8 de março de 2012

PRÉVIAS DO PT: WASHINGTON OLIVEIRA E BIRA DO PINDARÉ TROCAM ACUSAÇÕES

No próximo dia 25 de março os filiados do PT  de São Luís irão escolher o candidato ao cargo de Prefeito. Bira do Pindaré e Washington Oliveira polarizam a disputa que define a vida do Partido dos Trabalhadores.

Bira do Pindaré é deputado estadual, lançado pela militância histórica denominada Resistência Petista. Essa célula petista luta de forma aberta e transparente contra a entrega de mais um partido(PT) a família do senador Sarney.

Washington Oliveira é vice-governador, lançado pelo grupo do senador Sarney. O exercício do cargo força a aliança que sepulta a postura de luta contra o sistema oligárquico. Por outro catapulta-o a condição futura de prefeito ou governador.

Com aproximação do pleito que definirá o candidato do PT em São Luís, a troca de acusações de beneficiamento dos delegados com cargos na estrutura dos governos(municipal e estadual) foi maldosamente plantada em blogs de aluguel.

Birá do Pindaré refuta todas as insinuação neste sentido. Em conversa com o blog o deputado Bira do Pindaré disse tratar-se de " canalhice daqueles que fazem insinuações sem sentido. Desafio qualquer um a provar tamanha leviandade ".

Washington Oliveira quando questionado sobre semelhantes denúncias, também refutou da possibilidade de estar usando a estrutura do governo de Roseana Sarney para "batizar" novos "sarno petistas". Disse o vice governador que " se alguém estiver usando o meu nome indevidamente será punido".

Com a palavras os delegados do Partido dos Trabalhadores em São Luís, no dia 25 de março de 2012. Deles depende a vida e sobrevida do PT em todo o Maranhão. Calça de veludo ou bunda do lado de fora?  

LEMAS E DILEMAS DA OPOSIÇÃO: OS "SARNO-PETISTAS" E O "PDT-TELLES"

As agremiações políticas no Maranhão já foram melhor definidas em passado recente. O PMDB durante longos anos sustentou oposição a ARENA, PDS e PFL  dirigidos por José Sarney.

Hoje o velho PMDB de Ulisses Guimarães e Tancredo Neves tem Sarney no comando. A sigla perdeu toda sua originalidade no Maranhão. Seguem o mesmo destino  o PT e o  PDT que agonizam nos seus ideais.

A transformação do Partido dos Trabalhadores em ônibus(coletivo) da família Sarney foi a mais brutal das deformações políticas que se tem notícia nos últimos 50 anos. A existência dos "sarno petistas" é uma triste realidade "histórica".

Militantes petistas aguerridos que outrora pelejavam contra a oligarquia, hoje rebolam como suínos de engorda nas confortáveis mordomias que o poder lhes proporciona. Ninguém acredita em mais nada.

Sarney consegui inocular o vírus da covardia nos homens que lhe faziam oposição. Tudo começou com Epitácio Cafeteira(PMDB) que pelo governo do estado aceitou o casamento com a "Sarna". Todos que sentaram na maldita cadeira de governador se transformaram.

Os históricos do PDT perderam para os geográficos do poder. O aprendizado patrocinado pelo murumuxaua José Sarney de que em Brasília é que tudo se resolve surtiu efeito. Vinde "Amim" o PDT e o PDT-TELLES logo atrás.

Igor dançou no "Lago dos Cisnes". Como no balé dramático de Tchaikovsky foram quatro atos. 1°- a sorte de uma eleição ; 2°- a falta de pulso na condução; 3°- o descaso e o descanso, por fim a morte.

Lemas e dilemas da oposição sob a regência de Sarney. O PDT ainda respira com as declarações de Julião Amim contra a "oligarquia decadente". O drama deles(PDT) é interno e no mesmo "lago". É só parar e compor. Do contrário todos dançam.

      

7 de março de 2012

AGREGADORES E DESAGREDORES: PORQUE TÊ-LOS? PORQUE NÃO TÊ-LOS ?

Governo e oposição tem nos seus quadros aqueles que agregam e os que desagregam. Tanto belicosos como  pacíficos são neceessários na seara predatória do ambiente político.

O governo Roseana Sarney tem como principais catalizadores(aqueles que acelaram as ligações) Luís Fernando Silva, Hildon Rocha e João Alberto. Os "mosqueteiros" equilibram as ações do governo.

Ricardo Murad sozinho representa a destruição dos avanços do governo. Revanchista e rancoroso, "Cardo", trabalha contra na própria base governista. A construção das UPA'S é o discurso de uma nota(dó).

O retorno de Ricardo Murad ao grupo Sarney, o condicionou ao limite que o distancia da cadeira de governador. Obsessivo e calculista, Ricardo projeta essa possibilidade com Lobão no governo em 2014.

Os movimentos de sístole (contração) e diástole (descontração) do coração do governo bombeiam os fluxos nas duas direções. Os catalizadores jogam sangue novo, enquanto o desagregador provoca "gangrena".
 

GOVERNADORA DE RETRATO: NINGUÉM SE ENTENDE E TODOS MANDAM

O governo perdeu a unidade. O maior problema é a ausência física de Roseana Sarney do centro do poder. Viagens constantes e licenças acima do regular promovem "vácuo no poder".

Ricardo Murad e João Alberto periodicamente agem como governadores de plantão. A ação paralela produz simulacros(semelhantes) nas variadas esferas e micros esferas administrativas.

O quiproquó entre Ana Luíza Oliveira(Direitos Humanos) e seu subordinado Felipe Camarão(Procon) é emblemático. O desentendimento é resultado não só das disputas internas, mas reflexo da dualidade de comandos.

Na Educação as "Irmãs Cajazeiras"(Graça Tajra, Zelia Mendonça e Carmem Aroso) exercem poder paralelo como Secretárias Adjuntas. Bernardo Bringel recebeu carta branca, esperto desfraldou a "bandeira branca".

O carnaval não terminou. A algazarra é geral. Ninguém se entende, todos mandam. Blogueiros governistas demitem e admitem secretários de governo. O povo assiste a tudo calado e desassistido.

Será que Roseana Sarney não acredita mais que é a governadora do Maranhão? Ou Roseana é apenas governadora de retrato?     



   

6 de março de 2012

DE OITO SÓ DOIS:TESTEMUNHAS DE ROSEANA ENCOLHEM E VIRAM CARNE DE PORCO

Do rol de testemunhas que a defesa de Roseana Sarney dispôs-se a apresentar em juízo, compareceram duas das oito arroladass. A camarilha virou carne de porco que diminui depois que entra no fogo.

Fica evidente a ação procrastinatória da defesa da ex-quase-futura governadora Roseana Sarney. O advogado Eli Dourado em declaração obscura disse "da impossibilidade pode levar as outras testemunhas".

Esquece o juristas das "causas impossíveis" que Fábio Godim, Ricardo Murad, Benedito Buzar, Remi Ribeiro, arrolados como testemunhas são figuras públicas, portanto fáceis de serem localizadas.

Hildon Rocha embananou-se com as perguntas do Ministério Público Eleitoral.  Rocha gaguejou mais do que Ernane Sarney quando questionado a razão das assinaturas dos convênios em apenas dois dias.

Rocha teve o despautério de atribuir a coincidência das datas(23 e 24) ao volume de trabalho da equipe de governo. Será que para assinar convênios de assistência municipal teria de marcar datas tão próximas?

Não tem jeito. A cada declaração a condição de permanência da governadora se complica. Como disse-me um auxiliar do governo "O mandato de Roseana Sarney não dura seis meses fora do Maranhão".

Basta esse processo entrar na pauta dos Tribunais Superiores para " o melhor governo da vida de Roseana Sarney" virar picolé. É esperar para conferir o que escrevo em apertada síntese.

Oitiva virou música. Eu tava na peneira// Eu tava peneirando//Oi tava na peneira// Oitiva peneirando". Chegou a hora de Roseana Sarney dançar o "baião". Quem com ferro fere, com ferro será ferido. "É só "kilannça" inocente".

5 de março de 2012

O MARANHÃO DOS CARCAMANOS: JORGE MURAD E AS ESCADARIAS DA IGREJA SÉ

Passava das 20 horas desta segunda(5) quando percorrendo a Praça Pedro II deparei-me com Jorge Murad, Tulcidedes Frota e outros empresários nas escadarias da Igreja da Sé.

Tulcidedes Frota é aquele "sócio oculto" do Marafolia, que transformou abadás em fazendas de gado. Dizem que uma cabeça de boi preta se perde no meio das brancas. É gado menino!

O que faria o empresário do setor agropecuário em uma segunda-feira na companhia de Jorge Murad ao "pé do altar"? Eles olhavam e gesticulavam na direção do antigo "Hotel Central".

Será que eles querem "Murad" a Igreja da Sé ou o Hotel Central? Depois que o arcebispo "Dom Beliscado" convocou Ricardo Murad como garoto propaganda da campanha da fraternidade o diabo é quem dúvida.

Roseana Sarney é casada e recasada com Jorge Murad. Fernando Sarney é casado com Teresa Murad. Zequinha Sarney estava encomendado para Rosa Murad, mas não deu certo, ela caiu no Lago.

 As novas gerações englobam os Duailibes. É o Maranhão dos carcamanos. Nasceu dia destes Bruno Murad Sarney Duailibe. Olha o pedigree tripartido nos berços Murad, Sarney e Duailibe. 

 O nome é a sintetize das uniões nos moldes judaicos da preservação dos patrimônios. Alguém tem dúvidas que vivemos em um sistemas de castas?  Olha aí como só com um abraço englobaram o Maranhão.
 
 





ESTADO DEMOCRÁTICO: A VERDADE SOBRE OS FATOS E A POLÍTICA

TESTEMUNHAS DA ENCENAÇÃO OU "TUTU GENTE BUENA"


Alguém acredita que os Secretários de Governo Fábio Godim, Ricardo Murad, Hildon Rocha e Sérgio Macedo falem a verdade sobre os convênios eleitoreiros que levaram Roseana Sarney pela 4a vez ao governo do Maranhão?

Da mesma forma Remi Ribeiro que dirige o PMDB, Benedito Buzar aposentado que durante toda a vida gozou das benesses dos governos Sarney. Ambos não devem dizer uma vírgula que prejudique o atual mandato da governadora e seu vice.

Na "Lista Santa" das testemunhas de defesa consta, Francisco Emiliano Ribeiro de Menezes, aquele prefeito de João Lisboa que teve o mandato cassado em 2009, sob a acusação de caixa 2, abuso de poder econômico e arrecadação indevida. 

No rol tem ainda o "gente boa", Raimundo Carneiro Sobrinho, cujo nome tem perfil na internet como envolvido em rombo de 7 bilhões no BNB do Ceará. Será o mesmo que presta depoimento nesta segunda(5) no TRE?

Sobrou  George Alan Ramalho Pereira, egresso da "República da Madre Deus" é apadrinhado de Fernando Sarney, ex-Diretor de Comunicação da SEGUSP e atualmente no gabinete do suplente de deputado Chiquinho Escórcio em Brasília-DF.

Com esse time de testemunhas de defesa o personagem, "Pantaleão", de Chico Anísio perde feio. Tem um entre as testemunhas que chamado para contar a última mentira, disse estar apressado pois o seu passarinho(um bigode) tinha fugido com gaiola e tudo.

 



4 de março de 2012

PORQUE JOSÉ SARNEY TEM TANTO ÓDIO DE JOSÉ REINALDO TAVARES?

Começa na segunda-feira(5) o depoimento das testemunhas de defesa de Roseana Sarney. O processo que pede a perda do mandato da governadora e vice tem como autor o ex-governador José Reinaldo Tavares.

O senador José Sarney na coluna que assina no "Estado do Maranhão", destilou no domingo (4) todo seu ódio contra o ex-governador, José Reinaldo Tavares. O inconsciente o traiu uma vez mais.

Sarney diz querer esquecer o nome de José Reinaldo Tavares. Porque não consegue? A razão advém do que está porvir. O que José Reinaldo revelou é apenas a ponta do iceberg do que sabe sobre José Sarney. 

José Reinaldo durante 40 anos observou o "modos operandi" do velho morubixaba. Aprendeu o "salteado" do tuxaua. O que perturba José Sarney são os ensinamentos repassados à Flávio Dino. 

Nem mesmo Vitorino Freire mereceu tanta raiva incontida. Sarney não é poeta, pois segundo Pablo Neruda- " Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra ".






3 de março de 2012

ENLOQUECEU: "NEGA FULÔ" QUER LUIS FERNANDO PSICÓLOGO DO GOVERNO

Dizem os versos da música "Camila" do "Nenhum de Nós" que o "ódio cega e você não percebe". "Havia algo de insano//Naqueles olhos//Olhos insanos//Os olhos que passavam o dia a me vigiar//a me vigiar.

"Sem sombra de dúvidas" a forma sistemática das postagens do blog de "Nega Fulô" visam denegrir a imagem pessoal e profissional de Luís Fernando Silva. A "Nega Fulô" apenas obedece ordens de Ricardo Murad.

Ricardo Murad tem como limite o céu do poder. Enlouquecido, o "Porco Bravo" contagia os que gravitam na sua órbita. A "Nega Fulô" é uma destas mariposas do governo que vê luz na cor do cifrão.

A loucura chegou ao nível de responsabilizarem o Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, pelo conflito de egos entre Ana Luíza Oliveira(Direitos Humanos) e Felipe Camarão(PROCON).

Em surto e vomitando bílis pelos cantos da página o blogueiro distorce as funções da Casa Civil, atribuindo-lhe a função de psicólogo no administrável embate entre a Secretária de Direitos Humanos e o subordinado Diretor do Procon.

Lamenta-se que o verdadeiro "fuxiqueiro" esconda-se no costado da "Nega Fulô". Deplora-se que situações consideradas normais em ambiente de trabalho, atinjam este grau de paroxismo. 

Nenhum de nós merece ter de conviver com tão intenso grau de mediocridade. Existe algo de insano naqueles olhos// Olhos insanos// Olhos que passam o dia a querer murar// Mas é assim que as coisas acontecem.



FARINHA POUCA , MEU PIRÃO PRIMEIRO: AL PAGA 18° SALÁRIOS PARA DEPUTADOS

A Folha de São Paulo noticiou na edição de (02.03.2012) mais um absurdo em terras do Maranhão. Os nobres deputados recebem por ano 18°salários no valor de R$ 24 mil reais. 

Além de seis polpudos salários a mais do que qualquer trabalhador, cada "Vossa Excelência" tem direito a 19 assessores. Quando o deputado exerce o cargo de líder tem direito a mais 6 assessores.

Nenhuma destas "excelências" reclamou da excrecência. Em São Paulo e Goiás a Justiça suspendeu o benefício por iniciativa do Ministério Público em 2011.  Em Brasília na terça(28) os próprios deputados suspenderam a "mamata".

A Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná suspendeu os benefícios no final de 2011. O Presidente da AL no Maranhão, Arnaldo Melo, disse que não sabe quanto recebe em benefícios extras. Os "penduricalhos" são tantos que ele se perde na conta.

A amnésia faz lembrar  Arnaldo Melo acadêmico de medicina. Durante prova oral da cadeira de Anatomia, Arnaldo não soube responder aos questionamentos do lente. Para não dar  zero para Melo, o professor o autorizou a perguntar para si mesmo. Arnaldo não soube questionar-se.

Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, disse que "desde 1995 as verbas já existiam e não cabe a mim contestá-las". Então tá. Rubens Pereira Junior foi mais sofisticado na retórica- " É uma Resolução da Casa que tem presunção de legalidade". 

Como diz o ditado "farinha pouca, meu pirão primeiro". Alguns ainda "socializam" os salários extras com os do povo e os blogueiros, mas a maioria "peida no fogareiro para não comprar abano". Tem um que quase morre afogado, por não querer abrir a mão para nadar.




 



2 de março de 2012

A BRUXA ESTÁ SOLTA: PRISÃO DE "GURU" SERVE COMO CORTINA DE FUMAÇA

A prisão do estelionatário "Guru" e seu comparsa serve como cortina de fumaça ao melancólico retorno de Roseana Sarney ao Maranhão. A governadora saiu calada e retornou muda, surda e brocá.

Derrotada na Sapucaí e ignorada em Brasília pela Presidente Dilma, que sequer a recebeu em audiência, Roseana Sarney precisava de um escândalo para facilitar-lhe a volta sem cobranças públicas.

O povo ainda não esqueceu a doação milionária à Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis do RJ. A mídia cachorra, bufarinheiros e caridosos transformam em espetáculo a prisão de um estelionatário.

Roseana Sarney consegue sair dos holofotes e volta a redoma no Palácio dos Leões. Neste último governo a filha de Sarney passa a impressão de autismo(disfunção que dificulta relacionamentos).

Besta é quem valoriza a prisão de "Guru" e deixa a "Bruxa" livre das críticas. Os desvios de condutas praticados pelos jovens envolvidos no estelionato do UNICEUMA, refletem a mentalidade implantada por José Sarney nestes 50anos.   





 

UM ELEFANTE INCOMODA "MIL HOMENS", UMA BOA ESCOLA INCOMODA MUITO MAIS

Quando Leonel Brizola na década de 80 edificou os CIEPS(Centros Integrados de Educação Pública) foi duramente criticado pelas viúvas da ditadura. O governador do Rio de Janeiro não tomou conhecimento das críticas infundadas e passou a construir vários CIEPS.

Na previsão das "Cassandras"(profetisas sem credibilidade) a estrutura grandiosa estava fadada a "Elefante Branco". Brizola não só provou o contrário, determinou ainda tempo integral na formação dos alunos assistidos pelo governo do Rio de Janeiro.

Em Barra do Corda o Prefeito Manoel Mariano,o Nenzin, determinou-se a construir um Complexo Educacional com 67 salas de aula, auditório, laboratório de informática, refeitório, biblioteca, sala do professor, sala da direção, refeitório, cozinha e depósito.

A iniciativa tem 70% das obras concluídas e já começa a despertar ciúmes eleitoreiros dos adversários. Os blogs de aluguel fazem infundadas críticas pelo gigantismo da obra. O desconhecimento da realidade geográfica leva-os  a erros grosseiros.

A alegação de ausência de quadra esportiva não tem o menor sentido, posto que a menos de 500 metros existem dois Ginásios Poliesportivos (Raimundo Medeiros da Cunha e Edson Lobão) onde serão desenvolvidas as atividades esportivas dos alunos .  

Barra do Corda tem 90.820 habitantes e destes 19.625 são alunos matriculados na rede municipal de ensino. Portanto a administração de Manoel Mariano de Souza, o Nenzin, assiste a mais de 20% da população na área educacional.

Entende-se que a falsa informação foi plantada no blog da "Nega Fulô" por conhecidos adversários de Nenzin. Agora se um "elefante" incomoda "Mil homens", uma boa escola incomoda muito mais. Em ano eleitoral acontece de tudo.


 


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...