7 de fevereiro de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: EM DISCUSSÃO, EM VOTAÇÃO OS SENHORES QUE APROVAM PERMANEÇAM COMO ESTÃO

A Assembleia Legislativa do Maranhão reabriu os trabalhos do 2° ano da 17a Legislatura. Não há perspectivas de  mudanças que melhorem o nível da discussão entre os senhores deputados estaduais. Carnavalizaram a produção legislativa.

Não é por falta de bons projetos na pauta ou os que foram sujeitos ao veto do Executivo. Cito dois exemplos para demonstrar que as discussões estão perdidas em nuvens de uma poeira eleitoral que não baixa desde 2004.

O Projeto De Lei n° 030/2011(Vianey Bringel) que exige divulgação no site oficial do governo e centros de distribuição a relação dos medicamentos excepcionais existentes, os inexistentes e a previsão de recebimento.

O Projeto De Lei 178/11(Neto Evangelista) que veda a realização do concurso público exclusivo para a formação de cadastro de reservas, que na realidade só beneficia a "indústria dos concursos".

O primeiro foi aprovado sem que as discussões proporcionasse o compromisso do Executivo no cumprimento deste profícuo e eficaz Projeto de Lei (030/11) da deputada Vianey Bringel.

O segundo foi vetado equivocadamente pela Executivo, posto que a própria Constituição estabelece o prazo de vigência e prorrogação para a chamada dos excedentes em concursos. Não ocorreu qualquer discussão.

A "carnavalização" dos debates tem produzido sintomas que levam a esterilidade a produção na AL. Denunciar de forma perfunctória e exaustiva o uso indevido de recursos públicos é de fundamental importância. 

O erro está na forma sistemática e circular, esquecendo uma gama de proposições que com fundamentados argumentos elevaria não só o nível dos debates, bem como os resultados práticos dos bons Projetos de Lei.

"Em discussão, em votação, os senhores que aprovam permaneçam como estão". No capítulo 19 de Gênesis na Bíblia contam que Deus ofendido com a pecaminosidade de Sodoma e Gomorra resolveu destruí-las com uma chuva de fogo.

A Ló foi dada a oportunidade de salvar-se com a recomendação "fujam da destruição, mas não olhem para trás". A mulher de Ló olhou para trás e virou estatua de sal. Na Assembleia tem muitos(as) que permanecem como sempre estiveram(estátuas de sal).


RICARDO MURAD,HILDON ROCHA FORAM NA AL COMUNICAR O ENTERRO PARA MELO

O Presidente da Assembleia Legislativa , deputado Arnaldo Melo, deixou a Casa as 14:15 após demorada reunião com Ricardo Murad e Hildon Rocha. Na pauta as eleições da Mesa Diretora da AL para o biênio 2013/2015.

A missão de Ricardo Murad e Hildon Rocha é convencer o atual Presidente a não concorrer a reeleição. Arnaldo Melo caiu no desagrado de Roseana Sarney que evita participar de solenidades conjuntas com o atual Presidente da AL.

Para demonstrar o desencanto, Roseana Sarney, não compareceu a reabertura dos trabalhos na Casa do Povo. Da mesma forma evitou participar dentro do próprio Palácio dos Leões da entrega do "Código de Licitações". Para bom entendedor meia ausência basta.

Arnaldo Melo ficou irresignado ao saber na véspera da reabertura dos trabalhos legislativos que a governadora havia cancelado o seu comparecimento. A reação de Arnaldo Melo veio no discurso com a citação da "Queda da Bastilha".

A gota d"água foi quando Roseana Sarney negou-se a participar da assinatura do "Código de Licitações" dentro do próprio Palácio dos Leões. Arnaldo Melo deixou os Leões cabisbaixo e desestimulado de concorrer a reeleição.

Ricardo Murad e Hildon Rocha receberam nesta manhã a missão de coveiros para sepultar de uma vez a pretensão de Arnaldo Melo. Arnado Melo havia concedido entrevista no domingo(5) ao Jornal Imparcial admitindo a possibilidade de reeleição.

