8 de fevereiro de 2013

FORNO MICRO-ONDAS OU MICRO-HOLANDAS ? PACIENTE ORIUNDA DE ZÉ DOCA MORRE NO ESTACIONAMENTO DO SOCORRÃO II

O confirmadíssimo candidato a governador em 2014, Flávio Dino não sossega o juízo há duas semanas. Dino tomou conhecimento da queda(5 dígitos) nas pesquisas de intenção de votos para governador em 2014, no muncípio de São Luís.

A queda de intenção de votos  em 5 dígitos preocupa Flávio, posto que tem relação direta com o primeiro mês da gestão desastrada de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha que tem "a catinga de Dino".

A tendência é que a atabalhoada gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha se transforme em um forno micro-ondas(micro-holandas), produzindo a queima das gorduras eleitorais do candidato a governador Flávio Dino.

Para "melhorar" os índices de intenção de votos em Flávio Dino, logo no inícío da semana do carnaval um corpo jazia no estacionamento do Socorrão II por falta de atendimento médico. Imaginem o saldo final do carnaval.

Maria da Conceição Soares Furtado oriunda da cidade de Zé Doca chegou no Socorrão II, em crise de hipertensão. Maria da Conceição Soares Furtado veio a óbito por recusa da direção do Socorrão II.

Infelizmente a dificuldade no atendimento por orientação da direção do Socorrão II, provocou a morte  da Sra. Maria da Conceição Soares Furtado. O diretor do Socorrão II, a exemplo do diretor do Socorrão I, não será demitido.

Detalhe importante : a Prefeitura de São Luís receberá 110 milhões no ano de 2013do Sistema Único de Saúde(SUS) para o atendimento aos dos pacientes egressos do interior do Maranhão.

Dessa maneira, antes do galo cantar três vezes no Natal de 2013, Flávio Dino sofrerá desgate político que abalará sua candifatura ao governo do Maranhão em 2014.

Micro-ondas ou "micro-holandas"? Desse forno político Flávio Dino não escapa. Assim mostram as pesquisas que o levaram a  confirmar sua desgatada candidatura ao governo do Maranhão, na Coluna do Claudio Humberto.  

Quem ainda viver, verá.



7 de fevereiro de 2013

CAIU O ÍNDICE DE ACEITAÇÃO ELEITORAL : FLÁVIO DINO PASSA RECIBO NO CLAUDIO HUMBERTO

Flávio Dino usou a Coluna do Claudio Humberto para "confirmar" sua candidatura ao governo do Maranhão em 2014. A intempestiva confirmação reciba queda no índice de aceitação em São Luís.

Na  notícia "adubada" pelos favores da Corte, Dino externa preocupação : “Fizemos algumas pesquisas e a média de aceitação é de 60%, mas temos que esperar para ver quem será o outro candidato".

A confissão da queda de aceitação pelo eleitorado ocorre quando Dino verbaliza: "a média de aceitação é de 60%". Em estatística não existe "média". O que Dino quer é usar a mídia para esconder a assustadora queda nas pesquisas em São Luís.

Em estatítica os percentuais são exatos ou seguidos por vírgula e dois números. Por exemplo 57,89%. Provavelmente são esses números que Flávio Dino quer esconder, usando Claúdio como Humberto- o Coutinho lá de Caxias, no Maranhão. 

Flávio Dino quer a credibilidade da Coluna do Claudio Humberto para financiar o escamotear da verdade que lhe atormenta. Flávio Dino caiu consideravelmente na preferência do eleitorado da Capital.

Qual o motivo da preocupante queda(saiu da casa do 60% para 50%)  de Flávio Dino em São Luís? O início da gestão de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha que tem "a catinga de Flávio Dino". 

O "micro-Holandas"(micro-ondas) está ligado, queimando mais dinheiro do que a "Fogueira Santa de Israel". Com o aumento da temperatura fruto da perdida gestão de Holandinha, Flávio Dino tende a perder quase toda a gordura eleitoral.

"Aí foi que o barraco desabou// nessa que meu barco se perdeu"

 

SUCESSÃO 2014 : EDILSON BALDEZ ELOGIA HILTON GONÇALO

O Presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez  esteve presente na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Edilson Baldez foi entrevistado pelo Blog do Cesar Bello. Baldez deixou claro que as parcerias público/privado(Prefeituras/FIEMA) não tem coloração partidária.

 "O objetivo da FIEMA é o desenvolvimento do Maranhão. Não interessa o partido, grupo político a qual pertencem os prefeitos/ parceiros", disse o Presidente da Federação das Indústrias.

