26 de julho de 2014

POLÍTICA DO MARANHÃO CICLOS/ MOVIMENTOS/ DONATÁRIOS/ USUÁRIOS

O Maranhão foi uma das capitanias  criadas quando D. João III dividiu o Brasil, tendo como seus primeiros capitães donatários Fernando Alvares de Andrade, João de Barros e Aires da Cunha.

Entre os mais recentes "usuários"- aqueles que do Maranhão fizeram uso prolongado, destacam-se por mando/desmandos Benedito Leite(12 anos), Vitorino Freire(24 anos) e José Sarney(48 anos).

A progressão geométrica- sempre em dobro 12/ 24/ 48, acompanha os ciclos em rotação- movimento de um objeto em torno do centro e movimentos de translação- dos políticos em torno do "Sol".

A conclusão do ritornelo- repetição, é possível por registros recentes :

"Atualmente as correntes governistas querem alijar Genésio Rego : os vitorinistas para não lhe dar as vantagens de aventurar-se ao governo ; os genesista para evitar a decepcionante aventura"(Erasmo Dias, em Brigam as Comadres)".

Qualquer semelhança com a candidatura de Luís Fernando Silva ao governo não é mera coincidência. Luís Fernando teve o sonho de candidatar-se obstruído pelos próprios sarneístas, que agora amargam com a candidatura de Edinho.

Quais as vantagens de ter sido candidato por um curto período? Ser oposição futura? Luís Fernando Silva tanto quanto Genésio Rego foram objetos dos movimentos em torno de "um sol para ser sol". 

Léta't c'est moi(Eu sou o Sol, Luís IV, Rei de França). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário