26 de setembro de 2013

MARANHÃO "CAPITAL" DOS AGIOTAS E TERRA DE IDIOTAS : AGIOTAGEM E POLÍTICA

Diz o provérbio maranhense : "por trás de um grande político sempre tem um grande agiota". Quanto mais distante do poder, maior é a proximidade do agiota. "Mais cedo" ou mais tarde eles aparecem. É só "ter voto".

A relação mútua(político/agiota) é vantajosa. Os políticos "bons de voto" são previamente agraciados pelos agiotas com empréstimos, os usurários com as verbas do Fundo da  Saúde/Merenda/Transporte Escolar.

O assunto sagrado foi rasgado pela respeitável Polícia Federal. Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan preso em vários operações nunca dormiu na cadeia, sempre livra-se solto no mesmo dia. Quem pode pode, quem não pode se fode.

Dedé Macedo pai de do prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo(PDT) foi acusado pelo blogueiro Marcos Deça de financiar Flávio Dino. Mas tudo terminou em empréstimo e cerveja(veja a foto com Eliziane no fundo a espera dos fundos?). Deça atravessador de agiota?

IMG-20130915-WA0007

Deça não escreveu uma linha sobre a detenção de Pacovan. Dizem as "candinhas" que o "danado" vai coordenar a campanha de deputado estadual de Fábio Macedo, filho de Dedé Macedo. Esse Deça é uma "peça, joga em todas as pontas.

Eles( os agiotas ) são umas pragas, "mais cedo" ou mais tarde eles sempre aparecem nos governos ou fora deles, independente de grupo político ou classe social.  Basta ser bom ou boa de voto e precisar de uma grana. Imagina Elisiane Grana? "O problema é compatível com a realidade", sacou.

Tem até agiota moto-táxi. Na Rosana/Zero Um e na Base do Kaluca foi lançado o crédito "tribucetário" para prefeitos/vereadores/deputados/autoridades civis e eclesiásticas. Tudo pago com os Fundos da Saúde/Merenda.

Alguns parlamentares são acusado da suposta prática de usura. Eles emprestariam para prefeitos das próprias bases, garantindo a eleição fácil, com larga margem de lucros provenientes da pratica da agiotagem.

Maranhão "Capital" dos agiotas e terra de idiotas. Seriamos nos maranhenses idiotas(inadaptados), no sentido do Romance "O Idiota"(Dostoiévski)? Não confunda agiota com idiota/ nóis vai pedalar na sua porta(Funk do agiota).

25 de setembro de 2013

OLHA A BANANA/ OLHA O BANANEIRO(PACOVAN) : OPERAÇÃO USURA CAUSA PÂNICO NA CLASSE POLÍTICA

A Operação Usura-II esvaziou os ambientes políticos. O suplente de vereador Paulo Roberto Pinto, o Carioca deixou a Assembleia Legislativa tão apressado que os calcanhares batiam nas nádegas.

Deputados supostamente ligados ao submundo da agiotagem não mostraram nem as "caldas". A deturpada informação da prisão de Pacovan e Lílio Guega assustou  os homens de ilibada conduta.

Pacovan e Lílio Guega não foram presos, foram conduzidos para prestar informações sobre o desvios de recursoss federais(Fundo de Saúde/Educação) no município de Bacabal e Zé Doca.

Tudo começou com a quebra do sigilo bancário do vendedor de bananas conhecido como PACOVAN. Nas contas do bananeiro foi encontrada a bagatela 12 milhões, oriundos da agiotagem.

Da análise da mostra(Bacabal/Zé Doca) constatou-se que recursos federais de prefeituras em epígrafe foram parar nas contas do bananeiro/agiota Pacovan, utilizando empresas "terceirizadas" para acobertar as irregularidades.

As auditoria realizadas "in loco"(Bacabal e Zé Doca) confirmaram que os recursos foram desviados das contas públicas para as contas particulares, sem comprovação das despesas ou com comprovação irregular. 

É aí que entra o dentista Lílio Guega.

