6 de novembro de 2013

ADVOCATUS SED NON LATRO(ADVOGADO NÃO É LADRÃO)

O blogueiro Yuri Almeida tem grande potencial para ser desenvolvido, mas deve evitar postagens obsessivas direcionadas a quem quer que seja, sob o risco de perder a credibilidade.

Flávio Dino tem como qualquer ser humano virtude/defeitos. Não cabe o maniqueísmo raivoso nos post, apartando-o dos homens de bem. Dino continua sem máculas na sua vida público/privada.

Entre principais habilitações de Dino está o correto exercício da magistratura, do magistério e da advogacia. Yuri mistura no mesmo "consórcio" o advogado Flávio Dino e o cliente trambiqueiro.

Advocatus sed non latro(Advogado não é ladrão). Eu sei muito bem como a mídia "frita" um advogado sem prova alguma. Vamos nos ater a política sem "ganchos" e barrigadas das vidas privadas.

Para ler a matéria é só clicar "ai em riba".(Blog Atua7). Flávio Dino tem merecido críticas pelas alianças que desvirtuaram a proposta de mudança. Sua vida profissional é um corolário de vitórias.

Menos Yuri.  

SARNEY AINDA É SARNEY? VISITA DA PRESIDENTE FOI ANUNCIADA, MAS ATÉ AGORA NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO

Um factoide de quinta-categoria foi plantado há duas semanas, nas revistas(ISTO É, ÉPOCA) e jornais(Estado de São Paulo) do centro-oeste-sul-sudeste, dando conta do afastamento de Dilma/Lula/Sarney. 


O Palácio do Planalto desmentiu a informação. A notícia teria sido adubada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, que guarda polpudas faturas pagas as mídias sulistas, enquanto ocupava o governo do Maranhão.

O objetivo da patranha(mentira) era incutir no coletivo, a ideia de Flavio Dino destronara Sarney no centro do poder(Palácios Planalto/Alvorada), onde há "décadas-contínuas" se decide os destinos políticos do Maranhão.

Flávio Dino repete a briga entre José Sarney e Vitorino Freire, que "estapeavam-se" sempre que ocorriam as sucessões dos governadores eleitos indiretamente, sob a  "tutela indicatória" dos governos militares.

Foi assim na Velha República, com Vitorino Freire colocando o minguado eleitorado maranhense a disposição de Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra , Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, em troca de favores políticos/pessoais.

Na ditadura(1964-1984) o prestígio no Planalto ficou dividido entre Sarney e Vitorino Freire. Sarney habilidoso impunha sucessivas derrotas a Vitorino Freire. Com o falecimento de "Vituca"(1977), Sarney reinava só há 36 anos.

Embora derrotado nas eleições para Prefeitura de São Luís(2006) e governo do Maranhão(2010), Flávio Dino aumentou seu cacife político-eleitoral, despontado até o momento como líder nas intenções de voto para 2014.

Dino está na fase de "muda"(ascensão). Sarney pelo peso da idade , desgastes políticos recentes aponta para o declínio. Isto não autoriza pensar em mudanças automáticas, repentinas sem a natural transição. Sarney ainda é Sarney?

A anunciada(não confirmada) visita da Presidente Dilma para segunda quinzena de novembro de 2013, vai responder se Sarney ainda é Sarney, se caminha para Vitorino ou se Flávio Dino é apenas mais uma miragem no deserto políticos do Maranhão. 


5 de novembro de 2013

RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA : FEUDOS OPOSICIONISTAS FORMAM NOVAS OLIGARQUIAS

O proposta de mudança de práticas políticas nasce corrompida no Maranhão. Novas oligarquias rurais estão cristalizando-se no decorrer do processo político capitaneado por Flávio Dino, tutelado por Zé Reinaldo.

Luís Rocha Filho(Balsas), Luciano Leitoa(Timon), Sueli Pereira(Matões), Léo Coutinho(Caxias), Hernando Macêdo(Dom Pedro), Holanda Junior(São Luís) representam novos feudos com antigas bases familiares.

