18 de fevereiro de 2013

18 BRUMÁRIO NA FRANÇA E O 18 DE FEVEREIRO NO MARANHÃO : DE COMO OS COMUNISTAS SÁLVIO DINO E BENEDITO BUZAR SE TRANSFORMARAM EM SARNEIZISTAS

A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza sessão solene em comemoração aos 178 de instalação e o Dia do Poder Legislativo

As duas datas servem de pano de fundo  para homenagear aos ex- deputados estaduais comunistas Sálvio Dino e Benedito Buzar.

Na realidade as homenagens não são pelo passado comunista de  Dino e  Buzar, mas pelo presente sarneizistas de ambos.

De como os comunistas Benedito Buzar e Sávio Dino se transformaram em sarneizistas é necessário estudo pouco apurado.

Por enquanto o suficiente é entendê-los cooptados pelo sarneismo, obedecendo duas vertentes lógicas: o fisiologismo e as vaidades.

Buzar e Dino deixaram as privações do comunismo, para as benesses de cargos ou mandatos proporcionados pelo sarneismo.

De quebra Dino e Buzar fazem parte do "Clubinho de Sarney", também conhecida como Academia Maranhense de Letras.

Durante 50 anos cargos, mandatos, bons salários, reconhecimento fizeram das vidas dos ex-deputados um paraíso sarno-comunista.  

Flávio Dino é filho de Sálvio Dino e foi criado dentro das condições materias proporcionadas pelo paraíso sarno-comunista.

São Luís, 18 de fevereiro de 2013  e a lembrança do 18 Brumário  na França. Louis Bonaparte ascende ao poder e consolida os interesses da burguesia.    

"A história se repete como farsa ou como tragédia". Sálvio Dino representa uma farsa e Flávio Dino a promessa de tragédia. Que a terra nos seja leve. 

ZÉ SILVEIRA E A BURAQUEIRA : BURACO NA CONFLUÊNCIA DEODORO/SANTANINHA/SOL INFERNIZA O TRÂNSITO DO CENTRO DA CIDADE

O Blog do Cesar Bello denuncia há 7 dias, buraco no asfalto na confluência da Praça Deodoro com as ruas de Santaninha e Sol.

A Secretaria de Obras de São Luís não tem planejamento/divisão de equipes para obras de pequeno, médio e grande porte.

Pegaram um "peão de obras"(José Silveira) em um destes rincões maranhense e colocaram como Secretário de Obras da Capital.

Silveira parece uma "topeira " diante da buraqueira. Sem a necessária experiência, Silveira serve aos capricho$ de Holandão.

Resta aos ludovicences a leitura de parte do Poema Sujo de Ferreira Gullar, espécie de levantamento lírico topográfico de São Luís:

Me extravio
na Rua da estrela, escorrego
no Beco do Precipício.
Me lavo no Ribeirão.
Mijo na Fonte do Bispo.
Na rua do Sol me cego
na rua da Paz me revolto
na do Comércio me nego
na rua das Hortas floresço;
na dos Prazeres soluço
na da Palma me conheço
na Alecrim me Perfumo
na da Saúde adoeço
na do Desterro me encontro
na da Alegria me perco
na Rua do Carmo Berro
na Rua Direita erro
e na Aurora adormeço

Gullar esqueceu o Beco da Bosta, onde deveriam estar "silveiras", "topeiras" e todos os que ganham muito dinheiro com a buraqueira.    

 
    

17 de fevereiro de 2013

CHEGA DE TANTO ENGANAR : DEPOIS DE GOLPE DO POLO DE CONFECÇÕES EM ROSÁRIO ROSEANA SARNEY MANDA LUIS FERNANDO INAUGURAR OBRAS DA FIEMA E DO SEBRAE

O Polo de Confecção de Rosário foi implantado, em 1995, no primeiro governo de Roseana Sarney, tinha como empresa âncora a Yamacon Nordeste S.A.  Cada operário receberia 1,5 salário por mês, quando a renda por pessoa de Rosário era 40 reais.

A Yamacon Nordeste S.A de propriedade do empresário chinês Chhai Kwo Chhengs tinha como meta produzir 14,4 milhões de unidades de camisa por ano, empregar 4.500 pessoas em regime de cooperativa em Rosário.


