9 de agosto de 2013

OPOSIÇÃO MADURA NÃO COMEMORA PROVÁVEL PERDA DO MANDATO DA SARNEY

Aprendemos muitos nestes anos/ Afinal de contas não tem cabimento entregar o jogo no primeiro tempo/No balanço de perdas/ganhos já tivemos muitos desenganos/muito que chorar".


Trechos da música "Desesperar Jamais" servem como colírio para a oposição maranhense, que reagiu com inteligência/maturidade ante a provável perda do mandato da governadora Roseana Sarney.

Primeiro para não alimentar a antipática ideia de vitória via judiciário. O futuro afastamento do cargo chegará tarde, com a Sarney em ritmo frenético de inaugurações e quase campanha eleitoral/2014.

Roseana Sarney bem orientada argumenta incisiva como vítima : "meu mandato é legítimo, conquistado por meio do voto, dentro de processo democrático e limpo. A minha eleição foi legítima".

O segundo ponto é a relação tempo de sentença final/eleição indireta na Assembleia Legislativa. O resultado guindará Luís Fernando Silva a concorrer fortalecido na cadeira de governador/2014.

Flávio Dino  não soltou foguetes, apenas observou a cena com o sorriso que mistura Zorro à "Mona Lisa". O parecer de Gurgel consolida/aumenta as adesões pela expectativa dele(Dino), sentar na cadeira de governador/2015.



A futura decisão judicial vai ser "meio e fim de campanha" para situação, oposição e outras vias. Roseana Sarney para relaxar escuta/canta/toca  "Desespera Jamais", interpretado por Ivan Lins.

8 de agosto de 2013

RENÚNCIA/CASSAÇÃO : ROSEANA SEM MANDATO ANTECIPA LUIS FERNANDO NO GOVERNO

Sarney trabalha com a hipótese de perda do mandato  da filha, Roseana desde a posse em janeiro de de 2011. Paulatinamente foi mexendo peças no xadrez político, cartas do baralho jurídico para mantê-la no cargo.

O velho morubixaba teria tomado conhecimento do parecer de Roberto Gurgel logo após sua conclusão. A informação precipitou a saúde(baixou a imunidade) e a definição do nome de Luís Fernando para o governo em 2014.

A próxima movimentação vem com a iminente perda do mandato. Do julgamento do TSE cabe recurso para o STF. Entre um e outro Tribunal o resultado final ocorrerá de dezembro de 2013 à abril/ 2014. Esse é o rito, o resto é mito.

O vice-governador, Washington Luís Oliveira é o empecilho para a renúncia da governadora Roseana Sarney. Macaxeira no governo enterra mais do que a futura sentença, que fatalmente decretará a perda do mandato da Sarney e seu vice.

Roseana Sarney blefa para manter a autoridade diante da classe política/povo : "meu mandato é dedicado a causa popular e pretendo exercê-lo até o final". Washington deve a aceitar o "Conselho" ou ficar até a cassação?

As recentes manifestações de rua no país geraram uma inexpugnável(o que não se pode vencer) Agenda Positiva. Senado, Câmara dos Deputados, Ministério Público e Tribunais Superiores produzem diariamente respostas ao clamor popular.

Roseana Sarney ou qualquer governador em julgamento por uso/abuso do poder econômico, desvios ou improbidades perderá o mandato, quando exposto(a) no patíbulo dos órgão do Judiciário. 

Roseana no governo o "bicho come e pega". Se renunciar ou for cassada, Luís Fernando será eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa , concorrendo a reeleição no cargo de governador para se fortalecer.

Essa é a estratégia. É aguardar e conferir nos próximos meses. Portanto todo "sapato alto é bobagem". Luís Fernando Silva deve concorrer ao governo sentado na cadeira de governador. 

"Renunciar seria a solução"? Só escutando Waldick Soriano. 



7 de agosto de 2013

O PRIMEIRO CASAMENTO GAY : TEM DOIS BLOGUEIROS NA FILA

O primeiro casamento gay no estado envolve dois ilustres desconhecidos. Armando de Sousa&Ruber de Paulo Marques são Minas Gerais e Goias.

Armando de nome sugestivo vive no Maranhão há dez anos. Eles são os primeiros e dizem que a fila dos que desejam casamento homoafetivo "é imensa".

A fila promete andar. Dois blogueiros que participaram da solenidade trocavam olhares lascivos. "Só vai ter uma dificuldade, ele é altão e eu sou a baixinha", diz um dos blogueiros gay.

Uma "mona" presente retrucou a biba-blogueira. "Na cama encaixa até elefante com uma formiguinha. Deus é perfeito bicha". A "blogueira-biba" coçou a "barbinha" e registrou a foto.

A festa varou a madrugada. Os dois blogueiros sequer compareceram ao local de trabalho na manhã desta quarta(7). O futuro padrinho se assustou e disse "agora eu caio".

Um blogueiro que esgrima contra o "Klant" se doeu, partindo para cima do titular desta coluna questionando: "Cesar tens alguma coisa contra transações rabiais"? Eu hein!

