30 de janeiro de 2014

VOTOS QUE CABEM NUMA KOMBI : SARNEY REÚNE NO PMDB COM OS "ESPOCA URNAS", FABIANO VIEIRA DA SILVA E JOAQUIM HAICKEL

Zé Sarney perdeu o prumo e aprumo político. Não é que "Bandalha" reuniu-se com os "espoca urnas", Fabiano Vieira da Silva e Joaquim Haickel no PMDB para discutir a conjuntura política do Maranhão.

"Bandalha" foi ouvir Fabiano Vieira da Silva/Joaquim Haickel sobre a possível futura composição da bancada maranhense na Câmara Federal. "Mãe Nagiba" jogou os búzios para o desagrado de Sarney.

Segundo "Mãe Nagiba" o Chapão governista faz 8 deputados federais. Seriam 15 brigando por oito vagas. As duas "Chapinhas" governistas fariam 2 deputados. O Chapão da oposição fica com 8 deputados:

Chapão governista: 15 brigando por 8

PMDB- Gastão Vieira, Pedro Vai de Novo(Novais), Sétimo Waquim, João Marcelo e Alberto Filho;
PV- Sarney Filho e Vitor Mendes;
PTB- Pedro Fernandes;
PRB- Kleber Verde;
PR- Davi Filho;
PT- Zé Carlos e Rodrigo Comerciário.

Chapinha 1- 3 brigando por uma.
PEN- André Fufuca;
PRP- Severino Sales, Márcio Coutinho;

Chapinha 2: 3 brigando por uma.
PT do B- Lourival Mendes;
PSC- Costa Ferreira;
PSDC- Aluísio Mendes, Josué Pinheiro;
PMN- Ildon Marques

Chapão da Oposição-
PSB- José Reinaldo;
PC do B- Rubens Jr;
PSDB- Castelo, Pinto, Brandão;
PDT-Weverton Rocha;
SDD- Simplício Araújo/Dutra.

De oferenda uva/ameixa/maçã e castanha. 
1779708_578043595611225_1182175851_n


BIGAMIA POLÍTICA/IDEOLÓGICA ELEITORAL : DINO CASADO COM DILMA DIZ QUE NAMORO COM PSDB/PSB É BOM

Flávio Dino precisa ser "interditado" pela Assessoria de Comunicação de Campanha. Dino em entrevista à Josias de Sousa soltou as seguintes pérolas de uma girândola política/ideológica/eleitoral:

Dino diz que namora para atrair o PSDB/PSB. Dino "quer o casamento, oportunizando palanque para Aécio Neves/Eduardo Campos". O "transeté no molho do piquereté" ou suruba não leva em conta o casamento com Dilma/Lula.

O atestado de "bigamia" justifica-se pela indefinição de Dilma/Lula, que preferem esperar a proximidade das eleições de 2014. Se Roseana Sarney superar a crise sarnocarcerária, Dona Dilma e Seu Lula vão para o altar de quem? 

Para o eleitor acostumado a ver Dino/Dilma/Lula juntos vai ser difícil entender a pulada de cerca. Flávio Dino deixa Embratur nesta semana. O melhor seria continuar calado/casado até que as eleições o separassem ou não.

Flávio Dino cuidado com a "Flor da Idade".


Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava 
Carlos amava Dora que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha





A PESADA ENGRENAGEM POLÍTICA DO GRUPO SARNEY VOLTA A FUNCIONAR

A crise sarnocarcerária paralisou a pesada engrenagem política do grupo Sarney, que volta a funcionar com a previsível queda do plantão de notícias sobre o Maranhão.

A estrutura(política/midiática/administrativa/financeira) permite ao grupo Sarney rápida ação local. A ordem é não ignorar a crise, voltar progressivamente ao ritmo anterior. 

O candidato do grupo Sarney, Luís Fernando Silva volta a se movimentar regularmente pelo estado. O tom de euforia de alguns prefeitos não condiz com a realidade presente.

Roseana Sarney começa a proceder  "mudanças" no Secretariado de Governo. A Secretaria de Meio Ambiente(SEMA) é péssimo exemplo de como funciona a sarnoengrenagem.

Vitor Mendes, o "Vituca", filho de "Filuca", neto de "Dedeco", todos primo em 1º, 2º e 3º grau de Roseana Sarney, a "Branca" deixa a SEMA para candidatar-se a deputado federal.

