15 de fevereiro de 2014

O SER E O NADA : ARNALDO MELO QUER RESOLUÇÃO LEGISLATIVA SÓ PARA ROSEANA SARNEY

Martin Heidegger tinha como principal método da sua filosofia "trazer a luz daquilo que se oculta, naquilo que se mostra" = conhecer o que está por trás de tudo que se fala/faz.

Arnaldo Melo ocupa neste sábado(15), 1/4 de página do "EMA" para explicar a existência de uma lei sem a devida regulamentação, argumentando  que : "não se pode deliberar sobre o nada".

Arnaldo Melo faz exercício filosófico teratológico sobre as normas que fixarão prazos/datas/condições para disputa das eleições indiretas, no caso da renúncia da governadora Roseana Sarney.

O que de fato esconde o Presidente da ALEMA, com a farta catilinária sobre o nada? "Se a governadora não renunciar, teremos deliberado sobre o nada. Essa resolução não produzirá efeitos".

Arnaldo Melo não foi informado pela Assessoria Jurídica que os Atos Legislativos, inclusive as Resoluções tem efeito "erga omnes" = para todos. O processo legislativo não pode ser particularizado.

As resoluções Legislativas servem para todos os indivíduos independente do momento da sua elaboração, entrando em vigor na data sua publicação. Arnaldo Melo segue a Constituição de Sarney?

1°- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido;
2°- Essa "Resolução" entra em vigor na data da sua publicação;
3°- Revogam-se as disposições em contrário.

Heidegger ensinou que o "ser do homem é um ser que caminha para a morte". Sartre que o "destino do homem é ser livre". O que prefere Arnaldo Melo : a morte política ou a liberdade de ser escolhido?

"É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar/ O ar no copo ocupa o lugar do vinho/o vinho o da dor/ a dor ocupa metade da verdade/ a verdadeira natureza interior/ uma metade cheia/outra vazia".





"FEZ QUE FOI E NÃO FOI, MAS ACABOU FONDO" : PROJETO DE RENUNCIA APRESSA DECISÃO DO PED E ALIANÇA PT/PMDB

O "Projeto de Renúncia" votado na Assembleia Legislativa contabiliza antecipadamente uma vitória para o "roseanismo". Seria intencional ou mera consequência dos fatos políticos?

Porquê o PT/MA marcou para terça-feira(18) a decisão sobre o resultado do PED(Processo de Eleição Direta)? Para não perder a vaga de vice-governador, as Secretarias de Governo e etc e tal.

O imbróglio vinha se arrastando desde 10 de novembro de 2013, quando o "cumpanheiro Munteiro" sagrou-se vencedor no 1º turno (6 mil votos). Realizado o contestado 2° turno deu Henrique Soares.

O quiproquó vinha dando força a aliança eleitoral do PT com o PC do B. O provável resultado da reunião na terça-feira(18), que tratará exclusivamente deste assunto é a reedição da aliança PT/PMDB. 

A "renúncia" apressou os "cumpanheiros". Depois do "arrasante" da Sarney sobre Rui Falcão, Lula acionou o Secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Sousa para resolver o impasse.

Portanto o "Projeto de Renúncia" já produz efeitos. O que ainda está nebuloso é o processo de eleição indireta na Alema. De uma hora para outra "Roseana Maldade" virou "Roseana Bondade"?

E se Roseana Sarney "fez que foi e não foi, mas acabou fondo"? Muita gente vai se f. Tem traíra no balde nestas alturas do processo de eleição indireta na Alema. No PT Roseana Sarney já deu jeito.

Seria mais um drible do "anjo do raciocínio lógico da política" do Maranhão, "Mané Sarney"? 


Aquele abraço para o leitor e competente advogado Walter Carlito da Rocha, que delicia-se com a leitura desta coluna eletrônica. Muito obrigado pelas palavras de incentivo e reconhecimento. 