Atirei em um rato e pegou no leão.

IMPERATRIZ : BIN LADEM(VEREADOR MARCO AURÉLIO) E MADEIRA SE UNEM CONTRA VBL

É público o posicionamento/comprometimento do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira no tocante a questão do transporte público em Imperatriz.

Madeira vem "advogando" a imediata substituição da Viação Branca do Leste(VBL), para tanto cumpriu sem óbices a decisão judicial que autorizava o distrato.

Pela decisão do juiz de base(Imperatriz) a VBL deu azo a quebra do contrato. O passo seguinte seria a licitação e quebra do monopólio dos serviços em Imperatriz.

Eis que surge uma esvoaçante decisão oriunda das togas do Tribunal de Justiça, dando fôlego a VBL ao contratar no Amapá terceirizada para suprir a deficiência.

Madeira e o vereador oposicionista Marco Aurélio, o "Bin Laden" se uniram em nova pretensão judicial para afastar a VBL de Imperatriz. A decisão foi "despressurizada" para o dia 14.

Acontece hoje(7) no TJ, reunião plenária que decide lista tríplice ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional advocatício. O causídico "maderista" Gilson Ramalho pode surpreender.

          Marco Aurélio, o "Bin Laden", Madeira e Gilson Ramalho

6 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO NO MARANHÃO : POLÍTICA DE ESTADO OU POLÍTICA DE GOVERNO?

O ex-Ministro Maílson Da Nóbrega em artigo(O problema da educação não é a falta de dinheiro) publicado na Veja(24/07/13) ensina que até 1960, acreditava-se que a educação era efeito do desenvolvimento.

A partir de 1970 a inversão. "Convencemo-nos de que a prosperidade depende da educação". Os investimentos subiram de 1,4%(1950) para 5,8%(2013).

A mudança de mentalidade(educação impulsionando o desenvolvimento) não foi acompanhada da qualidade do ensino.

Maílson Da Nóbrega critica  "o hábito de esperar que a despesa pública resolva qualquer problema", condenando o aumento das despesas para 10% do PIB. 

Se vivesse a realidade educacional do Maranhão argumentaria pela majoração(aumento) do PIB em favor da Educação.

O Secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes bem que poderia escrever artigo com o título "Ouso Discordar". Fernandes prioriza a Política de Estado, com o envolvimento de instâncias/esferas múltiplas para resultados de longo prazo.

A proposta "desconhece outra lição". Cálculo de custo benefício leva em conta a trajetória completa da política que se queira implementar. Como realizar tal projeto sem custos elevados? Seria como fazer omelete sem quebrar ovos.

CEMAR MAIS DE 116 PROBLEMAS

Ocorreu interrupção no serviço de energia elétrica no final da noite desta segunda-feira(5), no trecho localizado no início da Rua do Sol. O "Plantão da CEMAR" foi acionado as 11:45.

As 3:45 técnicos da uma terceirizada detectaram o problema. O registro de energia elétrica da Mega-Clinica, localizada na  Deodoro entrou em curto e por pouco não provoca incêndio nas imediações.

O funcionamento do registro que contabiliza o consumo é responsabilidade da CEMAR. O problema foi originado por defeito de fabricação de equipamento da concessionária de energia.

O trecho em epígrafe é problemático, devido a incapacidade de suporte do transformador que serve a área. A sobrecarga provoca regularmente a interrupção do serviço de energia elétrica.

Embora detectado o problema há seis meses, a CEMAR não mudou o transformador que distribui energia em todo o 1° quarteirão da Rua do Sol. A irresponsabilidade poderá custar vidas.

CEMAR + 116 problemas. Bom dia?


5 de agosto de 2013

FELIZES, RICOS E GANANCIOSOS : INFELIZES, POBRES E FAMINTOS

Essa é a família Rocha, que "arrocha" o cinto pela dieta. Felizes, ricos e gananciosos tem prefeito em Balsas, vice-prefeito em São Luís e um vereador na Capital, que só abriu a boca no Plenário para comer cachorro quente. 



Essa é a família Lima. Nunca serviram de "laranja", só comem carne quando mordem a língua. A lavradora Laine Alves Lima diz que o único alimento possível é a fava. Esse "luxo" não é compartilhado por todos. Olha a satisfação desta criança com um pedaço de bolacha.

Leonencio Nossa/Estadão

Qual a diferença entre as família Rocha e Lima? Uma "arrocha" e a outra "lima"? Não, é que a família da pequena Adriele Lima de um ano nunca governou o Maranhão. A eleição de Roberto Rocha para o Senado "são favas contadas".

FERNANDO SARNEY MANDOU BLOGUEIROS ALIADOS ATACAREM O COMPLEXO DE LAZER VAL PARAÍSO PARA COMPRA-LO A PREÇO DE BANANA?