Para amenizar as "doze chibatadas" garantiram a eleição de Nina Melo para prefeitura de Colinas. Arnaldo Melo conta com o apoio da oposição para reeleição na Casa. Boa parte dos cargos ainda são dominados pelo ex-Presidente Marcelo Tavares.

Este alinhamento com os Tavares é um dos itens que desagradam Roseana Sarney. Por outro lado Arnaldo Melo não tem cumprido acordos com os aliados da governadora. Ele adotou a regra de "ganhar com os amigos e administrar com os inimigos".

A família Sarney conhece bem a estratégia de Arnaldo Melo. Diante da postura, Melo, vai para o "Micro-ondas". A fritura exala o cheiro próprio dos defuntos legislativos. Celso Coutinho, Enoc Vieira, Manoel Ribeiro são exemplos vivos dos que tiveram de beber "cicuta".




LISTA SANTA DO CEUMA: "PATRICELÂNDIA" E A "MAURICELÃNDIA"

Recebi o desafio de publicar a "Lista Santa do Uniceuma". Não tenho nenhum receio, desde que tenha o mínimo de fundamento. A Polícia Civil está apurando os fatos, devendo o Relatório apontar todos os envolvidos nos crimes.

Esses crimes são recorrentes e envolvem autoridades renomadas nas esferas e microesferas dos poderes. Quem nunca ouviu falar dos juízes "Emesianos"? Como explicar algumas figuras notadamente despossuídas de mínima habilitação, exercendo cargos e funções por "concurso".

O fato é mais uma decorrência da mentalidade instalada. O Estado de Privilégios contaminou toda a malha institucional. As Universidades não poderiam escapar do processo. Ainda mais considerando que 100% das estão nas mãos dos políticos.

O problema do Uniceuma é que o processo didático e pedagógico tem como base a mercancia. Existe um cadastro que no ingresso verifica as condições financeiras do aluno. Lá existe a "Patricelândia" e a "Mauricelândia". Portanto não espanta a  compra de "notas" na Instituição.

Fiz  UFMA na década de 70. Nas provas orais de Medicina Legal um conhecido deputado não respondeu as duas perguntas iniciais do lente. O professor, médico lotado em Pinheiro, doido para mora em São Luís "fez uma bem facilzinha", como diria um desembargador em recente concurso.

O deputado federal não soube perguntar para si mesmo. Ainda assim foi aprovado com louvor. Logicamente o médico passou a morar em São Luís. Quantas histórias parecidas não devem existir nos diários de classes das Universidades Públicas e Privadas.

A Lista Santa do Uniceuma reacende o debate sobre o comércio da Educação Superior no Maranhão. Mauro Fecury, Cesar Bandeira, Ceres Murad, Ribamar Fiquene são alguns nomes de proprietários de Universidades oriundos de "berço político".

Aguardem a publicação da "Lista Santa do Uniceuma" com a respectiva ligação de cada envolvido com os poderes constituídos. Todos os "filhinhos e filhinhas de papai ou de mamãe poderosos(as)". Está criada a "Patricelândia" e a Mauricelândia" com a Capital no Uniceuma.

Daí para as colunas sociais de PH, NM e Oton Lima.




6 de fevereiro de 2012

CURURUPU: JUNIOR FRANCO MANDA DEMITIR VIGIA QUE SABE DEMAIS

O Prefeito de Cururupu, Junior Franco, mandou demitir o vigia conhecido por "Comdeus". O motivo da demissão é que toda vez que "Comdeus" fica "com o diabo no couro", lembra que Junior Franco foi acusado de abuso sexual de duas menores.

A história inicia com um passeio de lancha tipo voadeira que tinha como destino Mirinzal. Junior Franco desviou o roteiro para praia de Pericaua no Município de Cedral. O objetivo era "cedrar" as duas menores após servir muito "leite de onça"(conhaque e leite moça).

Franco se fazia acompanhar de dois amigos Zé Reuly e Tonico. Estava tudo certo para o "menage  trois"(domicílio habitado por três), mas na hora do "rala e rola" as menores não aceitaram entra na "roda". A tentativa ocorreu em Pinheiro na Pousada Goiânia.

