29 de junho de 2012

ROBERTO ROCHA: "OUTRA VEZ DE NOVO" DIVIDINDO PARA SARNEY REINAR

A Convenção do PSB transcorreu em clima de divisão. O pomo e pombo da discórdia é "outra vez de novo" Roberto Rocha. Por detrás da manobra divisionista o velho "Bandalha", puxando os cordões do "marionete Bob Esponja".

José Sarney faz política há 57 anos com base em três pilares : 1°- práticas nefastas (patrimonialismo, fisiologismo e clientelismo); 2°- artimanhas de ocasião (cooptação, traição e corrupção); 3°- manobras jurídicas "mais que perfeitas"(nomeações nas cortes com cobrança das faturas futuras no ato das sentenças).

Com base nesta construção conseguiu a presidência do diretório municpal para Roberto Rocha em São Luís. Sarney manobrou através "de cordões federais" para fazer da mãe do Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, a primeira mulher Conselheira do Tribunal de Contas da União.

A deputada federal Ana Arraes em 21 de setembro de 2011, conseguia 222 votos na Câmara dos Deputados para eleger-se ministra do TCU. Em  30 de setembro de 2011, por uma infeliz coincidência Roberto Rocha começa a comandar o diretório municipal do PSB, em São Luís. 

Contra a cronologia dos fatos não existem argumentos. Foram apenas 9 dias para a cobrança da fatura."O mal não dorme". Sarney sabia da importância futura de Rocha no comando do diretório de São Luís.

A duplicata de Roberto Rocha foi paga na sexta(29), durante Convenção Municipal do PSB na Capital. Inexiste definição sobre a coligação majoritária do PSB em São Luís. A grande maioria do PSB quer coligar com Castelo(PSDB), enquanto Roberto Rocha e mais três membros do diretório querem Holandá(PTC).

A serviço de "Bandalha", "Bob Esponja" esbandalhou o PSB de São Luís, ao dificultar a coligação com o grupo do prefeito João Castelo(PSDB), perseguido por José Sarney durante os últimos 30 anos, sem trégua ou descanso eleitoral. Roberto usou de práticas, artimanhas e manobras jurídicas tal qual seu mestre.

Os convencionais na sua grande maioria queriam a decisão da coligação através do voto. Roberto Rocha sob orientação "via cordões estaduais'' manobrou para dificultar o cadastramento dos filiados no PSB da "Ilha Rebelde". A manobra jurídica "mais que perfeita" era para evitar o quorum durante a convenção.

Sem quorum a decisão da coligação  entre Castelo ou Edvaldo ficará a critério da comissão municpal. Roberto Rocha tem quatro dos sete votos dentro da comissão municipal. Roberto Rocha "se acha" um grande articulador, pautado nas práticas nefastas, artimanhas de ocasião e manobras jurídicas "mais que perfeitas".

Talvez ele durma, sonhe e acorde com a frase do pai- "Sarney é minha régua e meu compasso". Não dá para confiar nem no olhar de Roberto Rocha. Ele é "zarolho". Olha para dois lados no mesmo instante. Não tenho dúvidas que Roberto Rocha é Sarney.

 

BATEU O DESESPERO : LUPI TENTA ''EVANGELIZAR" IVALDO RODRIGUES

O Presidente do Diretório Nacional do PDT, Carlos Lupi, tentou durante toda a manhã "evangelizar" o vereador Ivaldo Rodrigues.  O "bispo" queria sentar Rodrigues como vive na chapa de Holandá.

Na tentativa, vários trechos bíblicos foram recitados em coro por Lupi e Weverton Rocha. Rodrigues escutou pacificamente hinos, salmos, parábolas, versículos, "tricíclos" e toda a sorte de messianismos.

Terminado o misto de evangelização com catequese, Ivaldo Rodrigues sacou de uma pequena bíblia e leu "João" 23- "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna".