Dedique tempo integral ao final das férias escolares do meu filho. Nas duas últimas semanas descobrimos o "Paraíso"(Val Paraíso Acqua Park). Não abdiquei da leitura dos blogs, apenas diminui a minha produção.

Foi possível perceber a perda de noção entre os articulistas de blogs ligados a família Sarney. Blogueiros na grande maioria egressos de jornais governistas imaginam-se produtores de verdades factuais incontestáveis.

Movidos por corporativismo tacanho atacaram o complexo de Lazer Val Paraíso Acqua Park. Tudo porque uma colega jornalista sentiu saudades do elitismo do Jaguarema e do apartheid da Praia ado Olho D'Água.

Acabou o tempo que o lazer dependia da proximidade com a família mais poderosa do Maranhão. No Val Paraíso divertem-se juntos nas imensas piscinas negros, brancos, índios, amarelos(japoneses). 

Em passado recente a Praia do Olho D'Água dividia espaços para ricos/pobres/negros/brancos. Quem pulava a linha divisória, tendo como marco o meio da praia era chamado de "entrosado". Racismo descarado.

"Revoltados"  ricos/brancos fundaram a Praia do Meio. O nome é fruto de inconsciente coletivo descriminador. É possível ver aos domingos "no meio" Fernando Sarney "herniado" por Gilberto Léda e Jorge Aragão.

Quem "paga o pato" pela derrocada do Jaguarema e sua elite falida é o Val Paraíso. O empreendimento é um sucesso. Será que eles querem falir o Val Paraíso, para comprar a preço de banana? 

Até agora só escapou o "Cuscuz Ideal"(São Cristóvão) , a fábrica de pipas de "Zezé Caveira"(Cajazeiras) e a boca de fumo de "Peida Ralo"(João Paulo). É que o lucro não compensa o investimento.


Valparaíso Acqua Park

4 de agosto de 2013

CORNO AZULEJO : DEPREDAÇÃO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Sobrou para um ex-mega empresário ligado ao clã Sarney. Investigações paralelas as da Polícia Federal apontam a participação do ex-endinheirado no furto/receptação de azulejos.

São Luís é considerada a "Cidade dos Azulejos". Segundo levantamento 423 imóveis possuem azulejaria oriunda da Europa do séculos XVIII, XIX, XX alvos de cobiça dos ladrões/receptadores.

Cada azulejo dependendo do estado/século de fabricação custa uma pequena fortuna, quando encontra  um aficionado no exterior. Somente os "do ramo" são capazes de diferenciar "osso do filé".

O ex-mega empresário ligado ao clã Sarney viajava constantemente para o exterior. Para agradar o tuxaua trouxe uma peça de azulejo colonial(século XVIII) da Europa.

Para surpresa do ex-mega-empresário, um "atravessador" conhecido como "Bacana" informou da existência de dezenas de azulejos daquele tipo na Praia Grande. "Prá quê"!

Ex-mega não descansava atrás da "joias". Comprava/ doava até que azulejos/renda passaram a minguar. Resultado: depredaram o casario da Praia Grande e o ex-mega empresário virou corno azulejo. 

Corno azulejo? É aquele careca, quadrado e liso.



3 de agosto de 2013

BLOGUEIROS OU JUÍZES ? SARNO-CARIOCAS INTERPRETAM DE FORMA CAPCIOSA LAUDO SOBRE BETO CASTRO.

Tudo que é produzido em orquestra tem de ser analisado pelo conjunto. A "sinfonia" que emana dos blogs sarno-cariocas em relação ao mandato do vereador Beto Castro merece interpretação.

As "hienas" agem em conjunto para saciar a fome. Os blogueiros sarno-cariocas tem fome de que? Carrões, milhões, cargos, salários, viagens financiadas, contas pessoais pagas por terceiros.

A recente produção dos blogueiros sarno-cariocas cria mais um factoide, dando conta do fim do mandato do vereador Beto Castro. Em cima de laudo grafotécnico criam jurisprudência eleitoral.

O laudo é referente as assinaturas de Weberth Machado Castro/Werbeth Macêdo Castro. Ambas comprovadamente do punho do vereador Beto Castro, segundo laudo da polícia Federal.

Agora a pergunta fundamental : Qual o efeito jurídico-eleitoral para impugnação do mandato de Beto Castro? Beto Castro assinou como? Webert Machado Castro ou Webert Macêdo Castro?

Se assinou com o nome de batistério(batismo) Weberth Macêdo Castro não enganou a Justiça Eleitoral. Seria este o objetivo da corretíssima juíza Luíza Nepomuceno ao solicitar o grafotécnico?

Segundo fontes o silêncio de Beto Castro foi recomendado pelos advogados. Castro teria assinado o requerimento de pedido de candidatura com o nome original, portanto não teria enganado a Justiça.

De forma abusada/indevida os sarno-cariocas interpretam/julgam o laudo grafotécnico emitido pela PF, como se fossem a juíza Nepomuceno. Qual o objetivo da solicitação judicial(grafotécnico)? 





FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...