Franco prometeu transformá-las em patricinhas e em futuras primeiras-damas. As menores não cederam e foram abandonadas no Porto do Cujupe. Depois de atravessarem de carro para São Luís, foram socorridas pelo ex-Prefeito José Pestana que passava pelo local.

O pai das menores, Edélson Alves, é pescador na praia de Cassacueira, em Cururupu. Alves encaminhou o caso a Justiça. De acordo com o Promotor Tarciso Bonfim o caso foi para a jurisdição de Pinheiro onde aconteceu o fato.

Até hoje não se tem notícia de qualquer resultado da "Justa" sobre os fatos. A novidade mesmo foi que essa mesma "Justa" sem "pestanejar" empossou recentemente Junior Franco como Prefeito de Cururupu. Coitada das "cunhãs" de Cururupu.

O irmão da "autoridade" é Secretário do governo de Roseana Sarney.  Alberto Franco foi "amicíssimo ou amantíssimo" de uma togada que na época presidia o TJ. Francamente. O Maranhão tem essas histórias cavernosas e labirínticas.   


500 MIL ACESSOS: É A PROVA DE QUE O MARANHÃO PRECISA DA MÍDIA LIVRE

O Blog do Cesar Bello ultrapassou a 500 mil acessos em 6 meses. O marco é a comprovação de que o Maranhão precisa da mídia livre das amarras dos manuais de redações e censores de plantão.

Egito, Palestina, Cuba, Maranhão se irmanam neste novo momento da liberdade de expressão. O fenômeno é mundial, tendo a característica da luta diária contra  ditadores, opressores e corruptores da "velha ordem".

Os personagens em combate só mudam de endereço geográfico. Mubarack, Kadafi, Fidel ou Sarney tem os mesmos objetivos na dominação. A blogueira Yanes Sanches e outros pelo mundo lutam em sentido contrário.

Incompreendidos, discriminados, odiados, amados, necessários adquirimos o direito de formar a opinião pública. Desprendimento, engajamento, coragem, honestidade e talento são ingredientes da simples receita.

Yanes Sanches quer sair de Cuba. No Maranhão o objetivo é tirar Sarney. Pequeninos como grãos de areia no "balneário do poder",  nossas mensagens são ondas que lavam a todo instante a "praia dos poderosos".

Alguns blogs vão além das portas fechadas de jornais, rádios, revistas e televisões.  Granjeamos antipatia e simpatia a direita e a esquerda do poder. Fora do controle inauguramos a nova guerrilha.

Como ensinou Ernesto Guevara: "Eles podem esmagar uma rosa,mas não vão impedir a chegada da primavera".  É essa nossa luta e "never more" ou nada mais. A todos muito obrigado pela audiência.  



   

5 de fevereiro de 2012

BELEZINHA E ARNÓBIO PISTOLA DANÇANDO O "AI SE EU TE PEGO"

FEDEU : ÉMERSON DIZ QUE BELEZINHA FOI PRESA PELA POLÍCIA FEDERAL

O Vice-Presidente da Câmara de Chapadinha, Émerson Aguiar, aquele que disse que conhece o "freio das calcinhas" de Belezinha desabafou mais uma vez, informando que a ex-esposa já foi presa pela PF.

A prisão ocorreu em 2010 durante as eleições em Chapadinha. Belezinha teria sido flagrada comprando votos. "Presa e autuada, está infeliz socorreu-se mais uma vez dos meus préstimos para poder puder votar".

"Fui eu que intercedi junto ao deputado Raimundo Cutrim, pedindo as "providências legais" para que solta ela pudesse votar". "Agora a bonita quer ser prefeita da Chapadinha". A confissão sugere futura compra de votos.

Belezinha está "virada no cão" desde que Émerson botou a boca no trombone. O namorado "Arnóbio Pistola" mora em Dom Pedro e não está nada satisfeito com as declarações "picantes" de Émerson e do Blog do Cesar Bello.

Belezinha namora "Arnóbio Pistola" desde que deixou Émerson Aguiar. Dizem que ele é de família que justifica o apelido. Mas o que encantou Belezinha foi o tamanho e a grossura da pistola "TA 45" de "Arnobi".

"Arnobi" me erra.


