15 de janeiro de 2012

MINHA TERRA MEU TALIÃO: VIOLÊNCIA EM SÃO LUÍS É REFERENCIA NEGATIVA PARA O MUNDO

 Quando uma cidade ganha fama de violenta, o processo de reversão da imagem é muito difícil. São Luís tem um povo hospitaleiro e de extrema tolerância. Basta ver a história da sua fundação.

Franceses, holandeses e portugueses se reversaram no domínio da ilha de São Luís. O povo a princípio com etnia predominante de índios e negros foi levado ao cativeiro. 

Para avaliar-se a indisposição dos maranhenses para lutas, lembro que somente após cem anos da abolição da escravatura que o processo começou a consumar-se no Estado.

Da mesma forma procederam os maranhenses em relação a Coroa Portuguesa. Assim também com os políticos do Império, da Velha e Nova e Novíssima República.

O presente nos 400 anos de fundação foi o título de vigésima sétima cidade mais violenta do mundo. O que mudou o povo ou a cidade? Aristóteles dizia em "A Política" que "a cidade tem precedência sobre o indivíduo".

Ocorre que o "Estagirita"(por nascer em Estagira) não consegui prever a vontade e uma só família nas escolhas de várias cidades . Aristóteles ensinava de forma paripatética(andando).

Sarney em 50 anos de mando está cagando e andando para São Luís. Afinal negros e índios ensinaram brancos, cafuzos, caboclos e mamelucos a votarem contra o exploradores e o murumuxauas.  

O povo esta cansado desta canga de 50 anos. O talião, as ordálias, os açoites e todas as formas de opressão  estão diluídas nos desvios e fraudes que impedem a tomada de consciência pela Educação.


   

 

TURISMO EM ALTA? SÃO LUÍS ENTRE AS CAPITAIS MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

CABEÇA ENTRE AS PERNAS: É ASSIM QUE ROSEANA SARNEY GOVERNA



SEGURANÇA SEM CABEÇA: ROSEANA CONTESTA O QUE O MUNDO ATESTA