10 de fevereiro de 2013

O POVO DEU A RESPOSTA PARA A TRAIDORA E NÃO PRESTIGIOU O SHOW DA "MARRON" : ALCIONE CARA DE PAU AINDA CANTOU "EI ME DA UM DINHEIRO AÍ"

Roseana Sarney faz o melhor Carnaval da sua vida em 2013. Bom seria que o patrocínio, a logística destinada ao carnaval ludovicense, encontra-se equivalente na Saúde e Educação do Maranhão.

"De bem com o povo", Roseana Sarney esbanjava alegria no principal "Circuito do Carnaval de Rua de São Luís". Fotografias de rosto colado com o povo, abraços, beijos e carícias por onde a "Branca" passava.

Na Praça Deodoro, enquanto a traidora Alcione Nazaré cantava na maior cara de pau "Ei você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí", Roseana Sarney dancava animada em seu fofão abraçada por populares.

Roseana Sarney estava tão acessível que foi possivel entevistá-la rapidamente. Perguntei se não estava faltando o povo no show de Alcione? Roseana desconversou, dizendo : "não Cesar, eu estou vindo da Madre Deus e tem muita gente na rua".

Insisti no tema, questionando se a presença de Alcione Nazaré no palco significava a paz entre as duas. Bem humorada, Roseana Sarney com o rosto cheio de alegria devolveu : "Cesar, eu nunca briguei com Alcione".

Roseana Sarney diz que não brigou com a "Marron", mas o Maranhão inteiro não esquece que ela alugou sua voz, cantando o Hino Nacional a favor dos cariocas na luta pela preservação dos tributos do petróleo nas mãos de poucos e abastados.


HOLANDINHA E FLÁVIO DINO FUGIRAM DAS VAIAS : ROSEANA SARNEY REINA ABSOLUTA NO CARNAVAL DE SÃO LUÍS

Holandinha e Dino fugiram do carnaval de São Luís. Ambos temiam  os efeitos políticos das vaias. Imaturos e intolerantes cortaram os parcos recursos destinados ao Carnaval da Capital. A decisão afastou-os do povo.

Não se mexe com a cultura de um povo. O carnaval é a maior expressão da cultura popular brasileira. O Maranhão orgulhou-se durante décadas, em ostentar o título de 3° melhor carnaval brasileiro, consequentemente do mundo.

Há vários anos lutamos pelo retorno do título de 3° melhor carnaval da humanidade. Não é por  vaidade, mas em razão do retorno financeiro que o maior evento turístico do mundo, proporcionaria aos cofres municipais da Capital.

O Presidente da Embratur, Flávio Dino de Castro e Castro não enxerga a necessidade de um bom carnaval para São Luís? Claro que enxerga, mas o que importa é usar o momento de forma demagógica para atingir os adversários.

"Não tem dinheiro. São Luís está em "petição de miséria". A administração anterior impossibilitou os recursos para o carnaval de 2013. O povo não precisa de carnaval". São estas as justificativas para a fuga dos que pregam a mudança.

Enquanto isso nas ruas de São Luís, Roseana Sarney reina absoluta no carnaval de 2013. Vestida no tradicional fofão, Roseana Sarney contabiliza o apoio popular, dominando a cena como mecenas da cultura popular.

"O carnaval é a festa maior
Tem colombina ô tem dominó
No jogo do baralho
Quem se espanta é o fofão ôlálá".

9 de fevereiro de 2013

COM MEDO DE SER VAIADO HOLANDINHA NÃO COMPARECE A ABERTURA DO CARNAVAL

Seriam religiosos os motivos da ausência do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha da solenidade de abertura do Carnaval de São Luís 2013? É claro que não.

Holandinha faz coisas que enrubescem do mundano Rubens Junior as crentes-Gabrielas - aquelas que cantam nos trios elétricos de Fortaleza : "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou ser sempre assim, Gabriolanda".

Holandinha com medo de ser vaiado mandou seu "Chiquinho Escórcio"(Roberto Rocha). Holandinha foi informado que sua presença na abertura do carnaval, levaria o público ao destempero.

A orientação não partiu de Holandão, que argumentou pela presença do filho Holandinha até a entrega das chaves da cidade, como fazia o finado Jackson Lago, para depois sair de São Luís .

A decisão foi tomada por Flávio Dino, que  temia "a primeira vaia" na abertura do carnaval até mais do que Holandinha.  Dino antevia que o eco do escárnio popular antingiria sua candidatura ao governo em 2014.