14 de fevereiro de 2014

A CARTA NA MANGA : RESOLUÇÃO LEGISLATIVA É QUEM DEFINIRÁ CANDIDATO A GOVERNADOR EM IMPROVÁVEL ELEIÇÃO INDIRETA

A mordida da cobra é curada com o próprio veneno- o soro antiofídico. O "arnaldismo"(deputados ligados a Arnaldo Melo) teme a definição do processo eleitoral indireto na Alema, por via de uma nova Resolução Legislativa.

A propalada/temida Resolução Legislativa que regulará o processo indireto para governador está na proveta do Palácio dos Leões, tendo como embriões os interesses do "roseanismo" e a eleição de Luís Fernando ao governo do Maranhão.

O "roseanismo" teme a implosão do grupo como todo império- de dentro para fora. José Reinaldo dissidente derrubou o primeiro pilar em 2006, elegendo Jackson Lago com o uso da máquina. Arnaldo Melo no governo derrubaria o segundo pilar?

O "arnaldismo" apresenta como credenciais ao "sarneismo", a postura de lealdade ao "roseanismo" do seu principal representante- Arnaldo Melo. O problema é a distância estratégica/política existente entre o sarneismo e o roseanismo. 

O primeiro(sarneismo) quer Arnado Melo governador "até" 2014. Já o segundo(roseanismo) quer Arnaldo Melo na cadeira de governador entre a quarta-feira de cinzas, 5 à 13 de março. As cinzas e o 13 não são muito a gosto do supersticioso Sarney.  

Olha só o barulho da "máquina". De acordo com o Código F, parágrafo D, a nova Resolução Legislativa vai "ensacar no mesmo saco" uma cobra, um macaco e um galo. Quando o galo cantar, o macaco vai pular e a cobra vai morder. 

Aí adeus Corina!



13 de fevereiro de 2014

CASO PIRATA PODE APRESSAR QUEDA DE CARLOS ROGÉRIO DA SMTT : PÁDUA NAZARENO COTADO PARA VOLTAR A COMANDAR O TRÂNSITO

O "caso pirata" deve apressar a substituição do engenheiro Carlos Rogério da SMTT. Rogério expôs o prefeito de São Luís, Holanda Junior a desgaste desnecessário em ano eleitoral.

A recomendação do MP poderia ter recebido como resposta o estudo do caso. O "caso pirata" ganhou relevância nas redes sociais e deve receber os holofotes de Luciano Hulk. 

A "mídia-sarney" deitou, rolou durante a manhã, tarde, noite. Holanda agiu rápido, diminuindo o impacto da ação destrambelhada MP/SMTT e assistiu ao artista no espaço/instrumento de trabalho.

Mas a "pá de cal" no "caso pirata" vem com a demissão do Secretário de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério. O pedetista, ex-Secretário Pádua Nazareno pela discrição pode assumir a SMTT.

"Rogério/Rogério/Rogério uh".

BARREIRINHAS : HÉLIO SOARES GARANTE RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO E ASFALTAMENTO DAS VIAS PÚBLICAS

O deputado Hélio Soares desempenhou importante papel na captação dos recursos para a construção do Aeroporto de Barreirinhas e asfaltamento das vias públicas da cidade que representa a explosão do turismo no Maranhão.

Hélio Soares esteve com o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa em audiência com Ministro Gastão Vieira na quarta-feira(12). Na oportunidade foi definida a data  de 24 de fevereiro, para inauguração da redentora obra.

"Honro os compromissos com a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população que vive  nas comunidades de Barreirinhas". disse Hélio Soares.   

Soares ressalta que enquanto os turistas se deliciam nas areais quentes dos Lençóis Maranhense, a cidade padece há  décadas pela falta de infra estrutura e o povo nativo acumula sofrimentos de toda ordem . 

"É preciso que além do Aeroporto, existam obras dentro das comunidades. Ruas asfaltadas/urbanizadas, saneamento básico, hospitais servem para quem visita, mas principalmente para quem mora", lembra Hélio Soares.

