4 de dezembro de 2013

A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR EM SÃO LUÍS : POSTURA DE PEDRO FERNANDES E GERALDO CASTRO

A Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de S. Luís produziu um fato político exemplar. Os Secretários de Educação do Estado(Pedro Fernandes) e do Município de São Luís(Geraldo Castro) desataram o nó da pretendida parceria institucional.

Fernandes eximiu-se de críticas pessoais ao prefeito Holanda Junior. Castro adotou a mesma postura em relação a governadora Roseana Sarney. O resultado das posturas é a municipalização do ensino fundamental, sem o tradicional jogo de "empurra competência". 

"Estamos municipalizando o ensino fundamental, mas dispondo todo o apoio para que a Capital oferte ensino de qualidade. A Seduc coloca-se a disposição da SEMED para colaborar com o devido planejamento para que o processo aconteça", disse Fernandes.

"Educação fundamental é direito inalienável estabelecido na CF e LDB. O período  na formação dos alunos, implica em investimentos permanentes para garantia da continuidade. O desdobramento do bom atendimento evita a evasão escolar", afirmou Castro.

É isso que se espera dos homens públicos. Cada um tem a exata noção de suas competências. O exercício das funções de forma objetiva não deixa espaço para a improcedente prática, de atribuir  a culpa pelas falhas de gestão a outras esferas administrativas. 

Desculpem a baixa produção do desta quarta-feira(4). Motivos de força maior impediram até a leitura dos blogs. Nos próximos instantes voltaremos a ter regularidade nas postagens.

3 de dezembro de 2013

MACACO EM LOJA DE LOUÇA : FLÁVIO DINO ANTECIPA APOIO A CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA(PSB) AO SENADO

O principal candidato das oposições, Flávio Dino deu mais uma entrevista "macaco em loja de porcelana"- foi louça quebrada para todo lado. Quem vai juntar os cacos dos pratos, xícaras, pires, bules?

Dino não soube "cozinhar o galo"(fazer esperar)- antecipou apoio a candidatura de Roberto Rocha(PSB) ao Senado. A entrevista foi veiculada hoje(3) no Jornal O Globo, em Brasília.  

No prato de porcelana foi jogado um "galo duro", que deve trincar louça/dentes das relações com o SDD e PSDB, que tem Domingos Dutra/Carlos Brandão como  candidatos ao Senado. 

Xícaras e pires- os pedidos na Esplanada dos Ministérios, foram quebrados com declarações  que atestam dificuldades no Planalto, após Dino ser "flagrado" em fotos de rosto colocado com Eduardo Campos :

O Globo- Se o PT apoiar o PMDB, e o senhor estiver junto com o Eduardo Campos, fica desconfortável para o senhor permanecer no governo?
Flávio Dino -Minha situação é absolutamente confortável. Estou aqui no espaço que compete ao PCdoB, que apoiou Lula e Dilma sempre. Não estou aqui em nome próprio. E não estou aqui indicado pela presidente Dilma, apenas. Estou aqui em uma cota partidária, conseguida nas urnas. Eu informei a presidente, há cerca de duas ou três semanas, que sairei em janeiro.


Segura a língua desse homem Juliano Corbeline. Sem o apoio do Planalto(Dona Dilma), a candidatura de Flávio Dino "faz água". Aonde já se viu candidato a governador no Nordeste, rejeitar apoio da Presidente da República? Flávio não me leva a mal, mas toma cuidado com a louça e a língua.

A entrevista lembra aquele cara que entrou afobado em uma farmácia e gritou:

- "Me da uma camisinha".

Uma idosa presente na farmácia reprendeu o cliente que pedira a camisinha : 

- "Cuidado com a língua seu moço" 

O língua solta não perdeu a oportunidade :

- Me dá duas.

O que fizeram com Flávio Dino para que ele desse essas declarações de língua solta? 

IGOR NO DIVÃ : PORQUE IGOR LAGO IGNORA O PROJETO DE DOMINGOS DUTRA QUE CONCEDE ANISTIA SIMBÓLICA A JACKSON LAGO?

Em 1996 o ex-vereador e deputado federal Domingos Dutra compôs com Jackson Lago chapa vitoriosa, que os elegeu vice e prefeito respectivamente. Igor Lago concluía tranquilamente o curso de Medicina em São Luís.