Foram organizados 90 grupos de trabalhadores, cada grupo com 40 pessoas. Os recursos iniciais no valor de R$ 4,05 milhões, provenientes do BIRD, a fundo perdido, não foram suficientes para comprar os equipamentos e montar os galpões.

Recorreram então ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os empréstimos foram assinados com os grupos de trabalhadores. A cada grupo correspondeu a liberação de R$ 34.954,00. Nenhum operário recebeu um centavo, os envolvidos ficaram endividados.

Agora em fevereiro de 2013, Roseana Sarney foi convidada a voltar a Rosário para inaugurações das obras da FIEMA(Unidade Indústria do Conhecimento) e do SEBRAE( Escritório de Apoio e Micro e Pequenas Empresas.

Consciente do maior erro da sua vida pública, Roseana Sarney mandou Luís Fernando Silva representá-la em Rosário nas inagurações da FIEMA e do SEBRAE, que conta com a parceria do governo do Estado.

A recente demissão de mil e quinhentos trabalhadores dos canteiros de obras da prometida e quase esquecida Refinaria Premium, em Bacabeira reacende a memória do povo sofrido e espoliado da Região do Munin.

Enganados no "conto" do Polo de Confecções(Rosário) e no "canto" da Refinaria Premium(Bacabeira) os moradores das duas prósperas cidades não acreditam em mais nada. Bacabeira ainda tem o "Ficha Suja" Alan Linhares. 

 

 

16 de fevereiro de 2013

EQUAÇÃO DOS 45 DIAS DA GESTÃO HOLANDINHA : A SOMA DAS PARTES POLÍTICAS É MAIOR QUE O POVO

Bertrand Russel em Ensaios Céticos(Editora L&PM POCKET, página 123) alerta para a existência de dois tipos de especialistas em questões políticas- os práticos e os peritos.

Os práticos norteiam suas atividades pelo empirismo(observação) do dia à dia. São os chamados "do ramo". Geralmente trabalham no "rumo da venta", repetindo a "praxe" comum a todos.

Os peritos(técnicos) pelo conhecimento tem aptidões acima do normal, agem pautados pela técnica e experiência, que se somadas ao talento são de grande utilidade aos executivos.

A habilidade dos políticos(presidentes, governadores e prefeitos) consiste em mesclar as equipe de governos, com práticos e peritos(técnicos)  conhecedores da realidade à ser administrada.

A habilidade dos especialista em questões políticas consiste em calcular previamente ação/reação/prevenção a toda problemática dos assistidos. Portanto a soma do todo é maior que a parte(o prefeito).

Em 45 dias de gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha as partes (Holandão, Flávio Dino, Roberto Rocha) são maiores que o todo(secretariado de governo).

Por outro lado, o secretariado de governo "Dinoholandio" nasceu fatiado entre as partes políticas e o empresariado financiador da campanha do atual prefeito de São Luís, Edvaldo Jr., o Holandinha.

Em resumo: na equação destes 45 dias da gestão de Holandinha, a soma das partes é maior do que o povo. Matematicamente é improvável a possibilidade de sucesso da "Dinoholandia".

  

15 de fevereiro de 2013

PODE? SÉRGIO TAMER QUER SER SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIARIA CURSANDO MESTRADO NA ESPANHA

O Maranhão tem coisas que até o Diabo duvida, mas termina se acostumando com as diaburas que nem mesmo o próprio Lucifer ousaria a fazê-las.

O Demônio largaria a administração do Inferno para dedicar-se aos estudos bíblicos no Vaticano?  O Diabo deixaria as chaves dos Portais do Inferno nas mãos de "Virgílio"? 

É claro que não, mas no Maranhão o Secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer largou o "Caldeirão Penitenciário" fervendo no carnaval, para dedicar-se a mais um ciclo do doutorado na Espanha. 

Na Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno tem nove ciclos, o Purgatório tem dois níveis e sete terraços, o Paraíso tem dois níveis(material e espiritual, ambos com nove ciclos). Mas nada se compara ao Maranhão.  

Sérgio Tamer presidiu dois partidos (PL e PR) no Maranhão, dirigidos nacionalmente por Álvaro Vale e Valdemar Costa Neto. Dois níveis diabólicos e semelhante tendência a corrupção.