"Não é possível que depois de tanta luta, apareça o "político-periquito"- aquele que se segura com o pé, come com o bico, fatura eleitoralmente, depois viaja para o Rio de Janeiro e fica como o Cristo Redentor, no alto, frio e de braços abertos", alerta Hélio Soares.

 

ENGESSOU OU DESTRAVOU ? RESOLUÇÃO LEGISLATIVA DETERMINA ARNALDO NO GOVERNO POR 30 DIAS EM CASO DA RENÚNCIA DE ROSEANA SARNEY

A Assembleia Legislativa votou e aprovou Resolução Legislativa determinando a posse do Presidente da ALEMA, Arnaldo Melo no comando do executivo por 30 dias, em caso da renúncia da governadora Roseana Sarney.

O texto do Projeto de Resolução do deputado Edilásio Junior sofreu modificação estrutural. As eleições indiretas ao invés de procedidas em "até 30 dias"- neste caso no mesmo dia poderia eleger-se o novo governador, foram fixadas para depois de 30 dias.

A reformulação evita a arguição de inconstitucionalidade, posto que a Constituição Federal preceitua em caso de vacância do executivo, o prazo de 30 dias para eleição de governador/vice-governador e senta Arnaldo Melo na cadeira de governador do Maranhão.

Agora fica a pergunta : A Resolução Legislativa que trata das eleições indiretas engessou ou destravou as negociações entre a Assembleia Legislativa e o Palácio dos Leões? Acho que travou de uma vez por todas a possibilidade de renúncia da Sarney.

Arnaldo Melo governador por 30 dias fica de que lado? Ele vai olhar pelo retrovisor(passado sarneista), pelos espelhos laterais(como secretário de Jackson Lago e José Reinaldo) ou para frente com a possibilidade de Flávio Dino governador? 



CANDIDATURAS DE EDINHO LOBÃO/ROBERTO ROCHA DÃO DISCURSO CONTRA AS OLIGARQUIAS : É POR ISSO QUE DINO QUER DUTRA OU ELISIANE GAMA

A candidatura pela situação de Edinho Lobão ao Senado dá mote a discurso contra a oligarquia Sarney. Edinho é suplente do próprio pai, o Ministro das Minas e Energias Edson Lobão. 

Edson Lobão é produto jornalístico/político da ditadura com apoio de Sarney. É o único governador que não brigou com Sarney durante o exercício do mandato nos últimos 50 anos.

Roberto Rocha também tem o "pezinho" na cozinha dos Sarney. O pai de Rocha, o ex-governador Luís Rocha dizia com a língua no palato(céu da boca) : "Sarney é minha régua, meu compasso".

Saulo Arcageli(PSTU), Antônio Pedrosa(PSOL) sinalizam com explosivos discursos contra os "bem nascidos". Flávio Dino sabe que não escapará da metralhadora verbal dá ultra-esquerda.

Flávio Dino foi convencido que Domingos Dutra é a melhor opção para o Senado. Dutra além das raízes quilombolas- ele nasceu em saco das Almas, tem o histórico de abnegadas lutas contra Sarney.

Elisiane Gama(PPS) seria a segunda melhor opção. Gama para o Senado pela oposição aumentaria as intenções de voto em Flávio Dino na Capital. São Luís tem o maior/decisivo eleitorado do Maranhão.

12 de fevereiro de 2014

ARNALDO MELO ENDURECE O JOGO :"SE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY RENUNCIAR, VOU CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO E ASSUMIR O GOVERNO"

O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo declarou no final da manhã desta quarta-feira(12) ao titular desta coluna eletrônica que : 

"Se a governadora Roseana Sarney renunciar, vou cumprir a Constituição Estadual e assumir o governo. Depois é que vamos tratar das questões políticas, envolvendo a sucessão indireta".

A postura legalista de Arnaldo Melo endureceu o jogo político da sucessão indireta. Roseana Sarney na "berlinda" foi ventilada a candidatura do suplente de senador, Edinho Lobão ao Senado.

