27 de outubro de 2013

BLOGUEIRO NÃO É MURO PARA TER LADO : BLOGUEIRO TEM OPINIÃO PELO ESTUDO DOS FATOS

Blogueiro é aquele que emite opiniões sobre fatos. Sem patrão tem total liberdade de expressão, não podendo portanto justificar que pensa de um modo e escreve de outro por obrigação profissional.

É por esta razão que os blogs ultrapassam o jornalismo tradicional. Ocorre que alguns "jornalistas c/ e s/diploma" invadiram os blogs, trazendo o sensacionalismo barato, a apelação sexual e a  extorsão.

A perda do foco da maioria tem transformado os blogs em espaço para trivialidades, cópias de informações jornalísticas/institucionais, proselitismo político/sexual. "Uma lástima, simples assim".

Michel Foucault em, Ética, Sexualidade, Política(Editora Forense, 2ª Edição, páginas  219 e seguintes) ensina : "existe pouca ligação analítica entre os fatos publicados e a verdade que os sustenta.

Seguindo  as teorias de Michel Foucault, ocupo-me em analisar a diferença entre mudança e a vontade dos grupos no Maranhão. O estudo de dez lustros(50 anos), será subdividido de 5 em 5 lustros(5 anos).


O tempo de poder começa antes da posse ou derrota. Neste período a vontade dos grupos que cercam os quase-eleitos, transformam candidaturas/administrações promissoras em notas promissórias.


A melhor fase para um governador eram os seis meses depois de eleito que precediam a posse.  Agora é diferente, um ano antes das eleições correm as listas de secretários de governo e apoiadores.

Todo "esses sapatos altos", consultando o povo por pesquisas. Como diria o senador Cafeteira : "voto é como carne de porco depois de frita, encolhe 90% e o dono dos votos fica com a gordura$".

4 comentários:

  1. waldemir10:16

    O luis cardoso que o diga. mudou de lado rapidinho. ate o washington deixou de ser macaxeira.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:42

    Este é justamente o exemplo de blogueiro com advento do jornalismo s/diploma que invadiu a blogosfera, deturpando o sentido das opiniões independentes fundamentas nos estudos dos fatos a luz da filosofia, psicologia, direito, economia e ciências correlatas. A linguagem de cada blogueiro é de sua escolha, mas o repeito mínimo aos fundamentos epigrafados tornam a leitura e os leitores qualificados. É desta forma que se faz a opinião. O resto é fuxico e coisa de videntes ou personalidades obse$$ivas. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:23

    A doutrina fantasiosa do se dar bem não foi criada pelos jornalistas sem diplomas, eles simplesmente tentam imitar os precursores de canudo que falam uma só linguagem: faturar. Não importa os meios e os artifícios que criam, seja extorquindo ou chantageando,dispensando qualquer filosofia da ética profissional em favor dos seus desejos reai$. Preocupado, existe até um que se sentido ameaçado pelos neo jornalistas sem diplomas adverte no cabeçalho de seu blog que é blogueiro porque é jornalista... Devemos lembrar que a mídia deixou de ser um monopólio 'exclusivista' de poucos como era até pouco tempo...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:13

    Perfeito. A lembrança do Gilberto Leda caracteriza bem esta fantasia. o jornalista ou blogueiro deve cobrar pelo serviço de divulgação/imagem/contraponto mas preservando sua opinião. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir