26 de abril de 2012

PARA NÃO DIZER QUE DUTRA NÃO FALOU DAS FLORES

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem supervisão
Sessão: 093.2.54.O Hora: 14:56 Fase: PE
Orador: DOMINGOS DUTRA Data: 24/04/2012



O SR. DOMINGOS DUTRA (PT-MA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, brasileiros e brasileiras que nos acompanham pela Internet e pela TV Câmara.

Este ano eu já denunciei por duas vezes desta tribuna ameaças de morte a jornalistas e blogueiros do Estado do Maranhão. Denunciei aqui ameaças de morte ao jornalista e blogueiro Luis Cardoso e César Bello. Apesar desses alertas, o Governo do Estado não tomou as devidas providências.

Ontem, lamentavelmente, à noite, o jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com seis tiros, sendo dois na garganta, dois na cabeça e dois nas costas, na Avenida Litorânea, na orla marítima de São Luís, uma avenida de maior movimento noturno da Capital do Estado.

Infelizmente, a pistolagem, que nós imaginávamos estar extinta no Maranhão, voltou com força nos últimos 3 anos, e agora estão sendo executados Prefeitos, empresários, lideranças de trabalhadores rurais e, na noite de ontem, esse jornalista e blogueiro.

No sábado passado, no Município de Buriticupu, o líder sindical Raimundo Cabeça foi também executado no final da tarde ao chegar a sua casa.

Ontem, repito, o jornalista blogueiro do Sistema Mirante, cuja audiência era muito grande, foi executado à noite, em um restaurante, no momento em que esperava a refeição e um amigo.

Exigimos do Governo do Estado uma política de segurança que valorize os policiais militares, o Corpo de Bombeiros, que incentive os policiais civis e dê proteção aos agentes penitenciários. Exigimos do Governo do Estado uma política de segurança com efetivo suficiente e infraestrutura necessária para combater a pistolagem.

É preciso que haja no Maranhão um secretário de segurança que entenda de segurança pública, Deputado Eudes, que organize um sistema de inteligência para desbaratar o crime organizado. Sem um sistema de inteligência ágil, competente para poder desorganizar a pistolagem, desarticular aqueles que a mantêm, continuaremos a ver maranhenses sendo executados de forma covarde, durante o dia e à noite, como aconteceu ontem com o jornalista Décio Sá.

Nós, da Comissão de Direitos Humanos, estamos encaminhando expedientes para as autoridades do sistema de segurança brasileiro, autoridades do sistema de segurança do Estado, a fim de que sejam adotadas providências imediatamente, não apenas para prender os executores, mas também os mandantes. Isso é fundamental.

O grau de violência praticado pelo pistoleiro na execução desses jornalistas — 6 tiros, sendo 4 tiros mortais na cabeça e no pescoço — revela que o mandante tinha grande ódio a esse jornalista.

É hora de haver segurança pública eficaz para proteger os cidadãos que trabalham. Nós também, com esse assinado, voltamos a nos preocupar com todos os brasileiros que estão ameaçados de morte no exercício de sua atividade profissional. Jornalistas, advogados, procuradores, promotores, juízes, lideranças sindicais são ameaçados simplesmente porque praticam com dignidade o exercício de sua atividade.

Sr. Presidente, é preciso endurecer as penas para crimes hediondos
, como esse, de pistolagem, em que a pessoa, mediante pagamento, executa o cidadão desarmado, desprevenido, de forma cruel, bárbara e covarde. 

Deixo, portanto, meu registro, minha solidariedade à filha, à esposa, à família do jornalista Décio Sá.



Gabinete do Deputado Domingos Dutra
Brasília: Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes – Gabinete 806 – CEP: 70160-900
Fone (61) 3215-5806/ 3215-3806

DESABAFO DO LEITOR:PRIVILÉGIO DE POUCOS


PRIVILÉGIOS DE POUCOS: (até nisso o Maranhão ocupa o primeiro lugar no país).

Nós só temos a noção de dor, sofrimento, perda etc., quando sentimos na pele.

No dia 15 de Novembro de 2011, às 18:00hs, fui surpreendido na minha residência, onde funciona uma sala de games por quatro bandidos nervosos, amadores e inexperientes. Três do sexo masc. e uma do sexo fem. Tentei correr e levei um tiro praticamente na coluna. Deus teve compaixão de mim não me deixando morrer nem ficar paraplégico. Fiquei dez dias no superlotado Socorrão II, onde salvei minha vida, mas tendo vários órgãos atingidos como pulmão, estômago, intestino, além de ter perdido o rim esquerdo.

No dia do acontecido ligamos para a polícia e ambulância, nenhum compareceu. Fui socorrido por amigos e vizinhos. Minha esposa registrou queixa na decop, onde nenhuma providência foi tomada.

Dia 16 de Dezembro de 2011 dei meu depoimento para o escrivão. Cheguei a falar com o delegado apenas porque estava acompanhado de um advogado. O referido delegado me disse ser muito difícil descobrir os autores do crime, já que não anotamos a placa do Fiat strada branco que no qual os delinquentes fugiram e eu não garanti reconhecê-los.

Recentemente, uma delegada foi assaltada no Renascença durante a noite, motivo que dificultou a mesma de gravar na mente os rostos dos bandidos por estar escuro. Para minha surpresa, no dia seguinte a imprensa divulgou que a polícia já tinha pistas, porém ia mantê-las em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Agora, diante desse caso cruel, que atingiu o jornalista e toda a sociedade que clama por justiça em todos os níveis da sociedade, eu também repudio e quero que a polícia chegue aos criminosos o mais rápido possível. Porém, acho que o aparelho de segurança do estado não deva tratar com diferenças gigantescas os mesmos casos, colocando vários delegados exclusivamente em um só em detrimento de outros, oferecendo quantias vultosas para quem dê pistas dos bandidos etc..

No meu caso, bastava um delegado e uma equipe que conhecesse a área para onde os bandidos correram (Santa Clara – Janaina - Cidade Olímpica). Não precisava oferecer muito, bastava quinhentos reais para qualquer drogado desses que agente encontra a toda hora por aqui e teriam encontrado os meliantes na mesma noite. Ainda cheguei a fazer dois retratos falados, mas nunca os vi na decop, mesmo tendo ido lá inúmeras vezes.

Meu estabelecimento ficou fechado por doze dias. Deixei de ganhar dinheiro, gastei parte do que já tinha. E daqui para frente não serei mais o mesmo fisicamente e psicologicamente.

Nunca fui visitado por ninguém dos direitos humanos, humanos direitos ou qualquer outro seguimento de defesa do cidadão. A polícia nunca me chamou para reconhecer qualquer bandido ou grupo de bandidos, que por ventura tenham sido presos no período do ocorrido, para ver se havia alguma semelhança com os que me lesaram.

Encerro com profunda indignação, devido ao tratamento diferenciado dado apenas a alguns casos pelo estado.

Antonio Evangelista Silva Gomes
(Brasileiro, Maranhense Casado, PM/RR).
     

