23 de março de 2012

SEMANA SANTA FORA DE ÉPOCA: MP FECHA MATADOURO EM VITORINO FREIRE

O Ministério Público fechou o Matadouro em Vitorino Freire. As condições de insalubridade chegaram ao ponto em que ratos e baratas misturavam-se com a carne para consumo humano.

A Promotoria de Justiça pedia a interdição do Matadouro desde de 2005. Estipulou várias vezes prazo para ajustes nas condições de salubridade no local de abate dos animais.

Abate, manuseio e estocagem não obedeciam os mínimos requesitos estabelecidos pela Vigilância Sanitária. A Prefeitura Municipal não tomou nehuma iniciativa ao longo de 7 anos. A Justiça acertadamente fechou.

O Prefeito de Vitorini Freire, "Seu Riba", dificilmente é visto no município. De 30 em 30 dias ele aparece, paga a Câmara Municipal, seus apadrinhados e some na direção de São Luís, onde tem mansão no Renascença.

Enquanto o povo de Vitorino Freire consume comida contaminada por ratos, micróbios e baratas, "Seu Riba" é visto na "Cabana do Sol" e "Dona Maria" acompanhado de filhos, genros, noras, netos, bisnetos e periquitos.

A regra é quase geral. Você já comeu caviar. Não comi, nunca vi e só ouço falar. Lula tinha razão quando disse que queria tirar o "povo do Maranhão da merda".

   

"A DENTADURA QUE MORDEU CRISTO": FROTA DE DÓLARES ESPERA LAVAGEM

Juarez Gabriel Farias Junior foi preso na segunda(19) ao tentar embarcar com $ 200 mil dólares não declarados. Farias Junior é enteado da juíza, Josiana de Jesus Correia Bezerra, titular da 3a Vara de Família da Comarca de São Luís.

A Meritíssima é criticada por ter autorizado desbloqueio de R$ 6 milhões para o futuro marido. Explico: Josiana de Jesus Correia Bezerra, ex-esposa do falecido "Fernando Platão" enamorou-se de Juarez Gabriel Farias. Gabriel Farias era parte em processo sob na sua jurisdição .  

Josiana Bezerra em apenas 48 horas de estudo apreciou a contestação do futuro "love", ordenou o desbloqueio, comunicando a 3a Vara Cível. A digníssima defende-se com o argumento de que o mérito da decisão é de outro juiz, que apenas cumpriu o procedimento judicial.

O "maior escândalo do Tribunal de Justiça", como ficou conhecido o episódio tem fim de novela. No mesmo dia que sai o alvará liberando os 6 milhões, a Meritíssima julgou-se impedida de continuar atuando nos processos de Juarez Farias(separação judicial e sequestro de bens). 

A juíza Josiana Bezerra alegou motivo de foro íntimo. Bota íntimo, pois três meses depois de liberar o dinheiro e 21 dias antes de levantar a própria suspeição, a meritíssima casou-se nos EUA, com o litigante Juarez Gabriel Farias. O que tu "farias" no lugar dela?

O certo é que tem ainda uma "frota de dólares" a espera de oportunidade de lavagem. Tem o neto de um conhecido empresário falecido no Maranhão, filho de diretor de extinta estatal do governo federal, que atua há anos como "mula" nas remessas ilegais.

Pai e filho veraneiam nos meses de junho e julho em São Luís. O pai sempre se considerou um "anglo-saxão". Branco, louro de olhos azuis o "sarno-maramericano" é conhecido entre os contemporâneos como "A Dentadura Que Mordeu Cristo".


COMPADRIO:DENÚNCIA DE COUTINHO DEIXA CÚPULA DO BNDES EM ALERTA

A denúncia de compadrio entre o governo de Roseana Sarney e o casal Marinho de Caxias, causou forte repercussão na cúpula do BNDES. Os diretores que fazem estudos para liberação de empréstimo de 2 bi ficaram estupefatos.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ficou "de queixo caído" ao saber que o governo de Roseana Sarney comprou em Caxias, por 3 milhões um terreno avaliado em R$ 32 mil  na época. O superfaturamento era para gerar sobras para a campanha de governo.