Tamer durante 7 ciclos de governadores alugou o tempo de televisão das siglas(PL e PR) que presidia em troca de cargos. Sérgio Tamer sempre se "deu de bem" em cargos e encargos nos governos.

Na passagem do Purgatório ao Paraíso , Tamer não  consegue enganar a mais ninguém com seu jeitão de padre capuchinho. Sérgio Tamer gosta mesmo é de "pão, vinho, sombra, Espanha e água fresca".

Tamer nunca havia pisado em uma penitenciária antes de chefiar a Adminstração de Penitenciárias no Maranhão. No cargo de Secretário da SEJAP vive entre o eixo São Luís- Espanha, concluindo mestrado. 

Nem o diabo pode admitir uma coisa destas, mas é Maranhão. O padre Vieira perguntava : "Mas o que se pode fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar?

Passa o sal Roseana Sarney. 

HOLANDINHA, HOLANDÃO, JOSÉ SILVEIRA E A BURAQUEIRA

O prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha demorou para escolher o Secretário de Obras de São Luís. As negociações acarretaram demora no planejamento/programação do calendário de ações da SEMOSP.

As fortes chuvas que cairam nas últimas 72 horas, provocaram o aumento do índice pluviométrico("águas caidas sobre o solo"), consequentemente o aparecimento dos buracos nas ruas e avenidas sem a devida previsão.

Alguns buracos são históricos no centro e periferia da Capital. Do final da praça Deodoro ao início da Praça João Lisboa dois se destacam pela reicidência. O da Deodoro com Santaninha foi batizado de Holandinha, o da Rua do Sol com Ribeirão de Holandão. 

O Secretário de Obras do Município, o engenheiro José Silveira tem fama de "peão de obras" entre empreiteiros. Silveira é escolha pessoal do prefeito de fato, o ex-deputado Edvaldo Holanda Braga, o Holandão que controla o torniqute e a torneira dos pagamentos.

Holandão é quem manda pagar ou deixar de pagar obras na Prefeitura de São Luís. Portanto é o centro das atenções financeiras e ultimamente descarta qualquer participação no mundo político ludovicense.

Holandinha, Holandão, José Silveira e a buraqueira são consequências da péssima escolha do eleitorado de São Luís. Mas as justificativas para a falta de planejamento e os previsíveis locais  de alagamentos devem cair sobre os ombros de João Castelo.


BUMBA-MEU-BESTA E SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA : DEPOIS DE ENTREGAR O CARNAVAL PARA ROSEANA SARNEY, HOLANDINHA COLOCA CHICO GONÇALVES COMO CAPATAZ DO BUMBA-MEU BOI

Durante o carnaval 2013, Flávio Dino sentiu a pancada das luvas de oito onças de Roseana Sarney. A ojeriza que Holandinha nutre pela cultura popular atingiu a candidatura de Dino ao governo em 2014.

O tabefe foi tão forte que obrigou o prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha a transformar de imediato o Secretário de Cultura, Chico "Gonçalves Dias" em capataz do bumba-meu-boi.

Explico : no encerramento do carnaval em solenidade símbolica o Rei Momo passou as chaves da cidade para Pai Francisco e Mãe Catirina. Com este ato ficou aberto o ciclo junino na Capital.

Flávio Dino percebeu tarde as consequências da perda de espaço político na esfera cultural em São Luís, como decorrência da  postura religiosa de Holandinha avessa as manifestações culturais.  

Flávio Dino reuniu-se com o prefeito plantonista, o comunista Márcio Jerry em busca do espaço perdido. Chico "Gonçalves Dias" também participou da reunião que definiu pelo "São João Fora de Época". 


14 de fevereiro de 2013

PARTIDO PROGRESSISTA(PP) FORMULA CONVITE A HILTON GONÇALO PARA CANDIDATURA AO GOVERNO DO MARANHÃO

O Presidente do Partido Progressista no Maranhão, o deputado federal Waldir Maranhão confirmou o convite feito ao ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo para concorrer pela sigla(PP) ao governo do estado em 2014.

"O PP formulou convite ao ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo pelo seu histórico de gestão realizadora, transparente e bem sucedida. Hilton Gonçalo é o melhor exemplo de gestão municipalista no Maranhão" disse Waldir Maranhão.