Baldez elogiou a postura dinâmica do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.  "Em Santa Rita a parceria deu certo pela contrapartida sempre pontual do Hilton Gonçalo.

Baldez lembrou das principais parcerias êxitosas com Hilton Gonçalo. "No Projeto ACREDITAR(FIEMA, Vale do Rio Doce e o Município de Santa Rita) qualificamos e foram empregadas cerca de 500 pessoas.

"No Projeto Indústria do Conhecimento 450 pessoas foram beneficiadas com noteboks. Tudo deu certo em razão do cumprimento das responsabilidades pelos envolvidos na parceria", ressaltou Baldez.

O município de Santa Rita disponibilizou terreno para implantação do Distrito Industrial. Estão em andamento estudos para implantação das fábricas da GE, CAVAN, KAI e MERCORY.

A boa gestão de Hilton Gonçalo em Santa Rita deve servir de referência para os oposicionista, da mesma forma que a administração de Luís Fernando Silva serve para os governistas.

Só não vê quem nunca fez nada de concreto pelo povo do Maranhão, ou os que pretendem diariamente governar pelas páginas do Facebook. 
 

QUARESMA FORA DE ÉPOCA : CARNAVAL DE SÃO LUÍS SÓ PERDE PARA O DE SANTA MARIA-RS

O carnaval de São Luís virou tristeza, só perde para o de Santa Maria-RS. A impressão é de "Quaresma Fora de Época" com jejum e muita oração.

O prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha e o Secretário de Cultura, Chico Gonçalves são os responsáveis pelo enterro do que era o animado carnaval de São Luís. 

Holandinha e Chico de forma abrupta cortaram as verbas que patrocinavam escolas de samba, blocos, tribos de índios e grupos carnavalescos sob alegação de que existia um "ciclo vicioso".

O tal "ciclo vicioso" refere-se  a dependência financeira histórica da qual viviam as escolas de samba, blocos, tribos e grupos carnavalescos. O erro da quebra do ciclo vicioso foi não amadurecer a decisão.

Era preciso fazer a transição do "ciclo vicioso" para  a independência dos envolvidos com o carnaval de São Luís. Holandinha preferiu agir de forma precipitada e intolerante.

Leis incentivando a iniciativa privada a patrocinar o carnaval seria o primeiro passo. O resto ficaria por conta do desempenho de cada escola de samba, bloco, tribo ou grupo carnavalesco.

"Onde está o pastor? Tá no culto orando. Ele cobra o dízimo, ele é ladrão, quer vender minha salvação."


 

6 de fevereiro de 2013

IMAGINA SE A ELEIÇÃO FOSSE PARA GOVERNADOR? MAX BARROS ELEGE-SE VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISTIVA POR UNANIMIDADE ENTRE OS PRESENTES

O deputado Max Barros voltou a Assembleia Legislativa  com cara de governador. Barros obteve o voto de todos deputados estaduais presentes(39). 

Ausentes Gardênia Castelo por motivo de viagem, Edson Araujo em audiência no Ministério de Agricultura e Vianey Bringel em tratamento médico em São Paulo.

Os  39 deputados estaduais dos partidos PT, PDT, PSDB, PMDB, PSD, PV, DEM, PSL, PHS, PMN, PRB, PP, PSC, PT do B e PR votaram nominalmente em Max Barros.

Quebraram a ponta dos dedos no teclado, aqueles que apostavam em suposta dificuldade de relacionamento de Barros com colegas de parlamento. Imagina se a eleição fosse para governador?

"MAMÃE EU QUERO// MAMÃE EU QUERO MAMAR" : ALEXANDRE ALMEIDA EX-QUASE-FUTURO PRESIDENTE DA CCJ PAGA DÍVIDAS E AGIOTAS COM SALÁRIO DOS ASSESSORES

Alexandre Almeida é mais um  dos que chegaram na Assembleia Legislativa  por graça da genética, que no seu caráter hereditário-vitalício mistura-se ao sistema político fisológico-patrimonialista.

Alexandre Almeida é filho de Antonio Almeida, ex-Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O ex-Ministro Antonio Almeida chegou ao TST pela caneta do então Presidente José Sarney.

Na contrapartida, a caneta do ex-Ministro do TST guarda  pedidos de José Sarney. Ambos de uma geração que não usava celulares, o ex- Ministro do TST faleceu no ano passado, levando a caneta.

José Sarney está vivo e de caneta em punho, assinando os famosos "bilhetinhos". Não é que Alexandre Almeida  teria conseguido um "bilhetinho" endereçado ao Presidente Arnaldo Melo.

"Meu caro Arnaldo.
Um um grande e afetuosos abraço".

O conspícuo deputado Alexandre Almeida é filho do ilustre Ministro Antonio Almeida, cujo prematuro passamento merece o respaldo do grupo.

Alexandre Almeida tem na linhagem o sangue dos justos, razão pela qual peço-lhe o maior empenho no sentido colocá-lo na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Aproveito a oportunidade para elevar a minha estima e consideração.

Atenciosamente

 José Sarney".

Ocorre que a "Branca" e os Murad não esqueceram a facada traidora, quando da eleição de Ricardo Murad para Assembleia Legislativa em 2010

Por outro lado o cacife político de Alexandre Almeida é zero. Na recente disputa para a Prefeutura de Timom, Almeida amargou menos de 5% dos votos válidos do eleitorado.

Ouçam o aúdio do ex-quase-futuro Presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Cargos e salários na pauta, justificados da foma mais fisiológica possível. Agiotas e dívidas de campanha pagas com o dinheiro do povo.

Na conversa entra "Jorginho", o genro da governadora Gustavo Amorim como beneficiados por cargos no Gabinete de Alexandre Almeida.

Será que Alexandre Almeida emplaca na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça. O que será mais forte? O "bilhetinho" de Sarney ou a força dos genros? 

      

5 de fevereiro de 2013

RESUMO DO RESUMO : "TODO PODER EMANA DE SARNEY E EM NOME DOS SEUS TRÊS FILHOS SERÁ EXERCIDO"


Alguém muito inteligente inventou que antes, durante e depois das ocasiões especiais deve haver um discurso. Surgiu a retórica, os grandes oradores, entre eles Cícero das "Catilinárias".

Cícero enfrentou a conjuração de Catilina que pretendia tomar à força o poder. Foi essa a famosa origem das "Catilinárias". "Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?".

Imaginem um discurso cheio de preciosismo(emprego desnecessário de vocábulos) citando o milenar Cícero em latim. "Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra?"

Os longos discursos com extensos prolegômenos(coisas que são ditas antes) perdem o sentido a cada solenidade. Discursos velhos, enfadonhos, carrancudos, detalhistas tornaram-se insuportáveis.

O discurso moderno pauta-se na clareza, objetividade e concissão. Entre todas as característica do bom discurso destaca-se a concissão, o resumo como preferem os atuais oradores.

No Maranhão um bom exemplo de discurso claro, objetivo, concisso, resumido seria : "Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido", ou "Sarney é Sarney".  


HOLANDINHA FAZ SORTEIO PARA ET ? MINHA CASA, MINHA CASA, TELEFONE, MINHA CASA

A gestão de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha não consegue livrar-se do fantasma das práticas patrimonialista- aquela que confunde o bem público com o privado.

Holandinha estaria praticando publicidade enganosa ao anunciar pressa na entrega das casas do "MINHA CASA, MINHA VIDA", como obras de sua administração. 

As maioria das casas foram iniciadas durante a gestão de Castelo, ficando a entrega fora do cronograma do ex-prefeito em virtude dos detalhes finais, arremates e ainda dos impedimentos legais.

Seria ético a gestão "holandina" pegar carona no trabalho de João Castelo, sem citar o nome do ex-prefeito? Ocorre que denúncias informam que o "Sorteio é de Chaves Marcadas".

Na gestão de Castelo a transparência era garantida. A Prefeitura lançava edital com o nome de todas as pessoas habilitadas a participarem do sorteio "MINHA CASA, MINHA VIDA".

"Agora está tudo diferente e pouco transparente. Não tem mais a  publicação do edital, que permitia a participação de todos interessados. Tudo é na base do "ouvir dizer" ou "esse é do peito".

"Holandinha diz que vai fazer a entrega, que todos os sorteados foram avisados por telefone. Ocorre que os telefones informados para o cadastro não são mais os mesmos na sua maioria".

Em contato com fontes "holandinas", elas negam a consistência das denúncias, argumentando que  o sorteio foi feito ainda na gestão de João Castelo, obedecendo então a todos os critérios legais.

 "Quem faz a entrega das casas é a Caixa Econômida Federal. A Prefeitura fornece apenas a documentação das pessoas habilitadas e sorteadas no Programa MINHA CASA, MINHA VIDA".

Não seria de "bom alvitre" publicar novo edital de convocação dos sorteados no Programa "MINHA CASA, MINHA VIDA", em São Luís? Teria a atual gestão procedido na forma patrimonialista?

