12 de junho de 2012

ACUSAÇÃO DE CUMPLICIDADE NO CASO DÉCIO SÁ DESACREDITA O GOVERNO

O blogueiro Marcos Deça acusou a cúpula da SEGUP de cumplicidade na morte de Valdêmio José Silva. Valdêmio Silva estava preso desde abril como suspeito de participação no assassinato de Décio Sá.  

Marcos Deça informa o testemunho do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, dando conta da confissão de Valdêmio José Silva como participante de um crime em Teresina. Deça questionou a liberdade sem vigília  de uma peça-chave no processo de Décio Sá.

O blogueiro levanta suspeição sobre todo o Sistema de Segurança no caso da morte de Valdêmio José Silva. Marcos Deça estabelece correlação entre a morte do pistoleiro Valdêmio Silva e o assassinato de Décio Sá, sugerindo o interesse do governo em abafar o caso.

Fontes da SEGUP não estabelecem relação prioritária entre os crimes epigrafados. Uma linha de investigação aponta a queima de arquivo ao tráfico de cocaína. Durante o período que Valdêmio Silva ficou preso, ele teria "falado pelos cotovelos" sobre o tráfico de drogas no Bairro do Turu.

O governo do Estado do Maranhão até o momento não emitiu Nota de Esclarecimento sobre a morte de Valdêmio José Silva. Não se tem notícia de qualquer resposta da SEGUP direcionada ao blogueiro governista. Diz o ditado "quem cala consente".


CASO DECIO SÁ: BLOGUEIRO DA MIRANTE ACUSA A POLÍCIA DE CUMPLICIDADE

Aluísio perdeu as condições de ficar no comando da Segup…

Valdêmio: assassinado a tiros

A governadora Roseana Sarney (PMDB) tem obrigação de mudar toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.A execução do criminoso Valdênio José Silva – preso em abril como suspeito de participação no assassinato do jornalista Décio Sá – estava anunciada em letras garrafais.

E se a polícia não evitou, figura como cúmplice dos criminosos – de uma forma ou de outra.Aluísio Mendes e sua equipe falharam mais uma vez, como falharam também na investigação do caso Décio.

Veldêmio foi preso sob suspeita de dar fuga ao pistoleiro que assassinou o jornalista.Dias depois, em uma conversa com o titular deste blog, testemunhada por diretores e jornalistas do Sistema Mirante – o secretário afirmou ter o pistoleiro confessado participação em um crime recente, em Teresina.

A polícia também sabia que o bandido já tinha sido preso em Alagoas, por chefiar quadrilha de roubo de cargas e era conhecido na Vila Pirâmide como agenciador de pistoleiros.Mesmo assim, o pôs em liberdade há 15 dias.

O próprio sistema de Segurança Pública acaba figurando como suspeito neste caso.Se a polícia sabia do risco de queima de arquivo, por que o pôs em liberdade? E se o pôs, porque não monitorou a ponto de, pelo menos, saber que ele corria o risco de ser executado?

A incapacidade da Segup em dar respostas ao caso Décio – e agora com a queima-de-arquivo de peça importante no processo -  deixa Aluísio Mendes sem condições de continuar na Segup.A menos que já tenha elucidado o crime de Décio e esteja proibido de revelar o mandante.

Mas, neste caso, a responsabilidade é do próprio governo…

Com informações do Blog de Marcos Deça.

CHEGA DE CANGA: É DO POVO QUE VEM A FORÇA DAS MUDANÇAS HISTÓRICAS

Um povo espoliado cria mecanismos para fugir do sofrimento. Foi a revolta diante da escravidão que levou Moisés a fugir do Egito e cair nas mãos de Deus. Quais os paralelos que podem ser destacados entre Moisés e  Jesus Cristo.

Ambos preservados em uma infância profícua; ambos alimentram multidões; ambos suportaram murmurações; ambos foram desacreditados no próprio lar; ambos falaram como oráculos; ambos apareceram após a morte; ambos tiveram 70 ajudantes.

Moisés foi educado sob o sistema da cultura e tradições egípicias, mas mantinha a identificação com seu povo(hebreus). Ele percebe que é aquele o momento de ajuda-los nas suas dificuldades e aflições. Moisés se apresenta sem saber como ajudar o povo.