TIRANDO O FOCO: CASO DÉCIO SÁ VIRA FÁBRICA DE FATOS

Não parece ingenuidade, imaturidade ou caridade a profusão de versões em torno da morte de Décio Sá. A estratégia é coisa de "profissional" em Atos & Fatos. Quem conhece não estranha a iniciativa dos meios ou mesmos.

As versões desencontradas servem para confundir a opinião pública. As postagens parecem estar a serviço de "forças ocultas". Uma iniciativa é para o flores fúnebres de Décio Sá, a outra para despistar as pegadas da ferradura assassina.

É preciso focar as investigações de forma real e fundamentada. Do contrário a morte de Décio Sá transforma-se em instrumento de interesses financeiros dentro da blogosfera. Infelizmente tem gente que é capaz de tudo por dinheiro.

Os pistoleiros eletrônicos que pululam a blogosfera atiram para todos os lados. Ninguém sabe se para desfocar as evidências ou para focar no próprio bolso. Quem já os conhece pode comprá-los facilmente. Mantemo-nos pela credibilidade.

Informar sobre os fatos é diferente de provar autoria delitiva. Por dever de ofício é preciso ponderar entre o real e imaginário. À Polícia fica a função de diligenciar no sentido de colher provas testemunhais, periciais ou documentais.

A Justiça cabe processar em autos a denúncia, os depoimentos,  as alegações preliminares,  as alegações finais e  a sentença. Da sentença cabem os recurso para que ao final do trânsito em julgado, o réu seja considerado culpado pelo crime

Blogueiro que deseja assumir os trabalhos da Polícia ou da Justiça, tem interesse em inocentar "alguém". Ninguém tem o dever ou direito de apontar qualquer pessoa como executor ou mandante sem as provas e procedimento legal.

Por isso deu no que deu.


COTIDIANO: BIA MENTINDO NO PAÇO E ROSEANA "EMERGENCIANDO" EM BRASÍLIA

A morte de Décio Sá congestionou as linhas de produção dos blogs do Maranhão. No retorno ao cotidiano de saída a "coletiva" de Bia Venâncio no Paço e Roseana Sarney "emergenciando" 23 milhões em Brasília.

De Bia Venâncio a famosa racionalização: "as ações de improbidades movidas pelo Ministério Público não me deixam trabalhar". Como se o MP tivesse a obrigação de largar as prerrogativas de fiscal da lei .

Roseana Sarney aparece risonha garantido 23 milhões para o abastecimento de água em São Luís. A informação é alvissareira, não fosse o caráter emergencial que permitirá mais uma dispensa de licitação.

As mentiras de Bia Venâncio se juntam aos artifícios de Roseana Sarney. As duas acumulam riquezas a cada dia que detém as chaves dos cofres públicos. A Justiça dos homens não conseguem puni-las exemplarmente.

Os pistoleiros silenciaram Décio Sá, que por sua vez silenciava em relação aos desvios, fraudes e falcatruas de Bia Venâncio, Ricardo Murad e Roseana Sarney. Os buracos nos cofres públicos a cada dia ficam maiores.

O buraco que guarda Décio Sá está lacrado. Daqui a pouco não se fala mais nada disso. Não é o meu caso, mesmo que o caminho seja o de outro buraco. 

CASO DÉCIO SÁ: VALOR DA RECOMPENSA ATRAPALHA AS INVESTIGAÇÕES

O valor da recompensa estipulado em R$ 100 mil (cem mil reais), tem atrapalhado o trabalho da força tarefa formada para investigar o assassinato do blogueiro Décio Sá.  A quantia é a maior já oferecida no Brasil.

A recompensa além de despertar o imaginário da população, tem servido de justificativa para o deslocamento da força policial de forma desnecessária. Muitos dos chamados não tem qualquer relação com a morte de Décio Sá.

Procurei fontes fidedignas na Polícia Civil para auscultar sobre o andamento das investigações. Tem logística com três viaturas, corpo policial experiente e equilíbrio nos levantamentos preliminares.

A linha jornalística adotada pelo blogueiro é a principal fonte para as apurações. O que foi publicado e aquilo que ficou guardado. O preço do silêncio muitas vezes é mais caro do que a exposição dos fatos. 

Na noite fatídica, Décio Sá, deixou a redação do jornal "O Estado do Maranhão" muito tenso segundo apurado. A sua tradicional irreverência deu lugar a divagamento próprio de quem teme pela vida.

Décio Sá não tinha problemas em família e não há notícia de bravatas físicas em toda sua existência. O paiol está nas "Bombas" que Décio publicou, ou nas que ele deixou de publicar no seu irreverente Blog.

O material é farto, existe o prioritário. A seleção não obedece ordem cronológica. Há critérios motivadores pautados no imediato e no distanciado, característicos nos crimes de vingança pela exposição da honra.

A pressa daqueles que se intitulam intempestivamente inventariantes dos espólio de Décio Sá, também é empecilho às apurações. Morte de "personal traine", fotos do assassino, teses estapafúrdias só atrapalham.

Pedimos por "caridade" cautela e fundamentação na veiculação dos fatos. Trata-se da morte de um colega de profissão. Todos nós somos passíveis do mesmo destino. Tem uns que por amizades e almoços não.

25 de abril de 2012

LEMA PISTOLEIRO: BLOGUEIRO BOM É BLOGUEIRO MORTO

A pistolagem divide espaço de poder em muitas administrações no interior do Maranhão. A ausência do poder público permitiu a consolidação desta força paralela no Estado. Nunca existiu mapeamento dessa perniciosa realidade.   

A pistolagem elege prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores no Maranhão. O problema atravessa décadas sem qualquer estratégia de combate. O mínimo seria identificação dos focos de maior incidência.

O falecido Senador Vitorino Freire notabilizou-se pelo uso das surras. Erasmo Dias retrata em seus artigos jornalísticos o uso da "jagunçada" na política no Maranhão. No livro Erasmo Dias & Noites, Nauro Machado faz o resgate.

José Sarney permitiu a grilagem em terras maranhenses. Os grileiros patrocinaram o avanço da pistolagem em todo o Maranhão. O progresso da pistolagem permitiu a participação deste criminoso segmento na atividade política.

Ao chegarem ao poder, multiplicaram as atividades ilícitas, lavando o dinheiro público em negócios de fachada. Todo o processo torna difícil a criação da CPI da Pistolagem. Eleição sem pistoleiro é eleição para posseiro.

A inteligência deveria fazer o mapeamento das regiões mais críticas. São nessas regiões que os pistoleiros são contratados ou contatam com os "colegas de profissão" de outros Estados. Isso dificulta o reconhecimento nas regiões de ação.

Existem bons mecanismos para esse fim, que aplicados em outros Estados do Norte e Nordeste apresentaram excelentes resultados. Segurança Pública tem que investir pesado em logística e inteligência. 

Imagino que os pistoleiros depois de matarem covardemente Décio Sá, devam ter como lema: "Blogueiro bom é blogueiro morto". É importante respondermos de forma corajosa a mais esta intimidação a liberdade de imprensa, senão "viveremos mortos".          

