27 de novembro de 2012

PALAVRAS AO VENTO : INVESTIMENTO, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO

Em mais um Seminário o Maranhão virtualmente vive nova perpectiva de crescimentO econômico fortalecido pela parceria público-privada.

Esse potencial no mundo virtual  foi apresentado no Seminário Maranhão: Oportunidades de Investimentos realizado nesta terça(27) no Luzeiros.

Da última vez que anunciaram parceria público-privada no Maranhão, um chinês esperto(Xai-Co-Xem) deu um trambique no rumo de Rosário.

 Xai-Co-Xen  curte o "apanhado" em Pequim. Em 2012 anunciaram gás metano, propano, butano pelas nádegas de Eike Batista(MPX, OGX). Até agora "nem peido cheiroso".

O Presidente da Fiema, Edson Baldez declarou em estado febril : " O Maranhão está vivendo um momento peculiar da sua história. “O setor industrial é o mais beneficiado".

Maurício Macedo viajou foi certo: "O Maranhão é o Portal da Amazônia, está se tornando grande produtor de energia elétrica, possui água, gás, rodovias, ferrovias, o Porto do Itaqui em processo de expansão e modernização". 

Palavras apenas palavras, que escutamos desde a década de 60. Tinha até um hino do Maranhão Novo que dizia: Novas estradas chegando// o petróleo jorrando// Novo Maranhão. O Maranhão Novo ficou Vovô e nada.

 
 


LATINDO NO QUINTAL PARA ECONOMIZAR O CACHORRO : PENALIZADO COM A SORTE DO BLOGUEIRO, O ANIVERSARIENTE ÁLVARO LUIS EMPRESTA-ME 50 REAIS

O radialista Álvaro Luís é sem sombra de dúvidas um bom caráter. Humilde, solidário, sincero, honesto transita com facilidade entre todas as correntes polítcas, que pululam o mundo político maranhense.

Tenho por Álvaro Luís profunda admiração no seu proceder. Não tenho, tive arestas com o "radialista feliz". O relacionamento profissional é pautado na conduta franca, aberta e de tolerâncias as teses contrárias.

Hoje é o aniversário do radialista Álvaro Luís. Compartilhei com os colegas de cobertura na Assembleia Legislativa do reconhecimento deste grande profissional.

Na "rampa" ele me perguntou como "estavam as coisas". Eu respondi, Álvaro estou latindo no quintal para economizar o cachorro. Ato contínuo Álvaro Luís me emprestou 50 reais.

Álvaro Luís é realmente uma alma bondosa, difícil de se encontrar pelos corredores da Assembleia Legislativa do Maranhão. Vida longa Álvaro Luís, paz no seio da tua família feliz e muito obrigado.

CASO BÁRBARA SOEIRO É ATESTADO DE IMORALIDADE OU ILEGALIDADE?

A vereadora eleita Bárbara Soeiro entra na Câmara de Vereadores de São Luís com o "pé esquerdo" e as mãos com mais de doze dedos. Bárbara Soeiro substitui o marido o vereador Albino Soeiro.

A substituição(Bárbara por Albino Soeiro) revela o lado hereditário e vitalício do processo eleitoral ludovicense em pleno século XXI. O caso não é isolado, a direita ou a esquerda brotam exemplos.

Tudo é muito simples, "democrático". Rose Sales(PC do B) herdou o legado político do pai, o falecido vereador Hugo Reis(PFL). Reis era tão ligado aos Sarney que batizou a filha de "Rose".

A imoralidade na contração de Bárbara Soeiro(mulher do vereador Albino Soeiro) é tamanha, que confunde-se com  a ilegalidade no seu desligamento temporário para substituir o marido na Câmara.

A lei fala de afastamento. Para gozar dos benefícios o servidor-comissionado-candidato não pode receber remuneração. Bárbara é duplamente comissionada e recebeu indevidamente em dobro.

Consumada a previsível perda do mandato a pena será em dobro. Para o substituído(Albino Soeiro) e para a substituta(Bárbara Soeiro). A dupla deve curtir "toma juízo" com Zezé de Camargo e Luciano.