Tem ainda a denúncia de um "troca-troca" entre o "Residencial São José III", ao lado do Socorrão II e o Residencial São José de Ribamar. Qual o motivo das trocas?  O São José é melhor localizado?

Essa "mudança" está igual aquelas em que o dono leva do papagaio ao cachorro. Aviso de gestão pública por telefone? Coisas de outro planeta! Minha casa, minha casa, telefone minha casa. Essa é para ET(Extra-Terrestre).

 

4 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL DE 2013 E AS ELEIÇÕES DE 2014 : LOBÃO DE PIERÔ, ROSEANA É COLOMBINA E LUIS FERNANDO COMO ARLEQUIM

Escolhidas as fantasias para o Carnaval de 2013, os personagens servem para as eleições de 2014. Lobão é Pierrô, Roseana vai de Colombina e Luis Fernando como Arlequim

Na sátira italiana os três papéis integram em um jocoso triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. 

Roseana mais do que demonstrou sua predileção política por Luís Fernando. Colombina(Roseana) e Arlequim(Luís Fernando) devem sofrer com as investidas de Lobão, o "Pierrô Político".

Como na comédia existe o lazzo- momento da sátira política. Fica aberto o espaço para a criatividade.  Flávio Dino prefere separar Colombina(Roseana) de Arlequim(Luís Fernando).

Para Dino seria mais fácil enfrentrar um Pierrô velho, sem voz e tesão. Um Arlequim novo, passado na "casca da sarna", rasgando cueca de saco de estopa é mais arriscado.

Sarney disse que Jorge Murad casou com ele, então a separação  de Roseana Sarney/ Jorge Murad nunca acontecerá. Portanto Colombina está solta no meio do salão.

(Máscara Negra)
Quanto riso, ah, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
O Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Ta fazendo um ano
Foi o carnaval que passou
Eu sou aquele Pierrot
Que te abraçou e te beijou meu amor
A mesma máscara negra que esconde seu rosto
Eu quero matar a saudade

Vou beijar-te agora
Não me leve a mal,
Hoje é carnaval



 

3 de fevereiro de 2013

ELEIÇÕES 2O14 : SARNEY PEDE LICENÇA DE QUATRO MESES NO SENADO

O senador José Sarney pediu licença de quatro meses(120 dias). Sarney deve dedicar-se da maneira que lhe é peculiar nas articulações das eleições majoritárias no Maranhão e Amapá.

A experiência deve reduzir os movimentos amadores do grupo Sarney no Maranhão. O mito "José Sarney" é forte nos rinções, mas os números favorecem vertiginosamente a Flávio Dino.

O embate direto favoreceria Flávio Dino nos grandes e médios colégios eleitorais- São Luís e Grande Ilha, Imperatriz, Caxias, Timom, Bacabal, Matões entre outros municípios "independentes".

Sarney teme o crescimento de Dino. Flávio Dino tem trânsito livre, influente no governo de Dilma. Dino faz questão de mostrar isso, ciceroneando todas as semanas com Holandinha na Esplanada dos Ministérios.

Sarney deu resposta mais em cima durante a semana. Sarney Filho foi recebido pela Presidenta Dilma. "Zequinha" levou o apóio dos verdes à Dona Dilma. Sarney Filho deixará o gabinete para escursionar no mesmo itinerário de   Dino.

A inversão com Sarney na planice e Zequinha no Planalto não tem a mesma repercussão ou resultados. A estratégia é para nivelar a influência de Dino por baixo. Se Flávio Dino morder a isca "marreta" ou chapéu de otário.

Por outro lado, Sarney costurando direto em Curupu é um perigo. Dino conta com a "janela do poder", que possui o ex-governador José Reinaldo. Sarney, esperto já está metendo a "Navalha" em José Reinaldo para tirar ele de tempo.

Em cada lance é importante a capacidade de prever os movimentos dos adversários por no mínimo dez "mexidas". Por exemplo, para o "caixa pró-Dino" na Prefeitura de São Luís, Detran e Sinfra sofreram "mudanças". Já ou e agora? Qual é a próxima mexida?

INTERDITADAS AS BOITES "PINGA PUS" E "RASGA SUNGA" NO XIRIZAL

Frequentadores das Boites "Pinga Pus" e "Rasga a Sunga" no Xirizal estão preocupados com a fiscalização do Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

Muitos dos "habitués" são funcionários públicos que nos intervalos do expediente "molham o biscoito" a preço da "28". Fotos em jornais ou aparecer nas reportagens é "sal".

