21 de setembro de 2013

FALTA DE COMANDO NO PV É SINTOMÁTICA : BANDA "B" DA FAMÍLIA SARNEY APODRECEU

Sarney percebeu há 28 anos(1984), que Roseana daria sobrevida ao grupo político que leva o seu nome. Até então Sarney Filho despontava para suceder o pai, mas o rebento caçula não aprendera sua maior lição : "Política não é festa".

"Zequinha" é bom orador, no entanto a boêmia, a preguiça, a irresponsabilidade, a imaturidade transferiram o bastão para Roseana. De posse do cetro, Roseana esvaziou qualquer possibilidade de Sarney Filho chegar ao governo.

A decisão do Senador Sarney mostrasse acertada. "Zequinha" é um "político agulha"- aquele que por onde passa deixa furo. A anunciada falta de comando do PV(Jornal Imparcial de 21/09) é mais uma costura furada de Sarney Filho.  

A falta de comando do Partido Verde é sintoma que anuncia o apodrecimento da banda "B" da família Sarney. Da constituição as articulações tudo gira em nome do pai(Sarney Filho), do filho(Adriano Sarney, que já foi Sarney Neto).

Washington Rio Branco foi afastado da Presidência do PV por Adriano Sarney de "forma inexplicável". Quem vai assumir é Sarney Filho. A festa de posse de "Zequinha" vai acontecer em Codó, sob os acordes dos tambores de Bita do Barão.

Sarney Filho confessa aos mais íntimos o desejo de filiar-se ao PSB do amigo José Reinaldo. Luís Fernando Freire(Vitorino Filho), Fernando Silva(irmão de Luís Fernando Silva) já estão no PSB. A improvável/ficccional filiação de Sarney Filho seria a "pá de cal".

TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A POLÍTICA? PROPAGANDA ENGANOSA PODE LEVAR A "MUDANÇA" PARA DENTRO DOS LEÕES

O clima de disputa que envolve o governo do estado(2014) contagia operadores/pensadores/executores dos principais projetos(Flávio Dino, Luís Fernando, Hilton Gonçalo e Eliziane Gama).

Marqueteiros governistas/ oportunistas conseguiram martelar bem as dúvidas sobre o projeto de mudança. Contribuíram as filiações/adesões/posicionamentos despropositados na oposição.

É forte o fuxico que Dino tem "fome que nem me contem/sede de anteontem". Camaradas se confundem as camaradagens, despertando o sentimento de que todos "são iguais perante a política".

Entendido(Dino) como propaganda enganosa, a "mudança" pode parar dentro do Palácio dos Leões. Marqueteiros oposicionistas devem trabalhar urgentemente a devolução da crença em Fávio Dino.

20 de setembro de 2013

A RÉPLICA DO INFELIZ :"VITORINO FILHO" QUER SER CANDIDATO PELO PSB

Luís Fernando Freire(Vitorino Filho), insiste em polemizar com o titular deste Blog. Na réplica o infeliz usa linguagem rebuscada, nomeia-me "Paradoxo", "Filosófico", sem cultura .

Vitorino Filho floreia o texto de celebridades, sem conectar qualquer testemunho que desminta o enriquecimento do pai, Vitorino Freire, denunciado nas postagens pelas pesquisas de Nauro Machado. 

O cerne da sua insatisfação foi o veto a sua candidatura(deputado federal) pelo PSB de Zé Reinaldo. Flávio Dino teria ordenado a remessa da ficha de filiação do "Vituca" para o "arquivo morto".

Luís Fernando Freire, o "Vituca" não se conforma com a publicação dos artigos de Erasmo Dias, que revelam o enriquecimento sem causa do seu pai, o "finado", ex-senador Vitorino Freire.

Então toma:

"A tréplica do Infeliz"(Erasmo Dias)

"Vitorino responde ao libelo que o estigmatizou como gatuno à sua maneira, insultando com licenciosidade, que serve para recordar as origens. Fugiu da história que comprova o enriquecimento sem causa.

Vitorino não enumerou, não aludiu as origens dessa dinheirama, que hoje possui, num contraste impressionante com aquela pindaíba, que o trouxe de Pernambuco para as nossa plagas em 1934.

Vitorino  não fala que se vendeu aos interesses de Carlos Prestes, que barganhou com os comunistas, cedendo-lhes a legenda do PSD, para abrigar os vermelhos nas eleições municipais".

Dino ainda não avalizou o empréstimo da legenda do PSB, para Luís Fernando Freire candidatar-se a deputado federal. Caso mude de ideia consuma-se a repetição da história como farsa e tragédia.