João Castelo que faz convenção neste sábado(30), deu bençãos recitando a uma só voz: "Ivado tu és digno da minha morada, não precisas dizer nenhuma palavra, pois ainda neste 7 de outubro estarás salvo".

Palavras da salvação.

No assunto: Roseana Sarney participou da missa do lançamento da candidatura de Gil Cutrim em São José de Ribamar. O padre empolgado com a presença da "Nhá Chica da Sarna" trocou parte a homilia cristã.

Ao invés de "Hossana nas Alturas" o padre inconscientemente falou "Roseana nas Alturas".


 


WASHINGTON É O 13(AZAR) A SORTE É TER FÁBIO CÂMARA COM CHEIRO DO POVO

O conceito de representação política, tanto em suas implicações teóricas como suas traduções práticas, é sem dúvida um dos elementos da história política moderna. No Maranhão o sentido do moderno ainda mistura-se ao medieval.

A história mostra as representações autênticas em conluio/luta com as castas sociais. Os partidos dominados pelas elites políticas precisam do elemento povo. Da mesma forma que "os do povo" precisam da engrenagem política. 

A convenção que homologou a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís é o exemplo talhado  desta simbiose. No patamar para a foto a rainha, duques, marques, condes, viscondes e barões(Roseana, Lobão, Lobinho, Dualibes e Murads).

Na platéia o negro Fábio Câmara que chegou no PMDB com "Auxiliar de Serviços Gerais". Câmara é candidato a vereador em São Luis com o recal de quatro mil votos. Observeio-o atentamente durante a pomposa convenção no "Espaço Patrimônio".

Nos olhos atentos aos discursos, a vontade de dizer o que o povo realmente quer dos políticos. Abordeio-o sutilmente na saída, indagando-lhe o que cobraria de Washington Luís eleito. Rapidamente e com a peculiar linguagem da "universidade da vida" respondeu:

"Eu não cobrarei, mas exigirei a Secretaria da Juventude "inclusiva", que priorize os anseios dos jovens dos numerosos bairros de São Luís. Na outra ponta a criação da Secretaria Portuária, para que a população exija maiores benefícios em razão das exportações".

O problema não está nos partidos, nem nas cores partidárias, mas nas ideologias compreendendo esta como execução de idéias. As idéias das maiorias devem ser as dominates. O papel da ideologia é revelar a exploração de forma concreta.


28 de junho de 2012

O CLIMA DE CONVENÇÕES: AINDA UMA VEZ A FESTA DEMOCRÁTICA EM GUIMARÃES

O clima apresenta-se instável. Ventos no quandrante lestes com rajadas ocasionais. Na Avenida Pedro II os termometros assinalam 29° e 2 décimos. Era assim que invariavelmente Bernardo Coelho de Almeida iniciava o Programa "A Difusora Opina".

A voz majestosa acompanhava o conteúdo da pauta na mesma proporção. Bernardo Almeida fora Adido Cultural do Brasil no Chile. Brindava aos ouvintes com opiniões sobre a cidade. Aristóteles dizia que a cidade é a comunidade política.

As atuais convenções dos partidárias representam compromissos e obrigações com as cidades. As cidades tem precedência sobre as famílias, sobre cada um de nós, pois o todo deve ter precedência sobre as partes. É lamentável que muitos esqueçam.

 Mary Gueirreiro em brilhante discurso na Convenção "Unidos Por Guimarães", que a aclamou como candidata a prefeita em Guimarães, traduziu em linguagem simples o entendimento histórico." É na cidade que o cidadão cresce, vive, mora, estuda, trabalha".

Os(as) candidatos(as) que ainda insistem em discursos messiânicos, deviam pedir cópias degravadas da fala simples e objetiva de Mary Guerreiro na convenção que a indicou como candidata a prefeita de Guimarés. Um discurso sem perfumarias acadêmicas e facil de assimilar.

Todo o conteúdo foi originado na cidade, pela cidade e para cidade. É a tradução moderna do conceito de democracia em que o governo vem do povo, pelo povo e para o povo.

Traduzir uma parte na outra parte é questão de arte(Ferreira Gullar).


27 de junho de 2012

PERDEU PLAYBOY: CANDIDATURA DE ADRIANO SARNEY FOI PARA O "SAL"

Durante o início desta tarde(27), no Palácio dos Leões "o clã" resolveu retirar a candidatura de Adriano Sarney. Roseana Sarney, Zequinha Sarney e Adriano Sarney fizeram o anúncio oficial da desistência, antes muito choro e ranger de dentes.

A falta de domicílio eleitoral denunciada pelo titular deste blog recebeu acolhida da Folha de São Paulo. A jornalista Andreza Matais repercutiu a nossa afirmação, acrecentando os percalços do continuismo político de cinco décadas.

As máquinas dos governos estadual e municipal já estavam azeitadas a disposição do "Zé Meu Neto". Candidatos de seis partidos abdicaram do pleito em favor do "Sarneyzinho". A "Coligação Neto da Serpente" contava com 12 partidos.

"Apesar dos pesares" Adriano Sarney não conseguia a exemplo de Washington Oliveira decolar nas pesquisas.  Roseana Sarney com base nas pesquisas expontâneas e estimuladas  alertou o irmão, Zequinha Sarney, que ainda "estribuchou".

A pá de cal veio com a consulta a juristas de renomada, em relação ao domicílio eleitoral de Adriano Sarney. A fragilidade do registro da compra de sítio no Iguaíba, juntava-se as  intempestivas contas de luz em nome de José Adriano Sarney. 

A sentença foi proferida no íncío da tarde por Roseana Sarney. Ao passar por Washington Oliveira  no Palácio dos Leões, Adriano Sarney  balbuciou em tom de profecia- tú vais me seguir Macaxeira. Roseana Sarney já chamou o "Sopa" da Escutec.


QUEREM TRANSFORMAR CUTRIM EM DEMÓSTENES: VAZAMENTOS E ESCUTAS

É renhida a luta entre o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes e o deputado Raimundo Cutrim. O Ministério da Justiça acompanha o desenrolar dos acontecimentos. Ambos(Aluíso e Cutrim) são funcionários aposentados da Polícia Federal.

O Jornal O Estado do Maranhão(27), publica na Coluna "Estado Maior" com o sub-título "Envolvido" outro vazamento. O editor de política, Marcos Deça, declara ser ingênuo o entendimento do deputado Raimundo Cutrim a cerca do seu envolvimento no crime de Décio Sá.

Deça desce a lenha, vazando criminosamente a informação de que o nome de Raimundo Cutrim é citado em pelo menos 150 ligações entre os demais envolvidos no caso. Agora se não ocorreu a quebra do sigilo telefônico do deputado Raimundo Cutrim como afirmar tão grave informação?

Caracteriza-se crime previsto na Lei de Intreceptrações Telefônicas: "A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza , ocorre em autos apartados, apensados aos autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligência, gravações e transcrições respectivas".

Jogar no "emaranhado" das ligações entre Glaucio, Junior Bolinha e Zé Miranda supostas  citações  do nome de Cutrim é tentar descontextualizar os fatos. Raimundo Cutrim  já discorreu sobre os contatos telefônicos com os envolvidos, informando datas e conteúdos. Basta  fazer o comparativo entre o dito e o apurado.  

O mais recente vazamento demonstra em mais um momento, a possibilidade de interesses inconfessáveis nesta "pininga" entre Aluíso Mendes e Cutrim. Os "vazadores" trabalham intencionalmente com citações sem expressarem os conteúdos das ligações.

O Blog do Cesar Bello está apurando o beneficiamento entre "Cargos e Salários", para os vazadores oficiais e oficiosos do Sistema de Segurança. Caracterizado os benefícios será mais uma decepção. Rogo que não sejam verdadeiras estas especulações.

