17 de dezembro de 2012

FARSANTE : SARNEY BATEU ESCANTEIO DO SENADO CONTRA ROYALTIES, ROSEGATE, PORTO SEGURO, CABECEOU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E VOLTA PARA AGARRAR A BOLA NO SENADO

O Senador José Sarney é um hipócrita por natureza, que encontra parelha em "Tartufo" célebre personagem dissimulado da comédia Le Tartuffe do dramaturgo francês Moliére.

Sarney passou as últimas semanas articulando em favor do governo Dilma na questão dos royalties, contra Operação Porto Seguro e defesa o ex-presidente Lula no mensalão.

Depois de bater o escanteio do flanco direito do Senado, foi cabecear de dentro da pequena área da Presidência da República. Hoje(17) Sarney voltou ao Senado para agarrar a bola dos royalties.

Sarney no cinismo típico de "Tartufo" lamentou a concessão de liminar pelo Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a votação para valiar o veto presidencial referente a distribuição dos royalties.

Sarney fingiu que não sabia de nada e ainda argumentou :"Pelo regimento, tem que se marcar imediatamente a sessão. Aliás, pelo regimento, permitiria que fosse votado até naquele mesmo dia".

A Globo ainda não descobriu o talento do grande artista que é Sarney. Moliére vivo com certeza o convocaria para interpretar o hipócrita e dissumulado "Tartufo".     

CARCARÁ HOLANDOU : JOÃO ALBERTO COME A SEGURANÇA ALIMENTAR E EMPLACA FÁTIMA MORAES

A "República dos Holandas" sarneizou de vez. O Senador João Alberto, o Carcará(pega, mata e come) emplacou Fátima Moraes na Segurança Alimentar do município de São luís.

Fátima Moraes é esposa de Jacir Moraes dono do "empresta folhas" com o nome de Debate. Jacir é irmão de Jomar Moraes guardião de Sarney na Academia Maranhense de Letras.

Fátima Moraes é mãe do "metido a ligeiro" Gildo Moraes, secretário do PMDB e quem substituiu João Alberto na Secretaria de Projetos Especiais do Governo Roseana Sarney.

Fátima Moraes é cunhada de Joyla Moraes- aquela dos "biques" e "trambiques'' com notas fiscais de compras de livros e serviços odontológicos na famigerada  Fundação José Sarney.

Fátima tem tanta "moral" que o sobrenome vai para o plural(Moraes). João Alberto votou com Holandinha no 2° turno e recebe agora a fatia sarneista no governo municipal.

MUSEU : PMDB DO MARANHÃO REELEGE JOÃO ALBERTO PARA MAIS "400 ANOS"

Desde que Sarney tomou de assalto o PMDB-MA em 1993, o Senador João Alberto mantém-se na presidência com as garras e o pseudônimo de Carcará. Não foi diferente na última Convenção.

O PT-MA deverá passar pelo mesmo processo a partir de 2013, cabendo possivelmente a Luís Fernando Silva a presidência do PT no Maranhão. Qual o será o papel Luís Fernando na sigla?

João Alberto é sinônimo de truculência pelo histórico inexorável da Operação Tigre durante sua interinidade no governo do Maranhão(1990). Alberto é na realidade capataz de Sarney no PMDB-MA.

Luís Fernando Silva vende a imagem de jovem, técnico, competente e "hernesto". Em campanha "desde ontem", precede, acompanha, inaugura obras do governo de Roseana  Sarney.

João Alberto tem cheiro de naftalina, dá impressão de mofo, fóssil, jacaré empalhado, museu na direção do PMDB. Como será com Luís Fernando Silva no PT? Luís do PT? Luís Silva? Lula Sarney?

Esse destino. Sarney é como o mal que vive a espreita, de atalaia, vigiando a movimentação dos partidos, políticos e demais instituições de controle. Olha a papada destes dois jacarés.Empalha.