"Luiz Fernando Freire disse... Em virtude da resposta ao meu comentário, reabro hoje o mesmo assunto ao qual me referi ontem, como "rara exceção" , vencido pelo incontrolável desejo de, ao encerrar meu diálogo com Cesar Paradoxo, esclarecer e sugerir:
1. A honradez de Victorino Freire já é ponto pacífico na história do Brasil. Qualquer dúvida a esse respeito já caiu em desuso há mais de 30 anos. Aliados, adversários e críticos de toda sorte, a ele nunca negaram a verdade e o reconhecimento sobre seu comportamento político e pessoal, excetuando-se evidentemente alguns ressentidos derrotados na política do Maranhão, ou aqueles que tiveram seus escusos interesses denunciados e combatidos pelo velho Senador. Dúvidas sobre a honorabilidade de Victorino Freire somente conseguem colocar seus insultadores no merecido e desprezível patamar onde habitualmente chafurdam e de cujos detritos se alimentam.
2. Minha primeira sugestão é que Cesar Paradoxo procure melhorar seu próprio texto sem amparar-se em textos alheios para conseguir preencher o vácuo do espaço do seu blog. A citação de Heidegger ( como se Cesar conhecesse sua obra) aparece sem nenhuma explicação inteligente com relação aos fatos, e apenas reflete o desejo de contrapor um nome famoso ao do vergonhoso Erasmo Dias, a quem conheci na varanda do Palácio dos Leões ( ele geralmente em adiantado estado etílico) à época em que gozava das benesses do Vitorinismo, agora revivido por Cesar através de um livro escrito por um certo Nauro Machado, autor celebrizado no mundo literário do país pela ausência de suas obras.

3. O texto de Cesar repentinamente acentua, com ares profundamente filosóficos, que " o tempo e a morte censuram sentimentos, no entanto o que foi escrito continua pungente". Cesar escolheu mal mais uma vez. Se copiou o texto de alguém, escolheu o pior do autor. Se é de sua lavra, pouco impressiona, pois mais se assemelha a uma propaganda de novela mexicana, uma mensagem de obituário, ou a um anúncio de uma companhia de seguros.

4. Como Cesar trouxe Nauro Machado ao seu texto, gostaria de sugerir ao Paradoxo a leitura de alguns livros que certamente lhe seriam mais proveitosos nas informações sobre Victorino Freire, escritos por Sebastião Nery, Elio Gaspari, Juracy Magalhães, Carlos Chagas, Juarez Távora, Auro de Moura Andrade, José Américo, Murilo Melo Filho, Helio Silva, Aspásia Camargo, Amaral Peixoto, Claudio Bojunga, Murilo Badaró, Carlos Lacerda, John Foster Dulles, Roberto Campos, Celso Franco, Pio Corrêa, Oscar Corrêa, Cordeiro de Farias e Jayme Portela, entre muitos outros. Em termos de cultura geral sugiro além do próprio Heidegger, que Cesar se debruce em Andre Malraux, Richard Dowkins, Elizabeth Longford, William Manchester, D ' Anunzio, Petrarca, Machado de Assis e Graciliano Ramos, conforte-se na poesia de Verlaine, Rimbaud, Fernando Pessoa, Robert Frost, Shelley e Pablo Neruda, deixando espaço evidentemente para Ferreira Gullar, João Cabral, Raul Bopp, Schmidt e Vinícius de Moraes entre outros, e divirta-se com Rubem Braga, Fernando Sabino, Sergio Porto e Antônio Maria. Se as leituras acima lhes forem muito complexas, sugiro que tente "Alice no País das Maravilhas", as fábulas de La Fontaine ou o Almanaque do Tico Tico.

5. Para terminar, apenas acrescento e transcrevo o blog de Evan de Andrade, que em 04/01/2013 fulmina de vez a figura de Cesar Paradoxo:
" Resolvemos eliminar o blog de Cesar Bello da nossa lista de indicações. Os motivos são a falta de ética e de respeito. Observamos que suas publicações são desprovidas de verdade, recheadas de agressões pessoais e ódio maligno. Falta ética e respeito para com leitores e para com a verdade, e não seria correto de nossa parte divulgar um blog deste nível, baixo, que com justiça, não defende posição ou ideologia mas sim o ódio venal."
Neste retrato sem retoque, "a Cesar o que é de Cesar".
Como diria meu pai: "É só". 

19 de setembro de 2013

OPOSIÇÃO ESTUDA ESTRATÉGIA PARA ANULAR EFEITO POLÍTICO DA DECISÃO "SUPER BONDER" DO TSE

A disputa pelo governo do estado(2014) modificou as estratégias eleitorais. As oposições estão mobilizadas com antecedência. O governo trabalha 24 por 48 horas em "busca do tempo perdido".