SEMELHANÇA: RICARDO MURAD E O BATEDOR DE CARTEIRAS CHAMDO FAÍSCA

A atitude do Secretário de Saúde Ricardo Murad em antecipar-se as conclusões das investigações da PF e Justiça Federal na SES, tem semelhança com o modo de operar do batedor de carteiras chamado Faísca.

Faísca agia na Rua Grande. O aglomerado humano facilitava confundir-se na multidão sempre que flagrado furtando. Nestas ocasiões ao ser perseguido Faísca gritava apontando para a frente "Pega o ladrão".

Ricardo Murad copiando a Faísca usa a "mídia cachorra" para espalhar que quer ser investigado. Na verdade ele já foi investigado. O que incomoda Murad é que a frente das investigações não estavam Aluísio Mendes e Fátima Travassos.

Todo o Maranhão sabe que as dispensas de licitações beneficiam as empresas e empresários ligados as famílias Sarney/Murad. EDCONSIL e DIMENSÃO são notadamente beneficiadas nas "dispensas" das UPAS.  

Ricardo ao usar a tática do ataque como defesa quer fugir da possibilidade de prisão preventiva. Obstruir trabalhos da Justiça ou facilitar a destruição de provas podem lhe render um vistoso par de algemas.



BIRA OU BIRRA? A CANDIDATURA DE BIRA DEVOLVE O PT AO MARANHÃO

A candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré à Prefeito de S. Luís não é uma questão de tendência dentro do partido. Dela depende a vida do Partido dos Trabalhadores no Maranhão.

A candidatura do Vice-Governador Washington Luís Oliveira ao cargo de alcaide não é apenas birra de Roseana Sarney. Os envolvidos sabem por antecipação do fracasso eleitoral. O que interessa é o patrimonial.

Bira do Pindaré é  luz e devolve o PT ao Maranhão. Washington Oliveira é a treva e enterra o PT no quintal de Sarney. Entre a luz e a treva é o dilema da mais promissora das agremiações partidárias do Maranhão.

O coveiro, José Sarney, observa da Presidência do Senado a agonia do PT no Maranhão. Acostumado a enterrar partidos(Arena, PDS, PFL e PMDB) aguarda o chamado para as cerimônias fúnebres.

Bira prometeu no jantar de nascimento da candidatura "ressuscitar os fantasmas". A alusão era relativa aos filiados que somam 4 mil dentro de São Luís. Eles é quem elegem os delegados que indicam o candidato.

Washington Oliveira afirmou no enterro do jornalista Udes Cruz que "os delegados é que carregam os filiados para a votação". Como 33 dos 47 delegados votaram contra a prévia, Oliveira acha que se garante.
   
Bira tem 50 dias para reverter o quadro favorável a Oliveira. Difícil? Sim, mas não é impossível. A escolha de Flávio Dino para governo em 2010, pode produzir "recal" para Prefeitura em 2012.

Washington tem a seu favor 50 anos de mando da família Sarney. Mesmo assim o que é certo é Washington Oliveira assumir o governo por 6 meses. Candidatura de Prefeito é aventura para ganhar dinheiro.


4 de fevereiro de 2012

DUTRA DÁ MAIS UMA "LAPADA NO FUTI": TJ ABRE A CAIXA PRETA DA VIA EXPRESSA

A Desembargadora Raimunda Santos Bezerra concedeu mandado de segurança obrigando a Governadora Roseana Sarney e o Secretário de Estrutura-guia Max Barros a fornecer todas as informações sobre a Via Expressa. O Mandado de Segurança foi impetrado pelo Senhor Olegário Ribeiro, 77 anos e outros moradores da Vila de Vinhais Velho, atingidos pela obra.

Desde outubro do ano passado os moradores de Vinhais Velho fazem romaria junto à Secretaria de Infraestrutura e à Secretaria de Meio Ambiente em busca de informações sobre a Via Expressa para contribuírem positivamente com sugestões ao Governo, de forma a compatibilizar a realização da obra com a preservação da comunidade, do patrimônio histórico e arqueológico.

Todos os esforços junto aos secretários Max Barros e Victor Mendes foram em vão. O Secretário Max Barros negou-se a fornecer qualquer informação, contestando na Justiça o direito dos moradores às informações de seu próprio interesse. O Secretário Victor Mendes após dois meses e muita pressão mandou entregar um CD que nem Jesus Cristo abriu. 

Toda esta resistência evidencia que há muita maracutaia na Via Expressa. Descobriu-se que na audiência pública havia cerca de 60 pessoas, sendo que 50 eram funcionários públicos e pessoas ligadas às empresas interessadas. Ou seja, não houve audiência pública como determina a lei. Falhas que serão impugnadas na Justiça.

A comunidade de Vinhais Velho agradece a Desembargadora Raimunda Bezerra. Esta decisão renova as esperanças de que é possível o Maranhão sair da ditadura do Poder Executivo, conquistar a democracia e se incorporar no mapa do Brasil, respeitando a autonomia dos demais poderes e os direitos do povo sofrido, este, o verdadeiro poderoso.

Será denunciada às autoridades da República a forma secreta como o Governo Estado trata as comunidades atingidas pela Via Expressa, financiada com 20 milhões do Governo Federal.

Advogada Núbia Dutra
Advogado Fred Marx
Dep. Federal Domingos Dutra

CHAPADINHA FERVE: BELEZINHA USA LARANJA NA CERÂMICA ANGELIM

Em obediência aos princípios do bom jornalismo fui até ao Município de Chapadinha. A tarefa de apurar as denúncias do Vice-Presidente da Câmara, Émerson Aguiar, contra Dulcilene Belezinha requer imparcialidade.

Com este objetivo mantive o anonimato nas horas de estadia no próspero município. Só assim seria possível arrancar o mínimo de verdade sobre o enriquecimento repentino de Dulcilene Belezinha.
   
O ex-Prefeito Isaías Fortes ( comandou a Prefeitura de Chapadinha por 12 anos) havia ligado para o titular do Blog. Fortes fez demorada defesa de Dulcilene Belezinha- tudo indica pelas vozes que ela estava ao lado.

Isaías declarou que "Belezinha é da sua família, onde não existem ladrões". Segundo o ex-prefeito a origem da riqueza de Belezinha é uma indenização de R$ 200 mil pela morte do marido, funcionário da CEMAR.

A contradição vem a seguir quando Isaías Fortes afirma que "a Cerâmica Angelim é de Belezinha. O "Maiô" é apenas um encarregado". O referido empreendimento custa bem mais que R$ 200 mil reais.

O pior foi a constatação de 4 caçambas novinhas no pátio da Cerâmica Angelim. Todas estão registradas em nome do laranja  que atende por "Maiô". "Maiô" nunca teve dinheiro para comprar uma bicicleta.

No pátio da Cerâmica Angelim outros utilitários cujo valor unitário ultrapassa a R$ 200 Mil reais. O maquinário é todo de primeira linha e se avaliado por baixo supera 1 milhão de reais.  

Fica claro nesta rápida passagem por Chapadinha pelos depoimentos, inclusive do parente e aliado, Isaías Fortes, que Belezinha usa o pobre cidadão de nome "Maiô" como laranja na lavagem de dinheiro.

Chapadinha é o único município do mundo em que laranja usa "Maiô". A próxima missão visa as supostas Notas Fiscais Frias e a possibilidade da sonegação de impostos. Tudo vai ser apurado com responsabilidade.

3 de fevereiro de 2012

CHAPADINHA EM CHAMAS: VEREADOR MARCELO MENEZES AMEAÇA ÉMERSON AGUIAR

O município de Chapadinha está em "chamas". As denúncias do Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Émerson Aguiar, feriram de morte a pré-candidatura de Dulcilene Belezinha ao cargo de prefeita.

Émerson Aguiar em entrevista ao Blog do Cesar Bello disse entre outras afirmações, que o projeto eleitoral de Dulcilene Belezinha é uma farsa. "Ela é uma marionete(boneca de pano) do grupo do ex-prefeito Izaias Fortes".

Émerson Aguiar conviveu maritalmente com Dulcilene Belezinha por longos anos. Émerson afirma que Belezinha não gostava do povo na sua casa. A repulsa era tão grande que ela se asseava com álcool a todo instante.

Émerson pôs em suspeita a riqueza da candidata Belezinha, que está avaliada em R$ 30 Milhões. Distribuída entre lojas, cerâmicas, automóveis, motéis e casas de aluguel a repentina fortuna não tem explicação lógica.

Após as denúncias com enorme repercussão no município e em toda a região o clima esquentou. O vereador Marcelo Menezes, filho do ex-Prefeito Izaias Fortes(governou Chapadinha por 12 anos) ligou para Émerson Aguiar em tom de ameaças.

Em contato telefônico com o titular do blog, Émerson Aguiar, mostrou-se preocupado com a sua vida. "Marcelo me perguntou se eu tinha pai, irmão e filho. O tom foi de ameaça". O vereador estuda tomar as medidas legais que o caso requer.

O Vice-Presidente da Câmara de Vereadores reafirma todas as denúncias e diz que isto é apenas o começo. "Quando eu abrir a "Caixa Rosa" sobre Belezinha é que a coisa vai feder. Eu conheço o "freio" das calcinhas dela".

"Freio das calcinhas" é aquela marca suja que fica no fundo das vestes íntimas das mulheres. O pior é a história em que ele pediu o "redondo" para Belezinha. O que Émerson queria era um relógio. Belezinha deu outra coisa.

Chapadinha está em  chamas. Para amenizar os ânimos sugiro diante da história "do redondo" escutar "ai se eu te pego". Olha que no meio dessa história tem até um canudo de mamão para sugar fiofó.


2 de fevereiro de 2012

SAÚDE NA MIRA DA PF: RICARDO MURAD USA O ATAQUE COMO MELHOR DEFESA

O Secretário de Saúde Ricardo Murad protocolou nesta quinta(2),  um estranho ofício à Polícia Federal em Brasília e no Estado do Maranhão. Murad abre portas, gavetas, armários e memórias de computadores para possíveis investigações.

O "Dispensador Geral do Estado" depois de fazer "varredura" nos contratos de licitação, maquiar a execução das obras e "justificar a aplicação de cada centavo" dispõe-se as investigações. O "x" da questão seriam os recursos federais para a construção das UPAS.

Ricardo Murad argumenta que na construção das UPAS a contrapartida do governo federal é menor. Portanto não faria sentido correr o risco na aplicação das verbas federais. No entanto a compulsão pelo vil metal poderia tê-lo encorajado em contrário.

O que Ricardo Murad teme? Indícios, presunção ou evidência? No momento ocultar provas ou obstruir os trabalhos da polícia judiciária importa em prisão. Ricardo Murad esperto disponibiliza o "acervo". A melhor defesa é o ataque. 


SUFOCO: MATRÍCULA, MENSALIDADE E MATERIAL ESCOLAR

Peço desculpas aos leitores pela redução das postagens. O início do período escolar exige o acompanhamento dos pais na escolha da escola e na compra do material escolar.

Visitar a escola, conversar com os docentes, observar as instalações sem o olhar de intruso demanda paciência . Afora estas importantes providências as dificuldades de ordem econômica.

Acompanho o meu pequeno Augusto todos os dias neste período de adaptação escolar. Aproveito para avaliar como outras crianças iniciam sua relações com o mundo. 

É desigual comigo, imagine com aqueles mais distantes da minha condição. Tudo começa neste período da vida. O governo tem que investir de forma prioritária no maternal das escolas públicas-  se é que existem.

Desta forma poderia prevenir-se a evasão escolar futura e outros problemas decorrentes. Pedagogas dedicadas, psicopedagogas com conhecimento da realidade individual dos alunos são fatores básicos.

Essas pequenas criaturas que alegram nossas vidas hoje, podem melhorar o mundo no amanhã. Basta que a formação no início da vida tabule limites, ensine o respeito ao próximo e mostre o valor do afeto.  

É aí que está a raiz dos problemas. A fome origina o choro. Depois vem a revolta. É muito difícil esquecer os sofrimentos da mais tenra idade. Cada vez que olho esta foto fico triste.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...