Cristo, Moisés ou Marx interpretaram de forma sublime estas aflições, mas a força motriz das mudanças históricas originou-se no povo. Ao contrário do que muitos messiânicos ou cientistas políticos pensam, o problema não vem da "ignorância" do povo.

Diálogo entre José Firmino do Jaracati e o cientista político gaúcho Juliano Corbellini:

Juliano Corbellini : O que o senhor acha da mudança?

Firmino do Jaracati : Se o senhor pagar "Ze Tição", ele pega minha geladeira lá na Liberdade.

Como transformar essa inteligência que se disfarça em ignorância política ? Essa com certeza é uma das chaves para a mudança do Maranhão. Afora a insofismável necessidade da educação é preciso interpretar a sabedoria popular dos maranhenses.

Chega de canga.

PISTOLAGEM: EXECUTADO SUPOSTO ENVOLVIDO NO CASO DÉCIO SÁ

Assassinado suposto envolvido em morte de Décio Sá

Valdênio José de Silva foi executado a tiros de pistola .40, em sua casa, na Vila Talita.
Imirante.com
12/06/2012 08h55 - Atualizado em 12/06/2012

Foto: Reprodução
SÃO LUÍS - Valdênio José da Silva, 38 anos, preso dois dias após o assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea, sob suspeita de participação no crime, foi assassinado a tiros ontem à noite, localizada na rua Projetada, casa 400, no Residencial Talita, no município de Raposa, onde morava. Valdênio foi executado a tiros de pistola .40, mesma arma utilizada para matar Décio. 

A investigação da morte do jornalista corre sob sigilo e o assassinato de um dos supostos envolvidos deverá reacender a polêmica sobre o caso, que segue sem solução.

Prisão temporária
Suspeito inicialmente de ser uma das pessoas que deram fuga ao assassino do jornalista, Valdênio foi preso em 25 de abril em companhia de Fábio Roberto Cavalcante Lima, o Fabinho, apontado como cúmplice no crime. Ao ser capturado, portava um revólver calibre 38. No dia seguinte, a juíza Alice de Sousa Rocha, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, decretou a prisão temporária da dupla.

Valdênio, que tinha uma ficha criminal extensa, inclusive uma prisão em 2009 por chefiar uma quadrilha especializada em roubo de cargas, em Alagoas, estava solto há cerca de 15 dias. A morte, até agora misteriosa, com certeza causará forte repercussão. É provável que ao longo do dia a Secretaria de Segurança Pública (SSP) emita uma declaração pública sobre o episódio.

Queima de Arquivo ?
Em conversa com o repórter Domingos Ribeiro, da rádio Mirante AM, o delegado Marcos Afonso Júnior, coordenador da comissão que investiga a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, afirmou que não foram encontrados elementos que ligassem Valdênio diretamente ao assassinato de Décio. Por isso, ele foi solto pela Justiça. 

Segundo Domingos Ribeiro, durante o período em que foi investigado, Valdênio revelou a existência de tráfico de drogas nas regiões das vilas Talita e Pirâmide, além do envolvimento dele em vários crimes. A morte de Valdênio pode estar ligada a queima de arquivo.

Com informações do Blog de Daniel Matos.

O QUE FAZER ? DE LÊNIN À FLÁVIO DINO A TESE DO CENTRALISMO MESSIÂNICO

Em 1902, entendendo a importância teórica e prática do "partido comunista", Lênin, escreve "O Que Fazer?". Um partido de quadros limitados e hierarquicamente organizado era adequado diante das condições de ilegalidade impostas pelo czarismo.

Em 1917, Lênin manisfesta-se favorável ao amplo partido de massa baseado no centralismo democrático. Os ventos permitiam a exposição dos seus membros, regidos pela eletividade, responsabilidade e possibilidade de afastamento das lideranças.

Foi em torno da natureza dos partidos que surgiu a discordância entre bolcheviques e mencheviques(1903). Trotski e Rosa Luxemburgo aprofundaram a crítica feitas a Lênin pelo excessivo centralismo proposto por este. Da discussão surge a "consciência política de classe".

