9 de março de 2012

1° DE ABRIL FORA DE ÉPOCA: DILMA CONVIDA ROSEANA PARA IR AOS EUA

O blog da "Nega Fulô" notícia que a Presidente Dilma teria convidado Roseana Sarney para irem aos Estados Unidos da América. O motivo é o encontro entre os Presidentes do Brasil e Estados Unidos.

A princípio parece 1° de abril "fora de época". Afinal em que Roseana Sarney poderia contribuir nesta importante visita? Informações outras dão conta que os americanos querem saber do melhor e do pior sobre o Brasil.

Dilma para não criar problemas políticos resolveu convidar todos governadores. Estão inclusos aqueles como os melhores e piores índices nacionais. Não é preciso situar o governo de Roseana Sarney na escala que mede desenvolvimento.

Outra hipótese prende-se a expertise de Roseana Sarney demonstradas em constante viagens. Talvez Dilma queira saber como "desligar-se" dos problemas do povo sem incômodos na consciência.

Na verdade Dilma quer alguma coisa do Congresso Nacional e após leitura da bíblia resolveu afagar "o pai pela filha". Sarney não ficou satisfeito com a negativa de audiência à filha na semana passada.

Imagina Barak Obama tentando encontrar explicações entre as casas de taipa sob as marés e a mansão paradisíaca de Sarney na Ilha de Curupu. Olha aí Obama. Se tu quiseres eu mando mais.

Aliás até 9 de abril eu prometo enviar mais fotos sobre o Maranhão. Um abraço "meu preto", quando quiseres visitar nossa potência me liga. Meu celular é 098 88893120.

VAGA DE DESEMBARGADOR: ROSEANA EMITE SENHA E DESPACHA SAMIR MURAD

Roseana Sarney não deve sancionar o Projeto de Lei que cria a quinta Câmara Cível e mais três vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça do Maranhão. A governadora alega foro pessoal, para a decisão. O recado teria como endereço o advogado Samir Murad?

Duas da vagas são dos magistrados. A primeira pelo critério de antiguidade, a segunda por merecimento. O juiz Vicente de Paula, da Auditoria Militar é o mais antigo. A vaga por merecimento será disputada entre os juízes corregedores.

Sobra a vaga destinada ao quinto constitucional da OAB que Roseana Sarney "jogou para murro". A decisão de não sancionar o Projeto de Lei, evita a acusação de ter criado as três vagas com o fito de nomear desembargador o cunhado, o advogado Samir Murad.

Há quem veja na atitude de Roseana justamente o contrário. O futuro desembargador pela OAB deve ter mais de 10 anos de carreira, ser aprovado em votação direta promovida no seio da categoria(seis serão escolhidos), em seguida encaminhados aos desembargadores, que remeterão apenas três à escolha da governadora.  

Jogando a vaga de desembargador da OAB "para murro" fica mais fácil Ricardo "murar". Caberá na próxima terça(13) ao Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo colocar o Projeto de Lei que cria as vagas em pauta e levá-lo a promulgação.  

"Jogar prá murro". Essa é de mil novecentos e bunda. Agora confere de bunda para cá. Será que dá Samir Murad?  Ou já deu?




  

ROSEANA "ON THE ROAD"(PÉ NA ESTRADA): DA LETARGIA À ITINERÂNCIA

Roseana Sarney é a imagem da contradição. Tal qual "Paquita", ora triste, ora alegre. Como "Evita", doente em períodos eleitorais. Nos carnavais torna-se serelepe como uma adolescente, saracoteando em cima dos "Trios".

Após duas semanas de esbórnia no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo a "Paquita" veste jaqueta e transmuda-se em "estradista", bem ao gosto de Jorge Murad nos escritos sobre o ex-governador José Reinaldo.

Roseana Sarney e Jorge Murad são remanescentes da geração de 60. Influenciados pelas lembranças do romance On The Road(Pé Na Estrada), de Jack Kerouac percorrem na próxima semana 10 municípios em 3 regiões.

Tudo é muito contraditório e com resultados que só a imaginação transcendental pode auferir resultados. Roseana Sarney deixa a mais completa letargia e entra em profunda itinerância. Marketing e publicidade enganosa, nada mais.