Guega é oriundo da "República da Madre Deus". Ex-Presidente da "Turma do Quinto", pode parar no "Quinto dos Infernos". Guega, ex-Secretário de Saúde de Bacabal, cria de Ricardo Murad é Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. 

Dizem que o dentista, ex-secretário de Saúde de Bacabal, Lílio Guega tem tanto dinheiro que anda com uma lata de leite "Ninho" cheia de notas de cem reais. Quando ele para em qualquer lugar, bota a lata no chão e apoia o "pezinho".

Aguenta Maranhão velho de peia! Verdureiro/protético fazem fortuna vendendo banana, fazendo dentaduras. Logo mais a noitinha eles vão para casa dormir o sono dos justos. Olha a banana/Olha o bananeiro/ Olha o dinheiro/Bananas de todas qualidades/ Quem vai querer?

  

ROSÂGELA CURADO ESTAVA BÊBADA HOJE ESTA CURADA ? FILIAÇÃO/CANDIDATURA COMO VICE DE DINO


Foto  

A odontóloga Rosângela Curado anda nas bocas como futura candidata a vice-governadora na chapa de Flávio Dino. Curado vem contaminada pelo histórico no sarneismo.

Até início de 2013, era possível vê-la participar alegre, sorridente das inaugurações ao lado do candidato governista Luís Fernando Silva e o prefeito Soliney Silva.


Por conveniência eleitoreira Curado virou vermelha. Curado filia-se ao PDT(28) pela promessa de aparecer bem politicamente. Prometerem-lhe a ribalta da vice-governança. 

Ela quer usar a candidatura(vice-governadora) para projetar-se a prefeita de Imperatriz em 2016. Curado com inegável liderança corre o risco de ficar no vácuo sem grupo e estrutura política.

Curado era da curiola política de Hildo Marques, financiada por Antônio Pereira. Portanto mais um sobejo político da família Sarney na apodrecida campanha de governo de Flávio Dino.

   

O fato comprova a falta de quadros políticos autênticos na oposição maranhense. Curado é mais uma demagoga aventureira tipo Dulcilene Belezinha- aquela que está acabando com Chapadinha. 

A inteligência de campanha de Flávio Dino não percebeu a movimentação no Planalto? O Partido Solidariedade(PS) deve levar 9 deputados do PDT, diminuindo o tempo(PDT) de televisão para 30s.

A atividade predatória na política faz escolhas, equacionando estratégias e interesses. O PC do B(Dino) precisa de tempo de televisão. Curado é "cortina de fumaça", embriagues política.

Quem é o bêbado, quem está com curado? Está história de Curado como vice-governadora é furada. Coisas da política do Maranhão. Ela estava bêbada/ Hoje está Curada? Encontrou Dino. Xô Satanás.


24 de setembro de 2013

DIÁLOGOS PELA EDUCAÇÃO : PLANO ESTADUAL FOI DISCUTIDO NOS MUNICÍPIOS

A Conferência Maranhense de Educação(2013) teve  na sua pretensão o sentido dos "Diálogos"(Arte Política de Formar Bons Cidadãos= Educação). Política/Retórica nessas duas palavras Platão resume o saber e o interesse dos sofistas. Como diferençar sofistas dos realistas?

Os sofistas viajavam de cidades em cidades, cobravam taxas para oferecer educação. O foco concentrava-se em longos discursos, fundamentando-se na estratégia da argumentação. Realistas são aqueles que se entregam de corpo e alma(prática) na tarefa de modificar realidades.

Com o intuito de mudar a péssima realidade da Educação no Maranhão, realizaram-se 28 conferências nos municípios com o fito de elaborar propostas preliminares, posteriormente encaminhadas a Conferência Estadual. As duas instâncias elegeram pelo menos 850 delegados.

Foram analisadas as dificuldades identificadas nos encontros inter municipais, avaliadas as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos sociais, durante os 28 encontros nas cidades-polo. Entre os principais eixos-temáticos o montante de recursos do PIB.

Autoridades, representantes dos diversos segmentos sociais, profissionais da educação, gestores discutiram de 17 à 19/09 propostas para elaboração do Plano Nacional de Educação. Na pauta : diversidade/justiça social/ inclusão/direitos humanos.