Meses depois da posse(1996), Dutra foi escantilhado em um "Palacinho", no bairro do Monte Castelo. Em 2006, Dutra enfrenta a fúria de Lula para eleger Jackson governador. Igor Lago concluía comodamente a residência em São Paulo.

Dutra entra com Projeto de Lei em 2013, concedendo anistia simbólica ao ex-governador Jackson Lago, cassado pelo TSE na madrugada de 03 de março de 2009. 

Além do Projeto de Lei epigrafado, Dutra indicou o nome de Jackson Lago para ser homenageado pelo Senado com a Medalha Dom Helder Câmara, hoje(3) as 11 horas. Igor Lago permaneceu calado.

Igor Lago não escreve uma linha em agradecimento? Qual a anamnese(diagnóstico) para o caso? Igor Lago no divã :

Jacques Lacan diz que : "os símbolos são mais reais que aquilo que simbolizam" . O venerado psicanalista francês é categórico : "o inconsciente se manifesta, através de esquecimentos". 

Se o esquecimento de Igor Lago é narcisismo(aquele que se afoga na própria imagem no lago) a terapia vem de Heráclito- "ninguém se banha duas vezes no mesmo lago". "O rio muda o tempo inteiro".(Jorge Luís Borges).





2 de dezembro de 2013

ESSE É O FOCO: HOLANDA JUNIOR APÓIA NATAL NO COROADO

A pior imagem da administração de Holanda Junior foi a do "café com farinha"- episódio em que crianças das escolas comunitárias recebiam um "xibé" como Merenda Escolar.

Holanda Junior neste fim de semana apoiou e participou do Natal do Coroado. A estratégia administrativa/humana atinge o principal alvo de ataque que maculou a sua gestão.

A correta ação  deve estender-se por outros bairro periféricos, onde a carência fica evidente por ocasião das festas natalinas, período em que a sensibilidade aflora aos corações humanos.

Holanda tem forte formação religiosa, característica que lhe permite participar com desenvoltura de ações comunitárias. As Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente dão apoio logístico.

A princípio este é o caminho, a verdade e a ressurreição. 

coroado2

PESQUISAS(DE ABRIL À DEZEMBRO) JP/AMOSTRAGEM REVELA QUEDA DE FLÁVIO DINO EM 7 PONTOS PERCENTUAIS

A pesquisa divulgada no último domingo(1) revela queda de Flávio Dino(55%) em comparativo com as realizadas pelo mesmo Instituto(JP/Amostragem 62,15%), em abril de 2013.

Pelo JP/Amostragem em abril de 2013, Flávio Dino tinha 62,15% das intenções de votos. Segundo os dados apresentados no domingo(55%), Flávio Dino caiu para 7,15% pontos percentuais.

A análise dos dados estatísticos apresentados no domingo(1) conclui que o oposicionista vem perdendo gradativamente, 1% percentual nos últimos 7 meses de pré-campanha.

A divulgação da recente pesquisa é artifício válido para manter a "chama da mudança", mas não resiste a uma análise apurada tendo como base os dados divulgados em abril pelo JP/Amostragem.

Para quem duvidar as pesquisas de abril foram realizadas pelo JP/Amostragem em 5,6,7 de abril com margem de erro de 3%. As recentes foram realizadas nos principais colégios eleitorais de Dino.

1 de dezembro de 2013

E A FILA NO PDT ? RECEBIMENTO DE TÍTULO DO CDL PROMOVE HONAISER A VICE DE DINO?

Roberto Rocha cunhou a frase : "Política tem fila". Era resposta ao desempenho de Flávio Dino que apresentava-se como candidato das oposições ao governo em 2010. Rocha sacrificara o mandato de federal pela "causa oposicionista" em 2002.

Flávio Dino furou a fila e consegui credenciar-se como o principal candidato das oposições em 2010/2014. Agora é Márcio Honaiser que passa ao largo de Deoclides Macedo/Rosângela Curado/Edson Vidigal históricos e geográficos do PDT.