 


ESSE DESTINO : EX-AUDITOR DELATOR VINCULA SARNEY AOS IRMÃOS VIEIRA

Venho repetindo que a interinidade de Sarney na Presidência não é homenagem ou destino. Esse destino foi traçado com objetivo de mandar recado ao Congresso Nacional, Polícia Federal e a Justiça.

Sarney "tirou do nada" uma homenagem ao "3 estrelas" Petternelli, o segundo do Ministério da Segurança Institucional- Petternelli seria a versão moderna do general Golbery do Couto e Silva.

Sarney ameaça de forma velada para que não "dê em nada" os escândalos que envolvem Lula, Dilma e ele próprio. Sarney teria posto sua influência a favor do interesse da ORCRIM no TCU.

O ex-auditor do Tribunal de Contas da União(TCU) Cyonil Borges disse que o presidente do Senado, José Sarney teria influenciado o ex-Ministro Marcos Vilaça(TCU) em favor dos irmãos Vieira.

"Paulo Vieira disse que pediria a José Sarney, que indicara, à época, o ministro Vilaça, para reencaminhar o processo à secretaria de São Paulo e, assim, autorizasse a inspeção.”

O retorno do processo possibilitaria beneficiar a empresa Tecondi em auditoria que discutia irregularidades em contrato de arrendamento de áreas do Porto de Santos.

Sarney como sempre faz quando envolvido em "atos secretos", negou ingerência no processo do TCU que discute o arrendamento de áreas do Porto de Santos à Tecondi.

A revista Veja desta semana trás a matéria do envolvimento de Sarney. Vale resaltar que o ex- Ministro Marcos Vilaça foi nomeado por Sarney na época em que presidia a República do Brasil.

O ex-Ministro Vilaça também chegou a Academia Brasileira de Letras(ABL) por Sarney. Portanto Sarney teria capacidade de influenciar no TCU, ABL,ANA, ANAC, ANTAQ......

"Esse Destino". É por isso que chamo José Sarney de "Zé Bandalha". Está envolvido em tudo que não presta, tem o controle por visão panóptica(olhar do poder), flagrado nega até a morte.

Que vocação!!! Delator liga Sarney ao esquema dos irmãos Vieira

Na VEJA.com:
Delator do esquema de venda de pareceres em órgãos federais, o ex-auditor do TCU Cyonil Borges disse que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), teria posto sua influência a favor dos interesses da organização no Tribunal de Contas da União (TCU). Em denúncia enviada ao Ministério Público Federal (MPF), ele relatou que o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira teria conseguido alterar a tramitação de processo em favor da empresa Tecondi após acionar Sarney. O senador nega.
De acordo com o inquérito da Operação Porto Seguro, Vieira fazia lobby no TCU para beneficiar a Tecondi em auditoria que discutia irregularidades em contrato de arrendamento de áreas do Porto de Santos, no litoral paulista. A Polícia Federal sustenta que o ex-diretor ofereceu propina de 300 000 reais para que Cyonil elaborasse parecer favorável à empresa.
Em 2007, o ex-auditor se manifestou contra a permanência da Tecondi no terminal paulista. O processo foi remetido ao gabinete do então relator, Marcos Vinícius Vilaça, hoje aposentado. Entre 2008 e 2010, Vieira teria operado para que o TCU determinasse nova inspeção pela Secretaria de Controle Externo (Secex), em São Paulo. Com isso, haveria a chance de outro parecer, favorável à empresa, ser elaborado.
Na representação, de 15 de fevereiro de 2011, Cyonil relata conversas com Vieira, nas quais o ex-diretor teria citado o senador. “Paulo Vieira disse que pediria a José Sarney, que indicara, à época, o ministro Vilaça, para reencaminhar o processo à secretaria de São Paulo e, assim, autorizasse a inspeção.” Rejeitado pelo Senado, Vieira só foi nomeado para a diretoria da ANA após manobra de Sarney. Ao MPF, o delator contou que o lobby renderia frutos a Vieira, pois os donos da Tecondi o auxiliariam em campanha a deputado federal. 
Outro lado – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), negou ingerência no processo do TCU que discute o arrendamento de áreas do Porto de Santos à Tecondi. Segundo a assessoria do senador, ele não fez qualquer gestão a respeito e as declarações de Cyonil Borges são “inverídicas”.
Em e-mail enviado por sua assessoria, Paulo Vieira disse: “Nego. Nunca falei com Sarney sobre isso”. Segundo ele, o processo foi encaminhado a São Paulo pelo ministro do TCU José Múcio, no início de 2010, atendendo a um pedido da Codesp. O ex-diretor informou que, à época, não era ainda conselheiro da companhia. 
Múcio disse que não houve conversa com Sarney ou Paulo Vieira sobre o caso da Tecondi. De acordo com a assessoria de gabinete do ministro, nenhuma decisão dele e do plenário do tribunal no processo foi favorável à empresa, apesar do parecer de Cyonil sugerir o contrário. E, além disso, até a Operação Porto Seguro, não se sabia que o relatório do auditor era comprado.