Gramsci testamentou aos partidos a transformação política. O partido consegue liderar tornando-se parte da classe, ligando-se a todos os setores. Gramsci é o "príncipe moderno". " Partido político é a primeira célula em que reúnem os germes da vontade coletiva". 

São Luís está bem longe da Moscou de 1917, mas alguns aspectos do "centralismo democrático" nos aproximam. O que fazer? De Lênin a Flávio Dino a novidade é o aspecto messiânico.

Foram três semanas, prevalecendo a tese de um "consórcio no campo democrático". A discussão não produziu nada de interessante. Depois de "ferrados", os partidos(PTC, PSB, PPS) foram soltos. "Gado ferrado solto no pasto". O que fazer?


11 de junho de 2012

HOLANDA JUNIOR E ROBERTO ROCHA NÃO ENTREGAM OS CARGOS NA PREFEITURA

Durante a entrevista concedida nesta manhã(11) Holanda Junior foi questionado a respeito de 300 cargos do PTC na Prefeitura de São Luís. Junior não negou as sinecuras, responsabilizando os integrantes dos cargos pela permanência de livre arbítrio.

Até o mais inocente dos militantes políticos sabe que as indicações são das cúpulas partidárias. O comportamento de político periquito é "pratica ultrapassada". Mas Edvaldo Junior como o pai "segura com o pé e come com o bico".

O mais nervoso diante das perguntas era ex-deputado Roberto Rocha que emprega na Prefeitura de São Luís o rebento Roberto Rocha Junior, o sobrinho Luís Rocha Neto, o tesoureiro do PSB Hilton Pinheiro e Antônio Diniz Neto. 

Não é uma graça ouvir os discursos de mudança de Edvaldo Holanda Junior e Roberto Rocha. Por "trás dos panos" filhos, sobrinho, netos e afilhados recebendo da Prefeitura de São Luís. Vou publicar os contracheques dos "anjinhos".

Agora imagina Holanda Junior com a caneta de prefeito. São Luís ia virar a República dos "Junios" . Aguardem a relação completa do PTC e PSB. É muita cara de pau falar em mudança com todos os parentes mamando na viúva.

FALÊNCIA MULTIPLA DO CONSÓRCIO BOMBRIL RETIRA ROSEANA DA BERLINDA

A falência múltipla do "Consorcio Bombril" provocou choque hipovolêmico em todos os partidos de sua base.  Holanda Jr(PTC) recorre-se a presença física de Flávio Dino. Sem Dino nos palanques, passeatas e carreatas o "cristão-novo" morre no 1° turno.

Tadeu Palácio(PP) deixou o "Bombril" de forma polida. Demonstrou na coletiva de hoje(11) muita serenidade e confiança nas "quantitativas", que o colocam a frente de Holanda Jr em 11 pesquisas. Tadeu Palácio garante a presença no 2° turno.

Diz o ditado que abacaxi só presta aos pares. Roberto Rocha(PSB) não larga a batina de Holanda Jr. Eliziane Gama não desgruda da lapela de Tadeu Palácio. Esse casa-separa-casa retirou Roseana Sarney da "berlinda" imposta pelos ludovicenses.

A Sarney sabe da influência da máquina do governo estadual nas eleições municipais. Roseana Sarney contribuiu decisivamente na vitória de Jackson Lago logo no 1° turno, na eleição para prefeito em 2002. Basta agora calibrar a participação nas sublegendas.

Roseana Sarney deverá paulatinamente incrementar a candidatura de Washington Oliveira. O crescimento de Oliveira incide prioritariamente no eleitorado petista de Dino(Edvaldo Junior). Caso o "perdido" consume-se acima de 10% é suficiente para eliminar Holanda Jr no 1° turno.

Tadeu Palácio e João Castelo no 2° turno, implicaria na derrota de Dino na "proveta" ou 1° turno. Isso interessa a família Sarney. Tadeu Palácio para chegar ao 2° turno, terá ainda no 1° turno a ajuda subliminar de Roseana Sarney.

"De maneiras que", como dizia o saudoso Jackson Lago, o "Consórcio Bombril" tirou Roseana Sarney do sono letárgico em relação a São Luís. Agora soma o "recal" de Roseana como "recal" de Tadeu Palácio. Essa conversa de "consórcio ou coalizão" foi uma ré em São Luís.

Taí a bigoduda de volta. Isso é para aprenderem a fazer política como adultos. Flávio Dino foi envolvido nesta tese do "Consórcio" ainda obnubilado pelo luto. Pelo semblante a cada dia mais amadurecido, dificilmente embarcará em outra. Ou a presença física nos palanques de Holanda Jr é outra roubada?


   


CONSÓRCIO BOMBRIL DESPEDAÇADO VIRA BOLHA DE SABÃO: DINO E A CONTRADIÇÃO

O "Consórcio Bombril" composto pelos partidos(PC do B, PP, PPS e PSC) está irremediavelmente despedaçado. "Ariado" por quatro mãos em panelas diferentes perdeu a utilidade entre mil anunciadas.

Como diz o ditado "panela que muitos mexem ou sai insosso ou fica salgado". Imagina quando o objetivo é o de ariar(limpar bem agarradinho). Não deu outra coisa a não ser em nada a proposta dos aloprados.

De início condenamos a estratégia por servir aos interesses da oligarquia Sarney. A teima em manter como sublegendas Edvaldo Junior(o n°1) e Tadeu Palácio(o n°2) aproxima-os dos interesses da família Sarney.

Tão logo foi feito o anúncio do esfarinhamento dos "Bombril", Washington Macaxeira( o n°3) declarava no  "O Estado do Maranhão" de forma sintomática: "é preciso definir os companheiros para trabalharmos associados".

Flávio  sai "chamuscado" pelo amadorismo da tese acadêmica intempestiva. Dino ao patrocinar as sublegendas Edvaldo Junior(1), Tadeu Palácio(2) força um segundo turno com o apoio da máquina do governo Sarney.

Entre as contradições a de rasgar a carta escrita com lágrimas de sangue. Flávio de forma textual afirmava a impossibilidade justificada de participar de corpo presente das eleições em São Luís.Parece que mudou.   

O consórcio virou bolha de sabão, mas ficam as sublegendas dos sarno-dinistas a saber e por ordem de interesse: Edvaldo Holanda Junior o número 1,Tadeu Palácio o n° 2 e Washington Oliveira como regra três.

O povo de São Luís é soberano, vai responder com a rebeldia própria dos ludovicenses em 2012. Tudo indica 2014 como a farsa de 1965. É preciso repensar as estratégias e não deixar colocarem palavras nas bocas.


 

10 de junho de 2012

BOMBRIL FALIU: NOVAS TÁTICAS ELEITORAIS OU VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS?

PARTIDOS POLÍTICOS: ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DOS CLÃS
Os partidos políticos descendem  das facções que dividiam as repúblicas antigas. Desde a Itália de Maquiavel existe a importância dos clãs que se agrupavam em torno de um condottiere(mercenário que controlava uma milícia).

ASSEMBLEIAS HEREDITÁRIAS E COOPTADAS: DA ITÁLIA A SÃO LUÍS
Até 1850, somente os Estados Unidos conhecia partidos políticos no sentido moderno. Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações, mas nunca nos livramos das assembleias hereditárias ou cooptadas da Itália à São Luís do Maranhão.

SUBLEGENDAS NA DITADURA MILITAR
Durante a ditadura militar no Brasil foi criado o instituto da sublegenda. A estratégia tinha o objetivo de permitir a Arena abrigar a extinta UDN e o PSD. Este procedimento inspirado na "ley de lemas"(Uruguai) dava maioria aos governos militares.

ARENAS SE JUNTAVAM PARA DERROTAR O MDB
Arena-1 e a Arena-2 juntavam-se e derrotavam o MDB mesmo que tivesse mais votos individualmente. O grande problema político das legendas continua, haja vista a impossibilidade das candidaturas avulsas no Brasil.

COALIZÃO OU COLIGAÇÃO UM ERRO HISTÓRICO
Uma coligação ou coalizão como quer Márcio Jerry é um pacto entre dois ou mais partidos, normalmente com idéias afins para governar um país(Brasil), um estado(Maranhão) ou uma prefeitura(S.Luís). Existe essa afinidade entre PC do B e PSC?