Conhecemos as ações desenvolvidas por Hilton Gonçalo na cidade de Santa, acreditamos na valorização dos municípios com ele no governo a partir de 2014. Santa Rita é a melhor vitrine oposicionista para uma proposta da discussão do governo estadual" declarou Waldir Maranhão.

"O Maranhão precisa sair do binônimo Sarney e anti-Sarney. O povo clama por ações e bons resultados de gestões. Hilton Gonçalo é o melhor quadro com este perfil. Como médico veterinário e cidadão não posso admitir o povo como cobaia em administrações públicas", alfinetou Waldir Maranhão.

Em contato com o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo este informou que sente-se lisongeado pelo convite do Partido Progressistas e deve aceitá-lo como uma convocação coletiva de um partido político. " Ninguém pode querer ser candidato sem partidos políticos, nem tão pouco querer dominá-los sozinho", cutucou Hilton Gonçalo.     

"O homem é Hilton Gonçalo, tem realizações em todos os campos da gestão pública em Santa Rita. Educação, Saúde e Habitação são os melhores exemplos da correta e eficiente aplicação do dinheiro público  no municípios maranhenses. Se alguém fez mais do que Hilton Gonçalo que fale de suas obras", desafiou Waldir Maranhão. 

SECRETÁRIO DE MINAS E ENERGIAS LEVA CATIRIPAPOS NA FEIJOADA DE RICARDO AMARAL

O Secretário de Minas e Energias do Estado do Maranhão, Ricardo Guterres teria levado uns catiripapos na concorrida Feijoada de Ricardo Amaral, no Rio de Janeiro.

Ricardo Guterres estava na companhia do deputado federal Sarney Filho e outros amigos. Todas as mulheres gostosas que passam diante do grupo, Guterres dizia : "essa já morreu".

Um loura estonteante e reboculosa passou pelos foliões maranhenses. Guterres repetiu: "essa também já morreu". Um brutamontes que estava na roda  reclamou : "essa é minha mulher".

Guterres ainda tentou consertar, desconversando- "desculpe, eu me enganei essa loura está viva" . O "dono" da loura aplicou "dois bogue" na fuselagem de Ricardo Guterres que caiu "quase morto".

Guterres ficou com os dois olhos roxos e muito parecido com um gambá. Quando chegou em casa argumentou que as agressões faziam parte da fantasia. Agora qual fantasia? 

Zequinha Sarney corria tão rápido que o calcanhar batia na bunda. A loura é maranhense, frequenta a Academia Viva Água. O "dono" da loura é um argentino proprietário de lojas no Shoping São Luís.

CHEGA DE TANTO ABANDONO, CHEGA DE TANTO PLANO : SÃO LUÍS QUER AÇÃO, SÃO LUÍS NÃO QUER LAMENTAÇÃO

São Luís elegeu Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha para o cargo de prefeito. Qual a primordial função de um prefeito em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes?

A execução do conjunto de intenções preliminarmente elaboradas em equipe. O prefeito é quem de fato coloca em prática as ações planejadas de forma prévia pelo secretariado de governo.

O atual prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha por interesses financeiros do vice-prefeito Roberto Rocha, O "Bob Esponja" contratou a empresa mineira Macroplan para elaborar "Choque Gestão".

A Macroplan desconhece os históricos problemas da cidade de São Luís. A falta  de conhecimento e vivência implica na perda de tempo. De forma que a prevenção está a reboque da reparação.

Alagamentos, desabamentos, entupimentos são rotineiros nos períodos de chuva em São Luís. Tais fatos poderiam ser previamente observados pela atual administração.

Holandinha preferiu a lamentação, o choro da carpideiras, o anúncio da "terra arrasada", as justificativas dos "débitos criminosos", a formação dos inquéritos e a formatação da culpa.  

Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha lancará mais um "Plano". Desta feita contra contra alagamentos, desabamentos e desastres. Como sempre em atraso e jogando a culpa no ex-prefeito Castelo.

Chega de tanto abandono, chega de tanto plano. São Luís quer ação, chega de tanta lamentação. Quando é mesmo que Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha vai trabalhar?

É pra mudar/é pra renovar/ olhar pra frente só depende de você.