Fala-se quase todos os dias em diálogos no Maranhão. Qual a lição do venerado mestre(Platão) na obra "Diálogos", em contraposição ao mantra dos sofistas que afirmavam desde priscas(antigas) eras: "O homem é a medida de todas as coisas"?

"Filosofar é morrer"(renascer, criar, modificar) dizia Platão.   

Qual a nossa metragem/medida(avaliação) entre diálogos e a retórica dos políticos? É preciso ir além do espanto/desencanto com os péssimos números da Educação no Maranhão. São necessárias propostas realista(possíveis de cumprir), o contrário é apenas a versão contemporânea dos sofistas.

Pedro Fernandes(SEDUC-MA) faz a diferença por onde passa. Como gestor o interesse é realista, como político difere dos sofistas. Fernandes fala dos péssimos índices da Educação no estado, com a lucidez dos que transformam adversidades em situações aceitáveis.

 



23 de setembro de 2013

A FILA ANDOU : CNJ APOSENTA DESEMBARGADOR MEGBEL ABDALA

O  Conselho Nacional da Magistratura(CNJ) condenou na tarde da segunda feira(23), o desembargador Megbel Tannus Abdala a deliciosa pena da aposentadoria compulsória. Quem diria!

Megbel Abdala é o primeiro juiz de 2º grau(desembargador) afastado no Maranhão. O desembargador Jaime Ferreira de Araújo espera na fila, neste caso é aguardada censura/advertência.

Megbel Abdala é o sétimo magistrado maranhense aposentado pelo CNJ.  A maioria dos togados maranhenses caiu por decisões que determinavam o bloqueio de altas somas em dinheiro.  

Megebel Abdala, Abrão Lincoln Sauaia, José de Arimatéia Silva, Luís Carlos Nunes Freire, Nemias Nunes de Carvalho, Reinaldo Araújo, Fernando Barbosa continuam a receber vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

Tramita no Senado Proposta de Emenda a Constituição(PEC-505-10)que acaba com a aposentadoria compulsória com vencimentos. A pena parece premiação com agravante dos custos para a população.

VICE-GOVERNANÇA : CHEQUES-MOÇA(NÃO METE AGORA) IMPEDIRAM A ADESÃO DE SOLINEY SILVA AO DINISMO

A mesorregião(mesma área geográfica) do leste maranhense é composta de 44 municípios agrupados em 6 microrregiões. Caxias, Chapadinha, Chapadas do Alto Itapecuru, Baixo Parnaíba  Codó e Coelho Neto constituem a 2ª maior Região em densidade eleitoral.

Roseana redesenhou propositadamente o mapa do SUS no estado, criando cinco macro-regiões e 19 regiões. O novo mapa tirou da influência de Caxias 41 municípios. A estratégia cortou verbas de atendimento e poder político dos Coutinhos no Leste.

Dino vence eleições em Caxias, Timon, Tuntum, Matões desde de 2006, esperto resolveu investir eleitoralmente em Codó(Ricardo Archer) e Coelho Neto(Soliney Silva). Na tentativa de cooptação foi oferecida a vaga de vice-governador para ambos. Roseana Sarney reagiu e impediu a debandada.

Ricardo Archer que pensava repetir a história(Renato Archer foi vice-governador em 1950, na chapa de Eugênio Barros) topou, fisiológico recuou depois de oferecida a Secretaria de Articulação Política(cargos e funções) no governo de Roseana Sarney.

Soliney Silva chegou anunciar a composição(vice) com Flávio Dino, no entanto dezenas de cheques-moça- aquele que o dono pede "não mete agora", impediram a filiação de Soliney no PDT, de onde seria guindado a condição de vice-governador.

Adepto do cartesianismo(por partes)volto ao assunto em outras postagens, analisando "no macro" e no "pároco"(paroquial), as demais regiões do cobiçado/decisivo leste maranhense, suas lideranças e nuances(matizes) políticas. 



22 de setembro de 2013

GEOPOLÍTICA ELEITOREIRA : ARCHER FORTALECE LUIS FERNANDO NO LESTE

A escolha de Ricardo Archer para Secretaria de Articulação Política do Estado, impediu mais uma baixa das oligarquias rurais que orbitam em torno da oligarquia Sarney.

Archer seria recebido com pompa e circunstância por Flávio Dino. As recentes migrações/filiações da situação para oposição buscam dar ideia do "barco furado, barco alagado".

Roseana Sarney foi aconselhada a agraciar os Archer. Primeiro para evitar o simbolismo da evasão eleitoral. Segundo pela importância do Leste(2ª maior Região em densidade eleitoral).

Na geopolítica-eleitoreira Ricardo Archer barganhou, usando Flávio Dino como contra-peso. "Se não tem milho(cargos) não tem pipoca(votos)", teria dito Archer aos interlocutores da Sarney.

É assim que funciona : "Dinheiro na mão, calcinha no chão. Dinheiro não viu, calcinha subiu". Ainda bem que tem governista que entende do assunto.  É preciso ir além da intimidade.

Roseana como Cristo Ressuscitada entre dois descendentes das oligarquias rurais(Ricardo Archer Filho e Paulo Marinho Junior). Cristo morreu entre dois ladrões. Qualquer semelhança é erro.


O MUNDO POLÍTICO MARANHENSE EM TORNO DAS FAMÍLIAS, TRADIÇÃO E PROPRIEDADES

Vitorino Freire perdeu o poder pela birra(maneira insistente) de manter a candidatura de Renato Archer(PTB). O governador Newton Bello tencionou com Costa Rodrigues(PTN), prefeito de São Luís.

O resultado do racha dos então poderosos(Senador Vitorino Freire X Governador Newton Bello) colocou José Sarney(UDN) no governo em 1965. De 1965 a 2013, muitas adesões/inversões/contradições no mundo político do Maranhão.

Renato Archer(PSD) vitorinista empedernido foi eleito vice-governador na chapa de Eugênio Barros(1950), levou taca na eleição para o governo em 1965(3° lugar). Em 1984 vai para o colo de Sarney (Ministério da Ciência e Tecnologia).

A família Archer da mesma forma que os Freire/Sarney/Rocha/Lobão inicia os filhos na política usando o Palácio dos Leões como trampolim. Renato Archer entrou na vida publica como oficial de gabinete dos pai(Sebastião Archer) em 1947, quando este governava o Maranhão.

Agora é Ricardo Archer, ex-prefeito de Codó quem assume cargo no governo de Roseana Sarney. Archer assumiu a Articulação Política depois de ameaçar pular para o barco de Flávio Dino. Ricardo Archer tem um filho deputado federal, Ricardo Archer Filho, o "Ricardinho Riquinho".

As adesões/contradições/guerras políticas ainda não terminaram. Luís Fernando Freire( que já foi Vitorino Filho) promete emprestar apoio político a Flávio Dino em troca de um mandato de deputado federal. "Vitorino Filho" contaria com o apoio financeiro do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O Maranhão é a Capital da TFP(Tradição, Família e Propriedade). Até quando vão abusar de nossa paciência?(Quosque tandem abutere patientia nostra). Será que desde 1947 não "archam" ou "racham" outras opções na vida pública deste estado? 

Eles detestam a volta ao passado e a análise do presente. Geralmente respondem de forma rebuscada com postagens "laudatórias". Mas alguém tem que mostrar como andamos tão rápido e permanecemos no mesmo lugar.



21 de setembro de 2013

FALTA DE COMANDO NO PV É SINTOMÁTICA : BANDA "B" DA FAMÍLIA SARNEY APODRECEU

Sarney percebeu há 28 anos(1984), que Roseana daria sobrevida ao grupo político que leva o seu nome. Até então Sarney Filho despontava para suceder o pai, mas o rebento caçula não aprendera sua maior lição : "Política não é festa".

"Zequinha" é bom orador, no entanto a boêmia, a preguiça, a irresponsabilidade, a imaturidade transferiram o bastão para Roseana. De posse do cetro, Roseana esvaziou qualquer possibilidade de Sarney Filho chegar ao governo.

