6 de dezembro de 2013

NA FOLHA DOS VEREADORES AGIOTAS : GIRAFA MANTÉM ENCONTRO COM O "OGUM" E FAZ ENQUETE PARA ELEGER O MELHOR VEREADOR DE 2013

O que não faz uma "ben$ão" de um babalorixá. O blogueiro "Girafa" foi visto adentrando a Câmara Municipal de São Luís na sexta-feira(6), para encontrar a "Formiguinha de Ogum".

Girafa vinha destacando as investigações sobre o estelionato cumulado com apropriação indébita, envolvendo 14 vereadores e a gerente do Bradesco Regina Célia, a "Mamãe Noel".

Depois do encontro secreto da Girafa com a "Formiguinha de Ogum" tudo mudou. O blogueiro agora faz enquete para saber que foi o melhor vereador de 2013. Não será surpresa se for eleita a "Formiguinha de Ogum".

A "Formiguinha" gosta de uma "tromba de elefante". O blogueiro "Girafa" é conhecido como "couro não deu"(binlau pequeno)."O buraco é bem no meio, então não interessa o tamanho a altura", disse a "Formiguinha".

Arrocha o "fiofó da Formiguinha". Esse tá na folha dos vereadores agiotas. Imagina a cena do sexo entre a "Formiguinha de Ogum" e a Girafa. O "binlau de japonês" da blogueyra Girafa vai se perder no "vazio" de "Ogum".

5 de dezembro de 2013

FORA DE ÉPOCA : EDUARDO CAMPOS LEVA ELISIANE GAMA PARA PERNAMBUCO PARA "MATÁ-LA DE FACA(DE PERTO) SEM GRITOS" E FELIPE PATURY ACREDITA EM APOIO

O colunista da Revista Época de sugestivo nome Felipe Patury, acredita que Eduardo Campos vai apoiar Elisiane Gama para o governo do Maranhão em 2014, em detrimento de Flávio Dino. Só um pato!

Patury acredita que pela amizade de Eli$iane Gama com Marina Silva, o neto do coronel Miguel Arraes, Eduardo Campos vai esquecer aqueles ensinamentos do "vô"- "chama prá perto e arrocha o buriti".

Só um "pato" com nome de "Patury" não sabe das sutilezas da política nordestina. Eduardo Campos chamou Eliziane Gama para "matá-la de faca"(de perto) sem gritos, pelo convencimento, pela insistência.  

Eduardo Campos quer a aproximação de Elisiane Gama para envolvê-la no Projeto Político de Flávio Dino. O "pato" ainda publicou as declarações de Elisiane Gama "marro-meno" neste sentido.

Gama disse que "conversaria com Campos sobre o que aprendeu no se governo e falaria sobre as eleições de 2014". É aguardar mais algumas viagens para Pernambuco, que Gama "afina" para Flávio Dino.

Gama passou uma semana em "lua de mel" com o governo de Pernambuco. Visitou várias Secretaria de Governo na companhia de Wellington do Curso. Da Gama aprendeu em quatro dias o que não aprendeu a vida toda?

Elisiane Gama aprendeu demais? Patury plantou a soldo ou não sabe da morte política "por faca"(de perto, sem grito)? Já não fazem mais articulistas como Carlos Castelo Branco. Felipe P a t u r y ou pato?

QUEM SÃO OS VEREADORES-AGIOTAS E ONDE ESTÁ RAIMUNDA CÉLIA, A MAMÃE NOEL?

A Câmara Municipal de São Luís é palco de mais um escândalo abafado pela grande/pequena mídia. A gerente envolvida Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" tem ligações do Jornal Pequeno ao Estado do Maranhão.

O "modus operandi" da mutreta ainda não está esclarecido. Vereadores usavam "funcionários-cavalos", que eram usados para montar empréstimos, sendo depois demitidos em prejuízo do Bradesco?