RAZÕES DO CONSÓRCIO SEM SÓCIOS?
Não ocorre este pacto na federação, nos estados e nos municípios. Pela simples justificativa de que as instituições funcionam normalmente. Qual seria então a razão do pacto proposto pela direção municipal do PC do B?

PACTO PLEBISCITÁRIO(CONTRA OU A FAVOR DE SARNEY) TEM GARANTIDO AS VITÓRIAS NA ILHA
O pacto a ser proposto é o plebiscitário(contra ou a favor de Sarney), que tem garantido em todas eleições livres vitórias às oposições em São Luís. João Castelo enquadra-se neste perfil  há trinta anos. Trabalhar em contrário é dar azo as pretensões da oligarquia.  

NOVAS PRÁTICA COM PRESSÃO DOS DIRETÓRIOS NACIONAIS?
Ademais fica difícil entender como novas práticas eleitorais, a pressão sobre os partidos políticos em São Luís a partir da interferência dos diretórios nacionais, intervenções estas tão combatidas nas prévias de governador em 2010.

CONVENÇÕES UNIFICADAS TOLHEM AS ESCOLHAS PARTIDÁRIAS LIVRES
Por fim a pressão sobre os partidos para "convergencia" de convenções únicas. Fica claro o objetivo de "garrotear" as liberdades de escolhas partidárias. O PP de Tadeu Palácio, ao adiar a convenção marcada para este domingo(10) cedeu as novas táticas eleitorais?

VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS: O FUTURO VAI REPETIR O PASSADO?
Ou seriam as velhas práticas eleitoreiras? Clãs, condottieres, facções, assembleias hereditárias ou cooptadas, legendas, sublegendas, coligações, convenções, pressões. intervenções. Não vamos deixar o futuro repetir o passado.

DO VERDE AO PODRE: CAMPANHA DE MACAXEIRA CAMINHA PARA A LIXEIRA

Pelo andar da carroça que move a campanha de Washington Oliveira o caminho é o da lixeira. Roseana Sarney para adiar o envolvimento, criou tal qual Dino o "Consorcio Macaxeira" para a escolha do vice de Oliveira.

Tem de tudo para chegar ao nada. Entre os "Verdes" disputam o "outro"(Washington Rio Branco), o "do lado" da desembargadora(deputado Edilázio) "o por trás" dos negócios hoteleiros de Zequinha(Nan Sousa).

Ninguém com voto no PMDB quer se queimar na frigideira com Macaxeira. Deu para o deputado "Afonso Manoel Agrolusa", que usará a candidatura de vice para tentar eleger à vereadora a atual vice-prefeita, Helena Duailibe.

Do PTB vem o prestigiado radialista, Roberto Fernandes, cujos votos andam em moto-taxi alugado pelo radialista Geraldo Castro. Conceição Andrade, Bulcão, Bobão, Babão são apenas para encher a linguiça na "Macaxeirada".  

Como pode-se analisar pela falta de agregamento na escolha do vice, a campanha de Washington Oliveira à Prefeitura de São Luís,  não é levada a sério dentro do Palácio dos Leões. A "Leoa" quer outro "Palácio" para chamar de seu.

O Blog do Cesar Bello doa em criatividade a camisa para a campanha de Washington Oliveira. Compareça até o dia de 30 de junho na "Macaxeirada" vestido com a "Camisa Fedeu". Volto mais tarde com "Bombril: Novas Táticas ou Velhas Práticas?"



9 de junho de 2012

AMADORISMO: CONSÓRCIO FICA SEM SÓCIOS E BUSCA UMA SAÍDA HONROSA

O "Consórcio Bombril" não deve divulgar o nome do ungido antes do dia 10(domingo). Na data o PP de Tadeu Palácio realizaria sua convenção para a escolha do candidato a prefeito de São Luís.

A estratégia comunista de cozinhar o galo parece tática amadora. Tadeu Palácio "em percebendo" a fervura no "siliconado", tratou de "trabalhar " Eliziane Gama como vice do sonho de todos, exceto para "Holandinha". 

Palácio sequer comunicou a governadora quando deixou o cargo na oligarquia. "Imagina a Flávio Dino que ainda é um projeto em amadurecimento", segundo fonte que desfruta da lapela do glamorouso Tadeu.