O que teria transformado a carrancuda "Roseana Beija Flor" na alegre "Paquita"? Seria a possibilidade da Assembleia autorizar nos próximos dias um empréstimo de 2 bilhões de reais? Triste e Alegre, o que embriaga?

 



8 de março de 2012

PRÉVIAS DO PT: WASHINGTON OLIVEIRA E BIRA DO PINDARÉ TROCAM ACUSAÇÕES

No próximo dia 25 de março os filiados do PT  de São Luís irão escolher o candidato ao cargo de Prefeito. Bira do Pindaré e Washington Oliveira polarizam a disputa que define a vida do Partido dos Trabalhadores.

Bira do Pindaré é deputado estadual, lançado pela militância histórica denominada Resistência Petista. Essa célula petista luta de forma aberta e transparente contra a entrega de mais um partido(PT) a família do senador Sarney.

Washington Oliveira é vice-governador, lançado pelo grupo do senador Sarney. O exercício do cargo força a aliança que sepulta a postura de luta contra o sistema oligárquico. Por outro catapulta-o a condição futura de prefeito ou governador.

Com aproximação do pleito que definirá o candidato do PT em São Luís, a troca de acusações de beneficiamento dos delegados com cargos na estrutura dos governos(municipal e estadual) foi maldosamente plantada em blogs de aluguel.

Birá do Pindaré refuta todas as insinuação neste sentido. Em conversa com o blog o deputado Bira do Pindaré disse tratar-se de " canalhice daqueles que fazem insinuações sem sentido. Desafio qualquer um a provar tamanha leviandade ".

Washington Oliveira quando questionado sobre semelhantes denúncias, também refutou da possibilidade de estar usando a estrutura do governo de Roseana Sarney para "batizar" novos "sarno petistas". Disse o vice governador que " se alguém estiver usando o meu nome indevidamente será punido".

Com a palavras os delegados do Partido dos Trabalhadores em São Luís, no dia 25 de março de 2012. Deles depende a vida e sobrevida do PT em todo o Maranhão. Calça de veludo ou bunda do lado de fora?  

LEMAS E DILEMAS DA OPOSIÇÃO: OS "SARNO-PETISTAS" E O "PDT-TELLES"

As agremiações políticas no Maranhão já foram melhor definidas em passado recente. O PMDB durante longos anos sustentou oposição a ARENA, PDS e PFL  dirigidos por José Sarney.

Hoje o velho PMDB de Ulisses Guimarães e Tancredo Neves tem Sarney no comando. A sigla perdeu toda sua originalidade no Maranhão. Seguem o mesmo destino  o PT e o  PDT que agonizam nos seus ideais.

A transformação do Partido dos Trabalhadores em ônibus(coletivo) da família Sarney foi a mais brutal das deformações políticas que se tem notícia nos últimos 50 anos. A existência dos "sarno petistas" é uma triste realidade "histórica".

Militantes petistas aguerridos que outrora pelejavam contra a oligarquia, hoje rebolam como suínos de engorda nas confortáveis mordomias que o poder lhes proporciona. Ninguém acredita em mais nada.

Sarney consegui inocular o vírus da covardia nos homens que lhe faziam oposição. Tudo começou com Epitácio Cafeteira(PMDB) que pelo governo do estado aceitou o casamento com a "Sarna". Todos que sentaram na maldita cadeira de governador se transformaram.

Os históricos do PDT perderam para os geográficos do poder. O aprendizado patrocinado pelo murumuxaua José Sarney de que em Brasília é que tudo se resolve surtiu efeito. Vinde "Amim" o PDT e o PDT-TELLES logo atrás.

Igor dançou no "Lago dos Cisnes". Como no balé dramático de Tchaikovsky foram quatro atos. 1°- a sorte de uma eleição ; 2°- a falta de pulso na condução; 3°- o descaso e o descanso, por fim a morte.

Lemas e dilemas da oposição sob a regência de Sarney. O PDT ainda respira com as declarações de Julião Amim contra a "oligarquia decadente". O drama deles(PDT) é interno e no mesmo "lago". É só parar e compor. Do contrário todos dançam.