DÉCIO AINDA DÁ PAUTA DENTRO E FORA DOS PLENÁRIOS POLÍTICOS

Décio Sá ainda dá pauta dentro e fora dos plenários . O deputado Edilásio Junior foi a tribuna da Assembleia Legislativa, esclarecer sobre a presença de um militande do PV  em encontro do PC do B na Raposa.

A polêmica foi criada na última postagem do blogueiro Decio Sá. O deputado Edilásio Junior em sereno discurso informou que o militante Frankiln Neto realmente  compareceu  a reunião do PC do B. 

A atitude de Franklin Neto foi isolada e motivada por um "licute". Franklin Neto e Talita Laci tiveram relacionamento amoroso em passado recente.  Por urbanidade política, Franklin Neto, teria comparecido  ao local.

Após o discurso em Plenário, Edilásio Junior, reuniu-se com membros do PV da Raposa e membros do Diretório Estadual do Partido na própria Assembleia Legislativa. 

A pauta  foi  a leitura de uma pesquisa, que coloca Márcio Greyck e Moreira em 1° e 2° respectivamente. Edilásio Junior diz que as postagens de Décio Sá ou outros blogueiros são motivos de atenção.

Portanto, Décio Sá ainda dá pauta para o Plenário da Assembleia e fora dela.


MIL HOMENS NÃO DEFENDERIAM DÉCIO SÁ DA COVARDIA DO CRIME DE PISTOLAGEM

O blogueiro Décio Sá falava ao celular com o Vice-Prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem, segundos antes de morrer. Na pauta, o Juri que aconteceria nesta quarta(25), em que figura Pedro Teles como mandante.

O assunto foi explorado exaustivamente pelo blogueiro na penúltima postagem. Quem teria fornecido a relação de jurados com a detalhada ligação de cada um com a família de Pedro Teles? "Sem sombra de dúvidas" os Milhomens.

Décio Sá está morto e enterrado. Aristides Milhomem não poderia protegê-lo via celular. Tatá Milhomem não pode ressuscitá-lo da tribuna da Assembleia Legislativa. Prossegue o embate político "na Barra do Corda".

Milhomens e Teles continuam vivos e poderosos. Blogueiros, jornalistas, radialista e setoristas da área política tolhidos, tutelados e tolerados. Em poucos dias Décio deixa de ser pauta e voltaremos a modorra da mídia.

No Maranhão é como no Irã. Para escrever contra os poderosos, é preciso estar distante e bem protegidos pelas forças dos organismos internacionais. 

Mil homens ou Milhomens não defenderiam Décio Sá da covardia do crime de pistolagem. 

QUEM METEU DÉCIO NESSA ESTÁ EM CASA CONTANDO O VIL METAL

Décio Sá morreu pelo que postava em seu blog. Era o jornalista com as melhores fontes na imprensa do Maranhão. Cortejado pelos poderosos em muitas ocasiões silenciou enquanto o povo "clamava por justiça".

Durante sua existência a produção do blogueiro foi estimulada pela família Sarney. Décio Sá não imaginava a traição da qual foi vítima fatal. Ele confiava no temor que a sua morte causaria pudesse blindá-lo.

Fernando Sarney disse em entrevista, que o autor do crime foi "alguém" incomodado pelas denúncias do blogueiro Décio Sá. Isso é mais do que evidente. Faltou coragem para ir mais longe na defesa do funcionário.

O grupo Sarney padece do gigantismo que foi gerado ao longo de 50 anos de mando. A atual estratégia  tem como meta os 360° dos ângulos políticos nos municípios. Essa foi a armadilha que matou Décio Sá.

Décio Sá sem "cobertura" da família Sarney resolveu por conta própria, oxigenar pela via transversa vários destes ângulos em determinados municípios. O número de acessos há muito lhe dava essa dimensão de poder.

A briga era entre pedras, Décio Sá, ainda garrafa resolveu se meter. Acabou recebendo a morte em pagamento pela vida de jornalista. Quem botou Décio Sá nessa, está em casa contando o vil metal.

24 de abril de 2012

PRIMEIRA RESPOSTA DA JUSTIÇA: ADIADO O JURI POPULAR DE PEDRO TELES

A morte do blogueiro Décio Sá já produziu a primeira resposta da Justiça. Foi adiado o Juri Popular que seria realizado amanhã(25) na cidade de Barra do Corda em que figura como mandante o empresário Pedro Teles.

Décio Sá na sua penúltima postagem denunciou de forma incontestável, a composição viciada do corpo de jurados em Barra do Corda. Décio Sá mostrou a relação entre os jurados e a família de Pedro Teles.  

Na postagem restou provado o jogo de cartas marcadas, para absolvição do empresário Pedro Teles. Foi pedido o desaforamento do julgamento para São Luís, onde supõe-se que os jurados fiquem livres  de pressões.

A Justiça deve se pronunciar nas próximas horas sobre a transferência do Juri Popular, de Barra do Corda para São Luís. Acatado o pedido de desaforamento, Pedro Teles, fica na berlinda jurídica em total desconforto.

Ao adiar o Juri Popular em Barra do Corda, a Justiça sinaliza o estabelecimento de nexo da postagem com o crime de homicídio que foi vítima Décio Sá. Contudo outras linhas de investigação serão trilhadas.

É de grande importância para a liberdade de imprensa e a cidadania a elucidação deste crime. A blogosfera não pode dar sinais de amedrontamento, sob o risco de ver tombar a maior das liberdades que é a livre expressão.

Muitos perderam o ímpeto nas postagens. O medo não pode vencer a verdade, custe ainda outras vidas de blogueiros ou jornalistas. É preciso fazer estes bandidos entenderem que se matam um, vem outros no seu lugar.     

CESAR BELLO ENTREVISTA RIGO TELES DURANTE AS EXÉQUIAS DE DÉCIO SÁ

O deputado Rigo Teles compareceu as exéquias do jornalista Décio Sá. O parlamentar é irmão do empresário Pedro Telles. Pedro Teles vai a Juri Popular na quarta-feira(25) como suspeito de ser o mandante do homicídio do líder comunitário "Miguelzinho".

Moises Alexandre Pereira e Raimundo Pereira são acusados do homicídio de Miguel Pereira Araújo, o Miguelzinho. A defesa dos dois acusados pediu nesta segunda(23) que o Juri Popular fosse transferido de Barra do Corda para São Luís.

A alegação de que o corpo de jurados estava viciado, foi a  penúltima matéria postada no Blog do Décio. A matéria disseca a relação de cada membro do corpo de jurados com a família de Pedro Teles.
 
Perguntei ao deputado Rigo Teles qual é o seu posicionamento, diante da relação criminosa atribuída entre a postagem e a morte de Décio Sá, que vem sendo levantada em vários setores da mídia.

Rigo Teles respondeu que "em nenhuma hipótese qualquer membro da família Teles teria motivos para matar Décio Sá".  Pedro Teles vai ser levado a Júri Popular na quarta-feira(25). O resultado é uma incógnita.