Afora os históricos/geográficos tem ainda o conceituado Hilton Gonçalo que nunca falou rejeitar a vaga de vice-governador. Gonçalo ao posicionar-se como alternativa do PDT para disputa do governo, deu densidade ao PDT na disputa pela vice.

Márcio Honaiser é um bom nome. Gaúcho de Carazinho foi Secretario de Fazenda na famigerada administração de Jonas Demito, em Balsas. Honaiser disse "Jonas, eu me demito". Um irmão de Jonas Demito assumiu a Secretaria de Fazenda.

Os  gaúchos-Demitos arrasaram a economia do município de Balsas. Um Demito prefeito e o outro Demito na Secretária Fazenda fizeram a festa em Balsas, compraram muitas fazendas no Sul do Brasil, depois sumiram do Maranhão.

"Eu me demito".



ARTIFÍCIO : FLÁVIO DINO SENTE O "ENCOSTO" DE LUIS FERNANDO E PUBLICA PESQUISA COM LARGA VANTAGEM

O principal candidato oposicionista, Flávio Dino sentiu o "encosto" do governista Luís Fernando. Na semana passada a Escutec publicou pesquisas, revelando um empate técnico entre Dino(28%), Eliziane(26%) e Luís Fernando(22%) na Capital do Maranhão.

Dino reagiu, publicando neste domingo(1) pesquisas do Jornal Pequeno ainda com ampla vantagem(55%). A divulgação ocorre após Washington Oliveira afastar-se da vice-governadoria, abrindo espaço para Luís Fernando assumir rapidamente o governo.

Os marqueteiros de Dino sentiram a necessidade de manter acessa a "chama da mudança". A pesquisa um ano antes das eleições, não passa de artifício publicitário para oxigenar os pulmões da candidatura de Dino, que já enfrenta crise de credibilidade.

A estratégia publicitaria epigrafada- divulgação da pesquisa com Flávio Dino em larga vantagem, revela que a oposição confessa o crescimento de Luís Fernando, teme que por eleições indiretas o candidato governista assuma a cadeira n° 1 no Palácio dos Leões.

Governo e oposição esgrimam nos espaços da política local. Luís Fernando apresenta obras semanalmente e prepara-se para assumir o governo do estado. Flávio Dino deixa a Embratur para embrenhar-se nos rincões do estado e manter-se na dianteira da sucessão.

30 de novembro de 2013

SINUCA DE BICO(PDT, PSDB,PSB) EM FLÁVIO DINO PROJETA CANDIDATURA DE HILTON GONÇALO

O grupo Sarney ganhou o "1° turno" - Washington Oliveira deixou a vice-governança e toma posse no TCE na segunda-feira(2 de dezembro). 

O Natal Roseanista pode presentear Luís Fernando no "2°turno". O avanço das negociações sentaria LF na cadeira nº 1 em dezembro/13.

As oposições batem as cabeças. Flávio Dino tenta livrar-se da sinuca de bico- escolha do candidato a vice-governador entre o PSDB/PDT.

São Luís(PTC) garante a vaga de senador ao PSB(Roberto Rocha), mas a vaga de vice é barganhada pelo PDT e PSDB, tendo como moeda o tempo de televisão.

A disputa pela vaga de vice entre o PSDB/PDT, dará vitória ao PSDB. Este resultado projetará Hilton Gonçalo como provável candidato ao governo pelo PDT.

O imbróglio lembra um jogador de sinuca falastrão, que em confronto com um exímio jogador perdia a partida, mas ao dar uma sinuca de bico desafiou o jogador profissional:

- Rapaz, se tu tirar essa sinuca de bico eu chupo o teu pinto. O jogador profissional saiu da sinuca de bico. Falastrão perdeu a aposta e história entrou para o anedotário:

Contam que no último campeonato de sinuca sediado em São Luís, um conhecido jogador cuspia incessantemente e pronunciava a seguinte frase : "Joga prá caralho". Questionado sobre a cuspideira e a faladeira em ritornelo- "joga prá caralho", esclareceu :

Rapaz, eu estava jogando sinuca com um cara que "joga prá caralho". Apliquei uma sinuca de bico no cara- "joga prá caralho" e desafiei dizendo : Se tu tirar essa sinuca eu chupo teu "binlau". "Joga prá caralho".