Por Reinaldo Azevedo



16 de dezembro de 2012

PRESIDENTE FORA DE ÉPOCA : INTERINIDADE DE SARNEY FOI UM RECADO

Sarney afirma de próprio punho no artigo "Esse Destino", publicado no jornal "O Estado do Maranhão"(16.12.2012), que a interinidade na Presidência da República foi uma homenagem de Dona Dilma.

"Chegando a Brasília a presidente, alguns dias depois, me chama para dizer-me do seu desejo de prestar-me essa homenagem". José Sarney inocente como sempre caiu de costas e quebrou a venta.

Tudo "nariz de cera"(técnica jornalística ultrapassada com abertura extensa e pouco objetiva). Em verdade , em verdade eu vós digo a interinidade de Sarney foi um recado via dominó(derruba de longe).

Invertendo a "pirâmide invertida" (moderna técnica jornalística em que os principais elementos são apresentados na introdução) do artigo "Esse Destino", tem-se o objetivo da interinidade de Sarney.

Sarney no penúltimo parágrafo revela o lead(respostas as questões básicas da matéria).  O que, quem, onde, como e porque podem ser encontrados. Basta inverter a ordem de importância na leitura.  

"Entrei no Palácio do Planalto de novo e outra surpresa: dar posse ao general Petternelli, que no meu tempo era capitão e agora é general três estrelas, uma das lideranças do Exército e agora o segundo do Ministério de Segurança Institucional. 

O recado de Sarney é o que. O General Perternelli é quem "espanta". Como? Com o Ministério da Segurança Institucional. Qual o endereço onde o recado deve chegar? Os que investigaram, os que vão julgar e o Congresso Nacional. Porque? Por Dilma, por Lula.

Sarney deu um recado público, que de imediato chegou aos endereços e destinatários. Quem teme o citado general 3 estrelas, o segundo no Ministério de Segurança Institucional? É só aguradar os desdobramentos do Rosegate e Porto Seguro. 

Está tudo no inverso, no avesso do avesso do avesso. O diabo é que para Caetano quem nasce no Rio de Janeiro(barriga da miséria) é brasileiro. Quem nasce no Maranhão está abaixo das tripas. É cloaca. 

Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Nasci brasileiro
Eu sou Cesar Bello, nascido no Maranhão 

Um passo a mais cai no Japão(do outro lado do mundo)

 

15 de dezembro de 2012

"SARNEY GUARDOU A INSTITUIÇÃO PRESIDÊNCIAL" : AONDE E QUANTO ELE GUARDOU DA PRESIDÊNCIA?

O Senador José Sarney escreve artigo no jornal de sua propriedade sobre sua interinidade na Presidência da República, sob o título "Esse destino".

Neste domingo(16) só deu Sarney no jornal "O Estado do Maranhão". Nas colunas, entre as colunas tudo repercute a "Volta de Sarney a Presidência".

Os "babas" chegam ao ridículo na capa: "Sarney guardou a instituição presidencial". O que queremos saber  é : aonde e quanto ele guardou da presidência?  

