2 de julho de 2012

CRUZ CREDO CHAPADINHA BELEZINHA:"FOME E VONTADE DE COMER"

Em Chapadinha juntaram " fome política com a vontade comer no cocho". O deputado Vagner Pessoa vai apoiar Dulcilene Belezinha. Mais "quebrado do que arroz de terceira" o ex-deputado é só CIALIS.

Vagner Pessoa anunciou nos quatro cantos de Chapadinha que seria candidato de qualquer jeito. Agora mudou de conversa e diz que vai apoiar Belezinha. O argumento de Pessoa é a reconciliação familiar.

Pessoa é irmão da senhora Raimunda Maria Pessoa Fortes, candidata a vice-prefeita na chapa de Belezinha. A ilustre para melhorar o sangue puro na chapa "Belezinha"  é esposa de Isaías Fortes.

Isaías Fortes  "ex-prefeito ficha suja" é tio de Dulcilene Belezinha. Como se vê o "trancetê no molho do piqueretê" fica tudo em família. Chapadinha Belezinha? Cruz Credo juntaram fome e a vontade de comer no cocho.

Belezinha disse que é dez, o povo respondeu: "só se for desgraçada". Olha o discurso para os " 100 gatos pingados" e escute no fundo as respostas espontâneas do povo.

   


TIMOM: LUCIANO LEITOA É IMABTÍVEL

Independente de cores partidárias existe uma safra de novos políticos que prometem bom desempenho. Luciano Leitoa é sem dúvida uma grata revelação. Estreou com o mandato de deputado federal(2004/2008). 

A boa convivência na Câmara dos Deputados aprimorou o talento inato. Bom orador, postura equilibrada, conciliador quando necessário,  legisla de forma coerente sem arroubos demagógicos.

Luciano Leitoa não faz restrição a convivência institucional com o governo, quando os deveres da administração estadual voltam-se em benefício da população do município de Timom.

Luciano é imbatível em Timom, mas clima de "já ganhou" não vigora no grupo dos Leitoa. A ordem no momento é reunir, discutir, escutar a população nos seus anseios, necessidades e propostas.   

Flávio Dino, Luciano Leitoa, Leonardo Coutinho, Domingos Dutra, Eduardo Braide, Rubens Pereira Junior, Luís Fernando Silva, Max Barros, Gil Cutrim, Gardeninha Gonçalves são alguns dos bons exemplos da nova safra.

Boas práticas políticas, convivência institucional entre os grupos antagônicos devem superar o modelo anacrônico e paroquial. As práticas patrimonialistas, clientelistas e fisológicas serão inexoravelmente substituídas pela transparência e probidade administrativa.  

Eis o líder e o seu povo.

      

A MAIOR CONVENÇÃO DO MARANHÃO: LÉO COUTINHO REUNE 10 MIL PESSOAS E 11 PARTIDOS

 

A democracia faz festa quando reúne o povo para tomar decisões. Foi assim em Caxias quando em uma megaconvenção aprovou o advogado caxiense Léo Coutinho, como candidato a prefeito de Caxias.

A convenção foi primorosamente organizada por 11 partidos, que mobilizaram cerca de 10 mil pessoas no ginásio de esportes João Castelo. Não há precedentes em termos de convenção partidária  no Maranhão.

Presentes o Presidente da Embratur, Flávio Dino, a deputada Cleide Coutinho, os deputados Rubens Jr e Luciano Leitoa. O responsável pela grande festa, o prefeito Humberto Coutinho foi aclamado pelo discurso.

Humberto Coutinho discorreu de forma objetiva sobre o que fez por Caxias nos últimos oito anos. Do pagamento dos prestadores/fornecedores de serviços/produtos às licitações de obras, tudo obedeceu a forma da lei. 

Léo Coutinho é a continuidade deste trabalho pautado nos bons princípios da administração pública. Isso incomoda os Marinhos com contas reprovadas entre pai(Paulo Marinho) e mãe(Marcia Marinho) irmãos e vizinhança.

A convicção da eleição de Léo Coutinho é fruto do trabalho realizado em Caxias. Flávio Dino endossou afirmando "tenho certeza da sua eleição, estarei na sua posse em 2012 e voltarei como governador em 2015".  

Léo Coutinho disse que tinha grande responsabilidade em suceder o melhor prefeito da história de Caxias, mas que esse desafio o motiva porque sonha e vai realizar muito mais pela amada cidade de Caxias.

Com o slogan, "Caxias Não Pode Parar", Léo Coutinho finalizou o discurso que mostra amor as raízes e muita responsabilidade pela frente. Esse tem cara de quem ainda vai chegar ao Palácio dos Leões.


1 de julho de 2012

CHICO CARVALHO E ISAÍAS PEREIRINHA: DINOSSAUROS DA POLÍTICA LUDOVICENSE

O veto ao cargo de vereador de Wellington do Curso deixa a mostra os atavismos(característica ancestral que reaparece) dos dinissauros que pululam na classe política ludovicense.

A legislação em vigor exige que o candidato, para concorrer às eleições, esteja morando na circunscrição por, pelo menos, um ano antes do pleito e esteja com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

No Brasil, todo candidato a cargo eletivo deve, obrigatoriamente, estar filiado a um partido político, conforme norma constitucional em vigor. Tais regras permitem o jogo sujo perpetrado contra Wellington do Curso.

Alguns parlamentares, no entanto, criticam esse monopólio partidário e querem abrir a possibilidade para candidaturas independentes. Vetos ao candidatos com potencial eleitoral e intelectual não são novidades.

Paulo Paim (PT-RS) apresentou proposta (PEC 21/06) que altera a Constituição, visando permitir o registro de candidato sem vínculo partidário, desde que a candidatura tenha o apoio de 10% dos eleitores.

O Brasil ainda  faz parte da minoria que exige dos candidatos o vínculo partidário, ao lado, entre outros, da Argentina, Uruguai, Peru, México, Costa Rica, Guatemala, Israel, Suécia e África do Sul.

São Luís vai fazer 400 Anos, tendo entre seus vereadores exemplos dos citados dinossauros políticos. Chico Carvalho e Isaías Pereirinha são do tempo do voto "carretilha" ou dos votos em "branco".

A manobra consistia em trocar na fila de votação, a cédula eleitoral preechida com o nome de um candidato por dinheiro em espécie, ou manipular votos em branco em favor de determinado candidato. O voto eletrônico acabou esse estelionato eleitoral.

Chico Carvalho é filho do  falecido vereador José Marques Teixeira de Carvalho. Faz política através de interesses inconfessáveis. Com voto eletrônico chegou a  perder o mandato de vereador na presidência da Câmara de São Luís.

Impedir a candidatura de Weelington do Curso pela certeza da sua liderança é o cúmulo desfaçatez eleitoral. O povo de São Luís bem que poderia responder a Chico Carvalho, retornando-o ao sereno político no qual ele habitava recentemente.

Perguntado sobre o episódio Wellington do Curso respondeu: "Pisei em um Carvalho sem "v".  Weelington do Curso tu pisastes foi em um despacho. Recorre a Justiça Eleitoral, por enquanto curte Zeca Pagodinho.

DE QUEM SÃO ESTE PÉS? A POLÍTICA FAMOSA DEIXAVA A PISCINA DE UM MOTEL

CASTELO: "A ILHA É REBELDE E VAI DIZER NÃO OUTRA VEZ A FAMÍLIA SARNEY"

Durante a convenção que homologou a reeleição de João Castelo, ficou patenteado quem realmente encarna a oposição a família Sarney. Calejado pelas perseguições que somam 30 anos, tem autoridade suficiente para continuar na luta contra a "Sarna".

João Castelo mostrou as intervenções objetivas e duradouras da sua administração. Destaco entre outras asfalto, transporte escolar, incluindo livros e fardamentos. Não basta o dever de propiciar a cidadnia, é preciso educar para operacionalizar consciências livres.

"Castelo é osso duro de roer/Sarney outra taca tu vais morrer". O refrão dos convencionais lembrava 1984, quando Castelo derrotou Sarney presidente, Luís Rocha governador e Mauro Fecury prefeito. Foi a maior taca eleitoral nestes 400 Anos de São Luís.

O tempo passou, Sarney colocou o sorriso de "Mona Lisa" no governo. Luís Rocha que dizia: "Sarney é minha régua e compasso", copia-se na subserviência travestida de oposição do filho Roberto. Mauro Fecury de sócio oculto, repete o filho na infrutífera suplência no Senado.