29 de novembro de 2013

SEMEANDO A CORRUPÇÃO : EMPRESA MARANHENSE GANHA LICITAÇÃO, MAS QUEREM FAVORECER A DE PERNAMBUCO

Depois do excelente trabalho que certificou o Maranhão como Zona Livre de Aftosa, a Secretaria de Agricultura do Estado teria setores envolvidos com a semeadura da corrupção.

Explica-se: uma empresa maranhense ganhou licitação em certame limpo e transparente, mas querem por "fina força" adubar os cofres de uma empresa pernambucana "do peito do cabra".

A "treta" teria o "chapéu" do capataz da pasta? Do jeito que a "Branca" tá agindo, é bem capaz dela ao demitir, não fazer diferença entre boi gordo ou boi magro responsável pela "mutreta".

Cuidado com "Bochecha", Claudinho. O leite de Azevedo pode ficar azedo. O Ministério Público vai passar a "plana". Se não tiver justificativa legal para a suposta mudança o "couro come". 

"Mulher bonita é chave de prisão"//Boi de pasto// carregando sela, fazendo vergonha para ela e para o Maranhão// Ai Catirina poupe esse boi//Mãe Catirina poupe esse boi".

DORMIENTIBUS NON SUCUCRRIT JUS : O DIREITO NÃO SOCORRE A QUEM DORME

Diz o brocardo jurídico "dormientibus non sucurrit jus"(o direito não socorre a quem dorme).Tudo indica que a decisão judicial que suspendeu o processo da escolha de Conselheiro do TCE é intempestiva(ocorreu no momento inapropriado).

A sentença foi proferida exatamente na data(28/11/2013) da escolha de Washington Oliveira para o Tribunal de Contas do Estado, quando o então vice-governador já havia sido sabatinado(5)/votado pela maioria(29) dos deputados.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo não havia sido notificado da decisão judicial até o início da noite de quinta-feira(28). Washington Oliveira toma posse na manhã desta sexta-feira(29), soterrando a possibilidade de adiamento da escolha.

Note-se que o MM Juiz concedeu  liminar para suspender  eleição que já acontecera, considerando o prazo exíguo do edital(publicidade do certame). Assim a concessão da liminar não produzirá efeitos jurídicos sob a escolha de Washington Oliveira.

Quanto as demais pedidos o juiz observa inviabilidade em caráter liminar, imagina se passasse a decidir o mérito da ação. 

CONCEDO A MEDIDA LIMINAR, para o fim de suspender o procedimento de indicação pela Assembléia Legislativa em relação à escolha do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão ora em tramitação, inclusive a sua eleição, para ensejar a que se afira a observância do devido processo legal (legislativo) na sua realização, apenas como já mencionado na parte que diz com a ampla publicidade do certame. Decisão que se toma ad cautelam, para mais adiante evitar-se mal maior e até porque, pequeno retardamento para observação legal do procedimento constitucional/legal, em nada inviabiliza o funcionamento daquele órgão de contas. Por outro lado entendo, que tal decisão, antes de afrontar a independência do legislativo, prima em lhe possibilitar ainda maior engrandecimento. Quanto aos demais pedidos dos autores, nenhum outro se mostra viável em caráter liminar, dado que insertos na competência do próprio Parlamento.

28 de novembro de 2013

ACONTECEU FRITARAM A MACAXEIRA : JUIZ DEFERIU LIMINAR SUSPENDENDO PROCESSO DE ESCOLHA DO TCE

O José Edilson Caridade Ribeiro deferiu a liminar, impetrada pelos deputados Domingos Dutra (SDD) e Bira do Pindaré (PSB), requerendo a suspensão do processo de escolha do novo membro do TCE-MA.
A liminar suspende a indicação do vice-governador do Estado, aprovada hoje pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Yêdo Lobão.
Veja a liminar:
Vistos, etc… DOMINGOS FRANCISCO DUTRA FILHO e UBIRAJARA DO PINDARÉ ALMEIDA SOUSA, devidamente qualificados ingressaram perante este Juízo, propondo a presente AÇÃO POPULAR contra o ESTADO DO MARANHÃO, pessoa jurídica de direito público interno, devidamente caracterizado na inicial. Sustentam os autores em apertada síntese, que no mês de outubro do fluente ano, ocorreu a aposentadoria compulsória do Conselheiro do Tribunal de Contas Yedo Flamarion Lobão, tendo sido convocado para substituí-lo conselheiros substituto – Portaria nº 1240/2013 Diário Oficial – TCE de 24 de outubro de 2013. Que tomadas tais providências aguardava-se o lançamento de edital convocatório para o preenchimento da vaga, no entanto a imprensa noticiara que a Assembléia Legislativa só publicaria tal edital após o processo de eleições diretas (PED) do PT, isso porque segundo afirmam o candidato do governo para a vaga era o senhor vice-governador Washington Luiz de Oliveira. Afirmam ainda que tal augúrio se concretizou, quando confirmado o fim do PED-PT foi lançado o edital transcrito na petição. Dizem que tal edital apresenta o vício do exíguo prazo para o registro de candidaturas e que o próprio diário não circulou no dia 14, só vindo a circular no dia 18 de novembro, só restando um dia para apresentação de eventuais candidaturas. Outro ponto que afirmam ter havido violação diz respeito a colocar como um dos requisitos a observância do disposto no art. 151/90, que violaria o texto constitucional. Tecem considerações acerca da ação popular e da formação de litisconsórcio passivo necessário, a envolver o senhor Washington Luiz Oliveira e o próprio ente despersonalizado Assembléia Legislativa. No mérito voltam a repisar a exiguidade do tempo para a inscrição de candidaturas; violação de direito das minorias parlamentares, tecendo longas considerações acerca desse tópico; ausência de preenchimento dos requisitos constitucionais pelo candidato único e desvio de finalidade. Após tais considerações requereram liminarmente a suspensão do processo de escolha do novo conselheiro do TCE-MA, ou como medida antecipatória permitindo que a Assembléia possa de logo anular todo o procedimento, baixar novo edital, reabrindo o processo sucessório sem os vícios apontados, concedendo prazo razoável para registro de candidatura; permitindo inscrição de candidatos por lideranças parlamentares de partidos ou bloco partidários, por analogia com decreto do Congresso Nacional; indeferindo a candidatura já apresentada e sem desviar da finalidade precípua do interesse público. Era o quanto havia nesse instante a relatar. Destaco de logo, que o remédio invocado pelos autores está catalogado entre as denominadas ações constitucionais, que legitima em princípio qualquer cidadão a postular em juízo no interesse público. Dentro das hipóteses previstas na Constituição Federal, art. 5º, LXXIII, cabe ao magistrado, ao receber o pedido inicial, fazer uma análise sumária, para verificar se a pretensão atende ou não ao objeto da ação popular, de conformidade com a delimitação contida no artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal, ou seja, para: [..] anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural[..] Guardo a convicção que os autores populares, preenchem os requisitos necessários para que se lhes reconheça a legitimidade para pleitear, presente então a primeira das condições da ação. Não é dado a quaisquer dos poderes da república embaraçar o exercício normal dos demais poderes, sob pena de tal intervenção apresentar-se abusiva, indevida e írrita. Contudo, a nenhum dos poderes, por mais especial que seja é dado, fazer tabula rasa da Constituição Federal e das Leis, já que todos se encontram submetidos ao princípio da estrita legalidade e nada será permitido se não tiver sua exata previsão legal. É certo que não cabe ao Poder Judiciário interferir na livre atividade do Parlamento, contudo, no vertente caso, afigura-me possível o atuar, para se restabelecer o princípio da legalidade, que se me afigura desrespeitado em face da restrição do princípio da ampla publicidade, dado que o prazo previsto no edital convocatório dos interessados em candidatar-se a vaga de conselheiro do TCE-MA, foi realmente exíguo, publicado às véspera de um feriado prolongado (incluindo dias não úteis) não atendendo a tal princípio, que não só é condição para a ampla participação dos eventuais interessados, mas, é corolário da própria probidade administrativa que deve existir como atividade pública e ser observada nos mais diversos escalonamentos estatais. É esse o único ponto que se me afigura flagrantemente violado, de modo que embora, não fazendo juízo de valor os demais pedidos devem ser apreciados quando da análise definitiva do mérito e após prestados os eventuais esclarecimentos através da integração da ação pela resposta dos réus. Diante do exposto, após tudo devidamente ponderado, CONCEDO A MEDIDA LIMINAR, para o fim de suspender o procedimento de indicação pela Assembléia Legislativa em relação à escolha do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão ora em tramitação, inclusive a sua eleição, para ensejar a que se afira a observância do devido processo legal (legislativo) na sua realização, apenas como já mencionado na parte que diz com a ampla publicidade do certame. Decisão que se toma ad cautelam, para mais adiante evitar-se mal maior e até porque, pequeno retardamento para observação legal do procedimento constitucional/legal, em nada inviabiliza o funcionamento daquele órgão de contas. Por outro lado entendo, que tal decisão, antes de afrontar a independência do legislativo, prima em lhe possibilitar ainda maior engrandecimento. Quanto aos demais pedidos dos autores, nenhum outro se mostra viável em caráter liminar, dado que insertos na competência do próprio Parlamento. Em razão disso, determino seja dado ciência desta decisão de imediato a Assembléia Legislativa para o seu cumprimento. Seja citado o Estado do Maranhão na pessoa de seu Procurador Geral, bem como os litisconsortes passivos Joaquim Washington Luiz Oliveira e Assembléia Legislativa para querendo contestarem o pedido no prazo e formas legais, assim como a intimação do representante do Ministério Público, atuante perante esta vara judicial para ciência e acompanhamento desta. São Luís, 28 de novembro de 2013. José Edilson Caridade Ribeiro Juiz de Direito Resp: 099598.