Vitor Mendes é do Partido Verde(PV). O PV tem catinga/DNA dos Sarney. Nos quadros do PV, o jussárico deputado federal no sétimo mandato Sarney Filho, o filho playboy internacional Adriano Sarney.

Tem ainda o agregado Edilásio Junior, casado com Alina Sarney, filha de Ronald Sarney, irmão de José Sarney. De quebra Magno Bacelar, o "Nota de Dez"- aquele enrolado lá de Chapadinha.

Roseana colocou de propósito todos esses caranguejos do seu grupo no mesmo partido? Essa engrenagem é pesada. Carregar Zequinha, Adriano Sarney, ex- Sarney Neto, Vitor Mendes e Edilásio é f.


29 de janeiro de 2014

GRUPO SARNEY : PEDRO FERNANDES PARA O SENADO

Pedro Fernandes é engenheiro civil por formação, foi bancário, vereador(1993-1996), deputado federal(1993-2015), licenciado exerce o cargo de Secretário Estadual de Educação.

Pedro Fernandes tem destaque por onde exerceu o labor. Trabalhador, competente, bem articulado, não tem dificuldades no trato do mais simples cidadão à Presidente da República.

Todos lhe diziam que a SEDUC era um presente "sarno-grego". Fernandes montou no "Cavalo de Troia", acabou com as ilhas de poder/corrupção na então desacreditada Secretaria de Educação.

Ontem(28) durante o IV Seminário de Integração Estado Municípios, o Secretário de Articulação do MEC, Binho Marques elogiou Pedro Fernandez pela iniciativa pioneira de alinhamento.

"O Maranhão larga na frente, está no caminho certo ao tentar alinhar os Planos de Educação(Municípios/Estado), levarei este exemplo para outros estados. Pedro Fernandes é um gestor na frente do seu tempo".

Binho Marques foi governador do Acre e Secretário de Educação por 12 anos. Marques sugeriu Pedro Fernandes na disputa majoritária em 2014. Pedro Fernandes é bom nome para o Senado. 

Roseana promete ficar até o fim do mandato. Fernandes é quadro político competitivo, com chance de vitória na disputa para o Senado. Será que Roseana Sarney diz : "É com Pedro Fernandes que eu vou"? 

28 de janeiro de 2014

CRISE SARNOCARCERÁRIA NÃO FOI NOCAUTE : LUÍS FERNANDO MANTÉM RITMO DE CAMPANHA

O grupo Sarney mostra capacidade de assimilar pancadas. Castigados na linha de cintura/cabeça- acusados pela fome/ miséria/decapitações/insegurança pública segue o ritmo de campanha.

Luís Fernando cumpre maratonas de inaugurações por todo o estado. O entusiasmo dos prefeitos chega a ser contagiante. Fica a impressão de que a crise sarnocarcerária não atingiu o interior do Maranhão.

O discurso está afiado e afinado. O prefeito de Fortaleza dos Nogueira, Eliomar dos Santos Nogueira analisa a ênfase dada a crise sarnocarcerária, como preconceito a ser superado pelo trabalho/competência


Flávio Dino não soube levar o grupo Sarney a nocaute durante a crise sarnocarcerária. Dino bateu sem técnica no início, depois amedrontado pelo desgaste ficou sem ritmo. A técnica deveria ser sugestões, o ritmo o equilíbrio.

Em política não tem nada irreversível. Não existe essa história de "só deus impede a vitória de Flávio Dino". Esqueçam os surrados mantras políticos. O melhor ao deixar a Embratur, é se embrenhar pelo interior do Maranhão.   

27 de janeiro de 2014

ROSEANA DEPUTADA : VITOR MENDES É MAIS UM FEDERAL NA ALGIBEIRA DA SARNEY ?

O deputado estadual Vitor Mendes deixa a Secretaria do Meio Ambiente. Mendes será candidato a deputado federal na algibeira de uma suposta candidatura de Roseana Sarney à Câmara Federal.

Vitor Mendes, o "Vituca" é filho do prefeito da cidade de Pinheiro, Filadelfo Mendes Filho, o "Filuca". Por sua vez "Filuca" é filho do ex-prefeito de Pinheiro, Filadelfo Mendes, o "Dedeco".