Sarney tentará chegar ao segundo turno na disputa com João Castelo. Washington Oliveira é o candidato oficial, Tadeu Palácio a "sublegenda", Elisiane Gama a "andorinha", Holandinha a "pegadinha". Como disse Castelo: "A Ilha é rebelde,  vai dizer não a família Sarney outra vez".

Já tem um chorando!



  

MUDANÇA HOLANDÁ? COM WEVERTON ROCHA ?

30 de junho de 2012

AGIOTAGEM E SUA HISTÓRIA: MARANHÃO MINHA TERRA, CADÊ O MEU "CHEQÃO"?

A história da agiotagem nos últimos 50 anos patrocina a ascensão de vários membros nos "Três Poderes". Não foi Glaucio Miranda quem iniciou a prática da usura  no Maranhão. Antes dele muitos enriqueceram as custas da "merenda escolar" das crianças maranhenses.

Duas destas mais empedernidas famílias nutridas pelo anatocismo, tem filhos(as) no topo da pirâmide que estratificam o sistema de casta local. Glaucio Miranda quebrou o monopólio e paga caro pela ousadia. De vaixia(comerciante) foi promovido a brâmanes(sacerdote), voltando a pária.

Telmo Mendes Junior, irmão da desembargadora Nelma Celeste Sarney é citado no depoimento de Glaucio Miranda, para atestar se verdadeira a encomenda da morte de Glaucio por Junior Brasil.  Qual o grau de envolvimento de "Telminho" na ORCRIM para dispor destas informações?

O deputado estadual e ex-governador, Marcos Caldas, também é relacionado como sócio de "Junior Bolinha". Uma revenda de caros na Avenida dos Africanos teria os lucros divididos entre "Bolinha" e "Play". Um governador sócio de um bandido ou um bandido sócio de governador?

O deputado "Marcos Play" sentou dias antes da morte de Décio Sá, na mesma cadeira que senta hoje a governadora Roseana Sarney. Participou de inaugurações com toda a pompa de mandatário no Brejo. Na volta de Roseana Sarney ao governo acompanhou-a nas inaugurações de hospitais.

Como acreditar em um governo em que um bandido se diz sócio? "Junior Bolinha" em 2010 foi militante destacado nas campanhas de Roseana Sarney(governadora), João Alberto(senador), Edson Lobão(Senador).Não demora estão todos soltos, recebendo indenização por "danos morais".

Tem jeito não. É máfia mesmo. Em 9 de janeiro de 2012, com a postagem "NO MARANHÃO AGIOTA É COMO BOLACHA EM TODA A PARTE SE ACHA", o titular do blog desenhava o que está acontecendo. Façam uma volta ao passado e constatem a previsão e o ocorrido.

Com tanto vazamento na SEGUP seria interessante experimentar a equipe de Aluíso Mendes na "Adutora Italuís". É bom combinar o dia do vazamento, para não deixarem os consumidores com o telefone na boca. Maranhão minha terra, cade meu cheqão?
 


    

VIVA SÃO PEDRO: VAZAMENTO DE DEPOIMENTO NO FERIADO É MANOBRA

O "vazamento" do depoimento de Glaucio Miranda  durante o feriado de São Pedro é mais uma manobra originada na SEGUP. A cada "rombo" as investigações perdem o foco do crime e dos seus desdobramentos.

O objetivo é preservar Telmo Mendes Junior e o deputado Marcos Caldas, citados pelo agiota na suas declarações na SEIC. "Telminho" foi quem pediu para Décio Sá noticiar a morte de Junior Brasil. A postagem originou a morte de Décio.

Telmo Mendes Junior, "o Telminho" é filho do finado Telmo Mendes, "o Telmão". Telmão foi um dos precussores da agiotagem no Maranhão e tem como filha a desembargadora Nelma Celeste Sarney.

A desembargadora Nelma Celeste Sarney é casada com o ex- Presidente do Tribunal de Contas Ronald da Costa Sarney. Ronald Sarney, o "Roninho" é o irmão mais próximo do Presidente do Senado José Sarney, "o Sarneyzão".

"Tá tudo em casa". A promessa de Roseana de "cortar a própria carne" deve ser em razão da cirurgia plástica agendada com a equipe de Pitanguy, para depois das eleições municipais de 2012.