Querem transformar Raimundo Cutrim em Demóstenes, alugando blogs, plantando dúvidas regadas com  sinecuras e posições estratégicas.Voltaremos com informações precisas sobre o "Plano de Cargos e Salários" dos vazadores.

ADRIANO SARNEY JOGOU A TOALHA: NETO DE SARNEY DESISTE DA CANDIDATURA


José Adriano Sarney não aguentou a pressão e jogou a toalha. Adriano Sarney, o Francês, desistiu da candidatura a Prefeito do Paço do Lumiar. A pancada da Folha de São Paulo bateu na "moleira" do playboyzinho e todo o clã.

José Sarney ordenou a retirada da candidatura do neto-primogênito,  após a leitura da matéria da Folha de São Paulo de segunda(25), assinada por Andreza Matais. Matais "mata a pau" ao denunciar o vitalíco e hereditário na política do Maranhão.

Roseana Sarney já teria alertado o irmão, Zequinha Sarney, sobre a falta de densidade eleitoral do sobrinho, Adriano Sarney. Nas pesquisas espontâneas da Escutec "o Sarney" não tem 2% das intenções de votos. 

Sarney Filho mensaleiro do Paço do Lumiar não aceita a decisão da família. Por outro lado a Assessoria Jurídica do candidato teme a falta de comprovação do domicílio eleitoral.

O fato foi denunciado pelo titular do blog e repercutido na Folha de São Paulo. Existe um mutirão partidário capitaneado pelo pai(Zequinha)que tenta convencer o avô(Sarney) e a tia(Roseana) do sucesso de "Zé Meu Neto". 

Valeu Matais, o Maranhão agradece.



 

ALUÍSIO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E AS INVESTIGAÇÕES DO CASO DECIO SÁ

O contrubado desdobramento da morte do blogueiro Décio Sá gerou um princípio de crise institucional. O incontestável vazamento de declarações das testemunhas e do autor do crime fere os procedimentos legais.

A apuração destes fatos é tão importante quando a elucidação total do assassinato de Décio Sá. O sigilo requerido pela SEGUP, contradiz com a publicidade dos depoimentos prestado perante a SEIC.

A SEGUP alega que tais vazamentos foram patrocinados fora do Sistema de Segurança. O deputado Raimundo Cutrim diz em contrário, alegando manobra urdida com o fito de desmoralizá-lo publicamente.

O titular da SEGUP está em Brasília e no epicentro do furação. Ninguém sabe o teor das conversas entre o Secretário Aluísio Mendes  e o Ministro José Eduardo Cardoso.  Pode sobrar tanto para Cutrim como para Aluísio.

"O risco que corre o pau, corre o machado". Até o momento pelas reações prevalece a máxima: "quem tem Cutrim, não tem medo". "Hurricane"(O Furação Negro) faz lembrar a história de uma injustiça .

Vamos aguardar as próximas 24 horas ao som de Boby Dylan.


26 de junho de 2012

ALUÍSO MENDES X CUTRIM: ÇALÇA DE VELUDO OU BUNDA DO LADO DE FORA

Blogueiros que fundamentaram postagem apenas no "ouvir dizer", pagam agora o preço com o descrédito. Oficiais e oficiosos abusaram de postagens difamatórias, injuriosas e caluniosas contra parlamentares e magistrados.

A origem é creditada  ao próprio "Sistema de Segurança". O principal alvo é o ex-Secretário e deputado Raimundo Cutrim. Não se pode avaliar até o momento o resultado e a extensão dos vazamentos propositados.

Sem qualquer suporte fático probatório foram assacados comentários caluniosos contra a honra do juiz Sidarta Guatama de Caxias. Na esteira das aleivosias parlamentares, magistrados e filhos viram-se agiotas da "Detonando I" para "Detonando II".

As sandices pululavam nos blogs como micróbios em carne putrefata. A sanha difamatória repetia-se dia após dia sem providências. O grito constitucional a favor da honra e a reputação partiu do Legislativo. O silêncio da SEGUP é a confissão do erro.