A decisão "super bonder"(colou Roseana do governo) do TSE deu estabilidade a Sarney. Dino acusou o cruzado de direita. Outra estratégia será montada para levar Roseana para o canto do ringue?

Roseana cancelou o Itinerante no Tocantins. A volta aos municípios deve apresentá-la em condições de ganhar o Senado. É importante sentar Luís Fernando na cadeira de governador até abril de 2014.

A chapa governista modulará o(a) vice-governador(a) capaz de aglutinar votos na Região dos Cocais(2ª maior em número de eleitores), Vale do Pindaré/ Mearim/ Munim e Tocantins.

A prefeita de Lago da Pedra, ex-deputada estadual Maura Jorge(DEM) desponta como favorita para compor com Luís Fernando. O problema é o que fazer com o partido parceiro(PT).

Dá para tirar Maura Jorge do DEM e filiar no PT antes do PED? Em nome do pragmatismo  é possível? Dino fará(28) a transferência de Rosângela Curado do DEM para o PDT sem problemas.  

Dino tem no "plantão" 3 articulistas tarimbados(Zé Reinaldo, Rubens Pereira, Humberto Coutinho). Roseana ainda não tem no plantão o pai, o Senador Sarney, mas ele é perigoso até "online".

Nessa do TSE foram quantos fios do bigode?

GEOPOLÍTICA NO MARANHÃO : O OLHAR VESGO SOBRE A REGIÃO DO TOCATINS

Anunciada a filiação da odontóloga Rosângela Curado ao PDT. O ato que realizar-se no dia 28 de setembro, cobre-se de pompa em circunstância da indicação de Curado como vice de Flávio Dino.

Curado foi a segunda colocada(40 mil votos-DEM) na última eleição em Imperatriz contra 72 mil de Sebastião Madeira. Foram oito concorrentes, cinco não conseguiram ultrapassar mil votos :

Adalberto Castro(PT)- 3.527; Justino Filho(PTC)- 892; Major Melo(PSOL)- 692; Kleber Miranda; Wilson Leite(PSTU)- 358 e o espoca urna Aluísio Melo(PCB) com 253 votos. Fica visível a polarização.

O estrabismo(visão em duplicidade) eleitoral sobre a Região do Tocantins considera o colegiado : Imperatriz- 200 mil votos; Açailândia- 80 mil; Cidelândia- 10 mil; Vila Nova/ São Pedro- 14 mil; Brejão- 5 mil; João lisboa- 20 mil; Itinga- 20 mil; Buritirana- 7 mil; Amarante- 20 mil, Sítio Novo- 10 mil; Montes Altos- 10 mil e Edson Lobão/Ribamar Fiquene/Campestre/Porto Franco/Lajeado, São João do Paraíso todos na faixa de 7 mil eleitores, totalizando 431 mil votos.

A Região do Vale do Pindaré tem quase o mesmo colégio eleitoral sem destaque nas composições majoritárias das principais chapas de governo. Senão vejamos : Santa Inês- 50 mil; Pindaré- 24 mil; Monção-20 mil; Igarapé do Meio- 10 mil; Bela Vista- 10 mil; Santa Luzia- 50 mil; Buriticupu- 40 mil; Bom Jesus das Selva- 20 mil; Alto Alegre- 20 mil; Tufilândia- 7 mil; Carú- 9 mil; Zé Doca- 40 mil; Pio XII- 18 mil; Vitória do Mearim- 26 mil e Satubinha com 8 mil eleitores, totalizando 392 mil votos.

O Vale do Tocantins tem como principal liderança Sebastião Madeira(PSDB) na esteira Hildon Marques, Rosângela Curado, Hélio Santos, Antônio Pereira, Carlos Amorim, Léo Cunha, Dr Pádua e o pastor Porto.

Nas paróquias do Tocantins os "padres" Wanderlúcio, Jucá, Carla Batistas, Cleide Santos, Hildemar, Deusdeth Sampaio, Gilson Santana, Cel. Ventura, José Carlos Sampaio, Adalberto Baratão, Magnaldo, Sérgio Madeira, Dr. Emiliano, Jones,Vasques.

O Vale do Pindaré não tem bispo, nem coroinha Ribamar Alves, Vianey Bringel, Cabral, Cirino, Vera, Zemar, Oséas, Primo, José Gomes, Gildavan, Fufuca, Atemir, Dr. Alexandre, Dr. Walber, Henrique Salgado, Dr. Roque, Beto Rocha, Alcir, Natinho, Dr. Alberto fazem o varejo e atacado eleitoral. 

