15 de dezembro de 2012

"SARNEY GUARDOU A INSTITUIÇÃO PRESIDÊNCIAL" : AONDE E QUANTO ELE GUARDOU DA PRESIDÊNCIA?

O Senador José Sarney escreve artigo no jornal de sua propriedade sobre sua interinidade na Presidência da República, sob o título "Esse destino".

Neste domingo(16) só deu Sarney no jornal "O Estado do Maranhão". Nas colunas, entre as colunas tudo repercute a "Volta de Sarney a Presidência".

Os "babas" chegam ao ridículo na capa: "Sarney guardou a instituição presidencial". O que queremos saber  é : aonde e quanto ele guardou da presidência?  

Os três dias de interinidade de Sarney foram iguais ao tempo de titularidade(5 anos) na Presidência em termos de resultados. Muito salamaleque e "liturgia do cargo".

FUNÇÃO DOS BLOGS E DOS BLOGUEIROS : ANALÍTICA E OPINATIVA

O jornalista Aquiles Emir definiu de maneira objetiva as principais funções dos blogueiros- análise e opinião. Sem as amarras das linhas editoriais a contribuição é contagiosa e contagiante.

Infelizmente não são essas as funcões precípuas dos blogueiros ludovicenses. Fala-se de sequestro, corte de pênis, venda de virgindade, capa de revista, brechós, Luís Gongaga e Sarney.

O conteúdo analítico/opinativo quando brota, na maioria das vezes está a serviço deste ou daquele grupo. Tenho aprimorado estas funções(análise/opinião) com as leituras Michel Foucault.

Em "Ética, Sexualidade, Política" (Editora Forense, 2a edição, págs, 37 e seguintes) o texto "A Filosofia Analítica da Política" cabe como uma luva, ora de pelica,ora de 8 onças.

Diz o lente(professor) que diante do poder o comportamento analítico/opinativo é antidéspota por três formas. Tomei a liberdade de adaptar estas formas ao exercício diário nesta coluna eletrônica.

A primeira é definindo os limites da produção sem o perigo do aviltamento pelo soldo. O texto pode ser contratado como qualquer serviço. A opinião pode ou não ser exposta, mas é pessoal.

A segunda é o propositado estilo irônico com base em Platão, que invadiu o espaço de Dênis, o Tirano. As críticas tem o fito(objetivo) tocar os governantes e políticos, independente de partido.

A terceira é uma cópia literal dos ensinamentos de Michel Foucault  " sejam quais forem os abusos que o poder possa execer, sobre o analista ou sobre os outros, deverá ele manter-se independente".  

A grande dificuldade é que a maioria dos blogueiros são vinculados aos jornais, portanto obedecem indiretamente as linhas político/editorial dos grupos que pululam e rodeiam os governos.

       

DEBOCHE É POUCO : NA REPÚBLICA DOS HOLANDAS SECRETÁRIOS SÃO ANUNCIADOS POR E-MAILS E ADJUNTOS NAS FESTINHAS PRIVADAS

A "República dos Holandas" foi forjada ao longo dos 50 anos de mando de Sarney. A maior expressão  deste grupo não é o prefeito eleito(Holandinha), mas sim o pai do alcaide(Holandão).

Filho eleito, pai "prefeito" acontece de norte a sul, da direita para esquerda. A expressão "ninguém vai ao pai, senão pelo filho", mudou para "ninguém vai ao avô, senão pelo neto".

Em Matões, Rubens Pereira elegeu como prefeito Rubens Pereira Filho, que passou o bastão à Rubens Pereira Neto, que elegeu Rubens Pereira Junior estadual e Sueli Pereira prefeita municipal.

Holandão é o prefeito de fato, como será Ricardo Murad em Coroatá na adminsitração Teresa Murad e foi durante outros mandatos da esposa, do sobrinho Rômulo Trovão, o "Rombinho".

O Maranhão está cheio deste exemplos,frutos da mentalidade da "política hereditária" em que a cria obedece o criador. O que assusta na "República do Holandas" é o deboche nos comunicados.