Está agendado reunião entre o Presidente da Assembleia Legislativa e o Secretário de Segurança. O certo seria o encontro entre os chefes do Executivo(Roseana Sarney) e o do Legislativo(Arnaldo Melo). Qual a razão do desencontro institucional?

O clima de mistério quanto ao envolvimento do deputado Raimundo Cutrim no crime de Décio Sá, sugere que a SEGUP esconde "provas irrefutáveis" contra o parlamentar. Do contrário, Aluísio Mendes do "podim" pode curtir aposentadoria precose .

Das duas uma: ou calça de veludo- Aluísio Mendes detona o Xerife Cutrim, ou a bunda fica do lado de fora. Neste caso a manobra além de dividir o "Sistema de Segurança", põe em descrédito os Inquéritos Policiais no Maranhão.

Vamos aguardar as próximas 24 horas. Seria tudo marmelada?




LEGISLATIVO ERGUE A VOZ : ARNALDO QUER PROCEDIMENTOS LEGAIS EM RELAÇÃO A CUTRIM

Blogueiro e o blog passam por tratamentos para melhorar a produção. O blogueiro submeteu-se a uma delicada cirurgia na gengiva. O blog citado ontem(26) pela Folha de S. Paulo faz sua primeira campanha a convite da Goegle do Brasil, com divulgação previstas a partir do dia 30 de junho.

Em recuperação da dolorosa cirurgia acompanhei hoje(26) pela TV Assembleia, a correta manifestação do Presidente daquela Augusta Casa.  Arnaldo Melo não quer blindar o deputado Raimundo Cutrim, com pretendem as "aluizetes", apenas exigiu que a SEGUP cumpra os procedimentos legais.

A Constituição Federal estabelece a inviolabilidade a honra, a imagem e a reputação de qualquer brasileiro(a). Em consonância os Tribunais Superiores decidiram pelo sigilo enquanto as investigações não forem concluidas.

As divergências entre o ex-Secretário de Segurança Raimundo Cutrim e o atual Aluísio Mendes passaram a nortear as conclusões nas investigações do caso Décio Sá.  Aluíso Mendes sem o controle das investigações entregou a cabeça de Cutrim aos seus desafetos no órgão.

O depoimento de Johnatan Sousa e Silva é comprovadamente uma aleivosia,  no que tange a conduta de Raimundo Cutrim. Os termos plantados na sua fala ("citado", "principal mandante"), fogem do linguajar do cruel assassino, ensejando orquestração contra o ex-Secretário de Segurança.

A fragilidade das provas, as absurdas contradições galopavam seladas na mídia bufarinheira. Existia deste a semana passada uma revolta surda contra a ignomínia preparada contra o deputado Raimundo Cutrim. O Presidente do Legislativo ergue a voz do poder pelo cumprimento da Constituição do Brasil.

"Não vou permitir que o nome do deputado Raimundo Cutrim seja insinuado como envolvido em qualquer coisa, enquanto não forem concluidas as investigações. A Assembleia vai exigir o sigilo das investigações, sob pena de convocarmos este secretário para prestar esclarecimentos à Casa".

Toma Aluíso Mendes e as "Aluisetes".


25 de junho de 2012

AGORA A "SARNA" VEM PARA CIMA: FOLHA DE SÃO PAULO CITA O BLOGUEIRO CESAR BELLO EM MATÉRIA CONTRA O CLÃ

Clã Sarney lança nova geração na política

Publicidade
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
Atualizado às 14h07.
Com a segunda geração envelhecendo, o clã Sarney aposta em novos nomes para não ver seu legado minguar. 

Adriano Sarney, neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), vai disputar a eleição para prefeito de Paço Lumiar, na região metropolitana de São Luís. 