A decisão é mais uma burrice política de Flávio Dino. Roseana Sarney reina sozinha na Praia Grande, Deodoro, Vila Gracinha, Madre Deus, nos "inferninhos" da periferia e zona rural de São Luís.

A perda  deste importante espaço-momento político para Roseana Sarney, repete os erros da oposição no passado. O grupo Sarney ganhou espaços políticos na "Ilha Rebelde", conquistando espaços da cultura popular. Haja Deus.

HAJA DEUS
(O HINO)

GRESS – FLOR DO SAMBA - 1979
Compositor: Chico da Ladeira e Augusto Tampinha

Para o amigo Isaías Pereirinha

Haja Deus quanta beleza
A flor do samba vem mostrar
São festejos e motivos
Da cultura popular
Haja Deus...

O amo canta
Uma toada pro guarnicê
Matraca toca boi dançando até o amanhecer
Salve o divino ô salve o Divino, meu imperador
Ao som das caixas pedindo esmola e amor

Meu boi bumbá
Bumba meu boi
Meu cazumbá onde é que foi

O carnaval é a festa maior
Tem colombina ô tem dominó
No jogo do baralho
Quem se espanta é o fofão ôlálá
Chegou cruz-diabo coma lança na mão
Ô ô ô ô ô ô
O negro canta em dialeto
Lá na casa de nagô
Tambou rufou é mina, o terreiro empoeirou

Tambor de criola
Na avenida a tocar
E a negra velha
Sai dançando o pungá

A rabeca dá cadência ao contrapasso
Na baixada o lamento ecôou
São Gonçalo é festa religiosa
Pela-porco de Rosário
Foi a França que exportou

Cavala-canga
Curupira e Perêrê
É tarde eu já vou indo
Vou dançar o lê lê lê


8 de fevereiro de 2013

FORNO MICRO-ONDAS OU MICRO-HOLANDAS ? PACIENTE ORIUNDA DE ZÉ DOCA MORRE NO ESTACIONAMENTO DO SOCORRÃO II

O confirmadíssimo candidato a governador em 2014, Flávio Dino não sossega o juízo há duas semanas. Dino tomou conhecimento da queda(5 dígitos) nas pesquisas de intenção de votos para governador em 2014, no muncípio de São Luís.

A queda de intenção de votos  em 5 dígitos preocupa Flávio, posto que tem relação direta com o primeiro mês da gestão desastrada de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha que tem "a catinga de Dino".

A tendência é que a atabalhoada gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha se transforme em um forno micro-ondas(micro-holandas), produzindo a queima das gorduras eleitorais do candidato a governador Flávio Dino.

Para "melhorar" os índices de intenção de votos em Flávio Dino, logo no inícío da semana do carnaval um corpo jazia no estacionamento do Socorrão II por falta de atendimento médico. Imaginem o saldo final do carnaval.

Maria da Conceição Soares Furtado oriunda da cidade de Zé Doca chegou no Socorrão II, em crise de hipertensão. Maria da Conceição Soares Furtado veio a óbito por recusa da direção do Socorrão II.

Infelizmente a dificuldade no atendimento por orientação da direção do Socorrão II, provocou a morte  da Sra. Maria da Conceição Soares Furtado. O diretor do Socorrão II, a exemplo do diretor do Socorrão I, não será demitido.

Detalhe importante : a Prefeitura de São Luís receberá 110 milhões no ano de 2013do Sistema Único de Saúde(SUS) para o atendimento aos dos pacientes egressos do interior do Maranhão.

Dessa maneira, antes do galo cantar três vezes no Natal de 2013, Flávio Dino sofrerá desgate político que abalará sua candifatura ao governo do Maranhão em 2014.

Micro-ondas ou "micro-holandas"? Desse forno político Flávio Dino não escapa. Assim mostram as pesquisas que o levaram a  confirmar sua desgatada candidatura ao governo do Maranhão, na Coluna do Claudio Humberto.  

Quem ainda viver, verá.



7 de fevereiro de 2013

CAIU O ÍNDICE DE ACEITAÇÃO ELEITORAL : FLÁVIO DINO PASSA RECIBO NO CLAUDIO HUMBERTO

Flávio Dino usou a Coluna do Claudio Humberto para "confirmar" sua candidatura ao governo do Maranhão em 2014. A intempestiva confirmação reciba queda no índice de aceitação em São Luís.