      

7 de março de 2012

AGREGADORES E DESAGREDORES: PORQUE TÊ-LOS? PORQUE NÃO TÊ-LOS ?

Governo e oposição tem nos seus quadros aqueles que agregam e os que desagregam. Tanto belicosos como  pacíficos são neceessários na seara predatória do ambiente político.

O governo Roseana Sarney tem como principais catalizadores(aqueles que acelaram as ligações) Luís Fernando Silva, Hildon Rocha e João Alberto. Os "mosqueteiros" equilibram as ações do governo.

Ricardo Murad sozinho representa a destruição dos avanços do governo. Revanchista e rancoroso, "Cardo", trabalha contra na própria base governista. A construção das UPA'S é o discurso de uma nota(dó).

O retorno de Ricardo Murad ao grupo Sarney, o condicionou ao limite que o distancia da cadeira de governador. Obsessivo e calculista, Ricardo projeta essa possibilidade com Lobão no governo em 2014.

Os movimentos de sístole (contração) e diástole (descontração) do coração do governo bombeiam os fluxos nas duas direções. Os catalizadores jogam sangue novo, enquanto o desagregador provoca "gangrena".
 

GOVERNADORA DE RETRATO: NINGUÉM SE ENTENDE E TODOS MANDAM

O governo perdeu a unidade. O maior problema é a ausência física de Roseana Sarney do centro do poder. Viagens constantes e licenças acima do regular promovem "vácuo no poder".

Ricardo Murad e João Alberto periodicamente agem como governadores de plantão. A ação paralela produz simulacros(semelhantes) nas variadas esferas e micros esferas administrativas.

O quiproquó entre Ana Luíza Oliveira(Direitos Humanos) e seu subordinado Felipe Camarão(Procon) é emblemático. O desentendimento é resultado não só das disputas internas, mas reflexo da dualidade de comandos.

Na Educação as "Irmãs Cajazeiras"(Graça Tajra, Zelia Mendonça e Carmem Aroso) exercem poder paralelo como Secretárias Adjuntas. Bernardo Bringel recebeu carta branca, esperto desfraldou a "bandeira branca".

O carnaval não terminou. A algazarra é geral. Ninguém se entende, todos mandam. Blogueiros governistas demitem e admitem secretários de governo. O povo assiste a tudo calado e desassistido.

Será que Roseana Sarney não acredita mais que é a governadora do Maranhão? Ou Roseana é apenas governadora de retrato?     



   

6 de março de 2012

DE OITO SÓ DOIS:TESTEMUNHAS DE ROSEANA ENCOLHEM E VIRAM CARNE DE PORCO

Do rol de testemunhas que a defesa de Roseana Sarney dispôs-se a apresentar em juízo, compareceram duas das oito arroladass. A camarilha virou carne de porco que diminui depois que entra no fogo.

Fica evidente a ação procrastinatória da defesa da ex-quase-futura governadora Roseana Sarney. O advogado Eli Dourado em declaração obscura disse "da impossibilidade pode levar as outras testemunhas".

Esquece o juristas das "causas impossíveis" que Fábio Godim, Ricardo Murad, Benedito Buzar, Remi Ribeiro, arrolados como testemunhas são figuras públicas, portanto fáceis de serem localizadas.

Hildon Rocha embananou-se com as perguntas do Ministério Público Eleitoral.  Rocha gaguejou mais do que Ernane Sarney quando questionado a razão das assinaturas dos convênios em apenas dois dias.

Rocha teve o despautério de atribuir a coincidência das datas(23 e 24) ao volume de trabalho da equipe de governo. Será que para assinar convênios de assistência municipal teria de marcar datas tão próximas?

Não tem jeito. A cada declaração a condição de permanência da governadora se complica. Como disse-me um auxiliar do governo "O mandato de Roseana Sarney não dura seis meses fora do Maranhão".

Basta esse processo entrar na pauta dos Tribunais Superiores para " o melhor governo da vida de Roseana Sarney" virar picolé. É esperar para conferir o que escrevo em apertada síntese.

