27 de julho de 2012

MUDA: MARANHÃO SINÔNIMO DE MENTIRA E DA MENTALIDADE POLÍTICA ATRASADA

É vergonhosa a concepção que o Brasil tem do Maranhão. Como se não bastasse o próprio significado que foi dado a palavra , o significante político-institucional é no sentido da mendacidade.

Talvez seja esta a razão do versejar do senador Sarney- "Maranhão Minha Terra Minha Paixão". O padre Vieira pelos idos de 1650 alertava que nas terras gonçalvinas "até o tempo mente".

Antônio Lobo fundador da Academia Maranhense de Letras preocupou-se em denunciar a política de "chefetes". Em raríssimo livro ele cobra em "História Política do Maranhão" a mudança de mentalidade.

"Benedito Leite Um Verdadeiro Republicano" é outra raridade. A obra de autoria de Jerônimo de Viveiros mostra que a mentalidade aferrada a permanência no poder dista de longa data.

Paulo Ramos governou o Maranhão de l936 à l945, em substituição a Aquiles Lisboa cassado pela Assembleia Legislativa do Estado. Fruto de golpe Ramos foi indicado por Getúlio Vargas. 

Vitorino Freire pega o bastão em 1946 para só deixar de influenciar definitivamente em 1971. Pernambucano conhecido como "bala na agulha" comandou de forma tacanha e humilhante os destinos do Maranhão.

José Sarney também de família de sangue pernambucano substituiu a Vitorino Freire. São 50 anos de mentiras e atrasos que somam-se a outros tantos conforme o pequeno apanhado epigrafado.

Flávio Dino é  promessa do rompimento dos grilhões da mentira e do atraso. O problema é que a promessa já se parece muito com a mentira. Em nome do pragmatismo a "praga" parece ter continuidade.

Seria a palavra Maranhão, a responsável por séculos de mentiras e subdesenvolvimento? Não creio na hipótese absurda em que o significado possa influenciar de forma determinante o significante.

Apesar da leitura compulsiva Sarney não praticou nem as lições do " Pequeno Príncipe" de Saint Exupery. 




26 de julho de 2012

ALTO ALEGRE : ATEMIR BOTELHO DISPARA E DEIXA ADVERSÁRIOS CONVERSANDO FOFOCA

Entre os dias 3, 4 e 5de junho do corrente ano foi realizada pesquisa eleitoral sob a responsabilidade do ITC na cidade de Alto Alegre do Pindaré. A atual administração foi classificada como boa, uma vez que a taxa de rejeição se situa na casa dos 25%.

O ITC com CNPJ de n° 07.443.368/0001-73 assegura a reeleição do atual gestor sem muita dificuldade. Feita a pergunta : Na sua opinião, como está a administração do Prefeito Atemir? Boa- 52,8; Regular- 20,6; Ruim: 15,5; Péssima: 10,7; NS/NQO: 0,4.

Na pesquisa estimulada  são estes os números para o cargo de Prefeito: Atemir-59,9; Fufuca-30,6; Otávio Rodrigues- 7,4; Nenhuma das Opções- 11,1; NS/NQO: 0,0. A "taca" come certo na Zona Rural com Atemir disparado com 64,3 e Fofoca com 26,1.

Otávio Rodrigues desistiu em favor de Atemir Botelho, entornando a pá de cal no grupo de "Fofoca". Para piorar a situação dos "Fofocas"(Pai e Filho) a população de Alto Alegre do Pindaré reprovou a utilização da morte do "Dominguinhos" como palanque eleitoral.

O Prefeito Atemir Botelho cumprindo a legislação não faz inaugurações, mas os trabalhos de pavimentação das estradas, construção de escolas e manutenção da área de saúde são fatos cotidianos que aumentam os índices eleitorais de Atemir Botelho em Alto Alegre do Pindaré.







PAÇO DO LUMIAR : AGENDA DA CANDIDATA NÚBIA DUTRA


PONTO DE ENCONTRO: Em frente a caixa d’água
AÇÃO 2: Bandeiraço do 12
HORÁRIO: 18h30
PONTO DE ENCONTRO: Posto de gasolina da Av. 14


FURTO DE 40 METROS DE TUBOS DE GASES PODEM TER PROVOCADO MORTES NO CARLOS MACIEIRA.

O Secretário de Saúde Ricardo Murad admitiu publicamente furto de 40 metros nas tubulações de gases no Hospital Carlos Macieira. Tais gases são compostos por nitrogênio e oxigênio, substâncias vitais para pacientes em quadro de dificuldades respiratórias .

Na terça(24) o titular do blog foi informado da morte de uma paciente(Ana Celia) no leito 13, localizado no 3° andar do Hospital Carlos Macieira. O médico plantonista Marcos Antônio teria atestado no óbito parada  respiratória.

Em entrevista ao Jornal "O Imparcial" na manhã desta quita-feira(26), o Secretário de Saúde Ricardo Murad admite o furto no interior do Carlos Macieira. "A violação não não tem nenhum sinal de arrobamento, foi detectada logo após queda de pressão do sistema".

Como diz o ditado "onde há fumaça, existe fogo". As informações do Secretário de Saúde são posteriores as denúncias veiculadas no Blog do Cesar Bello. Continuaremos a proceder nas investigações de forma responsável para evitar injustiça e sensacionalismo com as supostas ocorrências.

O Blog do Cesar Bello vai diligenciar durante as próximas 24 horas na apuração destes fatos(furto de tubulações e óbitos por parada respiratória no HCM). Espero contar com a colaboração dos profissionais do HCM no sentido de esclarecer a opinião pública a respeito dos fatos narrados.

Ricardo no tubo ou nas tubulações? Essa história é nitroglicerina pura.




25 de julho de 2012

VINHAIS VELHO : GOVERNO DO ESTADO MANDA DESOBSTRUIR VIA INTERDIDATA HÁ 1 SEMANA

A questão fundiária que envolve alguns moradores do Vinhais Velho, o governo do Estado e a Construtora Marquise está sendo interpretada de forma errônea pelos blogueiros.  Não existe quebra de acordo ou obra em andamento na área sub-judicie que sai do Vinhais Velho até o Ipase.

O problema é o acesso de uma garagem alugada pela Construtora Marquise para depositar ferramentas, placas e outros itens de remanejamento diário. A garagem está localizada próximo a residência de 8 moradores e uma granja que discutem o valor das indenizações na Justiça.

Os moradores da área em litígio entendem como intimidação a localização da garagem da Construtora Marquise dentro da área sub-judicie. A reação dos comunitários foi erguer barricadas para impedir o trânsito dos pesados veículos da referida construtora.

A construtura acionou o governo do Estado. Na semana passada a Polícia Militar esteve na área e não fez nenhuma intervenção com uso da força. Nesta quarta(25) os militares usaram armas de efeito moral(balas de borracha e gás lacrimogêneo) para dispersarem os amotinados e desmontar a barricada.

O deputado federal Domingos Dutra acompanha a lide deste o início. Diz o parlamentar em alto e bom som que não é contra a Via Expressa, mas contrário ao seu "traçado geográfico", que prejudicará o coração do bairro. Dutra pede a readequação do trajeto da obra, afastando-a do centro do Vinahis Velho .

As partes litigantes devem chegar a um acordo dentro do legal. O interesse coletivo deve superar aos individuais. Contudo é preciso respeitar o direito das minorias na suas reivindicações. Prevalecerá o bom senso na solução deste entrave.    


PAÇO DO LUMIAR: CANDIDATURA DE SEBASTIÃO ALMEIDA É PARA BIA BARGANHAR COM JOSEMAR

Bia Venâncio alimenta a candidatura de Sebastião Almeida em Paço do Lumiar, com vistas as imunidades futuras em caso de vitória de Josemar. No acordo ela apóia Josemar "por debaixo dos panos", na contrapartida recebe a garantia do silêncio pelas improbidades.

Bia Venâncio e Josemar serão surpreendidos pela vitória de Núbia Dutra. Uma severa auditoria apontará todos os responsáveis pelos desvios, fraudes, falcatruas durante os últimos anos em paço do Lumiar. Autores e coautores serão responsabilizados na forma da lei.

Núbia Dutra elencou entre os pontos para "tirar Paço do Lumiar da escuridão", a reorganização adminsitrativa com prestação de contas trimestral a população e a criação do Diário Oficial do Município. Paço do Lumiar é hoje um poço de improbidades administrativas.

Bia Venâncio e o Professor Josemar vão receber uma verdadeira aula de cidadania. A cada contato a candidatura de Núbia Dutra consolida-se como a única que pode "tirar o Paço do Lumiar da escuridão". O povo percebe que a proposta de Núbia Dutra não é embromação.