A deputada Cleide Coutinho é autora da grave denúncia. A forma fundamentada em provas documentais exibidas da tribuna da Assembleia, mostram de forma insofismável a escabrosa transação comercial entre ao governo do Estado e a SOEDUCA do casal Marinho.

A compra ocorreu um ano antes das eleições de 2006. O compadrio(relações entre compadres ou comadres) justificava-se em razão das despesas eleitorais que o casal Marinho faria para bancar as eleições da aliada Roseana Sarney no município de Caxias.

O desprezo a lei e as decisões judiciais por parte do governo Roseana Sarney é outro fator de desconfiança dos diretores do BNDES. Roseana Sarney promete construir em 60 dias, um hospital em Caxias no terreno em epígrafe, mesmo sob penhora da Justiça Federal.

A direção do BNDES está com medo daquela famosa frase dita entre irresponsáveis- "o ultimo a sair apaga a luz". O volume de empréstimo no Maranhão é diametralmente oposto ao seu desenvolvimento.

Roseana Sarney se defende das acusações de compadrio. A governadora usou como prova a viagem que fará ao Estados Unidos na companhia da Presidente Dilma. Roseana vai ensinar a Obama a arte do calote.

 


22 de março de 2012

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA: RICARDO FOGE DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL

O deputado licenciado e Secretário de Saúde, Ricardo Murad, não compareceu a Audiência Pública na Assembleia Legislativa. A discussão do tema- "Que a Saúde Se Difunda" tinha Murad como um dos principais convidados.

Ricardo Murad evita aparições públicas desde as denúncias de desvios em atendimentos e consultas oftalmológicas em municípios do Maranhão, divulgadas no jornal O Globo. Clínicas sem cadastro e aparelhamento recebiam ilegalmente.

O receio aumentou com as imagens do esquema de corrupção divulgadas no Programa Fantástico. Licitações fraudulentas, dispensas de licitações orquestradas e estados de emergência fictícios devem ser investigados pelo Ministério da Saúde.

Ricardo Murad antes "ariri" de inaugurações, lançamentos e atos de governo, evita solenidades. Ontem(21) Ricardo Murad esgueirava-se entre os presentes após a reunião do Secretariado de Roseana Sarney e a direção do BNDES.


ROSEANA SARNEY ADITIVA MAIS UMA REFORMA NO GOVERNO FRACASSADO

Roseana Sarney faz o pior governo da sua vida. Ausente durante o transcurso destes quinze meses do quarto governo. Viagens a passeio, lua de mel fora de época misturam-se aos internamentos para tratamento de saúde.

A administração da Sarney é pura ficção. A promessa de "revolucionar a Educação" ficou na televisão. Entrou "Raposa", saiu "Simão", agora está de plantão o "tapa buraco" Bernardo Bringel e nada de revolução.

Na Saúde prometeu para dezembro de 2011 a entrega dos 72 hospitais. Prorrogou para março de 2012, sem que 20% das obras estivessem concluídas. O cunhado Ricardo Murad é alvo de investigações do Ministério da Saúde. 

A Segurança Pública é comandada pelo ex-guarda costa do pai, José Sarney. Aluísio Mendes é Agente da Polícia Federal. De "calças curtas", o despreparado fez quadruplicar os índices de criminalidade no Estado.

O governo é uma colcha de retalhos com arranjos domésticos e de natureza política. Chico Gomes, Alberto Franco, Israel Ferreira, André Campos, Joaquim Haickel são figuras decorativas de um governo fracassado.

Roseana Sarney faz uma administração pífia, sem resultados práticos. A solução é gerar expectativas com infindáveis reformas na estrutura de governo e promessas vãs. Acabar coma miséria é a última aditivada.


 


21 de março de 2012

SEM RESULTADOS O GOVERNO DE ROSEANA SARNEY VIVE DE EXPECTATIVAS

Roseana Sarney anuncia pela "burrézima" vez mudanças nas secretarias de governo. O "transetê" serve para recepcionar  Fernando Fialho na estrutura de um governo que não deslancha.

Fernando Fialho é quadro "vitalício e hereditário" na oligarquia Sarney.O pai, Vicente Fialho, foi nomeado Prefeito de São Luís por interferência de José Sarney nos tempos da ditadura.

"Fialhinho" também recebe proteção de José Sarney. Por duas vezes, Fernando Fialho presidiu a Agência Nacional de Transportes Aquaviários(ANTAQ). Cláudio Humberto fala cobras e lagartos destas temporadas.