Oitiva virou música. Eu tava na peneira// Eu tava peneirando//Oi tava na peneira// Oitiva peneirando". Chegou a hora de Roseana Sarney dançar o "baião". Quem com ferro fere, com ferro será ferido. "É só "kilannça" inocente".

5 de março de 2012

O MARANHÃO DOS CARCAMANOS: JORGE MURAD E AS ESCADARIAS DA IGREJA SÉ

Passava das 20 horas desta segunda(5) quando percorrendo a Praça Pedro II deparei-me com Jorge Murad, Tulcidedes Frota e outros empresários nas escadarias da Igreja da Sé.

Tulcidedes Frota é aquele "sócio oculto" do Marafolia, que transformou abadás em fazendas de gado. Dizem que uma cabeça de boi preta se perde no meio das brancas. É gado menino!

O que faria o empresário do setor agropecuário em uma segunda-feira na companhia de Jorge Murad ao "pé do altar"? Eles olhavam e gesticulavam na direção do antigo "Hotel Central".

Será que eles querem "Murad" a Igreja da Sé ou o Hotel Central? Depois que o arcebispo "Dom Beliscado" convocou Ricardo Murad como garoto propaganda da campanha da fraternidade o diabo é quem dúvida.

Roseana Sarney é casada e recasada com Jorge Murad. Fernando Sarney é casado com Teresa Murad. Zequinha Sarney estava encomendado para Rosa Murad, mas não deu certo, ela caiu no Lago.

 As novas gerações englobam os Duailibes. É o Maranhão dos carcamanos. Nasceu dia destes Bruno Murad Sarney Duailibe. Olha o pedigree tripartido nos berços Murad, Sarney e Duailibe. 

 O nome é a sintetize das uniões nos moldes judaicos da preservação dos patrimônios. Alguém tem dúvidas que vivemos em um sistemas de castas?  Olha aí como só com um abraço englobaram o Maranhão.
 
 





ESTADO DEMOCRÁTICO: A VERDADE SOBRE OS FATOS E A POLÍTICA

TESTEMUNHAS DA ENCENAÇÃO OU "TUTU GENTE BUENA"


Alguém acredita que os Secretários de Governo Fábio Godim, Ricardo Murad, Hildon Rocha e Sérgio Macedo falem a verdade sobre os convênios eleitoreiros que levaram Roseana Sarney pela 4a vez ao governo do Maranhão?

Da mesma forma Remi Ribeiro que dirige o PMDB, Benedito Buzar aposentado que durante toda a vida gozou das benesses dos governos Sarney. Ambos não devem dizer uma vírgula que prejudique o atual mandato da governadora e seu vice.

Na "Lista Santa" das testemunhas de defesa consta, Francisco Emiliano Ribeiro de Menezes, aquele prefeito de João Lisboa que teve o mandato cassado em 2009, sob a acusação de caixa 2, abuso de poder econômico e arrecadação indevida. 

No rol tem ainda o "gente boa", Raimundo Carneiro Sobrinho, cujo nome tem perfil na internet como envolvido em rombo de 7 bilhões no BNB do Ceará. Será o mesmo que presta depoimento nesta segunda(5) no TRE?

Sobrou  George Alan Ramalho Pereira, egresso da "República da Madre Deus" é apadrinhado de Fernando Sarney, ex-Diretor de Comunicação da SEGUSP e atualmente no gabinete do suplente de deputado Chiquinho Escórcio em Brasília-DF.

Com esse time de testemunhas de defesa o personagem, "Pantaleão", de Chico Anísio perde feio. Tem um entre as testemunhas que chamado para contar a última mentira, disse estar apressado pois o seu passarinho(um bigode) tinha fugido com gaiola e tudo.

 



4 de março de 2012

PORQUE JOSÉ SARNEY TEM TANTO ÓDIO DE JOSÉ REINALDO TAVARES?

Começa na segunda-feira(5) o depoimento das testemunhas de defesa de Roseana Sarney. O processo que pede a perda do mandato da governadora e vice tem como autor o ex-governador José Reinaldo Tavares.

O senador José Sarney na coluna que assina no "Estado do Maranhão", destilou no domingo (4) todo seu ódio contra o ex-governador, José Reinaldo Tavares. O inconsciente o traiu uma vez mais.