ESTÃO FRITANDO A MACAXEIRA ? DEFERIMENTO DE AÇÃO JUDICIAL(DUTRA/BIRA) PODE FACILITAR ESTRATÉGIA DOS SARNEY

Corre "a boca grande" nos corredores da Assembleia Legislativa a possibilidade de deferimento da da ação judicial(Dutra/Bira), que pede a nulidade do processo eletivo do quase-Conselheiro Washington Oliveira.

Oliveira conta com os votos de 35 deputados. A Comissão Legislativa que o sabatinou no "cagar dos pintos"(as 7 horas), levou em consideração os conhecimentos do professor de história, Washington Oliveira.

O deputado Tatá Milhomem perguntou : Quem descobriu o Brasil? O deputado Marcos Play deu as alternativas? 

Pedro Alvares Ca :
a) bral
b) breu
c) briu
d) brou
e) bru

O certo é que em caso de deferimento da ação que pede nulidade do processo de eleição do quase-Conselheiro Washington Oliveira, a oposição facilitaria a estratégia do grupo Sarney.

Nulo o processo para Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado(TCE), Washington Oliveira não voltaria a condição de vice-governador. Sem a vice-governança, sem o cargo de Conselheiro Oliveira estaria frito.

A iniciativa da oposição(ação) e a  decisão judicial, impedindo a posse de Washington Oliveira no TCE, livraria Roseana Sarney de qualquer ônus da fritura. A oposição com medo de Luís Fernando na cadeira de governador, faz o jogo que interessa ao grupo Sarney.

É aguardar. Em política tudo é possível.

  

WASHINGTON OLIVEIRA CONSELHEIRO : QUEM FICA DE PLANTÃO NO GOVERNO?

A indicação do vice-governador Washington Oliveira para o TCE, tem relação direta com a candidatura de Roseana Sarney ao Senado e de Luís Fernando Silva ao Governo do Estado do Maranhão.

Cumpre-se cronologicamente nossa previsão da estratégia governista para as eleições do governo em 2014. Roseana Sarney renunciando  a Assembleia Legislativa marcará eleições indiretas em 30 dias.

Luís Fernando Silva assumiria o governo ainda em 2013, em ascensão nas intenções de votos(22% em São Luís), aumentando o seu potencial eleitoral nos municípios de todo o estado? Ou espera abril?

O bônus é melhor que o ônus? Qual seria a estratégia oposicionista? Colocar de plantão movimentos grevistas em frente ao Palácio dos Leões? Quem ficará de plantão no governo? Roseana, Arnaldo ou LF? 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...