Núbia Dutra em cada aperto de mão acende a esperança do Paço ser novamente do Lumiar. "Vejo a noite(escuridão) para amanhecer(lumiar)//amanhecer que vai ser dia// dia para quanto ser". 



SALVA PELO FUNDILHO: MENSALÃO LIVRA ROSEANA SARNEY DA PAUTA DE CASSAÇÃO

O julgamento do mensalão começa em 2 de agosto do corrente ano. Para desgosto dos maranhenses a pauta do STF impedirá o julgamento no TSE, do processo que pede a perda do mandato de  Roseana Sarney em 2012.

Roseana Sarney demonstra visível apatia como resposta a possibilidade de perder o mandato de governadora. A nova estrutura de Poder no Legislativo foi adredemente preparada para responder a provável eventualidade.

O controle da malha institucional permitirá o controle por meio de "cordas". Não será a primeira vez que Sarney fora do governo, conseguirá manter as rédeas do poder por via das instituições públicas, mesmo com honrosas exceções.

Roseana Sarney está armada com  rifle de "cano duplo". Além de alcançar alvos distantes com mais segurança é possível atingi-los de todos os lados. Se cair, deixa aliados de total confiança para procederem a sucessão, se ficar, são outros "400 Anos".

Sarney sai do Senado mais deixa preferencialmente o aliado Edson Lobão. Roseana e seu o grupo político apesar de sofrerem por antecipação, articulam-se profissionalmente para o novo momento político que ocorrerá entre janeiro e março de 2013.

Salva pelo fundilho das calças  do pai poderoso,Roseana, pede ajuda a santa, mas é Sarney quem deverá mantê-la no quarto mandato de governadora.  Sem os versos do Ministro Versiani que aposenta-se em 2012, 2013 poderá ser o ano sarno-petistas.

Prece de Rose: " Nossa Senhora dos Mandatos livra-me deste "angu de carroço"(complicação). Prometo reformar a Igreja em São José de Ribamar, sem a participação do meu marido Jorge. Lembranças ao outro(São Jorge). Diga-lhe para naõ se preocupar com o furto do seu cavalo, pois Jorge(meu marido) não está em São Luís."

  


24 de julho de 2012

HOSPITAL CARLOS MACIEIRA: PACIENTE TERIA MORRIDO ELETROCUTADO NO LEITO 13,3° ANDAR

Recebo por comentários a informação de que a paciente de nome Ana Celia teria morrido no interior do Hospital Carlos Macieira vítima de eletroplessão(morte acidental pela exposição do corpo a carga letal de energia elétrica).

Segundo o comentarista que apresenta-se por Luís Carlos, Ana Celia teria sido vítima de morte por eletroplessão em consequência da passegem de energia no leito(cama) de número 13, no 3° andar daquele nosocômio.

Luis Carlos também encontrava-se internado na UTI do Carlos Macieira. O titular do blog tentou entar em contato com a direção do Hospital Carlos Macieira para colher esclarecimentos a cerca do suposto óbito, não foi possivel até o presente momento.

É precipitado dar como verdadeira  a informação. Contudo não posso desconfiar sem motivação da fonte. O blog vai tentar obter maiores detalhes sobre o óbito nesta quarta-feira(25), no Carlos Macieira e com os familiares de Ana Celia.

Ainda segundo Luís Carlos, a causa morte foi atestada com parada respiratória pelo médico plantonista Marcos Antônio.  Toda a informação vai ser minuciosamente levantada pela reportagem do Blog do Cesar Bello nas próximas horas.

Caso esta informação seja verdadeira, o óbito deve ser imediatamente elucidado pela Polícia Civil. O Atestado de Óbito, Exame Cadavérico e se necessário a exumação podem esclarcer o verdadeiro mótivo da suposta morte da paciente Ana Celia.

ACORDA ITAPECURU: PRESIDENTE DA FAMEM CONTRATA COM FIRMA SUSPEITA

A Prefeitura de Itapecuru no Maranhão é chefiada pelo Presidente da Federação dos Prefeitos do Estado(FAMEM). Antônio da Cruz Filgueiras Junior, o "Junior Marreca" está no segundo mandato, portanto inabilitado para novos mandatos.