Tem-se a impressão de trocar seis por meia dúzia, de que as coleiras são velhas. Flávio Dino parece ter caído do caminhão de mudança a 180 por hora. Ele balança a cabeça para um lado e vê os inexperientes cagando, os espertos  babando.

  


PDT FAZ ACONTECER : HILTON GONÇALO É PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃO

O PDT perdeu a paciência com Flávio Dino. As inserções na televisão durante a programação da segunda-feira(4), dissipam as dúvidas sobre a possibilidade de candidatura própria.

Hilton Gonçalo foi o destaque, dizendo "quem governa tem de estar próximo do povo e fazer acontecer, é assim que eu sei trabalhar. O PDT tem um projeto para o Maranhão".

Gonçalo na disputa modifica a pauta das discussões. A política de resultados em Santa Rita(educação/segurança/qualidade de vida) foram abordados neste início de pré-campanha.

A reação do PDT é uma dura resposta a Flávio Dino : "com banana e bolo se engana tolo". O PDT deixou de trocar esperteza e parte para o lançamento de candidatura própria ao governo  em 2014.

INVERNO DEPOIS DE FINADOS ENTERRA A CAPITAL : DEUS PERDEU A PACIÊNCIA COM HOLANDINHA?

Holanda Junior sempre aponta para o céu. O gesto é acompanhado do agradecimento. Mas o início do inverno em finados, enterra ainda mais a gestão de Holandinha.

A chuva que é boa para a maioria dos municípios, acentua os problemas(trânsito/tráfego/iluminação/desabamentos) da Capital. Deus perdeu a paciência com Holanda Junior? Tomara que não.

O padre Vieira dizia que até o tempo mente no Maranhão. Mas as densas nuvens negras que pairam no céu da Ilha Rebelde, anunciam a chegada do inverno e a rebeldia da população com o alcaide.

"Cada um é eternamente responsável pelo que cativa". (Saint Exupery no Pequeno Príncipe). "Age de forma que tua conduta se transforme em lei universal"(Emanuel Kant).

4 de novembro de 2013

HOLANDINHA ACORDA PARA JESUS : EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO

O prefeito de São Luís Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha acordou para Jesus. O moço percebeu depois de quase um ano que era perda de tempo continuar ajuizando ações contra João Castelo.

Holandinha, o moço promete com atraso destravar o Programa do Leite, em substituição ao café com  farinha nas escolas comunitárias. Qual a explicação para tanto tempo de descaso? 

O Procurador Geral do Município, Eduardo Braide examinava virgula por vírgula do contrato anterior. O excesso de burocracia juntou-se a disputa das empresas, atrasando a distribuição do leite.

A atual gestão da Prefeitura de São Luís possui dois defeitos. O primeiro a inexperiência da maioria dos membros. O segundo a esperteza dos surfistas que mamam na República dos Holandas.

Holandinha, o moço esta dividido entre a autoridade paterna(Holandão) e o compadrio político(Flávio Dino). A relação de dependência se espalha por todos os municípios tutelados por Zé Reinaldo. 

Irmão acorda. Acorda Irmão. Se não a bíblia vai cair da tua mão.

3 de novembro de 2013

CAFÉ COM FARINHA : PREFEITURA DE SÃO LUÍS CONCLUI LICITAÇÃO DO PROGRAMA LEITE NA ESCOLA

O Programa Leite na Escola foi criado no governo de João Castelo. A administração Holanda Junior não se preparou para iniciar a gestão, dando continuidade aos bons programas em execução.

Holandinha é bem intencionado, mas foi orientado a "auditar" as vírgulas dos contratos da gestão de Castelo. Resultado: o Programa Leite na Escola não funciona desde(janeiro/2013) a posse de Holandinha. 