Qual a dificuldade de mapear votos/lideranças? Porque não deixar o olhar vesgo(em duplicidade) sobre Imperatriz? O Vale do Pindaré não tem cacique, os feudos eleitorais estão delimitados como as terras na Idade. Média. A extensão deste quase 400 mil votos é de 100 Km. Geopolítica serve para administrar territórios.

VITORINO E O TEMPO : FLÁVIO DINO E O VENTO


"Existem certos textos que não merecem comentários. Realmente não se deve dar importância a qualquer comentário, dito ou escrito por determinadas pessoas que não portam qualificativos que os recomendem. 

Abro uma rara exceção para comentar o texto de Cesar Bello, indivíduo que FELIZMENTE não conheço, e que para manter qualquer diálogo comigo, deveria trocar alguns dias de banco de praça ou de botequim, por alguns anos de banco escolar, que possivelmente ( dependendo de sua inteligência) , poderiam lhe proporcionar um melhor e mais honesto conhecimento da história do Maranhão e do meu pai, cuja memória e honradez é reverenciada até mesmo pelos seus mais ardorosos adversários, excetuando-se evidentemente alguns inimigos modernos que não o conheceram e, montando na garupa alheia, acreditam que poderão alterar fatos e conceitos, arvorando-se como grandes paladinos da verdade, trajando versões mentirosas sobre um tempo que não conheceram. Tenho mais o que fazer, em vez de dar lições".(Luís Fernando Freire, o Lula Freire).

Comentário do Blog : Engana-se o Sr. Luís Fernando Freire, o Lula Freire a meu respeito e das postagens sobre Vitorino Freire. O texto "A Volta do Vampiro" foi extraído do livro "Erasmo Dias e Noites" de Nauro Machado, que por sua vez segue as pegadas da história política maranhense, usando como fonte o Jornal "O Combate".

O tempo e a morte "censuram" sentimentos, no entanto o que foi escrito continua pungente. Luís Fernando Freire, o Lula Freire nunca morou no nosso estado. Daqui só levou como outros aventureiros mandatos eleitorais(deputado federal/senador). A minha missão é não deixar o povo esquecer. Portanto mais de Erasmo:

"O POVO CONHECE AS FIGURAS E SABE DAS HISTÓRIAS".

"Há uma finalidade premeditada nessa exacerbação de despeito com que o triste situacionismo local procura caluniar os que se opõe a aventura política".

"De todos os recantos do país, surgem, nesta hora, libelos os mais terríveis, contra a prosperidade suspeita que bafejou de uma hora para outra, não só os Sr. Vitorino Freire, mas também os seus principais aliados".

"O que impressiona o povo é esse inexplicável mistério de enriquecimento do Sr. Vitorino Freire, que tendo como única fonte de renda vencimentos inferiores a cinco mil cruzeiros/mês, se transformou em dez anos em capitão da indústria, magnata das grandes empresas"(incorporação da empresa Cintra, Godinho&Cia, fusão da N.A.B com aerovias".

Com o uso da pesquisa, tendo como fonte os jornais da época(década de 40/50) o Blog do Cesar Bello desmente a "pobreza franciscana", a honestidade/honradez  de Vitorino Freire. O mito da pobreza foi criado ao longo dos últimos 50 anos. 

Devem repetir com Sarney a homenagem feita a Benedito Leite(mandou no Maranhão durante 25 anos-"Um Verdadeiro Republicano"). Em 2062 o tempo e a morte apresentarão Sarney como "Um homem que morreu pobre por ser honesto".

Em o Ser e o Tempo, Martin Heidegger indaga a natureza do ser. Heidegger descarta a separação do homem do universo insensato em que habita.

"O homem é quem modifica o mundo das coisas, ele constrói seu próprio caminhar. Ser é existir, estar no mundo de um modo específico. O ser se completa quando ultrapassa o cotidiano, sai da esfera dos eles para entra na esfera do eu"(Martin Heidegger). 

E quando cai a ficha, vem a pergunta : Quem sou eu, quem foi ele? É assim Lula Freire que se constrói o ser no tempo, não é com pedantismo da ancestralidade, nem tão pouco com mentiras, cheirando o "esquecido" perfume da morte. Como você existiu durante os últimos 50 anos? Como ficou o povo do Maranhão depois de 100 anos de Vitorino/Sarney? Como ficará depois da suposta era Dino?

Lula é pena que você não tenha tempo para dar lições. Quem sabe receber? A culpa é de Flávio Dino que mudou o vento progressivo que abanava sua campanha. Flávio é bom ir se acostumando a ser o culpado de tudo. Quem mandou abrir sarcófagos, catacumbas. As pragas dos faraós duram centenas de anos. 



18 de setembro de 2013

QUANTO?