Presumir-se-ia  que os cargos(Prefeito e Presidente da FAMEM) redobrassem as reponsabilidades do gestor. Infelizmente o zelo pela moralidade nos contratos públicos não ocorre no município de Itapecuru. Extratos de contratos mostram a imoralidade.

Os extrato de contratos n° 099 e 100/2012, publicados no Diário Oficial de 12 de julho do corrente ano apontam Prefeitura de Itapecuru contratando com a Planmetas Construções e Serviços Ltda. Planmetas é mesma firma que derrubou o Ministro do Turismo Pedro Novais.

A Folha de São Paulo em agosto de 2011, denunciou a Planmetas como "arapuca" com sede no Conjunto Bequimão(Carandiru), beneficiada por uma emenda do então deputado federal Pedro Novais, no valor de 1 milhão para a construção de uma ponte em Barra do Corda.

No local onde seria feita a ponte em Barra do Corda, foi encontrada uma placa da firma na qual consta como engenheiro responsável José Fernando Trindade Junior. Procurado pela Folha de São Paulo Trindade Junior disse: "não trabalho nem nunca ouvir falar na Planmetas".

Por outro lado o CREA-MA não encontrou nenhum registro dessa obra(Ponte em Barra do Corda). Mesmo com o histórico marcada por participação em desvios de verbas de emendas parlamentares, a Planmetas consegui vencer o processo licitatório em Itapecuru.

O Objeto do contrato são doze salas de aulas no povoado Tingidor na Zona Rural e no Bairro Torre, no município de Itapecuru. O valor de 2 milhões de reais para construção de 12 salas de aula é exorbitante. Final de mandatos é sempre igual, só muda o Prefeito.

Por coincidência quem passou o "bastão de prefeito" para Marreca foi o Miguel Lau Lau Lauande. Agora Junior Marreca quer colocar o Lau Lau ande de novo na cadeira de prefeito. Depois é só aguardar 8 anos e voltar para a viúva.

Uma mão "lava a outra", as duas lavam as caras de pau destes espertos e o "sabão d' roubinis" lava o resto. Só falta combinar com o povo de Itapecuru. Tudo indica que o Ministério Público impugnará a candidatura de Lau Lau Launde, por contas desaprovadas em caráter irrevogável.

Acorda Itapecuru.




A BRUTA DA COR DO ÉBANO.

Jaque, carioca e linda

TURBINA: PESQUISAS "CARIDOSAS" INJETAM SILICONE NA CANDIDATURA DE HOLANDINHA

Desde a segunda quinzena de julho os marqueteiros de "Holandinha" buscavam  forma de polarizar com Castelo.  Holanda tem medo de chegar ao palanque eletrônico(21 de agosto) longe da disputa(3° lugar).

A primeira tentativa com uma pesquisa fajuta(Perfil) caiu no descrédito pela antecipação dos dados. A mesma pesquisa requentada, planejada e discutida no Restaurante "Dona Maria" volta  aos blogs locais.

Ainda na tarde da última segunda-feira(23) era do conhecimento a mentira que "consolida" Castelo, Tadeu e Holandinha no 2° turno. Só tem vaga para dois ou talvez só para um, caso os eleitores assim decidam.

A pesquisa é de uma tal Data M3. A data da mentira ficou multiplicada por 3. Adredemente turbinaram o crescimento "fora de época" de João Castelo dentro da possibilidade real de 27% para 31%.

Isso deve acontecer realisticamente até meados de agosto. Forçar este crescimento na forma proposta leva ao "já ganhou", mascarando o desempenho de Castelo e a pregação do voto útil no momento oportuno.

Outros "desdobramentos" da mentira trazem Tadeu "lipoaspirado" e Holandinha "siliconado". Nesta Data 3M empataram Holandinha com Tadeu. Na próxima Castelo não tem para onde crescer e Tadeu morre.

O plano "H" é colocar Holandinha no 2° turno com Castelo "a força". A pesquisa foi contratada por mão$ "caridosa$". O diretor da Data 3M é "Machadinho"- aquele que anda a tiracolo com Roberto Rocha.

Pesquisa com credibilidade é Escutec. O resto é mentira que multiplicam ao gosto do freguês. Fernando Junior da Escutec tem comprovadamente trabalho fundamentado e isento, portanto mercedor de crédito.

Vamos esperar e  escutar a Escutec.


      

PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO