27 de outubro de 2012

INSTITUTO DE PESQUISA POVO PODE APOSENTAR IBOPE, DATA M E EXATA

A Escutec mostrou recentemente que a diferença entre Holandinha e Castelo é de apenas 4%. Data M, Exata, Ibope(12%), mas devem ficar desacreditados após a apuração dos votos na Capital.

A Escutec é o mais credibilizado dos Institutos de Pesquisas Eleitorais. O proprietário da Escutec, Fernando Junior faz ainda o prognóstico de que 80% dos indecisos tendem a votar em João Castelo.

Votos brancos, nulos(6%), indecisos(7) somam 15% que podem surpreender a todos. A abstenção pode chegar a 30%. O conjunto destes fatores pode alterar os índices das pesquisas(Ibope, Exata, Data M).

Não existe máquina capaz de antecipar resultados eleitorais. Na "República dos Holandas" tem alambique que  entra a cana de açucar de um lado, do outro sai o guarda batendo no bêbado.

Os eleitores ludovicenses costumam surprender em eleições majoritárias. Tem um tal "fôgo de monturo". Por cima do buraco fica tudo "branquinho que nem neve", por baixo a temperatura derrete qualquer candidato.

Que prevaleça a vontade do povo.

INVENTÁRIO POLÍTICO-PUBLICITÁRIO-ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DE SÃO LUÍS EM 2012

O processo eleitoral ludovicense produziu resultados bem diferente do que esperava o tradicional marketing político. Procedimentos publicitários e estratégias eleitoreiras perderam-se diante da reação adversa dos eleitores de São Luís.

O candidato Washington Oliveira era o "dono do horário eleitoral". Macaxeira tinha 13 minutos, 13 partidos enterrou-se na sina que o número carrega. Tempo, partidos, estrutura de campanha da melhor qualidade e apenas o 4° lugar.

O ex- prefeito Tadeu Palácio tinha a seu favor resultados administrativos recentes, estrutura média de campanha, tempo de 4 minutos, mas definhou pelo presságio que as impugnações a sua candidatura anunciavam. Tadeu Palácio virou "Tadeu Tapera".

Elisiane Gama sem a totalidade do próprio partido, com a minima estrutura de campanha, tempo de 2 minutos cresceu vertiginosamente pela participação em um só debate. Gama da quarta colocação pulou para estratégica posição de terceira via no Maranhão.

Edvaldo Holanda Junior desde o começo das articulações visando as eleições foi "protegido". Estrutura de campanha da melhor qualidade, tempo de 6 minutos, 6 candidatos batendo no principal adversário(João Castelo). Edvaldo Holanda Junior termina como Holandinha em qualquer circunstância.

João Castelo lutou contra tudo e contra todos. Massacrado de forma irreparável pela mídia sarneista durante 4 anos. "Raqueado" por ex-aliados na estrutura político-partidária costurada durante 3 anos, tempo de televisão de apenas 3 minutos, Castelo pode eleger-se prefeito de São Luís.


AS PÉROLAS DE HOLANDINHA : HOLANDINHA QUERIA TRILHO DE VOLTA PARA O VLT

Durante o bate-rebate da Mirante Holandinha deu sobejas provas de despreparo. A maior entre diversas foi a de questionar o trilho de volta para o VLT. 

Holandinha não sabe que a inversão é feita de dentro do VLT. São dois comandos(ida e volta) em cabines localizadas na extremidade do Veículo Leve Sobre Trilhos.

Castelo perdeu a oportunidade de "triturar" o adversário. O foco da resposta era cima da burrice de Holandinha, Castelo preferiu explicar a trajetória do VLT.

Coleciono as "pérolas de Holandinha ", já tem uma caixa "cheinha". O FEBEAPA no Maranhão faz o percurso dos comunistas para os "redentores". "É cada besteira que eu vou te contar".


O Festival de Besteira Que Assola o País
Stanislaw Ponte Preta
(Sérgio Porto)

Disse Stanislaw no FEBEAPA 2:


"É difícil ao historiador precisar o dia em que o Festival de Besteira começou a assolar o País. Pouco depois da "redentora", cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem "otoridades", sentindo a oportunidade de aparecer, já que a "redentora", entre outras coisas, incentivou a política do dedurismo (corruptela de dedo-durismo, isto é, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o próximo enfim, como corrupto ou subversivo — alguns apontavam dois dedos duros, para ambas as coisas), iniciaram essa feia prática, advindo daí cada besteira que eu vou te contar".


DEBATE MIRANTE : ARTIFICIALIDADE(HOLANDINHA) NATURALIDADE(JOÃO CASTELO)


O engesamento do debate não permitiu confronto real entre os candidatos. O modelo adotado pela Rede Globo favorece a artificialidade.  Impera a teatralidade com tempos controlados de forma rígida. Nem sempre ganha quem melhor fala.

Os marqueteiros de Holanda Junior prepararam o candidato observando "temas livres", "temas da produção", tempo de fala, réplica, tréplica, caras e bocas. Não foi difícil equacionar o efeito sobre os formadores de opinião.

A equipe de marketing de João Castelo preferiu mostrar o candidato na forma natural. Castelo rebateu denúncias, denunciou, foi provocado, provocou, ouviu proposta, foi propositivo. Buscou o efeito sobre a massa que assistia o debate.

Neste debate fica marcado o confronto entre a artificialidade(gera efeito sobre os formadores de opinião) e a naturalidade(produz efeito direto sobre os eleitores). A resposta vem neste domingo(28) após a apuração dos votos.

Como diria Epitácio Cafeteira : "Eleição é como carne de porco. Depois de assada, 53 Kilos passa à 5 gramas e trezentas". Termina o processo eleitoral com saldo negativo de talentos naturais.

Vamos ver se a resposta do inteligente eleitor ludovicense é pelo resgate das inteligências naturais ou adota talentos artificiais. Você decide.

No mais, tudo foi repetição.

26 de outubro de 2012

ROSEANA SARNEY PUXA AS ORELHAS DE ROBERTO COSTA : ALIANÇA COM HOLANDA FOI ACERTO COM WEVERTON ROCHA

Roseana Sarney mantém-se distanciada da campanha eleitoral em São Luís. Os políticos ligados a governadora foram liberados para optarem por qualquer das candidaturas(Holandinha e João Castelo).

Roseana Sarney fez curtas e objetivas considerações aos seus aliados. " O apoio é ato de vontade de cada um, mas não envolverá a estrutura administrativas do governo estadual em qualquer hipótese".

O acordo entre Roberto Costa e Edvaldo Holanda(pai) beneficia Edvaldo Holanda Junior(o filho). No meio desta cooptação aparece "o espírito santo", Weverton Rocha e as contas do "PROUNI" na Secretaria da Juventude.

A governadora tomou conhecimento dos termos nada republicanos da avença eleitoral. Pelo "trato e tratado" Weverton Rocha teria suas contas aprovadas na Secretaria da Juventude. Rocha é investigado pela aplicação de verbas do "PROUNI".

Roseana Sarney no seu estilo "olho no olho e só falo a verdade" puxou as orelhas de Roberto Costa. "Faz tuas alianças sem comprometer o meu governo. As contas da Secretaria da Juventude serão rigidamente fiscalizadas nas últimas gestões".

Roberto Costa meteu a cara no saco e rumou para "Turma do Saco". Ninguém sabe ainda o teor da reunião noturna acontecida na Euclides da Cunha, no Codozinho. Presentes Roberto Costa, Holanda pai e Weverton Rocha.
 

DINOSSAURO MANDA BUSCAR GAROTA DE PROGRAMA : QUENGA DIZ "O HOMEM GOZA NO CHEIRO"

Recebo a informação que uma garota de programa de nome "Dandara" fora chamada para um "ploc". "Em lá chegando" surpreendeu-se com a figura do mais promissor político da nova geração.

"Dandara" informou que : "O homem estava a perigo, na seca. Quando eu terminei de tirar a roupa ele gozou. O "dinosssauro" disse: "vire-se eu só queria te cheirar".

"Ele não largava o telefone celular, dizendo em voz alta" : "Vou meter o Sarney na história, tem que embolar Sarney com Castelo. Weverton  vou fazer a onda na televisão".

Ao sair ele desculpou-se : "Eu sofro de ejaculação precose, gozo antes do ato".





PUXA SACO E TRAÍRA : ROBERTO COSTA REÚNE COM HOLANDÃO NA TURMA DO SACO

O deputado Roberto Costa reuniu-se com o suplente de deputado  Edvaldo Holanda(pai) na "Turma do Saco". O prestigiado Grêmio Carnavalesco está  localizado no Codozinho, Centro da Capital.

A cooptação do puxa-saco Roberto Costa, o "Carcarazinho" pela  "República dos Holandas"  é uma estratégia para contrapor-se a liderança autêntica do vereador eleito por São Luís, Fábio Câmara .

Costa e Câmara disputam o eleitorado da Madre Deus, Lira, Belira, Codozinho, Vila Bessa, Vila Gracinha, Caminho da Boiada, Goiabal, Macaúba, Cajazeiras, Mercado Central, Areinha e adjacências.

Fábio Câmara leva vantagem pela independência, ligação direta, permanente com os moradores das citadas artérias.  Câmara nasceu, cresceu com orgulho da origem humilde e do bairro em que nasceu.

Na recente eleição de vereador em São Luís, Câmara cujo trabalho justifica a cadeira de edil,  conquistou a confiança do bairro Monte Castelo, onde cencentra-se a maior densidade(eleitores por residência) em São Luís.

Roberto Costa é um burguês patrocinado pelo Senador João Alberto. Frequentador das altas rodas sociais, Bob Costa é como periquito que só aparece no tempo em que as mangas estão maduras(período eleitoral).

Fábio Câmara apoia João Castelo e Roberto Costa vai de Holandá. Ambos começam a medir força para ver quem consegue o mandato de deputado estadual em 2014, pelo "Distrito do Centro de São Luís".

Aposto em Fábio Câmara com Castelo em 2012, e para deputado estadual em 2014. Fábio Câmara por onde passa arrasta a multidão e faz os eleitores refletirem sobre a eleição de prefeito em São Luís.


DEBATE : CASTELO PROPOSITIVO E ESCLARECEDOR/ HOLANDINHA DESPREPARADO E ENSAIADO

Por pouco o apagão não salva Holandinha de mais um vexame em frente as câmeras. Há quem pense na influência do "Coronel das Togas" ou dos dedinhos manipuladores de Bob Esponja(Roberto Rocha).

Holandinha estava tão nervoso que psicossomatizou(mecanismo que descarrega em uma parte do corpo o descontrôle da mente) tique nervoso no pescoso, movendo-o para a lateral-direita descontroladamente.

1° Bloco

Holandinha repetiu clichês("so falo a verdade",  "temo a Deus") e  respondeu de forma evasiva("vou fazer da forma que tem que ser feita", "estive na reunião dos militares e da igreja, mas repudio os termos usados ).

Castelo na sua melhor participação televisiva nesta campanha foi esclarecedor e propositivo. Centrado nos princípios que regem a adminsitração pública o candidato a reeleição dominou todo o debate.

Castelo puxou o tapete de Holandinha com a pergunta : " Edvaldo caso eleito você manteria o Hospital de Emergência no local em construção? Holandinha disse que levaria para área popular.

Castelo então "matou a pau" : "Voce não manteria no Calhau porque tem compromissos com o seu publicitário(Evilson Almeida) legalmente desapropriado do terreno da Prefeitura de São Luís, que Almeida invadiu".   


2° Bloco

Castelo mostra conhecimento na solução dos problemas da cidade sem apelar para ilusionismo. "A origem dos recursos federais deve ser precedida de projetos viáveis. A execução tem de obedecer os prazos e superar os percalços. Não existe varinha de condão".

Castelo de forma objetiva esclareceu a questão dos alunos "fora da escola". "Era preciso reformar as escolas sem por em risco as crianças. Nenhum aluno foi prejudicado, ao contrário voltaram para concluir o ano letivo com leite e fardamento. 

Holandinha foi repetitivo e demagogo, apelando para uma agressão inexistente contra seu pai, mãe e esposa. A tática de apresentar-se como vítima foi denunciada por Castelo, que pediu justificativa para a presença na reunião da "Milícia 36".

Holandinha mais uma vez se enrolou todo : "Estive em uma reunião com os militares e o pessoal da igreja, deixei o ambiente sem ouvir exageros, deparei-me com o vídeo no youtube com aquelas frases das quais discordo".

Holandinha comprometeu os evangélicos ao envolvê-los na reunião da "Milícia 36". Em momento algum se ouviu uma oração ou palavras que pregassem a paz nas eleições para a prefeitura de São Luís. Reunião de militares e pessoal da igreja?

3° Bloco
Holandinha é tão vazio que desperdiçou um minuto ao responder a um "popular" sobre a geração de emprego para os jóvens.  Como sempre disse que "vai fazer o que tem que ser feito, com transparência e de forma moderna".

Castelo alfinetou Holandinha ao questioná-lo sobre o requerimento de Weverton Rocha, solicitando o número de funcionários que trabalham na Prefeitura de São Luís como serviço prestado, sugerindo a possibilitade de demissão.

4° Bloco

Holandinha ao responder ao "popular" sobre a questão da falta de água, disse que não romperia o contrato com a CAEMA, faria apenas uma revisão contratual "da forma que tem que ser feita, com transparência e de forma moderna".

Castelo fez objetiva retrospectiva sobre a questão do abastecimento em São Luís. "O Italuis foi a maior intervenção do gênero na América Latina. Quando governador executei o único programa que ainda hoje abastece a cidade."

Resumo do debate : Castelo foi propositivo/esclarecedor. Holandinha é despreparado e ensaiado.

Você decide. 

Hojé sexta-feira vamos escutar "Tique-tique nervoso".



25 de outubro de 2012

LAUDO PERICIAL VICIADO PROVA O DESESPERO DE HOLANDINHA

Edvaldo Holanda Junior admitiu publicamente que participou da reunião com a "Milícia 36". As falas dos milicianos("estamos para o que der e vier", "nossa missão é secreta e pior do que a que matou Osama Bin Ladem") são incontestáveis.

O próprio candidato Edvaldo Holanda Junior cobra dos milicianos "não me decepcionem". Mesmo que ocorresse a descontextualização(mudar o sentido da fala) não seria possível o encaixe divergente do objetivo da reunião.

A reunião da "Milícia 36" ocorreu em tom fortemente emocional. Não existe fraude capaz de mudar sentimento quando a fala expressa : "nossa missão é pior do que a que matou Osama Bin Laden" ou "estamos para o que der e vier".

O laudo viciado ora apresentado é assinado pelo aposentado "Ribeiro". José de Ribamar Cruz Ribeiro é o perito com o maior número laudos contestado na Justiça. Para comprovação basta compulsar os autos em que o citado assina como perito.

Ribeiro é parcial na chula argumentação em relação ao vídeo : “editado com a finalidade de denegrir a imagem do candidato a prefeito Edivaldo Holanda Júnior e de alguns policiais”. O parecer extrapola a condição técnica para externar preferência política.

Nem a assinatura de peritos do FBI, ou da CIA mudariam a opinião dos eleitores de São Luís a respeito da presença de Edvaldo Holanda Junior na reunião da "Milícia 36". Holandinha foi, ouviu, falou, cobrou e assumiu compromissos com a "Milícia 36".  


ESCUTEM DE NOVO : 80% DOS INDECISOS DEVEM VOTAR EM CASTELO

O mais experimentado entre os pesquisadores eleitorais foi além da "canja", ele deu a "sopa" sobre o resultado do segundo turno em São Luís. "80% dos eleitores indecisos devem votar em João Castelo no segundo turno".

Ainda assim é preciso João Castelo tirar 6 do 36, para garantir a apertadíssima vitória no segundo turno . Explico: a diferença entre Holanda e Castelo é de 5 pontos percentuais, considerando a margem de erro para mais ou menos. 

O número de indecisos(11%), somados a brancos e nulos(4%) totalizam 15%. Nenhum dos candidatos(Holandinha ou João Castelo) conseguirá abiscoitar a totalidade destes votos(indecisos, brancos e nulos). 

Caso confirme-se a votação maciça(80%) dos indecisos em João Castelo(9%), ele venceria o segundo turno com apertadíssima  margem de 1%, posto que pelo menos 2% votaria em Holandinha. Ficam ainda passíveis de modificações os 4% de votos nulos e brancos.

Os debates definirão as eleições municipais de São Luís em 2012. O da Difusora nesta quinta-feira(25) deve alcançar o maior público em razão do horário(21 hs). O da Mirante(23 hs) balizará os formadores de opinião, que terão pouco mais de 24 horas para processar seus entendimentos. 

Todos estes prognósticos podem mudar nas 48 horas posteriores aos debates.  No dia da eleição votos brancos/nulos/abstenção podem aumentar consideravelmente ou diminuir  drasticamente.


BLOG DO CESAR BELLO ACERTA NA MOSCA : HOLANDINHA E JOÃO CASTELO ESTÃO EMPATADOS TECNICAMENTE

 

A maioria dos blogueiros trabalham a realidade política local por meio de conjecturas subjetivas(interpretações próprias sem embasamento). Prefiro equacionar de forma cartesiana(desconfio de tudo) aquilo que chega ao meu conhecimento.

Foi com base neste raciocínio que desconfiei do "salto triplo carpado" de Holandinha nas primeiras pesquisas do segundo turno. Edvaldo Junior saía de 36% para 53% em menos de cinco dias. Achei um absurdo e entendi a pesquisa como forma de pressão.

Alguns dos candidatos mantiveram contato com o titular desta coluna eletrônica. Conversei com Elisiane Gama e disse-lhe : Elisiane, você e o Tadeu Palácio são os alvos desta manobra estatísticas. Gama e Tadeu não tiveram "milhões de motivos" , apenas neurônios suficientes para "pensarem e existirem".

"Cogito ergo sun"(penso, logo existo) foi o que ensinou René Descartes. Com base nesta máxima  informei antecipadamente o empate técnico entre João Castelo e Holandinha na reta final do segundo turno. A Escutec apenas confirma o que validei por meio de interpretações fundamentadas e informações fidedignas.

Ainda hoje postarei preciosas informações e interpretações sobre o final das eleições no segundo turno. Estou fazendo o levantamento pormenorizado do momento político dos dois finalistas. A disputa tende a continuar acirradíssima, mas Edvaldo Holanda Junior cada vez que aparece na televisão lembra "Jock o Brinquedo Assassino".