Sobrou mesmo foi para o deputado Raimundo Cutrim. O estardalhaço em torno do seu nome citado em depoimento de um assassino, foi tratado pela mídia oficial/oficiosa como verdade absoluta.

A escolha do feriado de São Pedro é estratégica. O blog escolhido é o oficioso de "Caridoso", cuja postagem sobre o depoimento não tem conteúdo opinativo.  Nada sobre "Telminho","Telmão", "Roninho" ou "Sarneyzão". Todos tratados de forma "celestial".

O jornal o Estado do Maranhão esconde a matéria no Caderno de Cidades, páginas 6. Nada sobre "Telminho" ou o ex-governador Marcos Caldas, "O Play".  O delegado Marcos Afonso tem o despautério de atribuir o vazamento aos advogados dos réus. Pela terceira vez "otoridade"?

Me compra um "cuador" delegado Marcos Afonso. Assim fica mais fácil só "cuar" Cutrim, ou melhor "acuar"(acoar) o deputado Raimundo Cutrim. Eu volto falando da relação entre estes insígnes personagens e sua respectivas "imbricações".


 

29 de junho de 2012

ROBERTO ROCHA: "OUTRA VEZ DE NOVO" DIVIDINDO PARA SARNEY REINAR

A Convenção do PSB transcorreu em clima de divisão. O pomo e pombo da discórdia é "outra vez de novo" Roberto Rocha. Por detrás da manobra divisionista o velho "Bandalha", puxando os cordões do "marionete Bob Esponja".

José Sarney faz política há 57 anos com base em três pilares : 1°- práticas nefastas (patrimonialismo, fisiologismo e clientelismo); 2°- artimanhas de ocasião (cooptação, traição e corrupção); 3°- manobras jurídicas "mais que perfeitas"(nomeações nas cortes com cobrança das faturas futuras no ato das sentenças).

Com base nesta construção conseguiu a presidência do diretório municpal para Roberto Rocha em São Luís. Sarney manobrou através "de cordões federais" para fazer da mãe do Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, a primeira mulher Conselheira do Tribunal de Contas da União.

A deputada federal Ana Arraes em 21 de setembro de 2011, conseguia 222 votos na Câmara dos Deputados para eleger-se ministra do TCU. Em  30 de setembro de 2011, por uma infeliz coincidência Roberto Rocha começa a comandar o diretório municipal do PSB, em São Luís. 

Contra a cronologia dos fatos não existem argumentos. Foram apenas 9 dias para a cobrança da fatura."O mal não dorme". Sarney sabia da importância futura de Rocha no comando do diretório de São Luís.

A duplicata de Roberto Rocha foi paga na sexta(29), durante Convenção Municipal do PSB na Capital. Inexiste definição sobre a coligação majoritária do PSB em São Luís. A grande maioria do PSB quer coligar com Castelo(PSDB), enquanto Roberto Rocha e mais três membros do diretório querem Holandá(PTC).

A serviço de "Bandalha", "Bob Esponja" esbandalhou o PSB de São Luís, ao dificultar a coligação com o grupo do prefeito João Castelo(PSDB), perseguido por José Sarney durante os últimos 30 anos, sem trégua ou descanso eleitoral. Roberto usou de práticas, artimanhas e manobras jurídicas tal qual seu mestre.

Os convencionais na sua grande maioria queriam a decisão da coligação através do voto. Roberto Rocha sob orientação "via cordões estaduais'' manobrou para dificultar o cadastramento dos filiados no PSB da "Ilha Rebelde". A manobra jurídica "mais que perfeita" era para evitar o quorum durante a convenção.

Sem quorum a decisão da coligação  entre Castelo ou Edvaldo ficará a critério da comissão municpal. Roberto Rocha tem quatro dos sete votos dentro da comissão municipal. Roberto Rocha "se acha" um grande articulador, pautado nas práticas nefastas, artimanhas de ocasião e manobras jurídicas "mais que perfeitas".

Talvez ele durma, sonhe e acorde com a frase do pai- "Sarney é minha régua e meu compasso". Não dá para confiar nem no olhar de Roberto Rocha. Ele é "zarolho". Olha para dois lados no mesmo instante. Não tenho dúvidas que Roberto Rocha é Sarney.

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...