A DECISÃO DO TSE : REAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS(I)

Em decisão polêmica a maioria(4) dos Ministros do TSE(7) entendeu serem ineptos(sem fundamento) os Recursos Contra Expedição de Diplomas .

Entre os Ministros que votaram pela inépcia dos Recurso Contra Expedição de Diploma, Henrique Neves, Relator do processo que pede a perda do mandato de Roseana Sarney.

A "lapada" acontece na volta de Sarney ao Senado. Coincidências a parte, a manifestação das partes : Roseana preferiu o"riso do silêncio, Dino o "direito de espernear".

A decisão que favorece 11 governadores remete-nos ao conceito positivista do direito de Max Weber : "O direito moderno tem que legitimar o poder, apoiando-se nas formalidades próprias".

Jürgen Habermas reage (Direito e Democracia), em apertada síntese preleciona : "A legalidade das decisões tem de extrair sua legitimidade da racionalidade procedimental com teor moral".

Jürgen Habermas na sua abordagem não tinha pretensão de elaborar uma teoria sobre as decisões jurídicas teratológicas(absurdas), mas configurar teoria sobre o funcionamento das instituições.

Tudo isso parece muito difícil de entender, todavia o bom-senso, a razão prática(de Aristóteles à Kant) repousa na simples observação/variação das diferente decisões sobre os mesmos fatos.

Jackson foi sufocado no próprio Lago, como "Narciso"(espelho na água) morreu vítima da própria imagem. Roseana foi salva no patíbulo pelos "príncipes do judiciário". A quem culpar/agradecer?


GRUDADA NA CADEIRA : PROCESSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DE ROSEANA PODE VOLTAR PARA O TRE

Caiu como um balde de água fria nas hostes oposicionistas, a decisão da maioria do TSE que impede o julgamento por meio de Recursos Contra Expedição de Diploma, visando cassar mandatos.

A decisão agraciou o deputado do Piauí, Francisco de Assis Gonçalves(PT). Por analogia(entendimento semelhante) beneficiam-se Roseana Sarney e mais 10 governadores sub-judice.

Os ministros(4) entenderam  que a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, é o instrumento para requerer a perda do mandato de  vereadores, deputados, prefeitos, governadores, senadores.

Os Recursos Contra a Expedição de Mandatos devem voltar aos TRE's. A "meia lua inteira" é um sopapo na pretensão de apear Roseana Sarney do cargo de governadora antes de 2014.

Grudada na cadeira de governadora, "Nhá Rose" articulará com pulso firme as candidaturas(governo/senado/deputados). Roseana Sarney fica até o fim do mandato? Só o tempo para responder.

A decisão da maioria dos ministros muda o quadro sucessório no estado. A estabilidade ainda que temporária permite o exercício do poder antes, durante e depois das eleições de 2014.

Isso conta e muito.


17 de setembro de 2013

DINO E AS DEMANDAS ELEITORAIS

Flávio Dino usou habilidosamente os "Diálogos Pelo Maranhão", para fugir das demandas políticas/eleitorais. Instalada a "Tríplice Fronteira"(PSB, PC do B e PDT) na sexta(13) os primeiros agouros.

O PSB não consegui sair unido da convenção. A unidade resumi-se aos interesses dos dissidentes. Zé Reinaldo quer a ser o federal mais votado das oposições, Roberto Rocha candidato único ao Senado.

Dino foi chamado para equacionar a "hipotenusa"(contrários). O "professor" estimulou Roberto Rocha a oferecer Balsas e as prefeituras do PSB. No pacote entra Luciano Leitoa de  Timon.

"Zé", emburrado durante toda a convenção deixou a Assembleia Legislativa depois das 21 horas.  Ele aguardava resposta de Dino para a proposta de Carlos Brandão(PSDB) como vice-governador.

Dino de olho no tempo de televisão(3 minutos) abanou com o sim, mas ao mesmo tempo mandou assoprar nos ouvidos de Weverton Rocha a quebra do compromisso(vice) com o PDT. Prá quê?

WRocha "subiu nas tamancas", mandou chamar seu blogueiro particular, Marcos Deça para orquestrar no blog de Jorge Aragão a possibilidade de traição. A conta foi paga por Dedé Macedo.

No Bar Adventure depois de umas "Caipiveja"(caipirinha c/ cerveja), WRocha teria dito : "Esse Zé Reinaldo é um velho escroto, quer garantir a eleição botando Carlos Brandão de vice".

A filiação de Raimundo Cutrim ao PC do B ainda não pode ser avaliada. Cutrim, ex- Agente, ex-Delegado da PF prendeu vários comunistas no tempo da ditadura. Portanto foge aos padrões do PC do B.

Flávio Dino não cabe mais debaixo da máscara de Zé Reinaldo. Quem conhece a poesia de Fernando Pessoa (O Eu Profundo e Outros Eus), Editora Nova Fronteira lembra-os com a leitura de Tabacaria :

Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário

.
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


16 de setembro de 2013

CANDIDATURA DE FLÁVIO DINO RESSUSCITA FILHO E AMIGOS DE VITORINO FREIRE

A candidatura de Flávio Dino sofreu abalo na sua estrutura ideológica. As filiações(PSB) de de Luis Fernando Freire(filho de Vitorino Freire), a pedido de Eduardo Campos e Fernando Silva articulada por José Reinaldo tem o cheiro de enxofre.

Ambos retiram da catacumba que guarnece os ossos de Vitorino Freire, o "Bala na Agulha" lembranças do atroz período do "quero, mando, faço". Aos mais jovens recomendo a leitura de "Erasmo Dias e Noites(Nauro Machado) em especial "A Volta do Vampiro":

"Está de luto o Maranhão que não compactua com essa meia dúzia de politicoides que enchem os aposentos do Palácio dos Leões. Esta de luto o Maranhão que ainda sente nas costas a ponta do rebenque de um forasteiro, chefe do bando de Burnet, Papai Noel, Walfredo Vale e outros que se medem pela mesma bitola estreita".

"Todos os homens livres do Maranhão sentem, agora, a maior bofetada que já lhes foi desfechada no rosto. Retorna ao Maranhão a figura esquálida de um sádico que se agarra ao poder e a tudo quanto é podre, para dar expansão a sua mania de grandeza".

"É Vitorino Freire que vem novamente, ocupar lugar na mesa dos homens que fazem o nosso inventário. É Vitorino freire que vem tripudiar sobre o corpo de suas vítimas, acompanhado pela orquestra sinistra. É Vitorino Freire, sinistro, mau, que retorna ao Maranhão pelas mãos dos homens que nos governam".   

"Está de luto o Maranhão de homens de brio, está de luto o Maranhão que não compactua com o bando que bate palmas a figura esquálida do forasteiro sádico, que hoje envenena o ar com seu hálito doentio".

Flávio Dino não enxerga a possibilidade da analogia(idêntica informação) no que se refere a comportamento violento, truculência verbal? A Assessoria de Imprensa de Flávio Dino não sabia do passado familiar-vitorinista de Luís Fernando Freire e Fernando Silva. Quanta imaturidade.

Aline Louisse(Assessora de Imprensa de Flávio Dino) é preparada, esforçada, todavia ainda é muito nova para entender as consequências das duas filiações. Ela sequer sabia quem são Luís Fernando Freire, o Lula Freire e Fernando Silva.

Ei-lo de volta. A candidatura de Flávio Dino com a participação do filho e amigos de Vitorino Freire assusta o povo do Maranhão. Conserta isso Márcio Jerry. Querem derrubar "por dentro" Flávio Dino? Essa filiação de Lula Freire e Fernando Silva é "obra" de quem?

FERNANDO SILVA RESPONDE AO BLOG DO CESAR BELLO : BOM MESMO É SER SOCIALISTA DE CARRÃO, VIAJAR SÓ DE AVIÃO E FAZER CAMPANHA DO LADO DO POVÃO

Jornalista Cesar Bello,
                                        Ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas, não ignoro sua ilustre ancestralidade. Fui amigo dos seus pais. A senhora Laura Bello e o Desembargador Luís Dactivo Bilio Bello, de saudosa memória, meu professor de Direito Comercial, na antiga Faculdade de Direito, na Rua do Sol.
                                         Fiquei surpreso com o teor das suas postagens a meu respeito. De pronto, deduzi que você acolheu informações distorcidas sobre mim.
                                         Infelizmente, apesar de ter nascido no seio de uma família com recursos econômico-financeiros razoáveis, não tive tempo para ser PLAYBOY, pois meus pais educaram-me  à luz da lei, da caridade e do afeto, dentro dos mais rígidos padrões cristãos, morais e éticos, padrões conservadores daque época.  Logo depois de completar 12 anos de idade, portanto um menino que ainda vestia calças curtas, a 1° de julho de 1953,  fui admitido em Silva, Linhares & Cia, para aprender a trabalhar,  exercendo as funções de office-boy, expediente no turno vespertino. A casa comercial tinha como principais sócios meu pai e meu padrinho. Trinta anos depois, com o falecimento do meu pai, passei à  direção da mesma,permanecendo a função de diretor presidente até 1996, quando decidi encerrar minhas atividades profissionais,  para dedicar-me exclusivamente aos meus carros antigos. Sou, com muito orgulho, o decano dos colecionadores de automóveis no Maranhão.
                                        Português de nascimento, meu pai não era político sequer eleitor. Não obstante isso, cultivava laços de fraterna amizade com políticos, dentre eles, citaria os interventores Paulo Ramos e Saturnino Bello, o senador Victorino Freire, os governadores Eugênio Barros, Matos Carvalho, Newton Bello, Antonio Dino, Pedro Neiva de Santana e Osvaldo Nunes Freire, todos de conduta irretocável.
                                         Como você vê, minha decisão de filiar-me ao PSB, juntamente com meu velho amigo Luiz Fernando Freire, ex-deputado federal, ex-senador da República e filho de Victorino Freire, nada tem de surpreendente. É consequência lógica do meu posicionamento político ao longo da minha vida, sob a ótica dos parâmetros democráticos que regem o Brasil.
                                         As malévolas insinuações assacadas contra mim,  no que diz respeito, também, sobre supostos pedidos contrariados relativos a empregos e apresentação de empresários à Prefeitura de São José de Ribamar e à SINFRA,  nada mais são do que grosseiras inverdades. Gostaria que seu informante declinasse nomes.
                                          Finalmente, quanto à eventual candidatura do meu irmão Luís Fernando Silva, de 58 anos,  (ele é o 6° de uma prole de oito filhos, 14 anos mais novo do que eu) será em razão de  seu livre arbítrio e aprovação do grupo ao qual pertence.
                                            Menciono eventual candidatura baseado nas declarações do nobre senador João Alberto, meu amigo de velha data, prestadas ao Jornal Pequeno, página 3, edição de 28 de julho de 2013: 
                                             "João Alberto afirmou ao Jornal Pequeno que o nome do  secretário Luis Fernando é o mais comentado no grupo e que "se as coisas continuarem do jeito que estão, pode ser ele o candidato. Mas ainda não existe decisão definitiva. Vamos continuar conversando e avaliando".
                                                                 Cordialmente,
                                                                 Fernando Silva        
                                                                                        
                                

JOGO RASTEIRO E RETÓRICA BUFA TIRAM A ESPERANÇA DO BOM NÍVEL DE CAMPANHA

Os últimos pronunciamentos/acontecimentos emanados da cúpula da oposição(PSB,PDT,PC do B) desacreditam o futuro bom nível da campanha de governo de 2014. Faltaram proposta e sobraram insultos nos encontro/reunião/convenção do PSB, PC do B e PDT.

Flávio Dino comandou a retórica com gosto de bílis. Não é isso que se espera daquele que promete mudanças. O Maranhão está cansado de duelos verbais. O que se almeja são proposta realistas. Esse é o tom de quem vence nas pesquisas de intenção de votos?

“O meu suposto adversário, eles de tanto conjugarem o verbo roubar e furtar, roubaram o Patrimônio Público, fazem isso diariamente, resolveram agora roubar o discurso alheio”.
“É botar essa gente de 50 anos para casa, mandar para outro destino, porque eles não servem mais para comandar o destino do Maranhão”.

Luís Fernando Silva diz que não tem tempo para responder as provocações de Flávio Dino. Essa postura dura até quando? É no gogó Lulu? Vamos cobrar desde já o bom nível da campanha. Impropérios(discurso injuriosos destinado a ofender o adversário) não fazem o menor sentido.

Alguém precisa alertar Flávio Dino da possibilidade "da oposição perder para si mesmo".  Luciano Leitoa com a lucidez que o caracteriza, cunhou a frase em epígrafe. É muito perigoso firmar-se no mantra "Flávio Dino não perde essa eleição de jeito nenhum".

 

15 de setembro de 2013

ATÉ DEÇA TÁ LARGANDO O BARCO DA FAMÍLIA SARNEY ? NA FOTO COM O "BANQUEIRO" DEDÉ MACEDO E O MARAGATUNO WEVERTON ROCHA


IMG-20130915-WA0007
HERNANDO MACEDO, WEVERTON ROCHA, DEDÉ MACEDO E MARCOS DEÇA. LÁ NO FUNDO SERIA ELI$IANE GRANA? ONDE TEM DEDÉ MACEDO, WEVERTON ROCHA, MARCOS DEÇA O CIFRÃO($) ARROCHA.

O blogueiro/editor de política do Jornal O Estado do Maranhão, Marcos Deça é o mais novo "comunista". Deça foi fisgado pelo poderio econômico da ala podre que apoia Flavio Dino rumo ao Palácio dos Leões.

Na noite de sábado(14) após encontros/convenções/filiações Marcos Deça foi jantar na companhia do "chefão do PDT", Weverton Rocha, Hernando Macedo e Dedé Macedo- aquele que  segundo Deça cede helicópteros/jatinhos para Flávio Dino.

Marcos Deça consegue a proeza de ser editor de política do EMA e Assessor do Gabinete de Weverton Rocha, percebendo a bagatela de 12 mil reais/mês.  A oposição tem o seu lado governo, assim como o blogueiro governista tem interesse oposicionista.

Ninguém entende mais nada. Marcos Deça bate em Flavio Dino, Weverton Rocha/ Hernando Macedo, Dedé Macedo abraçam o blogueiro oficial da família Sarney. Basta umas "mal traçadas linhas" no rumo dos Leões e o cabra "Sarneyzou". 

CAIM DE ELEIÇÃO : FILIAÇÃO DE FERNANDO SILVA SERIA REVOLTA POR INTERESSES CONTRARIADOS ?

A filiação do playboy-português Fernando Silva ao PSB seria retaliação a interesses contrariados? Luís Fernando enquanto prefeito de São José de Ribamar teria negado empregos para familiares, contratos à empreiteiros ligados a Fernando Silva.

"Ela joga duro com o irmão. Não dá emprego a familiares, não permite sequer a aproximação de empreiteiros ligados a Fernando Silva na SINFRA. A postura desagrada Fernando desde a gestão em São José de Ribamar", disse uma fonte que conhece os Silva.

"Não empreguei em São José de Ribamar, não empregarei no governo do estado. Não permiti em Ribamar e não permitirei no governo irmão, parente, aderente locupletando-se em desvios, improbidades. Mas ele tem o direito de se filiar a qualquer partido".

A filiação do irmão-playboy ao PSB pode ter sido um "tiro pela culatra". Se os motivos são interesses contrariados desde São José de Ribamar a SINFRA, a debandada de Fernando para o PSB elimina a possibilidade do "Governo de Irmãos". Ponto para Luís Fernando Silva.

Tá vendo! 



O RETRATO DE UM PLAYBOY : ENCONTROS/ BRIGAS/PRISÃO/TRAIÇÃO/FILIAÇÃO

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos em visita/orientação pregou a unidade  das oposições prioritariamente em torno dos partidos(PSB, PC do B, PDT, PSDB, PPS, PP).

Todas as órbitas partidárias oposicionistas maranhenses deveriam girar sobre Flávio Dino. Para o governador Eduardo Campos(PSB) não há necessidade de palanque exclusivo para presidenciáveis.

O surrealismo(fantasia) político fica só na retórica do indeciso "Eduardo Gama", que a semelhança de "Eliziane Campos" faz campanha  visando o bissexto(2018-Presidência/2016-Prefeitura).

Do sarau restou prisão/confusão/descontentamento. O vereador Léo Barata, o Baratinha deu uma de Flávio Dino, com o dedo em riste foi as vias de fato contra o equilibrado Major Dickson.

Zé Reinaldo cobrou mandato das oposições. Queria a vaga de senador, ofereceram deputado federal por Balsas. Reinaldo descontente quer Caxias, mas o feudo eleitoral está prometido à Rubens Junior.

O PDT escondeu-se na estratégia de promover a candidatura de Dino. O médico Hilton Gonçalo, ainda no PDT não participou da Convenção . Gonçalo espera partido para lançar a promissora candidatura.

Entre os filiados do PSB o colecionador de carros e cargos, o empresário Fernando Silva. O mais novo socialista maranhense é o irmão mais velho do candidato do governo, Luís Fernando Silva.

Fernando Silva é o irmão playboy de Luís Fernando Silva. Fernando Silva era nos anos 50/60/70 um  "bom vivant". Entre carros/cargos/ viveu na sombra dos governos Vitorino Freire/Newton Bello.

O incorrigível playboy Fernando Silva não imaginava o irmão mais novo, o obstinado trabalhador Luís Fernando, saindo da periferia do poder, para o centro da disputa no Maranhão. Coisas de Caim.

Uma coisa é certa : Luís Fernando governador, o inveterado playboy Fernando Silva não desfrutará das benesses dos Leões. A filiação do playboy Fernando Silva foi articulada para atingir Luís Fernando.

Quando Vitorino Freire/Newton Bello deixaram os Leões, Fernando Silva reunia-se com Orlando Leite, Manga Rosa todas as tardes na Praça Pedro II. Eles queriam no sereno da Pedro II, sentir o hálito do Palácio dos Leões.

"Eu sou playboy dos anos 50/60/70/ Igual a Zé Gaiola/ Mas não sou Boiola/ Olha só o que eu inventa/ Me filiei no PS do B/ Luís Fernando mê irmão vai se feder/ Eu  era debiloide/ fique ainda mais".




FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...