Vituca, filho de Filuca, neto de Dedeco é símbolo de repeteco. Vituca, Filuca, Dedeco são primos de José Sarney. A candidatura "a federal" de Vituca mostra que o grupo Sarney não escuta as ruas.

O Maranhão quer renovação gênero/espécie. Vituca é a perpetuação do domínio político. A grande dificuldade de Luís Fernando é fazer o omelete do neosarneismo sem candidaturas com o antigo DNA.

Roseana planta dúvida- para/continua ou pede ajuda como federal ? Sarney Filho&Adriano Sarney, Edilásio Junior, Vitor Mendes são candidaturas que roubam espaço de outras lideranças. Dino agradece.



DIGA AO POVO : ROSEANA SARNEY FICA NO GOVERNO, FLÁVIO DINO SAI DA EMBRATUR

Roseana Sarney estabeleceu prazo para voltar a falar na sua sucessão. "Só volto a falar em eleição no dia 14 de fevereiro", teria dito a Sarney ao jornalista Raimundo Borges. Porquê?

Roseana Sarney não sairá do governo em abril. O tempo exíguo(curto) não permite debelar a crise "sarnocarcerária'. Pedrinhas cheira a sangue, as ruas/polícia temem novos ataques.

O prazo estabelecido para voltar a falar na sucessão- 14 de fevereiro, coincide com a reforma no Secretariado. Aluísio Mendes, o "Aluísinho" deixará a SEGUP, para blindar-se como deputado federal.

Flávio Dino deixará a Embratur nesta semana. O balanço "marron-meno" não deve ganhar destaque nacional/internacional. Dino na Embratur virou Cristo Redentor- no alto, frio e de braços abertos.

Dino andou "quebrando porcelana". A prematura imagem aliançado com uma rosa-vice-governador(PDT), entrelaçada nos dedos de Márcio Honaiser foram desmentidas pelo outro- Márcio Jerry.

São estas dinâmicas que modificam o quadro político. A candidatura de Luís Fernando encolheu com a crise"sarnocarcerária"? Dino atropelou as escolhas majoritárias(vice/senador)?

O grupo Sarney tem tempo/eficiência para fazer da crise "sarnocarcerária" discurso de campanha? Flávio Dino saberá articular as oposições para coligadas ou como distanciadas? Só o tempo.



26 de janeiro de 2014

AZINABRADO : SARNEY COM CHEIRO DE NAFTALINA E FERRO

José Sarney é ator/espectador da história política do Brasil. Sarney copiou o estilo/estratégia do ex-governador Benedito Leite. Leite morreu na França, sem que lhe tomassem o bastão do mando no Maranhão.

Sarney em artigo no "EMA" neste domingo(26), cita estudada viagem de Benedito Leite com o então Presidente da República Afonso Pena, como estratégia para a construção da "Estrade de Ferro São Luís-Teresina".

Leite como Sarney ou Sarney como Leite usaram a necessidade de desenvolvimento para pedir melhorias para o Maranhão. O erro foi a vizeira que cercou a visão política oportunista dos dois ex-governadores maranhenses.

Além das "vias" de desenvolvimento era preciso desenvolver o povo. Faltaram os trilhos representados pela "educação/saúde". Faltaram governos/locomotivas que avançassem no rumo do progresso. Faltaram maquinistas, sobraram homens de ferro.

25 de janeiro de 2014

CRISE SARNOCARCERÁRIA E AS ELEIÇÕES DE 2014 : PROBABILIDADES E PROPOSTAS

A campanha eleitoral deve "aquecer na chuva" do carnaval. Roseana Sarney só veste o "fofão" se debelar a "crise sarnocarcerária". A Sarney se proibiu falar em eleição até 15 de fevereiro/2014.

Roseana Sarney deve mudar o curso do discurso eleitoral. O carro chefe será a Segurança Pública. Ela pretende fazer do limão a limonada. Controlar presídios e a violência nas ruas é o básico do básico.

Dino mexeu errado. Desagradou parte do PDT- na provável escolha do vice(Márcio Honaiser). Não controlou as críticas de setores ligados a Holanda na direção de Castelo(PSDB), afastando o PSDB.

Dino foi aconselhado a ficar na "redoma", em torno das cúpulas partidárias enquanto durar a "crise sarnocarcerária". A movimentação não foi bem articulada, levando a reações indignadas de fortes aliados.