A alternativa fortalece a candidatura de Luís Fernando ao governo do estado. O grupo político de Edson Lobão que fazia corpo-mole, entra de cabeça/lobos e grupo de comunicação nas majoritárias.

"É pelo andar da carruagem que se ajeitam as melancias". Vida louca/louca vida/ vida breve/ já que eu não posso te levar/ quero que você me leve. Vida louca/vida imensa/ ninguém vai nos perdoar nosso crime não compensa.





CARDÁPIO DO ALMOÇO DE ARNALDO MELO/LUÍS FERNANDO : PASTEL DE VENTO, REFRESCO DE ASSOVIO E TIRA-GOSTO DE SOLUÇO

Luis Fernando Silva e Arnaldo Melo combinaram almoço na terça-feira(11). O "templo gastronômico"(restaurante) foi mantido em sigilo. Eles queriam evitar palpites na "sucessão indireta".

A "sarna" representada por "Bandideça" na blogosfera diz que é "simples assim" : "Roseana Sarney renuncia, Arnaldo Melo assume e unge Luís Fernando Silva governador por via indireta.

A turma de Dino torce para que não seja "bem assim". A renúncia da Sarney em fevereiro tornaria Luís Fernando alvo de ações legais. Existem dúvidas sobre o prazo de sua filiação ao PMDB.

Os procedimentos gastronômicos- o almoço de ontem(11) entre Luís Fernando e Arnaldo Melo, indicam o amadurecimento da renúncia-só de Roseana, ou das renúncias- Roseana Sarney/Arnaldo Melo para o mês de março.

Albérico Ferreira, tio de Sarney era Presidente da AL em 1982. Castelo na cadeira de governador, brigado com Sarney era candidato ao Senado, Luís Rocha, sarneizista empedernido  ao governo.

A briga entre Sarney/Castelo atingiu o seu clímax neste momento. Albérico foi obrigado a renunciar. Ivar Saldanha, Vice-Presidente da Assembleia foi chamado à "tertius". Saldanha ex-vitorinista conduziu as eleições(Governo/Senado).

O grupo Sarney elegeu Luís Rocha governador, Castelo elegeu-se senador. A relação de amizade entre Sarney/Castelo nunca mais foi a mesma. Agora a possibilidade de cisão entre os Sarney/Melo corre por conta do temperamento de Roseana Sarney.

Em 1950 Saturnino Bello, o "Satú Bello" ganhava as eleições quando morreu. Eugênio Barros, segundo colocado tomou posse em fevereiro de 1951, dando origem a "Greve de 51". Eugênio Barros é avó de Max Barros.

Max Barros é Vice-Presidente da Assembleia. Na hipótese Arnaldo Melo renunciar pela unidade do grupo, Barros assume a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. Não há perigo da história se repetir como tragédia.

O garçom "Espicha" ao ser questionado sobre o que ouviu do almoço entre Luís Fernando Silva e Arnaldo Melo disse: "foi servido pastel de vento na entrada, o tira-gosto foi de soluço. Eles beberam refresco de assovio. Não sei o que almoçaram".  

Renunciar seriam a solução?


11 de fevereiro de 2014

FESTA DE LAMPIÃO, QUEM TÁ DENTRO NÃO SAI, QUEM ESTÁ FORA NÃO ENTRA : ROSEANA DIZ FICA NO GOVERNO, ARNALDO DIZ QUE NÃO SAI DA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA

A sucessão indireta estadual está parecendo festa de Lampião : "quem está dentro não sai, quem esta fora não entra". Todos esperam a música da "sanfoneira".

Roseana Sarney ordenou aos adversário declarados e em potencial dançarem com um dedo na boca e o outro no "subiú". O próximo comando da "sanfoneira" é para trocarem de dedo.

Arnaldo Melo não obedecerá o forró da Sarney. Melo diz nos "4 quadrantes da Casa de Manoel Bequimão" que não é obrigado a deixar a Presidência da Assembleia Legislativa.

Neste caso assumiria o governo estadual a Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleonice Freire. O problema é Arnaldo Melo dançar o "Creu" depois da renúncia da "sanfoneira".