Rocha, Eliziane e Palácio devem deixar o "Jaguarema Comunista" antes da queda. Sem sócios, acossados pela denúncia de "propaganda eleitoral enganosa", a saida honrosa é juntarem-se a todos na tarefa de impedir 400 Anos de atraso.

TÁ DEU: ROCHA JOGA TOALHA, ELIZIANE SEM FOLEGO E JR PENDURADO NA TOGA

Conversei as 14 horas com  Márcio Jerry , coordenador do que chama "coalizão partidária". Jerry reclama da postura de alguns blogs. Assemelha-os as antigas "rádios-peão" que patrocinadas espalhavam a mentira ao modo de Goebbels.

Repetir a mentira de forma pluralizada produz a verdade, principalmente em uma terra onde o próprio nome é o significado. De maneira que não se pode retirar o sentido da observação de Jerry. É necessário diferenciar blog de "bogue" ou chute.

Criaram uma "sala espelho" com as imagens saindo do côncavo para o convexo. Os quatro mosqueteiros-candidatos teriam acesso de forma subliminar as entrevistas com diversos eleitores de um "manipulável" universo eleitoral. 

Tais entrevistas lembram o processo de identificação de acusados criminalmente, não fosse a possibilidade de converterem-se as imagens ao imaginário lacaniano(Jaques Lacan). Na visão lacaniana a "dialética social" divide-se entre o eu ideal e o eu na ficção.  

A esta altura os espelhos eleitorais deixam o ficcional/ideal e refletem: Roberto Rocha "jogando a toalha", Eliziane Gama sem folego, Edvaldo Holanda Junior tentando em desespero agarrar-se a toga de Flávio Dino e um enfurecido Palácio a dizer "não deu".  

Flávio Dino inteligentemente foi para os Matões. É esse o caminho, pois no urbano o andar da carroça arruma as melancias. Quem é "Verde" por fora fica vermelho por dentro e o vice versa de forma diferente?

Vamos acabar com Sarney em qualquer versão no 1° turno. Olha "Sassá" tirando onda de concavo e querendo o lugar do convexo no Congresso Nacional. Imagina a família Sarney na Prefeitura de São Luís. É "sal" com 400 Anos de atraso.




 

A MATEMÁTICA ELEITORAL DE SARNEY: DIVIDE EM 2012 PARA MULTIPLICAR EM 2014

Conforme previsto desenha-se nova divisão no mosaico político maranhense. Desde a cisão do PT na escolha prévia das eleições de governador em 2010, o desenho ganha molde de bigode com pontas em forma de "S".

Colhidos os frutos políticos da repartição petista em 2010, a oligarquia quer multiplicá-los nas eleições de prefeito em 2012. Tudo em vista somar para as eleições de governo em 2014. Até aqui a matemática eleitoral vem dando certo.

Pode-se chegar a divisão repartindo o todo, colando uns aos outros ou transformando dividendos em divisor. A última estratégia permite a repetição pela inversão multiplicadora(qualquer número multiplicado por 1 dá ele mesmo).

Sarney multiplica todos por Sarney. O resultado sempre dá Sarney. Sarney é Sarney. Se Sarney não fosse Sarney, Sarney não seria Sarney. Washington é Sarney, Tadeu é Sarney, Edvaldo Junior é Sarney, Roberto Rocha sempre foi Sarney.

Quem ainda tiver dúvida que leia os jornais e blogs da oligarquia. A insistência para que Flávio Dino cole a imagem a Edvaldo Holanda Jr teria qual objetivo? Dividir a oposição nas eleição municipal(2012) para multiplicar na de governador(2014).

Será que dividindo Sarney por Dino em 2012, o resultado multiplica Sarney em 2014? Há cinquenta anos a matemática de José Sarney sempre repete o mesmo número Sarney. O tempo ensina, mas não recupera as perdas.

"Tudo em volta está deserto// Tudo certo como dois e dois são cinco//Tudo vai mal// Tudo é igual// A mesma porta sem trinco// O mesmo teto// A mesma lua a furar nosso zinco".