Rigo Teles opina que a morte de Décio Sá, havia sido planejada há algum tempo. O destemor do pistoleiro que sequer cobriu o rosto, enseja entendimento de que havia amadurecimento para execução do homicídio.

Essa também é a opinião do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, que em coletiva no começo da tarde não descartou qualquer linha de investigação sobre a morte do jornalista Décio Sá.

Voltaremos em instantes com mais informações.

JOÃO ALBERTO: "NÃO FOI CRIME DE PISTOLAGEM". ENTÃO TÁ

João Alberto perdeu a maior oportunidade em sua vida de ficar calado. Em entrevista a uma emissora local, João Alberto, disse que o crime perpetrado contra o jornalista Décio Sá "não é de pistolagem".
 
João Alberto quer livrar o governo de Roseana Sarney, da responsabilidade pela volta dos crimes de pistolagem. O Serviço de Inteligência da Polícia está voltado para a política, fato que facilita a ação dos pistoleiros.

O crime organizado é  uma realidade no Maranhão. A modalidade pistolagem sem nenhum combate. Não é impossível fazer o rastreamento da pistolagem, a partir da própria atividade política, jurídica e social.

O que falta é coragem para escorraçar da vida pública sabidos bandidos. No final eles sentam-se na mesma mesa para as articulações políticas.  Daqui há alguns dias o alvo volta-se para outro que teime em denunciá-los.

Não vou adotar a postura do medo. Creio ser importante agora mais do que nunca mostrar a podridão das esferas políticas/ jurídicas e sua relação com o "Crime Organizado".

LUTO NA BLOGOSFERA: ASSASSINARAM O BLOGUEIRO DECIO SÁ

Dormi as 22:30 nesta segunda(23). Por toda a madruga senti meu espírito sacudido. As 5 da manhã acordei com a terrível notícia da morte do jornalista e blogueiro Décio Sá.

Esqueço toda a diferença ideológica que nos colocou em campos opostos. Venero sua alma como colega de profissão. Esperava morrer da mesma forma cruel antes de Décio Sá. 

Quem sabe um dia quando pistoleiros me procurem, possa dizer-me imortal, posto que sempre terá um blogueiro corajoso para denunciar as mazelas do mundo político, jurídico e social.  

Cabe a Polícia que lhe forneceu as fotos dos "Assessores do TJ presos", prender o autor e mandante(s) do bárbaro crime.  Décio Sá com certeza teve seus movimentos monitorados, a prova é que morreu sem companhias. 

A morte de Décio Sá revela o quanto está viva a pistolagem no Maranhão.  O crime mostra o destemor dos executores que estavam lhe monitorando em duas motos por todo o dia. 

Décio Sá não percebeu o estudo dos seus hábitos corriqueiros, nem o monitoramento e tombou na Avenida Litorânea no Bar e Restaurante Estrela do Mar, que estava lotado de turistas no momento do crime.

A placa de uma das motos usadas na execução de Décio Sá,  foi repassada a Polícia por um garçom que atendia ao blogueiro. O assassino não escondeu o rosto, era moreno de cabelos lisos. 

Décio Sá levou seis tiros de pistola ponto 40. Dois disparos atingiram as costas e quatro a cabeça do blogueiro. O Secretário de Segurança Aluísio Mendes esteve no local e garantiu a elucidação do crime.

Pela forma de execução e  a falta de profissionalismo dos executores, o prato da vingança não foi comido frio. Alguém achou que Décio teria acabado com a vida dele. Esse alguém "não foram eu".

Não parece de difícil elucidação o bárbaro assassinato de Décio Sá. Agora se ele que era "chegado" de Roseana Sarney foi executado impiedosamente, imagina o que pode acontecer com os que a criticam?

Da covardia da pistolagem ninguém escapa. Da mesma forma das investigações jornalísticas. Tenha Décio Sá a certeza de que os blogueiros não se amedrontarão. A sua morte será investigada e revelada para opinião pública.



 

23 de abril de 2012

VIROU PARANGOLÉ: MINISTRO PAGENDLER RETORNA BIA ATÉ DECISÃO DO PLENO

A Prefeitura de Paço do Lumiar virou pagode. Quando o Tribunal de Justiça do Maranhão cassa Bia Venâncio a Câmara de Paço do Lumiar cassa o Vice-Prefeito Raimundo Filho, impedindo-lhe o acesso as contas públicas.

Algumas decisões do TJ-MA foram reformadas dentro do próprio TJ-MA. As doze ações de improbidade administrativa foram proposta pelo Ministério Público de Paço do Lumiar. Existem outras do Ministério Público Federal.

Restou provado em todas decisões que Bia Venâncio praticou atos de improbidade, falsificação documentos públicos e outras fraudes, devendo cedo ou tarde responder civil e criminalmente perante a Justiça Estadual e Federal.

Bia Venâncio mantém-se no cargo fincada em um artifício processual chamado trânsito em julgado.Traduzindo: até esgotar-se o último recurso. Os recursos são instrumentos procrastinatórios de que se valem os ímprobos como Bia.

Bia Venâncio sabe que nos julgamentos dos méritos será condenada de forma implacável. A folha corrida de Bia Venâncio é extensa, não lhe permitindo outra alternativa que  não sejam condenações e recolhimento ao cárcere.

A decisão do Ministro Ary Pagendler deve ser respeitada tal qual a da juíza de Paço do Lumiar, Vanessa Clementino, ou a do desembargador Raimundo Melo. A diferença é que não haverá resistência ou atitudes para inviabilizar a administração.

Essa infeliz comporta-se como uma suicida. O destino de Bia Venâncio é a cadeia pública. Ela responderá por cada centavo roubado da merenda escolar da crianças pobres de Paço do Lumiar, ou de outros setores essenciais a vida dos necessitados.  

O pagode do Ministro Parangolé vai de encontro a onda moralizadora do Presidente Guerreiro Junior. Balança para lá//Balança para cá// Andou na prancha// Cuidado o Tubarão vai te pegar// Vou te pegar// . Deu certinho com "Tiaguete".

  

   

ESSA DOEU NOS RINS:HU DIZ QUE RIM ESTAVA HÁ 30 DIAS NA CASA DO PACIENTE

A denúncia da suposta comercialização do rim do paciente Josevan Ferreira Rufino começa a receber "panos quentes". As apurações não ficarão "paradas" como nos velhos tempos dos nomes e sobrenomes pomposos. 

Entre os envolvidos gente da "alta sociedade", que jamais imaginaria a possibilidade de ver seus nomes ventilados nas páginas policiais. O Maranhão parece estar querendo tomar o rumo da aplicação da lei para todos.

Ocorre que ainda tem muita intervenção branca, quando as coisas ficam negras para os graúdos. Existe uma casta social que ascende com facilidade e acredita na impunidade. As investigações não podem ter colorações diferentes.