Uma Torre de Babel(aponta com destino ao céu) foi edificada no Palácio La Ravardiére. A Procuradoria Geral do Município perdeu tempo, ajuizando dezenas de ações contra o ex-prefeito Castelo.

A distribuição do leite deve ser retomada os próximos dias, caso não ocorra entraves administrativos/jurídicos. Por hora as escolas comunitárias vão se contentando na base do café com farinha.

É bom cumprir o prometido. Tem memória de tudo. Flávio Dino dissestes aos teu apóstolos que Holandinha saberia eleger prioridades. Merenda Escolar de qualidade é a prioridade das prioridades.



DINOHOLÂNDIA : CRISE ENTRE FLÁVIO DINO E HOLANDÃO É GUERRA DE TRAVESSEIROS

A proposta de crise de proveta(Dino/Holandão) foi abortada neste fim de semana. Marqueteiros, publicitários avaliaram que distanciar Flávio Dino da República dos Holandas, empaca o projeto de  governo das oposições em 2014.


A "guerra de travesseiros"(Dino/Holanda) foi uma armação considerada infantil. A família Sarney espera calada, tendo como regra para ex-aliados os verso de Rimbaud- "ninguém parte, retoma caminhos", para em seguida secá-los no "ar do crime".


Aparentemente a prioridade passa a ser a gestão de Holanda Junior. Mas o foco principal será a SEMED, feudo de Flávio Dino. A provável antecipação da "Temporada de Inverno"(chuvas) em novembro paralisa a SEMOSP, inferniza a SMTT.

Do orçamento global da "viúva"( 2,7 bilhões) a SEMED(300 milhões) tem o 2° caixa. O 1° é da Saúde(600 milhões), que,fica como cabelo de freira(tem mais ninguém vê). Portanto a campanha de Flávio Dino termina/começa(2013/2014) na educação/saúde.  

A crise verdadeira envolve poder/dinheiro/posição O resto é Dinolândia(Loja de Brinquedos), guerra de travesseiros, abobrinhas. Vale também para Dino/Holanda a equação(liderança/grupo/estrutura). Não tem mudança alguma.

2 de novembro de 2013

CRISE AFASTA FLÁVIO DINO DE SÃO LUÍS : PROJETO POLÍTICO DA OPOSIÇÃO FICA ESTAGNADO

Flávio Dino foi aconselhado por José Reinaldo a afastar-se da Capital.Todas as demandas de São Luís devem ser resolvidas em Brasília. A estratégia é para evitar encontros entre Edvaldo Holanda(pai) e Flávio Dino(padrinho).

Holandão ainda não digeriu as imagens "café com farinha", como cardápio na merenda escolar ludovicense. Flávio Dino espalhou que Alan Kardec saiu da SEMED, porque não quis assinar pagamentos com dispensa de licitação. Holandão ficou "roxo".

As imposições pouco republicanas nunca existiram, segundo membros da República dos Holandas. O atual titular da SEMED, Geraldo Sobrinho tem o aval do "tio Dino" e deve cumprir os ensinamentos de que "ninguém vai ao pai senão pelo filho". 

O projeto político das oposições maranhense está estagnado. Sem os "Tambores de São Luís" a repercussão diminuiu o volume. As pesquisas com Flávio Dino ladeira abaixo endossam as análises. Não adianta patrulhamento dos blogs e blogueiros.

Dino precisa criar agenda política eficiente no Maranhão. Não é bom ficar se escondendo das demandas. Hoje o candidato do governo, Luís Fernando Silva trabalha muito bem o principal capital político de Flávio Dino- a esperança de um futuro melhor.

Vem aí Natal, Carnaval, São João. Nestes períodos Roseana Sarney reina. Holanda Junior tem muitas dificuldades no trato com o sincretismo religioso e festas. Essas informações são gratuitas para o desespero dos desavisados. Acostumem-se com a imparcialidade.