Secretários são anunciados por e-mail, os adjuntos são anunciados em bares ou festas privada. Lula Filho(Turismo)anunciou no Bar Por Acaso de sua propriedade o adjunto, Guilherme Marques.

Guilherme Marques seria funcionário da AMBAV-MA(Associação Brasileira de Agentes de Viagem), denunciado como lobysta dentro da Secretaria de Turismo do Estado. Agora vai comer nas duas pontas.

Será que tem "festinha privê" nas suítes dos motéis? Pedro Novais chegou a Ministro da República do Brasil sem domicílio em São Luís, mas hospedando-se com frequência nos bordeis.

Sugestões para as posses e festas : pela ordem suíte Romana, VLT e Taj Marral, todas no Le Baron.


 

SARNEY FILHO EM TRINTA ANOS DE PARLAMENTO FORMOU UM GRUPO DE PREFEITOS E EX-PREFEITOS DIZIMISTAS

O deputado federal Sarney Filho vai para o décimo mandato parlamentar(1982 à 2016). "Zequinha" só visita alguns municípios onde é votado durante as eleições

Existem eleitores no Maranhão, que nunca viram Sarney Filho nas cidades em que "Zequinha" é votado. São estes votos que representam o "cabresto eleitoral".

"Voto em Sarneis Filho há trinta anos, sem nunca ter falado com ele. A prefeita Sônia Campos mandou e nóis votou de novo prêle", revela "Sapiranga" de Axixá.

Sarney Filho simboliza o "voto de cabresto" no Maranhão, a incompetência  parlamentar com mandatos que perduram há trinta anos sem projetos e iniciativas para os maranhenses.

Não é que "Zequinha Sarney", exemplar da preguiça, da pachorra, da inconpetência parlamentar externa hoje(15) pelo jornal de sua propriedade preocupação  com a situação dos municípios.

A preocupação tem a seguinte explicação: "Zequinha" durante estes trinta anos de ineficácia parlamentar e ausência dos municípios, formou um grupo de prefeitos e ex-prefeitos "dizimistas". 

"Dizimistas" são aqueles prefeitos ou ex-prefeitos que todos os meses vão ou mandam o "dízimo" para Sarney Filho. Geralmente os dizimistas não cobram a presença de Sarney Filho nas bases.

Durante trinta anos como deputado federal comendo e bebendo dos "dízimos", "Zequinha" não pisou em vários dos municípios em que foi eleito e bem votado, com a ajuda do cabresto eleitoral. 

Agora Sarney Filho está preocupado com a queda do FPM(Fundo de Participação do Município) consequentemente com os "dizimos" que há trinta anos o mantém nababescamente com seus filhotes

"A situação é grave e tem de ser contornada. A queda das receitas dos municípios compromete o fechamento das gestões que se encerram neste mês e compromete as futuras", diz o sabidão.  

Sarney Filho no cul torando pelos dízimos.

 

14 de dezembro de 2012

JOGO DE CENA : SEMOSP COMO ESCOLHA TÉCNICA DE HOLANDINHA

As Secretarias de Fazenda, Planejamento e Obras sempre foram objetos de cobiça da classe política em São Luís. Rende e elege de forma quase perene. 

Para que os leitores tenham a idéia dessa potência, o vereador mais votado em São Luís, Josué Pinheiro(9.557 mil votos) é irmão da ex-secretaria de Obras, Telma Pinheiro.

O blogueiro Marcos D'eça foi escolhido em razão de ser do "outro lado da ponte", para nos fazer acreditar no desprestígio de Roberto Rocha nas principais nomeações do Secretariado.

O jogo de cena consiste em atribuir de público a escolha técnica como pessoal de Holandinha.  Na verdade Holanda Junior não tem qualquer experiência administrativa para compor o secretariado.

O crivo na Fazenda, Planejamento e Obras terá as digitais de Edvaldo Holanda Braga, o Holandão. Roberto Rocha tem a função de "Roberto Justus" e descobrir novos "talentos".

Dissimulado Roberto Rocha finge uma "cana de braço" pela Secretaria de Abastecimento. A derrota está ensaiada e as postagens no blog de D'eça são misi-én-scéne ou "Migé".

Tem bobo para tudo.  

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...