Quem são estes vereadores que alcançam a metade da Câmara de São Luís? Por eliminação ficam de fora todos os eleitos/reeleitos nesta legislatura. Desta forma ficam de fora do rol dos culpados:

Fábio Câmara, Pedro Lucas Fernandes, Helena Dualibe, Honorato Fernandes, Prof. Lisboa, Edmilson Jansen, Beto Castro, Paulo Luis, Estevão Aragão, Pavão Filho, Bárbara Soeiro, Sérgio Frota, Luciana Mendes, Roberto Rocha Junior, Ricardo Diniz.

A Câmara Municipal de São Luís renovou 50% do seu quadro parlamentar. Assim não é correto generalizar o estelionato Câmara/Bradesco. Entre os acusados de agiotagem estão 14 vereadores, não se podendo informar se eleitos ou não.

O Blog do Cesar Bello com a responsabilidade que lhe é peculiar, vai dispor para seus leitores  a lista dos vereadores-agiotas nas próximas horas, bem como o montante com que cada vereador teria se beneficiado com o estelionato Câmara/Bradesco.

A gerente Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" seria responsável pela arrecadação do saco de dinheiro, que eram emprestado a terceiros com juros de 7% ao mês, bem abaixo do mercado da agiotagem. Os empréstimos retornavam acrescidos dos royalties, o Bradesco ficava na merda.

Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" teria sido vista em um dos luxuosos cafés de Paris, cumprimentando todos com o um afetuosos "mon cherry"(meu querido). Regina Célia e o marido "Jereba" tiravam onda e tentavam imitar os franceses.

Ao sentar ao invés de "merci bocu"(muito obrigado), saiu um mexi meu c. No lugar de "je ne sai ps" ela respondeu : prá lá e para cá. É bem provável que Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" e o maridão "Jereba" sejam os anfitriões de Pergentino Holanda, nas sua férias de Natal em Paris.


MAIS MÉDICOS : MAIS PARCERIAS

Mais 170 médicos estrangeiros chegaram para trabalhar no Maranhão. Mais parcerias devem ser alinhavadas entre estado e municípios para que o Programa do Governo Federal tenha êxito.

A oposição critica o atual modelo de gestão na Saúde, mas não contribui nas articulações para as parcerias. É a política de terra arrasada que rende discurso eleitoreiro na Assembleia Legislativa.

O governo ainda não consegui o respeito da opinião pública estadual, quanto ao funcionamento de dezenas de hospitais inaugurados, obedecendo ao calendário eleitoral de 2014.

Faltavam médicos para o pleno e vital funcionamento dos Hospitais nos municípios do estado. O Programa Mais Médicos deve melhorar o atendimento no interior do Maranhão.

Ricardo Murad quase quebra a confiança nos médicos estrangeiros. O episódio com o nigeriano "AKiKomabu" não se relaciona ao Programa Mais Médicos, entretanto deixou reflexo negativo.

Por outro lado a oposição tentou tirar proveito de atendimento isolado, realizado por médico estrangeiro, que supostamente receitara remédio de cavalo para um paciente em um município.

É hora de refletir sobre os erros no trato com a questão epigrafada. A oposição deve se dispor a participar das articulações nas parcerias . O governo cumprir suas metas sem pretensão eleitoreira.

Mirem-se no exemplo de Pedro Fernandes e Geraldo Castro, Secretários de Educação do Estado e da Capital respetivamente. Abandonem as posturas eleitoreiras pelo bem da saúde do povo.

4 de dezembro de 2013

A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR EM SÃO LUÍS : POSTURA DE PEDRO FERNANDES E GERALDO CASTRO

A Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de S. Luís produziu um fato político exemplar. Os Secretários de Educação do Estado(Pedro Fernandes) e do Município de São Luís(Geraldo Castro) desataram o nó da pretendida parceria institucional.

Fernandes eximiu-se de críticas pessoais ao prefeito Holanda Junior. Castro adotou a mesma postura em relação a governadora Roseana Sarney. O resultado das posturas é a municipalização do ensino fundamental, sem o tradicional jogo de "empurra competência". 

"Estamos municipalizando o ensino fundamental, mas dispondo todo o apoio para que a Capital oferte ensino de qualidade. A Seduc coloca-se a disposição da SEMED para colaborar com o devido planejamento para que o processo aconteça", disse Fernandes.

"Educação fundamental é direito inalienável estabelecido na CF e LDB. O período  na formação dos alunos, implica em investimentos permanentes para garantia da continuidade. O desdobramento do bom atendimento evita a evasão escolar", afirmou Castro.

É isso que se espera dos homens públicos. Cada um tem a exata noção de suas competências. O exercício das funções de forma objetiva não deixa espaço para a improcedente prática, de atribuir  a culpa pelas falhas de gestão a outras esferas administrativas. 

Desculpem a baixa produção do desta quarta-feira(4). Motivos de força maior impediram até a leitura dos blogs. Nos próximos instantes voltaremos a ter regularidade nas postagens.

3 de dezembro de 2013

MACACO EM LOJA DE LOUÇA : FLÁVIO DINO ANTECIPA APOIO A CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA(PSB) AO SENADO

O principal candidato das oposições, Flávio Dino deu mais uma entrevista "macaco em loja de porcelana"- foi louça quebrada para todo lado. Quem vai juntar os cacos dos pratos, xícaras, pires, bules?

Dino não soube "cozinhar o galo"(fazer esperar)- antecipou apoio a candidatura de Roberto Rocha(PSB) ao Senado. A entrevista foi veiculada hoje(3) no Jornal O Globo, em Brasília.  

No prato de porcelana foi jogado um "galo duro", que deve trincar louça/dentes das relações com o SDD e PSDB, que tem Domingos Dutra/Carlos Brandão como  candidatos ao Senado. 

Xícaras e pires- os pedidos na Esplanada dos Ministérios, foram quebrados com declarações  que atestam dificuldades no Planalto, após Dino ser "flagrado" em fotos de rosto colocado com Eduardo Campos :

O Globo- Se o PT apoiar o PMDB, e o senhor estiver junto com o Eduardo Campos, fica desconfortável para o senhor permanecer no governo?
Flávio Dino -Minha situação é absolutamente confortável. Estou aqui no espaço que compete ao PCdoB, que apoiou Lula e Dilma sempre. Não estou aqui em nome próprio. E não estou aqui indicado pela presidente Dilma, apenas. Estou aqui em uma cota partidária, conseguida nas urnas. Eu informei a presidente, há cerca de duas ou três semanas, que sairei em janeiro.


Segura a língua desse homem Juliano Corbeline. Sem o apoio do Planalto(Dona Dilma), a candidatura de Flávio Dino "faz água". Aonde já se viu candidato a governador no Nordeste, rejeitar apoio da Presidente da República? Flávio não me leva a mal, mas toma cuidado com a louça e a língua.

A entrevista lembra aquele cara que entrou afobado em uma farmácia e gritou:

- "Me da uma camisinha".

Uma idosa presente na farmácia reprendeu o cliente que pedira a camisinha : 

- "Cuidado com a língua seu moço" 

O língua solta não perdeu a oportunidade :

- Me dá duas.

O que fizeram com Flávio Dino para que ele desse essas declarações de língua solta? 

IGOR NO DIVÃ : PORQUE IGOR LAGO IGNORA O PROJETO DE DOMINGOS DUTRA QUE CONCEDE ANISTIA SIMBÓLICA A JACKSON LAGO?

Em 1996 o ex-vereador e deputado federal Domingos Dutra compôs com Jackson Lago chapa vitoriosa, que os elegeu vice e prefeito respectivamente. Igor Lago concluía tranquilamente o curso de Medicina em São Luís.

Meses depois da posse(1996), Dutra foi escantilhado em um "Palacinho", no bairro do Monte Castelo. Em 2006, Dutra enfrenta a fúria de Lula para eleger Jackson governador. Igor Lago concluía comodamente a residência em São Paulo.

Dutra entra com Projeto de Lei em 2013, concedendo anistia simbólica ao ex-governador Jackson Lago, cassado pelo TSE na madrugada de 03 de março de 2009. 

Além do Projeto de Lei epigrafado, Dutra indicou o nome de Jackson Lago para ser homenageado pelo Senado com a Medalha Dom Helder Câmara, hoje(3) as 11 horas. Igor Lago permaneceu calado.

Igor Lago não escreve uma linha em agradecimento? Qual a anamnese(diagnóstico) para o caso? Igor Lago no divã :

Jacques Lacan diz que : "os símbolos são mais reais que aquilo que simbolizam" . O venerado psicanalista francês é categórico : "o inconsciente se manifesta, através de esquecimentos". 

Se o esquecimento de Igor Lago é narcisismo(aquele que se afoga na própria imagem no lago) a terapia vem de Heráclito- "ninguém se banha duas vezes no mesmo lago". "O rio muda o tempo inteiro".(Jorge Luís Borges).





2 de dezembro de 2013

ESSE É O FOCO: HOLANDA JUNIOR APÓIA NATAL NO COROADO

A pior imagem da administração de Holanda Junior foi a do "café com farinha"- episódio em que crianças das escolas comunitárias recebiam um "xibé" como Merenda Escolar.

Holanda Junior neste fim de semana apoiou e participou do Natal do Coroado. A estratégia administrativa/humana atinge o principal alvo de ataque que maculou a sua gestão.

A correta ação  deve estender-se por outros bairro periféricos, onde a carência fica evidente por ocasião das festas natalinas, período em que a sensibilidade aflora aos corações humanos.

Holanda tem forte formação religiosa, característica que lhe permite participar com desenvoltura de ações comunitárias. As Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente dão apoio logístico.

A princípio este é o caminho, a verdade e a ressurreição. 

coroado2

PESQUISAS(DE ABRIL À DEZEMBRO) JP/AMOSTRAGEM REVELA QUEDA DE FLÁVIO DINO EM 7 PONTOS PERCENTUAIS

A pesquisa divulgada no último domingo(1) revela queda de Flávio Dino(55%) em comparativo com as realizadas pelo mesmo Instituto(JP/Amostragem 62,15%), em abril de 2013.

Pelo JP/Amostragem em abril de 2013, Flávio Dino tinha 62,15% das intenções de votos. Segundo os dados apresentados no domingo(55%), Flávio Dino caiu para 7,15% pontos percentuais.

A análise dos dados estatísticos apresentados no domingo(1) conclui que o oposicionista vem perdendo gradativamente, 1% percentual nos últimos 7 meses de pré-campanha.

A divulgação da recente pesquisa é artifício válido para manter a "chama da mudança", mas não resiste a uma análise apurada tendo como base os dados divulgados em abril pelo JP/Amostragem.

Para quem duvidar as pesquisas de abril foram realizadas pelo JP/Amostragem em 5,6,7 de abril com margem de erro de 3%. As recentes foram realizadas nos principais colégios eleitorais de Dino.

1 de dezembro de 2013

E A FILA NO PDT ? RECEBIMENTO DE TÍTULO DO CDL PROMOVE HONAISER A VICE DE DINO?

Roberto Rocha cunhou a frase : "Política tem fila". Era resposta ao desempenho de Flávio Dino que apresentava-se como candidato das oposições ao governo em 2010. Rocha sacrificara o mandato de federal pela "causa oposicionista" em 2002.

Flávio Dino furou a fila e consegui credenciar-se como o principal candidato das oposições em 2010/2014. Agora é Márcio Honaiser que passa ao largo de Deoclides Macedo/Rosângela Curado/Edson Vidigal históricos e geográficos do PDT.

Afora os históricos/geográficos tem ainda o conceituado Hilton Gonçalo que nunca falou rejeitar a vaga de vice-governador. Gonçalo ao posicionar-se como alternativa do PDT para disputa do governo, deu densidade ao PDT na disputa pela vice.

Márcio Honaiser é um bom nome. Gaúcho de Carazinho foi Secretario de Fazenda na famigerada administração de Jonas Demito, em Balsas. Honaiser disse "Jonas, eu me demito". Um irmão de Jonas Demito assumiu a Secretaria de Fazenda.

Os  gaúchos-Demitos arrasaram a economia do município de Balsas. Um Demito prefeito e o outro Demito na Secretária Fazenda fizeram a festa em Balsas, compraram muitas fazendas no Sul do Brasil, depois sumiram do Maranhão.

"Eu me demito".



ARTIFÍCIO : FLÁVIO DINO SENTE O "ENCOSTO" DE LUIS FERNANDO E PUBLICA PESQUISA COM LARGA VANTAGEM

O principal candidato oposicionista, Flávio Dino sentiu o "encosto" do governista Luís Fernando. Na semana passada a Escutec publicou pesquisas, revelando um empate técnico entre Dino(28%), Eliziane(26%) e Luís Fernando(22%) na Capital do Maranhão.

Dino reagiu, publicando neste domingo(1) pesquisas do Jornal Pequeno ainda com ampla vantagem(55%). A divulgação ocorre após Washington Oliveira afastar-se da vice-governadoria, abrindo espaço para Luís Fernando assumir rapidamente o governo.

Os marqueteiros de Dino sentiram a necessidade de manter acessa a "chama da mudança". A pesquisa um ano antes das eleições, não passa de artifício publicitário para oxigenar os pulmões da candidatura de Dino, que já enfrenta crise de credibilidade.

A estratégia publicitaria epigrafada- divulgação da pesquisa com Flávio Dino em larga vantagem, revela que a oposição confessa o crescimento de Luís Fernando, teme que por eleições indiretas o candidato governista assuma a cadeira n° 1 no Palácio dos Leões.

Governo e oposição esgrimam nos espaços da política local. Luís Fernando apresenta obras semanalmente e prepara-se para assumir o governo do estado. Flávio Dino deixa a Embratur para embrenhar-se nos rincões do estado e manter-se na dianteira da sucessão.

30 de novembro de 2013

SINUCA DE BICO(PDT, PSDB,PSB) EM FLÁVIO DINO PROJETA CANDIDATURA DE HILTON GONÇALO

O grupo Sarney ganhou o "1° turno" - Washington Oliveira deixou a vice-governança e toma posse no TCE na segunda-feira(2 de dezembro). 

O Natal Roseanista pode presentear Luís Fernando no "2°turno". O avanço das negociações sentaria LF na cadeira nº 1 em dezembro/13.

As oposições batem as cabeças. Flávio Dino tenta livrar-se da sinuca de bico- escolha do candidato a vice-governador entre o PSDB/PDT.

São Luís(PTC) garante a vaga de senador ao PSB(Roberto Rocha), mas a vaga de vice é barganhada pelo PDT e PSDB, tendo como moeda o tempo de televisão.

A disputa pela vaga de vice entre o PSDB/PDT, dará vitória ao PSDB. Este resultado projetará Hilton Gonçalo como provável candidato ao governo pelo PDT.

O imbróglio lembra um jogador de sinuca falastrão, que em confronto com um exímio jogador perdia a partida, mas ao dar uma sinuca de bico desafiou o jogador profissional:

- Rapaz, se tu tirar essa sinuca de bico eu chupo o teu pinto. O jogador profissional saiu da sinuca de bico. Falastrão perdeu a aposta e história entrou para o anedotário:

Contam que no último campeonato de sinuca sediado em São Luís, um conhecido jogador cuspia incessantemente e pronunciava a seguinte frase : "Joga prá caralho". Questionado sobre a cuspideira e a faladeira em ritornelo- "joga prá caralho", esclareceu :

Rapaz, eu estava jogando sinuca com um cara que "joga prá caralho". Apliquei uma sinuca de bico no cara- "joga prá caralho" e desafiei dizendo : Se tu tirar essa sinuca eu chupo teu "binlau". "Joga prá caralho".





FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...