As negras togas ainda se misturam as bactérias que infestam os jalecos brancos. Fosse essa "parada" com um do povo, a mídia dominante teria "caído matando". A preservação da "honra" entre os que dominam ainda é lei.

O direito de defesa é sagrado para todos que desejam respirar a atmosfera saudável da democracia. Agora arguir como justificativa entrega de um rim a família do paciente, sem prévia comprovação da identidade doí nos rins.

IVALDO RODRIGUES: "SE FOR POR PESQUISAS O PDT É CASTELO"

O Vereador Ivaldo Rodrigues(PDT) foi curto e objetivo ao ser indagado sobre as pesquisas e o PDT. "Se for por pesquisas, o PDT é Castelo". Rodrigues se referia aos números da Escutec favoráveis ao Prefeito João Castelo.

Na terça(24) o diretório municipal do PDT em São Luís discute as tendências nas eleições de 2012. "Estamos disposto a estabelecer a discussão de forma pluralizada, mas o lado pragmático deve prevalecer", alerta Ivaldo Rodrigues.

Ivaldo Rodrigues é Presidente do Diretório Municipal, ele acredita que as discussões sirvam para o encaminhamento de uma proposta concreta para chancela da direção nacional do PDT, que estará em São Luís na próxima semana.

A vinda da direção nacional do partido à São Luís, sinaliza para concretização da aliança do PDT com o PSDB. Um grande evento deve selar a união baseada no "Projeto de Poder". A tese é arguida por todos os partidos envolvidos na disputa.

"Projeto de Poder" representa a estratégia prática e real do partido chegar a Prefeitura de São Luís. Nessa conjuntura O PDT indicaria o candidato a vaga de Vice-Prefeito. O ex-Ministro Carlos Lupi colocou a lupa e já bateu o martelo pró-Castelo.


É DESESPERO : BIA VENÂNCIO INVIABILIZA SERVIÇOS ESSENCIAIS NO PAÇO DO LUMIAR

O titular deste blog recebeu a informação de que a famigerada ex-Prefeita , Bia Venâncio, montou uma uma "Central Telefônica" nos arredores da sede do município de Paço do Lumiar.

Desta "Central Telefônica" partem as ordens para funcionários abandonarem postos e serviços. Bia Venâncio tem  radiografia detalhada dos servidores do município. Ela sabe que poucos são os concursados em Paço do Lumiar.

Valendo-se desta informação, Bia Venâncio, estimulou na manhã desta segunda(23), que contratados na sua gestão abandonassem suas funções e fossem para a frente do Fórum de Paço do Lumiar. O objetivo é pressionar a Justiça para o retorno de Bia Venâncio.

Por outro lado a semelhança do PCC(Primeiro Comando da Capital), Bia Venâncio, ordenou que seus comissionados fossem para a porta do Banco do Brasil  com o fito de impedir o acesso as contas públicas.

Os dois eixos da ação criminosa tem como objetivo inviabilizar a atual administração de Raimundo Filho. Escolas, Posto de Saúde, Coleta de Lixo foram paralisados por "determinação" da famigerada ex-Prefeita,que tem forte influência sobre os contratados ainda na sua administração.

O vereador Tiago Aroso está neste momento no microfone alugado de Renato Sousa na Rádio Capital. "Tiaguinho" manda e desmanda nesse espaço radiofônico.  Ele externa receio da publicidade dos documentos encontrados pela "Comissão de Transição".

Renato Sousa recebe R$ 3.999,00 e Renatinho R$ 1.499,00  conforme documentos encontrados no gabinete da ex-Prefeita Bia Arôso. Outras denúncias de sinecuras, fraudes, falcatruas, desvio e estelionato serão publicadas em instantes.

É desespero, é desespero, é desespero. Estão desesperados.

BIA NUNCA MAIS.

CAIXA PRETA DO JUDICIÁRIO DO MARANHÃO VAI SER ABERTA EM 48 HORAS

O escândalo agropecojurídico envolvendo o Presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Marco Túlio Cavalcante Dominice e o agropecuarista Savegny Sauáia despertou a atenção de vetustas togas.

Marco Túlio Dominice funcionário do TJ-MA foi filmado, fotografado recebendo R$ 400 mil reais. O flagrante obedece  as formalidades legais. A materialidade delitiva restou provada. Dominice nega a autoria do crime.

Savegny Sauáia afirma que foi pressionado antes da decisão unânime do colegiado da Segunda Câmara Cível do TJ-MA. O procedimento correto ante a decisão seria carrear recursos aos Tribunais Superiores(STJ ou STF).

As versões do funcionário público negando o recebimento de vantagens e do empresário dizendo-se achacado, não convencem nem as crianças que escutaram o estrondo midiático provocado pela infamante notícia.

O desembargador Raimundo Cutrim em fim de carreira foi atingido mortalmente no escândalo. O Assessor de Raimundo Cutrim, Francisco Reginaldo Barros Duarte, figura como peça principal  na dinâmica do crime de Concussão.

A estrutura administrativa e burocrática do Tribunal de Justiça com certeza vai passar pelo crivo do CNJ. A disposição do desembargador Presidente, Guerreiro Junior é de abrir a "Caixa Preta" do Judiciário do Maranhão.

Existem muitas história sobre vendas de sentenças, extravio de autos, achaques nos corredores do Fórum e Tribunal de Justiça. Tudo indica que chegou o momento de passar a limpo a Justiça do Maranhão.

Há probabilidade fortíssima de que nas próximas 48 horas, outros nomes de funcionários sejam envolvidos no escândalo agropecujurídico, que abalou as estruturas do Tribunal de Justiça do Maranhão. No lugar de "panos quentes" é "azeite quente".

No assunto: Membros da imprensa perceberam que imagem da deusa da Justiça(Temis), esculpida nos altos do Palácio Clóvis Beviláqua está de olhos abertos. Seria propositada a arte do artista ao tirar "a venda"?

Justiça sem vendas? Taí a foto, eis a proposta.




 

22 de abril de 2012

MARANHÃO EM DESTAQUE: GUEREIROS LUTAM PELAS PPPs NO JUDICIÁRIO

O Maranhão ganhou destaque positivo no site QuidNovi,  do prestigiado articulista Mino Pedrosa. Em tempos de bombardeio na mídia nacional, a noticia eleva o Estado. São Paulo é o parâmetro que ombreia-se na iniciativa.

Quando existe o fator competência não tem a conversa de mídia quatrocentona e sulista. Guerreiro Junior corajosamente irmana-se com o Judiciário paulista, para superar o pensamento preconceituoso a respeito das Parcerias Público Privado.

Guerreiro Junior projeta-se outra vez no cenário nacional. Desta feita o domínio do tema o faz requisitado em vários Estados da Federação. Para quem dispensou a aprovação na carreira diplomática no Instituto Rio Branco o reconhecimento não  é novidade.