O "roseanismo" continua tocando forró de "pé de guerra" ou agiliza o funk do "Creu"? A coerência de Arnaldo dá no "Creu"? O forró de "pé de guerra" de Roseana Sarney o dedo em riste?

Roseana Sarney de "fofão"(carnaval) ainda governadora, Arnaldo Melo só poderá ser candidato a governador, inviabilizando Luís Fernando candidato a governador na cadeira de governador. 

E aí? É "Cleo, cleo, cleo"?

EDUCAÇÃO SEM CORES PARTIDÁRIAS : PESSOAS CORRETAS, NOS LUGARES CERTOS, A RESPOSTA É CERTA

Não é a toa que a representante do Programa das Nações Unidas(PNUD), Maria Teresa Amaral Fontes vislumbra melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) no Maranhão.

Pessoas corretas, nos lugares certos, a resposta é certa. Pedro Fernandes(PTB)/Geraldo Castro(PC do B) embora de grupos políticos antagônicos permitem postar matérias sem divisão maniqueísta(bem/mal).

Pedro Fernandes acabou com as ilhas de poderes existentes na SEDUC. As "Irmãs Cajazeiras"(Graça Tajra, Zélia Mendonça e Carmem Aroso) perderam os "nacos de mando". Agora reina o mérito e a competência.

Geraldo Castro desaparelhou ideologicamente a SEMED. Lá não existe mais gestão do PC do B, PDT ou PTC. O interesse público o faz agir rápido, destravando a distribuição de livros inexplicavelmente parada desde de 2008.  

Fernandes anunciou recentemente a implantação das diretrizes curriculares em toda a rede de ensino público no estado. O objetivo é diagnosticar/ desenvolver ações estratégicas para melhoria da Educação no Maranhão.

Castro rapidamente engrandeceu a gestão de Holanda Junior. A Prefeitura capta recursos, libera créditos, participa da entrega de ônibus para transporte escolar, autoriza a construção de creches, distribui livros contrata professores concursados sem falar de partidos.


Isto tudo é política pública escrita com a boa prática, livre do patrulhamento político. O exemplo serve de alerta para a mídia atrelada. Fernandes e Castro ensinam principalmente a postar independente das cores partidárias. 

Enfim luzes no túnel da educação do Maranhão.


10 de fevereiro de 2014

DESCULPEM : POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO EM JÚRI POPULAR DIMINUI RÍTMO DE POSTAGEM

A possibilidade de participação em Júri Popular, em Alto Alegre provocou a queda de produtividade desta coluna eletrônica. Peço desculpas aos leitores, comprometendo-me retornar a normalidade nas próximas horas.

"Advocatus sed non latro"(advogado não é ladrão).


9 de fevereiro de 2014

TOTEM E TABU : O SARNEISMO NÃO VAI MUDAR AMANHÃ

Uma inteligente campanha publicitária conjugada pretende mudar dentro/fora, a visão sobre o período de 50 anos de mando da família Sarney no Maranhão. 

Luís Fernando escreve sobre avanços econômicos na Folha de São Paulo. Sarney historia na "Coluna do Sarney" o Maranhão a partir do domínio político do seu clã.

As campanhas publicitárias trabalham os conteúdos velado/objetivo. Luís Fernando trabalha o que pretende como real. Sarney viaja no nostálgico/simbólico/imaginário.

Luís Fernando escreve sobre o crescimento do PIB(10,3%), interligação dos 217 municípios do Maranhão. Sarney das manobras para construir a São Luís/Teresina e o Porto de Carajás. 

Apesar das campanhas publicitárias para divulgação do Maranhão de Sarney, o sarneismo não vai mudar amanhã. Cartesianos trabalham as partes e não o todo, do simples para o complexo.

Os problemas no presente são : o Complexo Penitenciário de Pedrinhas,o Complexo Eleitoral Indireto na Assembleia Legislativa. O resto é simples com diria Jack o "Estripador".   

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...