jornalísticas, embora as interprete diuturnamente, buscando revelar qual a intenção do noticiar/postar. Não trabalhamos matérias sensacionalistas por entendê-las como apelação.

DO CAVALO SELADO

Sarney dá a sua coluna dominical o título "Cavalo Selado". O esperto morubixaba endereça de forma subliminar que o "Cavalo está selado". Sarney deixa entender que preparou o Maranhão para o "outro" montar no ponto. 

Quem? Dino ou Luís Fernando? O "Cavalo" é de "Troia" ou de "Jiboia"? Flávio Dino se deixará trair pela vaidade de ser governador na proveta- aquele que antes de ser já é? Dino acha que Sarney preparou o "cavalo" para ele montar? Quem vai cair dos/nos Leões?

CHUMBO TROCADO

Flávio Dino rebate no Blog do John Cutrim(Jornal Pequeno) supostos factoides do Jornal "O Estado do Maranhão", sobre suas contas na Embratur. Chumbo trocado dói ? Na semana passada a vítima de factoide por via dos relatórios prévios(TCE) foi Luís Fernando.

O "EMA" informa neste domingo(16), de acordo com relatório da CGU, que Dino prorrogou contrato desvantajoso para Embratur. Dino rebate a informação/acusação, dizendo que o  contrato é de 2009, quando ainda era deputado federal.

Entre o "Cavalo Selado" e o "Chumbo Trocado" ficam as indagações : Sarney admite com o título da sua coluna a vitória de Flávio Dino? O "Chumbo Trocado" mostra como será o nível da campanha para o governo em 2014?

Aguenta povo . "Eu quero me trepar no pé de coco/ pra tirar coco/ pra depois saber se o coco é oco"



Aquele abraço para o leitor Nilson Vieira. Obrigado pelos comentários em "O Ser e o Nada: Arnaldo Melo quer ..."

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...