GUERREIROS LUTAM PELAS PPPs NO JUDICIÁRIO
21/04/201218:45
Twitter  Facebook imprimir enviar para amigo comente essa notícia
Presidentes Guerreiro Júnior e Ivan Sartori defendem PPP do Judiciário
Os presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados do Maranhão e de São Paulo, desembargadores Antônio Guerreiro Junior e Ivan Sartori, se juntaram para traçar estratégia para a reta final de análise da PPP da Justiça pelo CNJ. Os magistrados resolveram mostrar que os problemas da Justiça nos Estados dependem principalmente de questões financeiras. E isto pode ser solucionado através de Parcerias Público-Privadas.
Guerreiro Júnior, quando ainda era corregedor-geral da Justiça, fez consulta ao CNJ quanto à inclusão da Parceria Público-Privada no Judiciário. Ele garante serem técnicos os critérios que nortearam a referida consulta. O presidente do TJSP enviou documento à presidência do Conselho Nacional de Justiça, ratificando os termos do pedido inicial do corregedor.
“O TJSP tem interesse na aprovação da PPP para o Judiciário, acreditamos ser esta forma altamente eficaz para recuperá-lo”, assinalou Sartori no ofício ao CNJ.
O QUE SÃO AS PPPs
Historicamente, as Parcerias Público-Privadas já existem há muito tempo, mas chegam ao Brasil para solucionar de uma forma clara e socialmente eficaz a relação investimento privado e infra-estrutura pública em áreas de altíssima relevância social. Para entender o que é Parceria Publico-Privada, como a própria sigla diz: "é uma parceria entre a Administração Pública e a iniciativa privada, com o objetivo de fornecer serviços de qualidade à população, por um largo período de tempo.
Portanto, uma PPP é uma parceria onde o setor privado projeta, financia, executa e opera uma determinada obra/serviço, objetivando o melhor atendimento de uma determinada demanda social. Como contraprestação, o setor público paga ou contribui financeiramente, no decorrer do contrato, com os serviços já prestados a população, dentro do melhor padrão de qualidade aferido pelo Poder concedente.  
Entendendo melhor
 
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo | Revista Veja
Esse tipo de cooperação pode ser particularmente útil para as comunidades que não dispõem de serviços essenciais de infra-estrutura. Nas PPPs, governo e iniciativa privada dividem os investimentos e os resultados, de acordo com uma proporção estabelecida em contrato. Desse modo, investimentos que, isoladamente, não seriam interessantes para a empresa privada, pois seu retorno financeiro seria muito lento, podem tornar-se atraentes se houver a participação do governo. Para o governo, a participação de um parceiro privado num projeto certamente libera recursos para a execução de outras obras.
Vários projetos que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC só foram possíveis graças as PPS. Só para se ter uma ideia, há muitos anos os investimentos nos sistemas de coleta, tratamento e distribuição de água e esgotos têm sido insuficientes e, por isso, cerca de 100 milhões de brasileiros vivem hoje em precárias condições sanitárias.
Segundo o Governo Federal, este foi primeiro passo, um caso concreto, para as PPPs vingarem e as pessoas acreditarem de verdade nas parcerias, que podem ser solução para o melhor funcionamento das estruturas básicas do país.
A Parceria Público Privada foi instituída na administração pública por meio da Lei Federal nº 11.079 em 2004.
PARCERIA MARANHÃO – SÃO PAULO
Guerreiro Júnior e Sartori se encontraram na capital paulista para discutir estratégia conjunta para aprovação das PPPS na Justiça.
“A iniciativa do TJSP tem peso muito forte no exame denso da matéria, e deve influenciar positivamente em ações idênticas de outros presidentes de TJs”, avalia Guerreiro Júnior.
Desembargador Antonio Guerreiro Junior , presidente do TJMA
Para o presidente do TJMA, a melhor tática é convencer o CNJ que a PPP não é uma aventura ou trará qualquer risco para a autonomia do Poder Judiciário, visto que caberá ao órgão a regulamentação da matéria, inclusive em obras e serviços.
“Eventuais críticos desconhecem o tema ou receberam informações distorcidas sobre como as parcerias serão viabilizadas”, comentou Guerreiro Junior.
O desembargador maranhense desafia quem tenha outra alternativa para enfrentar os problemas dos tribunais de justiça estaduais, sobretudo quanto à limitação orçamentária e demandas crescentes.
Os conselheiros da comissão do CNJ que analisa a possibilidade de parcerias público-privadas no Judiciário já se reuniram, na primeira semana de abril, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, com acadêmicos e especialistas em PPPs no setor público. O CNJ deve emitir posição oficial sobre o assunto ainda este mês.
Atualmente, as PPPs são usadas pelo Poder Executivo, mas não há norma autorizando os tribunais a fazerem uso delas. Cortes de Estados como São Paulo e Maranhão já anunciaram que pretendem recorrer às PPPs para melhorar sua estrutura física e apresentaram projetos nesse sentido.
Proposta de PPPs foi lançada por Guerreiro Júnior ano passado
A comissão do CNJ é presidida pelo conselheiro do Bruno Dantas e com a participação dos conselheiros Jorge Hélio e Silvio Rocha. Eles vão ouvir especialistas e levar um parecer ao plenário do Conselho.
  
A instalação do grupo foi motivada pela consulta feita ao CNJ pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). “A Justiça brasileira, principalmente a nordestina estadual, está muito pobre, não tem recursos para quase nada”, garante o presidente do TJMA, desembargador Guerreiro Júnior. De acordo com ele, a legislação federal das PPPs permitiria ao Judiciário construir novos prédios e melhorar o atendimento. “Não queremos ficar com um pires na mão pedindo dinheiro ao governo.”
O TJMA já tem proposta de uma PPP de R$ 600 milhões, para construir uma nova sede da segunda instância e 60 fóruns, além de custear o processo de virtualização dos processos e integração on-line. A sede atual do tribunal, implantada em 1948, é a terceira mais antiga do país, localizada na praça central do Centro histórico de São Luís. “Ela não suporta mais clientela física e não tem para onde crescer ou fazer reforma. Nem estacionamento tem”, diz o presidente do TJMA. “Fico praticamente engessado.” De acordo com ele, a nova sede custaria R$ 250 milhões e abrigaria 52 desembargadores.
A ideia de Guerreiro é comprometer de 30% a 40% de recursos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (Ferj), formado pela arrecadação de custas judiciais, para pagar as obras durante um período de 30 a 35 anos. O TJ-MA arrecada mensalmente cerca de R$ 7 milhões com o fundo. O desembargador também propõe que a PPP tenha um conselho gestor, com a participação de um integrante do CNJ e outros patrocinadores.
O julgamento da consulta do TJ-MA começou em 12 de março, mas está suspenso para aguardar os trabalhos da comissão. O relator é o conselheiro do CNJ José Guilherme Vasi Werner. O conselheiro Fernando Tourinho Neto havia pedido vista regimental. O conselheiro Bruno Dantas sugeriu uma audiência pública para avaliar melhor o assunto. O relator propôs criar a comissão e a ideia prevaleceu.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ivan Sartori, também encabeça a lista dos gestores favoráveis à implantação do modelo das PPPs.
Desembargador Ivan Sartori , presidente do TJSP
"A iniciativa do TJ-SP tem peso muito forte no exame denso da matéria e deve influenciar positivamente em ações idênticas de outros presidentes de TJs", avalia Guerreiro Júnior. Para o presidente do TJ-MA, a melhor tática é convencer o CNJ que a PPP não é uma aventura ou trará qualquer risco para a autonomia do Poder Judiciário, visto que caberá ao órgão a regulamentação da matéria quanto a obras e serviços. "Eventuais críticos desconhecem o tema ou receberam informações distorcidas sobre como as parcerias serão viabilizadas".
DIÁLOGO
O desembargador Guerreiro Júnior afirmou que já conversou com vários presidentes de tribunais de Justiça e que conquistou adesões ao projeto. "Já fiz o que era possível. Estou confiante na aprovação da PPP e no bom senso dos conselheiros do CNJ em permitir iniciativa que significa a única solução possível à independência financeira do Judiciário nacional".
De acordo com o presidente do TJMA, "a sociedade cresce, evoluem as demandas. No entanto, o Judiciário continua a contar apenas com as transferências orçamentárias para obras, serviços e folha de pessoal - entre outros gastos. A limitação dos recursos barra qualquer possibilidade de novos investimentos".
Para Guerreiro Júnior, o Maranhão mudou, cresceu, e o Judiciário tem de acompanhar esse crescimento. "Nosso orçamento, em torno de R$ 700 milhões, é insuficiente para manter as comarcas. Sem o apoio privado temos de regrar (a aplicação dos recursos) e não temos como desenvolver as obras necessárias", justifica.
O desembargador maranhense desafia quem tenha outra alternativa para enfrentar os problemas dos tribunais de Justiça estaduais, devido a três fatores: limitação orçamentária, despesas e demandas crescentes. 

PREFEITO RAIMUNDO FILHO ANUNCIA INTERVENÇÃO ASFÁTICA NA AV.DOZE

O Prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho,  não quer perder tempo com manobras políticas espúrias. O município não pode esperar nem mais um segundo diante do caos administrativo instalados há 3 anos.

Segunda(23) as 8horas da manhã acontece o primeiro ato como gestor. Raimundo Filho autoriza intervenção asfáltica na Avenida Doze. A atenção aos problemas de trafegabilidade é a resposta imediata da nova gestão.

Saúde e educação recebem o choque de gestão durante o transcorrer da semana. A determinação do Prefeito Raimundo Filho é empenho de toda a equipe, que já vinha discutindo os problemas de Paço do Lumiar.

Em pouco mais de 10 dias será possível fazer a diferença entre probidade e improbidade. A aplicação dos fundos municipais estará voltada para o prioritário. Acabou-se o tempo das farras como dinheiro do povo do Paço.

Pagamentos e contratos serão auditados e remetidos ao MPF, MPE e CGU. Choque de Gestão e Atos Administrativo acompanhados passo à passo por órgãos externos, demonstram a seriedade do Prefeito Raimundo Filho.  

'BIA NUNCA MAIS".

PRÁ CIMA DE MOÁ? CHIQUIM ESCÓRCIO METALEIRO? TEM SARNEY PELO MEIO

O eterno suplente de deputado federal Francisco Escórcio, o "Chiquim", não perde uma oportunidade para aparecer bem na fita. Já o flagrei tentando tirar dividendos políticos até em acidente de trânsito.

"Chiquim" está em todas. Não pode acontecer nada que ele mete a "fuça". Tiririca batizou o folclórico colega de "cara de joelho'.  Diz o palhaço-deputado que o "bicho é feio prá caramba".

No Maranhão além de babão é tido como "cara de pau". Atirar nos de Sarney e como bater na boca de "Chiquim". Para compensar o babonismo, Sarney fez várias tentativas sem sucesso para elegê-lo deputado federal .

A última de "Chiquim" e contra os promotores do Festival  Metal Open Air(MOÁ). Filhotes e cachalotes de Caridoso informam a $oldo em "primeira mão", que  "cara de joelho" recorreu ao MP para apurar denúncias.

É sintomático "Chiquim" querer pontuar como metaleiro enferrujado. A promoção não recebeu o aval de Fernando Sarney. "Fefé" é "Midas" para qualquer evento no Estado. Seguiram-se muitos obstáculos à sua realização.   

Ações judiciais com pedido de liminar para bloquear o MOÁ, terrorismo junto aos fornecedores, fiscalizações draconianas, exigências "nunca dantes" solicitadas juntaram-se a irresponsabilidade dos promotores metaleiros.

Chiquim Escórcio de "metaleiro? "Prá cima de Moá"?(Prá cima de mim no francês). Tem Sarney no começo, meio e fim desta história. Deles só se livram o "Cuscuz Ideal", as pipas de "Zezé Caveira" e a boca de fumo de "Peida Ralo" no João Paulo.

Olha o vídeo em que Tiririca chama "Chiquim" de "cara de joelho". A propósito Tiririca esta a cara de Weverton Rocha ou Weverton Rocha está a cara de Tiririca?



DOMINGUEIRAS É VAPT-VUPT

BÚFALO OU NELORE, SAUÁIA OU DOMINICE?

O escândalo que abalou a classe agrojurídica(proprietários de terras e operadores do direito) tem origem no setor pecojurídico(pecuarista e juristas com toga ou não). A briga envolve terras e gado. É tanto que uma cabeça de boi branca se perde no meio das negras.

Savegny Sauáia é filhos de Wady Sauáia, advogado conhecidíssimo que faleceu deixando histórias curiosíssimas. Marco Túlio de igual linhagem só diferencia de Savegny por optar pelo Nelore aos Búfalos.

Cada um tem uma versão quanto aos fatos exaustivamente citados. Sauáia diz que foi pressionada a entregar a bagatela de R$ 400 mil entre dinheiro e joias, para reverter decisão unânime do colegiado da 2a Câmara Cível.

Dominice diz que foi ameaçado por Sauáia. A ordem era  para retirar o processo da Secretaria da Segunda Câmara Cível e como nos "velhos tempos "dar sumiço na "pertubação de vida".

As duas versões são mirabolantes, posto que para decisão contrária cabe recurso a instância superior e não existe ameaça que não possa ser denunciada a Segurança Pública ou ao próprio Judiciário.

No inquérito deixaram de enquadrar ambos pelos reais crimes cometidos. Corrupção ativa e passiva. Até o momento Savegny Sauáia posa de bom moço que foi enganado por dois espertalhões.

AS IRMÃ TEMIS E TÉTIS ACUSAM O IRMÃO SAVEGNY DE MANIPULAR A MÃE

Esse quiproquó todo tem como ponto de partida a partilha e sobrepartilha dos bens de Wady Sauáia. As irmã Temis e Tétis Sauáia acusam o irmão Sagvegny Sauáia de manipular Terezinha Sauáia, mãe, meieira e inventariante.

Terezinha Sauáia é idosa e mora com Sagvegny Sauáia que a assiste em todos os atos de vida. No entanto Temis e Tétis  alegam que Savegny Sauáia se beneficia ao manipular a mãe e obtivera lucros indevidos com os bens sonegados.