"Piranhenga" é um dos mais assíduos "cabaretiés" que reclama da perda privacidade. "Rapaz, estou na "zona" há 40 anos. No "Xirizal" a preocupação são as "duas entradas".

"Capininga", "Escova Dente com Rôla", "Três- Entradas", "BBB(Bôca, Bunda e Buça)" e "Moto-Serra" são da mesma opinião. "Se com uma saída o risco é grande, imagina se funcionar com duas saídas. O "xexo é certo"

Na "Pinga Pus", "Rasga Sunga" não tem  crediário . A reportagem do blog do Cesar Bello escutou os "reclamos" inloco, ao vivo, com seus odores e favores.

 




ASSEMBLEIA : ROSEANA QUER UM SARNEISTA DE CARTEIRINHA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Toda a celeuma que envolve deputados estaduais em articulações sobre comissões parlamentares, tem como principal alvo a Comissão de Constituição e Justiça(CCJ).

A poderosa CCJ, atualmente é irregularmente presidida  pelo suplente de deputado estadual Carlos Alberto Milhomem, o Tatá. Se o deputado titular reassumir marca-se nova eleição para CCJ?

Além da titularidade absurda, Tatá é "lugar-tenente"(representante na província) da candidatura de Lobão ao governo do Maranhão em 2014.  Ultrapassado, pesado, Tatá deve ser enterrado vivo.

O "tititi" foi resolvido pela decisão da governadora. Roseana quer na presidência da CCJ um sarneista de carteirinha. A instabilidade jurídica que a matém no governo, exige o controle da CCJ.

É a CCJ que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e a Constituição do Estado do Maranhão. A CCJ é o "calcanhar de "Aquiles" nas eleições de 2014, na "Província do Maranhão".

Se for preciso para garantir o governo em 2014, serão criados "10 blocos de parlamentares", 100 blocos caranavalesco e 200 tuadas de "bumba-meus- bois". 

"Salve Pátria/Pátria amada//Maranhão berço de heróis"// Por divisa tens a Glória// Era guerra vitória, morte ou vida// Da vitória surgia do direito a luz dourado".

"A liberdade é o sol que nos da vida// A liberdade é o sol que nos dá vida// Maranhão berço de heróis// Por divisa tens a Glória". 

  

2 de fevereiro de 2013

VAREJO E ATACADO : FLÁVIO DINO E LUIS FERNANDO ADOTAM POSTURAS DIFERENTES

Crescem os movimento e articulações da campanha para o governador em 2014. Tudo indica que Lobão jogou a toalha. A briga será entre Flávio Dino e Luís Fernando.

Flávio Dino adota a postura de buscar apoio no varejo(fracionada em pequenas quantidades). Não perde a oportunidade de reunir nem com o neto de Brizola, que vota no Rio de Janeiro.

Luís Fernando passou a secretário plenipotenciário(com todos os poderes). Garimpa votos no varejo e no atacado. Distribui sementes, maquinários, inaugura estradas vicinais, MA's e tudo mais. 

Flávio Dino conta com os milhões que começam a cair nas contas da Prefeitura de São Luís. Foram 10 milhões para saúde e 26 para educação. Um bom começo que se multiplicado mensalmente assusta.

Luís Fernando tem 4 bilhões em empréstimos autorizados, que serão disponibilizados durante os próximos 18 meses. É uma soma capaz de fazer o "cabra" com nome de Cleomar Tema, não teimar daqui até 2014.

Na luta dos milhões contra os bilhões é o povo quem vai decidir. Além de obras é preciso acontecer desenvolvimento, empregos para os maranhenses, assistência médica, educação de qualidade. Isso é o mínimo.

MEDO DO OSTRACISMO : AGORA SARNEY É A FAVOR DO PARLAMENTARISMO

Sarney é o mestre do disfarce, quanto mais ele nega mais se aproxima da afirmação. Sarney continuará "operando" ou "operante"?

Na saída da Presidência do Senado a oportunista proposta do parlamentarismo. No parlamentarismo tem o chefe de estado e o chefe de governo.

O chefe de estado tem funções símbólicas. O chefe de estado é nomeado pelos parlamentares por tempo determinado. Quem seria o escolhido pelo Congresso Nacional?

Não tenho a menor dúvida que a escolha recairia sobre Sarney. Sarney continuaria com o forte poder de influência. A experiência e a idade só contribuem no "projeto de aposentadoria".

Depois de 50 anos de vida pública, Sarney torna-se defensor do parlamentarismo! Isso é o medo do ostracismo?  


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...