IMPERATRIZ : NO DIA DOS FINADOS LUÍS FERNANDO MAIS VIVO DO QUE NUNCA

O pré-candidato ao governo do estado, Luís Fernando Silva mostra a receita de como alcançou o patamar dos 25% da preferência do eleitorado antes de dezembro.


Luis Silva em pleno dia dos finados estava em Imperatriz, participando de reunião com os moto-taxistas. Eram dezenas lhe hipotecando irrestrito apoio político.


Sebastião Madeira  deu exemplo de posicionamento objetivo. "Não entro em disputas políticas, pensado em colher frutos pessoais de eleição. Entro para ganhar, beneficiando o povo de Imperatriz".


Mais vivo do que nunca, Luís Fernando apresentou edital de licitação(habilitação em dezembro/2013)  para asfaltamento da estrada do arroz, perímetro de muitas demandas para os moto-taxistas.

A solenidade contou com a presença dos deputados Francisco Escórcio, Antonio Pereira, Léo Cunha e Dr.Pádua. Escórcio tem Projeto tramitando no Congresso para isentar os moto-taxista de IPVA.

Imagina Luís Fernando andando/despachando neste Maranhão como governador? Alguém tem culpa da oposição comprar caixão(se acomodar) e viver só do mantra que vai ganhar?

Eu até procuro, mas não tem nada para anunciar da oposição. Mexam-se, deixem as mordomias dos grandes centros(Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília) criem fatos ou serão enterrados vivos.

 



HIENAS NO ATAQUE : BLOGUEIROS DA MIRANTE DESCONTEXTUALIZAM FALA DE FLÁVIO DINO

É real a avaliação que faz paralelo entre o desempenho de Holanda Junior na prefeitura da Capital e a candidatura de Flávio Dino ao governo do estado.

Considerá-los como irmão "xifópagos"- aqueles que não podem ser separados, sob o risco de morte de um ou ambos também é aceitável até 2014.

http://www.marcelovieira.blog.br/wp-content/uploads/2013/08/Dino-e-Holandinha.jpg 

O que não podem é descontextualizar as declarações de Flávio Dino. Em junho de 2011, Dino declarou a revista Veja : "Sarney exerce um papel relevantíssimo no Congresso Nacional".

Em junho de 2011, Dino queria assumir a Presidência da Embratur e não podia comprar briga com José Sarney. Agora em 2013, José Sarney representa a "velha política". Quem é mais  velhaco?

Dino é cirúrgico nas suas declarações a Luciana Mendes da Revista Veja: "As diferenças regionais estão mantidas, até porque fazem parte do jogo político".


CESAR BELLO EM IMPERATRIZ

Acompanho "in loco" em Imperatriz o desenrolar da CPI da CAEMA. A tendência é virar água até quarta-feira(8), quando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha visitará a "Imperosa".

Sebastião Madeira mantém a postura democrática de não interferir nas decisões do Legislativo. A prova? Dos 17 vereadores da base aliada, 8 assinaram a CPI da Caixa d' Água, assim por cá batizada.

Alguns vereadores já anunciam retirar as assinaturas, bastando para tanto o "decreto" de inconstitucionalidade. As Câmaras tem competência para investigar abastecimento, corte de água? Porque não?   

Ricardo Murad estará quinta-feira(9) em Imperatriz,  para anunciar a perfuração de poços em bairros. Murad deve esclarecimentos a população sobre abastecimento, cortes no fornecimento de água.

Murad tem que fazer como Madeira que cumpre a palavra. Prometer para aplauso é prática ultrapassada, coisa de político-caranguejo. O povo de Imperatriz não é caranguejo-menino para acreditar em promessas.

 "Palma, palma, palma/ Pé,pé,pé/ Caranguejo só é peixe na vazante da maré". O regue do caranguejo para levantar defunto. Olha o caranguejo/ olha o caranguejo.


MUDANÇAS E GRUPOS DE PRESSÃO IV- 1978-1982- SARNEY FAZ O TERCEIRO INTERVALO NO PODER DO MARANHÃO

Durante os governos militares, José Sarney disputou as indicações dos governadores indiretos com Vitorino Freire. Vitorino faleceu em 27 de agosto de 1977, ainda assim influenciou na escolha em 1978.



O general Orlando Geisel, irmão do ex-presidente Ernesto Geisel(1974-1978) teria procurado o irmão na companhia do filho de Vitorino Freire, para vetar o nome de Sarney ao governo em 1978.


Ernesto Geisel mesmo rompido com o irmão, Orlando Geisel não havia esquecido intervenções do amigo Vitorino Freire a seu favor e do irmão, no governo do general Eurico Gaspar Dutra(1946).   



Sarney então articulou o nome do deputado federal João Castelo. Castelo fazia um bom governo, prenunciando transforma-se no novo chefe político do Maranhão. Na desconstrução uma vez mais o "O Estado do Maranhão".



O Palácio dos Leões é transformado em estábulo-vip. A notícia que o governador cria gado holandês no ar-condicionado vira galhofa, toma conta do estado inteiro. Seguiram-se outros escândalos fabricados no linotipo.



José Sarney para sobreviver na redemocratização(1978-1984), transforma-se em presidente do PFL em 1981. Elege Luís Rocha governador do Maranhão em 1982, afastando-se do governo estadual após 2 anos como de praxe.   




1 de novembro de 2013

"QUEBROU A CARA" : BLOGUEIROS DA MIRANTE APOSTAVAM EM OUTRO GERALDO, O SIQUEIRA

Os blogueiros do Sistema Mirante foram apelidados de "hienas". Eles só atacam em conjunto, ao contrário de "Caridoso" que repete o mantra "ladrão só, puta só, blogueiro só".

Os blogueiros da Mirante apostavam em outro Geraldo, o Siqueira. As "hienas" tentaram queimar Geraldo Castro. Os "miranteanos" questionaram o êxito de Castro como empresário da educação.

Quebraram a cara. Vencidos e exaustos na vã tentativa, foram vistos a pouco no bar do Capiau, na Avenida Litorânea. As "hienas" escutavam "Quebrou a Cara", sucesso de Silvano Sales.

É sexta-feira. Pagou prá ver quebrou a cara.

GERARDO CASTRO SOBRINHO : A PESSOA CERTA, NO LUGAR ADEQUADO, AGORA É ESPERAR O RESULTADO

O professor Geraldo Castro Sobrinho é a pessoa certa para a pasta da Educação na Capital. Professor, vereador, conhecedor, crítico da realidade educacional deve desatar o "nó" na SEMED.

Geraldo Castro Sobrinho é vencedor em uma disputa que envolve o futuro da aliança PC do B(Flávio Dino)/PTC(Edivaldos Holandas) e principalmente projeto político das oposições no Maranhão.


Sobrinho tem que mudar a visão da merenda escolar nas escolas comunitárias de São Luís. Ainda repercutem as comoventes imagens do cardápio(café com farinha) servido em fila as crianças.


Entre o comunitário e o público não deveriam existir diferenças. Todos são assistidos pela administração pública municipal. Portanto merecem idêntico tratamento do gestor titular da SEMED.


A falta de comando na gestão de Kardec, não autoriza especulação sobre desvios/improbidades. O problema é realinhar as órbitas(PC do B/PDT), que dividem o ambiente de trabalho na SEMED.


A unidade política virá como consequência dos resultados na Educação em São Luís. Afinal todos os partidos políticos e seus componentes faturam com a boa imagem das gestões profícuas. 

É torcer a favor. Contra tem uma fila, sorrindo com aquelas cenas das crianças, sorvendo em uma mesma colher farinha com café. Não consigo lembrar destas imagens sem me angustiar diante da fome.

 

A gestão de Geraldo Castro Sobrinho na SEMED está diretamente ligado ao futuro político de Flávio Dino. Afinal como governar sem equipe? Como fazer a mudança sem pessoas habilitadas?

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...