Temis e Tétis Sauáia querem remover Terezinha Sauáia do posto de inventariante e reverter terras, joias e seis mil cabeças de gado para serem computados na sobrepartilha.

ALUÍSIO MENDES É O VERDADEIRO BENEFICIADO COM O CASO ENTRE OS GRAÚDOS  

Desta confusão toda o verdadeiro beneficiado é Aluísio Mendes. A ação correta, eficiente e eficaz da Segurança Pública garante a permanência de Mendes no cargo de Secretário. A Polícia mostrou que a lei é para todos.

O delegado Augusto Bastos que já vinha se destacando pela conduta ética e comprometida com a lei, ganha o reconhecimento público e dos seus pares. São estes exemplos que fazem todos acreditarem que a lei vence o crime.


  

  


CONSÓRCIO QUER DESESTABILIZAR ADMINISTRAÇÃO DE RAIMUNDO FILHO

Em curso uma manobra que coloca Tiago Aroso na Presidência da Câmara . O passo a seguir é fazê-lo assumir a Prefeitura nesta condição. Para tanto foram acionados todos os "tentáculos" do grupo de Bia Venâncio.

A estratégia parte da desgastada tese que pretende cassar por improbidade administrativa, o atual Prefeito, Raimundo Filho. A Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar já usou deste espúrio expediente por 5 vezes.

Tudo indica que em Sessão que até os espíritos sabem o objetivo, os Vereabia(Vereadores de Bia) votem por dar mais um escaldo em Raimundo Filho. Alderico Campos sabe que inevitavelmente será cassado no TSE.

O deputado federal Kleber Verde conhecido como "Fernandinho BeiraMar" entrou no circuito. Zequinha Sarney também foi acionado. A mudança que pretendem operada, faz Bia Venâncio acreditar que Tiago é ela, ela é Tiago.

Lances que envolvem as madrugadas sociais deste domingo(22), levam a endereços sofisticados e influentes na orla marítima de São Luís. Venâncios e Arosos foram vistos adentrando as estes "sodalícios".   

De Brasília a Ministra Eliana Calmo observa a movimentação frenética dos envolvidos. O interesse advém da credibilidade do Programa Pauta Zero, responsável pela decisão que inicialmente retirou Bia Venâncio da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Será que é preciso recorrer a OEA para Raimundo Filho administrar?

21 de abril de 2012

DOS EMBARGOS DE SOVACO E DOS EXTRAVIOS DE PROCESSOS

O escrivão Santos Carvalho era remanescente dos tempos de Vitorino Freire. Forjado nas coxias do "quero, mando, faço"  não tinha dificuldades em orientar advogados noviços nas 'filigranas" dos corredores do Fórum.

Extremamente sagaz recomendava cuidados com os "embargos de sovaco". O procedimento consistia em colocar o processo de baixo do braço e finá-lo em local não sabido. Para o êxito do "recurso" o silêncio e o medo.

O silêncio de quem era beneficiado com o extravio do processo e o medo de que ficava no prejuízo. Ainda é muito comum a mentalidade que inclui os embargos de sovaco como "recurso" válido no Maranhão.

A prisão dos funcionários Marco Túlio Cavalcante Dominici e Francisco Reginaldo Barros Duarte revela que o empresário Savegny Sauáia acreditou nos tais embargos de sovaco. Do contrário interporia recurso no STJ ou STF.

Savegny Sauáia e Marco Túlio Dominici são filhos de dois tarimbados e renomados advogados maranhense. Ambos falecidos deixaram histórias interessantes dentro do exercício da advogacia.

Contam que um deles ao receber honorários pouco ortodoxos, ficou de costas para o cofre e pediu que o cliente colocasse  o "imundo" no interior do "ofertório". Depois fitava os maços com um sorriso no canto da boca.

O outro era mais audaz. Ficava de frente para o cliente abria o paletó como Drácula e indicava os bolsos como destino de maços ou joias. Não havia necessidade de contar as notas, pois o que vinha estava no lucro.

O tempo passou, o destino pôs os filhos no mesmo local onde seus pais prosperaram. Nos labirintos do Tribunal de Justiça protagonizaram um triste espetáculo que reacende a cultura dos embargos de sovaco.

Seria poeira cósmica dos espíritos desassombrados de Sauáia e Dominici, pelejando nos corredores do Palácio Clóvis Beviláqua? Serra de Aquino deve estar assistindo com o olhar reprovador, que marcou sua conduta ante as posturas aéticas.

"Quando eu morrer me enterrem na lapinha//Calça culote paletó almofadinha. Como perdedor gritei// Mas não me conformei// Fui contra lei// Quando eu morrer me enterrem na lapinha//Calça culote paletó almofadinha.

FESTIVAL DE ROCK: FALTOU LUZ E A PRODUTORA TEM O NOME DE LAMPARINA

A cidade está cheia de cabeludos com esvoaçantes roupas negras. O "dark" como imagem, a irreverência como arte. Todos com o maravilhoso sentimento iconoclasta(derrubador de mitos) que Nietzsche lançou no Crepúsculo dos Ídolos.

A obra é uma paródia ao Crepúsculo dos Deuses de Richard Wagner. Filosofar com o Martelo é a proposta para avaliar o quanto são ocos os ídolos. Da tristeza de Wagner às loucuras de Axl a genialidade só tem um fundamento- o princípio do prazer do qual nos falou o "Dinamite ou "Nite".

Reclamaram da propositada falta de luz no Festival Internacional de Rock Metaleiro, mas com uma produtora com o nome de "Lamparina", Tulcidedes Frota volta a dar as cartas e escolher os valetes.

SINECURA: RENATO SOUSA E O FILHO RECEBIAM SALÁRIO DE MARAJA EM PAÇO DO LUMIAR

Está explicada a "paixão" do radialista Renato Sousa  por Bia Venâncio. Renato Sousa recebe na "viúva" de Paço do Lumiar R$ 3.999,89 (Três mil novecentos e noventa e nove reas e oitenta e nove centavos). Renato Sousa nunca assinou uma folha de ponto em Paço do Lumiar.

Além de Renato Sousa como fantasma camarada tem José Renato de Sousa Junior, o Renatinho, mamando na Prefeitura de Paço do Lumiar mais R$ 1.479,29 (Mil quatrocentos e setenta e nove reais e vinte e nove centavos).

Ambos constam na folha de pagamento de Paço do Lumiar, lotados no gabinete da ex-Prefeita Bia Venâncio. Pai e filho abocanham quase seis mil reais sem baterem ponto. A justificativa para o valor pago é a obstrução e distorção da informação na rádio Capital.

Renato Sousa todos os dias bate no peito, diz no microfone que quem manda no programa Tribuna da Capital é ele. Chama a todos que são contrários a  administração de Bia  Venâncio de imbeciloides. Tudo isso em uma concessão pública e com o dinheiro dos que ele chama de imbecis

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...