A decisão do Senador Sarney mostrasse acertada. "Zequinha" é um "político agulha"- aquele que por onde passa deixa furo. A anunciada falta de comando do PV(Jornal Imparcial de 21/09) é mais uma costura furada de Sarney Filho.  

A falta de comando do Partido Verde é sintoma que anuncia o apodrecimento da banda "B" da família Sarney. Da constituição as articulações tudo gira em nome do pai(Sarney Filho), do filho(Adriano Sarney, que já foi Sarney Neto).

Washington Rio Branco foi afastado da Presidência do PV por Adriano Sarney de "forma inexplicável". Quem vai assumir é Sarney Filho. A festa de posse de "Zequinha" vai acontecer em Codó, sob os acordes dos tambores de Bita do Barão.

Sarney Filho confessa aos mais íntimos o desejo de filiar-se ao PSB do amigo José Reinaldo. Luís Fernando Freire(Vitorino Filho), Fernando Silva(irmão de Luís Fernando Silva) já estão no PSB. A improvável/ficccional filiação de Sarney Filho seria a "pá de cal".

TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A POLÍTICA? PROPAGANDA ENGANOSA PODE LEVAR A "MUDANÇA" PARA DENTRO DOS LEÕES

O clima de disputa que envolve o governo do estado(2014) contagia operadores/pensadores/executores dos principais projetos(Flávio Dino, Luís Fernando, Hilton Gonçalo e Eliziane Gama).

Marqueteiros governistas/ oportunistas conseguiram martelar bem as dúvidas sobre o projeto de mudança. Contribuíram as filiações/adesões/posicionamentos despropositados na oposição.

É forte o fuxico que Dino tem "fome que nem me contem/sede de anteontem". Camaradas se confundem as camaradagens, despertando o sentimento de que todos "são iguais perante a política".

Entendido(Dino) como propaganda enganosa, a "mudança" pode parar dentro do Palácio dos Leões. Marqueteiros oposicionistas devem trabalhar urgentemente a devolução da crença em Fávio Dino.

20 de setembro de 2013

A RÉPLICA DO INFELIZ :"VITORINO FILHO" QUER SER CANDIDATO PELO PSB

Luís Fernando Freire(Vitorino Filho), insiste em polemizar com o titular deste Blog. Na réplica o infeliz usa linguagem rebuscada, nomeia-me "Paradoxo", "Filosófico", sem cultura .

Vitorino Filho floreia o texto de celebridades, sem conectar qualquer testemunho que desminta o enriquecimento do pai, Vitorino Freire, denunciado nas postagens pelas pesquisas de Nauro Machado. 

O cerne da sua insatisfação foi o veto a sua candidatura(deputado federal) pelo PSB de Zé Reinaldo. Flávio Dino teria ordenado a remessa da ficha de filiação do "Vituca" para o "arquivo morto".

Luís Fernando Freire, o "Vituca" não se conforma com a publicação dos artigos de Erasmo Dias, que revelam o enriquecimento sem causa do seu pai, o "finado", ex-senador Vitorino Freire.

Então toma:

"A tréplica do Infeliz"(Erasmo Dias)

"Vitorino responde ao libelo que o estigmatizou como gatuno à sua maneira, insultando com licenciosidade, que serve para recordar as origens. Fugiu da história que comprova o enriquecimento sem causa.

Vitorino não enumerou, não aludiu as origens dessa dinheirama, que hoje possui, num contraste impressionante com aquela pindaíba, que o trouxe de Pernambuco para as nossa plagas em 1934.

Vitorino  não fala que se vendeu aos interesses de Carlos Prestes, que barganhou com os comunistas, cedendo-lhes a legenda do PSD, para abrigar os vermelhos nas eleições municipais".

Dino ainda não avalizou o empréstimo da legenda do PSB, para Luís Fernando Freire candidatar-se a deputado federal. Caso mude de ideia consuma-se a repetição da história como farsa e tragédia.