Roseana Sarney vai jogar todas as fichas no combate a criminalidade/violência. Luís Fernando deverá explorar a vitória contra o crime, como resultado  do seu grupo e não promessa de campanha.

Dino tem posição cômoda. É só esperar o "Dono do Mar" pegar fogo e comer Sarney frito. O desgaste do grupo Sarney lhe favorece. A trajetória pessoal/profissional sem máculas gera confiança/esperança.

Esperança e confiança(Dino) X Segurança e resultados(Luís Fernando). São essas as possíveis probabilidade e propostas durante a campanha para o governo do Maranhão, em 2014.

CHAPA DE DINO CABE NUMA "BALSA"? VICE E SENADOR REGIONALIZAM AS ESCOLHAS

Dino precisa administrar melhor a inegável larga vantagem eleitoral. Dino ainda se comporta como "macaco em loja de louça". Muitas peças são quebradas sem a menor necessidade durante a exposição.

A foto aliançado por uma flor(PDT) com Márcio Honaiser atropelou a escolha do candidato a vice. A matéria foi plantada no Blog de Bandideça a pedido do deputado/patrão Weverton Rocha?



A notícia criou cisão no PDT? Por pesquisa internas Hilton Gonçalo(17%), Deoclides Macedo(8,8%), Rosângela Curado(6,8%) estariam posicionados na dianteira de Honaiser(1,4%). E agora?

A chapa(vice/senador) de Dino cabe "numa balsa"? Márcio Honaiser de Carazinho(RS) é empresário em Balsas. Roberto Rocha(PSB) de Balsas é vice-prefeito da Capital e candidato a senador de Dino.

É tudo gaúcho de Balsas? E as outras regiões do Maranhão? Barbaridade tchê! Rosângela Curado(PDT) ficou chupando dente e Deoclides Macedo(PDT), penteando a cabeleira de capacete.



No clima de carnaval. Dino cuidado para a "balsa não virar". Até o Chiclete com banana divide a plateia. Luís Fernando te anima, canta : "se a canoa não virar olé/olé/olá/ eu chego lá". 




24 de janeiro de 2014

NOIVADO ANTECIPADO PARA EVITAR CENAS NO CASAMENTO : DINO ADMITE MÁRCIO HONAISER COMO VICE-GOVERNADOR

Dino esteve neste fim/começo de semana em São Luís. Tratado como governador na proveta- aquele que antes de ser já é, Dino foi pressionado a definir Márcio Honaiser(PDT) como vice.

As tratativas avançaram a ponto de Dino/Honaiser deixarem-se fotografar de mãos unidas, tendo uma flor(símbolo do PDT) como aliança. O aparente/súbito noivado não parece longe do casamento.

http://www.luispablo.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Fl%C3%A1vio-Dino-e-o-empres%C3%A1rio-M%C3%A1rcio-Honaiser-e1370886176112.jpg

Ocorre que Hilton Gonçalo/ Elisiane Gama/ Domingos Dutra entre outros não foram convidados para o noivado. Dizem que o súbito noivado, foi para evitar testemunhos contrários no casamento.

Dino foi juiz de direito, no entanto como político deveria evitar as escolhas como sentenças. Honaiser é um excelente quadro político. Falta conduzi-lo de forma democrática  na disputa de 2014.



ARROCHA: CORONEL IVALDO BARBOSA NA SEGURANÇA PÚBLICA

O trabalho do Coronel  Barbosa no Complexo Penitenciário lhe credencia a assumir a Segurança Pública no Maranhão. Barbosa tem se mostrado destemido/envolvido no combate a violência.

Nomear Barbosa poderá contribuir para tranquilizar população. Os resultados positivos em Pedrinhas poderão se repetir nas ruas. O orgulho do desempenho das funções de praças/ oficiais funcionará? 

Roseana Sarney corre contra o tempo/tudo. Ela prometeu entregar presídio de segurança máxima em abril. 1º de abril? A escolha da "segurança máxima", próximo de Pedrinhas erra na localização.

Ao construir o presídio de segurança máxima no povoado Maruai, em Pedrinhas, o governo permite a aproximação geográfica dos que alimentam a cadeia de violência dentro da comunidade carcerária.

Alcântara já sediou os detentos no passado. O mar, o "Boqueirão", os tubarões lembram o filme do "Alcatraz". Mas isso é ficção. Por falar em ficção, não é lá que está uma base espacial?

NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...