Imagina o que o prestigiado Cláudio Humberto dirá quando tomar conhecimento da sua nomeação para a Super-Hiper-Extra Secretaria de Combate a Pobreza no Maranhão? Essa é daquelas Secretarias que  mesmo o sujeito fazendo voto de pobreza  sai rico. 

No mais, não vale a pena perder tempo com a divulgação. Nomes surrados, com posturas desbotadas e comportamentos ultrapassados. Vem aí mais uma Reforma de Governo de Roseana Sarney. Sem resultados o governo vive de expectativas.

ZUMZUM-ZUMZUM TUA LÍNGUA MATA UM: ISTO É PUBLICARÁ "LISTA SANTA" DA AL

Aguardada com grande expectativa a próxima edição da revista de circulação nacional ISTO É. Segundo fontes "corrediças" que pululam  nos "pavilhões" da Assembleia Legislativa do Maranhão é nitroglicerina pura.

Tem reportagem sobre os membros da mídia maranhense que recebem "larjam"(dinheiro em francês), sem por os "pés no riacho" no Sítio do Rangedor. Outros recebem de três ou quatro fontes. Os "miranteanos" superam a todos e a tudo.

No rol foi feito a peneira das teúdas e manteúdas de jornalistas, radialistas, blogueiros e fuxiqueiros. A suposta reportagem atingiria o atual Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, que articula sua reeleição para o cargo.

Em conversa institucional com o deputado Presidente, Arnaldo Melo, formulei questionamento sobre a tal reportagem da ISTO É. Melo respondeu que o titular do blog era a primeira pessoa que lhe indagava sobre o assunto.

Insisti sobre a existência de boatos neste sentido. Arnaldo Melo informou que já havia conversado com a Diretora de Comunicação da Assembleia, Dulce Brito, sem que esta afirmasse positivamente o fato.

Relacionei alguns nomes do Sistema Mirante de Comunicação como possíveis funcionários da Casa do Povo. Arnaldo Melo negou veementemente tal possibilidade.

A temperatura começou a subir, Arnaldo Melo ficou com o rosto vermelho contrastando com os cabelos brancos. Para evitar outros contratempos não perguntei sobre os familiares(mulheres, filhos,netos, bisnetos, tios, primos e periquitos) dos "jornalistas".

Agora é aguardar para ver quem se beneficia da sinecura. É importante ressaltar que não se pode colocar no mesmo cocho destes parasitas, aqueles trabalham todos os dias e na sua maioria recebem muito menos.

Tem uns "Come e Dorme", que mamam independentemente de quem seja o Presidente da "Casa do Povo". São os "Blindadores Legislativos". Se a ISTO É não publicar, o blog vai investigar separando o joio do trigo.

"Zum-Zum, Zum-Zum", tua língua mata um. Se a ISTO É publicar adeus Arnaldo Melo. Se for só fuxico de blogueiro a mando do Palácio dos Leões, Arnaldo Melo está forte no caminho da reeleição.
 


   

ROSEANA SARNEY PEDE ACIMA DO PESCOÇO PARA PEGAR ABAIXO DO JOELHO

O titular deste blog informava a cerca de duas semanas, a pretensão da governadora Roseana Sarney  de endividar o Estado em mais 2 bilhões. Acertei na bucha e no "quantum" do "prego" no apagar das luzes.

Roseana Sarney tem pressa em definir com o BNDES o valor do empréstimo. O "fator Versiani" tira o sono de toda a família Sarney. Em menos de sessenta dias a governadora Roseana Sarney poderá virar picolé.

Uma "força tarefa" foi montada para convencer técnicos do BNDES, que o Maranhão tem condições de pedir e pagar empréstimo acima de 2,3 bilhões. Atualmente a dívida do Estado gira em torno de 5 bilhões.

Essa capacidade de endividamento é fictícia. Roseana Sarney pede acima do pescoço, o BNDES deve liberar abaixo do joelho. Foram elaborados programas nas áreas de saneamento, infra estrutura, saúde, gestão pública, segurança e combate a pobreza.

A verdade é só uma. No papel e nos discurso fica muito bonito. Agora a aplicação dos recursos são outros "quinhentos". O BNDES é quem deve avaliar as condições de endividamento do Maranhão.