Na  notícia "adubada" pelos favores da Corte, Dino externa preocupação : “Fizemos algumas pesquisas e a média de aceitação é de 60%, mas temos que esperar para ver quem será o outro candidato".

A confissão da queda de aceitação pelo eleitorado ocorre quando Dino verbaliza: "a média de aceitação é de 60%". Em estatística não existe "média". O que Dino quer é usar a mídia para esconder a assustadora queda nas pesquisas em São Luís.

Em estatítica os percentuais são exatos ou seguidos por vírgula e dois números. Por exemplo 57,89%. Provavelmente são esses números que Flávio Dino quer esconder, usando Claúdio como Humberto- o Coutinho lá de Caxias, no Maranhão. 

Flávio Dino quer a credibilidade da Coluna do Claudio Humberto para financiar o escamotear da verdade que lhe atormenta. Flávio Dino caiu consideravelmente na preferência do eleitorado da Capital.

Qual o motivo da preocupante queda(saiu da casa do 60% para 50%)  de Flávio Dino em São Luís? O início da gestão de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha que tem "a catinga de Flávio Dino". 

O "micro-Holandas"(micro-ondas) está ligado, queimando mais dinheiro do que a "Fogueira Santa de Israel". Com o aumento da temperatura fruto da perdida gestão de Holandinha, Flávio Dino tende a perder quase toda a gordura eleitoral.

"Aí foi que o barraco desabou// nessa que meu barco se perdeu"

 

SUCESSÃO 2014 : EDILSON BALDEZ ELOGIA HILTON GONÇALO

O Presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez  esteve presente na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Edilson Baldez foi entrevistado pelo Blog do Cesar Bello. Baldez deixou claro que as parcerias público/privado(Prefeituras/FIEMA) não tem coloração partidária.

 "O objetivo da FIEMA é o desenvolvimento do Maranhão. Não interessa o partido, grupo político a qual pertencem os prefeitos/ parceiros", disse o Presidente da Federação das Indústrias.

Baldez elogiou a postura dinâmica do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.  "Em Santa Rita a parceria deu certo pela contrapartida sempre pontual do Hilton Gonçalo.

Baldez lembrou das principais parcerias êxitosas com Hilton Gonçalo. "No Projeto ACREDITAR(FIEMA, Vale do Rio Doce e o Município de Santa Rita) qualificamos e foram empregadas cerca de 500 pessoas.

"No Projeto Indústria do Conhecimento 450 pessoas foram beneficiadas com noteboks. Tudo deu certo em razão do cumprimento das responsabilidades pelos envolvidos na parceria", ressaltou Baldez.

O município de Santa Rita disponibilizou terreno para implantação do Distrito Industrial. Estão em andamento estudos para implantação das fábricas da GE, CAVAN, KAI e MERCORY.

A boa gestão de Hilton Gonçalo em Santa Rita deve servir de referência para os oposicionista, da mesma forma que a administração de Luís Fernando Silva serve para os governistas.

Só não vê quem nunca fez nada de concreto pelo povo do Maranhão, ou os que pretendem diariamente governar pelas páginas do Facebook. 
 

QUARESMA FORA DE ÉPOCA : CARNAVAL DE SÃO LUÍS SÓ PERDE PARA O DE SANTA MARIA-RS

O carnaval de São Luís virou tristeza, só perde para o de Santa Maria-RS. A impressão é de "Quaresma Fora de Época" com jejum e muita oração.

O prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha e o Secretário de Cultura, Chico Gonçalves são os responsáveis pelo enterro do que era o animado carnaval de São Luís. 

Holandinha e Chico de forma abrupta cortaram as verbas que patrocinavam escolas de samba, blocos, tribos de índios e grupos carnavalescos sob alegação de que existia um "ciclo vicioso".

O tal "ciclo vicioso" refere-se  a dependência financeira histórica da qual viviam as escolas de samba, blocos, tribos e grupos carnavalescos. O erro da quebra do ciclo vicioso foi não amadurecer a decisão.

Era preciso fazer a transição do "ciclo vicioso" para  a independência dos envolvidos com o carnaval de São Luís. Holandinha preferiu agir de forma precipitada e intolerante.

Leis incentivando a iniciativa privada a patrocinar o carnaval seria o primeiro passo. O resto ficaria por conta do desempenho de cada escola de samba, bloco, tribo ou grupo carnavalesco.

"Onde está o pastor? Tá no culto orando. Ele cobra o dízimo, ele é ladrão, quer vender minha salvação."


 

6 de fevereiro de 2013

IMAGINA SE A ELEIÇÃO FOSSE PARA GOVERNADOR? MAX BARROS ELEGE-SE VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISTIVA POR UNANIMIDADE ENTRE OS PRESENTES

O deputado Max Barros voltou a Assembleia Legislativa  com cara de governador. Barros obteve o voto de todos deputados estaduais presentes(39). 

Ausentes Gardênia Castelo por motivo de viagem, Edson Araujo em audiência no Ministério de Agricultura e Vianey Bringel em tratamento médico em São Paulo.

Os  39 deputados estaduais dos partidos PT, PDT, PSDB, PMDB, PSD, PV, DEM, PSL, PHS, PMN, PRB, PP, PSC, PT do B e PR votaram nominalmente em Max Barros.

Quebraram a ponta dos dedos no teclado, aqueles que apostavam em suposta dificuldade de relacionamento de Barros com colegas de parlamento. Imagina se a eleição fosse para governador?

"MAMÃE EU QUERO// MAMÃE EU QUERO MAMAR" : ALEXANDRE ALMEIDA EX-QUASE-FUTURO PRESIDENTE DA CCJ PAGA DÍVIDAS E AGIOTAS COM SALÁRIO DOS ASSESSORES

Alexandre Almeida é mais um  dos que chegaram na Assembleia Legislativa  por graça da genética, que no seu caráter hereditário-vitalício mistura-se ao sistema político fisológico-patrimonialista.

Alexandre Almeida é filho de Antonio Almeida, ex-Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O ex-Ministro Antonio Almeida chegou ao TST pela caneta do então Presidente José Sarney.

Na contrapartida, a caneta do ex-Ministro do TST guarda  pedidos de José Sarney. Ambos de uma geração que não usava celulares, o ex- Ministro do TST faleceu no ano passado, levando a caneta.

José Sarney está vivo e de caneta em punho, assinando os famosos "bilhetinhos". Não é que Alexandre Almeida  teria conseguido um "bilhetinho" endereçado ao Presidente Arnaldo Melo.

"Meu caro Arnaldo.
Um um grande e afetuosos abraço".

O conspícuo deputado Alexandre Almeida é filho do ilustre Ministro Antonio Almeida, cujo prematuro passamento merece o respaldo do grupo.

Alexandre Almeida tem na linhagem o sangue dos justos, razão pela qual peço-lhe o maior empenho no sentido colocá-lo na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Aproveito a oportunidade para elevar a minha estima e consideração.

Atenciosamente

 José Sarney".

Ocorre que a "Branca" e os Murad não esqueceram a facada traidora, quando da eleição de Ricardo Murad para Assembleia Legislativa em 2010

Por outro lado o cacife político de Alexandre Almeida é zero. Na recente disputa para a Prefeutura de Timom, Almeida amargou menos de 5% dos votos válidos do eleitorado.

Ouçam o aúdio do ex-quase-futuro Presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Cargos e salários na pauta, justificados da foma mais fisiológica possível. Agiotas e dívidas de campanha pagas com o dinheiro do povo.

Na conversa entra "Jorginho", o genro da governadora Gustavo Amorim como beneficiados por cargos no Gabinete de Alexandre Almeida.

Será que Alexandre Almeida emplaca na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça. O que será mais forte? O "bilhetinho" de Sarney ou a força dos genros? 

      

5 de fevereiro de 2013

RESUMO DO RESUMO : "TODO PODER EMANA DE SARNEY E EM NOME DOS SEUS TRÊS FILHOS SERÁ EXERCIDO"


Alguém muito inteligente inventou que antes, durante e depois das ocasiões especiais deve haver um discurso. Surgiu a retórica, os grandes oradores, entre eles Cícero das "Catilinárias".

Cícero enfrentou a conjuração de Catilina que pretendia tomar à força o poder. Foi essa a famosa origem das "Catilinárias". "Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?".

Imaginem um discurso cheio de preciosismo(emprego desnecessário de vocábulos) citando o milenar Cícero em latim. "Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra?"

Os longos discursos com extensos prolegômenos(coisas que são ditas antes) perdem o sentido a cada solenidade. Discursos velhos, enfadonhos, carrancudos, detalhistas tornaram-se insuportáveis.

O discurso moderno pauta-se na clareza, objetividade e concissão. Entre todas as característica do bom discurso destaca-se a concissão, o resumo como preferem os atuais oradores.

No Maranhão um bom exemplo de discurso claro, objetivo, concisso, resumido seria : "Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido", ou "Sarney é Sarney".  


HOLANDINHA FAZ SORTEIO PARA ET ? MINHA CASA, MINHA CASA, TELEFONE, MINHA CASA

A gestão de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha não consegue livrar-se do fantasma das práticas patrimonialista- aquela que confunde o bem público com o privado.

Holandinha estaria praticando publicidade enganosa ao anunciar pressa na entrega das casas do "MINHA CASA, MINHA VIDA", como obras de sua administração. 

As maioria das casas foram iniciadas durante a gestão de Castelo, ficando a entrega fora do cronograma do ex-prefeito em virtude dos detalhes finais, arremates e ainda dos impedimentos legais.

Seria ético a gestão "holandina" pegar carona no trabalho de João Castelo, sem citar o nome do ex-prefeito? Ocorre que denúncias informam que o "Sorteio é de Chaves Marcadas".

Na gestão de Castelo a transparência era garantida. A Prefeitura lançava edital com o nome de todas as pessoas habilitadas a participarem do sorteio "MINHA CASA, MINHA VIDA".

"Agora está tudo diferente e pouco transparente. Não tem mais a  publicação do edital, que permitia a participação de todos interessados. Tudo é na base do "ouvir dizer" ou "esse é do peito".

"Holandinha diz que vai fazer a entrega, que todos os sorteados foram avisados por telefone. Ocorre que os telefones informados para o cadastro não são mais os mesmos na sua maioria".

Em contato com fontes "holandinas", elas negam a consistência das denúncias, argumentando que  o sorteio foi feito ainda na gestão de João Castelo, obedecendo então a todos os critérios legais.

 "Quem faz a entrega das casas é a Caixa Econômida Federal. A Prefeitura fornece apenas a documentação das pessoas habilitadas e sorteadas no Programa MINHA CASA, MINHA VIDA".

Não seria de "bom alvitre" publicar novo edital de convocação dos sorteados no Programa "MINHA CASA, MINHA VIDA", em São Luís? Teria a atual gestão procedido na forma patrimonialista?

Tem ainda a denúncia de um "troca-troca" entre o "Residencial São José III", ao lado do Socorrão II e o Residencial São José de Ribamar. Qual o motivo das trocas?  O São José é melhor localizado?

Essa "mudança" está igual aquelas em que o dono leva do papagaio ao cachorro. Aviso de gestão pública por telefone? Coisas de outro planeta! Minha casa, minha casa, telefone minha casa. Essa é para ET(Extra-Terrestre).

 

4 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL DE 2013 E AS ELEIÇÕES DE 2014 : LOBÃO DE PIERÔ, ROSEANA É COLOMBINA E LUIS FERNANDO COMO ARLEQUIM

Escolhidas as fantasias para o Carnaval de 2013, os personagens servem para as eleições de 2014. Lobão é Pierrô, Roseana vai de Colombina e Luis Fernando como Arlequim

Na sátira italiana os três papéis integram em um jocoso triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. 

Roseana mais do que demonstrou sua predileção política por Luís Fernando. Colombina(Roseana) e Arlequim(Luís Fernando) devem sofrer com as investidas de Lobão, o "Pierrô Político".

Como na comédia existe o lazzo- momento da sátira política. Fica aberto o espaço para a criatividade.  Flávio Dino prefere separar Colombina(Roseana) de Arlequim(Luís Fernando).

Para Dino seria mais fácil enfrentrar um Pierrô velho, sem voz e tesão. Um Arlequim novo, passado na "casca da sarna", rasgando cueca de saco de estopa é mais arriscado.

Sarney disse que Jorge Murad casou com ele, então a separação  de Roseana Sarney/ Jorge Murad nunca acontecerá. Portanto Colombina está solta no meio do salão.

(Máscara Negra)
Quanto riso, ah, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
O Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Ta fazendo um ano
Foi o carnaval que passou
Eu sou aquele Pierrot
Que te abraçou e te beijou meu amor
A mesma máscara negra que esconde seu rosto
Eu quero matar a saudade

Vou beijar-te agora
Não me leve a mal,
Hoje é carnaval