QUEM SABE USANDO A EXPRESSÃO "QUE O DIABO SEJA LEMBRADO" NÃO DIMINUEM OS ARROMBAMENTOS DOS CAIXAS ELETRÔNICOS.

O Secretário de Segurança, Aluísio Mendes bem que poderia pedir para o suplente de deputado federal, Chinquinho Escórcio uma "PEC" para modificar a expressão "Deus Seja Louvado", nas cédulas.

Quem sabe mudando para "Que o diabo seja lembrado", não diminuia o número de arrombamentos aos Caixas Eletrônicos no Maranhão.  Até os bandidos temem o diabo.

Ontem(27) em plena Rua da Paz, Centro, em São Luís os arrobadores detonaram o Caixa Eletrônico do Banco Santander. Psiu, o Secretário de Segurança está dormindo.

O problema é que dinheiro é coisa do diabo. E quando ele sai da garrafa e pula para  uma nota de cem reais? Aí a bandidagem faz a festa.  


CLEIDE COUTINHO : ROYALTIES NA EDUCAÇÃO E SAÚDE



A Deputada Cleide Coutinho, deu entrada na Assembleia Legislativa do Maranhão, na ultima segunda feira, (26) do mês em curso, de uma Emenda à  Proposta de Emenda Constitucional nº 002/2012  de autoria do Deputado Neto Evangelista, acrescentando parágrafo único ao artigo 220 da Constituição do Estado que dispõe sobre as “as receitas provenientes dos royalties e da participação especial devida em função da exploração do petróleo, gás natural e outrOs Hidrocarbonetos fluidos deverão ser aplicadas exclusivamente pelo Estado e Municípios no desenvolvimento da educação e de ações na área da saúde”.

Os royalties são valores que a União,  Estados  e os Municípios recebem  das empresas pela exploração de petróleo. Já a participação especial é o tributo pago pelas empresas pela exploração de grandes campos de petróleo, vale lembrar que o maior volume virá da exploração dos campos recém descobertos da camada do pré-sal. 

Em razão disso é que a Deputada  Cleide Coutinho  por entender ser de grande importância os recursos não somente para área educação, mas também para área da saúde.

CURTAS E COM CICUTA

CONVERSAS NO PLENÁRIO E  NOS CORREDORES DA AL SÃO AS MESMA DA AML

Os assuntos no Plenário da Assembleia Legislativa são idênticos aos da Academia Maranhense de Letras. É só emenda ou sôneto.

ROSEANA SARNEY NÃO QUER SABER DE POESIA

Roseana ao contrário do pai poeta, não quer nem ouvir  falar em aumento das emendas ou sônetos. Como Florbela ela "espanca" :

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que  chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!


NOTAS LENTAS E VENENOSAS

JOÃO ALBERTO DE CARCARÁ A VELHO GAGÁ
João Alberto não é mais o mesmo "Tigre". Não é que o Senador João Alberto acreditou no armistício de paz encenado por Holandinha.

HOLANDINHA E A POSTURA DE PERIQUITO 
Holandinha vai ficar como periquito, comendo com o bico no governo de Roseana Sarney e segurando com o pé na "toga" de Flávio Dino por dois anos.

MARRECA JUNTA NO MESMO SEMINÁRIO RATO E GATO

Junior Marreca juntou na mesma mesa-redonda o prefeito de Icatu Juarez Lima e Carlos Weelington da CGU. Ambos devem falar sobre "Limites da Gestão Pública".

PRIMEIRO EMPREGO NA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

A fila é grande, mas não anda na porta da casa de Holandinha. Muita gente nova, sem experiência em busca do Primeiro Emprego de Secretário(a).

O ÚLTIMO EMPREGO

A vereadora eleita Bárbara Soeiro declarou que recebeu do Gabinete do marido durante o período das eleições. O problema é moral e judicial.

ZECA BALEIRO PODE SER O PRÓXIMO 

O mundo das artes é de maldosas fantasias. Alcione justifica o nome de "Maron" ou "Bosta" quando defende os royalteis para o Rio de Janeiro.