"Luiz Fernando Freire disse... Em virtude da resposta ao meu comentário, reabro hoje o mesmo assunto ao qual me referi ontem, como "rara exceção" , vencido pelo incontrolável desejo de, ao encerrar meu diálogo com Cesar Paradoxo, esclarecer e sugerir:
1. A honradez de Victorino Freire já é ponto pacífico na história do Brasil. Qualquer dúvida a esse respeito já caiu em desuso há mais de 30 anos. Aliados, adversários e críticos de toda sorte, a ele nunca negaram a verdade e o reconhecimento sobre seu comportamento político e pessoal, excetuando-se evidentemente alguns ressentidos derrotados na política do Maranhão, ou aqueles que tiveram seus escusos interesses denunciados e combatidos pelo velho Senador. Dúvidas sobre a honorabilidade de Victorino Freire somente conseguem colocar seus insultadores no merecido e desprezível patamar onde habitualmente chafurdam e de cujos detritos se alimentam.
2. Minha primeira sugestão é que Cesar Paradoxo procure melhorar seu próprio texto sem amparar-se em textos alheios para conseguir preencher o vácuo do espaço do seu blog. A citação de Heidegger ( como se Cesar conhecesse sua obra) aparece sem nenhuma explicação inteligente com relação aos fatos, e apenas reflete o desejo de contrapor um nome famoso ao do vergonhoso Erasmo Dias, a quem conheci na varanda do Palácio dos Leões ( ele geralmente em adiantado estado etílico) à época em que gozava das benesses do Vitorinismo, agora revivido por Cesar através de um livro escrito por um certo Nauro Machado, autor celebrizado no mundo literário do país pela ausência de suas obras.

3. O texto de Cesar repentinamente acentua, com ares profundamente filosóficos, que " o tempo e a morte censuram sentimentos, no entanto o que foi escrito continua pungente". Cesar escolheu mal mais uma vez. Se copiou o texto de alguém, escolheu o pior do autor. Se é de sua lavra, pouco impressiona, pois mais se assemelha a uma propaganda de novela mexicana, uma mensagem de obituário, ou a um anúncio de uma companhia de seguros.

4. Como Cesar trouxe Nauro Machado ao seu texto, gostaria de sugerir ao Paradoxo a leitura de alguns livros que certamente lhe seriam mais proveitosos nas informações sobre Victorino Freire, escritos por Sebastião Nery, Elio Gaspari, Juracy Magalhães, Carlos Chagas, Juarez Távora, Auro de Moura Andrade, José Américo, Murilo Melo Filho, Helio Silva, Aspásia Camargo, Amaral Peixoto, Claudio Bojunga, Murilo Badaró, Carlos Lacerda, John Foster Dulles, Roberto Campos, Celso Franco, Pio Corrêa, Oscar Corrêa, Cordeiro de Farias e Jayme Portela, entre muitos outros. Em termos de cultura geral sugiro além do próprio Heidegger, que Cesar se debruce em Andre Malraux, Richard Dowkins, Elizabeth Longford, William Manchester, D ' Anunzio, Petrarca, Machado de Assis e Graciliano Ramos, conforte-se na poesia de Verlaine, Rimbaud, Fernando Pessoa, Robert Frost, Shelley e Pablo Neruda, deixando espaço evidentemente para Ferreira Gullar, João Cabral, Raul Bopp, Schmidt e Vinícius de Moraes entre outros, e divirta-se com Rubem Braga, Fernando Sabino, Sergio Porto e Antônio Maria. Se as leituras acima lhes forem muito complexas, sugiro que tente "Alice no País das Maravilhas", as fábulas de La Fontaine ou o Almanaque do Tico Tico.

5. Para terminar, apenas acrescento e transcrevo o blog de Evan de Andrade, que em 04/01/2013 fulmina de vez a figura de Cesar Paradoxo:
" Resolvemos eliminar o blog de Cesar Bello da nossa lista de indicações. Os motivos são a falta de ética e de respeito. Observamos que suas publicações são desprovidas de verdade, recheadas de agressões pessoais e ódio maligno. Falta ética e respeito para com leitores e para com a verdade, e não seria correto de nossa parte divulgar um blog deste nível, baixo, que com justiça, não defende posição ou ideologia mas sim o ódio venal."
Neste retrato sem retoque, "a Cesar o que é de Cesar".
Como diria meu pai: "É só". 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...