Será a entrada da terceira geração da família na política, 57 anos após a primeira eleição de José Sarney.
Divulgação
Adriano, neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), vai disputar a eleição para prefeito de Paço Lumiar (MA)
Adriano, neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), vai disputar a eleição para prefeito de cidade no Maranhão
Adriano, 32, é a maior esperança do clã para manter o controle do Maranhão. Com 110 mil habitantes e a 23 km do centro da capital, a cidade é estratégica na "geografia Sarney": é o melhor caminho para a ilha de Cururupu, onde a família tem casas. 

Cinco candidatos com experiência política já desistiram da eleição em Paço. Adriano ficou conhecido por operar a venda de empréstimo consignado no Senado, instituição chefiada pelo avô. 

O principal cabo eleitoral de Adriano é a atual prefeita, Bia Aroso (PSD), que responde a 22 processos na Justiça e já foi afastada quatro vezes, sob acusação de corrupção. "Onde eu estiver, ele vai estar comigo", disse ela. "Tudo o que tem aqui em Paço tem o dedo da família Sarney." 

Para comprovar domicílio eleitoral na cidade, requisito para a candidatura, Adriano tem apresentado a conta de luz de um sítio. O blogueiro Cesar Bello disse à Folha que vai ingressar na Justiça para questionar o documento emitido pela Cemar, a companhia energética do Estado governado por Roseana Sarney. 

Outras apostas da família são Filuca Mendes (PMDB), afilhado de batismo de Sarney, candidato em Pinheiro. E Souza Neto, casado com uma sobrinha da governadora Roseana, que irá disputar como vice em Santa Inês. 

Filuca já conseguiu uma pequena proeza. O PT decidiu apoiá-lo ignorando resolução que impede novas alianças com o DEM, também na chapa de Filuca. Petistas contrários prometem recorrer ao Diretório Nacional. 

OUTRO LADO
O senador José Sarney informou por meio da assessoria que é contra os planos do neto porque "a política é cruel, lida com a injustiça e a ingratidão". 

O pai, o deputado Sarney Filho (PV-MA), também se diz contrariado. "Não sou a favor de que filho meu entre na política, mas não posso impedir", disse. "A atividade política está muito mal avaliada", justificou. 

O deputado destinou parte de suas emendas para obras em Paço Lumiar, mas nega que tenha ouvido o filho sobre isso. "Nunca, nada, imagina". Adriano Sarney, em entrevista gravada a uma rádio do município, contou a história de outra forma: "Meu pai até falou comigo: 'Olha, dá uma olhada lá para ver quais as ruas estão mais deficientes'". 

Procurado pela Folha durante dois dias, Adriano Sarney não retornou recados. "Ele não está atendendo porque talvez não deseje falar com você", explicou o pai.


SEGURANÇA ADMITE INQUÉRITOS MANIPULADOS NOS GOVERNOS SARNEY

A SEGUP admite a manipulação de inquéritos durante os governos de Roseana Sarney. A reabertura dos casos Bertin, Luizinho de São Bento e dos irmão Yusself é a demostração dessa possibilidade.

O estranho em tudo isso é a coincidência da exposição do ex-Secretário de Segurança Raimundo Cutrim. Tudo leva ao entendimento de uma orquestração em curso para "detonar" o atual deputado Cutrim.

Foi durante a gestão de Raimundo Cutrim, que dois destes inquéritos foram conduzidos e os três concluídos. A "mídia Sarney" sutilmente vai injetando "dropes" nas supostas ligações entre Cutrim e a bandidagem.

Alguns mais precipitados fazem o "link" entre os crimes e a agiotagem. A criatividade "tartarinesca" faz lembrar o mentiroso "Tartufo", da obra do grande escritor e dramaturgo francês Moliére.

No exercício na arte de "detonar" tornou-se prática a exposição dos ex-amigos. Que o digam Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, José Reinaldo e todos que de uma forma ou de outra se contrapõe aos Sarneys.

Infelizmente Décio Sá terminou "detonado", servindo de palanque eleitoral para o domínio e continuidade da oligarquia Sarney. Que Deus proteja-nos da sanha arrassadora destes crápulas. 



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...