Sarney diz querer esquecer o nome de José Reinaldo Tavares. Porque não consegue? A razão advém do que está porvir. O que José Reinaldo revelou é apenas a ponta do iceberg do que sabe sobre José Sarney. 

José Reinaldo durante 40 anos observou o "modos operandi" do velho morubixaba. Aprendeu o "salteado" do tuxaua. O que perturba José Sarney são os ensinamentos repassados à Flávio Dino. 

Nem mesmo Vitorino Freire mereceu tanta raiva incontida. Sarney não é poeta, pois segundo Pablo Neruda- " Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra ".






3 de março de 2012

ENLOQUECEU: "NEGA FULÔ" QUER LUIS FERNANDO PSICÓLOGO DO GOVERNO

Dizem os versos da música "Camila" do "Nenhum de Nós" que o "ódio cega e você não percebe". "Havia algo de insano//Naqueles olhos//Olhos insanos//Os olhos que passavam o dia a me vigiar//a me vigiar.

"Sem sombra de dúvidas" a forma sistemática das postagens do blog de "Nega Fulô" visam denegrir a imagem pessoal e profissional de Luís Fernando Silva. A "Nega Fulô" apenas obedece ordens de Ricardo Murad.

Ricardo Murad tem como limite o céu do poder. Enlouquecido, o "Porco Bravo" contagia os que gravitam na sua órbita. A "Nega Fulô" é uma destas mariposas do governo que vê luz na cor do cifrão.

A loucura chegou ao nível de responsabilizarem o Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, pelo conflito de egos entre Ana Luíza Oliveira(Direitos Humanos) e Felipe Camarão(PROCON).

Em surto e vomitando bílis pelos cantos da página o blogueiro distorce as funções da Casa Civil, atribuindo-lhe a função de psicólogo no administrável embate entre a Secretária de Direitos Humanos e o subordinado Diretor do Procon.

Lamenta-se que o verdadeiro "fuxiqueiro" esconda-se no costado da "Nega Fulô". Deplora-se que situações consideradas normais em ambiente de trabalho, atinjam este grau de paroxismo. 

Nenhum de nós merece ter de conviver com tão intenso grau de mediocridade. Existe algo de insano naqueles olhos// Olhos insanos// Olhos que passam o dia a querer murar// Mas é assim que as coisas acontecem.



FARINHA POUCA , MEU PIRÃO PRIMEIRO: AL PAGA 18° SALÁRIOS PARA DEPUTADOS

A Folha de São Paulo noticiou na edição de (02.03.2012) mais um absurdo em terras do Maranhão. Os nobres deputados recebem por ano 18°salários no valor de R$ 24 mil reais. 

Além de seis polpudos salários a mais do que qualquer trabalhador, cada "Vossa Excelência" tem direito a 19 assessores. Quando o deputado exerce o cargo de líder tem direito a mais 6 assessores.

Nenhuma destas "excelências" reclamou da excrecência. Em São Paulo e Goiás a Justiça suspendeu o benefício por iniciativa do Ministério Público em 2011.  Em Brasília na terça(28) os próprios deputados suspenderam a "mamata".

A Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná suspendeu os benefícios no final de 2011. O Presidente da AL no Maranhão, Arnaldo Melo, disse que não sabe quanto recebe em benefícios extras. Os "penduricalhos" são tantos que ele se perde na conta.

A amnésia faz lembrar  Arnaldo Melo acadêmico de medicina. Durante prova oral da cadeira de Anatomia, Arnaldo não soube responder aos questionamentos do lente. Para não dar  zero para Melo, o professor o autorizou a perguntar para si mesmo. Arnaldo não soube questionar-se.

Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, disse que "desde 1995 as verbas já existiam e não cabe a mim contestá-las". Então tá. Rubens Pereira Junior foi mais sofisticado na retórica- " É uma Resolução da Casa que tem presunção de legalidade". 

Como diz o ditado "farinha pouca, meu pirão primeiro". Alguns ainda "socializam" os salários extras com os do povo e os blogueiros, mas a maioria "peida no fogareiro para não comprar abano". Tem um que quase morre afogado, por não querer abrir a mão para nadar.