 

8 de junho de 2012

MUDANÇA POLÍTICA: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NO ESTADO DE TRANSIÇÃO

MAQUIAVEL: É PRECISO "ASTÚCIA AFORTUNADA"
Maquiavel em "O Príncipe" ensina chegar ao governo pelos braços do povo, independente da sorte. Diz o "florentino" que é preciso "astucia afortunada".  A estratégia consiste em conquistar o apoio da opinião popular. "Trabalho e resultado"

MARKETING: "QUEM CONSTRÓI COM O  POVO NÃO CONSTRÓI NA LAMA"
O marketing do poder não tem fórmula mágica. Certa é a construção com o referendo do povo. "Quem constrói com o povo não constrói sobre a lama". É preciso solucionar as as adversidades que surgem na convivência política.  

ARISTÓTELES: "O CONCEITO DE POLÍTICA É A CIDADE"
Aristóteles em "Política" reduz o conceito- "cidade é a comunidade política". Finaliza a obra com a indagação: "Considerando que toda comunidade política é composta de governantes e governados devem alternar-se ou conservar as mesmas posições?

MUDANÇA  A PARTIR DA CIDADE
A resposta é tão eficaz quanto o raciocínio do venerado cientista político."Que todos participem do governo e sejam governados alternadamente". Reduzido o conceito de política a cidade e ao poder, cabe diferenciar as formas de mudança propostas a cidade

NA TRANSIÇÃO O RESPEITO AO MÉTODO DEMOCRÁTICO
Norberto Bobbio em Teoria Geral da Política(Editora Campos, página 577) sentencia que durante o estado de transição os reformistas mantém fidelidade ao método democrático, os revolucionários em eterno romantismo pregam a ditadura do proletariado.

ANATOMIA DO PODER: PERSONALIDADE, ORGANIZAÇÃO E PROPRIEDADE
J. Kenneth Galbraith em Anatomia do Poder(Editora Pioneira, página 39) relaciona personalidade, organização e propriedade(compreensão da realidade) como qualidades que proporcionam o acesso as formas de poder.

O ERRO DE CONSIDERAR SARNEY SUPERADO
Sarney conhece de forma prática todo esse caldo cultural sobre política. Maquiavélico usa astucia afortunada por intermédio de Carlos Lupi(Brasília) e Weverton Rocha(São Luís) para colar a imagem de Holanda Jr à Flávio Dino.

SARNEY QUER SÃO LUÍS E IMPERATRIZ PARA SEU PROJETO POLÍTICO FELIZ
A veia "aristotélica" de Sarney deseja a cidade de 400 anos, com 1 milhão de habitantes e 600 mil votos. O projeto político de poder da família Sarney no Maranhão, depende das cidades de São Luís e Imperatriz.

DIANTE DO PROFISSIONALISMO É PRECISO AFASTAR AMADORISMOS
O incontestável profissionalismo político de Sarney implica em reação no mesmo nível. Para a mudança política efetivar-se de fato nas cidades, será preciso dar importância as estratégias na forma científica. Não cabe mais amadorismos revolucionários.

7 de junho de 2012

GERAÇÃO "CRUZ-CREDO": ADRIANO SARNEY, MARINHO JUNIOR E ETCETRA

O processo político patrimonialista/vitalício/hereditário foi implantado por José Sarney desde 1965. Afora o subdesenvolvimento que nos coloca nos primeiros lugares dos piores índices nacionais, convivemos com péssimas representações políticas.

Nossos representantes na Câmara dos Deputados são a encarnação da mediocridade. "Chiquinho Escórcio" não sabe a diferença entre focinho de porco e  uma tomada. Sarney Filho diferencia muito bem o verde de dois milhões de dólares de um real.

Alberto Filho de filho de João Alberto, Cléber Verde de Fernandinho Beira-Mar, Nice Lobão de Edinho Trinta%, Pedro Novais de Suruba, Ricardo Archer daquele que se acha, Marinho Junior de Paulo Marinho, Waldir Maranhão de "Quatrocentos Milhão".

José Adriano Sarney desponta no cenário por Paço do Lumiar. De Paris o playboy lançou-se candidato a prefeito do infeliz município. Ato contínuo vários concorrentes botaram rabos e penas entre as pernas. Imagina quando a "Geração Cruz Credo" mirar o Palácio dos Leões.