Os três dias de interinidade de Sarney foram iguais ao tempo de titularidade(5 anos) na Presidência em termos de resultados. Muito salamaleque e "liturgia do cargo".

FUNÇÃO DOS BLOGS E DOS BLOGUEIROS : ANALÍTICA E OPINATIVA

O jornalista Aquiles Emir definiu de maneira objetiva as principais funções dos blogueiros- análise e opinião. Sem as amarras das linhas editoriais a contribuição é contagiosa e contagiante.

Infelizmente não são essas as funcões precípuas dos blogueiros ludovicenses. Fala-se de sequestro, corte de pênis, venda de virgindade, capa de revista, brechós, Luís Gongaga e Sarney.

O conteúdo analítico/opinativo quando brota, na maioria das vezes está a serviço deste ou daquele grupo. Tenho aprimorado estas funções(análise/opinião) com as leituras Michel Foucault.

Em "Ética, Sexualidade, Política" (Editora Forense, 2a edição, págs, 37 e seguintes) o texto "A Filosofia Analítica da Política" cabe como uma luva, ora de pelica,ora de 8 onças.

Diz o lente(professor) que diante do poder o comportamento analítico/opinativo é antidéspota por três formas. Tomei a liberdade de adaptar estas formas ao exercício diário nesta coluna eletrônica.

A primeira é definindo os limites da produção sem o perigo do aviltamento pelo soldo. O texto pode ser contratado como qualquer serviço. A opinião pode ou não ser exposta, mas é pessoal.

A segunda é o propositado estilo irônico com base em Platão, que invadiu o espaço de Dênis, o Tirano. As críticas tem o fito(objetivo) tocar os governantes e políticos, independente de partido.

A terceira é uma cópia literal dos ensinamentos de Michel Foucault  " sejam quais forem os abusos que o poder possa execer, sobre o analista ou sobre os outros, deverá ele manter-se independente".  

A grande dificuldade é que a maioria dos blogueiros são vinculados aos jornais, portanto obedecem indiretamente as linhas político/editorial dos grupos que pululam e rodeiam os governos.

       

DEBOCHE É POUCO : NA REPÚBLICA DOS HOLANDAS SECRETÁRIOS SÃO ANUNCIADOS POR E-MAILS E ADJUNTOS NAS FESTINHAS PRIVADAS

A "República dos Holandas" foi forjada ao longo dos 50 anos de mando de Sarney. A maior expressão  deste grupo não é o prefeito eleito(Holandinha), mas sim o pai do alcaide(Holandão).

Filho eleito, pai "prefeito" acontece de norte a sul, da direita para esquerda. A expressão "ninguém vai ao pai, senão pelo filho", mudou para "ninguém vai ao avô, senão pelo neto".

Em Matões, Rubens Pereira elegeu como prefeito Rubens Pereira Filho, que passou o bastão à Rubens Pereira Neto, que elegeu Rubens Pereira Junior estadual e Sueli Pereira prefeita municipal.

Holandão é o prefeito de fato, como será Ricardo Murad em Coroatá na adminsitração Teresa Murad e foi durante outros mandatos da esposa, do sobrinho Rômulo Trovão, o "Rombinho".

O Maranhão está cheio deste exemplos,frutos da mentalidade da "política hereditária" em que a cria obedece o criador. O que assusta na "República do Holandas" é o deboche nos comunicados.

Secretários são anunciados por e-mail, os adjuntos são anunciados em bares ou festas privada. Lula Filho(Turismo)anunciou no Bar Por Acaso de sua propriedade o adjunto, Guilherme Marques.

Guilherme Marques seria funcionário da AMBAV-MA(Associação Brasileira de Agentes de Viagem), denunciado como lobysta dentro da Secretaria de Turismo do Estado. Agora vai comer nas duas pontas.

Será que tem "festinha privê" nas suítes dos motéis? Pedro Novais chegou a Ministro da República do Brasil sem domicílio em São Luís, mas hospedando-se com frequência nos bordeis.

Sugestões para as posses e festas : pela ordem suíte Romana, VLT e Taj Marral, todas no Le Baron.


 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...