Vale lembrar que além das planilhas e programas apresentados ao BNDES, existe uma questão pendente de decisão no TSE. Trata-se do mandato da governadora Roseana Sarney. O BNDES vai deixar a conta para o "último que sair apagar a luz"?

Se tudo estiver ensaiado de cima para baixo e de baixo para cima, a conta fica para "nois" maranhenses. Vamos aguardar o posicionamento dos diretores do BNDES. É preciso muita coragem para emprestar dois "bi" para um governo sub-judicie e em constante exposição negativa na mídia.

Mas, como diz o jovem João Alberto- "Sarney é Sarney". "Porque se Sarney não fosse Sarney, Sarney não seria Sarney". Oh discurso! 

Será que ela não quer um "banho de dólares"? Mais moleza do que essa só empurrar bêbado em ladeira ou morder água. 
 

20 de março de 2012

CORRIDA MALUCA: EM VIGOR LEI QUE CRIA 3 VAGAS DE DESEMBARGADOR

Acontece neste instante no Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, a solenidade de promulgação da 5a Vara Cível. Consequentemente inicia-se a "corrida maluca" para o preenchimento de 3 vagas de desembargadores.

Duas serão destinadas a magistratura, sendo a primeira por merecimento e a segunda por antiguidade. A terceira vaga será disputada "a murro" pelos advogados com mais de 10 anos de exercício profissional. Só quem tem vaga garantida é o juiz auditor, Vicente de Paula.

Vicente de Paula é aquele que indeferiu o decreto de prisão ao Coronel Ivaldo, durante a greve dos Policiais Militares e Bombeiros. Esse chegará por antiguidade e reconhecimento de toda a comunidade jurídica a função de desembargador.

A vaga por merecimento na magistratura está em disputa entre vários juízes. Entre estes o MM juiz Kleber Costa de Carvalho é apontado como provável vencedor. Kleber Costa de Carvalho além do notável saber tem postura ilibada no transcurso da carreira de juiz.

Megebel Abdala Tanus Ferreira, Marcelino Chaves Werverton, Wlaci Barbosa Magalhães, João Santana, Luis Gonzaga Almeida, Josemar Lopes Campos, Tyrone José Silva, José de Ribamar Castro, Raimundo José Barros de Sousa, Antonio José Viera Filho, Douglas Aírton Ferreira Amorim, Ângela Maria Moraes Salazar, Raimundo Moraes Bogea, Sônia Maria Fernandes Ribeiro estão na disputa.

No entanto a vaga ficará entre Kleber Costa Carvalho, Raimundo José Barros de Sousa e Tyrone José Silva. O Presidente do TJ, Guerreiro Junior, na quarta(21) levará a promulgação da lei ao conhecimento do Pleno, ato continuo submeterá a apreciação dos membros presentes.

Em seguida o Presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Junior, solicitará a Ordem dos Advogados do Maranhão o encaminhamento da lista sextupla no prazo de 30 dias.

A vaga do quinto constitucional destinada a OAB promete disputa em alto nível. Os concorrentes já se movimentam para passarem na "primeira peneira". Seis advogados com mais de 10 anos de profissão devem compor a lista encaminhada ao Tribunal de Justiça.

O Tribunal de Justiça "bamburra" e manda três para a governadora do Estado, que escolhe o ungido. Até aqui tudo está dentro dos procedimentos e formalidades. Ocorre que não será a governadora responsabilizada pela escolha.

A pressa da promulgação coincide com a viagem de Roseana Sarney aos Estados Unidos. Caberá ao deputado estadual Marcos Caldas, na condição de governador assinar o ato de posse do desembargador Samir Murad.

ALUNOS NA CHUVA: UNIDADE RAIMUNDO CORREIA SÓ ABRE AS PORTAS AS 7:30

Além de fechar escolas nos municípios o governo da Sarney, só autoriza o ingresso dos alunos a partir das 7:30. Hoje(20) por exemplo a Unidade Raimundo Correia, localizada na Rua Rio Branco, Centro, mantinha as portas fechadas até as 7:20.

O titular do blog entrevistou vários alunos que estavam debaixo de chuva. Alguns se protegiam dentro das casas abandonadas na mesma artéria. Riam de forma inocente sem perceberem o risco de desabamento ou estupro.

Conversei com dois daqueles pais que acompanham os filhos no deslocamento para escolas. " É um absurdo todos os dias é a mesma coisa". "Quando chove é pior". Uma professora que chegou ao local não quis prestar informações.

A vigilante de nome Francinete indagada sobre o horário do ingresso dos alunos, disse cumprir ordens para abrir a partir da 7:30. Resta saber de onde partiu a descabida orientação. Não duvido ser da octogenária Graça Tajra ou da septuagenária Carmem Aroso.

Em meio a algazarra alguns alunos fazem troça, dizendo que a grave falta "faz parte do show camisa molhada". A esta hora da "madrugada" é sonho pensar em Roseana acordada. O Secretário Bernardo Bringel ainda dorme "molinho" como uma "berinjela".

Lugar de aluno é dentro da escola independente da hora da chegada. Falta o governo de Roseana Sarney colocar as pessoas certas, no lugar certo, fazendo o que é certo. "Berinjela" entende de Educação tanto quanto a "Simão".

As macaquices do governo da "Branca" devem em breve chegar a Casa Branca. E Dona Dilma ainda quer levar esse estrupício na bagagem para os Estados Unidos. Ela vai fazer o que nos "Esteites"? Servir de péssimo exemplo?

Olha essa foto aí em que Roseana está com sete anos e Gastão com setenta. Tudo é possível no governo virtual de Roseana Sarney. Inclusive aposentados(as) educando como nos tempos da ditadura. É o fim.

19 de março de 2012

DEPOIS DE 30 ANOS NA VIDA PÚBLICA SÓ AGORA WASHINGTON OLIVEIRA VÊ A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO

A eleição para Prefeito de São Luís teve o "poder" de despertar o Vice-Governador do Estado, de um sono letárgico. Washington Oliveira disse ao Jornal Imparcial que há algumas décadas dedica-se a militância política partidária.

Impressiona é que só agora como candidato nas prévias do PT, Washington Oliveira queira discutir propostas para São Luís. Alguém já tinha ouvido Washington Oliveira externar sua  preocupação com São Luís? 

A solução é a velha "cantilena" de que a "o prefeito tem que ter sintonia e dialogar com o governo do estado".

Wasgington Oliveira esquece propositadamente que Vicente Fialho, Bayma Araújo, Roberto Macieira e Mauro Fecury foram prefeitos por obra e graça de José Sarney. Durante 15 anos a tal sintonia e o estafante diálogo em nada adiantaram.

Washinton Oliveira usa o repetido argumento da "chantagem eleitoral". O apelo tem como base os esfarrapado argumento de que para ser um bom prefeito, exista a necessidade do alinhamento aos governos estadual e federal.

A realidade histórica mostra que não basta participar da órbita do sol governista. É preciso acima de tudo compromisso, responsabilidade na aplicação dos recurso. Epitácio Cafeteira, Jackson Lago e João Castelo provam essa possibilidade.

O sarno-petista Washington Oliveira é daqueles que chegaram "puxando a cachorrinha". Consegui a proeza de enriquecer dentro da política sindical. Mas, só agora como candidato as prévia do PT,  quer começar debater os "grandes problemas da cidade".

Com amnésia por 30 anos descobriu agora como candidato à candidato, que São Luís precisa de planejamento, mobilidade urbana, saneamento básico. A propósito quando questionado sobre a ação da CAEMA a amnésia voltou.

"Vejo a CAEMA como o órgão responsável por isso". "Por isso"  seu Washinton. Olha o desprezo que brota do inconsciente deste cabra. A solução vem da mesma racionalização "o prefeito da cidade tem que ter sintonia e dialogar com o governo do estado".

Será que durante 30 anos Washington Oliveira não conseguiu deixar de comportar-se como uma mariposa em torno da luz do poder. As declarações mostram "dependência na proveta". Imagina o que os Sarneys não fariam dele prefeito.

Vamos esperar a chegada do 2° Sol. Por enquanto prefiro escutar na voz de Cásia Eller, do que ouvir surrados discursos pré-eleitorais. Washington Oliveira parece um papagaio ensaiado "o prefeito tem de ter sintonia e dialogar com o governo do estado".

   

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...