  


ESCAMBO ELEITORAL: EDVALDO SERÁ LANÇADO A SORTE("ALEA JACTA EST")


Quando penso que tudo caminha para um rumo, o caminho é no sentido contrário. A coisa mudou e mudou substancialmente, não pode-se afirmar até o momento para melhor ou para pior.

Falam por aí, alguns ignorantes palpiteiros políticos, que “Edvaldo Holanda Jr.” terá o apoio incondicional de Flávio Dino, apoio esse que lhe renderá alguns patrocinadores de campanha.

 Se “Holanda Junior” estiver contando com isso, coitado, estará precocemente derrotado, pois Flávio Dino, a pedidos, não irá se envolver diretamente na campanha para a Prefeitura de São Luís.

Dino por "pragmatismo político" poderá praticar escambo eleitoral. Ao cruzar os braços na campanha de São Luís em 2012, receberia apoio ao Governo do Estado em 2014. É cômodo e tentador, mas confiável?

Todavia, a situação não está de todo perdida. Flávio Dino, sem consentimentos, buscou suas "origens políticas" em Caxias, para compensar a provável futura omissão no palanque de Edvaldo Holanda Jr. 

 O velho "Humberto de guerras passadas" foi acionado em três milhões de reais para que “Edvaldo Holanda Junior” pudesse contratar a empresa do preparado marqueteiro da gema,  Evilson Almeida.

Coutinho teria atendido o pedido, estabelecendo critérios nos repasses mediante resultados eleitorais. Nenhum outro patrocinador foi indicado.  Seria a teoria do "Quanto menos somos melhor passamos"?

O certo é que a campanha de “Edvaldo Holanda Junior” sai do "Consórcio Bombril". Ganhará as ruas, bairros, logradouros, lares, rádios e televisões fragilizada em razão da divisão no berço político original.

Holanda Jr  será lançado a sorte em escambo eleitoral. Não esqueçam que o marqueteiro Evilson Almeida, é aquele que guindou da zoada da militância do PDT a vitoria de Tadeu Palácio em 2004.

A história mostra que lançar a sorte prejudica as conquistas e abre caminho a instabilidade política. Desde Roma os traidores esperam prazeirosamente a lamentação "Até tu Brutos ,meu filho!".     



    
         

6 de junho de 2012

O DIABO ME DISSE: TADEU NA CRUZ, ELIZIANE ENVENENADA E JR NO ALTAR

Não existem argumentos capazes de demover a "direção" do "Consórcio Bombril" . Holanda Jr. é o cara para os inquisidores na "paroquia vermelha". Juliano Corbelinni tem a função de Giovane Papini no ficcional diálogo com o Diabo.

Em o "DIABO ME DISSE", Papini descreve-o "ainda bastante jovem, mas com essa juventude que viveu demasiado e que é mais triste que a velhice". Qualquer coincidência com a realidade eleitoral ludovicense é mera semelhança.

No suposto diálogo, o "tinhoso" desconfia que os homens não tenham sangue "suficientemente vermelho" para contratar . Entre os consorciados "Bombril" parece existir essa diferença, com a prevalência das melhores posições aos mais anêmicos.

Segundo o maior biógrafo de Cristo, conversar com o diabo faz compreender o mundo, principalmente aquele que está dentro de nós. Lúcifer ao ser precipitado dos céus achou justa a decisão, visto o mando não poder permitir a indisciplina.

É na forma inquisitorial, "democraticamente demoníaca" que encontram-se os consorciados sem sangue "suficiente vermelho". Após pesquisas "quanti" e "quali" o evangelho morreu na cruz para alguns, como ensinou Nietzsche em "Para Além do Bem E do Mal".

Tadeu vai a cruz por carregá-la no pescoço com as iniciais(RS), que se supõe de Roseana Sarney. Eliziane envenenada diante da tentação bíblica- " Come deste fruto que serás semelhante a Deus ". No altar Edvaldo Jr um prenúncio de Deus contra Deus.

O Diabo me disse tudo isso// nesta noite infernal que não termina// Não vejo noite amanhecer//Amanhecer para ser dia// Dia para quanto ser.

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...